Ver Versão Completa : Vibração no samurai 97
eustaquio-almeida@uol.cor
05/06/2011, 18:37
Caros colegas. Sou novo por aqui, e tenho um samurai a pouco tempo e a viatura apresenta muita vibração principalmente em 3ª, e 4ª marcha sempre que mais exigido ou em baixa rotação. Será que tem algum remédio para isto? O que pode estar acontecendo com a viatura?
Pedro Bachir
05/06/2011, 20:19
olá, isso a qual velocidade mais ou menos? a vibração vem da transmissão?
Césaramg4x4
06/06/2011, 10:48
Bom dia amigo tenho um samurai 97/98 que faz a mesma coisa, já andei no samurai de um amigo 93/94 que fazia a mesma coisa não sei se isso e defeito ou normal no samurai espero que alguém mais entendido de samurai possa solucionar essa duvida.
eustaquio-almeida@uol.cor
06/06/2011, 20:46
Velocidade de 50km +ou-, dai pra cima.
como ta o balancemanto e a cambagem? qual pneus usam? em velocidades maiores nos carros "normais" custuma ter uma tripidaçao devido a falta de cambagem e balancemento... bom isso sao pras "altas" velocidades....
Matheus França
05/08/2013, 10:00
Meu samurai 1995 tem o mesmo problema do Samurai do Eustaquio... Vibra muito em 3° e 4° marcha, está com balanceamento e geometria em dia, uso pneus Pirelli Scorpion 225/75/15...
o meu tem disso tb...
o coxim do cambio do meu ta ruim...seria isso?
Gersonmarques
06/07/2019, 12:44
Meu samurai ta vibrando muito . ja balanciei os cardam e continua a mesma coisa na baixa vibra e velocidade mais alta nao vibra ..sera q algum pode me ajudar por favor
luizcarlosw
08/07/2019, 08:48
Olha dando um chute ... os eixos cardan possuem a particularidade de variar a rotação, irregularidade de movimento, quanto mais curvo estiver sua conexão maior a irregularidade de movimento que geralmente é anulada se as duas pontas tiverem ângulos iguais.
Quanto maior o ângulo ( que se acentua com os lifts ), maior a irregularidade de movimento, o giro não é fluido como se imagina, há uma pequena variação de rotação.
Pode ser que por características do projeto do samurai mais seco, + lift + pneus maiores que aumentam a variação na roda + coincidência com um ponto de ressonância de todo o conjunto ocasionem esta vibração.
Em resumo, além de garantir boa lubrificação, é necessário garantir a menor diferença de Angulo possível entre as duas pontas do cardan para que a irregularidade de rotação seja compensada, um coxim cansado deixando a caixa de transferência levemente angulada para frente ou para trás, ou ainda o eixo traseiro levemente angulado pode deixar esta diferença de ângulos e a vibração na rotação no ponto de ressonância.
E no fim de tudo, mesmo sendo compensada, pode haver alguma força angular agindo no cardan que o conjunto do candan do samurai não consiga segurar ou amortecer...
Angulacao de Montagem | Carpel Sistemas de Transmissao (https://www.carpel.ind.br/blog/angulacao-de-montagem.html)
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4276857/mod_resource/content/1/Aula%203%20-%20Elementos%20de%20m%C3%A1quinas%20e%20mecanismos .pdf
567429
567430
567431