PDA

Ver Versão Completa : Como preservar vossos cardãs :( Me salvei de uma bomba



emerson_dickel
25/05/2005, 20:33
Boa Noite caros amigos,

Como já eh de conhecimento de vcs, tenho um Ranger XLT 2002, a viatura tá com 161 Mil KM Rodados, e comprei ela com 150 MIL KM Rodados, pela primeira vez ela me deixou na mão :(

Fui para uma cidade do interior, onde tinha que passar por 18 KM de estrada de chão, acontece que estava chovendo muito e essa estrada tem fama de muitos ficarem atolados lá (Normalmente com carros de passeio), fiquei feliz, pois finalmente poderia colocar em uso o 4 X 4 da minha caminhonete, e realmente a estrada estava cheia de erosões e muitos atoleiros, onde o 4x4 da ranger, apesar de eu ter os pneus Scorpion AT da Pirelli cumpriu sua missão, mas ao sair da cidade ouvi um estalo na dianteira, logo parei e fui verificar, andei mais meio metro e deu o estalo novamente, acontece que era um estalo forte que ela nunca tinha feito antes, como fosse um dente do diferencial quebrado, acontece que ela fazia esse estalo tanto com a 4x4 ligada como desligada :( conclusão não quis forçar e acabei acionando o guincho da seguradora.

Na oficina segundo o mecanico, era problema no cardã da frente do (4x4) e que tinha que trocar, R$ 1600,00 original mais mão de obra, acontece que dai pedi pra eles tirarem o cardã (com problema) que andaria sempre 4x2 até resolver o problema, assim eles fizeram, dai olhei e realmente estava muito duro o rolamento etc, não me conformei em ter que trocar um peça que custa 1600 latinhas por causa de um rolamento, como nessa oficina trabalha um amigo meu pedi pra ele desmontar o dito cardã, (a parte do rolamento) pra mim avaliar, pois estava na esperança de poder trocar soh o sistema do rolamento etc.

Ele desmontou dai descobrirmos o problema, a coifa havia ressecado e entrado sujeira/agua etc dentro do rolamento, mas como eu não havia forçado, andado dando os estalos, estava bom o rolamento e tudo mais, depois de 1 hora e meia de serviço o mecanico havia desmontado todo o mecanismo e lavado com tinner (acho que eh assim que se escreve), e montado com a devida graxa etc, pronto pra por no lugar, depois de montado na caminhonete foi soh alegria, pegamos um barrinho e funcionou que eh uma blz, sem estalos e melhor de tudo, eu soh gastando 2 horas de mão de obra, e um saché de graxa (grafite) e uma coifa de não sei que homocinética que pegamos na seção de peças para adptar.

Então fica a dica, que todos ja sabem, mas não custa relembrar, sempre questione e tente metodos alternativos, acaba saindo bem mais em conta, e verifiquem a coifa das vossas viaturas para ver se não estão ressecadas e podem rasgar ocasionando um custo bem maior.
E se ouvir/sentir algo diferente eh melhor parar do que forçar né :)

Um grande abraço a todos, acho que ficou meio longo o texto mas não pude deixar de compartilhar minha experiencia, pois pode ser util para vcs também, como as vossas experiencias me ajudaram também.

Um grande abraço a todos

emerson_dickel
25/05/2005, 20:38
Soh lembrando pessoal, eu uso regularmente o 4x4 da minha viatura, no entanto engato o 4x4 uma vez por semana soh pra não enferujar :)

Mas essa foi a primeira vez que usei o 4x4 por que realmente precisava, estava chovendo a 2 dias, e tava um lamaçal que dava gosto de ver.

Um grande abraço a todos

Júlio César do Nascimento
26/05/2005, 13:11
no manual da ranger não fala o periodo para ligar o 4x4 para fazer lubrificação qual seria o tempo ideal para ligar (kilomentragem,dia,mês) ou não precisa fazer ela se auto lubrifica ?

Walter L. L. Casitta
26/05/2005, 14:09
Esse procedimento é desnecessário se a Ranger for do ano 2000 em diante. Por não possuírem roda livre, todo o conjunto da tração esta em movimento todo o tempo independe de estar em 4x2 ou 4x4.

ojaneri
26/05/2005, 20:10
Esse procedimento é desnecessário se a Ranger for do ano 2000 em diante. Por não possuírem roda livre, todo o conjunto da tração esta em movimento todo o tempo independe de estar em 4x2 ou 4x4.

Mas ainda sim seria interessante para o motorzinho elétrico, que após muito tempo de uso, pode aparecer uma crosta de sujeira entre os contatos, e quando ativado o 4x4, ele não dará contato. É interessante acionar 4x4 a 4x4LOW para fazer o disquinho girar e além disso, testar o engate elétrico.

[]s sem o motorzinho elétrico...

Walter L. L. Casitta
26/05/2005, 20:21
Certo. Poder ser com a Ranger parada mesmo. É só esperar as luzes acenderem e desligar em seguida...

emerson_dickel
26/05/2005, 20:48
Colega Julio Cesar, não que se vc não usar o 4 x 4, ele vai enferujar, isso foi figura de liguagem minha :)

O meu problema ocorreu por causa do rompimento da coifa, entrando sujeira barro/agua.

Mas eh bom vc sempre acionar pra ver se esta tudo ok, pois se não engatar a tração vc manda logo ver, isso seria desagradavel falhar no meio de um atoleiro.

Edintruder
28/05/2005, 23:20
A coifa que referes é da homocinética do cardan dianteiro? Quando ela estraga o pessoal tem o costume de colocar uma cruzeta. Segundo o Walter ica com um pouco de ruido, porém o R$ compensa.

Walter L. L. Casitta
29/05/2005, 09:57
Ruído não, vibração...

dero
29/05/2005, 10:34
emerson,

Boa dica

Por isso é importante não ficarmos só nas maos dos mecânicos para manutençao básica ou corretiva, antes de levar o carro no meca verifico eu mesmo o defeito, acompanho o diagnóstico e após o serviço feito verifico o resultado, pelo menos uma vez por mês levanto o carro numa -troca de óleo- e vejo por baixo tudo o q poderia estar fora do lugar.

Com este método costumo ajudar o meca a diagnosticar o defeito, e nao foram poucas as vezes que evitei trocar peças desnecessariamente ou tive que voltar no meca com o mesmo defeito (nesse caso negocio a diferença de $$ do serviço anterior) e outras vezes também finalizo e faço o acabamento dos serviços em casa, isso pq em oficinas que tem um monte de carros esperando pros meca ganhar $$ eles costumam fazer o mínimo necessário e não dão muito acabamento.



Walter,

Mesmo o conjunto sendo balanceado num torneiro tem vibração?




valeu

ojaneri
29/05/2005, 10:35
A minha eu pus cruzeta de jeep, mas tenho roda livre manual pra desativar tudo. Realmente a velocidades maiores (acima de 100) nota-se uma pequena vibração quando a roda livre ta ligada.

leovalle
29/05/2005, 10:44
ALguém sabe dizer se o cardã da ranger 4x2 tem junta esférica? Alguém tem alguma foto do mesmo?

Obrigado.

[]'s

Walter L. L. Casitta
29/05/2005, 11:53
O ângulo formado entre o cardam e o eixo de saída da caixa é muito grande e uma junta universal ou cruzeta girando nesse ângulo vibra mesmo. Não tem como balancear e a solução pra isso é usar a junta homocinética ou CV.
A Ford colocou uma CV lá e praticamente todo veículo 4x4 tem uma junta CV no cardam dianteiro pra evitar vibrações.

Junta esférica é o pivô usado na suspensão. No cardam pode ter junta universal ou junta homocinética.

Edintruder
29/05/2005, 16:36
Olhando até que não parece ter um ângulo muito acentuado para usar uma cruzeta. Dá para notar que esse ângulo é menor que o cardam traseiro.

Walter L. L. Casitta
29/05/2005, 18:53
Olhando até que não parece ter um ângulo muito acentuado para usar uma cruzeta. Dá para notar que esse ângulo é menor que o cardam traseiro.

Pode não parecer, mas é a junta com o maior ângulo na Ranger...

Edintruder
29/05/2005, 21:31
Walter,
Realmente pelo desenho confere a inclinação da bolota do diferencial dianteiro que faz a cruzeta trabalhar com pouco ângulo.
Aproveitando o papo, eu troquei o óleo do diferencial traseiro há 6000km atrás pois estava contaminado com água, porém agora está com água de novo, o detalhe é que o respiro do diferencial possui uma tampa na ponta da mangueira perto do bocal do tanque, porém não sei se essa tampa é original ou não, pois se estiver tampado até existe uma explicação lógica de entar água, porém eu não costumo andar em águas profundas, no máximo em poças de chuva onde os carros dão uma boiadinha... :D

Walter L. L. Casitta
29/05/2005, 22:06
Aquilo não é só uma tampa, Teoricamente é uma espécie de válvula que se facha quando a pressão externa é maior que a interna. Mas a experiência que tenho dos tempos do Samurai é a seguinte: Depois de trocar o óleo do dif. várias vezes por estar contaminado com água, instalei uma mangueira pra elevar os suspiros (CT, dif. dianteiro e traseiro), mas mesmo assim continuava a aparecer água. Eu acho que a água entra por outro lugar. Não pelo suspiro...

cristiano
30/05/2005, 08:36
A minha eu pus cruzeta de jeep, mas tenho roda livre manual pra desativar tudo. Realmente a velocidades maiores (acima de 100) nota-se uma pequena vibração quando a roda livre ta ligada.

Qual o ano da sua ?
Pode tirar alguma foto ?

Júlio César do Nascimento
30/05/2005, 14:06
Esse procedimento é desnecessário se a Ranger for do ano 2000 em diante. Por não possuírem roda livre, todo o conjunto da tração esta em movimento todo o tempo independe de estar em 4x2 ou 4x4..

A minha é 88/99 é preciso ligar de vez em quando Walter?

Walter L. L. Casitta
30/05/2005, 15:09
Sim...

ojaneri
30/05/2005, 17:52
A minha eu pus cruzeta de jeep, mas tenho roda livre manual pra desativar tudo. Realmente a velocidades maiores (acima de 100) nota-se uma pequena vibração quando a roda livre ta ligada.

Qual o ano da sua ?
Pode tirar alguma foto ?

Da adaptação da cruzeta ou da roda livre?

cristiano
30/05/2005, 20:51
A minha eu pus cruzeta de jeep, mas tenho roda livre manual pra desativar tudo. Realmente a velocidades maiores (acima de 100) nota-se uma pequena vibração quando a roda livre ta ligada.

Qual o ano da sua ?
Pode tirar alguma foto ?

Da adaptação da cruzeta ou da roda livre?

A adaptacao da cruzeta... acredito que tenha feito isso por ser mais barato nao ? o que voce teve que mexer para tirar a homocinetica e colocar a cruzeta ?

[]'s ansiosos por fotos

emerson_dickel
01/06/2005, 10:29
Bom Dia caros amigos, pelo que estão discutindo ai posso entender que a ranger não tem cruzetas ???

Me desculpem se sou tão leigo, mas alguem poderia me informar isso e pra que servem as cruzetas ???


Um grande abraço a todos

maiarodrigues
01/06/2005, 11:27
Caro Emerson

Tive um problema idêntico sexta passada. :cry:

Tenho um Ranger XLT CD V6 1999/1999 - 85.000 km. faz seis meses e descobri por acaso. Meu eixo cardã estava fazendo barulho quando soltava a embreagem. Cheguei lá, além do rolamento "rei" estar desgastado, meu cardã dianteiro estava com o reparo do cardã (já improvisado com a coifa da junta homocinética que eu nem sabia - deve ter sido o mecânico que revisou na garantia de compra ou o outro dono..) rompido, vazado o óleo e obviamente seco. A loja disse que tinha que ser obviamente reparado de novo.. Mas que tinha um na loja usado. Trocaram (base de troca) em vinte minutos e paguei R$800,00. Mas agora está como original.

Abraços!

Meus problemas com minha ranger:
1. Bomba da direção hidráulica - barulho - vai ser reparada
2. Rolamento "rei" - desgaste - vai ser reparado ou trocado
3. Motor 4x4 - mau contato elétrico - manutenção
4. Cubo da roda esquerda - barulho - vai ser trocado
5. Limpador de para-brisa - funciona sozinho - manutenção
6. Sensor de massa de ar - sujo - manutenção
7. Atuador de embreagem - sem embreagem - trocado



Boa Noite caros amigos,

Como já eh de conhecimento de vcs, tenho um Ranger XLT 2002, a viatura tá com 161 Mil KM Rodados, e comprei ela com 150 MIL KM Rodados, pela primeira vez ela me deixou na mão :(

Fui para uma cidade do interior, onde tinha que passar por 18 KM de estrada de chão, acontece que estava chovendo muito e essa estrada tem fama de muitos ficarem atolados lá (Normalmente com carros de passeio), fiquei feliz, pois finalmente poderia colocar em uso o 4 X 4 da minha caminhonete, e realmente a estrada estava cheia de erosões e muitos atoleiros, onde o 4x4 da ranger, apesar de eu ter os pneus Scorpion AT da Pirelli cumpriu sua missão, mas ao sair da cidade ouvi um estalo na dianteira, logo parei e fui verificar, andei mais meio metro e deu o estalo novamente, acontece que era um estalo forte que ela nunca tinha feito antes, como fosse um dente do diferencial quebrado, acontece que ela fazia esse estalo tanto com a 4x4 ligada como desligada :( conclusão não quis forçar e acabei acionando o guincho da seguradora.

Na oficina segundo o mecanico, era problema no cardã da frente do (4x4) e que tinha que trocar, R$ 1600,00 original mais mão de obra, acontece que dai pedi pra eles tirarem o cardã (com problema) que andaria sempre 4x2 até resolver o problema, assim eles fizeram, dai olhei e realmente estava muito duro o rolamento etc, não me conformei em ter que trocar um peça que custa 1600 latinhas por causa de um rolamento, como nessa oficina trabalha um amigo meu pedi pra ele desmontar o dito cardã, (a parte do rolamento) pra mim avaliar, pois estava na esperança de poder trocar soh o sistema do rolamento etc.

Ele desmontou dai descobrirmos o problema, a coifa havia ressecado e entrado sujeira/agua etc dentro do rolamento, mas como eu não havia forçado, andado dando os estalos, estava bom o rolamento e tudo mais, depois de 1 hora e meia de serviço o mecanico havia desmontado todo o mecanismo e lavado com tinner (acho que eh assim que se escreve), e montado com a devida graxa etc, pronto pra por no lugar, depois de montado na caminhonete foi soh alegria, pegamos um barrinho e funcionou que eh uma blz, sem estalos e melhor de tudo, eu soh gastando 2 horas de mão de obra, e um saché de graxa (grafite) e uma coifa de não sei que homocinética que pegamos na seção de peças para adptar.

Então fica a dica, que todos ja sabem, mas não custa relembrar, sempre questione e tente metodos alternativos, acaba saindo bem mais em conta, e verifiquem a coifa das vossas viaturas para ver se não estão ressecadas e podem rasgar ocasionando um custo bem maior.
E se ouvir/sentir algo diferente eh melhor parar do que forçar né :)

Um grande abraço a todos, acho que ficou meio longo o texto mas não pude deixar de compartilhar minha experiencia, pois pode ser util para vcs também, como as vossas experiencias me ajudaram também.

Um grande abraço a todos

Marcelo Macedo
01/06/2005, 21:25
Pessoal,

Estou reformando uma explorer 96 4x4 4.0 V6, gostaria de uma orientação
lá vai minha dúvidas já que é igual ou quase a RANGER:

1. Quando a comprei ela já estava sem o cardã dianteiro. Teria algum de caminhonetes nacionais com preço mais acessível para poder adaptar???
com sistema de cruzeta.

2. Quando giro a roda dianteira o munhão do diferencial não gira, achei estranho
pois ela não esta com roda livre; gira o semi-eixo mas o munhão não. No eixo
tem uma parte com uma peça saliente que chega alguns fios da parte
elétrica. Será que isto libera ou trava o semi-eixo na satélite do diferencial????
Isto seria uma roda livre????? Elétrica!!!!!!!!!!!

2. O eixo da ranger existe essa saliência???

3. 4x4 LOW - seria o mesmo que reduzida??? sou analfabeto em inglês....

Marcelo Macedo
:lol:

Walter L. L. Casitta
01/06/2005, 23:46
Marcelo,

O eixo que você vê girar é o eixo da homocinética e imagino que a saliência que você referiu, deve ser a roda livre mesmo e aqueles fios não deveriam ser fios e sim tubos já que o acionamento é a vácuo.

No desenho abaixo eu fiz um circulo em volta da roda livre e as peças indicadas com +), foram descontinuadas. Espero que as suas estejam no lugar...

Se você conseguir colocar a roda livre operacional, você pode procurar uma oficina especializada em cardans que eles podem resolver o problema rápido e barato com peças nacionais, mas se não conseguir colocar o acionamento automático da RL pra funcionar, a opção será manter conectada constatemente, como é na Ranger mais nova e nesse caso terá que usar um cardam com homocinética no lado da caixa de transferência para que ele não vibre o tempo todo...

4x4LOW e reduzida sim...

j.sebastian
02/06/2005, 09:23
com sistema de cruzeta.


O cardã dianteiro das Explorers até 1994 têm junta CV. As >=95 são com homocinéticas?

Seba

Walter L. L. Casitta
02/06/2005, 11:25
Junta CV e Junta Homocinética são a mesma coisa.

j.sebastian
02/06/2005, 11:44
Junta CV e Junta Homocinética são a mesma coisa.


O que tem no cardã da minha NÃO é uma Homocinética, com a gaiola e aquelas esferas de aço (como na tração dianteira de carros, por exemplo)... mas sim uma armação com duas cruzetas nas pontas, e uma única esfera central, que coordena o movimento das duas (eu conheço isso como CV, velocidade constante).

Seba

ojaneri
02/06/2005, 12:40
Junta CV e Junta Homocinética são a mesma coisa.

Junta CV != Homocinética.

Junta CV, seria de maneira bem grossa, duas cruzetas uma nas costas da outra.

Homocinética - usada nos carros com tração dianteira:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/outros/homocin-4.jpg
http://www.mda4x4.com/kam/k_homocinetica.gif

Junta CV
http://www.4xshaft.com/images/bamf42cv1.jpg

Basicamente numa CV você tem cruzeta. Numa homocinética não.
No meu caso, eu tirei a homocinética e troquei por juntas/cruzetas comuns do Jeep Willys. Mas tenho roda livres.

O que acontece é que de no ingles, homocinética é referida como um tipo de CV Joint (Constant Velocity Joint), talvez por isso a confusão do mestre Walter.

Walter L. L. Casitta
02/06/2005, 13:59
A confusão quem tá fazendo não sou eu.

Junta CV ou melhor CV joints (inglês) é a mesma coisa que homocinética qué um termo de origem grega e quer dizer velocidade constante também. Então as duas juntas que o Ojaneri descreveu são juntas CV e também podem ser chamas de juntas homocinéticas ou juntas de velocidade constante e apesar das juntas terem constituição e resistência diferente, elas tem a mesma finalidade, e principalmente a mesma característica que é a velocidade constante.

Essa confusão de dizer que junta CV e diferente de homocinética faz parte do jargão jipeiristico... :oops:

ojaneri
03/06/2005, 09:18
Walter,

No jargão popularesco, a homocinética é conhecida como birfield joints, e a junta CV 'aberta' é CV Joint.

Você que ta tentando se safar dessa :)

Walter L. L. Casitta
03/06/2005, 10:09
Oja,

Digita "CV Joint" no Google por exemplo que você vai entender... :wink:

maiarodrigues
22/06/2005, 12:33
Update desse problema: Descobri que o cardã que tinham colocado no meu carro não era usado e sim recondicionado!!
Voltei lá, trocaram por um outro recondicionado (Até porque viram que estava vazando!!) e me devolveram 200,00.
Pessoal! Cuidado com isso. Me disseram que o golpe agora deles é vender como usado (mais caro) quando, na verdade, é recondicionado!

Abraços!



Caro Emerson

Tive um problema idêntico sexta passada. :cry:

Tenho um Ranger XLT CD V6 1999/1999 - 85.000 km. faz seis meses e descobri por acaso. Meu eixo cardã estava fazendo barulho quando soltava a embreagem. Cheguei lá, além do rolamento "rei" estar desgastado, meu cardã dianteiro estava com o reparo do cardã (já improvisado com a coifa da junta homocinética que eu nem sabia - deve ter sido o mecânico que revisou na garantia de compra ou o outro dono..) rompido, vazado o óleo e obviamente seco. A loja disse que tinha que ser obviamente reparado de novo.. Mas que tinha um na loja usado. Trocaram (base de troca) em vinte minutos e paguei R$800,00. Mas agora está como original.

Abraços!

Meus problemas com minha ranger:
1. Bomba da direção hidráulica - barulho - vai ser reparada
2. Rolamento "rei" - desgaste - vai ser reparado ou trocado
3. Motor 4x4 - mau contato elétrico - manutenção
4. Cubo da roda esquerda - barulho - vai ser trocado
5. Limpador de para-brisa - funciona sozinho - manutenção
6. Sensor de massa de ar - sujo - manutenção
7. Atuador de embreagem - sem embreagem - trocado



Boa Noite caros amigos,

Como já eh de conhecimento de vcs, tenho um Ranger XLT 2002, a viatura tá com 161 Mil KM Rodados, e comprei ela com 150 MIL KM Rodados, pela primeira vez ela me deixou na mão :(

Fui para uma cidade do interior, onde tinha que passar por 18 KM de estrada de chão, acontece que estava chovendo muito e essa estrada tem fama de muitos ficarem atolados lá (Normalmente com carros de passeio), fiquei feliz, pois finalmente poderia colocar em uso o 4 X 4 da minha caminhonete, e realmente a estrada estava cheia de erosões e muitos atoleiros, onde o 4x4 da ranger, apesar de eu ter os pneus Scorpion AT da Pirelli cumpriu sua missão, mas ao sair da cidade ouvi um estalo na dianteira, logo parei e fui verificar, andei mais meio metro e deu o estalo novamente, acontece que era um estalo forte que ela nunca tinha feito antes, como fosse um dente do diferencial quebrado, acontece que ela fazia esse estalo tanto com a 4x4 ligada como desligada :( conclusão não quis forçar e acabei acionando o guincho da seguradora.

Na oficina segundo o mecanico, era problema no cardã da frente do (4x4) e que tinha que trocar, R$ 1600,00 original mais mão de obra, acontece que dai pedi pra eles tirarem o cardã (com problema) que andaria sempre 4x2 até resolver o problema, assim eles fizeram, dai olhei e realmente estava muito duro o rolamento etc, não me conformei em ter que trocar um peça que custa 1600 latinhas por causa de um rolamento, como nessa oficina trabalha um amigo meu pedi pra ele desmontar o dito cardã, (a parte do rolamento) pra mim avaliar, pois estava na esperança de poder trocar soh o sistema do rolamento etc.

Ele desmontou dai descobrirmos o problema, a coifa havia ressecado e entrado sujeira/agua etc dentro do rolamento, mas como eu não havia forçado, andado dando os estalos, estava bom o rolamento e tudo mais, depois de 1 hora e meia de serviço o mecanico havia desmontado todo o mecanismo e lavado com tinner (acho que eh assim que se escreve), e montado com a devida graxa etc, pronto pra por no lugar, depois de montado na caminhonete foi soh alegria, pegamos um barrinho e funcionou que eh uma blz, sem estalos e melhor de tudo, eu soh gastando 2 horas de mão de obra, e um saché de graxa (grafite) e uma coifa de não sei que homocinética que pegamos na seção de peças para adptar.

Então fica a dica, que todos ja sabem, mas não custa relembrar, sempre questione e tente metodos alternativos, acaba saindo bem mais em conta, e verifiquem a coifa das vossas viaturas para ver se não estão ressecadas e podem rasgar ocasionando um custo bem maior.
E se ouvir/sentir algo diferente eh melhor parar do que forçar né :)

Um grande abraço a todos, acho que ficou meio longo o texto mas não pude deixar de compartilhar minha experiencia, pois pode ser util para vcs também, como as vossas experiencias me ajudaram também.

Um grande abraço a todos

emerson_dickel
19/10/2005, 12:51
Pessoal, novamente deu problema no meu cardã dianteiro, ou seja a coifa de homocinetica de gol que tinha sido adaptada que custou R$ 6,00 era de uma material meio duro tipo um plastico e não boracha propriamente dita, dai voltou o barulho novamente, levantei numa rampa e deu problema que rasgou a coifa novamente (pois ela trabalha, se movimenta), portanto entrou agua/barro novamente, como estava em viagem, parei numa oficina de uma oficina do interior onde tiraram o cardã dianteiro fora e segui viagem, dai novamente o rolamento "castanha" foi desmontada e lavada,l colocada graxa nova e agora adaptada a coifa da homocinetica da L-200 (R$ 20,00), dai agora acho que vai durar, pois se não tivesse rasgado a coifa não iria dar problema, dai agora a borracha e macia mas bem resistente, acho que vai durar bastante :)

Soh uma observação, acho uma vergonha não ter essa coifa na agencia, ou seja se rasgar ela e vc quiser manter a originalidade total, vai ter que trocar o cardã (R$ 1600,00), por causa de um pedaçinho de borracha :(

Então se acontecer com vcs, a coifa da homocinetica da L-200 fica muito boa :)


Um grande abraço a todos

csirani
20/10/2005, 21:55
Soh uma observação, acho uma vergonha não ter essa coifa na agencia, ou seja se rasgar ela e vc quiser manter a originalidade total, vai ter que trocar o cardã (R$ 1600,00), por causa de um pedaçinho de borracha


Aqui há alguns dias estarão dando a camionete de graça e só cobrando a manutenção depois. É uma prática comum dos mecânicos, mas antigamente acho que as peças eram mais baratas, ai não se dava muita importância. Queriam me levar R$ 53,00 de uma vareta de óleo do motor MWM Sprint 4.07 na concessionária, consegui por um terço em outras revendas.

emerson_dickel
21/10/2005, 15:28
csirani

Cara vc eh de Irani ??? Sou de Concórdia, o que vc faz ai ???

csirani
21/10/2005, 19:16
Irani é minha terra natal, ás vezes eu apareço por lá. Ultimamente ando parecendo bolsa de andarilho.

Sou contador, me formei ai na Universidade do Contestado há alguns anos atrás. (pra falar a verdade tenho muita saudade do boteco da faculdade).

Edintruder
29/12/2007, 14:21
Pessoal, falando sobre a homocinética do cardam dianteiro, resolvi tirar a minha para fazer a limpeza e lubrificar.
Para minha surpresa, não tem como abrir a homocinética sem estragar algo. Porém, tem um furinho para respiro na tampa traseira, e coloque graxa por ali mesmo com a ajuda de uma seringa. Coloquei cerca de 40ml de graxa de lítio para rolamentos por ali. Pelo que notei, estava bem seca por dentro, pois quando coloquei a graxa ficou bem macia.
Aproveitei e desmontei a cruzeta e coloquei graxa nas cupilhas roletadas que mesmo sendo originais estavam bem justa e com um pouco de graxa suja, mesmo com 97600km rodados.
resumindo, se não fizesse isso, com certeza não deveria durar outros 100.000km nem com banda de música. Então sujiro fazerem essa revisão e lubrificação assim que puderem para não desembolsar uns R$600,00 da peça nova.
A coifa está intacta mas um pouco ressecada. Vou ver se coloco uma câmara de ar por fora com duas abraçadeiras para ver como fica e coloco vaselina na coifa antes que resolva piorar o seu estado.

João Pedro
29/12/2007, 15:12
Amigos, lendo o tópico e como a manutenção de minha picape quase se resume ás trocas de óleo e filtros. Fica a pergunta: problemas similares podem ocorrer na S10 (ano 2003, 4x4)?

Não possuo hablidades mecânicas, nem como hobby, mas procedi a desmontagem do diferencial traseiro para limpeza (com gasolina) e troca de óleo. Além do mais, instruções de vocês serviriam para que eu repasse a quem eu designar para fazer a manutenção.

ALEXANDREO
02/01/2008, 00:34
Amigos A Tal Da Coifa Do Carda Dianteiro Da Ranger Tem No Bareta Peças, Nao E Barato Mas Funciona Bem Quase Como Original, Coloquei Na Minha Ja Tem Uns 10.000 Km E Ta Ok.

Esse Problema De Coifa Rasgada/rompida No Carda Dianteiro E Recorrente Nas Rangers, Portanto Cuidado Quem Ainda Nao Revisou Que O Faça Logo, Nao E Muito Dificil Ou Demorado E Te Poupa De Um Problemao Futuro R$$$.
Abracao Alexandre

Barreto
15/02/2008, 11:31
Fala Galera.

Alguem sabe se a junta homocinetica do cardan dianteiro da Ranger, s10 ou outra pickup serveria na Grand Cherokee 97 5.2?

Edintruder
15/02/2008, 12:30
Acredito que seja mais fácil adaptar uma cruzeta e espigão. Tenta no Bareta também se tem a da Cherokee.

RCarlosf
29/02/2008, 08:10
Bom dia Galera !!!

Saudações a todos,

Bom é o seguinte, ontem fui acionar o 4x4high da Ranger e depois de uns 2 km percorridos notei um barulho tipo um tranco, foi o suficiente pra eu voltar o acionador para 4x2, mas notei que quando estercia para fazer curva dava uns estalos. Sera que o acoplamento do 4x4high travou e nao voltou pro 4x2 ? Tem com desacoplar manualmente ?
Alguem pode me dar uma dica ?

Desde ja agradeço,

um abraço a todos

Edintruder
29/02/2008, 10:07
Explica melhor...

Os estalos ocorrem em curva com 4x4hi? Se positivo, pode estar pulando a corrente da caixa de transferência. Não te assusta que dá pra trocar com a caixa no lugar, pois é só tirar umas peças e tirar a tampa traseira.

Tens que notar de onde vêm os estalos, pois se for da roda pode ser homocinética.

Se a luz do painel apagou tem que estar em 4x2 pois pela posição do eixo não tem como apagar a luz em 4x4.

Ela está se freiando nas curvas em 4x2?

RCarlosf
29/02/2008, 14:23
Explica melhor...

Os estalos ocorrem em curva com 4x4hi? Se positivo, pode estar pulando a corrente da caixa de transferência. Não te assusta que dá pra trocar com a caixa no lugar, pois é só tirar umas peças e tirar a tampa traseira.

Tens que notar de onde vêm os estalos, pois se for da roda pode ser homocinética.

Se a luz do painel apagou tem que estar em 4x2 pois pela posição do eixo não tem como apagar a luz em 4x4.

Ela está se freiando nas curvas em 4x2?

Pois é Edintruder, ela ta freiando na curva sim como se estivesse em 4x4, mas a luz do painel ta apagada indicando que ela esta em 4x2.

e quando eu volto para a posição de 4x4 pra engatar novamente ela fica fazendo uns estalos.
Eu to achando que a traçao ficou travada em 4x4hi e o controle do painel nao esta respndendo para voltar a 4x2 normal.

Edintruder
29/02/2008, 14:45
Pode ter quebrado algo no motor elétrico.
Faz assim:
1- Tira o motor elétrico e com um alicate tenta virar o comando para 4x2, vai virando. No total fecha 3/4 de volta entre o 4x2 e Reduzida.
2- Com o motor elétrico ligado ao chicote aciona o 4x4 e 4x2 para ver se os estalos vêm do motor.

Pode ficar sem o motor elétrico até solucionar o problema sem problemas.

Depois desse teste do motor, você vai ver se o problema é realmente na CT ou no acionamento elétrico.

Eu acredito que o motor elétrico está pulando os dentes na cremalheira de comando e acaba dando esses estalos. Se a caixa trocar sem dificuldades a posição e o motor não estalar, é possível ainda que o problema esteja no motor elétrico.

O caso antes de sair gastando é desmontá-lo e ver o que ocorreu.

RCarlosf
29/02/2008, 15:45
Pode ter quebrado algo no motor elétrico.
Faz assim:
1- Tira o motor elétrico e com um alicate tenta virar o comando para 4x2, vai virando. No total fecha 3/4 de volta entre o 4x2 e Reduzida.
2- Com o motor elétrico ligado ao chicote aciona o 4x4 e 4x2 para ver se os estalos vêm do motor.

Pode ficar sem o motor elétrico até solucionar o problema sem problemas.

Depois desse teste do motor, você vai ver se o problema é realmente na CT ou no acionamento elétrico.

Eu acredito que o motor elétrico está pulando os dentes na cremalheira de comando e acaba dando esses estalos. Se a caixa trocar sem dificuldades a posição e o motor não estalar, é possível ainda que o problema esteja no motor elétrico.

O caso antes de sair gastando é desmontá-lo e ver o que ocorreu.

Edin

Valeu !! amanha vou verificar justamente o que vc me aconselhou e dar uma checada geral no sistema.

obrigado e um otimo fim de semana

um abraço
RCarlos

Alfredo Russo
06/09/2008, 23:44
Olá Emerson, passei por situação muitissimo similar ao seu relato no final do ano passado com minha Ranger SC 2001 e preciso confirmar alguns detalhes pois desconfio que fui enganado quanto ao diagnóstico. Como posso lhe contatar? :parede:

Alfredo



Boa Noite caros amigos,

Como já eh de conhecimento de vcs, tenho um Ranger XLT 2002, a viatura tá com 161 Mil KM Rodados, e comprei ela com 150 MIL KM Rodados, pela primeira vez ela me deixou na mão :(

Fui para uma cidade do interior, onde tinha que passar por 18 KM de estrada de chão, acontece que estava chovendo muito e essa estrada tem fama de muitos ficarem atolados lá (Normalmente com carros de passeio), fiquei feliz, pois finalmente poderia colocar em uso o 4 X 4 da minha caminhonete, e realmente a estrada estava cheia de erosões e muitos atoleiros, onde o 4x4 da ranger, apesar de eu ter os pneus Scorpion AT da Pirelli cumpriu sua missão, mas ao sair da cidade ouvi um estalo na dianteira, logo parei e fui verificar, andei mais meio metro e deu o estalo novamente, acontece que era um estalo forte que ela nunca tinha feito antes, como fosse um dente do diferencial quebrado, acontece que ela fazia esse estalo tanto com a 4x4 ligada como desligada :( conclusão não quis forçar e acabei acionando o guincho da seguradora.

Na oficina segundo o mecanico, era problema no cardã da frente do (4x4) e que tinha que trocar, R$ 1600,00 original mais mão de obra, acontece que dai pedi pra eles tirarem o cardã (com problema) que andaria sempre 4x2 até resolver o problema, assim eles fizeram, dai olhei e realmente estava muito duro o rolamento etc, não me conformei em ter que trocar um peça que custa 1600 latinhas por causa de um rolamento, como nessa oficina trabalha um amigo meu pedi pra ele desmontar o dito cardã, (a parte do rolamento) pra mim avaliar, pois estava na esperança de poder trocar soh o sistema do rolamento etc.

Ele desmontou dai descobrirmos o problema, a coifa havia ressecado e entrado sujeira/agua etc dentro do rolamento, mas como eu não havia forçado, andado dando os estalos, estava bom o rolamento e tudo mais, depois de 1 hora e meia de serviço o mecanico havia desmontado todo o mecanismo e lavado com tinner (acho que eh assim que se escreve), e montado com a devida graxa etc, pronto pra por no lugar, depois de montado na caminhonete foi soh alegria, pegamos um barrinho e funcionou que eh uma blz, sem estalos e melhor de tudo, eu soh gastando 2 horas de mão de obra, e um saché de graxa (grafite) e uma coifa de não sei que homocinética que pegamos na seção de peças para adptar.

Então fica a dica, que todos ja sabem, mas não custa relembrar, sempre questione e tente metodos alternativos, acaba saindo bem mais em conta, e verifiquem a coifa das vossas viaturas para ver se não estão ressecadas e podem rasgar ocasionando um custo bem maior.
E se ouvir/sentir algo diferente eh melhor parar do que forçar né :)

Um grande abraço a todos, acho que ficou meio longo o texto mas não pude deixar de compartilhar minha experiencia, pois pode ser util para vcs também, como as vossas experiencias me ajudaram também.

Um grande abraço a todos

Edintruder
07/09/2008, 10:59
Manda MP, clicando no usuário de destino e selecionando a opção de Mensagem Privada.

A minha também parou de desengatar o 4x4, ficava em 4x4hi, então radicalizei.
Já devo ter usado a tração umas 300 vezes no último mês com o sistema manual e apenas ficou duro pelo barro e sujeira nos cabos, mas é 100% garantido.
Tira o motor da tração e começa limpando tudo, inclusive os contatos do chicote.