Ver Versão Completa : Luz indicação de falha acesa no painel Pajero.
Minhaa pajero full apareceu com a luz do motor acesa no painel, o que poderá ser?
Comprei-a recentemente, mas todas as revisões na concessionária.
Alguma ajuda.
Carlos A. C. Azevedo
05/06/2011, 12:40
Minhaa pajero full apareceu com a luz do motor acesa no painel, o que poderá ser?
Comprei-a recentemente, mas todas as revisões na concessionária.
Alguma ajuda.
Isso indica que tem alguma falha acontecendo. o motor está estranho? tremendo? falhando? se estiver tudo normal, pode ser só frescura do carro mesmo, se levar na css eles podem retirar essa indicação da falha.
Carlos,
De início obrigado pela informação. Veja bem, o motor está normal, nada de estranho, vinha na estrada e de repente acendeu.
Como eu a compre a 1 mês (antes eu tinha uma Pajero Sport 08) fiquei um pouco assustado e entristecido. Contudo, o antigo dono fez todas as revisões na concessionária e, como dito acima, o carro está normal.
Agora fará 85.000km e o carro não mudou nada depois da luz acesa.
Abs.
Carlos A. C. Azevedo
05/06/2011, 16:41
É mesmo a luz do motor? não seria a indicação de agua no filtro?
É aquela luz amarela, do motor. Seria luz do sistema, estranho pq o carro não mudou aparentemente.
Carlos A. C. Azevedo
05/06/2011, 19:08
Olha, voce curte ir em css? se sim, passa lá amanha e pede pro pessoal dá uma olhada pra ver o que é, a L200 costuma fazer isso quando se anda acima de 3500 rpm, de 5ª marcha por que a turbina ao invés de ajudar o motor, começa a atrapalhar, mas ela se apaga depois de desligar e ligar o motor novamente.
Boa sorte:concordo:
Carlos, agradeço mais uma vez as dicas sobre as possíveis causas.
Não gosto de concessionária não, mas em breve vou passar lá para ver se descobrem. Como disse o carro não apresenta nenhuma diferença, o receio é sua permanência acesa.
Grato.
Carlos A. C. Azevedo
05/06/2011, 21:03
Rapaiz, isso é uma das coisas que mais eu tenho medo nesse meu carro, essa luz, aquele caso da turbina só aconteceu comigo 1 vez, mas essa luz ja acendeu pra mim 2 vezes, e da outra vez que ela acendeu queimou a peça que gerencia a passagem do diesel dentro da bomba injetora, fiquei triste e altamente assustado, mas depois de resolvido ficou tudo certinho, curto muito esse carro por que a mrhca lenta ele faz um barulho minimo, e mesmo andando a 100 km/h só dá pra escutar o barulho do vento e dos rolamentos da roda traseira que estão ferrados hehe.
Só pra esclarecer quando a luz acendeu, com problema na bomba, ele simplesmente apagou direto e não funcionou mais, só pra não te deixar assustado. hehe
:concordo:
A bendita luz apagou e mantev-se apagada por quase 1 mês, contudo, voltando a pegar a estrada novamente ela acendeu e não mais voltou a apagar.
O que poderá ser?
Só prá confirmar... A luz é esta ?
http://image.hondatuningmagazine.com/f/10319046+w750+st0/htup_0807_01_z+honda_check_engine_light_aka_mil_ce l_or_idiot_light.jpg
Se for, pode ser muitas coisas. O mais fácil é gasolina ruim. Como você está na estrada, pode ter abastecido em algum lugar com gasolina duvidosa e acendeu a luz da injeção. Pode ser sonda lambda tb, ou entupimento parcial do filtro de combustível, e por aí vai. É uma luz "genérica", mas nada grave à princípio.
Prá tirar a dúvida se foi alguma coisa "besta", você pode desconectar o cabo da bateria e esperar 1 minuto. Se a luz não permanecer acesa, era alguma besteira que já foi resolvida. Se continuar acesa, é algum outro problema persistente...
Abraço !
AndreyPK
11/07/2011, 11:52
Na minha Pajero Full Diesel tambem ja aconteceu isso duas vezes e me deixou assustado, pois ela acendeu assim q eu precisava de uma resposta do motor , nas ultrapassagens. Eu pisava ela subia giro , acendia a luz e o acelerador parece q parava de responder. Nas duas vezes eu parei o carro, desliguei e deixei por uns 5 min. Depois ligava e o carro estava normal. Ate hoje nao olhei o que pode ser pois nao acontece com frequencia, e acredito ser alguma falha meio "atoa" rsrsrs.
Mas mesmo assim pretendo fazer a troca do filtro de combustivel que acredito eu ser uma possivel solucao no meu caso pois viajei muito tempo com o carro na reserva (norte de minas e complicado achar um posto rsrs )e acredito ter entupido algo no filtro.
Abracos
Andrey
As Pajero Full com motor eletrônico possuem 2 sensores no filtro de combustível: o que fica na parte de baixo do filtro é o sensor de água e o que fica na parte superior é o sensor de fluxo. Se a luz que está acendendo for a de indicação de água, drene o filtro. Se for a luz de injeção, seu filtro está com obstrução - troque-o.
Abraços.
Neto
euclidesneto
11/07/2011, 13:43
Minha L200 está com o mesmo problema. Na cidade fica normal, na estrada quando chega em 3250 rpm, acende a luz e perde potência.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/92427-luz-de-verificacao-do-motor.html
A luz de agua no filtro acendeu no meu carro qdo fui para Campos do Jordão e a temperatura foi de zero grau. Não tinha agua no filtro e depois de rodar uma hora e meia apagou e nunca mais acendeu.
Romulo Lubachesky
05/11/2011, 19:44
Olá pessoal, estou precisando de uma ajuda...
Recentemente fiz uma troca das correias na autorizada da MIT aqui de Cascavel-PR, me desentendi seriamente com eles e acabei ficando sem garantia do trabalho por nao aceitar fazer várias coisas que claramente estavam tentando me empurrar.
Agora aconteceu oq eu temia, um problema e não sei oq fazer nem onde levar.
Quando coloquei ela na estrada com o motor partindo do frio a luz do motor acendeu, parei na hora e fiz algumas verificação basicas, tipo água, óleo e olhei o aspecto geral, tudo absolutamente normal.
Religuei ela e a luz não acendeu, andei mais de 100km depois disso sem desliga-la por muito tempo e a luz não acendeu, nem senti qualquer problema.
Novamente partindo na mesma situação a luz reacendeu, desta vez não parei o carro logo, primeiro pq a estrada nao tinha acostamento, segundo pq queria ver oq acontecia. Andei por 10km com a luz acesa e do nada a rotação que estava em 3 caiu para 2, e mais nada de diferente, só a queda na rotação.
Parei imediatamente e religuei o carro... tudo normal, andei cerca de 80 km até em casa de onde estou escrevendo agora e nao percebi nenhuma anomalia.
Estou num mato sem cachorro, não quero chegar na autorizada sem ter uma ideia do problema pq tenho certeza que tentarão me enrolar, ja tive problemas demais com eles.
Mas não tenho nenhuma mecânica diesel de confiança aqui na região para leva-la antes de ir na MIT.
Será que alguem consegue me ajudar, me dar uma luz do que pode estar acontecendo ou me indicar alguem para que eu leve o carro.
Obrigado
Romulo Lubachesky
Carlos A. C. Azevedo
05/11/2011, 21:21
Cara, aqui o pessoal das L200 quando anda em alta rotação, a partir de 3000 rpm no meu caso, de 5ª se passar mais de 2 minutos nessa rotação ela acende a luz da injeção e não deixa mais o carro acelerar, e o que faz pra "resolver" é regular a turbina pra ela não entrar muito cedo, mas também pode ser uma falha no sensor que fica no intercooler, não sei se fica na mesma posição nas Pajeros, as 2007 já são com o comando eletronico da turbina? Seria o caso aumentar mais a haste da turbina e fazer o teste.
Romulo Lubachesky
05/11/2011, 21:34
Cara, aqui o pessoal das L200 quando anda em alta rotação, a partir de 3000 rpm no meu caso, de 5ª se passar mais de 2 minutos nessa rotação ela acende a luz da injeção e não deixa mais o carro acelerar, e o que faz pra "resolver" é regular a turbina pra ela não entrar muito cedo, mas também pode ser uma falha no sensor que fica no intercooler, não sei se fica na mesma posição nas Pajeros, as 2007 já são com o comando eletronico da turbina? Seria o caso aumentar mais a haste da turbina e fazer o teste.
Rapaz, mas eu não passo de 110 km\h nunca, inclusive procuro deixar sempre no maximo nos 3k giros, sem passar disso.
nas situações do problema, eu estava em cerca de 90km\h.
Eu não sei dizer se ela é com comando eletronico ou não, mas o motor é o 2.5 turbo intercooler com modulo HPE.
Só se como vc falou, existe algum problema no sensor do intercooler.
Vc saberia me dizer algum teste que posso fazer para verificar essa situação?
De qualquer forma muito obrigado pelas informações, vou procurar me informar mais a respeito disso.
PauloLimited
06/11/2011, 03:15
Como que é a manutenção da Pajero, vc sempre troca os filtros e oléo no tempo certo ? Comigo aconteceu algo bem parecido com o que vc está falando e era a turbina "travada". Já vi tb que pode ser problema no módulo HPE, tira ele e faz um teste.
Carlos A. C. Azevedo
06/11/2011, 17:15
Romulo, a Pajero At é um pouco mais longa que a L200 AT, a 90 km/h qual rpm tá? esses 3000 que tu diz ela tá a quanto km/h? proximo de 130~140? um teste mesmo seria alongar a haste da turbina e dar uma volta que desse pra pegar essa rotação e ver se ela acende.
PS: tava olhando umas fotos que tu tirou dela, BUNITA DEMAIS.
PauloLimited
06/11/2011, 23:44
Se alongar a haste da turbina e funcionar, não vai resolver o real problema. Se veio de fábrica com uma regulagem tem que descobrir o pq de está ocorrendo o problema agora.
Romulo Lubachesky
07/11/2011, 08:28
A minha é cambio manual, a 100km ela esta pouco a baixo de 3k rpm.
Falei com meu pai, que nao entende nada, assim como eu, hehe. mas ele tem uma ranger diesel a anos. Ele acha que eu ando "nas pontas dos dedos" demais, e que a falta de pisar mais fundo estava fazendo a turbina nao acionar. achei bobagem, mas de fato acelero tao suavemente que é raro escutar a turbina, mas ela esta la e assobia que é uma beleza.
Deixei ela esfriar bem e verifiquei o óleo novamente, esta com nivel otimo, mas bem escuro. Acho que vou adiantar a troca e ver no que da.
Vou levar ela em algumas mecanicas, mas ainda sem alguma de confiança...
Pablo RR
07/11/2011, 10:51
A luz que voce se refere é a amarela?
Como estão seus filtros? Foram trocados recentemente? O que pode estar ocorrendo é uma pequena obstrução no sistema de ar ou de combustivel..o que também faz com que a luz acenda. Pode começando pelo mais usual (filtros velhos e combustivel adulterado). Troque oleo e filtros os 3 filtros (os originais são baratos, troca de oleo e 3 filtros sai por menos de 200 reais na concessonaria) e abasteça num bom posto com diesel aditivado. Se persistir parta parta a sugestão dos amigos..
euclidesneto
07/11/2011, 11:48
A minha L200 estava apresentando isso com 3250 rpm e 140km/h. Como na cidade não acontecia fui barrigando o problema e acidentalmente descobri que era uma mangueira que sai ou entra na turbina, não lembro mais, que estava rasgando. Troquei a mangueira e não a luz não acendeu mais.
Romulo Lubachesky
07/11/2011, 19:25
Fui até um mecanico que ja trabalhou na autorizada da mit. Expliquei e situaçao e logo ele me deu o provavel motivo: acumulo de residuos na turbina por falta de acionamento, causado pela minha maneira mansa de dirigir. De fato a explicação foi bem tecnica e convincente e manquei para fazer uma limpeza.
Nao tinha acreditado no que meu pai havia dito, mas depois que eu pisei um pouco mais nao deu o problema novamente.
Vou fazer a limpeza e vamos ver se resolve...
Carlos A. C. Azevedo
07/11/2011, 20:44
Fui até um mecanico que ja trabalhou na autorizada da mit. Expliquei e situaçao e logo ele me deu o provavel motivo: acumulo de residuos na turbina por falta de acionamento, causado pela minha maneira mansa de dirigir. De fato a explicação foi bem tecnica e convincente e manquei para fazer uma limpeza.
Nao tinha acreditado no que meu pai havia dito, mas depois que eu pisei um pouco mais nao deu o problema novamente.
Rapaiz, se tu não usando a turbina, ela sujou imagina se tu tivesse usado hein HUAAUHAHUAHUAHUAHUHA
PauloLimited
08/11/2011, 00:33
Se a turbina realmente estiver travada e só limpar e montar certim que resolve, o mesmo ocorreu comigo. Agora essa explicação ai sei não heim, so de ligar o motor a turbina já funciona, o acumulo residuos é mais por falta de manutenção. Filtro de ar sujo que passa impureza pra turbina ou oléo velho..............
Se for realmente desmontar a turbina e limpar, manda o meca tirar ela toda pra fazer a montagem correta, pois se montar errado as hélices da turbina vai travar denovo.
Romulo Lubachesky
08/11/2011, 08:53
Ele me deu uma explicação bem completa, não sei recriá-la pra vcs. Mas oq eu ententi foi isso, meu carro ja tem 90 mil km, dos quais 70 mil foram com o primeiro dono, durante esse tempo a turbina pode ter sujado e o fato deu pisar muito suavemente no acelerador faz com que possiveis sujeiras prejudiquem a pressão. Quando aconteceu da primeira vez o problema, eu andei ainda mais macio com ela, com medo de piorar a situação e da segunda vez, quando eu insisti em andar com a luz acesa a turbina se desativou e a rotação caiu para 2k giros.
A meu ver isso parece fazer sentido, se traçar um paralelo com um encanamento meio intupido, por exemplo, se vc soltar agua nele sem pressão vai só piorar, até fechar por completo, mas se der pressão nele, pode até não desobstruir por completo, mas que a água vai passar, isso vai.
Segundo o cara, dificilmente tenho um problema na turbina e deve ser só residuos mesmo, ele vai limpar e tudo deve ficar bem. Não tinha referencias do cara, mas achei ele honesto, vai me cobrar 100 reais para fazer a descarbonização da turbina, se tivesse ido na MIT daqui, tenho certeza que iam me empurar um milhão de peças.
Eu mantenho a manutenção dela rigorosamente em dia, até comprei óleo do motor em embalagem grande para não correr o risco de ter que trocar por óleo de qualidade inferior por falta do ideal.
Sempre troco as marchas na rotação ideal, mas vou pisando de leve no acelerador. Agora tenho pisado um pouco mais, pelo menos até ouvir o barulho tipico da turbina e não deu mais o problema. Vou fazer a tal limpeza e aproveitar para limpar os bicos injetores tb, o cidadão me fez um preço justo, vou mantendo vcs informados, mas muito obrigado pela ajuda até agora.
Abs
Romulo
PauloLimited
08/11/2011, 10:57
Ele me deu uma explicação bem completa, não sei recriá-la pra vcs. Mas oq eu ententi foi isso, meu carro ja tem 90 mil km, dos quais 70 mil foram com o primeiro dono, durante esse tempo a turbina pode ter sujado e o fato deu pisar muito suavemente no acelerador faz com que possiveis sujeiras prejudiquem a pressão. Quando aconteceu da primeira vez o problema, eu andei ainda mais macio com ela, com medo de piorar a situação e da segunda vez, quando eu insisti em andar com a luz acesa a turbina se desativou e a rotação caiu para 2k giros.
A meu ver isso parece fazer sentido, se traçar um paralelo com um encanamento meio intupido, por exemplo, se vc soltar agua nele sem pressão vai só piorar, até fechar por completo, mas se der pressão nele, pode até não desobstruir por completo, mas que a água vai passar, isso vai.
Segundo o cara, dificilmente tenho um problema na turbina e deve ser só residuos mesmo, ele vai limpar e tudo deve ficar bem. Não tinha referencias do cara, mas achei ele honesto, vai me cobrar 100 reais para fazer a descarbonização da turbina, se tivesse ido na MIT daqui, tenho certeza que iam me empurar um milhão de peças.
Eu mantenho a manutenção dela rigorosamente em dia, até comprei óleo do motor em embalagem grande para não correr o risco de ter que trocar por óleo de qualidade inferior por falta do ideal.
Sempre troco as marchas na rotação ideal, mas vou pisando de leve no acelerador. Agora tenho pisado um pouco mais, pelo menos até ouvir o barulho tipico da turbina e não deu mais o problema. Vou fazer a tal limpeza e aproveitar para limpar os bicos injetores tb, o cidadão me fez um preço justo, vou mantendo vcs informados, mas muito obrigado pela ajuda até agora.
Abs
Romulo
Romulo, quando ele for descarbonizar a turbina, fala pra ele tirar ela fora, limpar( acho que ele vai usar diesel com gasosa, misturados pra limpar) ele vai limpar as hélices que tem dentro da turbina, parace uma estrela se eu me lembro bem são 2 e elas tem um encaixe certo, se montar errado vai travar. Quando eu fiz esse serviço na Mit eles tiraram so a parte de tras e limparam e montaram errado, num da pra montar certo com a turbina no motor pq num da pra ver o que está fazendo, tem que tira fora mesmo.
Olha, eu num sei e nem entendo dessas coisas, mais eu tenho pé pesadinho, não corro, mas gosto de pisar. A minha turbina travo pq a anta aqui usava filtro de ar esportivo igual os xunning da vida, usei por uns 20 mil km e acho que por ele não filtrar direito a poeira que passa acabo carbonizando a turbina, a sua deve ter travado por falha na manutenção do antigo dono.
Faz o serviço e fica encima do cara sapiando perguntado eueueu pra ele fazer certim, que num vai dar problema denovo.
PauloLimited
08/11/2011, 11:05
Eu estou com outro problema na turbina denovo, na penultima troca de oléo e filtro o esperto que fez a troca deixou uma estopa na caixa do filtro de ar e eu num vi, depois de um tempo ela obstruiu a entrada de ar e o carro perdeu o rendimento e não acende a luz por nada pode pisar o que for, minha turbina ta marcando 0,8 de pressão no máximo, quando o certo é marca 1,4. Levei no mesmo meca que arrumo antes pra mim o cara mexe com Mit já tem uns 20 anos é o mais conceituado na cidade. Levei lá, ai ele começo a falar que tem que desmontar lever minha turbina pra Sampa pra arrumar, tirar os bico fora pra arrumar, ele falo isso sem nem olhar direito, foda viu. Ele que leve o rabo dele pra São Paulo. To aqui agora com a turbina sem funcionar direito, o Carlos me deu umas dicas de como regular a turbina, mexi na regulagem e nada mudo. Esse mesmo meca arrumo umas coisas pra mim e da pra ver que ele entende muito, mas no meu modo de pensar agora ele está agindo de má fé, nem olho o motor e já veio com essas historias, foda viu.
Carlos A. C. Azevedo
08/11/2011, 18:53
Eu estou com outro problema na turbina denovo, na penultima troca de oléo e filtro o esperto que fez a troca deixou uma estopa na caixa do filtro de ar e eu num vi, depois de um tempo ela obstruiu a entrada de ar e o carro perdeu o rendimento e não acende a luz por nada pode pisar o que for, minha turbina ta marcando 0,8 de pressão no máximo, quando o certo é marca 1,4. Levei no mesmo meca que arrumo antes pra mim o cara mexe com Mit já tem uns 20 anos é o mais conceituado na cidade. Levei lá, ai ele começo a falar que tem que desmontar lever minha turbina pra Sampa pra arrumar, tirar os bico fora pra arrumar, ele falo isso sem nem olhar direito, foda viu. Ele que leve o rabo dele pra São Paulo. To aqui agora com a turbina sem funcionar direito, o Carlos me deu umas dicas de como regular a turbina, mexi na regulagem e nada mudo. Esse mesmo meca arrumo umas coisas pra mim e da pra ver que ele entende muito, mas no meu modo de pensar agora ele está agindo de má fé, nem olho o motor e já veio com essas historias, foda viu.
Ei Paulo, tá tudo certinho com a tubulação? não tem nada entupido? como é que tá o filtro de ar? as valvulas estão tudo certo? tu não tá escutando a turbina espirrar não? Sacanagem isso ai, desde quando mexer em bico vai aumentar a pressão da turbina??:parede::parede::parede:
Será que ela já tá suja de novo?
PauloLimited
08/11/2011, 22:25
Ei Paulo, tá tudo certinho com a tubulação? não tem nada entupido? como é que tá o filtro de ar? as valvulas estão tudo certo? tu não tá escutando a turbina espirrar não? Sacanagem isso ai, desde quando mexer em bico vai aumentar a pressão da turbina??:parede::parede::parede:
Será que ela já tá suja de novo?
Carlos, segui aquela dica que vc me deu sobre a regulagem da turbina e mexi nela, deixei tudo ao contrario pra ver oq que dava e continua a mesma coisa, pior q ta escutando a turbina ela etá cantando e tudo mais so que mais baixa, esta dando bem menas pressão na turbina, pouco msm so marca 0,8 quando pisa tudo e logo volta pra 0,2 0,3. Eu axo que não está sujo, pq se não ela ia "travar" e travada pelo que ocorreu comigo antes ela faz é da excesso de pressão, tipo marca 1,5 a 1,6 e acende a luz logo em seguida. Agora do jeito que está vc poem 160 na onça e mantem pelo tempo que vc quiser e nada da luz acende e o consuma está o msm, pórem a L200 ta pior que 1.0.
Sabe aquela valvula dourada(amarela) que tem na turbina, quando o meca arrumo minha turbina da ultima vez ela estava meio dura a ação dela, ai ele lubrifico ela ai a turbina volta a ficar 10, depois da descarbonização e da regulagem certa. Axo que por ter forçada por causa da estopa aquela, essa valvula meio que travo, ai a turbina num abre direito. Mas vc sabe né num entendo nada disso, to falando msm foi pq que eu vi ele arrumar tudo isso ai as vezes pode ser.
Romulo Lubachesky
08/11/2011, 23:19
Romulo, quando ele for descarbonizar a turbina, fala pra ele tirar ela fora, limpar( acho que ele vai usar diesel com gasosa, misturados pra limpar) ele vai limpar as hélices que tem dentro da turbina, parace uma estrela se eu me lembro bem são 2 e elas tem um encaixe certo, se montar errado vai travar. Quando eu fiz esse serviço na Mit eles tiraram so a parte de tras e limparam e montaram errado, num da pra montar certo com a turbina no motor pq num da pra ver o que está fazendo, tem que tira fora mesmo.
Olha, eu num sei e nem entendo dessas coisas, mais eu tenho pé pesadinho, não corro, mas gosto de pisar. A minha turbina travo pq a anta aqui usava filtro de ar esportivo igual os xunning da vida, usei por uns 20 mil km e acho que por ele não filtrar direito a poeira que passa acabo carbonizando a turbina, a sua deve ter travado por falha na manutenção do antigo dono.
Faz o serviço e fica encima do cara sapiando perguntado eueueu pra ele fazer certim, que num vai dar problema denovo.
Valeu pela dica, vou ficar encima!
E boa sorte com seu problema... Vamos lutando!
Abs
Romulo
Carlos A. C. Azevedo
09/11/2011, 15:03
Carlos, segui aquela dica que vc me deu sobre a regulagem da turbina e mexi nela, deixei tudo ao contrario pra ver oq que dava e continua a mesma coisa, pior q ta escutando a turbina ela etá cantando e tudo mais so que mais baixa, esta dando bem menas pressão na turbina, pouco msm so marca 0,8 quando pisa tudo e logo volta pra 0,2 0,3. Eu axo que não está sujo, pq se não ela ia "travar" e travada pelo que ocorreu comigo antes ela faz é da excesso de pressão, tipo marca 1,5 a 1,6 e acende a luz logo em seguida. Agora do jeito que está vc poem 160 na onça e mantem pelo tempo que vc quiser e nada da luz acende e o consuma está o msm, pórem a L200 ta pior que 1.0.
Sabe aquela valvula dourada(amarela) que tem na turbina, quando o meca arrumo minha turbina da ultima vez ela estava meio dura a ação dela, ai ele lubrifico ela ai a turbina volta a ficar 10, depois da descarbonização e da regulagem certa. Axo que por ter forçada por causa da estopa aquela, essa valvula meio que travo, ai a turbina num abre direito. Mas vc sabe né num entendo nada disso, to falando msm foi pq que eu vi ele arrumar tudo isso ai as vezes pode ser.
Aqui a essa valvula quando puxa a haste na mão mesmo, ela vai um rangido como se tivesse pesada, só que quando liga o motor, o vácuo ou pressão é tão grande que puxa a haste com uma força desgraçada, vou pegar um spray e espirrar um pouco pra ver se fica mais leve. Só to com medo que seja problema eletronico :cry: ai o negocio é feio.
Boa sorte e vamo lá ver se descobre que droga é essa.
PauloLimited
09/11/2011, 22:28
Aqui a essa valvula quando puxa a haste na mão mesmo, ela vai um rangido como se tivesse pesada, só que quando liga o motor, o vácuo ou pressão é tão grande que puxa a haste com uma força desgraçada, vou pegar um spray e espirrar um pouco pra ver se fica mais leve. Só to com medo que seja problema eletronico :cry: ai o negocio é feio.
Boa sorte e vamo lá ver se descobre que droga é essa.
Quando vc tiver tempo faz isso msm, eu lemro que o meca tirou a valvula fora e lubrifico ela, fico mácio, pórem pra puxar na mão ainda fica meio durinha, mas com o vaco do motor fico igual manteiga.
Carlos A. C. Azevedo
10/11/2011, 19:19
Tá beleza, no sabado depois de achar a lata, vou espirrar um pouco lá e posto aqui como ficou :concordo:
Romulo Lubachesky
28/11/2011, 08:19
Olá, ja faz alguns dias que levei a pajero para a manutenção, mas depois fiquei uns dias fora e nao deu tempo para vir aqui dar noticias, seguinte:
O cidadão que ia limpar constatou que a turbina tem mais do qie simples sujeira. Ela precisaria ser recondicionada ou trocada, por isso ele nao fez a limpeza e tb nao me cobrou nada.
Ele mesmo, nao recondiciona, mas leva em outro lugar especializado e eu trato de valores diretamente, sendo que pagaria pra ele 250,00 para tirar a turbina e reinstalar depois de recondicionada ou troca-la por uma nova que eu deveria comprar, se assim escolhesse.
Pois bem, uma turbina nova aqui na revenda da minha cidade é 7 mil e cassetada, totalmente fora da casinha.
Mas moro bem perto do paraguai e la tem muita mitsubishi, estou pensando em ir la comprar, meu unico medo é acabar pegando um modelo diferente da minha, pq la no py tem muito mais modelos de caminhonete e versões diferentes. Ai que eu gostaria novamente da ajuda de vcs, como me certificar de que estou comprando uma turbina compativel.
Detalhe, nao posso ir com a pajeiro la comprar pq ela esta falhando demais para pegar a estrada.
Obrigado
Romulo
Imperador!
28/11/2011, 10:00
Olá, ja faz alguns dias que levei a pajero para a manutenção, mas depois fiquei uns dias fora e nao deu tempo para vir aqui dar noticias, seguinte:
O cidadão que ia limpar constatou que a turbina tem mais do qie simples sujeira. Ela precisaria ser recondicionada ou trocada, por isso ele nao fez a limpeza e tb nao me cobrou nada.
Ele mesmo, nao recondiciona, mas leva em outro lugar especializado e eu trato de valores diretamente, sendo que pagaria pra ele 250,00 para tirar a turbina e reinstalar depois de recondicionada ou troca-la por uma nova que eu deveria comprar, se assim escolhesse.
Pois bem, uma turbina nova aqui na revenda da minha cidade é 7 mil e cassetada, totalmente fora da casinha.
Mas moro bem perto do paraguai e la tem muita mitsubishi, estou pensando em ir la comprar, meu unico medo é acabar pegando um modelo diferente da minha, pq la no py tem muito mais modelos de caminhonete e versões diferentes. Ai que eu gostaria novamente da ajuda de vcs, como me certificar de que estou comprando uma turbina compativel.
Detalhe, nao posso ir com a pajeiro la comprar pq ela esta falhando demais para pegar a estrada.
Obrigado
Romulo
Olha na tua turbina a referência e compra exatamente a mesma, não tem erro.
O diagnóstico do cara provavelmente está correto, pois se fosse um picareta faria o serviço de qualquer jeito ou seria o próprio recondicionador.
Romulo Lubachesky
28/11/2011, 11:30
Será que mesmo sendo outro pais a referencia segue a mesma daqui?
Se não achar com a mesma referencia, mas o cara jurar que serve, acho que nao devo acreditar, não é mesmo...
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 11:34
Romulo, a principal causa e sempre acontece, é fumaça, se estorou tudo dentro, ela ta queimando óleo direto e solta uma fumaça branca e densa e em alta quantidade, e preta no caso de ir acelerando e aumentar a quantidade de diesel e não ter ar suficiente pra terminar a queima. Ela ta com alguma das 2?
Não sei se tu tem ai, mas seria bom tu tirar a mangueira que sai do filtro de ar e entra na turbina e ver o estado do rotor, ve se tem alguma parte da hélice quebrada, se tu consegue puxar ela pra frente e pra tras e pra cima e pra baixo, nesse ultimo, no caso de ser rotor flutuante, uma pequena folga é normal ja que não vai ter óleo lá pra segurar o eixo bem no centro.
Segundo um cara no Mercado livre o código é esse
Turbina L200 Sport Tds Mr968080 * Nova * Completa * Tgv
e o link Turbina L200 Sport Tds Mr968080 * Nova * Completa * Tgv - R$ 2.850,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206587742-turbina-l200-sport-tds-mr968080-nova-completa-tgv-_JM)
Mas tem preços melhores no ML, fica na base dos 2500..
Romulo Lubachesky
28/11/2011, 11:42
Tentei procurar o numero de referencia, mas a turbina ainda esta instalada e eu nao consegui achar nada aparente.
Procurando alguns orçamente aqui no Brasil tb, um cara me falou que a turbina da L200 HPE é a mesma da Pajero HPE, mas que tem algumas diferenças de encaixe, mas existem peças para adaptar, isso é verdade?
Romulo Lubachesky
28/11/2011, 11:47
Carlos, tem sim, ela solta a tal fumaça branca, basta ligar que ja ta soltanto. Além disso falha aos 2mil giros e se escuta barulhos estranhos vindo da turbina. Quando na lenta, a turbina faz um barulho anormal, como se vazasse pressão dela, um assovio baixo mesmo sem acelerar.
Vou ver esse negócio da mangueira...
Um amigo do meu pai, que compra peças de carros la no py, ligou para uma loja e perguntou por cima o valor, e foi de 1200,00 reais.
Romulo Lubachesky
28/11/2011, 11:56
Carlos, terei a mangueira e achei o rotor, as hélices parecem boas, tudo limpo e não senti folga nenhuma.
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 12:31
Se ta soltando fumaça branca mesmo, é melhor tu nem ligar mais o carro, por que o óleo pode acabar quando tu menos esperar, ai o problema é maior.
Quando a minha tava assim, estourou de tarde, e continuei rodando, acho que rodei mais de 20 km, e o carro fumaçando e matando tudo quanto é mosquito po ai HEHEHE :mrgreen:, nisso faltando menos 1 km pra chegar em casa, a luz do óleo acende e como o medo foi maior desliguei o motor e fui em casa buscar o óleo, ainda bem que tinha uns 5 litros, coloquei e cheguei em casa, pensava que era coisa de dentro do motor, aneis, pistão furado e essas coisas, mas era só a turbina que tava dando passagem direto da entrada de óleo pra descarga..
Não lembro como ficou o estado da turbina depois da quebra, mas queimou a porra do óleo todo..
E outra, coloquei a turbina da garret e trocando óleo a cada 5000 km, tá pra fazer mais de 3 anos e tá zerada ainda..
Romulo Lubachesky
01/12/2011, 19:37
Parece que cheguei ao fim da novela. Fui no paraguai, tem muita coisa barata pra mit, mas nao turbina hpe. Pq quase nao se usa esse modelo nos carros de la. No fim, achei uma recondicionada em otimo estado por 1.800,00. Comprei esta turbina e ja esta instalada, ta uma beleza por sinal.
Agora tenho a turbina antiga sobrando, ainda nao levei para ver a fundo o problema dela, mas minha ideia é arrumá-la para vender.
Obrigado a todos pela ajuda!
Abs
Romulo
Imperador!
01/12/2011, 19:53
Parece que cheguei ao fim da novela. Fui no paraguai, tem muita coisa barata pra mit, mas nao turbina hpe. Pq quase nao se usa esse modelo nos carros de la. No fim, achei uma recondicionada em otimo estado por 1.800,00. Comprei esta turbina e ja esta instalada, ta uma beleza por sinal.
Agora tenho a turbina antiga sobrando, ainda nao levei para ver a fundo o problema dela, mas minha ideia é arrumá-la para vender.
Obrigado a todos pela ajuda!
Abs
Romulo
Turbina recondicionada por 1800 reais?
Por esse preço eu pagava 3000 numa zerada que é muito mais seguro... O preço dessa turbina - nova e original - é algo em torno de 2500 reais...
Agora se ela tivesse custado 1000 reais estava calado.
Romulo Lubachesky
02/12/2011, 10:16
Olha, satisfeito eu tb nao fiquei, mas estava ficando sem opcao e precisando do carro.
Mas td isso me fez refletir sobre uma troca em breve, de carro e de marca.mi
Carlos A. C. Azevedo
02/12/2011, 17:24
Romulo, foi mal mas pulei uma parte da historia, a primeira vez que eu troquei a turbina, mandei recondicionar a que estava no lugar, e não durou mais de 1 ano, ai tive que morrer na nova, por 2.500 ai sim essa ta durando.
Não que recondicionamento não preste, depende quase unicamente de quem faz, mas por esse preço acho que seria melhor feito negocio nas casas bahia e pagar de 953659837245 vezes de 0,25 centavos:mrgreen: por uma 0km.
Mas é isso ai, o conselho principal mesmo é trocar o óleo no tempo certo e esperar 1 minuto com o motor ligado/desligado(em macrha lenta) pra poder chegar óleo na turbina e não deixar ela continuar girando com o motor desligado sem o óleo pra lubrificar ela...
Rodrigolm
03/12/2011, 00:38
Pessoal, tô só testando nesse post hahaha
Thiagotrilha
27/10/2013, 10:13
Minha Pajero Sport 2.5 2007 ta com o mesmo problema. Descorbonozei a turbina, limpei o EGV, troquei as valvulas de eletrovacuo, coloquei mangotes novos, troquei oleo, filtros... A 3.400 rpm continuos o carro acende a luz da injeção e perde potencia. Agora vou trocar as mangueiras da turbina, provavelmente a turbina tambem e depois de tudo vou trocar de carro e de marca.
Desligo o carro e a luza apaga, ligo e funciona perfeito até eu precisar de potencia.
Vou resetar o modulo com uma moeda e ver no que dá.
Mit nunca mais!!!
Antonio calheiros
28/09/2017, 17:47
na minha pajero full diesel tambem ja aconteceu isso duas vezes e me deixou assustado, pois ela acendeu assim q eu precisava de uma resposta do motor , nas ultrapassagens. Eu pisava ela subia giro , acendia a luz e o acelerador parece q parava de responder. Nas duas vezes eu parei o carro, desliguei e deixei por uns 5 min. Depois ligava e o carro estava normal. Ate hoje nao olhei o que pode ser pois nao acontece com frequencia, e acredito ser alguma falha meio "atoa" rsrsrs.
Mas mesmo assim pretendo fazer a troca do filtro de combustivel que acredito eu ser uma possivel solucao no meu caso pois viajei muito tempo com o carro na reserva (norte de minas e complicado achar um posto rsrs )e acredito ter entupido algo no filtro.
Abracos
andrey
creio q vc precisa fazer uma limpeza na parte da admissão !!!
Antonio calheiros
28/09/2017, 17:54
A bendita luz apagou e mantev-se apagada por quase 1 mês, contudo, voltando a pegar a estrada novamente ela acendeu e não mais voltou a apagar.
O que poderá ser?
Você é acostumado a abastecer nesse posto ?
Pode ser combustível !!!
Na minha Full 2008, diesel, acendeu há uns dois meses.
Passado scanner, era o sensor de fluxo de combustível, que fica acima do filtro.
Era sujeira acumulada.
Com uma pequena alteração na pressão já acende a luz.
Não houve qualquer alteração de potência, barulho, vibração, nada.
Foi trocado o filtro de combustível e limpado o sensor, pois a sujeira bem fina era visível.
Com o scanner foi ressetado o erro, apagando a luz.
Filtro substituído rodou 20.000 Km´s.
Só uso o S500, geralmente abastecido em postos de rodovia e de grande fluxo de caminhões.
Uma coisa é certa: o cagaço é grande quando acende essa luz.
Ninguém é ateu nessa hora!:mrgreen:
Viniciusht
13/01/2021, 21:28
Boa noite
Estou com um problema na minha Pajero Sport hpe 3.5 V6 gasolina, ela não acende a luz da injeção e a bomba de combustível não está armando, alguém já passou por isso com a sua?
JOSEJUNIORRN
14/11/2022, 17:31
Pessoal, luz acessa da injeção, mecanico falou que era a EGR, troquei, agora voltou a acender e ele me falou que algo ligado ao ABS. Colegas ja tiveram essa experiencia? poderia me ajudar?
Pessoal, luz acessa da injeção, mecanico falou que era a EGR, troquei, agora voltou a acender e ele me falou que algo ligado ao ABS. Colegas ja tiveram essa experiencia? poderia me ajudar?
Mecânico bom, hein?:pipoca:
Gleisonsilva
14/02/2023, 17:39
Amigos, minha pajero sport HPE é do ano 2008 automatica.
A luz da injeção está acesa, mais depois que desligo o carro passa o tempo ela não liga ai depois liga de novo fica indo e voltando passamos o aparelho diagnostico (chiptronic rasther) e acusa erro 41 - falha na valvula borboleta principal.
Ja foi trocado das duas valvulas , a marron e a ja troquei a valvula preta troquei todas as mangueiras já testei o atuador do corpo de borboleta esta ok não sei mais oq fazer o carro não perde forca nem nada fica só assim a luz fica ligada depois que rodo no carro desligo e depois vou ligar ela não liga ai passa 1 dia ou menos ela liga mais depois apaga novamente
Como citei não perde força não tem nada de errado mais aquela luz laranja incomoda ali 1nd está ligada se alguém souber a solução pra esse problema agradeço
Ângelo Magalhães Silva
24/12/2023, 13:15
meus amigos.. saudações cordiais! Comprei um Dakar 2012...3.2 diesel...carro excelente..mas já fiz vários serviços e a luz de injeção eletrônica não apaga. Comprei turbina, troquei sensores...gastei uma grana. Agora a notícia..e que o problema pode ser o módulo! Ajude-me...por favor..já estou criando até desgosto do carro..quem puder me orientar..segue meu ZAP 84 999537751