Ver Versão Completa : O que é obrigatório quando da retífica do motor bf
vavarusso
05/06/2011, 13:43
O que nao devemos deixar de fazer quando abrimos o motor do jeep. O básico.
Marcio Rossetto
05/06/2011, 21:45
A primeira ação é analisar se o bloco esta bom :
1- se não há trincas nas sede das vávulas , principalmente do escape, pois ali não dá para arrumar .
2- Se os "buracos " onde vão os tuchos estiverem com folga, desista que não fica boa a retífica , arruma outro bloco.
Conclusões : se ambas as condições estiverem razoáveis , faça a retífica .
Vai da retifica que vai fazer....
Se é para andar por ai uma vez por semana, fazer uma trilha basica a cada 3 meses...nem esquenta muito, deixa numa boa retifica que eles se viram
Se á intenção é durabilidade para usar todo dia, consumo diário, confiabilidade. Pega o manual do mecanico e começa a chorar !
Do motor que tenho desmontado do lado da minha mesa:
As valvulas estão gastas...o corpo esta lixado...tem que trocar as 8 valvulas e consequentemente suas guias !
As molas das valvulas de escape parecem otimas, sem ferrugem, não estão tortas, MAS, deveriam ter 50mm de comprimento e só tem 47 ! certamente ja estão cansadas ! Nem vou medir a carga no dinamometro...tem que trocar
As molas das valvulas de admissão estão com pits (uns micro furinhos de ferugem)....tem que trocar
Os pratos de mola do escape estão com um barulhinho estranho, como se tivesse areia dentro ! ......tem que trocar
Os pratos de molas da admissão estão comidos...tem que trocar
O manual diz para trocar as travas das valvulas junto com as valvulas....
O balancim, no meu caso esta inutilizado...mas em casos onde a aparencia quer te enganar, veja as buchas dos balanceiros....desmontar o balancim é dificil, tem que tomar cuidado para não quebrar tudo...mas o balancim com folga engana a regulagem das valvulas
As varetas de valvulas, estão levemente empenadas...melhor não fica...tem que trocar
As bielas ? Manda por no aparelho que mede o empenamento de biela....não podem estar torcidas ou empenadas...as vezes da para endireitar...senão tem que trocar
Bomba de oleo...não adianta só lavar...tem que medir a folga interna e depois de funcionando regular a pressão com calços
Distribuidor ? Puts isto é um parto de octuplos ! Vai no sistema do Sergio Raposo e nunca mais se incomoda ? Vai embuchar o distribuidor velho e correr a tras de um avanço a vacuo original ?
Filtro boia ou pescador....o meu esta pesado...acho que esta "fazendo agua" ainda não pensei como esvaziar ele e depois garantir uma vedação realmente eficiente.
O bloco em si, como disse o Marcio tem que procurar trincas, se as tuas valvulas de escape forem as pequenas, ainda da para ajeitar alguma trica instalando as valvulas de escape modernas que são um pouco maiores. Segue um texto simples que explica como procurar as trincas, as tres latinhas custam pouco mais que 70 pilas...
Acho que ai ja tem um pequeno começo para olhar
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