Conectar

Ver Versão Completa : O que verificar na SW4 no momento da compra / test-drive?

Feld
07/06/2011, 15:58
No mesmo intuito do nosso colega que criou um topico para "Band", estou criando um para SW4.

Nesse final de semana estou viajando (SP > RJ) para ver uma SW4 TDiesel 2002, e tenho dúvidas em como avaliar o estado dela. Tanto na hora de "o que testar/checar" e também na hora do Test Drive, uma vez que NUNCA pisei em uma SW4 na vida, e nunca tive carro com 4x4/reduzida/diesel.... minha praia era carros rapidos japoneses... :/

Existe algum check-list ou alguns itens básicos que devem ser verificados para garantir a qualidade do veículo???

Ex:

- Cor da fumaça na partida motor frio, motor quente, em acelerações e desacelerações rápidas, etc.
- Sopro do motor ao retirar a vareta do óleo. (como se mede esse sopro???rs Tem que ser quase imperceptível a pele)
- Quais locais mais costumam ter trincas?
- Quais locais apresentam mais ponto de ferrugem?
- Em quais componentes costuma vazar óleo? Ou quais nunca deveriam estar sujos/vazando óleo?
- Verificar se tem eixo flutuante. (na roda traseira terá algo semelhante a um cubo, igual roda livre)
- Como se verifica os freios a disco?
- Como identificar a marca/modelo da DH?
- Algum ronco específico em rolamentos, diferenciais, etc.
- O que verificar na suspensão/molas/amortecedor?
- Acessórios que devem estar presentes: estepe, macaco, oq mais?

Alguém pode dar mais dicas ou complementar esses itens que eu já citei?

Sei que o recomendável é levar num mecânico especializado mas nem sempre ele está a disposição. O ideal seria eu fazer uma pré-avaliação antes de levar no mecânico pra não ficar queimando cartucho com cada oportunidade de band que me aparece.

Agradeço desde já a ajuda de todos!

Abs...

Dimasi
07/06/2011, 18:50
Feld
Aqui tem muita gente com doutorado em Hilux e que pode te dar boas dicas. Se vc se interessar pela que vc vem ver no Rio e quiser uma avaliação mais detalhada, liga p o Luiz da toyonew ( 21 ) 78179832. Fala que foi o Fabiano da band quem recomendou.

Feld
08/06/2011, 15:26
Dimasi, já liguei, e já pré-combinei para ele ir comigo até lá. Muito obrigado pela dica!

abs, Filipe
ps: fica na confiança. ;)

celtics
09/06/2011, 12:42
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/80615-sw4-1999-a.html

dá uma olhada neste post....dá algumas dicas...valeu
e vai comentando ai sua jornada em busca da sw4...eu tambem estou quase na mesmo....

Feld
09/06/2011, 18:57
Dicas do red_camel:

dicas
olá amigo,

faz pouco tempo também estive procurando uma sw4 para comprar, tem bastante informação aqui no fórum, acho que vale a pena voce ler o varios topicos e comentários do pessoal...
conforme o mestre Sérjao escreveu em outro tópico ai vao umas dicas básicas na compra de uma sw4:

- Verificar a chaleira do radiador se for metálica é porque já rompeu e se faz necessário saber se o cabeçote já foi trocado ou pode estar trincado. Teste, pegar o carro ir para uma rodovia e colocar 150km/h, se estiver trincado vai jogar água pra fora. Custo médio da troca do cabeçote em oficina especializada R$ 5.000,00. Sempre que trocar o cabeçote trocar as sedes de válvulas e sempre usar juntas originais;

- Suspensão, ao andar no carro e sentir pulando muito ou muito duro é necessário trocar os amortecedores, custo médio R$ 280,00 por amortecedor mais R$ 150,00 pela MO. Se tiver barulhos verificar todas as buchas, se houver estalos buchas da barra estabilizadora e pancadas na suspensão dianteira pode ser algum dos pivôs. Custo médio de um pivô R$ 120,00.

- Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Se verifica o ronco no elevador também.

ChekList para pós compra.

Trocar todos os fluídos, óleo do motor, fluído de freio (com mais de 100mil km), fluído do radiador ( colocar 40% de concentrado e 60% de água destilada, o melhor é o da Toyota, mas é caro, tem muitos bons na praça como o da Visconde); se o radiador tiver água normal e não aditivo é melhor mandar varetar; Trocar os óleos dos diferenciais dianteiro, traseiro, câmbio e Caixa de transferência. Filtros de combustível, Óleo e AR. Verificar se o ex-dono trocou a correia dentada, se não tiver como ter certeza manda trocar, é rápido e custa em média R$ 300,00. Trocar as demais correias; O sistema de ar-condicionado com mais de 6 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.

bom, ouvi comentarios que a kilometragem pode ser modificada, entao eu aconselharia voce considerar mais o estado do carro e se tem manutenção preventiva (peça para o vendedor mostrar o livreto de manutencao, manual e tudo que estiver ligado ao histórico de manuntecao do veiculo) - este é um fator muito importante dado ao custo de manuntecao de um veiculo desse; conforme vários usuários do forum dizem se cuidar bem e fazer a manutencao preventiva o veiculo nao encomodará.. podes ter uma nossao se a km foi alterada pelo histórico de manutencao do veículo (eles escrevem com qual km o veiculo estava quando fez a manuntecao)
entretando é vital prestar atencao nesse detalhe, conheci gente que gastou metade do valor do carro só em manutencao pois o antigo dono nao cuidava direito...

por fim aconselharia a voce dar uma olhada em varias opcoes, da uma volta pra sentir o carro (a cada sw4 que voce dirigir vai perceber as mudancas) e procure com calma que acharás um ótimo veiculo!
boa sorte na procura!

Feld
09/06/2011, 18:58
Sabadão já comprei passagem, estarei em petropolis, já marquei com o Luiz da Toyonew.. só não consegui lugar pra ficar lá, parece que a cidade está entopida de gente!!! SOCORRO!

Feld
13/06/2011, 12:56
Sou mais um felizardo e proprietário de uma Hilux SW4 2001/02 3.0 TDiesel 4x4!! Uhuuuu!

Sabado de manhã cheguei a Petropolis-RJ e lá estava o Luiz (da Toyonew-RJ) e também o pessoal da Qualicar (::: Qualicar Veculos - 11 anos ::: (http://www.qualicarveiculos.com.br)). O Luiz revirou a Hilux inteira atras de algum problema ou de indicações dos mesmos.. e NADA. A viatura estava impecável (levando-se em consideração um uso de 10 anos...) mecanica totalmente em DIA. Depois de uma inspeção parada, fomos à inspeção na rua! Test-drive. O Luiz foi pilotando, na ignição testou a pressão do motor (abrindo a tampa do oleo, nada de fumaça ou espirro) testou as marchas, freios, alinhamento/cambagem... logo embicamos em uma ladeira de paralelepípedos para testar suspensão, 4x4, e reduzida.. tudo 100%. Fizemos umas voltinhas para testar as homocinéticas, esticamos marchas para ver se estava fumaçando.. e nada. Longarinas perfeitas, soldas originais, pouquíssimos retoques de pintura.. apenas os parabarros pintados na cor do carro (originalmente pratas/dourados). Ar condicionado digital funcionando que é uma beleza. Filtros, fluidos, oleo, correias, todas novíssimas. 182mil KM muito bem rodados e com manutenção em dia. Até os 120mil km em concessionária, e com o ultimo dono no Geraldo, um mecânico conhecido do RJ por trabalhar só com carros grandes (land rover como especializadade) e com clientes $$$.. Colocamos o Luiz para conversar com o Geraldo, e o mesmo disse que o ex-dono era MUITO "CHATO" com o carro.. a cada 3mil KM trocada oleo/filtros, correias a cada 10mil, etc etc.. tem um zilhão de notas de serviço.. todos os DOCs desde a primeira via/dono (EDISON CELULARI... hahahahha).

Voltei a SP ontem, com direito a pernoitar em Paraty. Enfrentei descida de Serra (Petropolis > RJ), estrada longa em velocidade alta (Estrada Rio Santos até Paraty). Subida de Serra (Caraguatatuba > SJC via Tamoios) e depois estrada novamente até SP.. aprox 700km. Que carro!! Em breve coloco algumas fotos... :)

Estou feliz com o carro e com muita vontade que chegue ano que vem, quando vou viajar com o mesmo!! A unica coisa que estou preocupado é que aparentemente ninguém quer assegura-lo........