Ver Versão Completa : Iniciante querendo informações sobre GPS
laurenceij
03/06/2011, 11:32
Buenas pessoal!
Sou novo nesse mundo 4x4. Acabei de comprar uma TR4 e queria usá-la em alguns passeios de leve pra começar a perder o medo de colocar a bixinha na lama... rsrsrs
Não conheço muitas trilhas que eu possa fazer por isso comecei a pesquisar e achei alguns sites como o Wikiloc - Trilhas de GPS e pontos de interesse do Mundo (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/home.do) . Pelo que entendi eu posso baixar os mapas para algum GPS e usá-lo como se fosse um mapa de cidade... é isso??
Qual modelo de GPS é o mais recomendado para essa função? Tem que ser aqueles Garmin ou pode ser um basicão, do tipo NDrive?
Desculpem-me se as perguntas são muito "bestas" mas realmente sou novato nesse assunto.
Obrigado!!
Laurence
Fala Laurence,
Seguinte, o que você baixa não é o mapa, é um tracklog. Tracklog é um traçado que mostra o caminho por onde alguém passou. É o Log da trilha, como o nome já diz. Com ou sem mapa, baixando o Tracklog você vai saber por onde o dono daquele arquivo passou, podendo seguir o mesmo percurso.
Quanto ao GPS para o off-road, na MINHA opinião, quando mais básico, pior. Olha só, a Garmin tem alguns modelos de GPS que aceitam que você baixe as fotos do Google Earth e use-as como mapas (precisa fazer alguns passos, mas é mais trabalhoso do que difícil).
Vou te dar um exemplo: Você pegou o Tracklog de uma trilha em algum lugar remoto e quer seguí-la.
Se estiver usando um GPS básico, com mapa de ruas (mesmo que seja Garmin), isso é o que você irá ver no seu GPS:
http://www.adrenalinapura.com.br/download/trilha/mapa_comum.jpg
Mas, se você tiver um GPS que aceite "Custom Maps" (aquele melhor que eu comentei), você verá:
http://www.adrenalinapura.com.br/download/trilha/custom_maps.jpg
Viu a diferença ?
Na minha opinião, com um GPS que aceite Custom Maps e sabendo o que fazer, fica muito melhor (e até seguro) prá usar no off-road...
Abraço,
Edu Nakiri
cantodopirão