Ver Versão Completa : Pajero TR4 x Pajero Full 3D
galera,
primeiro, desculpe se tem algum tópico igual, mas não vi comparativo deste jeito...
de qualquer forma, gostaria da opinião de vocês, mais entendidos sobre esta questão
tenho, atualmente, um Pajero TR4 AT 2010, comprada 0km indo pros 24mil km...com alguns ups: lift 2", reprogramação de ECU, amortecedores de alta performance (Offlimits FX5/FX7), proteções inferiores, bloqueio kaiser na traseira, snorkel, pneus maiores (Toyo AT 235/65 R17) e espaçadores...ou seja, já foi investido um bom $$$ na preparação deste carro.
entretanto, gosto de acelerar forte, sempre ando bem, velocidade de cruzeiro 130 km/h, 140 km/h, daí, pensei numa Fullzinha (3D) V6, por volta de 2003/2004...
considerando preço FIPE por preço FIPE, os dois carros estão na casa dos 55k Fullzinha e 60k TR4, não quero colocar um real na troca...sem considerar os ups que fiz no meu TR, o valor é mais ou menos o mesmo portanto.
minha dúvida, vale a pena trocar por um Pajero Full 3D (3.5 V6 gasolina) 2003/2004??? ainda vou ter que prepará-la pra trilha...como fiz com o TR4...
ou vale a pena colocar uns trocos pra mexer no motor, aquele famoso 2.0 flex com performance de 1.0 e consumo de V6...hehehehe
não estou pensando nas despesas que a VTR sempre dá, como seguro, IPVA, manutenção etc., que certamente serão maiores na Fullzinha...salvo IPVA
obrigado pela ajuda
ClarkkentTurbo
06/06/2011, 18:51
Cara TR4 é tratorzinho Full é pra Viajar, ja coloquei minha full em trilhas leves mas não achei muito interessante, gosto mais do desafio da TR4.
Agora se vc quer viajar rapido isso a full faz super bem, com a minha 3.2D viajava muito bem, medias de 160km/h... e faz curva melhor que muito carro pequeno por ai...
Cara TR4 é tratorzinho Full é pra Viajar, ja coloquei minha full em trilhas leves mas não achei muito interessante, gosto mais do desafio da TR4.
Agora se vc quer viajar rapido isso a full faz super bem, com a minha 3.2D viajava muito bem, medias de 160km/h... e faz curva melhor que muito carro pequeno por ai...
Clarkkent,
obrigado...uma dúvida, vc tinha uma Full 3D? estranho falar em não ser interessante, há foristas aqui que não trocam por nada...
a intenção é ter mais torque, mais motor...então, uma opção que pensei, é pegar um carro tão robusto e resistente mas com "mais motor" ou deixar meu TR com mais motor, como turbo por exemplo...
abs
PauloLimited
07/06/2011, 00:35
Clarkkent,
obrigado...uma dúvida, vc tinha uma Full 3D? estranho falar em não ser interessante, há foristas aqui que não trocam por nada...
a intenção é ter mais torque, mais motor...então, uma opção que pensei, é pegar um carro tão robusto e resistente mas com "mais motor" ou deixar meu TR com mais motor, como turbo por exemplo...
abs
MAs se vc turbina como q fica a garantia ? ou ela já acabo ?
Vc já viu Tr4 turbinada ? Vai continuar sendo Flex ou vc vai passar so pra alcool ou gasosa ?
garantia é detalhe...rsrsrsrsrs...a VTR está bem mexida e sem garantia em várias peças...motor com ECU reprogramada não tem garantia e o meu, chipei na primeira semana de uso.
turbo é apenas uma opção...blower é outra...alterar o sistema coletor/admissão, escape, é outraopção...a intenção é aumentar a performance, mexendo no motor ou trocando de VTR
portanto, ainda não pensei em nenhuma das suas considerações, as quais, vou levar em conta
abs
Pedro Henrique Neves
07/06/2011, 07:54
Por mais que seja melhor a Full, que tenha mais motor, ainda se trata de um carro 02/03... Ao invés de só gastar com equipamentos para trilha, vai ter que gastar em manutenções preventivas, alem de que se você colocar pra descer na trilha, garanto que a sua TR4 aguenta muito mais que essa Full usada.
Ja que seu carro ja esta todo mechido e etc, partiria pra mecher no motor, trata-se de um carro novo!! Eu, particulamente, não trocaria por nada... A não ser que fosse pra VOLTAR dinheiro pra você, dai poderia se considerar algumas coisas. Eu preferia gastar uns 6~8k mandando fazer um kit turbo organizado, com intercooler, com tudo do bom e do melhor pra seu carro.
ClarkkentTurbo
07/06/2011, 10:01
Clarkkent,
abs
A Minha é uma Full 5D 3.2DID HPE cara negocio q todas as peças da Full são mais caras, o carro é muito grande pra vc meter em qualquer trilha por ai. agora se tem espaço nem falo nada, chega a ser sem graça passar com a Full o controle de tração faz o trabalho de Bloqueio e ela passa por tudo. a minha Estava com pneus Bridgestone originais e minha TR4 tem Bf All Terrain. a Full passava brincando enquanto eu brigava um pouco com a TR4.
Eu Pessoalmente Gosto do Desafio.
SAPO-BOMBA
07/06/2011, 14:04
Vou de Full sem nem pensar 2x....
Vou dar meus 0,01 cents de contribuição hehehe
Cara, eu particularmente, acho que são dos carros distintos para objetivos distintos.
A TR4 é um jipe. Ele é curto, pequeno, mais robusto, e a meu ver, mais preparado para enfrentar as situações de off-road.
A Full é um SUV. Apesar de ter aptidão para lama, é um carro maior, de manutenção mais cara, que em trilhas pequenas com certeza vai te dar um prejuízo com amassados e riscos.
Se você faz apenas passeios e expedições com a viatura, acredito que as 2 vão bem... Agora, caso você faça trilhas médias / pesadas, eu não arriscaria colocar uma Full. O prejuízo e a dor de cabeça vai ser maior que a diversão...
[]'s
então...só pra botar uma pilhazinha...
Full 2003 vale 5k menos que TR4 2010, isto sem considerar os ups que fiz e que posso vender à parte ou tentar fazer rolo pra equipar a Full.
mais um detalhe...as dimensões da Full são um pouco maiores que as do TR4, veja tabela abaixo:
FULL
comprimento 4.385; largura 1.875; altura 1.850; vão livre 235; entre-eixos 2.545
TR4
comprimento 4.058; largura 1.680; altura 1.714; vão livre 215; entre-eixos 2.450
ok, concordo com todos vocês que não estou levando em consideração o fato da Full ser mais cara em vários aspectos - consumo, manutenção, peças etc.
e, com base nos relatos de vcs, estou desistindo da ideia e investir um troco a mais no motorzinho de liquidificador, pra ficar melhor, com mais torque...hehehehe
abs
Celso Pajero
07/06/2011, 23:53
Patto,
Boas....
Não desista tão rápido desta futura opção.
Tenho, desde 2004, uma Pajero IO 2002 (comprada na época com 12.000 km) e já fiz algumas modificações neste período (lift 1,5, pneus BF, parachoque Fourwheel, protetores, etc). Com 9 anos de uso (e com quase 90.000 km) já tive estes momentos de traição com a IO. Nunca mexi no motor da IO, só a troca das velas para iridium (motor 1.8 - menor potencia que a tr4), mas sempre senti falta de mais velocidade em estradas. Meu uso da IO é para viagens off-road com a familia, participar do mitsubishi motorsports ou outdoor e muito pouco em trilhas pesadas, mas sempre faço trilhas leves ou médias. Acredito que para trilhas pesadas nenhumas das 2 Vtrs são indicadas, para isto tem Engesa, willis, samurais, e muitos outros que aceitam adaptações mecanicas tanto em motorização quanto em suspensão. Temos (eu e esposa) outros 2 carros para uso urbano/viagens de asfalto.
Mas voltando ao que interessa.... TR4 x Full (3D).
Hoje não tenho dúvida que iria facilmente de Full (3D). Observe que de uns 3 anos para cá... a Mitsubishi Motorsports (rally de regularidade categoria graduados) tem algumas Full (3D) competindo e tendo ótimos resultados. Na TR4, estamos falando de um projeto de 1999 (século passado ..... kkkk) que foi nacionalizado em 2003 e feito um face lift em 2010. Apesar de ótimo, é um projeto simples e antigo em todos os sentidos, foi concebido para ser o carro de entrada da Mit Japão no mundo 4x4. Já a Full não !!! Sempre foi o carro top da Mit, com tudo de mais moderno e inovador para a marca. Apesar de estar comparando um carro 2003 x outro 2010, a unica vantagem que vejo do mais novo é que vc o tirou zero e conhece todos as vantagens e problemas da sua vtr. Pois mesmo uma Full 2003 Full (3D) é muito mais atual em projeto do que uma TR4 zerada. E outra vantagem importante, todas as Full são made in japan... qualidade muito diferente das TR4 made in Catalão.
Falando de consumo (problema grave na tr4 e IO).... recentemente fui a Ribeirão Preto competir na Mitsubishi outdoor. Fomos em 3 vtr (minha IO, Full 3.2 HPE (5 portas) diesel de meu tio e outra Full 3.8 V6 (5 portas) do meu primo) pela bandeirantes/anhanguera sempre a 120 / 130 km/h. Com a IO (com velas iridium) fiz inaceitáveis 7,5 km/l, a V6 fez o 7,1 (mas com um baita conforto...kkk) e a diesel fez incríveis 11 km/l.
Tenho total paixão pelos carros Mit (talvez pelos eventos que a marca oferece e talvez pela confiabilidade nos produtos) e desde o começo do ano estava a caça de uma Full (3D) 3.8 V6 2004 / 2005 (digo 3.8, pois é o motor atual, com potentes 202 CV originais). Carro na faixa de 70 latinhas. Porém o teste do consumo acima, me balancou. E resolvi esperar (guardar mais $$) para partir para uma 3.2 (3D) 2006, na faixa de 85 latinhas. Como pretendo ficar com o carro alguns bons anos depois, a opção diesel é interessante. E lembro que é o atual motor da Triton, Dakar e Full 2011.
Para aqueles que acham que a Full (3D) é carro para asfalto... lembro também que na edição deste ano do rally Dakar, a equipe Petrobras, com uma Ful 3.2 (3D) 2006 com adaptações passíveis de serem feitas por seres humanos (kkkk) ficou em 14 lugar na geral. Nunca vi uma IO ou TR4 participar, nem em sonho, desta ou de outra prova de velocidade off-road com adversários de qualidade. São mundos diferentes.
Meu veredicto final...... FULL (3D) sem dúvida, pode ser 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 ou onde o bolso der. Pena a versão diesel (3D) ter apenas a partir de 2006... vou ter que esperar um pouco mais.... Não sei se vc já fez algum test drive em alguma loja.... mas se não o fez.... não perca tempo e apaixone-se pelo seu proximo carro...!!! e olha que tenho ¨amor¨ e otimas aventuras com a minha IO, mas o mundo anda... e atualmente andar com uns cavalos a mais no motor é o que faz falta !!!
Abraços,
ClarkkentTurbo
08/06/2011, 00:40
Dei a opinião de proprietario dos dois veiculos. já Fiz expedição nordeste de 7mil km de TR4 e pelo Sul de 5mil km de Pajero Full.
Diferença em estrada é enorme, mais vc quer usar o carro no fora de estrada tbm, e pra esse uso não vejo grande vantagem pra Full. afinal não vamos fazer um fora de estrada pensando que uma simples Neblina da Pajero Full Custa 1190 Legais na Mitsubishi e como é comum na linha mitsubishi com esse aparatos eles são muito frageis, já troquei duas da minha.
O Ideal mesmo seria uma TR4 pra trilhas e uma Full pra estrada.
Tambem não acho vantagem turbinar TR4, afinal ela tem limitações tanto em desempenho quanto em estabilidade, não me imagino viajando a mais que 140 na minha Tr4. isso em descida.
Faça o Test Drive na Full, é um puta carro, depois coloque na balança se vai valer a pena o custo maior que vc vai ter com ela.
Só Comprei a Discovery pelo seguro mais em conta no meu perfil, se não fosse isso casaria com o carro. mas não pra uso Hard Core...
Espero ter ajudado, qualquer duvida manda MP.
Celso Pajero
08/06/2011, 09:33
Dei a opinião de proprietario dos dois veiculos. já Fiz expedição nordeste de 7mil km de TR4 e pelo Sul de 5mil km de Pajero Full.
Diferença em estrada é enorme, mais vc quer usar o carro no fora de estrada tbm, e pra esse uso não vejo grande vantagem pra Full. afinal não vamos fazer um fora de estrada pensando que uma simples Neblina da Pajero Full Custa 1190 Legais na Mitsubishi e como é comum na linha mitsubishi com esse aparatos eles são muito frageis, já troquei duas da minha.
O Ideal mesmo seria uma TR4 pra trilhas e uma Full pra estrada.
Tambem não acho vantagem turbinar TR4, afinal ela tem limitações tanto em desempenho quanto em estabilidade, não me imagino viajando a mais que 140 na minha Tr4. isso em descida.
Faça o Test Drive na Full, é um puta carro, depois coloque na balança se vai valer a pena o custo maior que vc vai ter com ela.
Só Comprei a Discovery pelo seguro mais em conta no meu perfil, se não fosse isso casaria com o carro. mas não pra uso Hard Core...
Espero ter ajudado, qualquer duvida manda MP.
Clarkkent (ou Superman). Gostei do seu nick !!!! kkkk
Concordo contigo sobre o uso em trilhas mais pesadas e sobre o custo destas peças de acabamento serem bem mais caras. Aqui em São Paulo, já consegui, em mercado paralelo, bons preços para alguns itens, porém é uma questão de sorte. Como estamos falando de uma Full 3 portas, acredito que o desempenho dela seja bem superior em off-road do que uma 5 portas. Entre-eixos bem mais curto.
Agora lhe pergunto, nesta faixa de valores que estou começando a procurar (até 90.000) já vi algumas ofertas de Disco 3 ano 2005. Em relação a Full 5 portas, o que deve e o que mata a pau?
Abraços,
Clarkkent e Celso
boas...
valeu, válidas e úteis informações...
Celso, até pensei na Full 3D 2006 diesel, sai por 85k...é interessante, bem interessante, mas num tava a fim de colocar 20k pra trocar de carro...por isso a escolha por uma mais antiga, como a Full 3D 3.5, que deve ter consumo, imagino, na casa dos 5 ou 6 km/l na gasolina...razoável para o porte do carro...
Clarkkent, nestas duas grandes viagens que você fez, o que te chamou mais atenção e o que te incomodou mais, por exemplo, consumo, autonomia, conforto etc.
outro detalhe, andar a 140 km/h, 160 km/h, já ando...o turbo seria para ter mais motor em ultrapassagens e mais conforto na estrada, não pra "dar pau"...e, para evitar, ou pelo menos melhorar um pouco, a questão da retomada de velocidade e redução de marcha...meu TR é automático, é uma merda, qualquer cutucada no acelerador, pronto, cai pra 3ª marcha e não estou falando de kick down...ok, já tive outros carros AT, nenhum deles se comparam com TR e nem estou comparando, mesmo pq, com o Vectra e com o Airtrek, eu andava a 200 km/h, 210 km/h, mas, não fazia um terço do que faço com o TR.
bom, não estou com pressa...tenho um carro novo, sei os defeitos e as qualidades, vamos ver...carro grande como Full 5D e Disco, acho muito bonito, muito legal, mas não teria hoje...compraria uma Triton 2009, de repente até 2010, se fosse pra investir 90k em um diesel, pois além de dar pra fazer alguns ups e deixar o carro pra trilhas médias e leves (minha intenção), teria conforto e autonomia.
abs e obrigado
ClarkkentTurbo
08/06/2011, 11:28
Clarkkent (ou Superman). Gostei do seu nick !!!! kkkk
Concordo contigo sobre o uso em trilhas mais pesadas e sobre o custo destas peças de acabamento serem bem mais caras. Aqui em São Paulo, já consegui, em mercado paralelo, bons preços para alguns itens, porém é uma questão de sorte. Como estamos falando de uma Full 3 portas, acredito que o desempenho dela seja bem superior em off-road do que uma 5 portas. Entre-eixos bem mais curto.
Agora lhe pergunto, nesta faixa de valores que estou começando a procurar (até 90.000) já vi algumas ofertas de Disco 3 ano 2005. Em relação a Full 5 portas, o que deve e o que mata a pau?
Abraços,
Cara peguei a Discovery 3 tem uma semana só, por enquanto estou em lua de mel. a Minha é uma HSE então tem muito mais coisas que na Full. Ainda estou achando Estranho a suspensão da Discovery, é muito confortavel, chega a parecer um Onibus leito, mas quando vc aperta pra andar e fazer curvas ela da uma balançada ate que trava e vai embora. Isolamento Acustico PERFEITO. parado o carro parece ser a gasolina, não faz barulho em movimento é quase imperceptivel o som do motor Diesel funcionando. Resumindo estou apaixonado pelo carro.
Na Full já digo que tem uma das melhores suspensões de mola. muito mas muito bem trabalhada, já viajei muito com ela e sempre com total segurança. Faz curva muito bem. acho que a luz do ESP acendeu comigo 2 vezes, as duas por causa dos pneus Bridgestone que vieram nela, depois que coloquei os Dunlop nunca mais. Isolamento Acustico dela é muito bom não se escuta nada de fora do carro, mas o Motor vc ainda escuta, principalmente em baixas rotações, em alta na estrada vc não escuta nem o vento passando pela carrroceria. Resumindo troquei de carro mais pelo preço do seguro no meu perfil que só a porto seguro fazia e pela Bagatela de 13mil, Fiz o seguro da Discovery e da Tr4 por 10, e ainda sobrou 3mil.
ClarkkentTurbo
08/06/2011, 11:45
Clarkkent e Celso
boas...
valeu, válidas e úteis informações...
Celso, até pensei na Full 3D 2006 diesel, sai por 85k...é interessante, bem interessante, mas num tava a fim de colocar 20k pra trocar de carro...por isso a escolha por uma mais antiga, como a Full 3D 3.5, que deve ter consumo, imagino, na casa dos 5 ou 6 km/l na gasolina...razoável para o porte do carro...
Clarkkent, nestas duas grandes viagens que você fez, o que te chamou mais atenção e o que te incomodou mais, por exemplo, consumo, autonomia, conforto etc.
outro detalhe, andar a 140 km/h, 160 km/h, já ando...o turbo seria para ter mais motor em ultrapassagens e mais conforto na estrada, não pra "dar pau"...e, para evitar, ou pelo menos melhorar um pouco, a questão da retomada de velocidade e redução de marcha...meu TR é automático, é uma merda, qualquer cutucada no acelerador, pronto, cai pra 3ª marcha e não estou falando de kick down...ok, já tive outros carros AT, nenhum deles se comparam com TR e nem estou comparando, mesmo pq, com o Vectra e com o Airtrek, eu andava a 200 km/h, 210 km/h, mas, não fazia um terço do que faço com o TR.
bom, não estou com pressa...tenho um carro novo, sei os defeitos e as qualidades, vamos ver...carro grande como Full 5D e Disco, acho muito bonito, muito legal, mas não teria hoje...compraria uma Triton 2009, de repente até 2010, se fosse pra investir 90k em um diesel, pois além de dar pra fazer alguns ups e deixar o carro pra trilhas médias e leves (minha intenção), teria conforto e autonomia.
abs e obrigado
Patto sempre tive carros turbo e ate hj tenho um, não faça isso no teu carro, se quer um carro confiavel e que na hora que voce quiser pode enfrentar uma viajem grande sem ao menos pensar meia vez se o carro vai aguentar ou não deixa original a mecanica...
Sei como é o cambio da TR4 a minha tbm é automatica. mas o que voce falou é mais questão de costume, eu que atravessei todo o nordeste na minha peguei todas as manhas do carro. uma coisa que não gostei foi da autonomia, principalmente quando vc tem que atravessar o Piaui, atravessei o Estado de ponta a ponta e passei por umas 3 cidades... e com gasolina carissima em postos sem bandeira. inclusive eu estava andando com um galão de 20litros com gasolina podium (pra não ficar aquele cheiro ruim dentro do carro) com medo de ficar no meio do nada cruzando com lugar algum.
De resto o carro foi e voltou ileso de tudo, sequer desalinhou a direção, isso que atolei 2 vezes na areia fofa quente. pessoal fala tanto em toyota, meu irmão foi na Hilux SW4 2001 e teve homocinetica quebrada, pivos, e voltou com algums rangidos na suspensão.
Falando em triton, eu pensei muito em comprar uma, mas so de lembrar da suspensão por feixe de molas e eixo traseiro rigido.... ainda mais em um carro com o motor 3.2 DID que te chama pra acelerar, conheço uma pessoa que ja capotou duas vezes uma triton. mesmo problema da Hilux, que já cansei de ver capotadas em nossas estradas.
Patto, e se vc trocasse por uma TR4 mecânica???
De tudo que já li por aí (pois NUNCA dirigi uma), a TR com câmbio manual é um pouco mais esperta na estrada (aceleração/retomada).
O prejuízo (se não me engano) é que a quinta marcha da manual é mais curta que a quarta marcha da automática. Então na estrada, o consumo vai ser maior ainda em altas velocidades comparada com a automática. Mas vc conseguirá manter uma velocidade maior de maneira constante, em subidas acho que precisará reduzir com menos frequência pois o motor estará sempre num giro mais alto. E claro o barulho do motor tb será mais alto.
E todos os acessórios da sua TR atual caberiam sem problemas na TR mecânica mais nova....
E vc está restringindo suas escolhas a Mit ou iria para alguma outra marca??? Estilo "jipe" acho que teria Tracker e RAV4 tb.... só para complicar um pouco mais sua decisão.....rs
Demorou. Compre a Full e vá ser feliz...
Patto, e se vc trocasse por uma TR4 mecânica???
De tudo que já li por aí (pois NUNCA dirigi uma), a TR com câmbio manual é um pouco mais esperta na estrada (aceleração/retomada).
O prejuízo (se não me engano) é que a quinta marcha da manual é mais curta que a quarta marcha da automática. Então na estrada, o consumo vai ser maior ainda em altas velocidades comparada com a automática. Mas vc conseguirá manter uma velocidade maior de maneira constante, em subidas acho que precisará reduzir com menos frequência pois o motor estará sempre num giro mais alto. E claro o barulho do motor tb será mais alto.
E todos os acessórios da sua TR atual caberiam sem problemas na TR mecânica mais nova....
E vc está restringindo suas escolhas a Mit ou iria para alguma outra marca??? Estilo "jipe" acho que teria Tracker e RAV4 tb.... só para complicar um pouco mais sua decisão.....rs
rbata,
apenas uma correção, a quinta da manual é mais curta (0,8) que a quarta da automática (0,7), por isso que a manual é mais esperta que a automática, mas, é por isso que a AT é mais econômica na estrada que a MT...entretanto, cambio MT não me interessa...o conforto do AT, ainda mais no trânsito de SP (4km em 50min) MT é dureza...
na verdade, restringi minha consulta num carro que acho um tesão, teria fácil, mas é necessário pesar os prós e contras, por isso a opinião da galera é mto bem vinda, como a do Superman....rrsrsrsrs...o Clarkkent, ele tem TR e Full, fala com propriedade, portanto. Mas, claro, aceito sugestões, de VTR realmente jipe, RAV, Ecosport, Captiva, CRV e congêneres não me interessa, não são 4x4 puros, alguns são AWD, então, não dá pra fazer trilha...
Clarkkent,
vc disse que tem carro turbinado, e aí, quais os contras, pq não é indicado ou pq vc disse pra não turbinar?? é uma opção para melhor performance, mas, uns dos cuidados pra preservar o motor seria instalar limitador de giro, pouco antes da faixa vermelha. outra opção é alterar o sistema coletor/admissão/escape e, com isso, ganhar uns 15 cvs...
abs
José Bonifácio Reutemann
10/06/2011, 08:57
Só que o diferencial da manual é mais longo. No cômputo geral a máxima da manual vai ser um pouquinho maior.
Kappa GB
12/06/2011, 20:25
Sobre turbinar, isso é dor de cabeça eterna se for um serviço mal feito.
Agora se for algo de qualidade, não viajar na potencia desejada ae é pau na maquina e esquece.
Agora antes de turbinar eu tentaria outras coisas, pode ser que com elas já resolva a falta de potencia e caso isso não aconteça vc continua utilizando elas na hora de turbinar.
Acredito que uma das coisas que mais ferra com o motor da TR4 é o comando, sei lá que diabo de comando tem nela que causa essa porcaria de buraco na faixa de 3k a 4k rpm mais ou menos.
Esse motor 2.0 da tr4 se não me engano equipou alguns lancer/galant etc e tal mas com potencias bem diferentes, acredito que o comando seja completamente diferente e sirva sem problemas nas tr4 2.0 e deve acabar com o buracão.
Esse buraco é tão grande que mesmo turbinando deve continuar essa porcaria, acho que só resolve no comando mesmo, alias nunca vi um motor assim, tira todo e qualquer tesão de acelerar! haha
vou mexer um pouco mais na TR e ficar com ela mesmo...vou alterar o sistema de admissão/escape e fazer um coletor dimensionado...o carro continuará aspirado, mas com uns 10-15cv a mais e o investimento não será mto alto
depois, qdo os 10-15 cv a mais num servir, vejo onde ainda dá pra melhorar a performance...hehehehe...mas, turbo customizado ainda é uma opção, mais pra frente, quem sabe.
Kappa, sim, de fato, o motor da iO ou das primeiras TR era do lancer (antigos, claro) e a grande diferença de performance entre os carros, fora a proposta de cada um que é totalmente diferente, é o câmbio melhor escalonado do lancer
este buraco, nas AT pelo menos, é por causa do escalonamento do cambio (tb), que nao ajuda, pois a 4ª é mto longa e, portanto, mto fraco...o turbo ajuda, pois ganha-se torque tb, então o buraco deve diminuir bem
abs
ClarkkentTurbo
16/06/2011, 20:40
Patto, nos ultimos 3 meses eu tenho tentado deixar meu Marea Turbo na potencia que eu quero e que muitos amigos tambem usam, 300cv de roda. tive que trocar turbina, escapamento bomba de combustivel, acerto de injeção, embreagem e muitas outras coisas a mais, e ainda não consegui chegar nessa potencia estipulada, a wast gate da turbina Garret Roletada não segura a pressão em altos giros, resultado meu carro esta dando 250cv de roda ate 5mil rpm depois disso vaza toda pressão pela wast gate, resultado vou ter que colocar um coletor de inox com valvula externa la se vai mais 1 mes entre oficina acerto e dinamometro, logico que pra mim isso se paga pelo uso que faço no carro em autodromo. e por ser um carro apenas de passeio e nada de dia a dia, mas pensado em durabilidade.
Agora imagina voce pegar um carro aspirado de fabrica para fazer TODAS as adaptações para um carro Turbo? ainda mais que seja confiavel o bastante para viajar fazer trilhas e tudo mais. ainda mais que acho que este é o seu unico carro...
Resumindo, vc quer ficar com um carro que ande rapido por 3 dias ou ficar com um carro duravel por 10 anos? ah e comece a se acostumar a chamar o mecanico por apelido, levar cervejinha pra oficina no sabado, e se ate a mulher do mecanico te chamar pelo nome meu amigo, isso nunca mais vai ter volta...
huahauhauhuahuhauhuahua
Espero ter te ajudado...
Qualquer coisa manda MP
Kappa GB
17/06/2011, 09:23
Fala Super Homem!
Qual garret vc usa? Eu tenho na minha mwt uma GT2860Rs com waste original dela, tirei 325cv roda sem dificuldade, com coletor original inclusive, unica mudança foi no escapamento que fiz todo de 3".
[]´s
Paulo
Kappa GB
17/06/2011, 09:25
Fala Patto,
O buraco que me referi nem é referente ao mal escalonamento do cambio, mas sim do motor mesmo, vc percebe isso facil entre 3k rpm e 4k/4,5k rpm mais ou menos, alias eu já vi grafico de dina na internet da tr4 e tá lá bem claro essa porcaria. E não conseguiu resolver nada com o chip, então não deve ser coisa de acerto mas sim algo fisico, por isso falei do comando.
[]´s
Paulo
Patto, nos ultimos 3 meses eu tenho tentado deixar meu Marea Turbo na potencia que eu quero e que muitos amigos tambem usam, 300cv de roda. tive que trocar turbina, escapamento bomba de combustivel, acerto de injeção, embreagem e muitas outras coisas a mais, e ainda não consegui chegar nessa potencia estipulada, a wast gate da turbina Garret Roletada não segura a pressão em altos giros, resultado meu carro esta dando 250cv de roda ate 5mil rpm depois disso vaza toda pressão pela wast gate, resultado vou ter que colocar um coletor de inox com valvula externa la se vai mais 1 mes entre oficina acerto e dinamometro, logico que pra mim isso se paga pelo uso que faço no carro em autodromo. e por ser um carro apenas de passeio e nada de dia a dia, mas pensado em durabilidade.
Agora imagina voce pegar um carro aspirado de fabrica para fazer TODAS as adaptações para um carro Turbo? ainda mais que seja confiavel o bastante para viajar fazer trilhas e tudo mais. ainda mais que acho que este é o seu unico carro...
Resumindo, vc quer ficar com um carro que ande rapido por 3 dias ou ficar com um carro duravel por 10 anos? ah e comece a se acostumar a chamar o mecanico por apelido, levar cervejinha pra oficina no sabado, e se ate a mulher do mecanico te chamar pelo nome meu amigo, isso nunca mais vai ter volta...
huahauhauhuahuhauhuahua
Espero ter te ajudado...
Qualquer coisa manda MP
cara, vc tá pensando no uso extremo que vc faz do carro...eu cogitei a possibilidade de melhorar a performance por dois motivos, primeiro, o buraco que o Kapa menciona, especialmente no cambio AT...o segundo motivo é que vou crescer a VTR e seus pneus novamente...os originais são 225/65 R17, já uso 235/65R17 e, em breve, vou colocar MUD KM2 245/70R17, ou seja, a VTR vai ficar mais "pesada", os pneus são mais largos, mais altos e MUD...
então, como gosto de andar bem - 120/140 km/h - e com os pneus maiores, o carro vai ficar mais xoxo, vou melhorar a performance e, se não suprir, amenizar a falta de torque em 4ª...portanto, meu uso não é extremo, ao contrário, é tranquilo...aliás, como viajo muito, às vezes por estradinhas pista simples, ter mais torque para ultrapassagens, é sempre bem vindo e uma tranquilidade que quero ter...
o que imagino para o meu kit customizado, é visar "proteger" o motor (na medida do possível, claro), então, por exemplo, a pressão será apenas 0,5 bar com booster a 0,7 bar, limitador de giro a 5.500 rpm, etc....são cuidados que vou tomar, SE e qdo for turbinar...
de qualquer forma, suas dicas e comentários são importantes e agradeço...foram levados em consideração para a decisão de investir um pouco mais em performance e, por enquanto, desistir do turbo.
abs
Fala Patto,
O buraco que me referi nem é referente ao mal escalonamento do cambio, mas sim do motor mesmo, vc percebe isso facil entre 3k rpm e 4k/4,5k rpm mais ou menos, alias eu já vi grafico de dina na internet da tr4 e tá lá bem claro essa porcaria. E não conseguiu resolver nada com o chip, então não deve ser coisa de acerto mas sim algo fisico, por isso falei do comando.
[]´s
Paulo
e aí Kappa...
então, eu chipei a minha logo que comprei...depois que fizer o lance do admissão/escape...vou passar a VTR no dyno e ver como ficou e posto aqui, aí a gente vê melhor o buraco...que, aliás, disse que o cambio mal escalonado contribui para ele...rsrsrsrs
fiz meu chip com o Reiko e depois, o Medina refez o serviço...o Medina analisou toda a "eletrônica" do carro e a regulou...ficou melhor que o serviço do Reiko, mas, ainda sinto "que falta alguma coisa"
já mudando um pouco de assunto...rsrsrs...um dos motivos da decisão de mexer na admissão/escape é para melhorar a entrada de ar...como o Medina brincou, minha TR tem asma...hehehehe...e o snorkel não ajudou muito, embora pegue um ar mais limpo e frio, ainda assim a lenta do meu carro "ta gorda"...
assim que o serviço estiver concluido e o dyno ter analisado, posto aqui as impressões
abs
ClarkkentTurbo
17/06/2011, 09:51
Fala Super Homem!
Qual garret vc usa? Eu tenho na minha mwt uma GT2860Rs com waste original dela, tirei 325cv roda sem dificuldade, com coletor original inclusive, unica mudança foi no escapamento que fiz todo de 3".
[]´s
Paulo
Tambem uso GT2860RS .64 a minha não ta segurando pressão de jeito nenhum, o maximo que consigo é 1,3kg com a wastgate desligada, quando da esse pico a pressão cai totalmente. achei estranho pq no do meu irmão usavamos essa mesma configuração com motor forjado e deu 374cv de roda...
Fazer o que né, já falei com o meu preparador pra ligar na 4D e fazer o orçamento do coletor, não quero esperar 2 meses pelo coletor do Teteus ou Magoo.
ClarkkentTurbo
17/06/2011, 09:58
cara, vc tá pensando no uso extremo que vc faz do carro...eu cogitei a possibilidade de melhorar a performance por dois motivos, primeiro, o buraco que o Kapa menciona, especialmente no cambio AT...o segundo motivo é que vou crescer a VTR e seus pneus novamente...os originais são 225/65 R17, já uso 235/65R17 e, em breve, vou colocar MUD KM2 245/70R17, ou seja, a VTR vai ficar mais "pesada", os pneus são mais largos, mais altos e MUD...
então, como gosto de andar bem - 120/140 km/h - e com os pneus maiores, o carro vai ficar mais xoxo, vou melhorar a performance e, se não suprir, amenizar a falta de torque em 4ª...portanto, meu uso não é extremo, ao contrário, é tranquilo...aliás, como viajo muito, às vezes por estradinhas pista simples, ter mais torque para ultrapassagens, é sempre bem vindo e uma tranquilidade que quero ter...
o que imagino para o meu kit customizado, é visar "proteger" o motor (na medida do possível, claro), então, por exemplo, a pressão será apenas 0,5 bar com booster a 0,7 bar, limitador de giro a 5.500 rpm, etc....são cuidados que vou tomar, SE e qdo for turbinar...
de qualquer forma, suas dicas e comentários são importantes e agradeço...foram levados em consideração para a decisão de investir um pouco mais em performance e, por enquanto, desistir do turbo.
abs
Mas como te falei patto, meu carro já é turbo de fabrica sem nenhuma adaptação só troquei turbina, e já da trabalho imagina uma TR4 que poucos tiveram coragem de turbinar, vc vai ser um dos primeiros e quem se aventura na frente sempre se lasca primeiro....
Entendo o seu descontentamento com o carro, a minha TR4 tbm é automatica, tbm usa BF AT 235 e ainda é a gasolina 2006...
Mas é o que eu sempre falo pra quem me pergunta da TR4 é um puta Jipe, não espere conforto de sedan, nem desempenho de esportivo. Eu me contento com o desempenho dela pela durabilidade que isso traduz no fora de estrada, vou com a minha TR4 onde o povo vai de Willys e volto com ela do mesmo jeito e segunda feira minha esposa ainda sai com a minha filha no carro, enquanto muito Vitara e Willys vai direto pra oficina.
concordo com vc...depois da trilha, dependendo de como for, basta lavar e continuar rodando de boa...
o Maurício Neves, de Curitiba é craque em turbinar TR4...já fez várias...mas, por hora, a questão do turbo está superada (por enquanto pelo menos) hahahaha
primeiro vou mexer na admissão/exaustão, amanhã já terei a primeira conversa à respeito...depois posto aqui as imprensões
abs
Kappa GB
18/06/2011, 17:31
Opa, esse Mauricio acessa aqui o forum? Ele bem que podia falar um pouco sobre o serviço dele de turbinar as Tr4.
[]'s
Paulo
Para trilha prefiro não opinar
Porém dirija uma FULL ai tu vai ver!
A caranga boa demais! Não consigo comparar um tr4 nela, ainda mais a 3D ! Forte demais!
Tem algumas diferenças que ninguém comentou aqui.O fato da suspensão da Full ser independente na traseira, ela não tem aquele diferencial pendurado agarrando nos facões.
A posição de dirigir é mais alta e não só o fato de a viatura ser mais alta, a posição é mais “sentada” do que esticada, ganha mais espaço interno, esquece o desconforto do banco traseiro na tr4, é espaçosa como um sedan de luxo. O ruim, para os zequinhas, é o acesso ao banco e não ter janela para abrir. O porta-malas não é grande, mas é equivalente à TR4, isso se não for maior.
Eu tinha uma G Vitara e fui dar uma olhada na tr4, achava a GV pata-choca para andar, era porque eu ainda não havia andado na tr4 e olha que ela estava no álcool. Já a Full 3.8 a aceleração é imediata, ao contrario da triton que começa mansa [mansa, em termos, ok?] e depois empurra com força. Cambio 5 marchas auto, não se percebe buracos nas trocas. O silencio, se você estiver apenas passeando, ele é muito, muito silencioso, até você fazê-lo mostrar as garras, ai é uma delicia. Quer brincar um pouco? Desligue o controle de tração e fique à própria sorte. É sério.
Quanto a ecolha tr4 ou full, não feche nada sem antes experimentar cada um.
Obs: Apesar de algumas Full estarem usando aros 18”, os discos, acredito eu, parecem da época dos aros 16”, tem um bom espaço entre o aro e as pinças. Qualquer hora vou tentar colocar uma roda da triton [16”] na ful e ver se não agarra em nada.
Um abraço
Obs: Apesar de algumas Full estarem usando aros 18”, os discos, acredito eu, parecem da época dos aros 16”, tem um bom espaço entre o aro e as pinças. Qualquer hora vou tentar colocar uma roda da triton [16”] na ful e ver se não agarra em nada.
Prezado goyabah:
Também estou interessado neste assunto. Por favor, informe quando tiver chegado a uma conclusão. Minha ideia é usar pneus 265/70 R16.
Kappa GB
23/06/2011, 11:52
Se não me engano no site da miti diz que a full usa discos de 16" então não vai entrar roda 16", no minimo 17" e olha lá!
[]´s
Paulo
Se não me engano no site da miti diz que a full usa discos de 16" então não vai entrar roda 16", no minimo 17" e olha lá!
[]´s
Paulo
Kappa:
Sua informação está correta. Por outro lado a Ficha Técnica da Triton informa que ela usa discos ventilados de 16" com rodas também de 16". Pode ser que quando a Miti diz que o disco é de 16" não significa que este é diâmetro e sim que o disco é compatível com rodas de 16". A coisa me parece bastante confusa. Vai entender.
Vou tentar fazer a troca de um dianteiro, depois eu aviso no que deu. Vou chutar que essas 16" são medidas com a pinça, porque nos dois manuais dizem ser de 16. E ainda tem o offset... Se der certo, é descolar roda de ferro da L200, montar um jogo e arrumar um lugar para guardar os trambolhos.
Ola Neto.
Roda aro 16" numa pajero full com aro 18" da certo sim. Acabei de trocar só um aro na dianteira e não deu problema, nada raspa, ate o offset ficou igual. A unica diferença é que a rodagem final na full é ligeiramente maior que a rodagem da trit, ai o carro ficou um pouco inclinado para o pneu da triton.
Até por que o pneu da triton esta quase no final de vida e a full esta novo. na altura ficou uns 20mm mais baixo. voce vai poder ver isso na foto onde eu bati bem na direçao no centro do carro para não dar diferença óptica.
Veja tambem que os pesos do aro ficam com uma folga de 4mm para a pinça.
Veja as fotos:
298946 298948 298949
298947 298950
Ai vale a pena pegar um jogo aro da triton em desmanche, pois, tem uns sem noçao que esquecem que estão dirigindo um caminhão e na verdade acham que estão pilotando um porche. Ela chega rapido nos 180km/h, porque o motor corta! Só que não faz curva e nem para com facilidade, 2ton no é mole de parar.
E para quem esta indeciso se deve pegar uma full para off-road? Não vai ser o fato de não achar pneu para aro 18". Troca a roda. Da certo, pelo menos da full 3.8, da 3.2 eu não sei se tem diferença no conjunto dianteiro de freio.
E é um carro forte de andar, não lhe falta motor e nem consome muito a mais que a tr4. na minha maneira de andar, o que eu fazia na cidade 5,5 com o G vitara 2.0 auto, estou fazendo 4,9 com a full. Distancias curtas, transito travado, tudo isso influencia. Ainda não fiz longa distancia na estrada com a full, uso a triton. Mas deve ficar entre 7 e 9Km/l.
Um abraço e espero ter ajudado.
Enrique
Enrique.
Excelente trabalho. Acho que ficou claro que é perfeitamente possível usar pneus com aro 16" na Full duas portas. A 4 portas por ser mais pesada utiliza discos de 17", e certamente não seria possível a utilização de pneus com aro 16".
A inclinação de fato é perceptível, mas a diferença de diâmetros para pneus novos não passa de 2 mmm: 775 mmm para o 265/60 R18 e 777 mm para o 265/70 R16. Creio que a diferença pode ser devida ao desgaste e também a diferença de pressão.
Abraço e obrigado pelas informações.
Neto
Kappa GB
25/06/2011, 21:46
Esses pesos do aro são os comuns ou aqueles "slims"? Na proxima pode colocar "slim" se bem que nem precisa.
Como ficou a distancia da pinça pros palitos da roda?
Neto a full tem realmente discos de 17"? Legal isso, um bom upgrade de freios pra 3D.
[]'s
Paulo
Paulo:
Realmente a Full 4D utiliza discos de 17". Por outro lado, a massa da 4D é cerca de 200 kg maior do que a da 3D.
Esses pesos do aro são os comuns ou aqueles "slims"? Na proxima pode colocar "slim" se bem que nem precisa.
Como ficou a distancia da pinça pros palitos da roda?
Neto a full tem realmente discos de 17"? Legal isso, um bom upgrade de freios pra 3D.
[]'s
Paulo
Olá Paulo e demais acompanhantes deste tópico.
Os pesos são os comuns. A distancia da pinça para os palitos da roda são quase os mesmos. Da a impressão q a roda da triton fica ligeiramente mais funda q a da paj full, isso externamente, a diferença é que os palitos da full são mais maciços e a da trit que são mais finos, algo mais estético que estrutural.
Uma coisa que eu percebi é que a estabilidade ficou mais para triton do que full. Ta escorregando um pouco mais de dianteira devido à altura do flanco do pneu ter aumentado, ele dobra mais. Tai uma das coisas que derrubam a estabilidade da triton, fora a distancia entre eixos que na 3P que é 1/2m menor, é muita diferença, principalmente no off que já me fez amassar o estribo em pedras no caminho que não tinha como evitar. Antes o estribo que a caixa, né?
Enrique
Um abraço.
Outra coisa para considerar entre full 3P x trit. O freio. Apesar de terem o mesmo peso, a full para muito melhor que o caminhão, freio com pistão duplo na frente e disco simples atrás contra pistão simples e tambor, mas um baita tambor. Fora um sistema de controle eletrônico, abs e estabilidade, que não esta para brincadeira. no controle de estabilidade se voce abusa, vc vê no painel as pinças mordendo os discos do lado interno isso ajuda o bicho a virar. Acho que não vai funcionar se estiver só em duas rodas... Ainda mais utilizado um pneu com perfil 80!
ClarkkentTurbo
26/06/2011, 18:37
A Desculpa não pode ser não achar pneu 18. já acharam os 19 pras Discovery.... :twisted:
Reativando o tópico após quase 3 anos parado.
Estou na mesma intenção trocar minha TR4 08 por uma full 3d 08.
Quero um carro maior pra familia, mas não gigante como a 4d. Meus filhos são pequenos, e já não uso as portas traseiras da tr4 eles preferem entrar e pular pelo meio dos bancos...(!)
Pelo que entendi o porta-malas é de tamanho semelhante nas duas (me corrijam se estiver errado) então me atende.
O desempenho em estradas pelo jeito é fenomenal na 3D, na TR é um tanto desconfortável pois tenho 1,90. E o consumo é semelhante também (?)
O desempenho off-road da full é um pouco mais limitado que na TR, mas já não faço nada pesado com ela mesmo... Pela descrição dos especialistas aqui tudo tende ao meu próximo carro ser a full.
Sobre seguro é muito mais caro? Ainda não cotei. E se for há alguma outra forma de segurar que nao as seguradoras comuns?
Desde já obrigado!
paulosergio
05/04/2014, 08:05
Reativando o tópico após quase 3 anos parado.
Estou na mesma intenção trocar minha TR4 08 por uma full 3d 08.
Quero um carro maior pra familia, mas não gigante como a 4d. Meus filhos são pequenos, e já não uso as portas traseiras da tr4 eles preferem entrar e pular pelo meio dos bancos...(!)
Pelo que entendi o porta-malas é de tamanho semelhante nas duas (me corrijam se estiver errado) então me atende.
O desempenho em estradas pelo jeito é fenomenal na 3D, na TR é um tanto desconfortável pois tenho 1,90. E o consumo é semelhante também (?)
O desempenho off-road da full é um pouco mais limitado que na TR, mas já não faço nada pesado com ela mesmo... Pela descrição dos especialistas aqui tudo tende ao meu próximo carro ser a full.
Sobre seguro é muito mais caro? Ainda não cotei. E se for há alguma outra forma de segurar que nao as seguradoras comuns?
Desde já obrigado!
Nico, Sao carros completamente diferentes, tanto a 3.8 gasolina como a 3.2 diesel, sao realmente disparado na frente o seus desempenho na estrada e cidade, ja no off road é que a full se destaca mais ainda. Na verdade nunca pus a minha no off road ainda, mas em relatos, sao um dos melhores carros devido a seus sistema de traçao com controle de traçao (que é melhor do que bloqueio de diferencial). Limitado um pouco pela altura livre, mas facilmente resolvivel.
Quanto ao seguro, o meu saiu por R$ 3.400,00 com franquia reduzida de R$ 1.200,00 com cobertura na America do sul e outros dengos.
Se voce estiver falando de uma 3.8 gasolina, de fato o consumo é semelhante ao tr 4 (segundo relatos aqui do forum), mas voce estará andando com 250 cavalos
Galera,
Vou reativar o tópico, pois estou com a mesma duvida do nosso amigo em 2011, porém 6 anos depois.
Estou querendo adentrar no mundo 4x4 pois gosto de aventura (escalda, praias desertas, montanha, etc.) e sempre pego um barranco que se chover não consigo trafegar com meu coitadinho de um carro urbano (ainda não quero me aventurar nas trilhas de verdade).
Pesquisando fiquei na duvida dos dois veículos TR4 2010 e Pajero Full 3D 2004/2003 carros pequenos que continuam com valores muito similares porém com km muito diferentes da época em que esse tópico foi discutido o que pode alterar a decisão.
Uma TR4 2010 é facil... é possível achar uma top com 70-80 km pelo preço que posso pagar atualmente, deve dar uma manutenção dentro do esperado sem nenhuma grande surpresa pra um carro confiável (Claro que avaliado corretamente na hora da compra).
Agora a Pajero Full 3D 2003/2004 hoje em dia é possível achar algumas com 250km pela mesma faixa de preço, agora como já foi abordado a full tem uma manutenção muito maior pelo fato de ser importada, e fica a duvida. Com essa idade e uso do carro a manutenção vai pra alturas? ou realmente o carro japonês dura 100 anos e 1500 km sem gritar? alguém tem uma Full 3D antiga dessas e pode compartilhar essa experiencia?
Desculpe se estou tirando a duvida no lugar errado. Sou novo no forum.
Abs.