PDA

Ver Versão Completa : E VIAVEL RECUPERAR A TURBINA DA L200 ???



LUIZ ALBERTO JOSE ARANTES
26/05/2005, 23:46
Boa noite a todos!!

Tenho uma l200 1997/8 que ja esta com a turbina "babando". Tive informaçoes de que a recuperaçao pode nao durar muito e ainda danificar o motor em caso de quebra da turbina. Porem, o preço da recuperaçao e de R$400,00 e da turbina nova R 1.800,00. Alguem pode me orientar??

Abraços,

Luiz Alberto

_portela
27/05/2005, 10:58
Tá babando mesmo????

Óleo na turbina pode ser normal, pois ela recebe o respiro do carter...

:arrow: Tá com barulho estranho?
:arrow: Perdeu rendimento?
:arrow: Tá consumindo muito óleo?
:arrow: Tá com folga no eixo?

Responda tudo isto primeiro antes de fazer qualquer coisa :wink:

Abraço,

LUIZ ALBERTO JOSE ARANTES
28/05/2005, 11:22
Bom dia Portela!!!

Realmente, ela ainda esta em condiçoes de uso..levei a outra empresa e o pessoal me disse que ainda tera um boa kilometragem, e so um desgaste normal...sempre sujara um pouco a turbina.. a pressao esta normal em 0, 7 kgf/cm2 e as folgas radiais e axiais do eixo estao toleraveis..

Muito Obrigado..


Luiz Alberto

dero
28/05/2005, 13:02
Luiz,

Após recondicionamento e para ter sempre uma turbina durável é importante ligar o carro sem acelerar (10 segundos sao suficientes para a correta lubrificação do eixo/mancais) desligar o motor somente após alguns segundos (15) de ponto morto (para baixar o giro do eixo rotor q chega a 150.000 rmp e "resfriamento" dos mancais (principal ponto de cozimento do óleo)).

Se vc for tb criterioso (preciosismo) tem inúmeras dicas: instalar radiador de óleo antes da turbina (abaixar a temperatura do óleo/eixo/mancais), instalar filtro de óleo externo ( se nao me engano a SPA Turbo tem modelos q se adaptam na mangueira) (evita o acúmulo de borras por cozimento do óleo no eixo/mancal).

Se for mais criterioso ainda (e com bom orçamento) pode trocar a turbina por uma refrigerada a água (como no gol turbo), ou roletada (nota preta); em ambos os casos vc vai ter turbina pra muito tempo.

Mas usando a sua turbina e seguindo os critérios acima já se tem um ótimo custo/benefício.


valeu

Edintruder
28/05/2005, 23:05
as folgas radiais e axiais do eixo estao toleraveis..


Folgas radiais não são toleráveis pois fazem o rotor raspar na carcaça. As axiais podem existir pois é normal aparecer quando bem usadas.

Velho, tem muita gente que recondiciona turbinas pequenas, porém nunca fica 100%. Ainda assim, os melhores serviços de recondicionamento envolvem testes de ultra som nos componentes. Se não fizerem testes de ultra som procura outro prestador desse serviço por se tratar de um componente caro e de muita pressão de trabalho.

_portela
29/05/2005, 17:43
É Luiz,

Siga sa minhas dicas e a dos amigos aqui, pois turbina é uma M...de uma pecinha que adoram tentar dizer para a gente que está estragada...E êta pecinha cara :wink:

Abraço e boa sorte

Edintruder
29/05/2005, 21:37
Explica esse "babando".
É óleo apenas ou perdeu o rendimento?
A perda de rendimento pode ser muitas coisas diferentes fora a turbina, a minha Ranger está com hora marcada no bombista para dar uma boa regulada e revisada nela e nos bicos por justamente perda de rendimento em alta.

Daniel RJ
29/05/2005, 23:49
Pessoal como saber que uma turbina está com problemas?

_portela
30/05/2005, 08:58
Tá com barulho estranho?
Perdeu rendimento?
Tá consumindo muito óleo?
Tá com folga no eixo?


Estes são os principais indícios...

Abraço,

Caio
30/05/2005, 10:00
Pessoal,

Quando existe problema no eixo da turbina o nivel do óleo abaixa nitidamente.
Rodei 100.000 km com uma Garret recondicionada pela MasterPowers e ainda continua girando bem sem problemas.
Sujeira de oleo sempre fica nas mangueiras.

Daniel RJ
30/05/2005, 10:09
Para que serve este bico sem nada conectado nela?
[]'s e obrigado pelas dicas.

_portela
30/05/2005, 10:16
Olha aí Daniel,

Puro chute, OK? Melhor o Caio lhe responder, pois elé é o dono da turbina, certo?

Nos Defender tem algo parecido e este "bico" é conectado, através de uma mangueira, à bomba injetora e tem a função de regular a injeção de combustível de acordo com a pressão no compressor.

Abraço.

Caio
30/05/2005, 10:55
Fala Portela,

Essa turbina é pé de boi mesmo, bem simples.
Essa tomada vai para um manometro para indicar a pressão, não pus o indicador, pois a pressão tá regulada em 0,8 então ia ser muito trabalho só para indicar o que já foi ajustado no parafuso.
Isso de regular a pressão deve ser bom para carro a GNV, assim vc "carca" pressão para ver se anda melhor no gás e alivia quando na gasolina.
Será que viajei muito :x :x :x

Valeu!!!

Walter L. L. Casitta
30/05/2005, 11:27
Esse bico não deveria ser a saída pra válvula wastegate?

dero
30/05/2005, 18:28
OPss. :shock:


Abertura pós filtro nunca é bom: ou sopra pra fora fazendo o motor perder potência (fase pressurizada) ou admite ar sujo (fase aspirada/pressão baixa) = adeus anéis/camisas + óleo sujo/contaminado.

Portela,

Esse motor tem válvula LDA?
:roll: Pq se tiver (como nas Ranger/Sprinter/S10/etc) essa tomada de ar pode ser da mangueira da válvula.




valeu

Daniel RJ
30/05/2005, 21:17
Se for do manometro, não seria bom a instalação.
Um monometro pode demonstrar alguma anomalia na mudanção da pressão.

_portela
31/05/2005, 08:07
Esse motor tem válvula LDA?
Pq se tiver (como nas Ranger/Sprinter/S10/etc) essa tomada de ar pode ser da mangueira da válvula.


Tem e eu acho que a mangueira vai justamente para lá...

Abraço,

Caio
31/05/2005, 09:26
Esse bico não deveria ser a saída pra válvula wastegate?


Agora fiquei na dúvida,mas a conexão é fechada na ponta não causando perda.

O manometro fica no caracol frio, ligado na carcaça da turbina ou é colocado na tubulação que vai para a admissão?????????

Walter L. L. Casitta
31/05/2005, 09:33
Se não tem wastegate de dever ter aquela válvula de alívio eu acho, aquela que espirra... :?

Caio
31/05/2005, 14:33
Walter,

Só não ponho vitamina C no diesel, mas te garanto que não espirra :shock: :shock:
Andei vendo e não tem nenhum outro ponto para a mangueira do manometro.
O lugar mais indicado para a medida de pressão deve ser esse ponto no caracol frio da turbina.
Se for na tubulação vai ter perda de carga não indicando a força na parede da carcaça.
A conexão não tem nenhuma mola com esfera para alivio, tá tampada mesmo.

A minha dúvida é onde regula a pressão, tem que ter um parafuso com mola calibrada. :?: :?: :?: :?:

dero
31/05/2005, 15:06
Caio,

É difícil falar em regulagem num sistema nao original.

Se fosse origi teria como regular a pressao na válvula LDA, por isso perguntei se seu motor tinha a válvula (como na Ranger/S10/Mercedez Sprinter/etc), para achá-la é so verificar no sistema de admissão na parte pressurizada se tem alguma tomada de ar q vai para a válvula.

Como a foto esta muito close, a impressão q se tem é q o sistema tá direto (turbina-coletor) sem compensação/regulagem.

Normalmente o MWM Sprinter (tucho mecânico) tem a válvula LDA com dupla funçao: 1) regulagem da pressão máxima da turbina (não tão necessária pq na maior parte das vezes ela já está quase no limite máximo de trabalho); 2) adequar a qtdade de diesel a qtdade de ar (no pico do funcionamento da turbina a LDA identifica a pressão e comanda um incremento de injeção na bomba injetora) , pelo menos é isso q me informaram.

Nos carros q não tem esse recurso de avanço na bomba injetora, a regulagem da bomba é feita no padrao, mas na fase aspirada e/ou com pouca pressao o motor trabalha com um pouco de excesso (mistura rica) o q se corrige logo q a turbina chega na pressurização normal.

Aproveitando esta característica dos veículos com incremento de injeção na bomba, tem preparadores q fazem desta funçao a funçao de booster:
trocam a turbina por uma maior, com mais capacidade de pressurização q a origi, adaptam uma válvula reguladora com 2 pressoes e comando elétrico (selenóide) p/a segunda pressao (funçao booster), retrabalham a bomba injetora para q na fase de incremento seja liberado mais diesel q o original e ligam o comando de pressao da LDA somente na segunda fase de pressurização. Assim ao se acionar um botao no painel aciona-se a selenóide da pressao (booster) q aumenta a pressao para um valor pre-determinado e a LDA identificando o incremento comanda a injetora para corrigir a mistura=mais HP´s. Vale lembrar q esta funçao nao é para uso full time, pq o motor nao aguentaria andar o tempo todo em modo booster, mas sim p/ situações de ultrapassagens ou outras q exigem mais força por curto espaço de tempo,

Naturalmente nao seria o caso de um off road, cujo uso fosse maior parte do tempo no fora de estrada, nesse caso opta-se por uma redução mais eficiente ao invés de se ganhar mais potencia no motor.



valeu

Walter L. L. Casitta
31/05/2005, 15:09
Esse espirro acontece nos motores a gasolina quando a borboleta do acelerador fecha. Nos motores a diesel eu acho que não acontece mesmo...

dero
31/05/2005, 15:24
Só há espirro qdo há excesso de pressao, nos casos dos motores diesel normalmente eles já consomem a totalidade (ou quase) da capacidade de pressurização das turbinas, por isso nao se vê válvulas reguladoras (blow off/pop off) neles.

valeu

zenil
31/07/2009, 16:12
:palmas:Edin,
Como ja havia postado anteriromente fiz tdo o motor de minha L200/94,
e o que faltava agora aconteceu a minha Tuirbina foi pro sco.,
e pior como os colegas falaram a mesmo é muito caro em torno de 2.3 a 3.9,
sendo que estou arrumando uma da l200 2004. q vc acha?

linuxhellmaster
31/07/2009, 16:59
:palmas:Edin,
Como ja havia postado anteriromente fiz tdo o motor de minha L200/94,
e o que faltava agora aconteceu a minha Tuirbina foi pro sco.,
e pior como os colegas falaram a mesmo é muito caro em torno de 2.3 a 3.9,
sendo que estou arrumando uma da l200 2004. q vc acha?

Ola, me desculpe se falo besteira.. em 1o lugar pq nao li o topico todo... pois nao simpatizo com esse carro (pra mim, na minha opniao eh um lance mal feito e caro pra kct... mas gosto eh gosto nao eh?).... porem nao posso deixar de dar meus 20 centavos.

Caso a turbina nao tenha um compreessor/roda da turbina danificados ou eixo empenado... existem kits de reparo p/ esses turbos... entre... 50 ~ 70 U$, existem tambem pecas como o rotor e partes da montagem... por exemplo...

o rebuild kit da vr4 l400 pajero ou l200 ou outros carros... custa 70 U$.

O eixo + a roda da turbina pro mesmo carro... custa 120 U$


Se levar um papo com o vendedor, chega pra voce sem impostos.. direto na sua porta.

me desculpem qualquer coisa, e boa sorte.

cheers

Avila
07/08/2011, 20:57
Como identificar estes problemas na turbina da L200 GLS?

lacombe
17/10/2011, 12:03
Olá Avila,

Problemas na turbina:

1- Perda de força
2- Fumaça branca ( queima de óleo que passa pela turbina e joga na parte quente da turbina )
3- Nivel de óleo baixando ( fora o padrão do motor diesel baixar sempre um pouco, se baixar muito, pode ser a turbina )

O que ocasiona a vida da Turbina:

1- Filtro de óleo sujo, deixando passar impurezas para a turbina
2- Borra no óleo.. ( falta de lubrificação da turbina )
3- Filtro de Ar entupido ou que não esteja filtrando adquadamente
4- Demais problemas especificos..