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Ver Versão Completa : cherokee 5.2 não pega mais- não tem faisca - SOCORRO.........



roberto5.2v8
04/06/2011, 15:29
:sad: meus amigos do forum, estou com a vtr parada e já perdi as esperanças. estava chegando perto de casa quando o motor simplesmente apagou. olhei os fusiveis ok, testei os reles ok. percebi que a bomba aciona mas não esta dando faisca na bobina. o engraçado é que o painel ficou louco depois disso. o voltimetro e o marcador de combustivel não funcionam mais. ouvi dizer que isso é sintoma de sensor de rotação que foi pro saco. detalhe com o contato ligado não esta vindo corrente + positiva na bobina. eu coloco o multimetro e os dois fios da bobina acusam - negativo? estranho pois o normal seria ter 12v em um dos fios da bobina certo. olha ja fazem dias que o carro esta parado tomando chuva no quintal e eu já fuçei tudo , coloquei gasolina no tbi para ver se era problema de injeção mas nada. o carro não da faisca, e não chega 12v na bobina oque sera?[ ja testei o rele asl esta ok. por favor me ajudem estou a ponto de vender o carro a troco de banana.. grato a todos.....

AlexPalma
04/06/2011, 17:34
Calma...tudo se arruma... :stop:

Tive um problema parecido em um Honda Civic: estava andando e o motor apagou. :shock:

Foi de guincho para o mecânico onde foi feito vários testes - inclusive de jogar gasolina no Tbi - e ficou constatado a queima da bobina e do módulo.:freaking:

Não lembro se o espaço entre os eletrôdos das velas estava muito aberto ou muito fechado, mas isso causou um curto e, por consequência, as queimas. :parede:

Nessa situação consegui recuperar o módulo (uma das saídas tinha queimado) e troquei a bobina: nunca mais deu problema. :dance:

Se você já testou fusíveis, relês, conectores, bobina e bomba de combustível: aposto no módulo.

Uma passada no scanner ajudaria... :concordo:

Boa sorte!!! Tudo se ajeitará... :razz:

Abraço.

andretomasi
04/06/2011, 18:48
Roberto,

De acordo com esse tópico que tu criou dia 9 do mês passado http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/90537-cherokee-nao-pega-de-jeito-nenhum-por-favor-amigos-me-ajudem.html, ela já tinha dado problema. Lembra que eu e o Sandro te avisamos que tinha grande chance de voltar a dar problema, que só resetar o módulo não resolveria? Pois é..

Além do mais, tu disseste que deu um "banho" de gasolina na placa do módulo :shock:.. isso pode ter ferrado com algum contato nele ou dado algum curto com o tempo.

Comece testando o sensor de rotação pra ver se está funcionando, pode ser que seja só ele se entregando de vez.
Depois confira o módulo. Usar um scanner ou tentar ver os códigos de erro no painel seria uma boa ajuda também. Aqui no fórum tem uns quantos tópicos falando sobre Cherokee sem partida, dê uma pesquisada que tem dicas de como testar os sensores.

[ ]'s

roberto5.2v8
04/06/2011, 21:36
grande amigo por favor qual seria a melhor maneira de eu testar o sensor de rotação? e a respeito dos marcadores terem parado de funcionar, vi em alguns sites que isso caracteriza problema no sensor , isso é verdade?
Roberto,

De acordo com esse tópico que tu criou dia 9 do mês passado http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/90537-cherokee-nao-pega-de-jeito-nenhum-por-favor-amigos-me-ajudem.html, ela já tinha dado problema. Lembra que eu e o Sandro te avisamos que tinha grande chance de voltar a dar problema, que só resetar o módulo não resolveria? Pois é..

Além do mais, tu disseste que deu um "banho" de gasolina na placa do módulo :shock:.. isso pode ter ferrado com algum contato nele ou dado algum curto com o tempo.

Comece testando o sensor de rotação pra ver se está funcionando, pode ser que seja só ele se entregando de vez.
Depois confira o módulo. Usar um scanner ou tentar ver os códigos de erro no painel seria uma boa ajuda também. Aqui no fórum tem uns quantos tópicos falando sobre Cherokee sem partida, dê uma pesquisada que tem dicas de como testar os sensores.

[ ]'s

Wilsonaa
04/06/2011, 23:51
grande amigo por favor qual seria a melhor maneira de eu testar o sensor de rotação? e a respeito dos marcadores terem parado de funcionar, vi em alguns sites que isso caracteriza problema no sensor , isso é verdade?

Cara é verdade, alem dos marcadores pararem ,no meu caso nem a Luz do check engine acendia.

T+

Wilson

andretomasi
05/06/2011, 09:18
grande amigo por favor qual seria a melhor maneira de eu testar o sensor de rotação? e a respeito dos marcadores terem parado de funcionar, vi em alguns sites que isso caracteriza problema no sensor , isso é verdade?

Roberto, o melhor é comprar um sensor novo, recomendo comprar na RockAuto Auto Parts (http://www.rockauto.com), chega em uns 3 ou 4 dias.

Se quiser testar o seu, espete um multímetro no plug dele, tem três pinos lá, um deles é o neutro, os outros um tem que ter corrente quando a chave está em ON, e o outro tem que ter corrente somente durante o arranque. Mesmo tendo sinal, o sensor pode estar ruim e enviando a voltagem errada pro módulo, então eu trocaria pra garantir.

Tem por aqui também se preferir, mas sai um pouco mais caro:

Sensor Rotação Dakota 4cc / Cherokee Sport 6cc (http://www.vinapecas.com.br/sensor-rotac-o-dakota-4cc-cherokee-sport-6cc.html)

SENSOR DE ROTACAO CHEROKEE SPORT 6CC / DAKOTA 2.5 4cc NOVO - R$ 210.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187129435-sensor-de-rotacao-cherokee-sport-6cc-dakota-25-4cc-novo-_JM)

Sensor Rotação Cherokee (http://www.lelopecas.com.br/vitrine/detalhes.asp?produto=4059&categoria=&buscapr=&pagina=&offset=&id=136&pn=Sensor-Rota%E7%E3o-Cherokee)

[ ]'s

barthel
13/12/2011, 21:48
Caro amigo, acabei de adquirir uma cherokee 5.2 v8 ano 94 e meu carro está com o mesmo problema, o mecanico já falou ejm chicote queimado junto com o modulo de injeção. será realmente isto? o danado do carro não pega de jeito de nenhum e o mecanico tá me cozinhando pois não consegue resolver o problema. um grande abraço

roberto5.2v8
14/12/2011, 07:48
Caro amigo, acabei de adquirir uma cherokee 5.2 v8 ano 94 e meu carro está com o mesmo problema, o mecanico já falou ejm chicote queimado junto com o modulo de injeção. será realmente isto? o danado do carro não pega de jeito de nenhum e o mecanico tá me cozinhando pois não consegue resolver o problema. um grande abraço
ola amigo rsrs. olha o meu problema demorou uns 60 dias para resolver pois na minha queimou o pcm e tambem o sensor de rotação que estava com problemas e por isso que eu sofri para achar o defeito. olha vou te dar uma dica : primeiro lugar quando vç liga o contato o voltimetro e a luz de check engine esta acendendo? se não va ate o chicote do sensor de rotação e desconecte o mesmo se depois que desconectar o voltimetro voltar a marcar e a luz de check engine acender significa 99% de chance de ser o bendito sensor de rotação, agora se estiver acendendo tudo ok teria que ver se o pcm esta ok. olhe la na frente no cofre do motor na caixa de fusiveis tem um rele chamado ASD se ele der problema o carro não pega de jeito nenhum ok. troque rele por rele de posição e ver se o carro pega, uma outra pergunta vç percebeu se a bomba do teu carro esta ativando pois se sim podera ser problema com a ignição ai poderia ser varias causas como carvão do distribuidor ruim ou por exemplo bobina fraca ja vi uma zj 96 que só funcionava quando colocava a mão no chicote da bobina por causa de um mal contato nos fios. olha faça os testes e nos de um retorno ok estamos aqui para ajudar amigo boa sorte qualquer coisa estamos ai :concordo:

georgevalle
14/12/2011, 09:34
Como disse o amigo Roberto é sofrido tambem me bati bastante para fazer funcionar a minha até comprei um pcm novo na rockauto imposto de 60% e tudo mais possivel que o governo podia mais uma surpresa o bendito pcm veio com defeito mandei e-mail sinais de fumaça etc, mandavam resposta que era para esgotar as possibilidades de falha em sensores e etc, meti a chave na pcm nova e fiz uma ressoldagem geral nela e voltou a funcionar, bem chega de historia vamos ao teu problema faça como o Roberto sugeriu primeiro verificar voltagem e aterramento na pcm se ok medir se a bobina de ignição tem os 12V que vem do relê asd essa mesma linha alimenta os bicos injetores ficando mais facil medir nos bicos do que na bobina lembrando que a pcm alimenta esta linha por pouco tempo apos ligar a chave ou apos o motor parar de girar (para facilitar retirei do rele de acionamento do motor de arranque a capa dele ficando desta forma exposto o mecanismo dele e assim ficando como um interruptor para poder acionar a partida pelo proprio rele não precisando de ajudantes para acionar a partida) e se o sensor de posição estiver pifado nunca alimenta se não tiver voltagem troca o rele com outro igual se não me engano com o da bomba de combustivel mesmo assim não alimentar passe ao proximo vilão (pelo que vi 99% dos casos de falha da pcm) o sensor de rotação, na pcm que veio com a cherokee ela estava com a fonte interna pifada verifica se ela tem as voltagens que ela fornece aos sensores tem duas voltagens 5V e 8V pode ser medido pela fiação com o esquema eletrico do carro, enfim você vai precisar ir eliminando as possibilidades de falhas até ficar a pior que a pcm.

barthel
14/12/2011, 15:30
Obrigado pelas dicas, vou pegar na orelha do mecanico e ver se ele consegue resolver o problema, tomara que tudo dê certo. abraçao e obrigado

edwint
19/12/2011, 18:11
tenho um distribuidor e se nao me engano as bobinas, qualquer coisa...

edwint
19/12/2011, 18:12
tenho um distribuidor e se nao me engano as bobinas, qualquer coisa...

desculpe a que tenho é 6 cil.

barthel
24/12/2011, 17:31
nao consigo achar o danado do sensor de rotação mesmo vendo a imagem aqui do forum

Luiz Gustavo Ferrari
27/12/2011, 15:18
Olá amigos, tenho um problema parecido. Tenho uma grand cherokee limited 5.2 V8 ano 94.
O problema que as vezes pega e as vezes não. bato na partida ela sobe rotação mas em 1 segundo more, e não tem jeito faço umas 10x e mesma coisa, esperou uma meia hora vo la bato denovo ai pega, as vezes não pega e assim seguidamente acontece.
A luz chek engine fica acessa meio direto as vezes apaga.
Que pode ser? O que devo fazer..

Obrigado pela atenção.

Felixjrnatal
04/01/2012, 00:10
Olá amigos 4x4!
Tenho uma Cherokee sport ano 2000. A vendi e a pessoa que supostamente comprou(nao pagou), bateu de frente e alem de capô, faróis, tela; o modulo tbm foi pro espaço. Já comprei um aqui em Natal de uma do mesmo modelo da minha ano 1997. Para encurtar a história, a minha nao funcionou com o modulo da 97. E nisso já se vão 6 meses. Já me disseram para comprar uma pandoo. Mas como já paguei 1.600 por esse modulo, fiquei frustrado e nao quis comprar outro. Acontece que mais uma pesados me deu uma alternativa de colocar a Cherokee direto no gas sem o uso do modulo. Isto é possível? O tal do professor Pardal falou que compraria um distribuidor de monza e que tudo daria certo. Pois seria o tempo que arrumaria as outras coisas dela, tais como, dois faróis, painel completo, lanternas. E assim depois que conseguisse colocar a Cheroca pra funcionar, eu teria tempo e cabeça pra arrumar um outro modulo, vender o que comprei e enfim, tirar minha
Cheroca de dentro de um oficina. Afinal, a bichinha esta se acabando indo pra um oficina e sem ninguém querer resolver.
Vcs, amigos 4x4 já ouviram falar nisso, se consegue-se fazer essa ligação?
Obrigado!
Felix Jr.
NatalRN

barthel
05/01/2012, 08:02
Como disse o amigo Roberto é sofrido tambem me bati bastante para fazer funcionar a minha até comprei um pcm novo na rockauto imposto de 60% e tudo mais possivel que o governo podia mais uma surpresa o bendito pcm veio com defeito mandei e-mail sinais de fumaça etc, mandavam resposta que era para esgotar as possibilidades de falha em sensores e etc, meti a chave na pcm nova e fiz uma ressoldagem geral nela e voltou a funcionar, bem chega de historia vamos ao teu problema faça como o Roberto sugeriu primeiro verificar voltagem e aterramento na pcm se ok medir se a bobina de ignição tem os 12V que vem do relê asd essa mesma linha alimenta os bicos injetores ficando mais facil medir nos bicos do que na bobina lembrando que a pcm alimenta esta linha por pouco tempo apos ligar a chave ou apos o motor parar de girar (para facilitar retirei do rele de acionamento do motor de arranque a capa dele ficando desta forma exposto o mecanismo dele e assim ficando como um interruptor para poder acionar a partida pelo proprio rele não precisando de ajudantes para acionar a partida) e se o sensor de posição estiver pifado nunca alimenta se não tiver voltagem troca o rele com outro igual se não me engano com o da bomba de combustivel mesmo assim não alimentar passe ao proximo vilão (pelo que vi 99% dos casos de falha da pcm) o sensor de rotação, na pcm que veio com a cherokee ela estava com a fonte interna pifada verifica se ela tem as voltagens que ela fornece aos sensores tem duas voltagens 5V e 8V pode ser medido pela fiação com o esquema eletrico do carro, enfim você vai precisar ir eliminando as possibilidades de falhas até ficar a pior que a pcm.

Bom dia amigo, em resposta a sua grande ajuda tive a curiosidade de mandar meu modulo para teste e acabei descobrindo que o danado tá queimadão, comprei outro e vou ver que bicho vai dar, espero que dessa vez funcione. abração e obrigado pela ajuda.

barthel
05/01/2012, 08:07
putz, nós estamos com o mesmo problema, acabei de comprar um módulo e vou fazer o teste e ver se o bicho pega. optei em comprar o meu em um cara especializado e não de ferro velho pois sabe lá se está funcionando também; manda fazer teste neste teu módulo, o meu tava todo queimado onde passa os 5v diz assim o tecnico. outra coisa que optei em comprar também foi o tal do sensor de rotação que também segundo orientações aqui do tópico é danado pra queimar e o carro não funciona de jeito nenhum sem ele. abração e espero que dê certo se eu conseguir ligar o meu te falo.

barthel
08/01/2012, 22:54
boao noite, obrigado pelas coordenadas e desculpe a demora para responder aos amigos aqui do site mas o interessante é que até para entregar as peças compradas demora nesse carro rs. Bom vamos as supostas soluções e problemas; devido a grande inexperiencia e má vontade dos mecanicos aqui de teresopolis resolvi por conta propria pesquisar na net sobre modulos cherokee v8 e consegui achar um tecnico para enviar modulo pra teste e foi constatado que onde passa a corrente de acionamento da bomba, security etc dentro do modulo estava toda queimada devido a algum curto no carro, sendo assim comprei modulo novo que chegará na proxima semana e de quebra comprei sensores de rotação e hall novos que colocarei amanha, espero que colocando o modulo e sensores o danado volte a funcionar pois ainda falta testar a bobina. De algum modo ainda não estou com certeza que tais peças farão o carro funcionar pois tal curto se deu a antiga proprietaria ligar a bateria nas polaridades invertidas fazendo que os fios do chicote do motor colacem um no outro mas, abrindo o chicote descolei os fios e vi que não tinham fechado curto, notei também as emendas do chicote bem derretidas não afetando a parte interna dos conectores, o fio do sensor de pressão do óleo está partido não sei por quê, existe um fio acho que branco e preto também partido atras do distribuidor que nem sei para que serve, em baixo da caixa tem um sensor todo derretido com os fios a mostra e a sonda lambda no escapamento também está desligado enfim são muitos os problemas a serem resolvidos até se chegar aos finalmente. se tiverem esquema do chicote do motor da cherokee por favor me enviem para solucionar tais problemas. obrigado pela grande ajuda de todos aqui do forum e podem contar comigo também.

barthel
08/01/2012, 22:55
obs: já achei o danado. eta lugarzinho ruim de achar e dificil de mexer.

alaerte
14/12/2012, 21:24
obs: já achei o danado. eta lugarzinho ruim de achar e dificil de mexer.E ai Barthel !!
Fala pra nois onde é (com detalhes ) :concordo: