PDA

Ver Versão Completa : Luz do freio de mão pisca em curva fechada



rossibh
03/06/2011, 16:48
Pessoal,

Alguém sabe por que isso acontece? Já aconteceu na viatura de alguém?

Abs

chicok
03/06/2011, 17:03
Amigo, primeiro você devia dizer de que carro se trata.
Supondo que os carros da suzuki funcionem da mesma forma que meu tracker, sugiro que vc leia o manual, está bem explicado lá o que significa e não é nenhum problema.
Isso significa que suas pastilhas de freio estão alcançando 75% do desgaste, e a medida que for gastando mais a luz passa mais tempo acesa em curvas e freiadas fortes e prolongadas.

rossibh
03/06/2011, 17:42
É um vitara 97 MT 3 p. Essa luz está acendendo mesmo quando não piso no freio. Na verdade, quando eu freio essa luz não acende. Isso só acontece quando faço curvas acentuadas. Pode ser mal contato?

chicok
03/06/2011, 18:49
Não meu, como o vitara é 97 dá pra entender que vc talvez não tenha o manual, mas é assim mesmo que funciona.
Quando o freio gasta baixa o fluido, aí a luz de freio começa a acender quando faz curva forte. Eu tb pensei que fosse algum curto no sensor do freio de mão, mas fui ler e depois que troquei a pastilha parou.

rossibh
03/06/2011, 19:50
Entendi, valeu!

wchaves
03/06/2011, 23:07
No reservatório do fluído de freio também tem um sensor que faz a mesma luz de freio de mão acender quando o nível está baixo, que deve ser o seu caso, o nível de fluído de freio de seu carro deve estar um pouco baixo, ai quando você faz uma curva fechada, o fluído restante vai todo para os lados descobrindo o sensor e fazendo com que a luz acenda. Primeiro você pode completar o fluído para ver se a luz deixa de acender e depois verifica qual o motivo de o fluído ter baixado, pode ser, como já disseram, pastilha e disco bem gastos ou ate mesmo um vazamento. belê!!

andre097
04/06/2011, 15:26
olhe se é a pastilha de freio,creio q é isso.

nanito
05/06/2011, 19:33
é nível de fluido de freio baixo, vitara não tem sensor de pastilha de freio.

Giovanni Morano
05/06/2011, 23:29
Certeza é o nivel de Oleo de freio! quando esta baixo ele avisa...luz do freio de mão! ~Se liga coloca oleo so até o limite do reservatorio, pois pode estourar o cilindro!

MUTS
06/06/2011, 07:29
nivel do fluido de freio... com certeza.... nas curvas fechadas ele balança e ativa o sendor...

mairo
06/06/2011, 07:56
eu vou um pouco mais adiante, digo que é as duas coisas!!!!!!!! salvo em caso de vazamento, o que deixaria sem freios, o nivel do fluido só baixa devido ao desgaste das pastilhas, repor o liquido de freio resolve na hora, mas vc esta correndo o risco de danificar o disco de freio ou ficar sem ele!!!

rossibh
12/06/2011, 00:10
Pessoal, valeu pelas dicas. Levei em um mecanico de conficaça e o problema era mesmo o vazamento do fluido de freio. No geral foi preciso:

- Trocar o cilindro da roda traseira esq/dir (o da esquerda tinha estourado, o que acarretou o vazamento do fluido de freio);
- Lona de freio (já estava bem gasta)
- Fluido de freio
- Retifica de tambor

Abs

Eduardo Alemão
27/04/2012, 20:42
Aconteceu comigo essa semana. Luz do freio de mão acendendo em curvas ou lombadas mais fortes (peito de pomba: escoamento de agua em estradas de terra). Fui ver o o fluido do freio tava no limite. Troquei e a luz não acende mais.

Samurai 98/99

RafaelCandido
07/12/2015, 12:10
Fala Pessoal, aproveitando (e ressuscitando) o tópico.

Com a minha Tracker acontece o seguinte:

Em curvas acentuadas (apenas para à esquerda) a luz do freio de mão acende. Verifiquei o fluído de freio e, de fato, está baixo.

A dúvida:

1)Completar o Fluído de Freio ou;
2) Fazer a sangria e colocar um fluído novo?

As pastilhas não apresentam qualquer desgaste. Não há qualquer barulho nem perda de capacidade de frenagem, apenas a luz incomodando nas curvas mesmo.

E sobre completar/trocar...Qual DOT usar?

Vi a relação inteira dos "dots" por cor e por número.

No manual diz que o DOT3 é o ideal para o carro. O DOT 3 tem cores azul (e verde?), correto?

No meu carro, há um fluído meio amarelado (pelo que deduzo que também não seja o DOT4, de cor vermelha). Pelos relatos de internet vi que o de cor amarelada é o DOT 5.1, procede?

Assim, é possível (ou algum de vcs) usar o DOT 5.1 na Tracker? (pergunto isso porque também li em algum lugar que há diferenças de ponto de ebulição (?) e que, no máximo, pode-se subir 1 nível, ou seja, de 3 para 4).

Muito obrigado!

Vellasco
08/12/2015, 22:53
Rafael se vc tivesse certeza de qual fluido vc tem no sistema eu diria pra vc fazer um teste de contaminação e de repente completar o reservatório mas, já que vc não tem certeza é melhor substituir todo o fluido, não esqueça das linhas do eixo traseiro. Agora quanto ao grau do fluido a diferença do dot 3, 4 e 5.1 é a temperatura de ebulição e o preço, claro, só não aconselho usar o 5, que usa outra base. No meu, por exemplo, uso o 4.
Abraço

Arildo MT
09/12/2015, 20:18
Fala Pessoal, aproveitando (e ressuscitando) o tópico.

Com a minha Tracker acontece o seguinte:

Em curvas acentuadas (apenas para à esquerda) a luz do freio de mão acende. Verifiquei o fluído de freio e, de fato, está baixo.

A dúvida:

1)Completar o Fluído de Freio ou;
2) Fazer a sangria e colocar um fluído novo?

As pastilhas não apresentam qualquer desgaste. Não há qualquer barulho nem perda de capacidade de frenagem, apenas a luz incomodando nas curvas mesmo.

E sobre completar/trocar...Qual DOT usar?

Vi a relação inteira dos "dots" por cor e por número.

No manual diz que o DOT3 é o ideal para o carro. O DOT 3 tem cores azul (e verde?), correto?

No meu carro, há um fluído meio amarelado (pelo que deduzo que também não seja o DOT4, de cor vermelha). Pelos relatos de internet vi que o de cor amarelada é o DOT 5.1, procede?

Assim, é possível (ou algum de vcs) usar o DOT 5.1 na Tracker? (pergunto isso porque também li em algum lugar que há diferenças de ponto de ebulição (?) e que, no máximo, pode-se subir 1 nível, ou seja, de 3 para 4).

Muito obrigado!


Estou usando dot 4 na tracker, usei trw wargas, curiosamente quanto coloquei estava vermelho/rosa, após 06 meses começou a clarear e após ficou amarelo/ âmbar (tipo óleo de soja) quase incolor, interessante essa mudança, ocorreu primeiro no reservatório da embreagem depois no freio, talvez tal mudança ocorra devido a temperatura (proximidade do motor), mas nunca tinha ouvido falar sobre isso, fica então o relato, nem tudo que parece é, estou usando dot 4 sem problemas, lavei todo o sistema e troquei, porem devido a essa ''mutação'' não dá pra confiar na cor do fluido, não sei se ocorre com outras marcas.