PDA

Ver Versão Completa : Mais um novato precisando de ajuda jeep wangler modificaçoes



Mutton
07/06/2011, 17:35
Ola
Sou novo no mundo off Road , já fiz algumas trilhas com amigos e apenas agora tenho condições de adiquirir um jeep próprio. Por favor preciso muito de ajuda não conheço absolutamente nada de mecânica e pesquisando no fórum encontrei muita informação porem ainda continuo com duvidas Gostaria do apoio dos colegas. Desde já agradeço
Um abraço a todos.
Jeep Wrangler 2008
Finalidade: Viagens e Trilhas leves e médias.
Modificações:
· Pneus 35
· Rodas 16
· Kit lift 4 Long arm Rubcon express ou Procomp
· Relação 4,88
· Bloqueio diferencial ARB traseiro depois dianteiro
· Snorkel
· Guincho 12000
Dúvidas
1- Com esses pneus será necessário modificarmos freios? Eu perco o sistema ABS Original?

2- É possível fazer trilhas com essas configurações de pneu sem utilização de câmera?


3- Desculpem minha falta de conhecimento. Os jeeps possuem uma barra estabilizadora dianteira e traseira, correto?
Com a instalação desse kit essas barras permanecem? Ou será necessário trocá-las? Por quê?

4- Com essas configurações verifiquei que alguns instalam kits de amortecedores no sistema de direção. Qual o mais indicado?
Levantando o jeep em 4’’ acredito que o ângulo de direção deva sofrer alteração. Essa alteração é preocupante do ponto de vista da segurança?

5- Com a instalação desse kit 4 ganho em altura livre solo e mais curso na suspensão, certo?
Com esse ganho de altura é provável que o ângulo do eixo cardan se altere. Essa alteração é preocupante com relação à segurança?

6- Essa alteração angular pode causar vibração em alguma parte do sistema? Como resolver?

7- Pesquisando no fórum verifiquei que o diferencial traseiro do Jeep Wrangler é Dana44 e o dianteiro Dana35 ano >2007 em diante. Sei que é necessário a troca da relação dos 2 eixos.


8- O que é necessário saber para instalar o bloqueio no diferencial traseiro? (ARB)
O que é necessário saber caso eu instale o bloqueio no diferencial dianteiro e posteriormente venha adquirir eixos e semi eixos reforçados ou o Dana35 já e considerado
reforçado?


9- A instalação da roda livre AVM torna o sistema mais seguro e confiável?

10- É possível fazer a troca da TCase Original pela utilizada no Jeep rubicon, onde a relação é 4.01, se não me engano ?


Desde já agradeço toda a ajuda recebida.
Um abraço a todos.

Grélo
08/06/2011, 08:43
Fala Mutton!!!

São muitas perguntas e vou te ajudar por partes, ok;)

Antes de mais nada, se o que vc quer é fazer trilhas leves e médias, o kit Long Arm é um desperdício. Ele é próprio para trilhas bem radicais de erosões e pedras. Até para lamas, tipo o Buraco do Camel, ele é exagerado:D
Para pneus 35", vc pode ficar nos kits de 2" ou até 4", mas os mais convencionais chamados "short arm".
A Rubicon Expresse faliu desde fevereiro desse ano e foi comprada em maio pelo Grupo Transamerican, mas só voltaram à vender em agosto, pelo menos é a expectativa. Mas vc pode comprar o kit da Full Traction que tb é excelente.

1- Freios não se alteram. Vc continuará com o ABS;

2- Pode sim, até umas 10lbs com rodas normais. Se quiser usar calibragem muuuito baixa, aí vc precisará de rodas com "beadlocks", aonde vc poderá usar até 2lbs, mas isso é só para subir em grandes pedras. Mas rodas com Beadlocks dão muito trabalho para pegar balanceamento e podem ser bem ruins em asfalto. Verifique se o seu Wrangler virá com rodas 16" ou 17" por causa do tamanho das pinças de freio;)

3- Todos os Jeeps possuem essas barras. Os kit bons vem com um reposicionador da barra traseira e um kit de desconexão rápida da barra dianteira para aumentar o curso de suspensão;

4- O Wrangler já vem com esse amortecedor de direção. A gente normalmente troca quando ficam velhos, mas não por upgrade. A alteração de 4" é grande sim, mas os kits mais completos vem com todos os itens para corrigir e tornar o veículo mais seguro possível, o mais parecido possível ao original;

5- Sim, muito mais altura e curso. Para kits de 2" vc não precisa mexer no cardã, mas para kits de 4" no JK eu não tenho certeza, mas nos TJ existe um kit para isso chamado "SYE = Slip Yoke Eliminator";

6- Mesma resposta acima;)

7- Para 35" ainda tenho dúvidas se será necessário trocar as relações, mas vc pode colocar o kit e ir andando e depois se achar o carro longo demais, aí vc troca as relações;

8- ARB é uma coisa chatinha de instalar. O ideal é procurar um revendedor autorizado. Tem 3 aqui no Brasil senão me engano. Coloque primeiro o dianteiro, pois atrás vc já tem um diferencial deslizante. Se sentir necessidade, coloque o traseiro depois. Tb não sei se será necessário mexer nos semi-eixos para pneus 35";

9- Acho besteira mexer nisso, pois a roda livre automática dos Wranglers é ótima!

10- Putz... isso é só para Rock Crawling pesado... eu não mexeria aí;)

Abração,

Grélo.

dudarj
08/06/2011, 22:25
Porque vai tirar as rodas 17" e por 16"?

Cuidado com o sensor de pressão dos pneus. Tem que levar na concessionária para que a luz amarela nao fique acesa.

Se não me engano, para usar 35" basta um kit de 2" (ou 2 1/2).

De resto o magrelo já respondeu tudo!!

abs!

Mutton
09/06/2011, 14:15
Boa tarde a todos.
fico muito agradecido pelas orientacoes fornecidas e estou aberto a sugestoes , apesar de estar no forum desde 2008 apenas agora estou usando nao conheço as formas de resposta.
Grélo e Dudarj eu nao sei se meus agradecimentos chegaram ate vcs.
um grande abraço

moraespedro
09/06/2011, 20:18
Mutton,

Estude bem o que quer fazer para não gastar com o que não precisa.

Com 4' de altura, vc vai precisar, no mínimo mecher no cardã... fora extensão de linha de freio, que deve vir com esse kit... agora, se vc nao pretender fazer trilhas pesadas e com muita erosao, como disse o Grelio, é um investimento desnecessário.

Somente te corrigindo, o diferencial dianteiro, é dana 30 e não dana 35.

No mais, acredito que as respostas anteriores explicaram muito bem...

Abraços...

Mutton
10/06/2011, 20:37
moraespedro, tudo bem.

Muito obrigado pela ajuda e como ja disse anteriormente espero poder contribuir de alguma forma.
Voce tem razao quero fazer a coisa com muito criterio e conto com a paciencia de todos.
Com a instalaçao desse kit short arm oque exatamente sera necessario fazer no carda?
Ja dei uma pesquisada nesse kit, porem, por mais completo que ele seja como vou saber se atende a extençao de freio?
pois como disse eu nao entendo absolutamente nada de mecanica.

O que seria essa extensao de freio?

Peço desculpa pela informacao equivocada do dif diant. onde disse ser D35. Sendo entao dana30 na dianteira seria necessario a troca do eixo e semieixo para os pneus 35? OU indo com calma sem pressa da para manter os originais.

Caso nao, onde encontraria essas peças?

Mais uma vez muito obrigado a todos

um grande abraço

Grélo
11/06/2011, 04:21
Mutton,

seria legal vc dizer que trilhas vc já fez com seus amigos e quais vc gostou e o que vc gostou específicamente e ainda como eram os veículos dos seus amigos;)

Coisas como: gostei mais de erosões, gostei mais de lamaçal, gostei mais do visual dos passeios, gostei mais de raid e etc...

Dependendo do que vc já fez e gostou, fica mais fácil te indicar alguma coisa mais concreta.

Pela lista que vc mandou inicialmente vc irá montar um monstro:D:D:D:D:D:D

Precisa saber se vc quer mesmo ter um monstro;)

Olha aqui um exemplo de um kit short arm fera e completo: Full Traction Suspension Part K7123M - 3" Premium Suspension System by Full Traction Suspension (http://www.4wd.com/Jeep-Lift-Kits-Jeep-Lift-Kits-Suspension/3-quot.aspx?t_c=1&t_s=38&t_pt=5491&t_pl=103943&t_pn=FULK7123M)
Isso, óbvio, para pneus 35" e trilhas médias e pesadas;)

Exemplo de kit para pneus 33": Full Traction Suspension Part K7102M - 2" Econo Suspension System by Full Traction Suspension (http://www.4wd.com/Jeep-Lift-Kits-Jeep-Lift-Kits-Suspension/2-Econo-Suspension-System-by-Full-Traction-Suspension.aspx?t_c=1&t_s=38&t_pt=5491&t_pl=103943&t_pn=FULK7102M)
Mais isso aqui para aumentar o curso: Jks Part 2030 - Quicker Sway Bar Disconnects (http://www.4wd.com/Jeep-Lift-Kits-Jeep-Lift-Kits-Suspension/Quicker-Sway-Bar-Disconnects-by-JKS.aspx?t_c=1&t_s=399&t_pt=4309&t_pl=103299&t_pn=JKS2030)

E aqui se vc quer realmente partir para ignorância: Full Traction Suspension Part K7330M - 3" Long Arm Suspension System by Full Traction (http://www.4wd.com/Jeep-Lift-Kits-Jeep-Lift-Kits-Suspension/3-quot.aspx?t_c=1&t_s=38&t_pt=5491&t_pl=103943&t_pn=FULK7330M)

E ainda tem coisas maiores:D:D:D:D:D

Abraços,

Grélo.

Mutton
11/06/2011, 13:31
Grélo , tudo certo?

Dois amigos e eu fizemos algumas trilhas na regiao de Capao Bonito regiao da mata atlantica . com um Sr Chamado Noronha gente finissima
na epoca meu jeep era um Willys original , nao precisa nem dizer que levamos o bicho pra passear né hehehehehe.
Os jeeps dessas trilhas eram na sua maioria Willys e Engesa todos bem autos com bloqueios etc.


O que eu quero mesmo Grélo e entrar numa trilha e nao fica preoucupado se eu vo sair ou nao nem que eu tenha que carregar o bicho nas costas hehehehehe.

Quero poder viajar e se derrepende eu encontrar uma picada no meio da estrada poder me aventurar com o minimo de equipamento entende?

Acho que o primeiro kit que vc sugeriu eh o ideal . Sera que esse kit short arm nao poderia ser de 4" ?

O moraespedro comentou algo com relaçao ao eixo cardã ai fiquei na duvida de como resolver.

Muito obrigado por continuar me ajudando .

Um grande abraço

moraespedro
11/06/2011, 14:05
Mutton,

Sobre os dana 30 com pneu 35, com cuidado, ok, segundo os foruns americanos... Mais do que isso é extremamente perigoso.

Quanto maior o kit, maior as alteracoes de geometria da suspencao e sistema de direcao. Para alguns kits de 3,5 polegadas, é recomendavel se colocar um carda dianteiro mais fino e reforcado, pois o original, de maior diametro pode pegar em algumas protecoes e estragar. Com essa altura, tende-se a reduzir a vida util dos cardas.
Se for ver, com 4 pol o eixo tende a sair de baixo do jeep, devendo ser ajustada a track bar.
Se vc nao quiser trilhas pesadas, exigindo ampla articulacao, fique no maximo em 3,5 polegadas. Esse foi o teto escolhido para mim, pelo menos por enquanto. E um kit bom com 3,5 ja vai te dar uma amplitude de trabalho bem alta, muito melhor do que a de muitos jipes por ai.

Sobre o sensor, dependo da forma que vc escolher para ajustar a eleyronica, item que falta em sua lista, vc pode desligar o sensor de pneu murcho, apagando a luz no painel. O mais simples é o AEV ProCal. Ele somente ajusta o velocimetro, cambio, ESP para os pneus maiores e relacao diferenciada. Estou pensando, para mim, em algo mais completo, como o Bully Dog Triple GT. Da u a lida nisso.

Vai perguntando, que se eu souber, respondo, se nao, todos aprendemos, pois outro vai responder, ou vamos ler...

Abracoe

Mutton
11/06/2011, 15:09
moraespedro, tudo bem?

Vou ficar nessa configuração sugerida mesmo short arm 3.5 ou 4.0 nada mais que isso .
Nao falei nada sobre o sensor por pura falta de conhecimento .
Alterando tamanho de pneus com certeza ira influenciar no velocimetro. como tudo nesse carro tem eletronica envolvida esse AEV PROCAL
que vc menciona serve pra por a casa em ordem certo

Vc poderia falar mais sobre ele ou ate mesmo sobre esse que vc citou?

Eh facil encontra lo aqui no Brasil ?

Eh de facil instalaçao ?

Valeu mais uma vez conto com o apoio de todos

abração

Grélo
11/06/2011, 22:05
Mutton,

pelas referências que vc me passou o kit de 3" da Full Traction já irá deixar todos os seus amigos bem para trás em viatura;)

3" é ideal para o que vc quer. Mais que isso começam a ter outras compensações e esse kit já vem com braço Pitman e Track Bar regulável para ajustar o eixo dianteiro, ou seja, ele é completo:D

Abração,

Grélo.

moraespedro
12/06/2011, 00:23
Pelo que li a instalacao de qq um dos dois é muito fácil... nunca fiz, logo, não posso jurar...

Comprar aqui no Brasil, deve ser próximo de impossível, ou vai se pagar um preço por isso... mais fácil importar...

O AEV somente coloca a casa em dia, custa lá, 140...

O Bully Dog além de colocar a casa em dia, pode regular o motor para a gasolina desejada (comum, premium ou podium, de acordo com octanagem) permitindo maior economia, além de outros detalhes, como desligar de verdade o controle de estabilidade, que pode ser desejável em trilhas, mudar a rotação de repouso do motor, para usar guincho sem ficar acelerando o jeep, por exemplo se vc for ficar fora dele...

Eu, estou estudando para mim esse mais completo... com ele se pode monitorizar a temperatura do óleo do câmbio, coisa importante em um automático de uso severo e com pneus maiores...

O kit que o Grelo mostrou é muito completo e bom... me conte como vai fazer para trazê-lo, já que num futuro quero algo semelhante... mas o short arm... não o long arm, por questão de tempo$$ me$mo...

Abraço

Mutton
12/06/2011, 11:34
moraespedro.

Ontem mesmo dei uma pesquisada na internet e encontrei um video sobre o procal so que ingles.
Seu preço aqui comparando com la eh proibitivo .
Esse equipamento vou comprar pela internet mesmo e mandar entregar.
Acho que trazer esses kits eh a parte mais chata . vou verificar o peso desse kit e o volume dessas peças para ver a melhor opçao
de envio. Antes de fazer o pedido eu te aviso ok.

abraçao

Mutton
12/06/2011, 11:51
moraespedro.

Ontem mesmo dei uma pesquisada na internet sobre o AEVPROCAL tem um video sobre ele e sua instalação parece simples sim.porem pra mim, que nao entendo nada, sei la hehehehe.
O preco aqui realmente eh proibitivo ,vou trazer via internet mesmo , se mandarem como Gift corre o risco de nao taxarem vamos ver.
Ja o kit de susp" vou pesquisar seu peso e volume e ver com amigos oque eh possivel fazer , tendo uma definicao passo a todos
o procedimento .

Abraços

Mutton
12/06/2011, 11:59
Grélo

Vou seguir sua susgestão e ficar com esse kit short arm 3''.

Com esse kit 3" nao sera preciso mudar os amortecedores ?

Caso sim o que vc indicaria ?

Muito obrigado pelas orientaçaoes.

Abraços

Grélo
12/06/2011, 19:05
Mutton,

esse kit de 3" que te passei o link é com os amortecedores da própria Full Traction;)

Os kits são muito grandes e pesados.
Imagino que esse deve pesar entre 120lbs e 150lbs.

Para importar vc pode tentar um orçamento com o Rodrigo da 4Crawl que tem anúncio aqui no fórum:D

Abração,

Grélo.

Mutton
12/06/2011, 20:42
Grélo

Obrigado pela dica vou dar uma pesquisada , perguntei dos amortecedores porque quando fui no site ver o kit nao mostrava os mesmos.

Como vejo esses anuncios aqui no forum?

Valeu

Grélo
13/06/2011, 08:46
É que as fotos dos kits nem sempre são exatamente como eles são;)
Manda um email para atendimento@4crawl.com.br ou rodrigo@4crawl.com.br

Abração,

Grélo.

antonio morais
13/06/2011, 20:57
Caros amigos, conto com sua ajuda.
Estava pensando em comprar um Troller, mas andei pesquisando muito, e cheguei a conclusao que sou um cliente que gosta de qualidade de construçao e de coisa que nao de defeitinhos disso ou daquilo, como por exemplo de acabamento. Logo estou muito inclinado a comprar um wrangler 0km, aqui na minha regiao costumamos fazer trilhas leves a media, as vezes idas a umas dunas, e algumas vezes pegamos trilhas muito molhadas com trechos de travessias de rios da altura do capo, chegando a cobrir, tipo aquelas que samurai boia!!!
Quero saber se fora o snorkel e pneu preciso de fazer mais algo para equipar o wrangler, o controle de tracao ja serve como bloqueio, uma vez que transfere forca pra roda com mais traçao, qual a garantia do wrangler, desde ja obrigado e espero a resposta!!

Grélo
14/06/2011, 07:43
Antônio,

o Wrangler 0km é muuuuito mais bonito e bem acabado que os Troller, apesar desse ter evoluído muito e estar muito bonito tb.
O wrangler com snorkel e no máximo com aquele kit menorzinho que já indiquei na página anterior é receita campeã;)

Abração,

Grélo.

Mutton
15/06/2011, 11:58
Oi Grélo

Pedi ao Rodrigo um orçamento e fui muito bem atendido, a possibilidade de negocio eh grande , porem fiquei na duvida sobre algo que ele disse sobre correçao da susp. se nao for muito encomodo e poder me ajudar ficarei agradecido . Vou colar aqui um trecho do email ok.



"Existem kits de 3-3,5" que são muito legais e com preço interessante. Variam entre 400 e 780 dólares, vem com amortecedores, molas e correções de geometria de suspensão.


Como vc escolheu o short arm, poderia continuar com seus braços originais e corrigir a suspensão de outra forma, já que o short arm geralmente não corrige. Acho que é o melhor custo benefício e grande facilidade de instalação com ótima qualidade. Estou falando de marcas como ARB, Procomp, Rubicon entre outras. Todas com amortecedores nitro de alto desempenho. A ARB seria a melhor qualidade e mais cara. As outras seriam legais tb, mas com um pouco menos de qualidade. Nenhuma delas traria o short arm, mas poderiam ser adicionados mais tarde em forma de upgrade do kit."

Voce poderia traduzir isso pra mim HEHEHEHRE

mais uma vez obrigado

abraço

Grélo
15/06/2011, 15:48
Mutton,

quando vc instala kits de suspensão vc altera toda a geometria original do carro.
Alguns kits são mais completos que outros.
O que te passei é um dos mais completos, pois tem a barra panhard(lá trackbar) regulável e tb braço pitman mais longo.
Isso já corrige a direção para evitar o Bumpsteer e o desalinhamento do eixo dianteiro.
Meu Jeep ficou com esses problemas pois primeiro comprei um kit mais básico, mas não teve jeito e tive que ir comprando esses acessários acima depois;)
Depois disso fica faltando somente corrigir o cáster das rodas e no momento não estou sentindo falta disso.
Para corrigir isso teria que comprar os braços reguláveis. Aí vc pode optar pelos Short Arms ou Long Arms(normais ou longos).
No futuro posso colocar os Long Arms que são muito superiores e aumentam mais o curso ainda;)
Isso tudo para vc ficar com seu Jeep alto, largo e barulhento com a condução dele como se fosse original:D
A ARB é um dos melhores fabricantes do mundo de acessórios. Eles são feras mesmo.

Abração,

Grélo.