Ver Versão Completa : Erros que nao devemos cometer ao comprar/reformar/restaurar um cj
vavarusso
05/06/2011, 13:39
Olá pessoal! Estou querendo entrar nesse mundo fascinate que é reformar uma dessas VTRs para diversão. E assim sendo pesso ajuda de todas para compartilhar aqui os seus erros, e se fosse hoje depois da experiencia como procederia. Compartilhe sua experiencia para motivar e nao deixar o jeep morrer em galpões abandonados..
xicoffck
05/06/2011, 19:03
Pesquisar muuuuuuuito antes de fazer qualquer modificação, desde que seja a mais simples até a mais complicada! abraços
M-Beltrame
05/06/2011, 19:21
X 100000000
Pesquisar muito antes d qualquer modificação ou compra.
Outra coisa q eu acho muito importante é vc ter certeza dq quer q o jeep faça (on ou off road) fazer o maximo de trilhas com os amigos para ver como é a "pegada" das trilhas q a sua turma faz e montar a viatura do jeito q VC quer.
Tem gente q fala q o melhor é montar uma viatura bem "simples" e depois ir modificando eu discordo, na minha opinião o certo é fazer uma vez só ou deixar os próximo ups "estruturados".
T+
Ola Vavarusso...
Espero que vc goste deste mundo off road,
fazer adaptação sim mas com muito cuidado, pois a segurança vem em primeiro lugar um abraço.
antonio donizeti
05/06/2011, 20:01
toda modificaçao e todas peças que forem ser utilizadas; so depois de muita pesquisa , ouça opinioes , tire duvidas , pergunte muito , e so depois de ter a certeza que e aquilo que deseja execute . procure conter a empolgaçao . no demais e curtir ; bem vindo a familia 4x4
Muita pesquisa...escolha de pessoal habilitado para certas instalações(eu já fiz uma m.) :)
alexrs1610
05/06/2011, 21:16
Vamos a um exemplo na prática:
Quando comprei meu jeep, com sistema de freio original, na ansia de "andar logo" com o jeep, reformei o sistema original,:parede:.... gastei quase o mesmo valor de um sistema a disco e tomei alguns sustos com cilindros de roda travando ou estourando.....:shock:...resultado: alem do risco que corri, gastei 2x com o mesmo item no jeep....
Abs,
hercilio.neto
05/06/2011, 21:50
Acho que os CJs são os veículos com as maiores possibilidades de adaptação. Existem adptações prontas: pinças e discos, flexiveis, radiador, suportes, tanque, high steer, feixe de molas, amortecedores, coxins e flanges que permitem colocação de motores e cambios diversos. Tudo pronto.
Tem anunciante que sugere a possibilidade de construir um CJ zero km. Tudo zero... chassi, carroceria, motor, transmissão, tudo.
Como alguém já falou aqui, pesquise. Tudo depende da utilização que será dada e quanto se quer (ou pode) gastar.$$
Procure adptções que já são consagradas. Assim não terá problemas e nem prejuízo.
Boa sorte.
Em tempo: Também cometi a besteira de reformar totalmente o freio e depois cheguei a conclusão de que o freio a disco é imprescindível e troquei. No meu caso, que é uma Band, existem as peças originais que não requerem adaptções somente atualização.
vavarusso
06/06/2011, 01:27
Pessoal muito obrigado pelas contribuições até agora recebidas. Os amigos tocaram em pontos importantes. Que é como vou usar a vtr, on ou off. Inicialmente penso em usar on pois aqui ainda nao sei de peesoal que faz Off. Gostei da questao do freio a disco logo de primeira. Esse informações vcs nao sabem o tanto que é importante pra mim (e outros). Pesso que mande dicas sobre motor, caixa e reduzida, suspensão, carburador e tantas outras informações que serão uteis.
Um abraço.
Vavá Russo
vavarusso
06/06/2011, 01:30
Aqui temos apenas uma loja de auto peças wiilys, ai eu pergunto vcs compram via net, mercado livre?
Compro muitas coisas pela internet, aqui mesmo do forum já comprei direção hidraulica do RJ, pneus de MG e DIS tb do RJ...porem estou tomando grande chá de um sujeito do RS que encomendei alargador de para lamas que pretendo em breve abrir um tópico de alerta a galera. Sou fã do Mercado livre já comprei mais que 80 itens sem dor de cabeça, aqui no forum tem relatos que qualificam as lojas on line ja comprei na paulista 4x4 e Jipe max 4x4 atualmente aguardo entrega da tratorgama não tenho que reclamar das lojas da internet atualmente....
Rodolfo Ourique
06/06/2011, 13:55
vavarusso,
pesquise aqui no fórum, vc não vai achar lugar melhor pra consulta. Com relação às compras pela internet, pode fazer sem susto, recomendo: 4Crawl, Donatti, Garra4x4, Jipebrás, Agromotor e Toroffroad.
alexrs1610, acho que vc deu azar com seu sistema de freios, concordo que o sistema à disco é mais eficaz, porém uso o sistema original há 11 anos e nunca me deixou na mão.
Compro muitas coisas pela internet, aqui mesmo do forum já comprei direção hidraulica do RJ, pneus de MG e DIS tb do RJ...porem estou tomando grande chá de um sujeito do RS que encomendei alargador de para lamas que pretendo em breve abrir um tópico de alerta a galera. Sou fã do Mercado livre já comprei mais que 80 itens sem dor de cabeça, aqui no forum tem relatos que qualificam as lojas on line ja comprei na paulista 4x4 e Jipe max 4x4 atualmente aguardo entrega da tratorgama não tenho que reclamar das lojas da internet atualmente....
Se for um tal de Doglair que vc comprou alargador de paralamas melhor esquecer, e dar dinheiro por perdido (o cara é safado), assim vc deixa de esquentar mais a cabeça ainda. Ele anunciava no rolo4x4, eu solicitei remoção dos anuncios dele.
Para mim a regra de ouro é: use seu jeep, faça trihas, passeios, viagens ou qualquer outro fim que você queira com ele. SÓ DEPOIS, com base nas necessidades que você identificou, parta para o segundo passo já comentado por vários neste tópico (pesquisa, troca de informações, leituras especializadas, etc).
Um dos maiores erros que vejo é gente comprando o jeep e, antes mesmo de dar a volta no quarteirão, colocar na oficina para fazer SPOA, trocar eixos pelos da Rural, colocar pneus 37, motor diesel com bi-turbo intercooler, etc, etc, etc...
Depois fica com um monstrengo nas mãos que não conhece, não sabe os efeitos e sintomas de cada alteração que foi feita.
Tenho para mim que os jeep tem que ser "construídos" aos poucos para termos uma familiaridade com ele.
[ ]s
Rodolfo Ourique
07/06/2011, 09:06
X2...boa Chevi!!!
Para mim a regra de ouro é: use seu jeep, faça trihas, passeios, viagens ou qualquer outro fim que você queira com ele. SÓ DEPOIS, com base nas necessidades que você identificou, parta para o segundo passo já comentado por vários neste tópico (pesquisa, troca de informações, leituras especializadas, etc).
Um dos maiores erros que vejo é gente comprando o jeep e, antes mesmo de dar a volta no quarteirão, colocar na oficina para fazer SPOA, trocar eixos pelos da Rural, colocar pneus 37, motor diesel com bi-turbo intercooler, etc, etc, etc...
Depois fica com um monstrengo nas mãos que não conhece, não sabe os efeitos e sintomas de cada alteração que foi feita.
Tenho para mim que os jeep tem que ser "construídos" aos poucos para termos uma familiaridade com ele.
[ ]s
Marcelo.CJ5
07/06/2011, 10:10
[ ]s
Concordo.
Conheça seu jeep aos poucos, rode com ele e veja o que realmente quer.
O bom do jeep é que sempre tem alguma coisa pra arrumar, rsss kkk!!! E aos poucos você vai conhecendo cada barulho e cada detalhe do seu carro.
Eu sempre falo em segurança.
Não gaste com acessórios se o seu jeep ainda não foi todo revisado. Desmonte tudo que puder a procura de defeitos, e faça manutenção PREDITIVA, ou seja, troque peças que já estão em "fim de vida".
tenha em mente que o jeep não se resume ao freio ou ignição ou ou ou....se não revisou, se não fez bem feito, vai quebrar !
tambem concordo que, se voce nunca andou de jeep, analise realmente o que quer....talvez não de para entrar na garagem, tua sogra não consegue entrar no monstro, não da para deixar largado na rua sem se preocupar.....o pior de tudo é ter que arrancar um troço caro e complicado de montar porque voce chegou a conclusão que todo mundo gosta e acha super util, menos voce !
é como um simples limpador de para-brisa, para uns a vácuo é super incrivel e funcional, para outros um eletrico sem temporizador é um inferno !
vai com calma nas obras, não se deixe empolgar com umas coisas incriveis e inuteis e tambem não deixe teu carro esperando por voce na garagem até os teus netos estarem crescidos
Robertux
07/06/2011, 18:37
O Jeep é um veículo que tem um carisma muito grande, a impressão de esportividade e aventura que ele passa, além de um certo saudosismo conquista muitas pessoas mas, ao andar no Jeep não é bem essa a primeira impressão que se tem.
A suspensão é extremamente dura, a estabilidade é péssima, a dirigibilidade é horrível, ele foge para todo lado, nunca anda reto. O câmbio é dificil de engatar e o desempenho é uma catástofe o motor não abre, você engata 1ª, 2ª 3ª acelera tudo o motor ronca absurdamente e você olha no velocímetro e ele está a 50 km/h. Uma decepção! De repente você precisa parar, pisa no freio e... cadê o freio, você quase precisa ficar de pé no pedal para começar a sentir alguma reação, então ele começa a frear e sai como um louco para a esquerda, ou direita, tanto faz, mas nunca para em linha reta, você quase atroplela o motoqueiro que está no corredor.
PQP, acho que fiz o pior negócio da vida comprando essa m*, você pensa.
Como é dificil de vender e a m* já está feita você começa a usá-lo, afinal você gastou um monte de dinheiro e não pode deixá-lo parado. Surge a primeira trilha, você sai com um grupo de malucos para o meio do mato, alguém lhe ensina como usar a tração e a reduzida, aparece o primeiro obstáculo, uma subida que parece uma parede, você olha e fala, eu não vou! Os malucos começam a subir, tração e reduzida engatados, segunda marcha - SEGUNDA????? - é segunda sim a primeira é só pra subir na parede, descer rampas de 50º sem pisar no freio ou para rebocar outro Jeep encalhado. Você então cria coragem engata a segunda reduzida e começa a subir e não é que o bicho não dá nem bola pra subida, sobe na casquinha e você começa a se entusiasmar.
Aparece o 2º obstáculo, uma descida daquelas que seu acompanhante precisa por o pé no painel para não cair pra a frente, você engata a 1ª reduzida o o freio motor segura o Jeep sem precisar pisar no pedal do freio, aí você entende que ele quase não precisa de freio para o que foi projetado. Você começa a ficar encantado. Vem a erosão e com o baita pneusão (7.50X16) ele não dá nem bola, passa batido, assim é com o atoleiro e todas as demais dificuldades. Você termina a trilha encantado e se achando o melhor jipeiro do mundo e comenta com os colegas:
- Baita trilha dificil, qual o grau de dificuldade dessa trilha? E o pessoal lhe responde essa é leve, na semana que vem faremos uma de grau médio.
- Como será uma pesada então? A pesada não dá para ir com o seu Jeep, o pneu é pequeno, o motor é fraco, a suspensão é baixa e precisa de um guincho. Você não acredita e fica na expectiva até o próximo final de semana. Você passa a senana angustiado e o sábado não chega nunca. Você já se encantou com o Jeep e não tem mais volta.
Devagar você vai conhecendo melhor o seu Jeep e descobrindo qual é o uso que você prefere e a partir daí você começa a fazer as alterações que achar necessárias. Não se preocupe em fazer as adaptações de saída, ande com ele, aprenda a gostar dele, deixe ele ser uma extensão de você, aí você saberá o que deve alterar nele. Como alterar você aprenderá aqui no Forum.
Seja bem vindo ao mundo dos malucos!
M-Beltrame
07/06/2011, 20:57
É isso ai Robertux :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Eu já passei essa fase (acho:mrgreen: ) e é assim mesmo no primeiro obstáculo da primeira trilha vc pensa fude# ai o povo começa a passar e chega a sua vez, da um suador junta um monte de zecas para te guiar e pronto ta o jeepão do outro lado :karate::karate:. Como vc disse no fim da trilha parece q ela é a pior mas todos falam q ela é fácil e a próxima q é a pior.
Vavarusso vc vai comprar um jeep andando ou um desmontado? Se for andando é só por uns pneuzinhos lameiros (se ñ tiver) e por pra moer :cool: mas se for desmontado EU iria montar um como o meu :mrgreen::mrgreen::mrgreen: (lógico:screwy: ) ñ é nada fora do comum mas já tem umas modificações q alem de "consagradas" se eu ñ as fizesse agora provavelmente iriam dar dor de cabeça mais tarde, a única coisa q eu ñ fiz foi colocar mola de Toyota pois como o meu jeep é leve eu fiquei com o pé atrás.
T+
dojao campeao
08/06/2011, 10:43
Parabéns M-Beltrame e Robertux pelos comentários, é isso aí! dojao campeao
O Jeep é um veículo que tem um carisma muito grande, a impressão de esportividade e aventura que ele passa, além de um certo saudosismo conquista muitas pessoas mas, ao andar no Jeep não é bem essa a primeira impressão que se tem.
A suspensão é extremamente dura, a estabilidade é péssima, a dirigibilidade é horrível, ele foge para todo lado, nunca anda reto. O câmbio é dificil de engatar e o desempenho é uma catástofe o motor não abre, você engata 1ª, 2ª 3ª acelera tudo o motor ronca absurdamente e você olha no velocímetro e ele está a 50 km/h. Uma decepção! De repente você precisa parar, pisa no freio e... cadê o freio, você quase precisa ficar de pé no pedal para começar a sentir alguma reação, então ele começa a frear e sai como um louco para a esquerda, ou direita, tanto faz, mas nunca para em linha reta, você quase atroplela o motoqueiro que está no corredor.
Como é dificil de vender e a m* já está feita você começa a usá-lo, afinal você gastou um monte de dinheiro e não pode deixá-lo parado. Surge a primeira trilha, você sai com um grupo de malucos para o meio do mato, alguém lhe ensina como usar a tração e a reduzida, aparece o primeiro obstáculo, uma subida que parece uma parede, você olha e fala, eu não vou! Os malucos começam a subir, tração e reduzida engatados, segunda marcha - SEGUNDA????? - é segunda sim a primeira é só pra subir na parede, descer rampas de 50º sem pisar no freio ou para rebocar outro Jeep encalhado. Você então cria coragem engata a segunda reduzida e começa a subir e não é que o bicho não dá nem bola pra subida, sobe na casquinha e você começa a se entusiasmar.
Aparece o 2º obstáculo, uma descida daquelas que seu acompanhante precisa por o pé no painel para não cair pra a frente, você engata a 1ª reduzida o o freio motor segura o Jeep sem precisar pisar no pedal do freio, aí você entende que ele quase não precisa de freio para o que foi projetado. Você começa a ficar encantado. Vem a erosão e com o baita pneusão (7.50X16) ele não dá nem bola, passa batido, assim é com o atoleiro e todas as demais dificuldades. Você termina a trilha encantado e se achando o melhor jipeiro do mundo e comenta com os colegas:
- Baita trilha dificil, qual o grau de dificuldade dessa trilha? E o pessoal lhe responde essa é leve, na semana que vem faremos uma de grau médio.
- Como será uma pesada então? A pesada não dá para ir com o seu Jeep, o pneu é pequeno, o motor é fraco, a suspensão é baixa e precisa de um guincho. Você não acredita e fica na expectiva até o próximo final de semana. Você passa a senana angustiado e o sábado não chega nunca. Você já se encantou com o Jeep e não tem mais volta.
Devagar você vai conhecendo melhor o seu Jeep e descobrindo qual é o uso que você prefere e a partir daí você começa a fazer as alterações que achar necessárias. Não se preocupe em fazer as adaptações de saída, ande com ele, aprenda a gostar dele, deixe ele ser uma extensão de você, aí você saberá o que deve alterar nele. Como alterar você aprenderá aqui no Forum.
X2 Robertux!!!! creio que a grande maioria sentiu exatamente o que disse...... abraço!
Marcelo.CJ5
08/06/2011, 16:13
É isso aí mesmo.
:cool:
O Jeep é um...
... Você passa a senana angustiado e o sábado não chega nunca. Você já se encantou com o Jeep e não tem mais volta.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
[]´s relembrando o passado bem passado hehe (idos de 1991) mais, além da angustia pelo sábado ainda ser a mesma, as lembranças são idênticas as do ótimo texto escrito, e parecem de ontem a tarde :).
Em tempo: nas várias reformas que fiz gastei muito por ter feito várias coisas duas ou mais vezes, por pressa de andar logo com o jeep, desta última vez, a coisa vai ser diferente, já está parado há mais de um ano, e vai continuar assim, até que eu tenha TODAS as peças do up, TODAS as ferramentas necessárias e TODO o conhecimento que ainda não tenho, assim quem sabe faço de uma vez só, enfim
BEM VINDO AO MUNDO DOS MALUCOS !!!!
[]´s indo tomar meu gardenal com catchup :screwy:
hercilio.neto
08/06/2011, 21:55
Aí heim, Robertux.
Belo texto. Fez todo mundo relembrar...
Rodolfo Ourique
09/06/2011, 02:09
Boa Robertux...:concordo:!!! Ouço sempre frases do tipo: - Mas entra água, é velho, é duro, bebe muito...etc.:?
Mas só que já passou pelo que vc citou sabe o que é ter um Jeep.
Quando conheço alguém que me diz: - Pô Cara, legal teu Jeep, tb tô montando um, mas num vou pôr na trilha...:parede:
eu logo digo: - Amigo, compra um Vectra ou um Civic, pq o Jeep vai te dar alegrias é no habitat natural dele, a trilha!!!:cool:
Resumindo, a Jeep foi sábia quando criou a famosa frase:
It's a Jeep thing, you couldn't understand.
ZEQUINHA8100
09/06/2011, 14:11
Rodolfo as coisa e bem do jeito que vc e o Robertux dizem mesmo quando a gente compra o jeep a turma fala vc e louco,insano, maluco e outros tantos adjetivos desses generos comprar um carro que nao anda, gasta muito ,estraga toda hora essas coisas que ja cansamos de escutar mais basta vc colocar o reclamante dentro do carro e monstra o que o amiguinho pode fazer numa estrada de terra num atoleiro ou mesmo na triha que a pessoa ja muda de opiniao isto quando ela nao passa a querer a comprar um jeep tb,o meu estou restaurando todo original ja comprei ele todo original so tinha algumas perfumarias que nao estavam original como o limpador de parabrisa e algumas coisitas-mais mas bem,nao vou coloca-lo na trilha nunca comprei com essa intencao apesar de gostar muito de trilha. Acho que entrar no jeep,dar a partida escutar o ronco do velho bf161 e ver aquele capozao na sua frente o cambiar das marchas a forca do motor nao tem coisa igual e olha que eu tenho um vectra completo na garagem claro que nao tem comparacao em questao de conforto mas que a tesao de andar no jeep e muito maior meu amigo a isso nao tenha duvida ja dei uns esfregas bons no meu em algumas trilhas leves a sensacao e indescritivel mas agora depois da reforma sera somente para passeios off road e finais de semana mais respeito a turma da trilha cada um na sua categoria mas todos com o mesmo vicio o JEEP abracos
Rodolfo as coisa e bem do jeito que vc e o Robertux dizem mesmo quando a gente compra o jeep a turma fala vc e louco,insano, maluco e outros tantos adjetivos desses generos comprar um carro que nao anda, gasta muito ,estraga toda hora essas coisas .
Acreditem tenho 24 anos e era dono de um belo Palio Sapão de contexto por onde passava deixava os playboy doido, as muie dando mole e os ladrão de olho ate que em uma viagem a minas fiquei atolado com rodas 17 perfil 40 baixin nas molas esportivas e quem passa um VELHO WILLYS daquele dia em diante a minha vida mudou... as palavras do Robertux me fez lembrar a minha cara de desespero qnd comprei o carro e estava a trazer p/ casa, o carro não andava e eu um jovem louco p/ dar aos menos 100km nele curti o vento, entrei em desespero 2 dias ouvindo de todos as palavras do Zequinha8100 que estão acima.
Enfim hoje já eras a 13 dias e já estou apaixonado pelo meu carro e a frase que mais agrada a minha mãe e que troquei a velha :" Nois capota mais não breca" , pela atual " Nois brega se não tomba".... fuix
juleymar73
30/10/2011, 20:11
bem tenho 33 anos desde jovem um velho Willys sempre me chamou a atençao minhas palavras era '' um dia compro um jeep'' ai a um ano comecei a busca, cheguei a encontrar na busca em 3 meses mais de 20 jeepes , cada um tinha seu problema, sem experiencia fui perguntando ai um primo achou um 73 ja em adiantado estado de reforma , pois o dono tinha vindo dos EUA , ele morou la e chegou e comprou esse jeep por 5,000 R$ desmontou todo refomou chassi,lanternou e pintou a carroceria pois 5 pneus 1001aros de f1000 zerado , roda livre avm, recapado parachoques tubulares Maceral, santoantonio, suporte de galão, bancos do Astra, retificol o velho BF 161 que me encanta toda vez que ligo ele, enfim deve ter ficado pra ele por uns 14 a 15 mil, ai ele ficou sem grana e resolveu vender ai eu comprei ele por 9,000 R$ paguel o doc. atrsados 1,800 R$ , agora aguardo pra começar minha maratona, cambio 3m que vive travando e vazando, direçào folgada, freios que e a tambor que num freia e so pesa o jeep, reduzida vazando e o pino chorão que e original trocar por um rolamentado, enfim amigos sera que foi vantagem compra esse jeep em adiantado estado de reforma ? abraço a todos .318233318234
Jones Ronaldi
30/10/2011, 22:32
Olha pessoal minha paixão sempre foi um JEEP, meu irmão comprou um e fez ele do zero o JEEP coitado estava caindo os pedaços isso em Goiânia em 2005 lembro como se fosse hoje, quando ele falou vamos à oficina dar uma olhada, chegando avistei um monte de jeep na reforma ou restauração fiquei de boca aberta olhando, Sonhei em ter a minha viatura (porem me faltava as latinhas pra comprar ).Volto para minha cidade o tempo passa e o tio da Dona encrenca aparece com um JEEP WILLYS 1958 importado todo acabadinho na época pagou umas 7000 latinhas fico eu babando mais ainda sem grana pra comprar o tempo passa ele foi arrumando a viatura eu sempre por perto curtindo a mesma como se fosse minha, colocou Freio a disco na Frente, direção hidráulica de Gol, Serve freio, pedaleira suspensa de Opala, bancos dianteiros de Celta, Capota Canon conversível, isso em uns dois anos na mecânica, cada dia mais lida porem notava que não saia barato a reforma pois na revisão do motor de Opala 151 foi uma grana boa, quando nos encontrávamos nos fim de semana com a família no sitio e ele aparecia com a dita cuja estava eu babando e olhando e perguntando das melhorias e sempre falando um dia UM DIA ela será minha, como ele tem uma coleção de carros antigos, me falou faz a proposta que pra vc eu vendo mais sempre tinha vontade de ter mais me faltava grana pra comprar... Esse ano tive coragem (e as finanças balançaram), fiz a proposta e ele aceitou estou com ela deste Setembro fico sentado olhando e digo POXA é minha, resolvi dar um banho de tinta e arrumar umas coisinhas pois é já gastei algumas latinhas e cheia de probleminhas mais É MINHA VIATURA MEU SONHO... Escrevi esse relato só pra dizer que por mais que a gente mude, arrume, restaure, quebre é nossa diversão e um membro permanente da família.
Paulo AV
31/10/2011, 08:36
Na minha humilde opinião, o pior erro que se pode cometer ao reformar, modificar ou consertar o Jeep, é botar na mão me mecânico meia boca. Todo o seu trabalho de pesquisa, estudo, avaliação, vão para o saco se o cara que mexer no Jeep não souber o que está fazendo. Não importa se vc gastrou uma pusta grana comprando o que há de melhor em peças/kits, se fez a melhor escolha entre as infinitas opções existentes, um mechânico vai só te dar dor de cabeça e jogar seu dindim no lixo, não importa se vc está trocando um sistema por outro original ou adaptando.
Quer um serviço legal, aprende e faz você mesmo ou deixa na mão de quem sabe, e quem sabe é mecânico que mexe com Jeep, jipe, 4x4 ou seja lá o que for. Mecânico trocador de peça de carrinho 1.0 até se assusta quando vê um bicho com chassis, solda para tudo que é lado, pneu grande e carburador. Têm cara que é pelo menos humilde e diz que não conserta esse tipo de "carro", agora tem uns metidos a besta que acham que consertam qualquer coisa e aí a caca tá feita. Tem muito detalhe, muita manha, e muitas soluções prontas e testadas por diversos jipeiros e mecânicos de jipe que só vem com a experiência no ramo. Via de regra, um bom mecânico para fazer adaptações tem que ter também algum conhecimento de tornearia, ferramentaria e soldagem, além de conhecimento específico de motor, câmbio, transmissão, tração e suspensão.
Resumindo, seja lá o que vai fazer na viatura, só mecânico de confiança ou vc mesmo (mas não vai se meter a besta que fazer o que não sabe; aprende primeiro para não ficar na mão nem botar segurança em risco).
chinelao4x4
31/10/2011, 12:08
to com o Paulo.
estou reformando o meu total, procurei apenas um bom cara que saiba alinhar o chassis , saiba soldar bem, e tenha as ferramentas apropriadas, o resto... é resto, vai depender da grana ! estou achando nosso trabalho de primeira, a oficina é de tratores, então meu jipe ta no lugar certo, rsrsrs
Tenho jeep willys, porque um dia , fiquei com cara de besta qud passou por mim um cj , eu estava á mais de 130 por hr com meu lancer na rondom, ele piscou o farol pra pedir passagem ! lá na frente , estava tendo um encontro de jeep, parei e vi o cara entrar na lama, pensei ! " PQP, nada segura esta bosta, vou ter um ! " e ja tive 3 !!!!!
Vai mais uma experiência vivenciada, entre tantas. Essa foi com o freio, mas muita gente já deve ter se deparado com situação similar com outras partes do jeep.
Saindo da oficina, onde havia acabado de arrumar o câmbio, estourou o encanamento do freio.
Larguei o jeep lá e já mandei fazer a emenda do caninho.
Bom, não era só a emenda. O cano estourou porque havia uma série de erros nos freios.
Na traseira, tinha panelas diferentes nas duas rodas (uma ainda não descobrimos a qual carro pertence), patins da F-1000 e da F-75, misturados. O cilindro mestre estava entupido e as pinças dianteiras travadas.
Fizeram uma gambiarra geral no sistema de freio. Freio é segurança e com segurança não se brinca.
Refiz todo o sistema de freio e só não coloquei disco na traseira porque não achei as pinças necessárias (quero com freio de mão).
A minha falha foi não ter feito revisão no freio quando comprei o Jeep, há mais de um ano.
Eu poderia ter causado um acidente grave. Por sorte, quebrou na porta da oficina.
Então a minha dica é cuidar muito bem dos freios, pois tem muita gambiarra feita por aí.