Ver Versão Completa : Iniciante querendo informações sobre GPS
laurenceij
03/06/2011, 11:32
Buenas pessoal!
Sou novo nesse mundo 4x4. Acabei de comprar uma TR4 e queria usá-la em alguns passeios de leve pra começar a perder o medo de colocar a bixinha na lama... rsrsrs
Não conheço muitas trilhas que eu possa fazer por isso comecei a pesquisar e achei alguns sites como o Wikiloc - Trilhas de GPS e pontos de interesse do Mundo (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/home.do) . Pelo que entendi eu posso baixar os mapas para algum GPS e usá-lo como se fosse um mapa de cidade... é isso??
Qual modelo de GPS é o mais recomendado para essa função? Tem que ser aqueles Garmin ou pode ser um basicão, do tipo NDrive?
Desculpem-me se as perguntas são muito "bestas" mas realmente sou novato nesse assunto.
Obrigado!!
Laurence
Fala Laurence,
Seguinte, o que você baixa não é o mapa, é um tracklog. Tracklog é um traçado que mostra o caminho por onde alguém passou. É o Log da trilha, como o nome já diz. Com ou sem mapa, baixando o Tracklog você vai saber por onde o dono daquele arquivo passou, podendo seguir o mesmo percurso.
Quanto ao GPS para o off-road, na MINHA opinião, quando mais básico, pior. Olha só, a Garmin tem alguns modelos de GPS que aceitam que você baixe as fotos do Google Earth e use-as como mapas (precisa fazer alguns passos, mas é mais trabalhoso do que difícil).
Vou te dar um exemplo: Você pegou o Tracklog de uma trilha em algum lugar remoto e quer seguí-la.
Se estiver usando um GPS básico, com mapa de ruas (mesmo que seja Garmin), isso é o que você irá ver no seu GPS:
http://www.adrenalinapura.com.br/download/trilha/mapa_comum.jpg
Mas, se você tiver um GPS que aceite "Custom Maps" (aquele melhor que eu comentei), você verá:
http://www.adrenalinapura.com.br/download/trilha/custom_maps.jpg
Viu a diferença ?
Na minha opinião, com um GPS que aceite Custom Maps e sabendo o que fazer, fica muito melhor (e até seguro) prá usar no off-road...
Abraço,
Edu Nakiri
cantodopirão
27/06/2011, 22:59
Se couber no bolso acho que uma boa pedida é o Garmin dakota 20. Com ele dá para baixar e ver os tracklogs, tem hodômetro de duas casas, tela touchscreen. Tem opções mais baratas, mas a capaciade de captar satélites e precisão dos aparelhos Garmin são fantásticas!
Antes de fechar uma compra posta aqui o modelo para a galera ajudar!
recrutazero
03/07/2011, 11:00
Tenho uma duvida parecida, estou iniciando no 4x4 e vou pra São Paulo (25 de março claro) e estou querendo adquirir um GPS pra uso geral, on e off road, e necessito de conselhos da galera.
tks
Os melhores GPS (na minha opinião) para uso OFF, não possuem o recurso de "falar" a rota. Então, se comprar um OFF, não vai ter o famoso "Em x metros, entre à direita". Ao invés disso, vai ouvir um "BEEP". De resto, é igual. Faz rotas, mostra onde entrar, etc. Só não fala.
Em contrapartida, não conheço nenhum GPS de rua que permita inserção de Custom Maps para você poder fazer uma trilha como as fotos que eu mostrei.
Ou seja, nenhum atente os dois com excelência. Cabe à você saber o que é mais importante prá você...
Mas é fato: se você não quiser gastar comprando um GPS que aceite Custom Maps, melhor comprar logo um que fala e boa... :o)
Dependendo pelo que você optar, aí sim dá prá dar opção de modelos...
Abraço !
Dimas Offx4
08/07/2011, 23:06
Olá Pikachu:
Muito boas estas duas dicas.
Eu estou com o mesmo problema: sou leigo em GPS para off road, e estou a procura de info sobre o assunto.
Pretendo comprar om GPS para off (e não precisa falar "vire a direita"), que seja bom. Não precisa ser baratim, mas também muito caro me compromete.
Andei olhando este tal de Garmin Dakota 20, está em torno de $2.500. É isso mesmo ?
Gostaria que você me informase o modelo exato que tenho que comprar.
Será que encontro na Santa Efigênia ?
Fui lá estes dias e tentaram me explicar e "enfiar" um monte de coisas, mas não confiei.
Preciso de informações de quem entende.
E, pelo que vejo, você sabe bem disso.
Agradeço pela ajuda.
Abraços.....
Fala Dimas !
Pois é, eu sou fascinado por essas porcarias desde 1998, quando comprei meu primeiro Garmin GPS Plus II... De lá prá cá, acho que já tive uns 6-7 GPS, sem contar os de telefone, de rádio de carro, etc... rs Esse trocinho me fascina. Já usei à pé, de bike, de moto, de barco, de carro e agora no Jipe. É muito legal, eu gosto pacas.
É, o Dakota 20 deve estar nessa faixa de preço nas lojas autorizadas. No Mercado Livre, deve estar na casa dos R$1.300,00. Ele é um dos modelos que faz o que eu comentei. Pelo que me lembro, ele é o mais "simples" (mas não é um GPS simples!) que tem a opção de Custom Maps. Dos que eu acho ideais, ainda tem a linha Oregon e a linha GPSMAP 62S.
Atualmente eu tenho um GPSMAP 62S e gosto MUITO. Já tive um Oregon 450 e, embora seja Touchscreen como o Dakota, eu gostei mais do 62S porque dá prá ler melhor sob o sol. O Dakota e o Oregon são bem ruinzinhos prá enxergar no sol, mesmo com a luz de fundo acesa.
Há um mes mais ou menos foi lançado o Montana, que "dizem" que dá prá ler no sol e é touchscreen. E parece que dá prá comprar um acessório que faz com que ele "fale" quando você espeta o GPS nele. Mas ainda é lançamento nos EUA e não tem aqui no Brasil.
Bom, eu tenho uma proposta prá ti. Se você não gosta de comprar no ML e está mesmo afim de um GPS deste tipo, eu estou pensando em vender o meu 62S. O motivo é um só: "Fogo no rabo"! kkkkk Eu tenho um amigo indo pros EUA e estava querendo conhecer esse Montana, embora ainda esteja desconfiado dele conseguir ser "lido" sob o sol. Na verdade, vou pagar prá ver. Como eu disse, o que eu gostei mais até agora foi o 62S mesmo e estou com medo de trocá-lo... Mas sabe como é a curiosidade sobre novidades, né...
No Mercado Livre, esse GPS custa 1.800 reais em lojas de SP, que me parecem mais confiáveis. Nas autorizadas, nem faço idéia. Mas acredito que deva estar perto dos 3 mil. Este 62S eu também trouxe dos EUA em fevereiro. Se você tiver interesse nele, podemos fazer um bem bolado. E nem vai chegar perto dos 2.500 do Dakota... rs E ainda "ganha" um suporte técnico (meu), se precisar de ajuda... rsrsrs
Se preferir comprar numa loja mesmo, sem problemas. O Dakota tem as funcionalidades que eu considero mais bacanas para uso no off-road. Minha única ressalva é para a tela Touchscreen, que reflete muito a luz e é chata de ver quando está muito claro. Se fosse para recomendar entre os 3 que eu conheço (Dakota, Oregon e GPSMAP 62S), eu ficaria com o 62S mesmo. Ah, o Dakota só "ganha" do 62S porque é touchscreen, do resto perde ou empata. E o Oregon "ganha" do 62S porque é touchscreen e tem a tela maior e com resolução um pouco maior. Mas, ainda assim, eu vendi o meu e comprei o 62S.
Se quiser mais infos, me passa seu e-mail ou fone que nos falamos. Posso te falar mais de como estes GPS funcionam e tirar suas dúvidas antes de você escolher por um ou outro aparelho (independente se quiser o meu ou não). Porque, se eu for escrever tudo aqui, vai dar tendinite... hahaha
Grande abraço !
Rodrigo TR4
12/07/2011, 23:05
Pessoal,
Também sou leigo nesse negocio de GPS para uso off e queria tirar algumas duvidas.
Eu consigo inserir esse track log em GPS Garmin da linha Nuvi, mais precisamente o modelo 255?
Se sim, como faço isso.
Desde já, obrigado.
Rodrigo.
Fala Rodrigo,
Não conheço o seu aparelho em específico, mas sem que alguns Nuvis tem a função de TrackLog "mascarada" como "Trip Log". Veja se seu GPS tem esta opção no menu SETUP.
Se tiver, é possível que você consiga, mas só testanto. Já aviso que não é uma coisa muuuuuuito simples... rs
Abraço !
sergioband83
13/07/2011, 19:11
Pikachu,
Lí sua explicação sobre os GPSs e vai ser muito útil pra mim que vou pra Miami em setembro, e pretendo trazer um desses.
Vc poderia me indicar alguma loja em Miami?
obrigado,
Sergio
Fala Sergio,
Putz cara, honestamente eu não sei te indicar não. Eu nunca fui pros EUA e das vezes que comprei lá, foi alguém que comprou prá mim... Essa eu fico devendo.
Abraço !
sergioband83
14/07/2011, 15:57
ok, Pikachu
E quanto ao Garmin 276C, que é o que muitos jipeiros usam, é baum ou já está defasado? Vc sabe me dizer ?
abs,
Sergio
Fala Sergio,
O 276C já saiu de linha... Esse GPS era da época que não existiam os Nüvis, se não me engano. Embora seja para carro, ele não "fala". Não aceita Micro SD para mapas externos (tem que um data card da Garmin) e tem menos recursos.
Não é um GPS ruim, mas os produtos já evoluíram bastante desde a época dele...
Como eu comentei, eu acho bacana que num GPS para uso no off-road tenha a opção de Custom Maps, prá você não ficar olhando prá uma tela bege enquanto faz trilha (rs) e até poder descobrir caminhos alternativos. O 276C não tem isso. Não sei todas as especificações do aparelho porque nunca tive um, mas já que vai comprar um agora, se puder, compre um mais atual ! Pode ser que HOJE você não precise, mas quando pegar mais intimidade com o aparelho, certamente vai utilizar...
Abraço !
sergioband83
14/07/2011, 20:43
legal, Pikachu
valeu pelas dicas.
obrigado
Pessoal, ganhei um garmin nuvi, usado porém em bom estado. Desculpem a pergunta um tanto idiota, ele serve para trilhas? ví que ele tira fotos e tem uma série de icones. Porém não tenho manual, só sei utilizar o para onde, siga o mapa, definir favoritos e pesquisar algumas coisitas com posto mais próximo, ecoroute e outros... se alguém tiver o manual, posta prá gente ou dá uma dica. Abçs.
Fala Mirão !
Bom, o que você imagina fazer com o GPS nas trilhas ? Ele serviria apenas para saber o caminho de volta caso se perca, ou você quer um mapa das trilhas ?
Veja qual o modelo do seu Nuvi... Se ele não tiver nem tracklog, ele não terá muita utilidade nas trilhas...
Abraço !
lhsgrangeiro
17/07/2011, 10:39
Olá pessoal sou novo no 4x4 e mais novo ainda na navegação em GPS e gostaria de ajuda. Acabei de receber minha viatura, Hilux STD 2.5 turbo 265/70/16, e botei uma central multimídia(não sei a marca) sei que o "sistema" dela é o IGO8, gostaria de saber se tem como inserir tracklog nela se dá pra inserir mapas, e como se faz. Desde já agradeço.
Olá pessoal sou novo no 4x4 e mais novo ainda na navegação em GPS e gostaria de ajuda. Acabei de receber minha viatura, Hilux STD 2.5 turbo 265/70/16, e botei uma central multimídia(não sei a marca) sei que o "sistema" dela é o IGO8, gostaria de saber se tem como inserir tracklog nela se dá pra inserir mapas, e como se faz. Desde já agradeço.
Primeiro, parabéns pela aquisição !
Mas agora vc me pegou... Não conheço o iGo e muito menos o GPS da central... O melhor mesmo é achar o manual do software do iGo e procurar algo sobre tracklogs...
Tem um tópico aqui que talvez te ajude, dê uma olhada. Tem uma "receita" ali...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gps-global-positioning-system/76971-duvida-sobre-tracklog-no-igo8.html
Abraço !
filcojazz
31/07/2011, 06:39
Galera, por favor me ajudem...
Vi um 62s e um Oregon 550. Minha preferencia eh pelo 62s, principalmente pelo fato de ele ser de melhor visualizacao sob o sol.
porém eu estou aqui na China e o modelo do 62s vem com os botões gravados em Mandarim, já o Oregon, por não possuir botões, não apresenta o mesmo problema...
O Oregon eh um pouco mais barato e aih a minha pergunta eh: o Oregon eh tão ruim assim sob o sol? Pretendo usa-lo para trilhas off-road e para caminhadas.
Outra pergunta eh que toda a documentação vem em chinês, eh fácil obter a documentacao em pdf em inglês ou português?
Sem querer ser chato, mas mais uma pergunta, como faço para obter o software dos mapas? Vem em cd de instalação ou na memória interna do GPS?
Um abraço e obrigado pela ajuda,
Felipe
lhsgrangeiro
31/07/2011, 08:57
Acabei conseguindo inserir as tracklogs, basta que elas estejam no formato .trk, convertida no gps babel, copiar na pasta save/traks do igo e pronto, as traklogs irão abrir sem o nome, vc deve mudar através do próprio navegador.
Só não consegui customizar mapas alguém sabe se dá pra fazer?
Fala Felipe,
E o software do Oregon ? Não está em mandarin tb ? Não tem botôes externos, mas tá cheio de botões "internos"... rs
TÃO RUIM ASSIM o Oregon não é. Mas eu não gostei de usá-lo com os custom Maps sob o sol. Prá usar com mapas padrão, não deve ser ruim. Eu prefiro o 62S do que o Oregon, mas... Aí no seu caso, não sei o que é menos pior... rs No carro não deve ser tão ruim quanto ao ar livre, pori o sol não incide diretamente na tela e no carro o backlight fica aceso o tempo todo...
Abraço !
filcojazz
04/08/2011, 12:13
Obrigado pela dica Pikachu,
mas acabei optando pelo Oregon mesmo... O software dele veio com opção de idioma para ingles e assim eu consigo desenrolar sem ficar olhando para os botoes em chines...
Pô, se eu tivesse visto tua resposta antes eu até ia dar uma titubeada e de repente ia de 62s, pois esse é um legítimo "dedicado"...
Nas pesquisas que eu fiz pelos blogs vi muita gente reclamando do Oregon quando o assunto é usá-lo sob muita claridade, em contra partida, vi muitos elogios quanto a praticidade do uso do touch screen. Até agora ainda estou na dúvida se fiz a escolha certa, mas espero que sim...
Já dei uma preparada nele aqui colocando um fundo completamente branco como "papel de parede" hoje até que fez um solzinho aqui e eu consegui usá-lo numa boa. Mas também nao era sol de meio dia, e sim de 8 da manhã.... Porém concordo contigo, acho que quando eu usar um mapa mais escuro vai ser ruim para ver...
Bom, de qualquer forma tá feito... já foi uma dificuldade danada conseguir comprar esse GPS... fizemos a negociacao via Google Transaltor hhehehe... no computador da loja... heheehh uma bosta heheh...
Quando eu ainda estava na loja, eu perguntei e até insisti sobre o CD de instalacao dos softwares de mapas, mas eles disseram que nao tinha... "meiou" (é algo mais ou menos assim que eles falam para dizer que nao tem).. pensei entao que os softwares vinham na memoria do GPS. Tentei perguntar sobre isso mas desisti... resolvi testar em casa... essa decisao foi infeliz...
No caminho de casa fiquei pensando no quão imbecil eu fui de deixar para "testar em casa"... animal... Chegando em casa, espetei o GPS no computador e realizei o que eu já previa: Nao tem o software na memoria interna... putz...
Novamente, dediquei mais uma tarde pesquisas na internet para entender um pouco sobre o que significa Mapsource e TrackMaker, o que é o projeto TrackSource, o que sao Custom Maps e TrackLogs.
Baixei os dois programas (tive que baixar um terceiro programa também chamado Training Center antes do MapSource), instalei os mapas do TrackSource para ambos e tô fazendo umas experiencias aqui. Usei um exemplo de um tracklog de um jipeiro aqui do forum, abri no TrackSource, cliquei num botao do google maps e "Voilà" lá apareceu uma foto da regiao (péssima resoluçao) mas bateu certinho com o caminho percorrido pelo tracklog. show de bola... Pergunto: Isso é um Custom Map? Se sim, como faço para salvar, enviar e depois usar isso no GPS?
Outra pergunta é que por enquanto eu não transferi nada para o GPS pois como eu ainda vou fazer alguma viagem por aqui, estou com medo de perder o Mapa da China que veio na memoria interna. Pergunto: Se o CD de instalaçao tivesse vindo, era pra vir com esse mapa também, para uso no MapSource ou nao?
Saideira: Uma vez que eu consegui baixar esse MapSource da internet e que o Oregon é reconhecido pelo meu PC, você acha que o CD vai fazer falta ou nem vai? Devo voltar na Loja e armar um barraco para conseguir o CD?
Obrigado pela ajuda!
Um abraço!
Felipe
filcojazz
04/08/2011, 13:23
Correção:
Baixei três programas:
(1) Training Center que após instalado permite upgrade para o (2) MapSource e finalmente o (3) TrackMaker
Instalei os mapas do TrackSource para ambos MapSource e TrackMaker e tô fazendo umas experiencias aqui. Usei um exemplo de um tracklog de um jipeiro aqui do forum, abri no TrackMAKER, cliquei num botao do google maps e "Voilà" lá apareceu uma foto da regiao (de péssima resoluçao) mas bateu certinho com o caminho percorrido pelo tracklog. show de bola...
Imagino a cena da negociação via translator.... kkkkkkkkk
O Oregon é um bom aparelho sim, você não vai achar horrível. Não se preocupe. Talvez chie um pouco por não conseguir ler o mapa... hihihi
O CD de instalação não serve prá nada (se tiver mesmo), porque tem tudo disponível para baixar. MAPAS: Só vem nele o World Map, que é uma mapa BEM safado do mundo. Mapas da Garmin são todos PAGOS. Quem tem um mapa gratuito é o Projeto Tracksource. Eu nunca o usei prá ser honesto, mas muitos falam bem dele. Mas é nacional, claro.
Se eu fosse você, deixava o MapSource de lado e começava a usar o BASECAMP. Eu achei melhor e é da Garmin também. Abandonei o meu MapSource e agora só uso ele, o TrackMaker e o Google Earth.
Não, a imagem no TRACKMAKER não é um Custom Map. Ali é só uma "foto georeferenciada". Custom Map fica num arquivo .KMZ e contém uma ou mais fotos georeferenciadas com um mapa (ou foto de satélite) do local. Não é uma coisa simplezinha de explicar como se faz, precisa de um tutorial... :o)
Liga seu GPS e me manda as suas coordenadas atuais (LAT/LONG). Vou criar um Custom Map daí prá você colocar no seu GPS e ver como fica.
Não se preocupe em transferir nada pro GPS que não seja MAPA. Não vai estragar nada, no máximo bagunçar... hihihi Mas vc não vai perder seu mapa, não esquenta.
Faltou responder algo ? Se faltou avisa que se eu souber, ajudo !
Abraço,
filcojazz
04/08/2011, 20:13
Minha localização aqui é N41 47.486 E123 23.419
Segue aqui o caminho de casa para o trabalho e volta pra casa...
Obrigado pela ajuda e pelos esclarecimentos,
Um abraço
Vê se dá certo...
http://www.adrenalinapura.com.br/download/gps/china01.zip
Tem que copiar esse arquivo numa pasta chamada "CustomMaps" (desse jeito) dentro da pasta Garmin.
Aí, ligando o GPS, já tem que aparecer...
Me conta se apareceu !
filcojazz
05/08/2011, 21:17
Funcionou legal, consegui enxergar o mapa no GPS, só que a imagem ficou deslocada em uns 600m... mas é muito maneiro!!!
Baixei tambem o Google Earth e consegui fazer algo parecido, baseado no que vc me mandou. (peguei as dicas em Custom Maps (http://www.garmin.com/garmin/cms/us/onthetrail/custommaps)). O mapa do Google Earth é que está deskocado... Acabou que para obter a imagem que eu queria, eu abri o mapa na tela do Google Earth, dei um "Print Screen", colei no Paint, cortei as bordas para ficar só o mapa e salvei com extensao JPG. Depois foi só seguir o passo-a-passo do site da garmin. Assim pude ajustar essa imagem que eu preparei sob a tracklog.. ficou 10! Muito obrigado mesmo pelas dicas!
Outra pergunta: Quais sáo as finalidades de cada software desses: BaseCamp, MapSource, TrackMaker e GoogleEarth?
Mais uma vez obrigado pela ajuda! me amarrei nessa parada de custom maps!
Vou tentar fazer um teste de uso sob o sol hoje... depois eu te falo o resultado...
Um abraço
Felipe
Pois é... A calibração dos mapas não culpa minha... hihihihi
O MapSource foi o primeiro software da Garmin para você criar rotas, trilhas e transferir para o seu GPS. Também para pegar o que você criou no seu GPS e salva nor seu micro. É um software de comunicação do GPS com o micro.
O BaseCamp é uma nova geração do MapSource. Prá mim, é um MapSource mais completo, mais parrudo. Mas os objetivos são os mesmos.
O TrackMaker é a mesma coisa, só que é do Projeto TrackSource (Brasileiro). Ele tem a versão free e uma completa, que eu não conheço e dizem ser bem poderosa...
Abraço !
MarcusForin
12/08/2011, 13:12
Galera, preciso de uma ajuda meu GPS xingling parou de funcionar rs... Estou pensando em pegar um Garmin porém sou bem leigo no assunto e como o uso é mais para cidade e menos para off gostaria da ajuda de vcs... Pelo custo beneficio vi esse nuvi1300 e o 205w, o que acham com esses tb é possivel fazer umas trilhazinhas tb?
Abraços
...sabe muito de gps este pikachu!!!! Abrasssss
Preciso esclarecer uma dúvida: tenho um Garmin 765 e atualizo os mapas para mim e outros dois amigos que possuem GPS Garmin também (série Nuvi). Para dois de nós, após digitarmos um endereço, o GPS apresenta vários destinos enquanto para o outro colega, um destino apenas. Os três aparelhos são de modelos diferentes. Esta "oferta" de outros destinos permite que eu chegue à rua correta, mas não no número correto, o que incomoda. Há solução para isso?
Rafael Menun
01/10/2011, 11:29
Também sou iniciante no assunto, e gostaria de tirar umas dúvidas. Pretendo adquirir um GPS com a função Custom Maps (pensei no Garmin Colorado 400t), mas como nunca o usei gostaria de saber:
1- Inserindo uma rota traçada no G.Earth, e baixando esse mapa para o GPS (com os passos adequados), terei a função do G.Earth do PC de ampliar e reduzir as imagens?
2- O GPS, além disso, me mostrará nesse mapa onde estou em tempo real?
3- Esse GPS é adequado para tal ou há outro modelo mais barato que faça a mesma coisa?
Caso alguém possa ajudar, agradeço.
Preciso esclarecer uma dúvida: tenho um Garmin 765 e atualizo os mapas para mim e outros dois amigos que possuem GPS Garmin também (série Nuvi). Para dois de nós, após digitarmos um endereço, o GPS apresenta vários destinos enquanto para o outro colega, um destino apenas. Os três aparelhos são de modelos diferentes. Esta "oferta" de outros destinos permite que eu chegue à rua correta, mas não no número correto, o que incomoda. Há solução para isso?
À vezes, o problema é com o firmware, não com o mapa. Veja qual a versão de cada um e, se for o caso, atualize-a. "Firmware" é o programa que controla o seu GPS. A grosso modo, é como se fosse o "Windows" do seu micro... Dá uma olhadinha, ok ?
Abraço,
Galera, preciso de uma ajuda meu GPS xingling parou de funcionar rs... Estou pensando em pegar um Garmin porém sou bem leigo no assunto e como o uso é mais para cidade e menos para off gostaria da ajuda de vcs... Pelo custo beneficio vi esse nuvi1300 e o 205w, o que acham com esses tb é possivel fazer umas trilhazinhas tb?
Abraços
Marcus, não vejo como um Nuvi possa ajudar nas trilhas. Só se suas trilhas forem estradas de terra, que estejam mapeadas pela Garmin ou TrackSource... Senão, acho que nada feito. Só a falta do Tracklog já atrapalha tudo. Você sabe se algum destes modelos tem a função de tracklog ?
Abraço,
Também sou iniciante no assunto, e gostaria de tirar umas dúvidas. Pretendo adquirir um GPS com a função Custom Maps (pensei no Garmin Colorado 400t), mas como nunca o usei gostaria de saber:
1- Inserindo uma rota traçada no G.Earth, e baixando esse mapa para o GPS (com os passos adequados), terei a função do G.Earth do PC de ampliar e reduzir as imagens?
3- Esse GPS é adequado para tal ou há outro modelo mais barato que faça a mesma coisa?
1) Função de zoom: SIM. Mas calma que ROTA, TRACK e MAPA são coisas BEM distintas. Uma ROTA traçada no GE deve funcionar em qualquer GPS. Porque ROTA são apenas pontos no mapa, que o próprio GPS traça um caminho entre eles. Ex.: Uma ROTA da sua casa pro trabalho. TRACK é outra coisa, porque você "DESEJA" o trajeto que quer seguir e o GPS simplemente o mostra na tela, sem dar direções a seguir (vire a direita, vire à esquerda, etc). MAPA (que é quem recebe o zoom) é outra coisa ainda, que independe de ROTAS ou TRACKS. Você pode baixar qualquer um dos 3 independendo do outro. E baixar uma imagem georeferenciada do GE é o mais trabalhoso dos 3...
2) Se você colocar uma imagem georeferenciada, sim.
3) O Colorado, que eu saiba, é o mais barato com a função Custom Maps. E, claro, o mais básico também. Mas já te ajuda... :o)
Abraço,
mfonseca1
09/10/2011, 22:02
Sou leigo em GPS e comprei um de segunda linha (HOW), até que eçe funcione bem na cidade e nas estradas. Só tenho uma dúvida. Como ele também me avisa a presença de radares e o raio de abrangência é de 500 metros, fica me avisando de radares que estão em ruas em que eu não estou trafegando. Para a minha cidade é fácil perceber porque conheço as ruas, mas em outras cidades, babou.
Todos os gps são assim, ou esse problema é só dos aparelhos que avisam a presença de radares.
Obrigado pela ajuda.
Não, nem todos são assim.
Via de regra, os POIs (radar é um POI - Ponto de Interesse) são programáveis para você poder escolher se quer ser avisado e a quanto de distância. 500m é muita coisa mesmo.
Alguns GPS sabem até qual é a mão (sentido) que está o radar, para ele não avisar se você estiver vindo na mão contrária do radar, por exemplo.
Abraço,
mfonseca1
11/10/2011, 07:29
Prezado Pikachu,
Obrigado pela resposta, você saberia qual a marca deste gps que você citou na sua resposta.
Abraços
adrianoquatro
13/10/2011, 01:42
Nos modelos Garmin, o "t" no nome significa que contém dados topográficos (são mais caros por isso) mas os dados são da américa do norte. Disperdício de dinheiro se for usar no Brasil.
Prezado Pikachu,
Obrigado pela resposta, você saberia qual a marca deste gps que você citou na sua resposta.
Abraços
Não conheço muitas marcas de GPS. Na verdade, quem faz isso que eu comentei é o programa instalado no GPS, não o aparelho em si. Pode ter várias marcas que usam o mesmo software, entende ?
O software iGo, que está em alguns aparelhos, é o que reconhece inclusive em que mão o radar está. O da Garmin, você pode configurar a distância que ele irá avisar... Os outros não conheço.
Abraço,
mfonseca1
14/10/2011, 07:12
Não conheço muitas marcas de GPS. Na verdade, quem faz isso que eu comentei é o programa instalado no GPS, não o aparelho em si. Pode ter várias marcas que usam o mesmo software, entende ?
O software iGo, que está em alguns aparelhos, é o que reconhece inclusive em que mão o radar está. O da Garmin, você pode configurar a distância que ele irá avisar... Os outros não conheço.
Abraço,
Bom Dia,
Obrigado novamente pelas informações, vou estudar mais o meu gps (o que não é muito a minha praia).
Se não conseguir nada, vou migrar para o gramin.
Abraços
fermibach
09/11/2011, 15:43
na verdade o custom maps já era, a parada agora é o JNX (Birdseye)! possibilita zoom com mudança de fotos para manter a qualidade, nao ha limite de arquivos JNX, é mais rápido.
o birdseye da garmin eh pago, mas se alguem tiver interesse entre em contato que mostrarei a maneira gratuita de fazer! ;)
fermibach, não é bem assim... Sim, existe o Birdseye. Mas em alguns lugares, o Google Earth está com imagens mais atuais, por exemplo. Então, utilizando um Custom Map, você tem um mapa muito mais preciso.
Eu, que uso o GPS para pescaria também, tenho mapas gerados por mim e mapas baixados do BirdsEye. A junção dos dois é animal.
Catalogando tudo direitinho no BaseCamp, dificilmente você passa do limite de 100 mapas. Basta ir trocando a região conforme a necessidade...
Abraço,
Edu Nakiri
fermibach
23/11/2011, 17:13
pikachu,
o piór q eh bem assim sim! :violao:
o pessoal conseguiu fazer um patch para os aparelhos q tem suporte a birdseye, ou seja, vc nao precisa mais pagar.
o birdseye nada mais eh do q um arquivo JNX.
o custom maps ja era sim, pelo simples fato de agora vc conseguir colocar imagens do google earth em um arquivo JNX. o arquivo JNX ainda possibilita varios niveis de zoom, enquanto q o custom maps soh tem um nivel de zoom. o JNX nao tem limites, o custom maps tem limite de 100.
procure no youtube por tutorial JNX garmin e vc vai achar um video tutorial q eu fiz (cuge), de uma olhada!
abraço.
Vi o vídeo... Mas explica uma coisa: o patch do firmware... Se der uma zica, se o programa que faz o patch fizer qualquer errinho... Babau, né ? Perco o GPS ? Ou tem como recuperar ?
Tem patch prá toda linha que aceita Birds Eye, ou só pro Oregon ? E tem wiki pra pegar o firmware do Montana, por ex ?
Legal, parece bacana. Mas tem alguns riscos aí no meio, né... Falou em mexer no firmware me dá tremedeira... rsrsrsrs
Abraço,
Edu Nakiri
fermibach
24/11/2011, 01:03
ehhh.... se vc nao tem muita intimidade com o teu GPS/windows pode se bater um pouco para recupera-lo se der alguma zica.
mas te garanto q nao perde o GPS por modificacao no firm, eh soh usar um firm com o mesmo HWID do teu aparelho, nao tem erro!
na verdade, no forum original tem os depoimentos do pessoal falando em quais modelos testaram e que funcionou.
posso te garantir, com 99,99% de certeza que o programa nao vai errar na hora de alterar o firm, pois ele somente ativa o birdseye, mais nada!
eh soh vc pegar o firm (arquivo GCD) direto do site da garmin e aplicar o patcher.