Ver Versão Completa : Radiador para samurai
qual e o radiador que posso usar para substituir o original do samurai 94 alquem sabe? pois quero um mais barato e mais facil para consequir.
Amigo,
Vc naum precisa substituir seu radiador... apenas a colmeia dele... :D pelo menos é o que se faz aqui por estas bandas para economizar... :mrgreen:
Fuja das lojas de vendas de peças, se vc naum souber onde encontrar quem faça o serviço, uma boa dica é procurar por oficinas de concerto de radiadores de caminhão ou tratores... pois nestes veículos é comum trocar as colmeias... :mrgreen:
[]s
obrigado pela dica mas tenho realmente que troca lo pois bati o jipe e o radiador ficou inutilizado.
Neste caso. se vc naun conseguir adaptar as bases da viatura para usar outros radiadores (naum se qual seria), tente mandar fundir as tampas do seu, o mesmo pessoal que troca colmeias deve saber te indicar onde fazer por ai... Um amigo gastou a uns meses atrás umas 300 moedinhas para "inventar" um radiador para o Mondeo da Ford (colmeia + tampas). Pelo menos em aparência ficou melhor que o original que é de plastico e até hoje não vazou nada... :D
Maurício Vitara
30/05/2005, 13:42
acho q vale a pena cotar na Suzucar
Qdo tive que substituir o meu radiador, procurei uma loja especializada que fez um novo sob medida. As tampas superior e inferior foram feitas de metal. Ficou muito bom. Gastei umas 400 latinhas, mas ficou muito bom e sem aquelas adaptações.
Aqui em Sampa existem várias lojas que fazem este tipo de serviço, mas não sei como fica aí no RS.
Abraços,
Pagou caro.
Paguei menos que isso para fazer um especial para a Cherokee todo em cobre.
Eu tb achei caro, mas não tive tempo para sair pesquisando. Mandei pro mecânico e paguei a conta. Pelo menos ficou bom. Duro é pagar caro e ficar uma scheisse.
Tenho certeza que se procurasse mais economizaria umas latinhas. As tampas superior e inferior são em cobre tb, mas a colmeia não.
Wallace, o seu é todo em cobre. A colmeia tb?
Sim todo em cobre.
E ainda tem o complicador que a Cherokee tem um trocador de calor da transmissão dentro do radiador.
O trocador e a tampa do radiador foram as unicas coisas a serem aproveitadas do original.
De quebra o novo tem o tamanho externo do antigo mas tem 50% a mais de água internamente.
Alem de ter todas as fixações malucas do original.
lg_gustavo
01/06/2005, 10:24
Neste caso. se vc naun conseguir adaptar as bases da viatura para usar outros radiadores (naum se qual seria), .....
Já "ouvi falar" em adaptações dos radiadores do Chevette e do Fiat 147, mas não sei nada além disso. Se fizer uma adaptação conte aí como a fez.
[ ]s
lg_gustavo
20/12/2005, 23:19
Bom...chegou minha vez de mexer no radiador...
Pediram Lt$ 400,00 pra arrumar a colmeia do meu radiador... acho um absurdo.
Alguém aí já fez algum tipo de adaptação ???
[ ]s
Se nao me falha a memoria, o radiador q esta no meu Samuca (AP 1.8) é um de opala de 3 colmeias... Acho q é isso!
Abraços!
Lei, comprei um radiador para meu Vitara 97 aqui em fortaleza em uma autopeças por R$ 305,00 da marca Visconde (www.visconde.com.br) segundo o site deles, o modelo para o Samurai é o N-860
da uma olhada lá. boa sorte, Abraços! :concordo:
xadventure
26/04/2006, 09:03
Fala galera passei por este problema, para fazer ficou em 500,00, Nem fu que ia pagar isso, bem com 80,00 mais uma mangueira de opala coloquei o do chevette. As diferenças são que o bocal de entrada de agua superior fica do lado oposto e ele tem uma medida superor a do samurai, por isso a nessecidade da mangueira. Tambem tive que baixa-lo um pouco pois o capo não fechva.
Conclusão: Fico muito bom sem mais nenhum problema, temperatura ok!
All,
Enchio o saco com os radiadores originais suzuki e resolvi adaptar originais novos de chevette...
se alguem quiser acompanhar a adaptação é só clicar abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=250572#250572
[]s
C. Roberto
07/02/2007, 03:25
Adaptei radiador de Chevette no Samurai (R$ 100,00 contra R$ 450,00), mas por falta de pontos de fixação a coifa do ventilador tá difícil de recolocar. Sem falar que se ela sair do lugar...
Andei pouco depois do serviço. Não notei diferença na temperatura do motor.
Será que vai aquecer?
Abs engraxados.
Daniel Engelbrecht
07/02/2007, 13:19
Pega a Avenida Brasil ou a Ponte Rio-Niterói às 18h que aí vc descobre se vai aquecer ou não. :lol:
No meu Samurai a coifa estava fora do lugar e as pás do ventilador foram cortadas pelo antigo dono, para que coubessem. O resultado é que, nos engarrafamentos, o carro aquecia.
Roberto: ponha algumas fotos da adaptação, para a galera ver e poder dar algumas sugestões...
a coifa que vc fala seria o convergedor do radiador ?? aquele plástico que fica atrás do radiador por onde passa a hélice???..
Tinha um tópico aqui falando sobre adapatação do radiador de chevete, mas sumiu...
Abraços
lg_gustavo
07/02/2007, 16:14
Pega a Avenida Brasil ou a Ponte Rio-Niterói às 18h que aí vc descobre se vai aquecer ou não. :lol:
No meu Samurai a coifa estava fora do lugar e as pás do ventilador foram cortadas pelo antigo dono, para que coubessem. O resultado é que, nos engarrafamentos, o carro aquecia.
Eu uso um radiador de Chevette há pelo menos 1 ano e nunca tive problemas com aquecimento. Vou tirar algumas fotos e posto aqui...
Daniel Engelbrecht
07/02/2007, 16:46
Eu uso um radiador de Chevette há pelo menos 1 ano e nunca tive problemas com aquecimento. Vou tirar algumas fotos e posto aqui...
O meu problema se dava pelo tamanho reduzido da ventoinha e pela coifa localizada fora da posição correta. Depois que coloquei a coifa presa no lugar certo e instalei uma nova ventoinha, original, nunca mais aqueceu.
daniel casado
07/02/2007, 22:40
rapa eu botei e ficou pau vice
ventuinha de vitara. sem a caifa mesmo uso tutela no radiador.
C. Roberto
09/02/2007, 07:34
Fala gente!
- Modéstia à parte, a adptação não ficou feia. Usei mangueiras do gol CHT 1.6 embaixo (tem diâmetros diferentes em cada ponta) e do Gol, acho que 1.8 em cima. Fotos e "especificação técnica", em breve.
- O Daniel deve ter comprado o carro dum gênio da engenharia automotiva.
- Quem já tem a coifa (ou seja lá que nome tem) colocada, pode postar fotos?
- Não estou rodando com a viatura porque estourou uma bucha da suspensão, que vai ser trocada em breve, para eu poder testar a gambiarra nas dunas de Itaipuaçú a Saquarema, depois de pegar um P E Q U E N O engarrafamento na Ponte, sexta-feira de carnaval.
Um caloroso aperto-de-mão suja de graxa.
kmoretto
02/04/2007, 07:58
Fotos e "especificação técnica", em breve.
Roberto,
Tem como postar a "especificação técnica"??? Meu radiador neste fds foi para a cucuia ( é longe...:putz: :cry: ) e gostei da idéia do radiador do chevette:palmas: .
[]´s
Demarques Ribeiro
02/04/2007, 18:44
Não que eu seja contra adaptações mas juntei um dinheirinho e gastei uma grana mandando fazer um igual de cobre...Ficou caro, mas serviço de primeira!!! A temperatura que ficava +ou- em 1/3 do mostrador de temp, agora fica paradinho em 1/4 do marcador!
Abs refrigerados!!
C. Roberto
10/04/2007, 21:48
As desvantagens:
1 - Os pontos de fixação do radiador são bastante diferentes.
2 - A conexão superior fica do lado oposto do original e os bocais são maiores.
3 - É difícil recolocar a coifa do ventilador.
As vantagens:
1 - Custo (Radiador novo, R$ 450,00. Adaptação, ~= R$ 125,00, sem mão-de-obra).
2 - Facilidade de manutenção/reposição.
3 - Funcionamento perfeito (até aqui nos ajudou o Senhor).
A adaptação não é difícil. Se você tiver alguma habilidade, poderá fazê-la em casa.
MATERIAL:
- Radiador do Chevette (são todos iguais, segundo informações).
- Tampa do radiador.
- Mangueira inferior do Gol CHT (perfeita, só precisa cortar um pedaço).
- Mangueira superior, creio que do Gol 1.8 (fica um pouco forçada, mas dá).
- Barra chata de ferro ou alumínio de + - 60 cm de comprimento x 2,5 cm de largura.
- Parafuso curto, para a porca da base do radiador.
- Parafuso para suporte da mangueira (não sei a medida - verifique experimentando no carro - vide abaixo).
- três abraçadeiras maiores que as originais (as mangueiras novas tem diâmetro maior).
FERRAMENTAS:
Você só deverá precisar de uma chave boca/estria de 10 mm, uma chave Philips média/grande, uma serra e um alicate médio, de bico. Um pequeno torno de bancada e uma máquina de furar, ajudam.
MÃO NA GRAXA!:lol:
- Solte a coifa do ventilador.
- Retire o o radiador velho (que a essa altura está mais para regador) com cuidado, para não danificar o ventilador. Retire as porcas originais do radiador e reserve com os parafusos.
- Retire a coifa e o ventilador com a base, marcando a posição original (quatro parafusos - com cuidado que a polia vai ficar solta, mas não sai do lugar).
- Afroxe os parafusos dos suportes laterais do radiador, para facilitar o encaixe do novo.
- Corte, com cuidado, os suportes laterais do radiador novo, de maneira que sobrem apenas as hastes perpendiculares à lateral do radiador.
- Com o alicate, dobre as hastes até ficarem paralelas à lateral do radiador. Faça essa dobra cuidadosa e vagarosamente, para não quebrá-las, deixando espaço para uma porca original do radiador antigo.
- Reinstale o ventilador.
- Ponha o radiador novo no lugar. Os furos dos suportes do radiador, já dobrados, devem coincidir com dois furos existentes no suporte do carro, mas que não eram utilizados com o radiador antigo.
- Com a barra chata faça um suporte no formato "U" para a base do radiador, para que ele não fique só "pendurado". Utilize a furação dos suportes inferiores do carro e os parafusos e porcas do radiador antigo.
- Faça um furo na barra para fixar o radiador por meio de parafuso em uma porca que já vem engastada na sua base.
- Corte o excesso e encaixe a mangueira inferior. Reserve a sobra.
- Encaixe a sobra da mangueira inferior no bocal da bomba d'água (para ficar com o mesmo diâmetro do radiador.
- Com coragem e determinação corte o excesso da mangeira superior e encaixe (vai com fé que dá).
- PUTZ!!! O ventilador tá quase batendo na mangueira! :parede:
- Calma. Pegue um pedaço daquela barra chata que sobrou e faça um suporte em "L", fixando-o numa base que tem logo ao lado da parte superior da correia dentada. Reforce a mangueira com a sobra, para evitar furo.
- A coifa eu não recoloquei. Não estou vendo diferença na temperatura da água.
- A saída do vapor (aquela mangueira fina, perto da tampa), que no original vai para um reservatório, virei para o chão, como no Chevette. Se quiser, é só botar uma mangueira mais comprida e manter no tal reservatório.
DICAS SUPLEMENTARES:
- As aletas do radiador novo cortam pra ckt!
- Nãos esqueça do aditivo para água.
Agora é só botar água e torcer.
Por via das dúvidas, leve água nos primeiros 5.000 KM.
Fico devendo as fotos.
Mais tarde eu coloco.
Abs
kmoretto
16/05/2007, 10:37
Roberto,
Seguí sua receita, fiz algumas coisas diferentes e conseguí colocar a coifa, ontem a noite fiz um teste com o carro parado e ( aparentemente ) funcionou:dance: , só uma coisa me preocupa, a última vez que andei nele antes do conserto a temperatura do motor subiu muito:putz: , era noite e um lugar que não dava para parar :roll: , ou seja, estou com o radiador novo e talvez com a junta queimada ou cabeçote empenado, farei mais um teste hoje para ver se o nível de água não abaixa ( qual outra forma de constatar este problema sem levar no mecanico ??? ). Assim que der posto fotos, a mangueira superior nao ficou muito "bonita" mas ainda vou mexer nisto.
ALERTA:
Antes de decidir fazer a troca levei em uma oficina "especializada" em radiadores para fazer orçamento do conserto, no dia seguinte me ligaram dizendo que o radiador já tinha sido mexido e para consertar teria que re-fazer as cabeceiras com latão/cobre, ficaria só em R$ 795,00, desití da idéia na hora :stop: e partí para adaptar o do chevette( R$ 180,00 tudo - M.O. ), ontem fui guardar os peças do radiador velho ( parafusos e mangueira ) e olhe o que descobrí, dentro do saquinho tinha a ponta do tubo onde a mangueira é fixada( a de cima ), por uma incrível coincidencia, justamente do lado que estava vazando, para consertar era só tirar a parte que quebrou ( que era pequena, +- 1/4 do tubo ) e prender a mangueira de novo.
Obs: ainda me cobraram R$ 60,00 para tirar o radiador. Cuidado com o pessoal de má fé...
Se alguem quiser tenho um radiador usado para vender....:concordo:
Aprendí mais uma.....
C. Roberto
20/05/2007, 01:58
Kleber,
Legal que as dicas te ajudaram.
Antes de mais nada, acho que você deve verificar o óleo do motor, para ver se está normal.
Quando há empeno do cabeçote ou queima da junta, pode passar água para o carter, o que deixa o óleo esbranquiçado e espumante. Nesse caso, é provável que o motor tenha alguma avaria mais ou menos $éria.
Quando o radiador do meu furou, também houve aquecimento anormal mas nada aconteceu com o motor, que já rodou mais de 2.000 Km depois disso, sem problemas.
Em caso de dúvida, não deixe de procurar um mecânico tão confiável quanto possível.
Abs.
C. Roberto
20/05/2007, 02:35
Aperfeiçoando a adaptação, substituí a tampa do Chevette pela do Passat antigo (com duas vedações).
Assim, é só utilizar uma mangueira maior na saída junto à tampa do radiador, passá-la pela frente, prendê-la na furação existente no painel dianteiro da lataria e conectá-la ao recipiente de expansão.
O sistema volta a funcionar como o original, retornando o excesso ao radiador quando esfria.
Seguem fotos, antes da troca da tampa.
kmoretto
21/05/2007, 07:43
Antes de mais nada, acho que você deve verificar o óleo do motor, para ver se está normal.
Quando há empeno do cabeçote ou queima da junta, pode passar água para o carter, o que deixa o óleo esbranquiçado e espumante. Nesse caso, é provável que o motor tenha alguma avaria mais ou menos $éria.
Bem lembrado quanto a olhar o óleo, tinha me esquecido disto, este é um indicativo muito mais seguro de q deu m&#d@ do que simplesmente olhar o nível da água.
[]´s
kmoretto
21/05/2007, 07:58
...substituí a tampa do Chevette pela do Passat antigo (com duas vedações).
Assim, é só utilizar uma mangueira maior na saída junto à tampa do radiador, passá-la pela frente...
Seguem fotos, antes da troca da tampa.
Também não usei a tampa do chevette, tinha em casa uma dessas com duas vedações ( do antigo CJ ) e continuo usando o reservatório, só preciso melhorar a mangueira na saída da bomba d´água, aquela primeira curva deixou a mangueira um pouco estrangulada :putz: , assim que arrumar isto posto as fotos, detalhe que não precisei fazer o suporte para a mangueira, a que usei tem uma curvatura para cima que impede ela de descer e bater na hélice.
Quando comprei observei que o radiador do chevette é um pouco menor na altura ( +- 2cm ) mas isto não influenciou pois o marcador de temperatura ficou um pouco abaixo do meio, antes ficava no meio:concordo: .
[]´s
C. Roberto
24/05/2007, 13:31
A mangueira superior que você usou é de que carro?
Aguardo fotos.
kmoretto
30/05/2007, 08:29
Roberto,
Desculpe a demora na resposta, quando comprei as mangueiras pedí as que vc mencionou acima, pode ser que o vendedor me entregou de um ano diferente do que vc usou, seguem as fotos já "refeita" a curva após a saída da bomba d´água, para fixar a coifa usei dois dos pontos de fixação original e os outros dois ainda preciso terminar :oops: ...
[]´s
C. Roberto
04/06/2007, 01:37
Valeu, Kleber.
Será que essa curva para cima não atrapalha o funcionamento?
No meu, vou continuar sem a coifa. Até agora não esquentou nadinha.
[]
kmoretto
04/06/2007, 07:37
Roberto,
A inclinação não é tão grande, acho que só atrapalharia se a bomba d´água não conseguisse mandar água para cima, quando a curva da mangueira ainda estava estrangulada funcionava, ou seja, a bomba tem força, troquei a curva para a bomba não trabalhar forçada, o q acho que não ocorre com aquela subidinha, bom até agora está funcionando :dance: ....
Neste FDSP farei um teste melhor, irei para Ilha Bela na quinta pela manhã, portanto devo pegar consgestionamento na descida da serra, vamos ver no que dá....
[]´s
Finalmente achei esse tópico.......e só pelo google.......
Vou fazer essa adaptação no meu samuca 95, vcs tem alguma dica a mais que pegaram com o passar dos últimos meses????
Como está o funcionamento sem a coifa????
E vc Kleber, quais foram as pequenas alterações que vc fez no esquema do Roberto???
qq ajuda a mais que vcs puderem me passar será muito bem-vinda, já que ainda não sei nada de jipe e nem de mecanica......
Valeu
Alexandre X
16/01/2008, 23:39
Alguem sabe se esse radiador do chevette refrigera legal um GM 2.2?
Alguem sabe se esse radiador do chevette refrigera legal um GM 2.2?
Eu vi num outro site que ele não aguenta o motor do opala, agora se tem a ver com a sua pergunta, eu não sei....heheheheheh
kmoretto
17/01/2008, 07:34
E vc Kleber, quais foram as pequenas alterações que vc fez no esquema do Roberto???
Duran,
As modificações foram na forma de fixar o radiador, pelo que ví nas fotos o Roberto usou os dois suportes laterais do radiador original, no meu não coube, só usei um, a outra coisa foram as mangueiras que não encontrei no formato ideal mas o sistema está funcionando sem problemas, como disse acima em situações normais de uso o ponteiro fica um pouco abaixo do meio. Já pensei em colocar uma ventoinha elétrica mas isto é outra história.
Abraço,
Alexandre X
17/01/2008, 08:36
Achei a receita de bolo gringa para radiadores usando motor AP: o da VW Quantum com ar condicionado com 26". Vou tentar esse e depois conto como ficou.
Duran,
As modificações foram na forma de fixar o radiador, pelo que ví nas fotos o Roberto usou os dois suportes laterais do radiador original, no meu não coube, só usei um, a outra coisa foram as mangueiras que não encontrei no formato ideal mas o sistema está funcionando sem problemas, como disse acima em situações normais de uso o ponteiro fica um pouco abaixo do meio. Já pensei em colocar uma ventoinha elétrica mas isto é outra história.
Abraço,
Vc só usou um suporte, e do outro lado???
E quando vc força um pouco, como no transito ou em trilhas, ele aguenta???
O mecânico já começou a fazer o serviço p/ mim, ele me disse que ficou com receio em uma parte lá, pois como o radiador é novo(um achado a 100 mangos), parece que ele teria que cortar uma parte p/ pode colocar, e aí perderia a garantia na caso de problemas, mas de acordo com o esquema feito, é isso mesmo que tem que fazer.
No final de semana estarei lá e vou ver como está e ajudar a terminar.....
Valeu
Infelizmente não vai ser essa semana que o samuca sai da oficina......o mecânica me deu um enrolada e não conseguiu mexer legal no radiador.......disse que teve um problema como o do Kleber, que o radiador não coube, e ele vai usar o suporte de um lado só, do lado do ar condicionado.....é isso mesmo Kleber????
Alexandre X
18/01/2008, 19:11
Fiz as medições:
Radiador da Quantum com ar: 30" x 13" (esse ai invade a área dos farois)
Radiador da Quantum sem ar: 24.5" x 13" (esse cabe que é uma luva)
Ronaldo B.
18/01/2008, 20:02
X,
Vc sabe se a capacidade desse radiador da Quantum é mesma dos radiadores usados no GM 2.2 ?
[]´s
Alexandre X
18/01/2008, 20:57
No idea, vou descobrir
Alexandre X
18/01/2008, 21:06
S-10 / Blazer Gas - 8,0 litros
Chevette / Chevy 500 - 7,5 litros
Santana / Quantum - 6,6 litros
Santana / Quantum AC - 6,9 litros
Hum... será que vai dar merda? :mrgreen:
Ronaldo B.
18/01/2008, 21:41
Teoricamente na S-10 e na Blazer o motor está exposto ao um regime maior de esforço devido ao peso e características de uso, o que resulta num maior aquecimento, o que não é tão comum na Quantum. :pensativo:
Como a diferença da capacidade entre os radiadores da S10 e da Quantum é de aproximadamente 15%, acho que pode dar certo.... mas isso é teoricamente.:mrgreen:
[]´s
C. Roberto
19/01/2008, 12:41
E aí, pessoal?
Passados vários meses da adaptação que fiz, posso garantir que é uma execlente opção. Barata, funcional e muito fácil de fazer.
Meu carro, mesmo sem a coifa (ou direcionador do ar, ou qualquer outro nome), esquenta nadinha. Nem em grandes engarrafamentos no Rio 40°, nem em trilhas.
O nível do líquido de arrefecimento baixou NADA em mais de 5.000 Km.
PORÉM, andei comparando os Samurais e constatei que os até 1995 tem o radiador menor. Aí deve estar a dificuldade que alguns estão enfrentando.
Acho que para esses casos o melhor é substituir os suportes laterais originais por cantoneiras ou peças em "U".
kmoretto
21/01/2008, 13:05
...disse que teve um problema como o do Kleber, que o radiador não coube, e ele vai usar o suporte de um lado só, do lado do ar condicionado.....é isso mesmo Kleber????
No meu caso deixei o suporte do lado esquerdo, talvez deixar o do lado direito seja melhor para o bocal do radiador ficar mais perto do lado da bomba dágua, seriam só alguns milímetros que dependendo da mangueira que vc achar faça diferença, na minha montagem não deu problema.
Abraço,
Joao Baeta
21/01/2008, 14:42
:arrow:Ate que encontrei esse tópico! :mrgreen:
Penso em colocar o radiador do Chevette no Azul...Pois está esquentando em vez quando...Estive com o C.Roberto na ultima trilha e conversamos sobre a respeito do aquecimento.....
C.Roberto: Onde comprou esse radiador?
:pensativo:
:arrow:Ate que encontrei esse tópico! :mrgreen:
Penso em colocar o radiador do Chevette no Azul...Pois está esquentando em vez quando...Estive com o C.Roberto na ultima trilha e conversamos sobre a respeito do aquecimento.....
C.Roberto: Onde comprou esse radiador?
Aqui em Sampa eu comprei um novo do chevette por 100 reais.......
Kleber, eu falei hj com o mecânico, e ele me disse que colocou de um jeito diferente do esquema do Roberto, não precisou serrar nada e disse que encaixou como uma luva......vou ver quando vai dar p/ eu subir a serra e ver direito como foi o esquema e posto por aqui com as fotos.....
Agora só falta colocar as mangueiras, e começar a segunda fase......
Joao Baeta
21/01/2008, 20:43
Aqui em Sampa eu comprei um novo do chevette por 100 reais.......
Kleber, eu falei hj com o mecânico, e ele me disse que colocou de um jeito diferente do esquema do Roberto, não precisou serrar nada e disse que encaixou como uma luva......vou ver quando vai dar p/ eu subir a serra e ver direito como foi o esquema e posto por aqui com as fotos.....
Agora só falta colocar as mangueiras, e começar a segunda fase......
:arrow:Coisa boa!
Mas compra onde?
Numa loja de peças?
Comprei numa auto peças mesmo, mas aqui é muito fácil de achar esse radiador.....tem muita casa de radiadores por aqui, chegaram a cobrar 70 reais por um reformado, mas preferi pagar 100 num novo.......
Finalmente está pronto.....o mecãnico fez o teste ontem e o preju foi só no radiador mesmo, não queimou a junta do cabeçote......
agora só testar p/ ver se não vai esquentar e voltar a ativa.
Assim que estiver com ele, vou postar as fotos p/ quem quiser ver como foi a adaptação.
C. Roberto
25/01/2008, 01:43
:arrow:Coisa boa!
Mas compra onde?
Numa loja de peças?
João, Presidente do (extinto?) Baeta's off road... :cry:
Eu comprei na esquina, literalmente.
Mas não aconselho que você faça o mesmo. Vai ser caro pra kct.
Você acha na Av. Brasil, São Cristóvão, Centro, Madureira, Meier, Nova Iguaçu, Caxias, Niterói e mais um monte de lugares.
É facinho. Qualquer birosca que venda autopeças tem.
[]'s
Joao Baeta
25/01/2008, 01:54
João, Presidente do (extinto?) Baeta's off road... :cry:
Eu comprei na esquina, literalmente.
Mas não aconselho que você faça o mesmo. Vai ser caro pra kct.
Você acha na Av. Brasil, São Cristóvão, Centro, Madureira, Meier, Nova Iguaçu, Caxias, Niterói e mais um monte de lugares.
É facinho. Qualquer birosca que venda autopeças tem.
[]'s
:arrow:C.Roberto!
O tópico está na ativa!!!!!! Vamos fazer a partir adiante... Trilhas light!!!!!
Pois é.... To querendo mudar o radiador...Pois eu liguei o carro... abri o radiador e agua...sumiu!
Vaza pelo algum lugar!!!!!!!
Absssssssssssssss
Enfim, vamos às fotos.
Então, ainda estou sem as informações mais técnicas, pq quando fui pegar o carro, eram 7:00 da manhã e o mecânico não estava muito feliz(ele é meu sogro).
Foram usadas as mangueiras do gol CHT, do passat e um pedaço da original. Foi feito um coxim na parte de baixo para dar apoio ao radiador, não foi tirado nenhum suporte do radiador original, nem serrado as abas do radiador do chevette. Ele encaixou perfeitamente lá.
A coifa da ventuinha não voltou, mas parece que não vai fazer falta, pois peguei o transito da manhã em sampa e depois a estrada p/ descer aqui p/ são vicente e a temperatura esteve melhor do que antes, que trabalhava um pouco acima da metade, e agora trabalha abaixo.
O reservatório de água que evaporava tb foi embora, ficou um mangueira que leva essa água p/ o chão.
Aí vão as fotos, um pouco ruins, mas a tentativa foi boa.
Joao Baeta
28/01/2008, 20:15
:arrow:Me diga:
Ué.... Não tem.... Como terá agua para o motor?
kmoretto
28/01/2008, 20:46
...O reservatório de água que evaporava tb foi embora, ficou um mangueira que leva essa água p/ o chão.
TDuran,
Ele é mais que um simples reservatório, é o reservatório de expansão, quando a água aquece e expande é para lá que vai, quando esfria ela retorna para o radiador, liga a mangueirinha que sai logo abaixo da tampa do radiador no reservatório que continua funcionando e é por lá que vc controla o nível do radiador sem ficar precisar tirar a tampa.
Abraço,
TDuran,
Ele é mais que um simples reservatório, é o reservatório de expansão, quando a água aquece e expande é para lá que vai, quando esfria ela retorna para o radiador, liga a mangueirinha que sai logo abaixo da tampa do radiador no reservatório que continua funcionando e é por lá que vc controla o nível do radiador sem ficar precisar tirar a tampa.
Abraço,
Mas sabe que no meu, quando "secou" o radiador, o reservatório estava cheio......
Joao Baeta
28/01/2008, 21:12
TDuran,
Abraço,
:arrow:Ficaria controlando vendo a quantidade da agua saindo da manguerinha? :pensativo:
Na verdade, sempre que um carro possuir tampa no radiador devemos conferir a água tanto dentro dele quanto do vaso de expansão. O Samurai é assim, o Peugeot 306 e muitos outros carros. Já vi muita viatura com o vaso de expansão cheio e o radiador sêco. Problemas no funcionamento da tampa de pressão podem causar isso. Quanto a eliminar um vaso de expansão de um carro que o possuía, não acho aconselhável, pois ele serve justamente para repôr o líquido refrigerante (água+monoetilenoglicol) no sistema ou receber o mesmo líquido em expansão quando aquecido.
Alexandre X
28/01/2008, 23:09
Verdade, numa bobeada dessas arrisquei perder um motor de hilux.
O vaso de expansao lotado de aditivo, e a chaleira vasando pela tampa...
kmoretto
29/01/2008, 07:27
Mas sabe que no meu, quando "secou" o radiador, o reservatório estava cheio......
Funciona se não tiver problema no sistema, vazamentos grandes ou tampa não trabalhando direito vai acontecer o que vc e o pessoal relatou acima ( no meu radiador também aconteceu isto quando estava vazando )....
Abraço,
kmoretto
29/01/2008, 07:30
:arrow:Ficaria controlando vendo a quantidade da agua saindo da manguerinha? :pensativo:
Baeta,
Não entendí a sua dúvida, não tem que olhar a água passando pela mangueirinha, olha o nível do reservatório, não esquecendo dos problemas relatados acima do reservatório estar cheio e o radiador vazio, fica a regra de de vez em quando olhar o radiador também.
Abraço,
Alguém daqui já usou a válvula termostática do fiat 147 ou do prêmio 1.3/1.5 no samuca????
C. Roberto
10/02/2008, 15:13
Esta adaptação tem duas soluções para o problema do reservatório de expansão, como já discutido:
1 - Usar a tampa do Chevette, dispensar o reservatório de expansão e monitorar/completar periodicamente o nível do radiador (porque a água "expandida" vai se perder, como no Chevette).
2 - Usar a tampa do Passat antigo (ou outra com sistema de dupla vedação - essa tampa é um tipo de válvula, quer permite a saída e o retorno da água), manter o reservatório de expansão e o funcionamento como no original. O que eu recomendo, por experiência.
C. Roberto
12/02/2008, 21:30
Muito boa dica......
A família agradece...:concordo:
Joao Baeta
28/08/2008, 12:50
:arrow:Povo!
mandei reformar o radiador original... Fiquei com o tempo... Mas...... Tá com pinga-pinga em algum lugar.....Ontem abri o radiador... Agua tá lá... Qnd vc viaja... Ela abaixa tanto que encho... O estranho ela não vaza pelo radiador....!
Hoje eu vou ficar no Azul trocando as peças.... E vou ficar reparando essa pinga pinga e posto a foto!
Abs
dá aquela olhada na bomba d'água.......tem uns furinhos miseráveis lá........
Joao Baeta
28/08/2008, 18:43
dá aquela olhada na bomba d'água.......tem uns furinhos miseráveis lá........
:arrow:Impossível...
Troquei há 3 meses a bomba da agua!
:concordo:
então....menos um item........
C. Roberto
01/09/2008, 22:07
:arrow:Impossível...
Troquei há 3 meses a bomba da agua!
Agora fica com a bomba e troca o resto do carro :mrgreen:
Ou, então, na próxima trilha, aproveita a água fervendo e serve um café
pra galera:concordo:
Joao Baeta
01/09/2008, 22:10
Agora fica com a bomba e troca o resto do carro :mrgreen:
Ou, então, na próxima trilha, aproveita a água fervendo e serve um café
pra galera:concordo:
:arrow:Ô C.Roberto....
Menos zoaçao..... :concordo:
Até agora nada ferveu... Só aquela vez!
Me diga: Sabe aquele cano pequeno que fica no fundo do motor... Que leva para dentro?
Para que serve aquilo? :pensativo:
Joao Baeta
18/09/2008, 16:02
:arrow:Peguei o radiador.... E 2f estará colocando no Azul!
Luiz Andre S Rodrigues
18/09/2008, 16:20
Duvido!!!!!!!
Esse carro não sai da oficina!!!!:mrgreen:
abs,
para quem vai colocar o radiador do chevette, de primeira eu instalei a mangueira do gol cht na saída superior do radiador, mas ela não ficou 100%, funcionou mas ficou feia.....e tb pegava no capô e quando esquentava muito ela marcava.
agora, o leandro lá da alternativa me falou que a mangueira daquele lada,acho que o nome é laika.(não sei direito, aquele sedâzinho), cai como uma luva lá.....fiz o teste e ficou perfeito, foi feita p/ isso....
sei que não é uma mangueiraq facil de achar, mas é perfeita.
diegomullinari
20/09/2009, 21:32
opa gente... eu também troquei meu radiador, mas não coloquei o do chevette, coloquei o rad. do opala 4cc... uma ventuinha do tipo 1.6, e na frente, uma auxiliar de 12" com acionamento manual... a temperatura nunca passou de 80°... mesmo nas trilhas mais pesadas... de mão de obra do eletrecista R$ 30,00....... e o resto das adaptações de posicionamento e de mangueiras.... eu mesmo que fiz.... as mangeiras eu comprei 2 do polo antigo, por causa das curvas (R$ 15,00 cada)... e usei 2 pedaços de tubo de ferro mesmo de + ou - 20 cm, e abraçadeiras de ferro, ficou muito bom... o radiador novo do opala 4cc, encontrei por R$ 280,00 aqui em Boa Vista-RR...
Quem quiser fotos...... email-me...
abraços..
Marvin_CPS
22/09/2009, 22:30
Galera, pegando o gancho do Diego, e aproveitando que reabriram o topico, queria trocar umas idéias...
O meu samuca é original de motor, logo o radiador tb... A unica coisa adaptada é a DH de opala.
O reservatorio de agua é o original, logo ele não tem retorno, serve apenas para manter o nivel do fluido no radiador, com ja mencionaram. Porem uma coisa que reparo (e que o antigo dono já tinha me avisado) é que qdo to na trilha com a 4x4L o bicho esquenta bastante (pp qdo força o motor em subida mais inclinada)... E consequente/e acaba esgotando a agua do reservatorio (pois em alta pressão a msm sai pelo ladrão).... Tem vez que espero o motor dar uma esfriada no meio da trilha e completo a agua do reservatorio....
Tenho duas opções em mente:
1 - Trocar o sistema por uma novo (quantum ou chevette) com retorno pro reservatorio (isso evitaria as paradas na trilhas e as frequentes "completadas" na agua);
2 - Substituir o reservatório ou por um maior que suporte a pressão (sem necessaria/e ter retorno, mas fazendo um valvula de respiro tipo o ladrão), ou adaptar um reservatorio com retorno no sistema atual do samuca (apesar de ainda não ter amadurecido essa ultima ideia...);
Alguém já fez alguma maluquice que mencionei na segunda opção?!
Valeus.
rogeriomasih
23/09/2009, 00:19
Acho que o teu problema está mesmo é no radiador.
Já verificou se não está precisando varetar ou mesmo substituir?
Marvin_CPS
24/09/2009, 18:00
Fala Rogerio..
Ainda não mexi no radiador.. O carro esta comigo a pouco tempo, e estou arrumando ele aos poucos..... Mês que vem talvez consiga passar em alguma casa de radiadores aqui da região.... Por hora to levando uma garrafa de 2litros de agua msm....
Valeus
rogeriomasih
24/09/2009, 22:27
O samurai de um colega estava esquentando quando era mais exigido - trechos longos de areia frouxa.
O problema era que o radiador estava todo entupido por dentro e precisava ser varetado. Aqui em Fortaleza cobraram R$80,00 pelo reparo do radiador original e o novo (do chevete) custava em torno de R$120,00.
Ele acabou optando pela substituição do radiador pelo do chevete. A troca foi tranquila. Este final de semana vamos fazer o teste e ver se aprovou mesmo.
JEFFCATUNDA
24/09/2009, 22:59
Galera, pegando o gancho do Diego, e aproveitando que reabriram o topico, queria trocar umas idéias...
O meu samuca é original de motor, logo o radiador tb... A unica coisa adaptada é a DH de opala.
O reservatorio de agua é o original, logo ele não tem retorno, serve apenas para manter o nivel do fluido no radiador, com ja mencionaram. Porem uma coisa que reparo (e que o antigo dono já tinha me avisado) é que qdo to na trilha com a 4x4L o bicho esquenta bastante (pp qdo força o motor em subida mais inclinada)... E consequente/e acaba esgotando a agua do reservatorio (pois em alta pressão a msm sai pelo ladrão).... Tem vez que espero o motor dar uma esfriada no meio da trilha e completo a agua do reservatorio....
Tenho duas opções em mente:
1 - Trocar o sistema por uma novo (quantum ou chevette) com retorno pro reservatorio (isso evitaria as paradas na trilhas e as frequentes "completadas" na agua);
2 - Substituir o reservatório ou por um maior que suporte a pressão (sem necessaria/e ter retorno, mas fazendo um valvula de respiro tipo o ladrão), ou adaptar um reservatorio com retorno no sistema atual do samuca (apesar de ainda não ter amadurecido essa ultima ideia...);
Alguém já fez alguma maluquice que mencionei na segunda opção?!
Valeus.
Marvin, vc já pegou com a dh do opala ou adaptou depois de comprar???
Cara, como esse assunto foge do tema desse topico, por favor me responda em MP...
Grato.
Marvin_CPS
24/09/2009, 23:44
Jeff, MP enviada!
Rogerio, valeu pela dica....
Acho que pode ser entupimento msm, tava até pensando em colocar um radiclean e depois ver q bicho dava....
Mas como disse, tenho q faze-los aos poucos.... Começei revisão pelo motor, e já gastei uma grana... O bolso ja ta pedindo arrego!!! heheehe
Daniel Engelbrecht
30/12/2009, 10:38
Alguém tem uma dica de onde posso encontrar radiador novo para o Samurai?
Queria dar uma olhada no preço atual antes de pensar em adaptar de outro carro.
Ricardo Passoni
30/12/2009, 16:01
Encontrar um novo creio que não , usado tenta com o Fabil aqui do forum, mas pode tbem mandar fazer um sob medida, digo isso pq fiz uma vez do zero um para uma pick up e com mais colmeias e por ai vai
Abraços
Marvin_CPS
04/01/2010, 17:26
Galera, Feliz 2010 pra todos!
Seguinte, esse final de ano fiz a adpatação do radiador de chevette no PM, porém por infelicidade nesse fds acho que a valvula termostática foi pro saco!
A adpatação foi a seguinte: radiador de chevette, reservatorio de Uno, e mangueiras diversas, mantendo a ventoinha e coifa da msm sem alterações!!!! Troquei bomba d'agua, cano d'agua..... Mas como durante a trilha começou a ferver e não estava tendo retorno no reservatorio acredito que deva ter sido a valvula msm!!!
Queria saber se alguém já usou a de Uno/Elba/Premio no lugar da original do samuca?! Ou se tem alguma outra dica!?
Outra pergunta, alguém já trocou a ventoinha original por uma eletromecanica?! Ou colocu alguma outra adicional? Tipo na frente... Li nesse topico que alguém usou uma de Tipo1.6 na frente.... Confere a informação?!
Valeus.
Leonardo Truccolo
05/01/2010, 08:48
Fala Marvin, blz???
Eu uso a vávula de Uno no meu Samuca. Ja faz uns 06 meses e até agora sem problemas.
Abraço,
Marvin_CPS
05/01/2010, 10:38
Fala Leonardo,valeu pela dica!
Tem idéia do ano do Uno ou é a mesma valvula para qq ano!?
Abs.
leo cabral
05/01/2010, 10:41
Fala Leonardo,valeu pela dica!
Tem idéia do ano do Uno ou é a mesma valvula para qq ano!?
Abs.
Marvin é a válvula do uno com motor Fiasa.:concordo:
Leonardo Truccolo
06/01/2010, 19:50
É, não lembro o ano, mas acho q td é igual.
Abraço
Daniel Engelbrecht
08/01/2010, 18:53
Salvo engano, a válvula termostática da D10 motor perkins serve. Ela abre na mesma temperatura da original (82 graus).
Para os que substituíram o radiador original pelo do chevette: o radiador do chevette dá conta do recado nos samurais com ar condicionado?
rogeriomasih
11/01/2010, 00:48
Para os que substituíram o radiador original pelo do chevette: o radiador do chevette dá conta do recado nos samurais com ar condicionado?
Pode instalar sem medo de ser feliz...:concordo::concordo::concordo:
C. Roberto
18/01/2010, 12:23
Salvo engano, a válvula termostática da D10 motor perkins serve. Ela abre na mesma temperatura da original (82 graus).
Fala Daniel,
No meu não deu qualquer problema até agora.
Já usei o ar condicionado até em trechos de trilha.
No dia-a-dia também não esquenta nadinha.
Abs
Daniel Engelbrecht
19/01/2010, 14:58
Ufa.
Porque já estou colocando o do chevette.
Dei uma comparada nos dois. O tamanho é quase o mesmo, sendo que o do Samurai tem 37 colméias finas e o do chevette, 22 largas. Parece que a capacidade de refrigeração é no mínimo semelhante entre os dois.
Pessoal,
Meu radiador foi pro saco...
Gostaria de adaptar o radiador do chevette, vou seguir o passo a passo que o colega postou la na primeira página do tópico...
Gostaria de saber do pessoal que já adaptou as mangueiras do gol 1.8 e do gol cht...
Qual o ano dos carros ??
Pelo que ví, tem Gol CHT ano 88-94 e 95 a 96
Gol 1.8 tbm tem os caixa e os bolinha, G3...
Alguem poderia tirar essa dúvida ?
Abração.
Léo.
Candemil
30/04/2010, 16:37
Pessoal,
Meu radiador foi pro saco...
Gostaria de adaptar o radiador do chevette, vou seguir o passo a passo que o colega postou la na primeira página do tópico...
Gostaria de saber do pessoal que já adaptou as mangueiras do gol 1.8 e do gol cht...
Qual o ano dos carros ??
Pelo que ví, tem Gol CHT ano 88-94 e 95 a 96
Gol 1.8 tbm tem os caixa e os bolinha, G3...
Alguem poderia tirar essa dúvida ?
Abração.
Léo.
Olá Léo! Leve seu radiador em uma boa casa de radiadores...... eles aproveitam a parte de cima e a de baixo, colocam um colméia nova. Fiz isso no meu, gastei 140,00. Fica show! Abraço!
diegomullinari
01/05/2010, 00:52
selva pessoal, estava dando uma olhada no tópico e também tenho minha opinião... se interesar é claro... Comprei o radiador do opala 4cc, que é fino igual o original, preto, com cobre entre as colmeias... é mais resistente e não amaça como o do chevette... comprei 2 mangueiras de opala e no ferro velho consegui 4 pedaços de canos (da mesma grossura das mangueiras) e 12 abraçadeiras... usei o mesmo apoio do radiador original, somente foi retirado e colocado na "morça" pra que fosse dobrado a ponto de ficar paralelo a base de apoio do radiador de opala... As mangueiras foram medidas e cortadas, na verdade só foi aproveitada as curvas das mangueiras... aproveita-se tambem a mangueira original que sai do motor, na lateral (somente a curva)... depois de tudo cortado, coloca-se as abraçadeiras, fixa o radiador direitinho, e deu... fica muito bom... Ahh, ja ia esquecendo... da pra colocar uma ventuinha elétrica de ar-condicionado, pelo fato de ter pouco espaço pra colocar uma ventuinha grande... eu coloquei uma na frente e uma atrás... ambas com chaves manuais no painel... meu samurai trabalha com uma só ligada, quando esquenta, em 55 °c... nas trilhas em 75 °c, muito dificil passar de 75°... raramente eu ligo a da frente... obs. a ventuinha princ. entre radiador e motor, teve ligação eletrica invertida, para puxar o ar... pessoal... espero ter ajudado... diego
maxdelta
02/05/2010, 13:08
Yo
No meu samurai percebi que só a parte de plastico de cima está quebrada, melhor rachada, sai água mais é pouco, quero resolver antes que se torne algo pior. Somente aquela parte plástico, o mais barato era $214, sabem de alguma parte de plastico de algum veículo que caiba no radiador original? Vou tentar e vê se do civic cabe!
Obrigado pela atenção!
[]s
Candemil
25/05/2010, 08:12
Olá pessoal! Alguém pode me dar uma dica de coifa para o radiador? Comprei o jeep sem a coifa e com a hélice travada. Quero trocar o acoplamento viscoso porém tenho receio que sem a coifa vou enfrentar problemas de aquecimento. Abraço.
C. Roberto
31/05/2010, 11:07
Olá pessoal! Alguém pode me dar uma dica de coifa para o radiador? Comprei o jeep sem a coifa e com a hélice travada. Quero trocar o acoplamento viscoso porém tenho receio que sem a coifa vou enfrentar problemas de aquecimento. Abraço.
O meu está sem a coifa a mais de três anos, sem problemas de aquecimento.
E o RJ é mais quente que o sul.
Drummond
07/04/2011, 11:19
Segue algumas fotos da adaptação do radiador do Chevette no Samurai helicoidal.
O trabalho foi rápido e limpo, feito pelo Daniel Simon mecânico Suzuki aqui em São Paulo.:concordo:
Repare q foi colocado c coxins, usou o defletor de ar original e ficou perfeito.:palmas:
Abs
DMD
Jalisson
07/01/2012, 11:46
Excelente serviço!
Farei no meu esta semana.
Segue algumas fotos da adaptação do radiador do Chevette no Samurai helicoidal.
O trabalho foi rápido e limpo, feito pelo Daniel Simon mecânico Suzuki aqui em São Paulo.:concordo:
Repare q foi colocado c coxins, usou o defletor de ar original e ficou perfeito.:palmas:
Abs
DMD
Jalisson
08/01/2012, 01:22
Parceiros,
Pedi ao meu mecânico para comprar um radiador de chevette original na loja e ele disse que existe mais de um modelo de chevette. Acho que era DL, L e Júnior...
Vocês teriam o modelo ou referência para que eu não compre errado?
Forte abraço e obrigado!
Drummond
08/01/2012, 15:04
Radiador de Chevette sem AC, é o mais comum entre os Chevettes, compre da marca compre da marca Visconde. Esse do link é só p vc ver qual é, pois na auto peça deve ser mais barato. Radiador Chevette 81 A 88 E Júnior 1.0 1992 - R$ 185,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215424787-radiador-chevette-81-a-88-e-junior-10-1992-_JM)
Abs
DMD
Parceiros,
Pedi ao meu mecânico para comprar um radiador de chevette original na loja e ele disse que existe mais de um modelo de chevette. Acho que era DL, L e Júnior...
Vocês teriam o modelo ou referência para que eu não compre errado?
Forte abraço e obrigado!
rogeriomasih
08/01/2012, 19:50
Drummond,
o que muda para o radiador do chevette com ar? vc sabe?
qual foi o mangote utilizado na parte superior?
abraços.
Drummond
08/01/2012, 20:36
Oi amigo,
Pelo q lembro fora o preço (c AC é mais caro) o modelo c AC tem suportes diferentes.
Mangueiras usei de Gol motor AP... se reparar tive q fazer uma emenda, então o ideal seria achar uma mangueira mais apropriada já q a boca superior do radiador é do lado oposto ao original, na parte inferior vai de boa.
Abs
DMD
Drummond,
o que muda para o radiador do chevette com ar? vc sabe?
qual foi o mangote utilizado na parte superior?
abraços.
Jalisson
08/01/2012, 22:23
Muito obrigado pela resposta Drumomond!
Tenho dois Samurais, troquei os radiaores e problema de esquentar sumiu. É isso mesmo. Vou trocar essa semana!
Me diz uma coisa: É verdade que o de Opala é mais resistente?
Vi aqui no post alguem falando que o de Chevette as aletas são mais frágeis e amassam mais que as do Opala que é de ferro...
Sabes algo?
Drummond
08/01/2012, 22:39
Já tive vários Opalas, mas quanto ao radiador ñ lembro... As aletas são realmente frágeis, tive c acertar algumas depois de instalada a peça, mas ñ creio q isso seja um problema, já q o radiador fica atras do radiador de AC.
Ps: a todos q evacuam a água do radiador por qualquer motivo fiquem atentos c ar no sistema na hora de por a água, o ideál seria soltar a cebolinha q fica próxima a termostática. caso contrário o carro ferve e o ponteiro ñ acusa nada por ter ar invez de água no sistema.
Abs
DMD
Tenho dois Samurais, troquei os radiaores e problema de esquentar sumiu. É isso mesmo. Vou trocar essa semana!
Vi aqui no post alguem falando que o de Chevette as aletas são mais frágeis e amassam mais que as do Opala que é de ferro...
Sabes algo?
Jalisson
08/01/2012, 22:50
Positivo Drummond!
Vou fazer a instalação e depois posto aqui o resultado.
Forte abraço e obrigado!
Já tive vários Opalas, mas quanto ao radiador ñ lembro... As aletas são realmente frágeis, tive c acertar algumas depois de instalada a peça, mas ñ creio q isso seja um problema, já q o radiador fica atras do radiador de AC.
Ps: a todos q evacuam a água do radiador por qualquer motivo fiquem atentos c ar no sistema na hora de por a água, o ideál seria soltar a cebolinha q fica próxima a termostática. caso contrário o carro ferve e o ponteiro ñ acusa nada por ter ar invez de água no sistema.
Abs
DMD
JEFFCATUNDA
09/01/2012, 21:41
Sabes algo?
Jalissom.
No meu samurai coloquei o do Opala, ele é quase do mesmo tamanho do radiador do chevette, mas é mais espesso.. não sei de sua composição, pqgueium já usado de um Opala abandonado do meu Pai...
Pegou tudo P&P, até a coifa original...
Jeff.
p.s: em comum temos troller e samurai... heheheh....
Jalisson
10/01/2012, 00:57
Fala Jeff!
Hoje fui numa loja gigante que só vende radiador. Tinha umas mil unidades lá. Tudo novo, mas uma bagunça só.
O cara rodou a tarde toda comigo e dizia que tinha uma unidade de Chevette de certeza e que iria achar! hehehehe. Nesse meio termo vi um de fiat 147, um de Suzuki Baleno, Opalla 4cc e um de Samurai de ferro. Todos caberiam, mas com pequena adpatação (execeto esse de Samurai orig!)
Preferi esperar, amanhã ele disse que vai achar. Se não achar eu vou em outra loja. Aqui ele tá por 180,00. Mas no dinheiro tem desconto.
Tenho Troller e sou louco por ele. O meu ta lindão com os Yokohama 32". Vou colocar um Py bom e um Px. Estou estudando botar um suspesão a ar, pois meu novo ap não tem altura sificiente... mas ainda estou pesquisando. Se for coisa boa vou botar, pois só uso o Troller na cidade... acho que não dará muita bronca. Vou pegar teu e-mail para trocar umas idéias contigo depois.
Tenho dois Samurais. Um deles, o que faço trilha é um canvas feixa com SPOA, bloqueio traseiro e vj900. Tá um tensão nas trilhas aqui. O povo fica louco com a performance do Samuka.
Meu e-mail pessoal: jalisson@me.com
Forte abraço!
Jalissom.
No meu samurai coloquei o do Opala, ele é quase do mesmo tamanho do radiador do chevette, mas é mais espesso.. não sei de sua composição, pqgueium já usado de um Opala abandonado do meu Pai...
Pegou tudo P&P, até a coifa original...
Jeff.
p.s: em comum temos troller e samurai... heheheh....
Drummond
10/01/2012, 08:29
Amigo pq ñ aproveita e pôe o original???
Abs
DMD
Fala Jeff!
Hoje fui numa loja gigante que só vende radiador. Tinha umas mil unidades lá. Tudo novo, mas uma bagunça só.
O cara rodou a tarde toda comigo e dizia que tinha uma unidade de Chevette de certeza e que iria achar! hehehehe. Nesse meio termo vi um de fiat 147, um de Suzuki Baleno, Opalla 4cc e um de Samurai de ferro. Todos caberiam, mas com pequena adpatação (execeto esse de Samurai orig!)
Preferi esperar, amanhã ele disse que vai achar. Se não achar eu vou em outra loja. Aqui ele tá por 180,00. Mas no dinheiro tem desconto.
Tenho Troller e sou louco por ele. O meu ta lindão com os Yokohama 32". Vou colocar um Py bom e um Px. Estou estudando botar um suspesão a ar, pois meu novo ap não tem altura sificiente... mas ainda estou pesquisando. Se for coisa boa vou botar, pois só uso o Troller na cidade... acho que não dará muita bronca. Vou pegar teu e-mail para trocar umas idéias contigo depois.
Tenho dois Samurais. Um deles, o que faço trilha é um canvas feixa com SPOA, bloqueio traseiro e vj900. Tá um tensão nas trilhas aqui. O povo fica louco com a performance do Samuka.
Meu e-mail pessoal: jalisson@me.com
Forte abraço!
Jalisson
10/01/2012, 11:13
Só uso o Samurai pra trilhas e achei muito caro.
Original Samurai de ferro: 750,00
Opalla de ferro: 400,00
Chevette: 180,00 ou menos...
Todos dão o mesmo resultado.
Amigo pq ñ aproveita e pôe o original???
Abs
DMD
Drummond
10/01/2012, 20:26
Tem razão, eu q inocentemente achei q era menos caro... Vai no do Chevette, esse lance das arestas elas só amassam na hora de instalar se ñ tomar cuidado, depois ñ amassa mais pq o radiador do AC e ventuinha ficam na frente.
Outra opção é restaurar o seu, ñ sai tão caro e fica melhor q de Chevette.
Só uso o Samurai pra trilhas e achei muito caro.
Original Samurai de ferro: 750,00
Opalla de ferro: 400,00
Chevette: 180,00 ou menos...
Todos dão o mesmo resultado.
Jalisson
10/01/2012, 23:30
Radiador comprado!
Novo e original de Chevette. Saiu por 170,00. Melhor que isso só de gratis! hehehe
Vou instalar e ser feliz nas trilhas!
Forte abraço a todos e obrigado mais uma vez pela força!
Tem razão, eu q inocentemente achei q era menos caro... Vai no do Chevette, esse lance das arestas elas só amassam na hora de instalar se ñ tomar cuidado, depois ñ amassa mais pq o radiador do AC e ventuinha ficam na frente.
Outra opção é restaurar o seu, ñ sai tão caro e fica melhor q de Chevette.
kmoretto
11/01/2012, 07:31
Pessoal,
Tenho instalado o do Chevette já faz uns quatro anos mas até agora não acertei a questão da tampa / reservatório, a água que vai não volta e tenho sempre que completar o níver no radiador e não no reservatório, minha última tentativa foi colocar um reservatório de expansão de verdade, que aguenta pressão com a tampa do radiador livre ( não tem aquela mola ) mas ainda não funcionou legal, qual é a tampa que vc´s estão usando???? ( quanto libras ela suporta??? )
[]´s
Drummond
11/01/2012, 08:42
Amigo, no meu ficou perfeito c a tampa do Passat, ñ tenho as lbs, mas creio q seja só pedir de Passat.
Abs
DMD
Pessoal,
Tenho instalado o do Chevette já faz uns quatro anos mas até agora não acertei a questão da tampa / reservatório, a água que vai não volta e tenho sempre que completar o níver no radiador e não no reservatório, minha última tentativa foi colocar um reservatório de expansão de verdade, que aguenta pressão com a tampa do radiador livre ( não tem aquela mola ) mas ainda não funcionou legal, qual é a tampa que vc´s estão usando???? ( quanto libras ela suporta??? )
[]´s
alguem ja fez esta adaptação no vitara? será que o radiador do chevette funciona bem no vitara tbm? visto que o motor tem um pouco mais de cilindrada!
dei uma olhada no radiador de um chevette, achei ele um pouco menor que o do vitara!
rogeriomasih
12/01/2012, 13:30
estou usando com a tampa original do chevette e nao tive problemas (comprei a original GM mesmo).
Outra coisa, como o sistema nã é selado, vc deve SEMPRE verificar e completar o nível diretamente no radiador e nao somente através do reservatório.
Pessoal,
[]´s
rogeriomasih
12/01/2012, 13:35
O motor do chevette também é 1.6, então acho que o problema não é esse. Vc tem que verificar a questão das dimensões e dos pontos de fixação.
perguntei para o meu mecânico e ele disse que não dava certo, mas acabei sem entrar em detalhes. Confere estes tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/81378-duvida-possivel-adaptacao-de-radiador-vitara-auto.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20109-radiador-do-vitara-canvas-97-a.html
alguem ja fez esta adaptação no vitara? será que o radiador do chevette funciona bem no vitara tbm? visto que o motor tem um pouco mais de cilindrada!
dei uma olhada no radiador de um chevette, achei ele um pouco menor que o do vitara!
Drummond
12/01/2012, 13:37
A minha p poder usar o reservatório externo usei a do Passat e tod vez q abri o radiador c carro frio ñ precisava completar nada, tbm o reservatório nunca baixava o nível. Fiquei usando sem completar uns 6 meses antes de vender o carro, indo p trilha, rodovia, cidade.
Abs
estou usando com a tampa original do chevette e nao tive problemas (comprei a original GM mesmo).
Outra coisa, como o sistema nã é selado, vc deve SEMPRE verificar e completar o nível diretamente no radiador e nao somente através do reservatório.
Jalisson
14/01/2012, 03:15
Amigos,
A instação ficou excelente.
Teve que fazer uma base para acoplar a parte inferior do radiador e tb tirar a coifa.
A minha base ficou melhor que as que vi aqui no forum. Meu meca fez um coxim único para o suporte inferior pq meu para-choque é de ferro e ele soltou uma base tipo "L" e ficou perfeito!
A tampa foi de Toyota Bandeirantes pq faço serviço numa oficina de Toyota aqui na minha cidade. Ela tem dupla vedação tb e funciona igual a original pegando água do reservatório e saindo o excesso.
Gostei muito. Vou postar fotos depois.
OBS.: Tem que fazer numa oficina que faça a base para ficar bem feito!
Forte abraço.
Sim: O marcador fica abaixo do meio! hehehe
A minha p poder usar o reservatório externo usei a do Passat e tod vez q abri o radiador c carro frio ñ precisava completar nada, tbm o reservatório nunca baixava o nível. Fiquei usando sem completar uns 6 meses antes de vender o carro, indo p trilha, rodovia, cidade.
Abs
Drummond
14/01/2012, 09:42
Jalisson, bom dia!
Nas fotos q postei anteriormente (pag 08), se olhar c atenção vai reparer que no meu eram três suportes e um deles era na parte inferior, no centro do radiador já tem um espaço p por o coxim. Quanto a mufla qual foi a dificuldade do seu mecânico em colocar ela? Ela é essencial na vida do motor como a termostática. Da uma olhada nas fotos do meu e vai perceber q ela casa perfeitamente como no radiador original.
Posta fotos ae e descreva quais mangueiras usou.
Abs
DMD
Amigos,
A instação ficou excelente.
Teve que fazer uma base para acoplar a parte inferior do radiador e tb tirar a coifa.
A minha base ficou melhor que as que vi aqui no forum. Meu meca fez um coxim único para o suporte inferior pq meu para-choque é de ferro e ele soltou uma base tipo "L" e ficou perfeito!
A tampa foi de Toyota Bandeirantes pq faço serviço numa oficina de Toyota aqui na minha cidade. Ela tem dupla vedação tb e funciona igual a original pegando água do reservatório e saindo o excesso.
Gostei muito. Vou postar fotos depois.
OBS.: Tem que fazer numa oficina que faça a base para ficar bem feito!
Forte abraço.
Sim: O marcador fica abaixo do meio! hehehe
mas.marco
14/01/2012, 12:04
aproveitando o embalo de sábado pela manhã.....
tenho 2 perguntas:
1 - a tampinha que fica acima do radiador (o meu é original) tem um 'grampo' que dificulta sua saida. Olhei hoje e tentei tirá-la porem ela só gira, afrouxando mas não consegui tirá-la. Fiquei preocupado de forçar e quebrar e parei de mexer.
2 - hoje cedo, na volta da praia, peguei um engarrafamento e a embreagem ficou bem molenga e as marchas quase nao entravam. A temperatura estava normal (ao menos no painel). Então parei, esperei na sombra uns 15 minutos e tudo voltou ao normal. A embreagem é 'nova'. Seria um bloqueio natural devido ao aquecimento? - sim, tem agua no reservatorio.
Salve DMD! td em paz aí?
Bons ventos aos camaradas.
Drummond
14/01/2012, 15:37
Olá amigo,
Essa trava da tampa nunca vi, será q é uma trava mesmo ou será q seu bocal está torto engripando a saída da parte menor da tampa?
Se o carro está mudando o comportamento da embreagem devido o calor de uma atenção p o conduite do cabo.
Abs
DMD
aproveitando o embalo de sábado pela manhã.....
tenho 2 perguntas:
1 - a tampinha que fica acima do radiador (o meu é original) tem um 'grampo' que dificulta sua saida. Olhei hoje e tentei tirá-la porem ela só gira, afrouxando mas não consegui tirá-la. Fiquei preocupado de forçar e quebrar e parei de mexer.
2 - hoje cedo, na volta da praia, peguei um engarrafamento e a embreagem ficou bem molenga e as marchas quase nao entravam. A temperatura estava normal (ao menos no painel). Então parei, esperei na sombra uns 15 minutos e tudo voltou ao normal. A embreagem é 'nova'. Seria um bloqueio natural devido ao aquecimento? - sim, tem agua no reservatorio.
Salve DMD! td em paz aí?
Bons ventos aos camaradas.
mas.marco
14/01/2012, 18:14
esse lance das marchas, poderia ser algo relacionado ao oleo da caixa? se bem que é a embreagem fica frouxa.... e sempre no transito pesado.
bem, vou tirar uma foto da tampa....
a proposito, samurai do meu pai, ao freiar, faz um barulho de ar saindo sob pressao.... como as pastilhas sao novas, e o frei oesta td ok... me voltei para o hidrovacuo... o que acham??
voltando ao topico, o carro do meu pai tambem usava radiador de chevette junior 1.0 mas voltou ao original....
mas.marco
14/01/2012, 18:32
tampinha aberta328225
repare que mesmo girando, há uma trava abaixo que nao permite sua saida.
e aqui a tampinha fechada (a trava no final do trilho)
328226
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png
Drummond
14/01/2012, 18:38
Sua tampa está certa e o sistema tbm, Oq está acontecendo é q vc ñ se atentou p o seguinte, vc deve sempre empurrar a tampa p baixo e girar no sentido anti-horário, ou seja é exatamente como faz, mas empurrando p baixo. Essa trava q vc está vendo é p ñ acontecer de vc desavisado soltar a tampa c carro fervendo e ela voar.
Faz isso, empurre ela p baixo e gire no sentido de soltar q ela vai sair sem frescura.
Abs
DMD
tampinha aberta328225
repare que mesmo girando, há uma trava abaixo que nao permite sua saida.
e aqui a tampinha fechada (a trava no final do trilho)
328226
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png
mas.marco
14/01/2012, 18:47
eu até empurrei pra baixo mas talvez nao girei o suficiente pra nao pegar na trava..... excelente! vou ver isso de novo.
alias, verei com ele que fim levou o radiador de chevette. aviso aqui pra quem tiver interesse, após o feriado (quando subirei)
valeu dmd!
Lucas Lee
02/02/2012, 11:48
Ontem instalei o radiador do chevette no samuka. Rápido e simples. O mecânico que quiz enfeitar e tirou o suporte lateral do radiador velho e soldou (com solda elétrica mesmo) na lateral do radiador novo. Tudo na medida e só precisou abrir um pouco o local onde eram os parafusos originais. Cortou tb um pouco o suporte, em cima e em baixo. Gastamos mais 1 hora mas ficou muito bom. O defletor foi a mesma coisa, abriu um pouco (como se fosse um rasgo) no local dos parafusos e sa saída da mangueira de baixo (parece que o radiador do chevette é um pouquinho menos...).
Como já tinha muita dica aqui no forum, ficou td muito mais fácil...
Agora é procurar a tampa de dois estágios. Para trabalhar igual à original. Se alguém souber o código da marca Click, favor postar...!:)
Lucas Lee
02/02/2012, 11:52
pelo site da click http://www.tanclick.tagcom.com.br/catalogos/catalogo-tampas.pdf não dá pra ter certeza se a 7014 é a correta....
Lucas Lee
02/02/2012, 11:58
meu samurai é 95. pelo que pude ver os mais novos tem mais espaço pra o radiador. mas não resta dúvida que as instalações com o coxim de borracha ficam melhores. no meu ficou = ao original, sem coxim.
Drummond
02/02/2012, 12:16
Da uma olhada umas linhas p tras, ñ tem cód, mas tem especificação, uma eu sei q é de Passat (usava no meu) a outra ñ lembro, mas alguém postou ai.
Abs
DMD
Ontem instalei o radiador do chevette no samuka. Rápido e simples. O mecânico que quiz enfeitar e tirou o suporte lateral do radiador velho e soldou (com solda elétrica mesmo) na lateral do radiador novo. Tudo na medida e só precisou abrir um pouco o local onde eram os parafusos originais. Cortou tb um pouco o suporte, em cima e em baixo. Gastamos mais 1 hora mas ficou muito bom. O defletor foi a mesma coisa, abriu um pouco (como se fosse um rasgo) no local dos parafusos e sa saída da mangueira de baixo (parece que o radiador do chevette é um pouquinho menos...).
Como já tinha muita dica aqui no forum, ficou td muito mais fácil...
Agora é procurar a tampa de dois estágios. Para trabalhar igual à original. Se alguém souber o código da marca Click, favor postar...!:)
Lucas Lee
02/02/2012, 15:42
só se for alguma linha mais antiga da click. vou mesmo é numas lojas de autopeças. pode ser q o pessoal conheça essa aí de passat. Valeu Drummond. Pelo site da click tá muito resumido.
Lucas Lee
06/02/2012, 09:11
1º teste do radiador de chevette: não gostei muito não.
fatos:
- trilha de areia, devagar por causa de uma tracker (raspando escape), 100% do tempo com o ar ligado, calor de fritar um ovo no teto do carro, ou seja, provocando mesmo pra ver até onde ia....
- depois que coloquei o radiador novo, notei que a temperatura sempre estava mais alta que o radiador original, em condições de trânsito, parado, com ar, sem ar, etc. Até no safalto, a 80/100km/h nunca baixava muito. sempre estava um pouco abaixo do meio. No radiador antigo no asfalto ia pra 1/4 da temp do painel. Raíssimas vezes chegou até a metade do marcador, mesmo em trilhas pesadas.
A troca foi pq o cara que ia consertar o vazamento no radiador disse que podia vazar sempre e em outros lugares. Não tava a fim de ficar administrando isso. parti pro do chevette.
As mangueiras estão 100%. A bomba, 2 dias atrás tava excelente, abri a mangueira superior pra trocar a água e colocar mais aditivo e a bomba tava jóia. Vou ver depois se continua, mas acho que tá boa. A válvula termostática é aberta, logo, não tá trancada...rsrsrs
A coifa (defletor) tb tá bem instalada. Nenhuma mangueira está estrangulada.
A suspeita é sobre o ponteiro mesmo. Chegou beeeeem perto do vermelho (no painel) mas não ferveu. Pode ser que não tenha fervido por causa do aditivo (Paraflu).
A tampa tou usando uma com 2 isolamentos e aparentemente jogou um pouco de água no reservatório e puxou de volta (ainda preciso ver acontecer novamente pra ter certeza disso)
O bom (ou ruim) é que não ferveu. Mas esquentou bastante. Bastou parar uns 10 minutos que tudo voltou ao normal (perto do meio no marcador) Continuamos e depois paramos (lagoa de águas cristalinas)
Ficamos parado umas 4 horas e na hora de sair a água estava normal. Na volta não liguei o ar e a temp. ficou sempre oscilando no meio, um pouquinho acima e um pouquinho abaixo. O condensador do ar tem uma ventoinha genérica de 10".
Se não for o ponteiro ou algum sensor, vou tentar ligar a ventoninha com um interruptor pra funcionar com o ar desligado. Uma coisa eu tenho certeza, o ar ligado prejudica bastante a refrigeração do radiador...
Lucas Lee
06/02/2012, 09:18
O que me decepcionou é que várias pesoas falaram que com o radiador do chevette o problema de aquecimento acabou. Comigo foi o inverso! nunca ferveu nem superaqueceu o radiador original. Só troquei pq que que talvez desse problema de vazamento em breve. Como não é caro e aparentemente ia ficar melhor, então parti pra substituição.
Vou revisar:
mangueira estrangulada
bomba dágua
válvula (certificar que tá 100% aberta)
fiação / sensor / ponteiro de temperatura
tem mais alguma coisa pra ver??
Drummond
06/02/2012, 09:49
Lucas, fique tranquilo q o radiador de Chevette vai te atender, oq está falto é algum ajuste e depois q ajustar isso ñ vai nem lembrar mais dele.
Vc deve dar uma atenção p a possibilidade de ter ar no sistema, p tirar o ar vc deve soltar uma cebolinha q fica no coletor de admição, mas isso colocando água no radiador até sair pelo buraco da cebolinha. De uma atenção p ventoinha viscosa, veja se ela está ok. Se sua termostática está travada mesmo q aberta tire ela fora e rode sem (até resolver, depois ponha um nova q mesmo em Salvador só tem a ganhar c ela). Acho q é isso, acredito muito q seja ar no sistema.
Abs
DMD
O que me decepcionou é que várias pesoas falaram que com o radiador do chevette o problema de aquecimento acabou. Comigo foi o inverso! nunca ferveu nem superaqueceu o radiador original. Só troquei pq que que talvez desse problema de vazamento em breve. Como não é caro e aparentemente ia ficar melhor, então parti pra substituição.
Vou revisar:
mangueira estrangulada
bomba dágua
válvula (certificar que tá 100% aberta)
fiação / sensor / ponteiro de temperatura
tem mais alguma coisa pra ver??
Lucas Lee
06/02/2012, 11:20
Blz. Existem duas cebolinhas. Bem pequenas mesmo. Vou ver isso tb. Mas ar no sistema não sei não, pq foram várias vezes olhando o nível (frio) depois que aquecer e esfriar, e, como tá com a válvula aberta, acho que não teria como, justamente porque o ar (bolha) iria pro ponto mais alto. O ponto mais alto, por sinal, é um pedaço de tubo de aço inox que é o complemento da mangueira pra alcaçar a entrada do radiador lado direito, que fica praticamente na mesma altura da tampa; acredito que o próprio fluxo do líquido "empurra" a bolha pra tampa.
A tampa, apesar de faltar ter certeza que é ela mesmo, o vendedor disse que seria "universal", mas não tava com a caixa pra verificar. Ela tem duas vedações (a do chevette só tem a vedação menor) e as travas são um pouquinho mais largas, mas encaixam no bocal do radiador sem problemas.
Com eu faço pra colocar fotos aqui no forum? (preguiça de pesquisar, rsrsrs)
Lucas Lee
06/02/2012, 11:23
Já ia esquecendo. A ventoinha viscosa não é mais viscosa. É rígida mesmo (travada). Mas as "paletas" dela estão perfeitas. O defletor tb ficou nota 9,5. Só a parte de cima ficou uma fresta bem pequena. Não acredito que seja a ventoinha.
Lucas Lee
06/02/2012, 11:29
Drummond, o seu é 97 certo?
O radiador do 97 já era maior que o do 95 (meu caso)? Em algumas fotos de outros carros tive essa impressão e tb pelo comentário do pessoal aqui neste mesmo tópico.
Você tem o condensador do ar na frente do radiador? E existe uma ventoinha na frente do condensador no caso do original certo?
mas.marco
06/02/2012, 11:55
Lucas,
só de consolo o samurai 98 do meu pai esta na mesma situação: do nada comecou a esquentar.
trocou a valvula termostatica, a bomba esta ok, as mangueiras estao ok e o radiador tbm esta ok.
andou 30km e o pontei começa a subir.
ficou assim apos a ultima manutencao preventiva (geral).
a unica coisa estranha foi que pingou agua bem na direção do diferencial dianteiro e, se vc olhar nessa direção por baixo, ficara entre a bomba d'agua e a junta inferior do motor. e depois pra achar essa goteira? nao pinga mais....
misterio...
Lucas Lee
06/02/2012, 13:49
Resolveu o problema ou ainda esquenta?
Lucas,
só de consolo o samurai 98 do meu pai esta na mesma situação: do nada comecou a esquentar.
trocou a valvula termostatica, a bomba esta ok, as mangueiras estao ok e o radiador tbm esta ok.
a unica coisa estranha foi que pingou agua bem na direção do diferencial dianteiro e, se vc olhar nessa direção por baixo, ficara entre a bomba d'agua e a junta inferior do motor. e depois pra achar essa goteira? nao pinga mais....
misterio...
Drummond
06/02/2012, 17:07
Lucas, o tamanho pode até ser diferente, mas ñ justifica trabalhar mais quente. Se vc ñ sangrou como te falei c certeza tem ar no sistema, absolutamente todas vzs q evacuei a água tive q sangrar o sistema, caso contrário o ponteiro fica louco, pois fica ar na cebolinha e ñ água.
A ventoinha trabalhar direto ñ tem problema mesmo, só ñ vai poder passar em alagados, se passar o carro vira um jet ski e zuar tudo, rsrsrsssss...
A tampa pelo q vc falou ñ tem muito segredo ñ, se ñ vazou, se puxou água p dentro acho q está ok, porém vale lembrar q a minha era do Passat.
Sangra e conta aqui se zerou.
Abs
DMD
O radiador do 97 já era maior que o do 95 (meu caso)? Em algumas fotos de outros carros tive essa impressão e tb pelo comentário do pessoal aqui neste mesmo tópico.
Você tem o condensador do ar na frente do radiador? E existe uma ventoinha na frente do condensador no caso do original certo?
Drummond
06/02/2012, 17:09
Lucas,
Repita as instruções acima sobre sangrar o sistema na cebolinha pequena q tem no coletor de admição.
Bomba dágua quando vai abrir o bico as vzs da uma vazada depois volta ao normal e depois torna a vazar, isso se deve a pressão do sistema q quando vc desliga o carro almenta empurrando o óring p fora.
Abs
DMD
Lucas,
misterio...
mas.marco
06/02/2012, 17:44
então não resolveu não....
continua esquentando (mas não ferve pois ele sempre encosta o carro).
Vou até comentar com ele sobre isso de ar no sistema.
'cebolinha pequena' seria aonde? olhie no meu pra referencia mas nao achei.
O lance é, tirar essas 'cebolinhas' (radiador embaixo + coletor) encher de fluidos (deixar vazar por ali), fechar e pronto?
mas.marco
06/02/2012, 17:45
meu pai vai em abril ao sitio (eu nao irei tão cedo....)
vou tentar imprimir as possiveis solucoes pra ele levar ! rsrs..
dificil fazer a coisa com o carro a mais de 600km....
Drummond
06/02/2012, 17:52
Ñ achei uma foto q sirva de exemplo aqui, vou procurar e depois passo p vcs. A cebolinha fica no coletor de admição, é uma só, se tira ela e coloca água no bocal do radiador, até sair água pela cebolinha, depois põe ela no lugar, tampa o radiador e liga o carro, fica de olho no ponteiro.
Abs
DMD
então não resolveu não....
continua esquentando (mas não ferve pois ele sempre encosta o carro).
Vou até comentar com ele sobre isso de ar no sistema.
'cebolinha pequena' seria aonde? olhie no meu pra referencia mas nao achei.
O lance é, tirar essas 'cebolinhas' (radiador embaixo + coletor) encher de fluidos (deixar vazar por ali), fechar e pronto?
Drummond
06/02/2012, 17:57
Sim tem a ventoinha.
Lucas Lee, lama no radiador ou no radiador do ar q fica na frente tbm faz esquentar, veja isso.
Abs
mas.marco
07/02/2012, 00:01
testar nao tem como.. o carro esta em MG....rs... mas anotei e ja falei com ele.
vamos ver no que dá. ele disse que ligaria pra la e pediria ao vizinho....
alias, essa ventoinha na frente do radiador é do ar condicionado, certo? andei vendo que, se estiver ruim, ao ligar o ar tbm causa aquecimento....
Lucas, dá uma olhada nisso tb.
Dmd, me corrige aí se estiver errado!
[]'s
mas.marco
07/02/2012, 09:31
então... andei pensando: se fosse ar no sistema, a ventoinha girava a todo vapor? nao, né?:pensativo:
Lucas Lee
07/02/2012, 22:17
Drummond, não é lama não (nem fiz trilha com o radiador novo, só um passeio nas dunas). Vou ver sobre a tal cebolinha. Ontem à noitinha deu um tempinho e aí fui mexer nos fios próximos a valvula/admissão e desliguei algum fio pq o carro dá partida mas não funciona. Tava de saco cheio e tinha que sair. Depois vejo melhor e se não consguir puxo ele pelo towbar até o eletricista....(saco)
Uma outra coisa me veio à mente: será que ter uma válvula que restringe o fluxo de água, não ajuda a ter sempre uma reserva de água mais fria no radiador e que seria usada aos poucos enquanto esta mesma válvula abre?
Falo isso porque quando tiro a mangueira superior do radiador, pessoal, é uma vazão que não tem mais tamanho. é um absurdo. Parece uma Itaipu. Não sei se estou errado mas imaginemos o seguinte: o carro tá funcionando com a válvula retendo mais água e o radiador vai esfriando a água que tá nele. Quando chega a temp de abrir, a válvula vai liberando água mais quente e o radiador liberando água mais fria pro motor. Agora imagina essa Itaipu liberando água direto pro radiador e, pela vazão, não dá pra resfriar tanto porque tá passando muito rápido. Será que é uma hipótese que tem fundamento ou tou viajando na maionese?
De qq maneira, vou funcionar o carro, tentar "sangrar" pela cebolinha, testar e se continuar tudo igual vou instalar a tal válvula de uno pra ver no que dá.
Lucas Lee
07/02/2012, 22:20
Sobre a ventoinha na frente do radiador ela tá ok. e quando era o radiador antigo não esquentava tanto. Vocês estão esquecendo que só troquei de radiador porque tava vazando de vez em quando. Ele era eficiente (enquanto não tava vazando)
Lucas Lee
07/02/2012, 22:25
Não tenho 100% de certeza mas acho que a ventoinha viscosa funciona junto com o motor (tempo todo) e a da frente do condensador do ar somente com o ar ligado. Como a minha não é mais viscosa (tá travada) e a do condensador não é mais original (só funciona quando liga o ar), só posso falar do que acontece com o meu.
então... andei pensando: se fosse ar no sistema, a ventoinha girava a todo vapor? nao, né?:pensativo:
Drummond
07/02/2012, 22:50
Lucas, vou ficar brabo c vc irmão, hehehehehhee... Esquece vávula de Uno... Esquece usina de Itaipú e vamos por etapas.
Quanto a lama no radiador, mesmo o seu sendo zero km se o radiador do AC estiver obstruido o carro vai trabalhar mais quente.
Tira sua termostática fora (MESMO Q ESTEJA TRAVADA ABERTA), limpe a tampa, passe um pouco de cola de silicone e aperte os parafusos 12mm c cuidado p ñ quebrar nem espanar. Ponha água no radiador, mas antes solte a cebolinha (segue foto c uma fina seta vermelha indicando).
331269Abs
DMD
Drummond, não é lama não (nem fiz trilha com o radiador novo, só um passeio nas dunas). Vou ver sobre a tal cebolinha. Ontem à noitinha deu um tempinho e aí fui mexer nos fios próximos a valvula/admissão e desliguei algum fio pq o carro dá partida mas não funciona. Tava de saco cheio e tinha que sair. Depois vejo melhor e se não consguir puxo ele pelo towbar até o eletricista....(saco)
Uma outra coisa me veio à mente: será que ter uma válvula que restringe o fluxo de água, não ajuda a ter sempre uma reserva de água mais fria no radiador e que seria usada aos poucos enquanto esta mesma válvula abre?
Falo isso porque quando tiro a mangueira superior do radiador, pessoal, é uma vazão que não tem mais tamanho. é um absurdo. Parece uma Itaipu. Não sei se estou errado mas imaginemos o seguinte: o carro tá funcionando com a válvula retendo mais água e o radiador vai esfriando a água que tá nele. Quando chega a temp de abrir, a válvula vai liberando água mais quente e o radiador liberando água mais fria pro motor. Agora imagina essa Itaipu liberando água direto pro radiador e, pela vazão, não dá pra resfriar tanto porque tá passando muito rápido. Será que é uma hipótese que tem fundamento ou tou viajando na maionese?
De qq maneira, vou funcionar o carro, tentar "sangrar" pela cebolinha, testar e se continuar tudo igual vou instalar a tal válvula de uno pra ver no que dá.
Lucas Lee
08/02/2012, 21:47
Drummond,
Vamos por etapas.
- o condensador do ar está limpo. Não tem lama (quer que eu desenhe??rsrrs)
- já disse e repito: VOU FAZER O QUE VOCÊ SUGERIU!!!
- qual o problema de utilizar a válvula do uno?? Muita gente usa e indica.
Não entendi o que tá te incomodando.....
E outra coisa: e se a válvula estiver travada aberta, faz sentido tirar o ar pela cebolinha ( e vai ficando calminho que é só uma pergunta)...
Já percebi que as pessoas tem que concordar que o que você acha. Quem acha diferente tem que estar errado??
Tá parecendo q vc tem feito pouca trilha, tá meio nervoso.....rsrsrsrsr
Drummond
08/02/2012, 23:06
É vdd Lucas Lee, mas me diz uma coisa, vc acha mesmo q alguém "nervoso" escreveria tanto p um estranho tentando simplesmente ajudar gratuitamente? Quando eu falei "vou ficar brabo c vc irmão, hehehehehhee..." ñ quis dizer bravo nem "nervoso" e sim foi uma forma de ñ desviar o assunto do foco fazendo uma piada, por isso usei "hehehehehehhe..." que aqui no fórum significa um sorriso ou risada amigável.
"Já percebi que as pessoas tem que concordar que o que você acha. Quem acha diferente tem que estar errado??"
Essa frase p mim foi definitiva, realmente vc me conhece muito bem e sabe analisar uma personalidade como ninguém, se já ñ é deveria ser psicólogo.
Bom, desculpe minha tentativa frustrada de ajudar, possivelmente por falar de algo q ñ conheço e por falar aquilo q "acho" e ñ de fato oq sei entendo, desculpe tentar fazer piada ou brincadeira c quem ñ conheço.
Abs e boa sorte.
DMD
mas.marco
09/02/2012, 09:39
:shock:
que isso meu povo!
Lucas, nunca, jamais, foi a intenção do DMD parecer grosseiro ou autoritário! Pode ter certeza, mesmo à distancia. Na maiorira das vezes, não é a intenção de ninguém aqui no fórum!
Acho que TALVEZ você tenha interpretado de forma negativa a 'ironia' brincalhona do DMD.
Diversos 'amigos' aqui do forum me ajudaram de forma direta mas o DMD solucionou DIVERSAS COISAS no meu Samurai só com seu 'achismo' humilde.
Estamos todos aqui com um único objetivo: ajudar. compartilhando conhecimentos e viviencias, no intuito de ajudar.
Veja meu caso: radiador ok, valvula nova, bomba ok. e ainda sim, tive a noticia de que o carro esquentou na rua, subindo a serra de petropolis. TUDO indica, seguindo o 'achismo' do amigo DMD que realmente é ar no sistema (mesmo EU achando que se fosse ar, o carro ia esquentar bem rapido).
Vendi o verdinho por esses dias mas tive essa infeliz noticia de que ele esquentou. Assim como o Samurai do meu pai, que esta a mais de 600km tambem esquentou.
Poderia simplesmente ignorar e fechar os olhos pra isso, já que não tenho mais Samurai e o do meu pai, tem um 'mecanico' que cuida lá em MG. Mas não. Faço questão de 'ouvir' os amigos do forum, que compartilham de suas experiencias, PRINCIPALMENTE, faço questão de 'ouvir' o 'achismo' do amigo DMD, que tanto contribui, colabora e se preocupa em AJUDAR.
Lucas, na boa, vamos compartilhar o clima de aprendizado amigavel e não estressarmo-nos por uma interpretação seca e erronea que algumas frases escritas possam parecer, à distancia.
A proposito, teve resultado com a sangria???
Pessoal, agora estou de GV !
DMD, já pegou outro Samurai ou ainda tá com a cheroca na mente?
Abraços e bons ventos à todos!
Lucas Lee
09/02/2012, 20:36
fatos:
06/02 Eu comento que não tinha gostado muito do resultado do radiador e explico o q aconteceu. Possíveis soluções e o q vou tentar fazer.
06/02 Drummond comenta que deve ser ar no sistema (indica a remoção para tiar o ar). Sugere que tire a termostática e ponha uma nova depois.
06/02 Eu respondo que vou ver sobre a válvula. E explico o porque acho que não deve ser ar. Pergunto se o tamanho do radiador do 97 é maior que o do 95.
06/02 Drummond responde sobre o tamanho e diz que se eu não sangrei pela válvula é certeza que tem ar no sistema
06/02 o mas.marco pergunta algumas coisas e o Drummond responde (achando que sou eu, suponho)
06/02 Drummond comenta que lama no radiador tb faz esquentar
07/02 Eu respondo que não é lama. Digo novamente que vou ver a cebolinha (sangrar). Pergunto sobre a válvula e comento uma opinião minha. (ainda brinco se tem fundamento ou não). Digo que vou instalar a válvula do Uno.
07/02 Drummond: "Lucas, vou ficar brabo c vc irmão, hehehehehhee... Esquece vávula de Uno... Esquece usina de Itaipú e vamos por etapas." Fala novamente da lama, comenta sobre tirar a válvula e sangrar.
Drummond,
Vamos por etapas.
- o condensador do ar está limpo. Não tem lama (quer que eu desenhe??rsrrs)
- já disse e repito: VOU FAZER O QUE VOCÊ SUGERIU!!!
- qual o problema de utilizar a válvula do uno?? Muita gente usa e indica.
Não entendi o que tá te incomodando.....
E outra coisa: e se a válvula estiver travada aberta, faz sentido tirar o ar pela cebolinha ( e vai ficando calminho que é só uma pergunta)...
Já percebi que as pessoas tem que concordar que o que você acha. Quem acha diferente tem que estar errado??
Tá parecendo q vc tem feito pouca trilha, tá meio nervoso.....rsrsrsrsr
Lucas Lee
09/02/2012, 20:38
E o nervoso sou eu?????
(Moro onde você passa férias, esqueceu) rsrsrsrsrsrsrs
Lucas Lee
03/03/2012, 18:16
Até ontem, o resultado da substiuição era: em condições "normais" de trânsito, a temperatura não passa da metade do mostrador; em trilhas, se ligar o ar, passava do meio. Com o ar desligado, sem problemas.
Pra minha surpresa, eu tinha um "ar quente", que nada mais é que um trocador de calor (ou radiador pequeno) de uma Strada que instalei ar-condionado. Pois bem: coloquei ele na saída do ar quente do Samurai e vou colocar uma ventoinha de 8" pra funcionar. E o melhor, ainda fico com passagem ou não, através do painel do Samuca. Seguem fotos (se eu conseguir postar).
Antes que alguém fale, esse é um teste e ainda não consegui posicionar muito abaixo da tampa do radiador do carro (pra não formar bolha de ar).
Uma coisa já é certa: esqueta pra caramba. Ou seja, taaaaaalvez funcione como uma ajuda ao radiador do chevette...334266334267
Joao Baeta
14/04/2012, 03:03
Preciso resposta urgente!
-Qual é a medida da tampa do radiador? 0..9 ou 1.1 ou 1.3 bar?
Pois não aguento colocar agua no radiador....... Pois a tampa nao consegue manter agua adentro.....!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Drummond
14/04/2012, 11:25
João Baeta, vc está usando o Radiador de Chevette? Se ñ me engano a tampa original é 1.1 (veja no site Suzucar se tem uma foto da peça e confirme). Lembro q o meu a água sumia sempre, eu achei q era a tampa e coloquei uma medida acima (como falei ñ lembro qual), daí no mesmo dia explodiu a mangueira do a quente (uma das duas fininhas q entram na parede corta fogo), daí troquei essa mangueira deixando todas 100% novas (antes só havia trocado as do radiador p por do Chevette), pois bem, depois de por a tampa e as mangueiras novas p minha surpresa o carro ñ ligou pela manhã, o motor na verdade nem virava, eu desconfiei que era a junta do cabeçote e tirei a vela do quarto cilindro, foi batata tava cheio de água lá, troquei a junta e nunca mais tive problemas.
Resumindo: Todos meus problemas de água sumir, de radiador vazar, de explodir mangueira foi por causa de uma micro fissura na junta do cabeçote, q mandava pressão do cilindro p o sistema de água, daí depois q coloquei TUDO novo ñ vazou mais, porém a água voltou p o cilindro.
Abs
DMD
Preciso resposta urgente!
-Qual é a medida da tampa do radiador? 0..9 ou 1.1 ou 1.3 bar?
Pois não aguento colocar agua no radiador....... Pois a tampa nao consegue manter agua adentro.....!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Joao Baeta
14/04/2012, 16:15
:arrow:DMD,
Uso radiador do Chevette...
No meu caso só a tampa deixa a agua evaporar......
Até pensei que estivesse entrado no motor.... Mas nem era....
Óleo está 100%....
Qnd estou fazendo trilha vejo o capo soltando a fumacinha branca.... E era a tampa que nem segura a agua e some!
Hoje estive olhando na auto-peça..... Varias tampas..... Teve ate VW com 2 bar....
Continuei com a tampa que está no radiador...
:dance:
Jalisson
15/04/2012, 20:08
Alô parceiros!
Só para constar: Drummond mesmo não o conhecendo sempre me ajudou e foi prestativo... É bom lembrar ao companheiro "nervoso" que isso aqui é um forum voluntário e ninguém aqui recebe nada por isso. E ainda complemento que foi através do forum que hoje tenho 4 viaturas 4x4 em casa e sempre troco informações com os foristas desde muitos anos.
Quanto a tampa do radiador de chevette: Serve a da Toyota Bandeirantes. Server perfeito tb.
rogeriomasih
16/04/2012, 22:04
Estou usando a original, a qual, segundo o vendedor, é a mesma da blazer. É mais cara mas beeeeeeeem melhor.
:arrow:DMD,
Uso radiador do Chevette...
No meu caso só a tampa deixa a agua evaporar......
Até pensei que estivesse entrado no motor.... Mas nem era....
Óleo está 100%....
Qnd estou fazendo trilha vejo o capo soltando a fumacinha branca.... E era a tampa que nem segura a agua e some!
Hoje estive olhando na auto-peça..... Varias tampas..... Teve ate VW com 2 bar....
Continuei com a tampa que está no radiador...
:dance:
Joao Baeta
16/04/2012, 22:22
:arrow:Opa!
Qual é a medida?
Mande o modelo da tampa!!!!
Abs
Lucas Lee
24/04/2012, 15:33
Resumo da adaptação do "ar quente" como um radiador auxiliar: funciona perfeitamente! Já fiz umas 3 trilhas bem pesadas e já andei nas dunas, o que no nosso caso é bem representativo porque força o carro o tempo todo. Em ambas as situações só desliguei o ar pra ter um pouco mais de potência na roda. Nem precisaria se fosse pela temperatura, já que não passou do meio em nenhuma situação. De qualquer maneira a ventoinha de 8" foi acionada mesmo com o ar-condicionado desligado. No meu caso o radiador do chevette sozinho não deu conta do recado mas, apesar de eu mesmo achar que não iria ajudar muito, o "ar quente" até que ajudou bastante. Até agora não tive problema com bolhas de ar no sistema, marca direitinho, retorna quando aquece um pouco mais (reservatório), e 2 mecânicos que viram a adaptação disseram que ficou bem feita.
chuvinho4x4
19/08/2012, 18:41
...essa semana pretendo adaptar radiador de chevette no meu samurai e pretendo manter o reservatorio de expansao...minha duvida e referente a tampa do radiador, qual devo usar...a tampa original do samurai é 0.9BAR e a tampa do passat que o pessoal esta usando é de 2BAR...nao é muita pressao. Tem alguma outra com pressao mais baixa....
eu usaria a tampa de 0.9 bar, é a pressão de trabalho do motor!!!!!!!!!!!!!!!
chuvinho4x4
20/08/2012, 11:58
...com certeza Mauro...o ideal é usar a tampa com 0,9BAR...mas minha duvida é c existe uma tampa q serve no radiador do chevette e q trabalhe com 0,9BAR de pressao...
rogeriomasih
20/08/2012, 23:48
Eu utilizo a original da blazer. Ela trabalha com 15 psi = 1,05 bar
Tampa Radiador S10 Blazer 4.3 V6 Original Ac Delco Gm!!! - R$ 108,70 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-245096543-tampa-radiador-s10-blazer-43-v6-original-ac-delco-gm-_JM)
OBS: Estou enviando o link para o anúncio somente para ilustrar.
chuvinho4x4
21/08/2012, 16:22
ok....vai ser essa que vou usar...Obrigado!!!
Anderson SAMURAI
23/02/2013, 21:02
Colegas, estava preparando o carro para viajar para Salvador (saindo do Sul da Bahia). Fui testar o carro (pois havia desmontado inteiro para reformar e pintar) e, no dia anterior à viagem, uma mangueira estourou. Voltei rebocado para casa e troquei a mangueira. Saí novamente e, outros 14km adiante OUTRA mangueira estourou. Voltei de guincho e não insisti na viagem (certeza de que ia dar merda!!!).
Fomos olhar o radiador do carro. Estava imundo. Três dias antes eu tinha colocado PARAFLU + Água para Bateria (água desmineralizada). Acho que o aditivo fez o serviço dele e limpou o sistema, terminando por entupir meu radiador. Lembrando que o radiador do Samurai tem as colmeias muito finas e pode entupor com facilidade. Devido à dificuldade de revisar o radiador (e porque ele já tinha sido "varetado" há um ano), resolvi partir para a adaptação de outro radiador. O novo do Samurai custa muito caro e difícil de achar. O do Chevette NOVO eu achei por 135 reais em Salvador, mas como estava no Sul da Bahia (Una-BA), terminei por comprar por 200 reais.
Usei o do CHEVETTE (dica do fórum) que, inclusive, tem colmeias (local por onde a água circula dentro do radiador) mais larga (em formato de furo) e difícil de entupir. Não é difícil adaptar. Basta um pouco de expertise, ferramentas e vontade.
Material usado:
- Radiador de Chevette
- Tampa da Toyota Bandeirantes (essa tem 1bar de pressão, quase igual à do radiador do Samuca que é de 0.9bar). Não usem a do Passat, pois essa precisa de 2bar de pressão, ou seja, o carro vai precisar estar com uma mega pressão para que a tampa libera líquido para o tanque de expansão. Entretanto, a melhor tampa é a da S-10 motor 4.3, pois essa tem 0.9 bar e tem dupla vedação (permitindo que o líquido de arrefecimento vá e volta do tanque de expansão - o que é importantíssimo). Não achei, ainda, a tampa da S-10.
- Mangueira inferior do GOL CHT. Não serve a mangueira de outro modelo de GOL. Vi uma mangueira de GOL (usada por outro colega e mostrada em outro tópico) que fica com uma curvatura para cima, o que pode forçar a bomba d'água. Use a do GOL CHT que fica perfeita. Soube que a mangueira do radiador do Lada Laika é PERFEITA para o Samuca com radiador de Chevette, mas essa mangueira é mais difícil de achar que Samurai 2013.
- Mangueira de injeção eletrônica (alta pressão, com trama no meio da borracha), usada para levar o líquido para o tanque de expansão. Usei, também, para substituir as outras mangueiras finas por onde a água quente passa.
- 2 litros de PARAFLU + 2 litros de água desmineralizada (água para bateria)
1 - Comecei pegando uma chapa e fazendo um suporte em formato de "U" (veja foto). Fiz um furo na parte de baixo desse suporte. Em seguida encaixei o radiador do chevette no suporte. Em seguida, usei um parafuso para grudar o suporte no radiador pelo furo que fiz na parte inferior do suporte (na parte inferior do radiador já tem uma porca) (veja foto).
2 -Fizemos os furos na lateral do suporte para poder parafusá-lo nos suportes originais do Samurai.
3 - Em seguida soldei (solda oxiacetilênica) o suporte na lateral do radiador. Antes disso foi preciso cortar um encaixe que existia na lateral do radiador do Chevette (o excesso eu dobrei para poder soldar o suporte em "U"). Veja na foto como ficou o corte. Muito cuidado na hora da solda para não derreter a colmeia do radiador que é de alumínio (rs). O cara soldava e eu jogava água de 10 em 10 segundos. (veja foto) da solda.
4 -Parafusamos o radiador no carro. Ficou bem firme.
5 - Peguei uma chapa fina e fiz dois suportes em formato "L" que serviram para colocar aquela peça plástica que protege as hélices da ventuinha (alguém completa o post com o nome dessa peça -rs). Fiz um furo em cada lateral do suporte (veja foto).
6 - Parafusei um lado do suporte "L" no mesmo parafuso que prende o radiador ao carro. O outro furo serviu para parafusar a peça que protege a ventuinha. A peça ficou perfeitamente encaixada.
7 - Usei a mangueira inferior do GOL CHT na parte superior do Radiador do Chevette. É preciso cortar um pedaço. Não pode ser a mangueira de qualquer GOL, tem que ser a do CHT. Para ligar a mangueira do CHT na entrada da água no Samurai (onde fica a válvula termostática. A propósito: modelo WAHLER 4091.82) é preciso usar um pedaço da mangueira antiga por dentro da mangueira nova (do CHT), pois o diâmetro da mangueira do CHT é maior que o bocal onde ela se ajustará. Depois, não esqueça da abraçadeira.
8 - Na parte inferior usei uma outra mangueira que já tinha adaptado no Samurai (não lembro de qual carro, mas parece muito com a mangueira original inferior do Samurai).
9 - Peguei um pedaço grande da mangueira (fina) de injeção eletrônica (GATES) e liguei o radiador ao tanque de expansão. Saindo do radiador, dobrei para baixo fazendo-a passar sobre o radiador do ar-condicionado (ficou muito legal). (veja foto).
10 - Usei a tampa da Toyota Bandeirantes. 1 bar de pressão.
Do jeito que adaptei, consegui prender o radiador no suporte original do Samurai em 4 pontos com parafusos, além de um parafuso na parte inferior fixando o radiador no suporte em formato "U". Consegui, ainda, encaixar perfeitamente a peça que protege a ventuinha e que direciona o ar para o radiador. A mangueira do suspiro ficou também em lugar excelente.
Para quem achar, melhor usar a tampa da S-10, motor 4.3, como já dito acima. Quando o carro esquentar o líquido sairá do radiador e irá para o tanque de expansão. Quando o líquido esfriar formará um vácuo dentro do radiador e "puxará" o líquido do tanque de expansão de volta para o radiador.
Rodei 40km e o carro esquentou apenas o suficiente.
Adaptação PERFEITA. Parece até melhor que o original Suzuki (rs).
DETALHE: Quem estiver procurando a Válvula Termostática do Samurai, muito cuidado. O pessoal costuma usar do UNO, mas não é de qualquer UNO. Tem válvula de UNO que fica grande no Samurai e não encaixa direito (embora encaixe). A válvula correta é a WAHLER 4091.82 ou MTE 208.82 (Uno Mille ou 1.0 a gasolina, 147, Elba 1.3 e 1.5 etc). Se vc pedir Válvula para UNO o cara pode te dar um dos 3 ou 4 modelos que existem. Prefira a da marca Wahler que não tem erro. Não achei nenhuma das duas na cidade onde estou. Daí, recoloquei a válvula antiga que está boa (ia trocar por prevenção). A borracha de vedação da válvula quebrou e nós pegamos um o'ring, fizemos um rasgo no meio dele pela parte interna (com um estilete) e encaixamos a válvula. Essa borracha faz a vedação superior e inferior da lateral da válvula. Ficou legal, vedou bem e está em funcionamento no carro.
A foto do radiador preto é o antigo (original do Samurai). Quem quiser fazer proposta de compra... manda mensagem para mim.
A foto na qual aparecem duas tampas de radiador é para mostrar como é a tampa de dupla vedação e a tampa do Chevette que não veda a saída da água pelo suspiro (a água que passa pelo suspiro vai embora). Quem quiser comprar essa tampa que inclusive tem válvula de suspiro... email-me.
.3966343966363966373966383966393966403966413966423 96643396644396645396646396647396648
Anderson SAMURAI
23/02/2013, 21:31
Abaixo mais algumas fotos da adaptação.
O radiador encaixou muito bem. A ventuinha não pega em nada. A proteção da ventuinha também não pega em nada e está bem fixa e colada no radiador. A mangueira do suspiro (que no radiador do chevette sai para o lado errado em relação ao Samurai) ficou escondida passando por cima do radiador do ar-condicionado.396668396669
Peguei a estrada por meia hora e o marcador não passou do meio (foto).
Por fim, duas fotos do meu Samurai.
39665539665639665739665839665939666039666139666239 6663396664396665396666396667
Lucas Lee
25/02/2013, 09:52
Belo serviço. E belo tutorial. O meu radiador só fiz uma adaptação diferente: as laterais do radiador original foram retiradas com esmerilhadeira (disco bem fino de 1,6mm) e soldadas no radiador do chevette. Assim utilizei os mesmos suportes originais e a fixação ficou basicamente a mesma. As mangueiras não ficaram tão boas quanto às suas. Um amigo tem um 98 e colocou um radiador de civic. Muito menos adaptação mas muito mais caro. Algo em torno de R$ 600,00 (radiador+mecânico). Mas também ficou mais eficiente que o meu de chevete....não passa do normal da temperatura em condição alguma.
Anderson SAMURAI
27/02/2013, 22:58
Valeu Lucas. Se não me falha a memória tem post seu no fórum sobre a adaptação que vc fez, né?? Acredito que usei várias de suas dicas (estou lembrando de seu nome).
No dia seguinte à adaptação eu viajei 400 km (Canavieiras para Salvador-BA) e o radiador se comportou de forma excelente. Não passou do meio no mostrador. Ao chegar em Salvador, medi a quantidade do líquido de arrefecimento e não abaixou nada. Muito bom.
Lucas Lee
06/03/2013, 08:23
No meu caso, com ar ligado, transito normal, fica sempre no meio. Como nunca estou em transito normal, sempre na trilha, o radiador de chevette não dá conta. Aí tem que desligar o ar condicionado que tudo fica beleza.
Lucas Lee
12/05/2013, 09:38
Pessoal, sexta fomos fazer uma trilha noturna. Olha o que descobri...
Há duas semanas atrás participei de uma prova de Trial aqui perto de Salvador organizada pelo Terrible 4x4 (tá curioso, procure no youtube que tem uns filmes muito bem feitos) e nessa prova o radiador ficou muito sujo. Além disso, o alternador e o bendix deram problema (troquei o alternador por outro de corsa, agora 90amp R$ 300 usado mas bem novo - o bendix custou 115,00 da marca zen (nacional)) e não deu tempo para lavar o radiador do jeito que deveria (fora do carro). Resultado: toda hora a temperatura passava do que seria o normal (o meio). Daí um mecânico que estava na trilha (Luis da Lukar) deu uma olhada no carro e notou uma coisa que estava feito de forma errada: o ar quente estava isolado, mas não de forma "by-pass", estava com duas tampas, que ele condenou e me disse que teria que ser feito um desvio (em forma de U) e não uma interrupção. Fizemos o desvio e para minha surpresa a temperatura passou a trabalhar realmente mais baixa, o que permitiu fazer a trilha. Mandei lavar o carro a assim que puder vou tirar o radiador fora e lavar.
Fica a dica: se tirar o ar quente do seu carro, lembre-se de fazer um desvio e não simplesmente vedar as duas saídas.
Pessoal,
Estou tendo problemas de refrigeração em meu Samurai AP 2.0
Utilizo Radiador novo de Chevette 1.6 e ventoinha elétrica do novo uno.
Está sem a válvula termostática e substitui o sensor de temp do AP pelo original do samurai p/ coincidir com o relógio do painel
Bueno,
Acontece que em deslocamentos onde tento dar uma esticadinha em 5a e andar a 120km/h por um tempo ou em trilhas fechadas e também em dunas, a temperatura tende a subir, e se nao alivio o pé ele chega no vermelho...
Quando desligo o jipe, noto que a ventoinha trabalha muito mais tempo que a de outros samurais com AP 1.8 e configuração bem parecida com a minha...
Conversei com alguns "entendidos" das casas de radiador e a opinião é de que o radiador do chevette não possui volume de agua suficiente p/ refrigerar o AP 2.0
Pergunto a vocês...
Alguma sugestão de outro radiador p/ usar ?
Radiador de óleo adiantaria ?
Gostaria de um radiador que me de uma boa margem de segurança contra superaquecimento...
Abraço Pessoal e obrigado pela ajuda.
Léo
Leo eu usava o radiador do chevete vo vitara com mesmo motor e nao deu conta! coloquei o radiador do tipo com ventoinha do AP e resolveu, foi o maior radiador que coube no cofre do vitara!
E ai Mairo!! td legal?
Valeu a dica... Vou ver se esse do tipo serve no samurai tbm.... Pensei no do opala 4cc que cabe bastante agua, mas nao sei se dá pelo tamanho....
Vamos adiante....
Abraço
Marcos Luiz
30/07/2015, 13:52
Boa Tarde, Léo !!
Amigo, antes de trocar o Radiador, vc poderia tentar colocar um reservatório maior caso haja espaço no samurai !! e também aditivos mais eficientes ou até mesmo uma ventoinha mais potente!
Lembre-se que quanto maior for o radiador, maior será seu peso e possibilidade de quebras dos suportes do radiador em trilhas que sacoleje muito o carro... Nesses carros de trilhas, quanto menor o peso melhor...
Boa Tarde, Léo !!
Amigo, antes de trocar o Radiador, vc poderia tentar colocar um reservatório maior caso haja espaço no samurai !! e também aditivos mais eficientes ou até mesmo uma ventoinha mais potente!
Lembre-se que quanto maior for o radiador, maior será seu peso e possibilidade de quebras dos suportes do radiador em trilhas que sacoleje muito o carro... Nesses carros de trilhas, quanto menor o peso melhor...
Boa tarde amigo.
Utilizo 2 ventoinhas grandes, um vaso de espanação do AP 2.0 e aditivo top de linha... Por sinal caro p/ cacete hahahaah.
Bom seria se isso tudo resolvesse....
Abraço e obrigado pela ajuda
Marcos Luiz
30/07/2015, 18:38
Boa Noite, Léo !!
Rapaz com tudo isso e ainda tá aquecendo ??? Caramba !! Vc já mandou olhar a junta do cabeçote ?? Depois de tudo que vc já fez não creio que alguns poucos litros de água resolvam...
Um abraço e boa sorte!!
Marcos L.
radiador do chevette nao tem como no AP 2.0! não presta! pode desistir! tentei do opala 4cc mas nem instalei, acho que esse do tipo é mais eficiente!
ahhh e uso o reservatório do gol quadrado!
e ai Leo, conseguiu resolver o problema do radiador?
compartilha ai pra gente!!!!
abraço!
rbrunato
19/08/2015, 15:09
Uso no Vitara o radiador original e funciona bem.
Tive de trocar apenas a ventoinha por uma bem mais forte.
Caso não suportasse, iria mandar fazer um radiador, o que no seu caso acho que deva ser a melhor escolha.
Assim, você pode fazer um radiador com uma vazão melhor e mais eficiente além de ser do tamanho ideal para o seu samurai.
Eu quase mandei fazer um para o vitara, mas no fim acabou não sendo necessário.
Niltonluna
11/08/2016, 13:06
:arrow:Ô C.Roberto....
Menos zoaçao..... :concordo:
Até agora nada ferveu... Só aquela vez!
Me diga: Sabe aquele cano pequeno que fica no fundo do motor... Que leva para dentro?
Para que serve aquilo? :pensativo:
Para fazer funcionar o aquecedor, quando Vc vira a alavanca no painel de frio pra quente!
Niltonluna
11/08/2016, 13:45
Olá Marvin, troquei pela ventoinha elétrica do Golf 2015 com ar condicionado ...excelente. Ela liga só uns 30 segundos e já desliga de novo, de tão eficiente que ficou!
João Cerqueira
09/08/2024, 12:01
A historia do radiador do meu samurai chegou ao fim. Preciso comprar outro, o paralelo sai por 1.5k
Outros donos de samurai disseram que o do Jimny serve perfeitamente que o de ranger 97 4cil adapta bem.
Alguem tem alguma dica para me fornecer?