PDA

Ver Versão Completa : Defender com HS 2.8 TGV Power Stroke alguém tem?

bello
03/06/2011, 10:37
Pessoal alguém tem instalado um motor destes no Defender?
ABs
Sergio

Tatafender
03/06/2011, 12:41
Eu converti o meu 300tdi pra powerstroke... Ficou irado!

bello
03/06/2011, 13:27
Converteu? Quer dizer trocou o motor todo certo?
Abs
Sergio

Tatafender
03/06/2011, 14:07
Nao, rectifiquei e troquei um monte de pecinha... Tipo viela, virabrequin, pistao turbina etc etc... Custou quase a mesma coisa que um motor novo mais nao tive aporrinhacao de ter que mecher no documento. E foram um monte de adaptacoes. O bicho ficou com um torque monstro. A embreagem original, nova durou 3 meses... Tive que pedir um kit de ceramica...

juan felipe
03/06/2011, 22:57
opa ! :D
tenho uma 130 com motor 2.8 powerstroke e a turbina 3.0! fico show a land anda muitooooooooooo mesmo ! e fica bom !
agora to com uma 110 que estou querendo colocar um 3.0 ''zerado'' !
abraco

bello
03/06/2011, 23:54
Nao, rectifiquei e troquei um monte de pecinha... Tipo viela, virabrequin, pistao turbina etc etc... Custou quase a mesma coisa que um motor novo mais nao tive aporrinhacao de ter que mecher no documento. E foram um monte de adaptacoes. O bicho ficou com um torque monstro. A embreagem original, nova durou 3 meses... Tive que pedir um kit de ceramica...
Ué, foi o Power stroke original ou vc mexeu nele? Pois já ouvi casos de troca pelo power stroke e inclusive tem uma empresa na inglaterra que faz estas adaptações e ninguém falou em troca de embreagem.
Abs
Sergio

bello
03/06/2011, 23:54
tenho uma 130 com motor 2.8 powerstroke e a turbina 3.0! fico show a land anda muitooooooooooo mesmo ! e fica bom !
abraco
E a embreagem juan? ficou original?

Rafael Gomes
23/10/2013, 00:10
Desculpa minha irgnorância, mas achei o tópico interessante.

E em relação ao câmbio, trocou??? Senão trocou, será q deveria trocar??? E em relação a a reduzida?

Quanto custa um 3.0 desse zero hj? Alguém saberia dizer? Mão de obra para fazer o serviço deve ser cara né...

Abrs

Angelo Pamplona
23/10/2013, 21:46
Pessoal alguém tem instalado um motor destes no Defender?
ABs
Sergio. Boa noite!!!! Tenho uma 110 2003 e coloquei um power Stroke 2.8 novo na caixa, sem nenhuma adaptação, foi tirar o 2.5 e colocar o 2.8. Ela ficou outro carro, mais rápida ,e menos troca de marcha, com mais troque, e mais silenciosa, o consumo esta meio alto, dizem que o motor novo consome mais, não sei, mas vale a pena!!!!!!

Marado
23/10/2013, 22:26
...coloquei um power Stroke 2.8 novo na caixa...

Nos dê uma ideia do valor de um brinquedinho novo destes.

bello
23/10/2013, 22:54
. Boa noite!!!! Tenho uma 110 2003 e coloquei um power Stroke 2.8 novo na caixa, sem nenhuma adaptação, foi tirar o 2.5 e colocar o 2.8. Ela ficou outro carro, mais rápida ,e menos troca de marcha, com mais troque, e mais silenciosa, o consumo esta meio alto, dizem que o motor novo consome mais, não sei, mas vale a pena!!!!!!

Quando vc comprou o motor?
Dizem que ao se acha mais motor destes zero.
Abs
Sergio

Angelo Pamplona
23/10/2013, 22:58
Abs
Sergio
Comprei de uma revenda International em Londrina.

SergioMedeiros
24/10/2013, 01:10
Abs
Sergio

Acha sim... não é fácil mas acha. O meu veio de Londrina também.

Existe apenas um detalhe na instalação de um PStroke 0Km atual nas Defenders, que é a furação do filtro de óleo. O bloco vem com a furação da Ranger, onde o filtro é mais central. O da Defender fica ao lado, e no bloco novo vem sem a furação da Defender. E o filtro de oleo da Ranger não encaixa devido a bomba de vacuo da Defender. Para isso existem duas soluções:
1- Enviar para fábrica realizar a furação, mantendo a garantia
2- Usar a bomba vácuo no alternador, trocando o mesmo e utilizando o filtro de óleo da Ranger sem precisar furar o bloco. Sai mais caro, mas soluciona o problema da bomba de vácuo da Defender, que só dá dor de cabeça.

O valor de um Powerstroke 0Km completo gira em torno de 12K. Parcial em 8K.

Duas fotos para ilustrar:
436178 436179

Waldmartins
24/10/2013, 02:04

Existe apenas um detalhe na instalação de um PStroke 0Km atual nas Defenders, que é a furação do filtro de óleo. O bloco vem com a furação da Ranger, onde o filtro é mais central. O da Defender fica ao lado, e no bloco novo vem sem a furação da Defender. E o filtro de oleo da Ranger não encaixa devido a bomba de vacuo da Defender. Para isso existem duas soluções:
2- Usar a bomba vácuo no alternador, trocando o mesmo e utilizando o filtro de óleo da Ranger sem precisar furar o bloco. Sai mais caro, mas soluciona o problema da bomba de vácuo da Defender, que só dá dor de cabeça.

436178 436179

Eu fico até triste vendo um post desses :cry:

Na época que comprei a minha VTR e o motor dela ferveu comigo, não entendi NADA de Defender e não sabia dessa opção. Resultado: Gastei R$ 9.000,00 pra retificar o motor inteiro.

Se eu soubesse, teria colocado esse 2.8 fácil... :(

Nem posso falar "fica pra próxima" pq não quero meu motor fervendo NUNCA mais!!! :lol:

Abs

Wald

Marado
24/10/2013, 11:48

Tem gente que está pagando 12K em retifica. Como já havia falado em post anterior, não vale a pena retificar pelos valores cobrados no Brasil. O serviço é de péssima qualidade, você vai reclamar e quem fez o serviço diz que a culpa é do azar. Nada se compara a garantia de um novo.

Waldmartins
24/10/2013, 12:07
Tem gente que está pagando 12K em retifica. Como já havia falado em post anterior, não vale a pena retificar pelos valores cobrados no Brasil. O serviço é de péssima qualidade, você vai reclamar e quem fez o serviço diz que a culpa é do azar. Nada se compara a garantia de um novo.

Concordo que não vale a pena...

Pelo menos eu acho/espero que minha retífica foi de "qualidade". Já rodei 29.000km com o motor "novo" sem problemas e ainda tenho até março/2014 pra testar dentro da garantia. Só num vou rodar muito mais pq não tem como gastar o motor sozinho. Nesses 29k vai embora pneu, suspensão e outros itens da VTR. Acho que até março do ano que vem eu tenha rodado 40.000km com o motor. Um bom teste... :concordo:

Abs

Wald

Angelo Pamplona
24/10/2013, 12:17
Nos dê uma ideia do valor de um brinquedinho novo destes. Foi pago R$ 14.000,00!!!!! Doeu!!!!!!

SergioMedeiros
24/10/2013, 16:19

Marado, verdade. Esse motor recondicionado sai pelos mesmos 12K. O problema é que mesmo o 0Km precisa passar pela retífica para o alinhamento dos pistões e cálculo da espessura da junta. Acabei de ver um que instalou o kit 2.8 num 2.5, foi pra retífica, voltou e quando foi girar a chave, bateu pistão! Travou e teve que ser desmontado novamente.
Quem quer ir para o 2.8 tem que estar disposto a gastar, pois além do básico, que é bloco, pistão, vira e biela, tem que regular a bomba, trocar os bicos, passar na retífica, regular turbina, M.O., possível reparo da bomba de óleo e por aí vai.
Para sair do 2.5 e colocar um 2.8 novo, sem kit, pode separar uns 18K pq não vai sair menos que isso, a não ser que o serviço seja feito bem meia boca.
Se tiver confiança no bloco que tem do 2.5, o kit para 2.8 pode ser uma boa opção, mas nunca será um 2.8 por natureza.

bello
24/10/2013, 17:49

436178 436179

É motor completamente zero de fabrica ou montado com peças novas em bloco usado?
Abs
Sergio

SergioMedeiros
24/10/2013, 19:16
É motor completamente zero de fabrica ou montado com peças novas em bloco usado?
Abs
Sergio

Sergio, é bloco completamente zero, com numeração nova, sequencial da fábrica. Nada de remarcação de numero serial ou recondicionamento. Peguei ele um mes atras.

Abs

Sergio

bello
24/10/2013, 19:42
Sergio, é bloco completamente zero, com numeração nova, sequencial da fábrica. Nada de remarcação de numero serial ou recondicionamento. Peguei ele um mes atras.

Abs

Sergio

Parabéns. ótimo preço.
Aqui é muito difícil encontrar este motor novo. Já ouvi falar em 22 mil um novo completo. Ironicamente no UK se encontra este motor novo para adaptações.
Vc poderia me mandar o contado de quem lhe vendeu. Gostaria de guardar caso necessário. belloo@terra.com.br
Abs
Sergio

SergioMedeiros
24/10/2013, 20:39
Parabéns. ótimo preço.
Aqui é muito difícil encontrar este motor novo. Já ouvi falar em 22 mil um novo completo. Ironicamente no UK se encontra este motor novo para adaptações.
Vc poderia me mandar o contado de quem lhe vendeu. Gostaria de guardar caso necessário. belloo@terra.com.br
Abs
Sergio

Obrigado Sergio....

Mandei um email.

A única desvantagem desse motor são algumas poucas peças que são exclusivas dele, sendo diferentes das dos 2.5. Como é um motor que teve poucos anos de uso e foi substituído nas montadoras pelo 3.0 eletronico, a demanda por peças é muito menor que os 2.5, consequentemente mais caras.
Abs

Marado
24/10/2013, 21:04
Foi pago R$ 14.000,00!!!!! Doeu!!!!!!

Dae Angelo;

Este teu motor 2.8 Power Stroke zero bala; foi para a retifica ou direto para a viatura?

bello
24/10/2013, 21:23
Obrigado Sergio....

Mandei um email.

A única desvantagem desse motor são algumas poucas peças que são exclusivas dele, sendo diferentes das dos 2.5. Como é um motor que teve poucos anos de uso e foi substituído nas montadoras pelo 3.0 eletronico, a demanda por peças é muito menor que os 2.5, consequentemente mais caras.
Abs

Obrigado,
Eu tenho além do Defender uma Disco 1 com este motor. Ele é muito superior em termos de torque potência e material usado como pistões Mahle e virabrequim de material mais resistente e também sistema de refrigeração mais eficiente.
Abs
Sergio

Angelo Pamplona
25/10/2013, 11:50
Foi direto pra ela!!!! Vendi o original que estava com 170 mil km por r$7.500,00

Rafael Gomes
25/10/2013, 14:41
Parabéns. ótimo preço.
Abs
Sergio

Sérgio. desculpe minha ignorancia... mas precisou trocar algo mais? (freio... suspensão?)
E a embreagem?

Mesmo que não tenha trocado, e ta "levando"... seria interessante mexer nesses detalhes?

abrs

SergioMedeiros
25/10/2013, 15:09
Sérgio. desculpe minha ignorancia... mas precisou trocar algo mais? (freio... suspensão?)
E a embreagem?

Mesmo que não tenha trocado, e ta "levando"... seria interessante mexer nesses detalhes?

abrs

Rafael, não troquei e não precisa trocar. A Defender é bem dimensionada e tem folga para aguentar esse motor.
Freio de Defender é ruim para qualquer motor, não adianta.
Suspensão ficou na mesma altura, pois os blocos são praticamente iguais.
Embreagem usa a mesma, e quando acabar troca pela da 130 que é mais que suficiente.

Pra quem for trocar esse motor, sugiro se preocupar com a manutenção dos itens que já tem, e não na troca dos mesmos. P. Ex. varetar e limpar o radiador, trocar a bomba de agua, revisar e, se necessário, trocar a bomba de oleo, dar manutenção na turbina e bomba de combustível, trocar bicos pelos do 2.8, pois aumentar o débito do 2.5 vai aumentar o tempo, então é melhor instalar os bicos do 2.8 mesmo, dar uma geral nas mangueiras, limpar o tanque de combustível, etc.

Como vai ter mais potencia e torque, algum desses itens com problema podem passar desapercebido no 2.5, mas se tornar evidente no 2.8.

Abs

Marado
25/10/2013, 16:58
. Boa noite!!!! Tenho uma 110 2003 e coloquei um power Stroke 2.8 novo na caixa, sem nenhuma adaptação, foi tirar o 2.5 e colocar o 2.8. Ela ficou outro carro, mais rápida ,e menos troca de marcha, com mais troque, e mais silenciosa, o consumo esta meio alto, dizem que o motor novo consome mais, não sei, mas vale a pena!!!!!!

Foi pago R$ 14.000,00!!!!! Doeu!!!!!!

Marado, verdade. Esse motor recondicionado sai pelos mesmos 12K. O problema é que mesmo o 0Km precisa passar pela retífica para o alinhamento dos pistões e cálculo da espessura da junta. Acabei de ver um que instalou o kit 2.8 num 2.5, foi pra retífica, voltou e quando foi girar a chave, bateu pistão! Travou e teve que ser desmontado novamente.
Quem quer ir para o 2.8 tem que estar disposto a gastar, pois além do básico, que é bloco, pistão, vira e biela, tem que regular a bomba, trocar os bicos, passar na retífica, regular turbina, M.O., possível reparo da bomba de óleo e por aí vai.
Para sair do 2.5 e colocar um 2.8 novo, sem kit, pode separar uns 18K pq não vai sair menos que isso, a não ser que o serviço seja feito bem meia boca.
Se tiver confiança no bloco que tem do 2.5, o kit para 2.8 pode ser uma boa opção, mas nunca será um 2.8 por natureza.

Dae Angelo;

Este teu motor 2.8 Power Stroke zero bala; foi para a retifica ou direto para a viatura?

Foi direto pra ela!!!! Vendi o original que estava com 170 mil km por r$7.500,00

Ou seja; pagastes 14k - 7k5 = R$ 6.500,00 em um motor zero bala;direto da caixa para a viatura. isto sim é um "good job".:curtir:

Não entendi esta estória do SergioMedeiros. Tá parecendo papo de dono de mecânica/retifica, como o Pamplona mencionou, saiu da caixa direto para a viatura. Que eu saiba, motores completos só saem da fábrica depois de testados em funcionamento. Já vi motor GM sair da caixa para uma GIGA de testes apenas para verificar se estava tudo correto; depois de conectado na linha de óleo, água e elétrica, foi só o mecânico apertar o botão e virou na primeira, dai foi para o veículo. Outro que vi também foi um motor de Audi que, na concessionária, saiu da caixa de madeira da VW, direto para o cofre do Audi; horas depois já estava rodando. Você deve estar falando é de instalação de Kits, serviços mal feitos, empresas de retifica que nem testam o resultado, vai ser testado depois de tudo fechado, ficando o cliente na mão da grande maioria de mecânicos que utilizam diariamente o método tentativa e erro e o modus operandi vai que dá certo. Só que quem paga a conta é o cliente, nesta hora eles tiram o deles "da reta".
Parabéns novamente Angelo Pamplona.

Angelo Pamplona
25/10/2013, 19:34
Ou seja; pagastes 14k - 7k5 = R$ 6.500,00 em um motor zero bala;direto da caixa para a viatura. isto sim é um "good job".:curtir:

Não entendi esta estória do SergioMedeiros. Tá parecendo papo de dono de mecânica/retifica, como o Pamplona mencionou, saiu da caixa direto para a viatura. Que eu saiba, motores completos só saem da fábrica depois de testados em funcionamento. Já vi motor GM sair da caixa para uma GIGA de testes apenas para verificar se estava tudo correto; depois de conectado na linha de óleo, água e elétrica, foi só o mecânico apertar o botão e virou na primeira, dai foi para o veículo. Outro que vi também foi um motor de Audi que, na concessionária, saiu da caixa de madeira da VW, direto para o cofre do Audi; horas depois já estava rodando. Você deve estar falando é de instalação de Kits, serviços mal feitos, empresas de retifica que nem testam o resultado, vai ser testado depois de tudo fechado, ficando o cliente na mão da grande maioria de mecânicos que utilizam diariamente o método tentativa e erro e o modus operandi vai que dá certo. Só que quem paga a conta é o cliente, nesta hora eles tiram o deles "da reta".
Boa noite!!!! Obrigado Marado, só foi feita uma modificação, " descascamos" os dois motores e montamos as capengaremos do 2.5 no 2.8' qdo vc olha por fora é um 2.5 original e por um dentro um coração do 2.8. Abcs!!! Obs: vou tentar anexar as fotos!!!!rsrs!!! Olhe no meu face como Angelo Pamplona da Costa que tem algumas fotos da Land!!!!

SergioMedeiros
25/10/2013, 20:00

Marado, o motor montado sim é difícil de achar, mas voce encontra as peças que o compõe, tudo separado.
Ir para a retífica não quer dizer fazer retífica. Caso seu mecanico tenha as ferramentas corretas ele pode fazer as medições para ver se ta tudo ok. O meu não veio montado, foi montado na ofincia... por isso precisou ir pra retífica, somente pelas medições e certificar que tudo estava ok.
Se achar um montado, esse sim tem grandes chances de já ser recondicionado de fábrica e remarcado a numeração.

Rafael Gomes
25/10/2013, 20:20
Sérgio,

mas o 2.8 power stroke saiu de linha... comprando um novo só o 3.0 correto?

E as adaptações referentes a este 3.0? é a mesma coisa? saberia dizer?

abraços

rfdex
25/10/2013, 20:29
Ano passado deixei de comprar no mercado livre um motor 2.8 completo de uma Ranger sinistrada com 58 mil kms por 7 mil reais, entregue aqui em Brasília. Ia colocar numa F-1000. Terminei usando um 229 MWM... mas isto é outra história. Saudações

SergioMedeiros
25/10/2013, 22:15
Sérgio,

mas o 2.8 power stroke saiu de linha... comprando um novo só o 3.0 correto?

E as adaptações referentes a este 3.0? é a mesma coisa? saberia dizer?

abraços

Rafael, saiu de linha sim, mas suas peças continuam sendo fabricadas. Você não acha um 0Km montado e pronto para ir pro cofre do motor, mas acha suas peças, como bloco, vira, biela, cabeçote, etc.
O meu é o 2.8 mesmo, totalmente mecanico. Ou seja, ainda se consegue montar um 2.8 completo.

Quem tiver dúvida, liga na fasa auto peças de Curitiba e pergunta se eles tem um PS 2.8 completo pra vender, eles vão falar que tem, mas vem desmontado. Por isso é recomendado medi-lo, que no caso o meu foi na retífica, para garantir a montagem perfeita do mesmo. Dá pra montar direto? Claro que dá... mas eu prefiro fazer tudo correto pra não me arrepender depois.

Abs

Angelo Pamplona
25/10/2013, 22:41
Boa noite!!!! Obrigado Marado, só foi feita uma modificação, " descascamos" os dois motores e montamos as capengaremos do 2.5 no 2.8' qdo vc olha por fora é um 2.5 original e por um dentro um coração do 2.8. Abcs!!! Obs: vou tentar anexar as fotos!!!!rsrs!!! Olhe no meu face como Angelo Pamplona da Costa que tem algumas fotos da Land!!!!
Boa noite!!! Onde esta escrito capengaremos lê - carenagens!!!!!! Correções do I pad as vezes saiu isso!!! Abcs!!!!

Rodrigoelopes
25/10/2013, 23:29
Boa noite a todos!! Mas baseado na MINHA experiência me pergunto se esse ¨ganho ¨ de potência justifica esse investimento e o risco de dar merda!! Acabei de chegar de Caldas Novas e rodar 1600 km pois moro em sp, e sinceramente não acho q falta motor; falta marcha!!!! A minha é uma 90tinha 2000 2.5 original devidamente revisada é claro. Minha velocidade foi 100 km a 3000 rpm e ela mantinha os 100 em quase todas as subidas, mas se fosse um pouco mais longa acredito q continuaria a subir bem e faria melhor média q foi de 10 km/l q eu sinceramente achei ruim.Acho q investimento melhor seria num desses kits de sexta marcha ou até coroa e pinhão; mas não sei o q seria mais viável...

SergioMedeiros
26/10/2013, 00:00
Boa noite a todos!! Mas baseado na MINHA experiência me pergunto se esse ¨ganho ¨ de potência justifica esse investimento e o risco de dar merda!! Acabei de chegar de Caldas Novas e rodar 1600 km pois moro em sp, e sinceramente não acho q falta motor; falta marcha!!!! A minha é uma 90tinha 2000 2.5 original devidamente revisada é claro. Minha velocidade foi 100 km a 3000 rpm e ela mantinha os 100 em quase todas as subidas, mas se fosse um pouco mais longa acredito q continuaria a subir bem e faria melhor média q foi de 10 km/l q eu sinceramente achei ruim.Acho q investimento melhor seria num desses kits de sexta marcha ou até coroa e pinhão; mas não sei o q seria mais viável...

Qual risco de dar merda?

A grande diferença não tá nos poucos cv, e sim no torque, que quase dobra do 2.5 pro 2.8.
O Maxion tem 22kgfm a 1.800RPM contra 39kgfm a 1.400RPM do PStroke da International.
Na prática pode-se dobrar esquinas em terceira sem o carro se borrar todo, em quinta marcha em serras, se pisar, a Defender sobe o ponteiro do velocímetro, e rápido! Se colocar primeira reduzida então...
Nem o 3.0 consegue esse torque em 1.400RPM...
Não adianta... é outro motor e a Defender vira outro carro. O custo x benefício é ótimo, principalmente quando chega a hora de retificar o 2.5, onde investindo-se um pouco mais, pega um 2.8. O calcanhar de aquiles da Defender 300Tdi é o motor, fraco para um carro desse porte.

Angelo Pamplona
26/10/2013, 07:53
Ganha torque, potência, silêncio, e conforto ao dirigir, o investimento no meu caso valeu, a adaptação ficou perfeita,a diferença do valor de compra e venda do motor valorizou o preço da Land. Nas 90tinhas o 2.5 vai melhor que na 110 em relação a diferença de peso. Abcs!!!!

bello
26/10/2013, 08:40
Rafael, saiu de linha sim, mas suas peças continuam sendo fabricadas. Você não acha um 0Km montado e pronto para ir pro cofre do motor, mas acha suas peças, como bloco, vira, biela, cabeçote, etc.
O meu é o 2.8 mesmo, totalmente mecanico. Ou seja, ainda se consegue montar um 2.8 completo.

Quem tiver dúvida, liga na fasa auto peças de Curitiba e pergunta se eles tem um PS 2.8 completo pra vender, eles vão falar que tem, mas vem desmontado. Por isso é recomendado medi-lo, que no caso o meu foi na retífica, para garantir a montagem perfeita do mesmo. Dá pra montar direto? Claro que dá... mas eu prefiro fazer tudo correto pra não me arrepender depois.

Abs

Interessante é que na Inglaterra eles vendem este motor novo, fabricado (ou montado) aqui.
Land Rover conversions - M&D Engineering (http://www.mdengineering.co.uk/index.php?act=category&cat_id=1)
Abs
Sergio

Eduardo Tescarollo
26/10/2013, 08:54
Qual risco de dar merda?

A grande diferença não tá nos poucos cv, e sim no torque, que quase dobra do 2.5 pro 2.8.
O Maxion tem 22kgfm a 1.800RPM contra 39kgfm a 1.400RPM do PStroke da International.
Na prática pode-se dobrar esquinas em terceira sem o carro se borrar todo, em quinta marcha em serras, se pisar, a Defender sobe o ponteiro do velocímetro, e rápido! Se colocar primeira reduzida então...
Não adianta... é outro motor e a Defender vira outro carro. O custo x benefício é ótimo, principalmente quando chega a hora de retificar o 2.5, onde investindo-se um pouco mais, pega um 2.8. O calcanhar de aquiles da Defender 300Tdi é o motor, fraco para um carro desse porte.

Apenas algumas correções, especificações da Internacional:

Euro I 27Kg a 1800 rpm
Euro II 29 a 1600 rpm
2.8 com TGV 38,2 a 1400rpm
2.8 com Wategate 36,2 a 1600rpm

Mesmo assim um ganho considerável em torque.

Att.

Mesmo assim um ganho considerável de torque.

bello
26/10/2013, 08:54
Qual risco de dar merda?

Concordo!! Tenho uma Disco 1 automática com o motor power stroke 2.8 WG. Substituiu uma Disco 1 V8 . Como o torque do 2.8 é maior do que o do V8, apesar da potencia ser menor, esta Disco 1 2.8 anda mais do que a V8 principalmente na estrada. Nas arrancadas não pois o conversor de torque casa melhor com o V8 mas se colocasse um conversor de torque maior (como é vendido lá na Inglaterra) acredito que arrancaria mais rápido também. O torque é tudo.
Mais, tenho um Defender 2.5 com intercooler mais eficiente, TGV e overdrive. Nada disso chega perto do 2.8 da Disco e ainda por coma com Wast gate e tocando um cambio automático, imagino o 2.8 TGV com um câmbio mecânico. Estes 300 cm3 fazem a diferença.
Abs
Sergio

rfdex
26/10/2013, 10:07
Concordo!! Tenho uma Disco 1 automática com o motor power stroke 2.8 WG. Substituiu uma Disco 1 V8 . Como o torque do 2.8 é maior do que o do V8, apesar da potencia ser menor, esta Disco 1 2.8 anda mais do que a V8 principalmente na estrada. Nas arrancadas não pois o conversor de torque casa melhor com o V8 mas se colocasse um conversor de torque maior (como é vendido lá na Inglaterra) acredito que arrancaria mais rápido também. O torque é tudo.
Mais, tenho um Defender 2.5 com intercooler mais eficiente, TGV e overdrive. Nada disso chega perto do 2.8 da Disco e ainda por coma com Wast gate e tocando um cambio automático, imagino o 2.8 TGV com um câmbio mecânico. Estes 300 cm3 fazem a diferença.
Abs
Sergio

Como ficou essa adaptação do 2.8D no lugar do V8? Fez flange? Tenho curiosidade!

SergioMedeiros
26/10/2013, 13:16
Apenas algumas correções, especificações da Internacional:

Euro I 27Kg a 1800 rpm
Euro II 29 a 1600 rpm
2.8 com TGV 38,2 a 1400rpm
2.8 com Wategate 36,2 a 1600rpm

Mesmo assim um ganho considerável em torque.

Att.

Mesmo assim um ganho considerável de torque.

Eduardo, obrigado pela correção. Bem mais preciso seus dados... mas a idéia foi mostrar o alto ganho de torque.. não foquei na exatidão dos valores.... e tava com sono!!! hehehe

Abs

SergioMedeiros
26/10/2013, 13:24
Interessante é que na Inglaterra eles vendem este motor novo, fabricado (ou montado) aqui.
Land Rover conversions - M&D Engineering (http://www.mdengineering.co.uk/index.php?act=category&cat_id=1)
Abs
Sergio

Pois é Sergio... Muito estranho... minha impressão é que fabricam as peças para exportação mesmo, e não montam mais o motor para venda completa, somente suas peças. Por isso que, caso queira um desses novo, tem que ser montado na oficina. Mas a numeração do meu bloco é sequencial de fábrica mesmo..... nova.
Vou fazer o seguinte, na segunda ligo pro revendedor, afinal praticamente virou meu amigo já de tanto que incomodei ele, e tiro algumas dúvidas sobre a fabricação desse motor e passo ao colega.

Abs

bello
26/10/2013, 13:27
Como ficou essa adaptação do 2.8D no lugar do V8? Fez flange? Tenho curiosidade!

Ficou excelente. Comprei já pronta de um colega do CLR lá de vila velha. Ele usou o KIT da MD engineering . Ficou tudo original da Disco diesel, menos o motor claro. A flange vem no kit, juntamente com os calços, nem precisou refurar o chassi.
Tudo bem encaixadinho, as mudanças de marchas ficam na mesma faixa do V8. Bem legal. O 2.8 não tem a mesma suavidade e silêncio do V8 claro, mas ganha em robustez, economia e confiabilidade.
Abs
Sergio

bello
26/10/2013, 13:31
Também sempre tive curiosidade quando a isso. Pergunte a ele sobre estes motores novos vendidos lá fora. Talvez ele esclareça alguma coisa.
Abs
Sergio

ocimarpelegrino
26/10/2013, 13:33
Sérgio Medeiros, desculpe a pergunta, mas vc fez a troca do motor no Moraz ou em outra oficina? Valeu.

SergioMedeiros
26/10/2013, 13:51
Ocimar, a história é longa....

O antigo dono da minha trocou o 2.5 pelo 2.8 na Wakamori.... trocou de dono, que ficou uns quatro anos e então eu comprei... e tomei ferro. Começou uma fumaça branca e levei no Moraz. Esse 2.8 da Wakamori era recondicionado de fábrica, e estava encamisado. O 2.8 novo não tem camisa. Quando a retífica removeu as camisas, o bloco tava com corrosão no cilindro.... Deve ter sido causado por utilização de água sem aditivo por longos períodos. Dava pra fazer um serviço porco, soldando e encamisando o bloco.... mas como sou metódico, gosto das coisas novas e pretendo ficar com a 90tinha, mandei trocar tudo.
Quem montou foi a dupla Cesinha/Anderson mesmo... ótimos profissionais.

Agora to com uma 90tinha 2002 0Km... hehehhehehhe

Abs

ary nunes
26/10/2013, 13:59
Boa tarde Sergio Medeiros,

Estou estudando a troca do motor da Defender por um 2.8 e gostaria de saber se este que usaste é totalmente 2.8 ou foi usada alguma coisa do 2.5 tal como cabeçote,volante,bomba injetora,turbina,coletores,etc.
Por favor me manda por Email o contato de quem vendeu yranunes@gmail.com.

Abraço,

Ary
Defender 110 2004

ocimarpelegrino
26/10/2013, 14:13
Ocimar, a história é longa....

O antigo dono da minha trocou o 2.5 pelo 2.8 na Wakamori.... trocou de dono, que ficou uns quatro anos e então eu comprei... e tomei ferro. Começou uma fumaça branca e levei no Moraz. Esse 2.8 da Wakamori era recondicionado de fábrica, e estava encamisado. O 2.8 novo não tem camisa. Quando a retífica removeu as camisas, o bloco tava com corrosão no cilindro.... Deve ter sido causado por utilização de água sem aditivo por longos períodos. Dava pra fazer um serviço porco, soldando e encamisando o bloco.... mas como sou metódico, gosto das coisas novas e pretendo ficar com a 90tinha, mandei trocar tudo.
Quem montou foi a dupla Cesinha/Anderson mesmo... ótimos profissionais.

Agora to com uma 90tinha 2002 0Km... hehehhehehhe

Abs

Show, fiquei até com vontade de dar uma volta com sua 90tinha rsrsrsrrs. Realmente e dupla é demais, muito gente boa os dois... Abraço

Rodrigoelopes
26/10/2013, 19:29
Qual risco de dar merda

Realmente falta torque pq na cidade é bem frouxinha, só vai na alta... mas na estrada até q vai!!
Espero não precisar mexer tão cedo mas se acontecer vou pro 2.8 tb!! Não tinha noção de tamanha diferença no ganho de torque. Mas e o consumo fica na mesma??

SergioMedeiros
27/10/2013, 22:51
Boa tarde Sergio Medeiros,

Estou estudando a troca do motor da Defender por um 2.8 e gostaria de saber se este que usaste é totalmente 2.8 ou foi usada alguma coisa do 2.5 tal como cabeçote,volante,bomba injetora,turbina,coletores,etc.
Por favor me manda por Email o contato de quem vendeu yranunes@gmail.com.

Abraço,

Ary
Defender 110 2004

Boa Noite Ary.

O que compõe o 2.8 que foi pra minha é bloco, vira, biela, cabeçote, pistões e bicos. O resto tudo do anterior.

Da pra manter os bicos, aumentando o tempo da bomba, mas o valor dos quatro não compensa a economia. Melhor trocar pelos do 2.8.

Vou mandar um email com o contato.

Abs

Sergio Medeiros

SergioMedeiros
27/10/2013, 22:52
Show, fiquei até com vontade de dar uma volta com sua 90tinha rsrsrsrrs. Realmente e dupla é demais, muito gente boa os dois... Abraço

Mas é só me chamar pra ir pra Antonio Olindo que pode andar a vontade nela lá!! hehehehe..

Grande abraço.

SergioMedeiros
27/10/2013, 22:56
Realmente falta torque pq na cidade é bem frouxinha, só vai na alta... mas na estrada até q vai!!
Espero não precisar mexer tão cedo mas se acontecer vou pro 2.8 tb!! Não tinha noção de tamanha diferença no ganho de torque. Mas e o consumo fica na mesma??

Rodrigo, o consumo fica entre 8 e 9 na cidade, e 10 e 11 na estrada. Praticamente o mesmo das 2.5, ou até melhor do que algumas....
Só que eu não aumentei o débido da bomba nem abri turbina... Tá tudo ajustado corretamente... vai que em 2014 vem o Controlar para Curitiba como está se cogitando.....

Angelo Pamplona
29/10/2013, 11:11
437090437096

Angelo Pamplona
29/10/2013, 11:32
Caixotão!!!! Apelido dado pelos meus colaboradores!!!!437102437105

Waldmartins
29/10/2013, 12:24
Caixotão!!!! Apelido dado pelos meus colaboradores!!!!437102437105

Muito bonita sua VTR Angelo! :palmas:

Nem ia comentar isso aqui, mas é que vejo tantos post e tanta gente reclamando do motor das Defender (falando que não anda nada) que eu me surpreendo.

Quando comprei minha 90tinha já sabia que ia "sentir falta" da velocidade da minha Idea Adventure 1.8 16V. Não sei se a minha está com o motor "justinho", mas não senti tanta diferença assim (exceto na velocidade final, claro!!!)...:pensativo:

Não vejo problema andar em alta rotação e trocando marchas dentro da cidade. Na verdade, eu adoro fazer isso e ouvir o ronco do motor (outra coisa que as pessoas reclamam...barulho interno...e eu já gosto...rsrs). Eu acho que para um carro de mais de 2 toneladas, ele responde bem.

Eu até já fiz uns "testes malucos" parado no sinal.

Normalmente os motoqueiros são os primeiros a arrancar e ir embora. E digamos que na arrancada eu perco, mas quando a turbina entra na segunda marcha...:shock: (adoro também ouvir o zunido da turbina funcionando!:lol:) deixo os caras pra trás...logico que moto de 150 cc...rsrs

Na estrada, saindo da minha cidade, tem uma subida de 5 km que subia de 5a marcha a 110km/h com minha Idea Adv. Com a 90tinha subo de 5a a 90km/h. Acho isso tudo razoável considerando a aerodinâmica (falta de...rs) e o peso da VTR.

Como minha velocidade de cruzeiro na estrada gira em torno de 90 - 100km/h e a maioria dos caminhões roda a 110km/h, nem tenho que me preocupar com ultrapassagens e nem ficar atrás de caminhão...:chorandoderir: Mas se eu pisar, o carro demora um pouco mais responde...

Isso de falar que o motor mais "possante" reduz o risco em ultrapassagem, me desculpem, mas é papo de quem não sabe dirigir em rodovias e não sabe fazer ultrapassagem (ou arrisca demais). Já viajei 650km numa fiorino 1.3 carregada de coisas e não tive sequer um momento de "aperto" durante as ultrapassagens.:concordo: E estava andando a 110 - 120km/h...

Claro que o upgrade do motor é muito massa! :palmas: Queria ter o pouco conhecimento que tenho hoje na época que o meu ferveu para pensar nesse upgrade. Imagino que o carro ande mais "solto" e isso force menos o conjunto.

Só acho que é um investimento alto demais e desnecessário caso seu motor original (2.5) esteja funcionando normalmente. Não acho que o motor original seja tão ruim a pouco de se justificar um gasto desses...

Abs

Wald

SergioMedeiros
29/10/2013, 14:14
Muito bonita sua VTR Angelo! :palmas:

Nem ia comentar isso aqui, mas é que vejo tantos post e tanta gente reclamando do motor das Defender (falando que não anda nada) que eu me surpreendo.

Quando comprei minha 90tinha já sabia que ia "sentir falta" da velocidade da minha Idea Adventure 1.8 16V. Não sei se a minha está com o motor "justinho", mas não senti tanta diferença assim (exceto na velocidade final, claro!!!)...:pensativo:

Não vejo problema andar em alta rotação e trocando marchas dentro da cidade. Na verdade, eu adoro fazer isso e ouvir o ronco do motor (outra coisa que as pessoas reclamam...barulho interno...e eu já gosto...rsrs). Eu acho que para um carro de mais de 2 toneladas, ele responde bem.

Eu até já fiz uns "testes malucos" parado no sinal.

Normalmente os motoqueiros são os primeiros a arrancar e ir embora. E digamos que na arrancada eu perco, mas quando a turbina entra na segunda marcha...:shock: (adoro também ouvir o zunido da turbina funcionando!:lol:) deixo os caras pra trás...logico que moto de 150 cc...rsrs

Na estrada, saindo da minha cidade, tem uma subida de 5 km que subia de 5a marcha a 110km/h com minha Idea Adv. Com a 90tinha subo de 5a a 90km/h. Acho isso tudo razoável considerando a aerodinâmica (falta de...rs) e o peso da VTR.

Como minha velocidade de cruzeiro na estrada gira em torno de 90 - 100km/h e a maioria dos caminhões roda a 110km/h, nem tenho que me preocupar com ultrapassagens e nem ficar atrás de caminhão...:chorandoderir: Mas se eu pisar, o carro demora um pouco mais responde...

Isso de falar que o motor mais "possante" reduz o risco em ultrapassagem, me desculpem, mas é papo de quem não sabe dirigir em rodovias e não sabe fazer ultrapassagem (ou arrisca demais). Já viajei 650km numa fiorino 1.3 carregada de coisas e não tive sequer um momento de "aperto" durante as ultrapassagens.:concordo: E estava andando a 110 - 120km/h...

Claro que o upgrade do motor é muito massa! :palmas: Queria ter o pouco conhecimento que tenho hoje na época que o meu ferveu para pensar nesse upgrade. Imagino que o carro ande mais "solto" e isso force menos o conjunto.

Só acho que é um investimento alto demais e desnecessário caso seu motor original (2.5) esteja funcionando normalmente. Não acho que o motor original seja tão ruim a pouco de se justificar um gasto desses...

Abs

Wald

Tudo é uma questão do que voce quer com o que está disposto a pagar. O investimento compensa e vale muito a pena.

Só quem já tocou uma Defender 2.8 sabe dizer a diferença que dá.... tentar explicar não adianta. Não se preocupar se vai ter motor caso precise não tem preço!

Waldmartins
29/10/2013, 14:23
Tudo é uma questão do que voce quer com o que está disposto a pagar. O investimento compensa e vale muito a pena.

Só quem já tocou uma Defender 2.8 sabe dizer a diferença que dá.... tentar explicar não adianta. Não se preocupar se vai ter motor caso precise não tem preço!

A pergunta é...quando (em que situação) vc precisa do motor?

Não acho que não valha a pena...só acho que o custo x benefício deve ser levado em conta pra quem não tem "dinheiro sobrando" (não estou falando que é o seu caso!).

É como colocar um guincho na VTR e NUNCA fazer uma trilha ou andar pelo menos em estrada de terra. Gastar uns R$ 5.000,00 em algo que não vai precisar? Agora, se vc anda em estrada de terra, viaja por locais de difícil acesso, mesmo que NUNCA utilize o guincho, a tranquilidade de ter um equipamento que pode te ajudar na hora do "perrengue" vale a pena...

Mesma coisa do motor. Se vc dirige na manha e nunca faz ultrapassagens arriscadas, não vai nunca usar essa potência do motor. Agora se gosta de andar mais rápido e isso às vezes demanda ultrapassagens mais rápidas (nem diria arriscada), aí sim deve valer o investimento :concordo:

Abs

Wald

SergioMedeiros
29/10/2013, 15:29
A pergunta é...quando (em que situação) vc precisa do motor?

Não acho que não valha a pena...só acho que o custo x benefício deve ser levado em conta pra quem não tem "dinheiro sobrando" (não estou falando que é o seu caso!).

É como colocar um guincho na VTR e NUNCA fazer uma trilha ou andar pelo menos em estrada de terra. Gastar uns R$ 5.000,00 em algo que não vai precisar? Agora, se vc anda em estrada de terra, viaja por locais de difícil acesso, mesmo que NUNCA utilize o guincho, a tranquilidade de ter um equipamento que pode te ajudar na hora do "perrengue" vale a pena...

Mesma coisa do motor. Se vc dirige na manha e nunca faz ultrapassagens arriscadas, não vai nunca usar essa potência do motor. Agora se gosta de andar mais rápido e isso às vezes demanda ultrapassagens mais rápidas (nem diria arriscada), aí sim deve valer o investimento :concordo:

Abs

Wald

Wald, quem compra uma Defender já é de certa forma um apaixonado por offroad, 4x4, etc. Não se pensa em investimento quando adquire-se uma Defender, e sim no prazer de ter um conteiner desses em casa. Se o cara já não bate bem a ponto de querer ter uma Defender, investir um certo valor a mais na hora que tem que fazer uma retífica é o de menos se comparado a diferença que vai ter no prazer de dirigir.

Como falei, a Defender com 2.8 não se borra toda como acontece com o 2.5 em várias situações.

Subida de serra, por exemplo, é sofrível com o 2.5, mesmo andando na "manha". No final das contas até o consumo fica maior com o 2.5 em função das trocas de marchas e pisar mais fundo pra compensar.

Abs

Sergio

Waldmartins
29/10/2013, 15:48
Wald, quem compra uma Defender já é de certa forma um apaixonado por offroad, 4x4, etc. Não se pensa em investimento quando adquire-se uma Defender, e sim no prazer de ter um conteiner desses em casa. Se o cara já não bate bem a ponto de querer ter uma Defender, investir um certo valor a mais na hora que tem que fazer uma retífica é o de menos se comparado a diferença que vai ter no prazer de dirigir.

Como falei, a Defender com 2.8 não se borra toda como acontece com o 2.5 em várias situações.

Subida de serra, por exemplo, é sofrível com o 2.5, mesmo andando na "manha". No final das contas até o consumo fica maior com o 2.5 em função das trocas de marchas e pisar mais fundo pra compensar.

Abs

Sergio

Concordo Sergio, mas sempre há exceções. Aqui no forum mesmo tinha um cara de Goiás (se não me engano) que NUNCA tinha entrado com a dele nem em estrada de terra...vai entender né? rsrs

Sobre subida de serra, deve ser ruim mesmo. Já subi algumas serras, mas como era a primeira vez que estava passando no local, não tive parâmetro pra analisar. Mesmo pq a subida era cheia de curvas no estilo cotovelo que tinha que por segunda marcha (tanto pra descer quanto pra subir). O dia que eu for ao Rio e subir a serra de Petrópolis vou ter uma noção melhor...mas com certeza a 2.8 deve ser bem mais ligeira.

Abs

Wald

isaianet
29/10/2013, 17:00
Muita gente gosta de usar a frase "nada supera as polegadas cúbicas", eu até concordo com ela, mas será que no caso das Defenders ela é realmente verdadeira?

Quando foi projetada, para qual uso foi projetada? Uso misto, em mais de 50% do tempo off-road, que tenha um ótimo desempenho em trilhas e que te traga para casa sem passar vergonha. O problema é que nos anos passaram, novas camionetes com muita tecnologia chegaram, e consequentemente o desejo de andar mais rápido também aumentou. Vejam, uma Hilux 3.0 Diesel anda mais que um Corolla, isso se ficarmos apenas dentro da mesma marca.

Temos Defender em casa (uma 110 e uma 90tinha) há 13 anos, e a primeira vez que realmente senti falta de potência nelas foi quando fizemos uma viagem para Argentina/Uruguai/Chile e sofri um pouco nas ultrapassagens de caminhões, isto calçando um jogo de pneus mud 33', além de bagageiro com barraca de teto e 2 galões extras para acabar com o pouco de aerodinâmica que existe.

Fui então pesquisar sobre o problema, ou seja, aonde que falta potência. Qual a conclusão? Falta potência apenas em alta rotação, no projeto original foi escolhida uma turbina que desse vazão grande de ar até 3.300rpm, então acima disto ela literalmente "embucha" e falta vazão de ar para gerar mais potência em giro alto e assim andar melhor.

Isso sem falarmos no projeto do coletor de escapamento da turbina, feito de ferro fundido e com o fluxo completamente desbalanceado, que acaba gerando ainda mais restrição para o bom funcionamento da turbina.

Meu motor é o 2.5 original, hoje com 140mil kms e em perfeitas condições, então nada nesse mundo justificaria eu "abrir" ele para colocar um kit 2.8, que se mal montado me traria um monte de problemas, tudo isto para ganhar apenas 0,3l de cilindradada.

Partimos então para projetar um novo sistema de turbo, este com um coletor tubular de inox feito sob-medida, que tivesse o fluxo de gases 100% balanceados, além de escolher uma nova turbina para gerar o fôlego extra. Acabei montando uma turbina Garrett GT22, usada nos VW Delivery, apenas trocando a carcaça quente dela por uma menor para deixar o "lag" o menor possível e assim enchendo rápido. Notem que não é uma turbina TGV, é uma turbina convencional de preço baixo e de fácil reparo também.

Com tudo montado, fizemos um novo escapamento em inox também, além de toda pressurização nova em inox, evitando os tubos de borracha originais que "inflam" com a pressão e assim se perde vazão de ar para dentro do coletor de admissão.

Terminamos de montar tudo há aproximadamente 2 semanas, tudo ainda na fase de testes. Faltam ainda instalar os bicos de maior vazão para poder aumentar um pouco mais de pressão de turbo e assim melhorar ainda mais o sistema.

Mas hoje, com os bicos originais, apenas com uma nova regulagem na valvula LDA da bomba injetora, e trabalhando com 1,05bar de pressão de turbo, tive um aumento de 20cv medidos no aparelho G-Tech.

A idéia é com os bicos maiores aumentar a pressão para 1,2bar (pressão original da land euro II), para assim ver o ganho final, mas com os cálculos que fizemos na época em que estávamos projetando o coletor e escolhendo a nova turbina é chegar próximo dos 150cv.

Moral da história, nestas três semanas de testes, já peguei a estrada algumas vezes e agora com os pneus 33' consigo manter tranquilamente a velocidade de cruzeiro de 110-115km/h sem precisar colar o pé na lata do assoalho, além de poder fazer ultrapassagens com muito mais segurança.

Tudo isso, mantendo o miolo do motor imaculado e sem grandes alterações. Hoje só faria um motor 2.8 caso fundisse o meu, caso contrário não vejo necessidade. Ao menos para o uso que eu faço, e que imagino que seja o mesmo de 90% das pessoas que possuem Defenders.

Ainda não consegui subir todas as fotos para o album, mas se alguem se interessar pelo que fizemos pode ver as fotos no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.487560277983121.1073741834.179082715497547&type=1

Abs!

Waldmartins
29/10/2013, 18:13
Muita gente gosta de usar a frase "nada supera as polegadas cúbicas", eu até concordo com ela, mas será que no caso das Defenders ela é realmente verdadeira?

Quando foi projetada, para qual uso foi projetada? Uso misto, em mais de 50% do tempo off-road, que tenha um ótimo desempenho em trilhas e que te traga para casa sem passar vergonha. O problema é que nos anos passaram, novas camionetes com muita tecnologia chegaram, e consequentemente o desejo de andar mais rápido também aumentou. Vejam, uma Hilux 3.0 Diesel anda mais que um Corolla, isso se ficarmos apenas dentro da mesma marca.

Temos Defender em casa (uma 110 e uma 90tinha) há 13 anos, e a primeira vez que realmente senti falta de potência nelas foi quando fizemos uma viagem para Argentina/Uruguai/Chile e sofri um pouco nas ultrapassagens de caminhões, isto calçando um jogo de pneus mud 33', além de bagageiro com barraca de teto e 2 galões extras para acabar com o pouco de aerodinâmica que existe.

Fui então pesquisar sobre o problema, ou seja, aonde que falta potência. Qual a conclusão? Falta potência apenas em alta rotação, no projeto original foi escolhida uma turbina que desse vazão grande de ar até 3.300rpm, então acima disto ela literalmente "embucha" e falta vazão de ar para gerar mais potência em giro alto e assim andar melhor.

Isso sem falarmos no projeto do coletor de escapamento da turbina, feito de ferro fundido e com o fluxo completamente desbalanceado, que acaba gerando ainda mais restrição para o bom funcionamento da turbina.

Meu motor é o 2.5 original, hoje com 140mil kms e em perfeitas condições, então nada nesse mundo justificaria eu "abrir" ele para colocar um kit 2.8, que se mal montado me traria um monte de problemas, tudo isto para ganhar apenas 0,3l de cilindradada.

Partimos então para projetar um novo sistema de turbo, este com um coletor tubular de inox feito sob-medida, que tivesse o fluxo de gases 100% balanceados, além de escolher uma nova turbina para gerar o fôlego extra. Acabei montando uma turbina Garrett GT22, usada nos VW Delivery, apenas trocando a carcaça quente dela por uma menor para deixar o "lag" o menor possível e assim enchendo rápido. Notem que não é uma turbina TGV, é uma turbina convencional de preço baixo e de fácil reparo também.

Com tudo montado, fizemos um novo escapamento em inox também, além de toda pressurização nova em inox, evitando os tubos de borracha originais que "inflam" com a pressão e assim se perde vazão de ar para dentro do coletor de admissão.

Terminamos de montar tudo há aproximadamente 2 semanas, tudo ainda na fase de testes. Faltam ainda instalar os bicos de maior vazão para poder aumentar um pouco mais de pressão de turbo e assim melhorar ainda mais o sistema.

Mas hoje, com os bicos originais, apenas com uma nova regulagem na valvula LDA da bomba injetora, e trabalhando com 1,05bar de pressão de turbo, tive um aumento de 20cv medidos no aparelho G-Tech.

A idéia é com os bicos maiores aumentar a pressão para 1,2bar (pressão original da land euro II), para assim ver o ganho final, mas com os cálculos que fizemos na época em que estávamos projetando o coletor e escolhendo a nova turbina é chegar próximo dos 150cv.

Moral da história, nestas três semanas de testes, já peguei a estrada algumas vezes e agora com os pneus 33' consigo manter tranquilamente a velocidade de cruzeiro de 110-115km/h sem precisar colar o pé na lata do assoalho, além de poder fazer ultrapassagens com muito mais segurança.

Tudo isso, mantendo o miolo do motor imaculado e sem grandes alterações. Hoje só faria um motor 2.8 caso fundisse o meu, caso contrário não vejo necessidade. Ao menos para o uso que eu faço, e que imagino que seja o mesmo de 90% das pessoas que possuem Defenders.

Ainda não consegui subir todas as fotos para o album, mas se alguem se interessar pelo que fizemos pode ver as fotos no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.487560277983121.1073741834.179082715497547&type=1

Abs!

:shock: :drool: :palmas:

Que coisa bonita!!! Se possível, coloca o quanto vc gastou nessa "brincadeira"...

Abs

Wald

isaianet
29/10/2013, 20:45
:shock: :drool: :palmas:

Que coisa bonita!!! Se possível, coloca o quanto vc gastou nessa "brincadeira"...

Abs

Wald

Wald, tudo bem?

Gastei aproximadamente 5mil reais.

Incluso nesse valor coletor, escapamento, abafador e pressurização em inox, bicos injetores maiores, turbina nova, aeroquips de lubrificação, etc.

Angelo Pamplona
29/10/2013, 21:16
Boa noite Wald !!!! Muito obrigado, a Land (Caixotão) é uma 110 2003 com 175 mil km extremamente bem conservada, sou o 3º dono, sempre foi de Londrina, está toda equipada e com o motorzão 2.8 ficou uma delicia!!!! Abcs!!!!

Wilson Haddad
29/10/2013, 21:51
vc sabe informar qual carcaça de turbina vc usou??? os bicos usou os da rash??

SergioMedeiros
29/10/2013, 22:19

Abs!

Carlo, concordo com você. Alterar o motor de alegre não vale a pena mesmo... mas o caso que estou defendendo é a hora que precisamos fazer o motor... claro que existem os que mesmo assim querem manter a originalidade... e por outro lado os que o motor tá 100% ainda e querem trocar e pronto.

Sinceramente não sou muito adepto aos kits.... no meu caso troquei tudo, colocando um 2.8 0Km. Como já falei, o grande ganho não tá nos poucos cv a mais, e sim em quase dobrar o torque, que é exatamente o que falta no 2.5. Pedir marcha na cidade, ter que reduzir marcha nas subidas, sentir o peso da bagagem... tudo isso é falta de torque. Velocidade não munda no final das contas a não ser que troque a relação. Não quero correr com a Defender... se quisesse não comprava uma. Quero não ter que ficar penando pra virar uma esquina ou pegar uma subida longa.
O 2.8 é um motor idêntico ao 2.5, mas mais moderno e mais bem dimensionado... aí que está a questão. Temos melhor aproveitamento com praticamente os mesmos componentes, e o custo da manutenção é o mesmo.

Mas essa é a minha opinião... acho legal tanto quem gosta de manter o 2.5 pra sempre como quem quer mandar ver no 2.8 mesmo sem estar na hora da retífica. O importante é o caixote de alumínio todo rebitado na garagem... e termos um carro divertido, não bonito!

Abs

petcho
30/10/2013, 00:29
Fala Sergio,

cara não entendo porque não gosta da passagem do 2.5 original para 2.8, eu fiz isso no meu e a única diferença do seu caso é o bloco!! o bloco 2.5 aberto para 2.8 é praticamente a mesma coisa de um bloco 2.8 STD (claro que o bloco 2.5 tem que estar em boas condições)

o resto é mesma coisa, montar virabrequim, bielas e pistões do 2.8 como manda o manual e fazer as medições de folgas que provavelmente estarão nos parâmetros do manual já que tudo é novo,

ai é medir a altura dos cilindros para escolher a junta de cabeçote certa e pronto

a meu ver, o risco maior de se perder a qualidade na transformação, comparando com o 2.8 0KM, esta na abertura do bloco para 2.8, mas para não correr risco é só fazer o serviço em uma retifica com maquinas de qualidade já que é uma maquina que faz isso

o risco da montagem é igual nos dois casos, eu fiz a montagem do meu motor e por isso tenho certeza que tudo foi feito seguindo o manual

com isso tenho um HS 2.8 por um preço bem menor que os relatados aqui por quem comprou 0KM

Abraço, e parabéns pela 90tinha

Pedro

PS: só fiz a transformação pois aproveitei que o motor precisava de retifica pois estava com baixa compressão, se não precisasse eu faria coisa parecida com o que o Carlo ta fazendo, alias vou fazer isso na 90tinha aqui de casa!!!!

SergioMedeiros
30/10/2013, 01:43
Fala Sergio,

cara não entendo porque não gosta da passagem do 2.5 original para 2.8, eu fiz isso no meu e a única diferença do seu caso é o bloco!! o bloco 2.5 aberto para 2.8 é praticamente a mesma coisa de um bloco 2.8 STD (claro que o bloco 2.5 tem que estar em boas condições)

o resto é mesma coisa, montar virabrequim, bielas e pistões do 2.8 como manda o manual e fazer as medições de folgas que provavelmente estarão nos parâmetros do manual já que tudo é novo,

ai é medir a altura dos cilindros para escolher a junta de cabeçote certa e pronto

a meu ver, o risco maior de se perder a qualidade na transformação, comparando com o 2.8 0KM, esta na abertura do bloco para 2.8, mas para não correr risco é só fazer o serviço em uma retifica com maquinas de qualidade já que é uma maquina que faz isso

o risco da montagem é igual nos dois casos, eu fiz a montagem do meu motor e por isso tenho certeza que tudo foi feito seguindo o manual

com isso tenho um HS 2.8 por um preço bem menor que os relatados aqui por quem comprou 0KM

Abraço, e parabéns pela 90tinha

Pedro

PS: só fiz a transformação pois aproveitei que o motor precisava de retifica pois estava com baixa compressão, se não precisasse eu faria coisa parecida com o que o Carlo ta fazendo, alias vou fazer isso na 90tinha aqui de casa!!!!

Pedro, blz?

Cara, quando falo que não sou adepto ao kit, é coisa minha. De forma alguma considero um motor 2.5 transformado para 2.8 inferior em qualquer quesito com relação ao PStroke. Como eu perdi o bloco por corrosão(antigo dono fez merda), tinha que comprar um novo... aí não tem pq pegar o 2.5. E outra, se tiver uma retífica de qualidade e confiança, realmente não tem problema algum. Particularmente eu não tenho uma retífica que confiaria um trabalho desses.. existe? Com certeza, mas ainda não achei! Já vi empresa renomada fazer merda...
Por essas e outras eu prefiro pegar um bloco novo... só por isso. Mas concordo com tudo que falou... não tem segredo e o ganho é absurdo!

Grande abraço.

bello
30/10/2013, 08:32
Pedro, blz?

Cara, quando falo que não sou adepto ao kit, é coisa minha. De forma alguma considero um motor 2.5 transformado para 2.8 inferior em qualquer quesito com relação ao PStroke. Como eu perdi o bloco por corrosão(antigo dono fez merda), tinha que comprar um novo... aí não tem pq pegar o 2.5. E outra, se tiver uma retífica de qualidade e confiança, realmente não tem problema algum. Particularmente eu não tenho uma retífica que confiaria um trabalho desses.. existe? Com certeza, mas ainda não achei! Já vi empresa renomada fazer merda...
Por essas e outras eu prefiro pegar um bloco novo... só por isso. Mas concordo com tudo que falou... não tem segredo e o ganho é absurdo!

Grande abraço.

Pergunta de leigo. O 2.8 PS não tem um sistema de refrigeração (dutos de água internos ou algo assim) melhorado em relação ao 2.5? Quando se abre o 2.5 para 2.8 se altera este fator? Ou se fica com um 2.8 com o sistema de refrigeração do 2.5?
Abs
Sergio

SergioMedeiros
30/10/2013, 13:13
Pergunta de leigo. O 2.8 PS não tem um sistema de refrigeração (dutos de água internos ou algo assim) melhorado em relação ao 2.5? Quando se abre o 2.5 para 2.8 se altera este fator? Ou se fica com um 2.8 com o sistema de refrigeração do 2.5?
Abs
Sergio

Sergio, tudo certo?
Então, até onde eu pude ver é a mesma coisa... se as galerias são maiores sinceramente não notei. Como o Maxion 2.5 nunca teve problemas graves de aquecimento, como o 4D56 da Mitsubishi por exemplo, tenho a impressão que mantiveram o mesmo dimensionamento do 2.5 no 2.8.
Todo o sistema de arrefecimento é o mesmo. Bomba de agua, radiador, mangueiras.. tudo do 2.5.

Abs

Sergio Medeiros

bello
30/10/2013, 21:38
Sergio, tudo certo?
Então, até onde eu pude ver é a mesma coisa... se as galerias são maiores sinceramente não notei. Como o Maxion 2.5 nunca teve problemas graves de aquecimento, como o 4D56 da Mitsubishi por exemplo, tenho a impressão que mantiveram o mesmo dimensionamento do 2.5 no 2.8.
Todo o sistema de arrefecimento é o mesmo. Bomba de agua, radiador, mangueiras.. tudo do 2.5.

Oi Xará.
Lembrei onde eu li sobre isto. Olha o item 3 desta descrição das melhorias do 2.8 em relação ao 2.5 que está no site da MD engineering:

IMPROVED FEATURES OF THE INTERNATIONAL HS 2.8 L
ENGINE COMPARED WITH THE LAND ROVER ‘300’ Tdi
The HS 2.8L engine was developed from the 2.5 ‘300’ Tdi and has the same backend and
engine mounting points on the cylinder block. The 2.8 will fit in to any application that
already has the ‘300’ Tdi ins
talled. The position of the air inlet to the inlet manifold and
turbocharger and the turbo exhaust outlet are different.
1.The improved head gasket is now steel laminate.

2.The crankshaft is forged not cast.

3.The cylinder bock has been redesigned to improve cooling .

4.The combustion system has been redeveloped by AVL.

5.The improved connecting rod has the cap secured by bolts with thread in rod.

6.A new piston has been developed.

7.The rear crankshaft seal clamping has been improved to stop oil leakage.

8.The rpm at maximum torque has been reduced, 1400 TGV &1600 WG (1800 Tdi)

Abs
Sergio

SergioMedeiros
30/10/2013, 22:19
E aí Sergio... blz?

Então, ficou um pouco "no ar" essa definição que o texto passa, não acha? Vendo o bloco, aparentemente as galerias tem o mesmo diâmetro. O que pode ter sido feito, na minha opinião, e que não conseguiríamos ver olhando o bloco por fora, seria um redesenho do caminho das galerias... e não aumento do diametro ou quantidade de líquido dentro do motor. A minha vai a mesma quantidade de líquido de arrefecimento que o 2.5, e uso a mesma bomba de água.
Como ainda estou te devendo a questão da fabricação, pois ainda não consegui ligar na distribuidora, vou tentar pegar alguém mais entendido lá para sanar essa dúvida.

Grande abraço

Sergio

Rafael OPC
31/10/2013, 00:14
Encontrei esse link aqui ManualHS28L - Download - 4shared - Eduardo Amaral (http://www.4shared.com/office/S-BRcvye/ManualHS28L.html) nele pode baixar o manual do 2.5 e do 2.8 .

Att.

Rafael

bello
31/10/2013, 06:29
E aí Sergio... blz?

Então, ficou um pouco "no ar" essa definição que o texto passa, não acha? Vendo o bloco, aparentemente as galerias tem o mesmo diâmetro. O que pode ter sido feito, na minha opinião, e que não conseguiríamos ver olhando o bloco por fora, seria um redesenho do caminho das galerias... e não aumento do diametro ou quantidade de líquido dentro do motor. A minha vai a mesma quantidade de líquido de arrefecimento que o 2.5, e uso a mesma bomba de água.
Como ainda estou te devendo a questão da fabricação, pois ainda não consegui ligar na distribuidora, vou tentar pegar alguém mais entendido lá para sanar essa dúvida.

Grande abraço

Sergio

Também acho! Deve ser algo irrelevante que eles colocam ali só para adicionar mais um item na propaganda do novo motor. Além disso NUNCA houve um relato sequer de problemas nesse sentido após o aumento da cilindrada. E isso vem sendo feito há muitos anos.
abs
Sergio

SergioMedeiros
01/11/2013, 00:03
Também acho! Deve ser algo irrelevante que eles colocam ali só para adicionar mais um item na propaganda do novo motor. Além disso NUNCA houve um relato sequer de problemas nesse sentido após o aumento da cilindrada. E isso vem sendo feito há muitos anos.
abs
Sergio

Sergio, boa noite.
Olha só, falei com o pessoal da Leão Diesel. Me confirmaram... a fábrica continua fabricando todas as peças que compõe o PStroke... realmente o que a fábrica não vende mais é o motor montado, novo. Tem que comprar tudo e pedir pra um mecânico montar.
Quanto ao sistema de refrigeração... realmente é o mesmo. Não tem diferença alguma segundo eles.... nem em litragem do motor.
Já sobre a exportação eles não souberam informar, mesmo pq se existir não é com eles... provavelmente é a fabrica que exporta diretamente.
Uma curiosidade... a fábrica não recomenda nada de retífica nesse motor. Sempre soube que o vira, cabeçote, etc, podiam chegar até .75.... mas a recomendação da fábrica não é nem encamisar... claro que querem vender tudo novo, mas essa foi novidade pra mim.
Portanto, existe ainda o motor completo a venda, e novo, mas não montado.

Grande abraço.

bello
01/11/2013, 07:58
Sergio, boa noite.
Olha só, falei com o pessoal da Leão Diesel. Me confirmaram... a fábrica continua fabricando todas as peças que compõe o PStroke... realmente o que a fábrica não vende mais é o motor montado, novo. Tem que comprar tudo e pedir pra um mecânico montar.
Quanto ao sistema de refrigeração... realmente é o mesmo. Não tem diferença alguma segundo eles.... nem em litragem do motor.
Já sobre a exportação eles não souberam informar, mesmo pq se existir não é com eles... provavelmente é a fabrica que exporta diretamente.
Uma curiosidade... a fábrica não recomenda nada de retífica nesse motor. Sempre soube que o vira, cabeçote, etc, podiam chegar até .75.... mas a recomendação da fábrica não é nem encamisar... claro que querem vender tudo novo, mas essa foi novidade pra mim.
Portanto, existe ainda o motor completo a venda, e novo, mas não montado.

Grande abraço.

Muito interessante Sergio.
Esta informação sobre a retifica também. Eles não souberam informar porque?
Aqui em casa tenho um 2.5 no Defender e um 2.8 Power Stroke na Disco 1. Quando precisar abrir o 2.5 por algum motivo (toc toc toc) vou para o 2.8 com certeza.
Outra coisa, tenho um livro sobre modificações no LR Defender e entre elas a colocação do Power Stroke 2.8. Eles usaram o mesmo coletor de admissão do 2.5 pois como a entrada de ar da turbina fica para trás, não há necessidade daquela tomada de ar do coletor deslocada para a direita do 2.8 PS. Fiquei pensando se isso não prejudicaria o desempenho do motor uma vez que a abertura da tomada de ar que vem do intercooler ser de 2" e 1/4 no 2.8 PS e 2" no 2.5, ou seja , tendo o diâmetro um pouco maior deve entrar mais ar.
Abs
Sergio

Eduardo Tescarollo
01/11/2013, 09:53
Tenho acompanhado este tópico com atenção. Considerando que os blocos sejam iguais, mas um gerando mais potencia que o outro e consequentemente mais calor, acho que uma melhora no sistema de arrefecimento se faça necessário.
Se comparamos uma Ranger 2.5 com uma 2.8 não existe diferenças no arrefecimento?

Att.

SergioMedeiros
01/11/2013, 10:40
Muito interessante Sergio.
Esta informação sobre a retifica também. Eles não souberam informar porque?
Aqui em casa tenho um 2.5 no Defender e um 2.8 Power Stroke na Disco 1. Quando precisar abrir o 2.5 por algum motivo (toc toc toc) vou para o 2.8 com certeza.
Outra coisa, tenho um livro sobre modificações no LR Defender e entre elas a colocação do Power Stroke 2.8. Eles usaram o mesmo coletor de admissão do 2.5 pois como a entrada de ar da turbina fica para trás, não há necessidade daquela tomada de ar do coletor deslocada para a direita do 2.8 PS. Fiquei pensando se isso não prejudicaria o desempenho do motor uma vez que a abertura da tomada de ar que vem do intercooler ser de 2" e 1/4 no 2.8 PS e 2" no 2.5, ou seja , tendo o diâmetro um pouco maior deve entrar mais ar.
Abs
Sergio

Sergio, sobre a retífica é por questões de qualidade mesmo, pois qualquer passe nas peças sai do "padrão de fábrica". Também teria problema de garantia caso utilizasse um bloco novo deles com um virabrequim com .25, por exemplo. Eles meio que forçam você a comprar tudo novo.
Sobre o coletor de admissão, seria um problema caso o carro fosse aspirado. Como é turbo alimentado essa diferença de diametro não vai influenciar na quantidade de ar que entra na admissão... pois diminui-se o diâmetro mas aumenta-se a velocidade do ar. Uma coisa compensa a outra.
Abs

Sergio

SergioMedeiros
01/11/2013, 10:46
Tenho acompanhado este tópico com atenção. Considerando que os blocos sejam iguais, mas um gerando mais potencia que o outro e consequentemente mais calor, acho que uma melhora no sistema de arrefecimento se faça necessário.
Se comparamos uma Ranger 2.5 com uma 2.8 não existe diferenças no arrefecimento?

Att.

Eduardo, um motor gerar mais potência não quer dizer, necessariamente, mais calor. Calor é perda do motor.... desperdício da potência gerada. Um motor bem dimensionado gera menos calor, teoricamente.
Em todo caso o sistema de arrefecimento é super dimensionado na Defender. Quanto a Ranger não posso dizer pq não conheço, mas na Defender é mais que suficiente. Meu ponteiro fica um pouco abaixo do meio e nunca saiu de lá, exatamente como num 2.5, mesmo exigindo bastante do carro em trilhas com reduzida.

Abs

bello
01/11/2013, 10:49
Sergio, sobre a retífica é por questões de qualidade mesmo, pois qualquer passe nas peças sai do "padrão de fábrica". Também teria problema de garantia caso utilizasse um bloco novo deles com um virabrequim com .25, por exemplo. Eles meio que forçam você a comprar tudo novo.
Sobre o coletor de admissão, seria um problema caso o carro fosse aspirado. Como é turbo alimentado essa diferença de diametro não vai influenciar na quantidade de ar que entra na admissão... pois diminui-se o diâmetro mas aumenta-se a velocidade do ar. Uma coisa compensa a outra.
Abs

Sergio

Também concordo, sempre achei que motor retificado nunca é o mesmo. Então eles recomendam comprar os componentes novos e montagem como um novo. OK.
Quanto ao coletor, acho que vc tem razão, não deve ter diferença no fluxo de ar por unidade de tempo.
Abs
Sergio

Javarotti
26/11/2013, 20:48
Comprei de uma revenda International em Londrina.
Amigo, quanto gastou em toda a adaptação incluindo o motor?

SergioMedeiros
26/11/2013, 21:17
Javarotti, te mandei um email.

Abs

LFB
08/01/2014, 01:09
Boa noite pessoa,

Tive o desprazer de ter problemas em meu motor, com empeno da 1ª e 2ª bielas... recebi o "diagnóstico" dos danos estou seriamente inclinado a gastar um pouco mais e ficar livre da asfixia de um 2.5 careta numa 110, cheia subindo a serra.
Tinha em mente abrir o bloco e repotencializar o carro para 2.8, principalmente por conta do torque. Hoje, conversando sobre o assunto, me propuseram a alterar o "conjunto" para o 2.8, salvo pistões e anéis que deveriam ser do 3.0.
Alguém já fez isso? Pela conversa, o ganho não seria tão grande como do 2.5 para o 2.8, mas existiria. A diferença dos custos destas peças fica na ordem de R$300,00.
O que acham?
Quais os ganhos reais? A diferença no investimento se considerado o todo, é bem pequena!
Uma de minhas dúvidas foi se o bloco suportaria, mas me foi dito que o bloco é bem "grossinho" e a diferença na usinagem seria de apenas 3mm. Tudo isso, sem ter que passar a ter eletrônica embarcada.
Agradeço a opinião de vocês,
Leandro

petcho
08/01/2014, 10:17
Boa noite pessoa,

Tive o desprazer de ter problemas em meu motor, com empeno da 1ª e 2ª bielas... recebi o "diagnóstico" dos danos estou seriamente inclinado a gastar um pouco mais e ficar livre da asfixia de um 2.5 careta numa 110, cheia subindo a serra.
Tinha em mente abrir o bloco e repotencializar o carro para 2.8, principalmente por conta do torque. Hoje, conversando sobre o assunto, me propuseram a alterar o "conjunto" para o 2.8, salvo pistões e anéis que deveriam ser do 3.0.
Alguém já fez isso? Pela conversa, o ganho não seria tão grande como do 2.5 para o 2.8, mas existiria. A diferença dos custos destas peças fica na ordem de R$300,00.
O que acham?
Quais os ganhos reais? A diferença no investimento se considerado o todo, é bem pequena!
Uma de minhas dúvidas foi se o bloco suportaria, mas me foi dito que o bloco é bem "grossinho" e a diferença na usinagem seria de apenas 3mm. Tudo isso, sem ter que passar a ter eletrônica embarcada.
Leandro

LFB acredito que passar para 3.0 deve ficar muito bom!!! mas deve se ter uma configuração de bomba, bicos e turbina feita por quem entenda do assunto para que o motor trabalhe bem.

quando fui retificar o meu fiquei tentado a passar para 3.0 mas acabei deixando em 2.8 mesmo pois ja tem uma receita pronta que é o 2.8 power stroke

se for fazer o 300tdi 3.0 fala como ficou pra gente

Abraço, Pedro

Eduardo Tescarollo
08/01/2014, 10:22
Boa noite pessoa,

O que acham?
Leandro

Pelo que entendi, querem aumentar a cilindrada somente pelo aumento do diâmetro do cilindro. Primeiro, o 2,5 e 2,8 tem o mesmo sistema de injeção, no 3.0 sistema eletrônico, será que funciona?
Segundo, o grande barato de passar para o 2.8 e o aumento de torque que se dá pelo aumento do curso, somente pelo diâmetro não acontece.

Minha opinião, se tiver que mexer no motor, passo para 2.8, vira, bilas, pistões.

Abs.

LFB
08/01/2014, 12:50
Oi Pedro,

Me foi proposto o 3.0, mantendo tudo do 2.8, alterando somente pistões e anéis para o 3.0. Em paralelo, a troca por bicos injetores de mair vazão, mudar o pistão da BI para um maior, trocar a turbina por uma maior para acompanhar o aumento volumertico do motor e no intuito de manter a temperatura dentro das especificações do fabricante, trocar o intercooler por um de maior vazão assim como instalar um radiador de óleo. Tentador o ganho que isso deve gerar. Acredito que o motor vire um "monstro" no bom sentido. Mas fazer tudo isso ao mesmo tempo é uma senhora facada!
Será que posso fazer em dois estágios? Primeiro abro o bloco, troco todo o trem se força e os bicos injetores e num segundo momento o resto, nem que nesse período, não liberemos todo o potencial evitando aquecimento desnecessário?

Oi Eduardo,

Pela conversa que tive, e a parte eletrônica foi uma coisa que questionei, isso não seria problema com o a troca dos bicos injetores...
É justamente essa relação que desconheço... Se o aumento do curso é o responsável pelo aumento do torque, não teremos mudanças, afinal o curso do 2.8 e do 3.0, pelo que entendi são os mesmos.
Em teoria, qual o benefício que o aumento volumétrico, sem a o aumento de curso trará?

Obrigado,

Abraços,

Leandro

CGAUER
08/01/2014, 13:09
3.0?

Interessante hein!!

O torque deve ser impressionante!

Você será o primeiro da paróquia LR a ter um Defender 3.0!

Abraços

Clemente

Oi Pedro,

Me foi proposto o 3.0, mantendo tudo do 2.8, alterando somente pistões e anéis para o 3.0. Em paralelo, a troca por bicos injetores de mair vazão, mudar o pistão da BI para um maior, trocar a turbina por uma maior para acompanhar o aumento volumertico do motor e no intuito de manter a temperatura dentro das especificações do fabricante, trocar o intercooler por um de maior vazão assim como instalar um radiador de óleo. Tentador o ganho que isso deve gerar. Acredito que o motor vire um "monstro" no bom sentido. Mas fazer tudo isso ao mesmo tempo é uma senhora facada!
Será que posso fazer em dois estágios? Primeiro abro o bloco, troco todo o trem se força e os bicos injetores e num segundo momento o resto, nem que nesse período, não liberemos todo o potencial evitando aquecimento desnecessário?

Oi Eduardo,

Pela conversa que tive, e a parte eletrônica foi uma coisa que questionei, isso não seria problema com o a troca dos bicos injetores...
É justamente essa relação que desconheço... Se o aumento do curso é o responsável pelo aumento do torque, não teremos mudanças, afinal o curso do 2.8 e do 3.0, pelo que entendi são os mesmos.
Em teoria, qual o benefício que o aumento volumétrico, sem a o aumento de curso trará?

Obrigado,

Abraços,

Leandro

petcho
08/01/2014, 13:23
LFB,

é isso mesmo, os motores internacional 2.8 e 3.0 compartilham o mesmo vira e mesmas bielas, mudando apenas o diâmetro dos pistões, logo tem mesmo curso, mas não é só curso que determina aumento de torque, aumento volumétrico tb causa aumento de torque já que aumenta a capacidade de queima

eu acredito que você possa fazer em dois estágios, incluindo o trabalho na BI no primeiro estagio

Eduardo,

não tem problema nenhum em fazer um 3.0 com sistema mecânico de injeção, desde que o sistema seja capaz de alimentar o motor corretamente, por isso que eu falei que tem que ser uma pessoa que entenda pra determinar qual bico e quais mudanças na BI e qual turbina deve ser usada

foi isso que me fez desistir do 3.0 pois aqui em Brasília não encontrei nenhum preparador que me passasse segurança com argumentos técnicos, só aquele famoso "desse jeito fica bom" e tb pq pelo uso que vou dar a viatura não preciso de mais potencia

ja o 2.8 é receita pronta, só copiar as configurações do 2.8 PS

Abraço

Eduardo Tescarollo
08/01/2014, 13:45
Oi Eduardo,

Obrigado,

Abraços,

Leandro

Oi Leandro, esta certo, o curso são iguais, eu tinha entendido que trocaria somente os pistões pelo do 3.0, que nem sei se seria possível por causa da furação.

Abs.

Eduardo Tescarollo
08/01/2014, 13:45
ja o 2.8 é receita pronta, só copiar as configurações do 2.8 PS

Abraço

Concordo!

Abs.

dionio
09/05/2014, 13:17
Boa tarde Pedro!meu nome e Dionio Ramos sou de Brasília-df e tenho uma Defender 90, o mecânico me disse que talvez tivesse de fazer o motor da minha 90tinha e vi um post seu no forum 4x4 que vc fez isso aqui em brasília vc pode me informar com quem?onde?abraço e obrigada pela atenção..me Email: dionio.ramos@gmail.com

LFB
08/09/2014, 22:59
Oi pessoal, boa noite!
Há alguns meses tinha compartilhado a intenção de transformar o carro para 3.0. Fiz o serviço com o Maurício da Rasch Motoren, em São Paulo. Peguei há pouco mais de um mês, e o carro ficou um ESPETÁCULO!
O torque está monstruoso. Quase não se sente a necessidade de trocar a marcha, tamanha a facilidade nas retomadas e subidas.
Estou sentindo falta da sexta marcha... a relação é curta, mas com o motor original, não chamava tanto a atenção. Hoje que sobra motor, falta marcha... vi que é muito comum a troca da relação pela 1.222 da Discovery, que alonga 15%. Mas como estou com muita “folga de motor”, vendo o site da Ashcroft, vi a opção 1.003 Ashcroft Transmissions (http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/lt230-ratio-changes/1-003-gear-set.html)
Não tenho a intenção de correr, até mesmo porque não recomendável fazê-lo num defender, mas poder rodar com o giro baixo, não só vai trazer um bom silêncio na cabine, como economia. A recomendação do Maurício é acertar a relação de forma que a 120km/h o giro seja de 2.800 RPM. Não consegui usar a calculadora do próprio site. Alguma orientação em especial?
Obrigado,
Abraços,

Leandro

Eduardo Tescarollo
09/09/2014, 09:27
Oi pessoal, boa noite!
Há alguns meses tinha compartilhado a intenção de transformar o carro para 3.0. Fiz o serviço com o Maurício da Rasch Motoren, em São Paulo. Peguei há pouco mais de um mês, e o carro ficou um ESPETÁCULO!
O torque está monstruoso. Quase não se sente a necessidade de trocar a marcha, tamanha a facilidade nas retomadas e subidas.
Estou sentindo falta da sexta marcha... a relação é curta, mas com o motor original, não chamava tanto a atenção. Hoje que sobra motor, falta marcha... vi que é muito comum a troca da relação pela 1.222 da Discovery, que alonga 15%. Mas como estou com muita “folga de motor”, vendo o site da Ashcroft, vi a opção 1.003 Ashcroft Transmissions (http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/lt230-ratio-changes/1-003-gear-set.html)
Não tenho a intenção de correr, até mesmo porque não recomendável fazê-lo num defender, mas poder rodar com o giro baixo, não só vai trazer um bom silêncio na cabine, como economia. A recomendação do Maurício é acertar a relação de forma que a 120km/h o giro seja de 2.800 RPM. Não consegui usar a calculadora do próprio site. Alguma orientação em especial?
Obrigado,
Abraços,

Leandro

Queria estar com este problema no meu carrokkkkkkk. Luciano conta ai o que o Mauricio fez no seu carro, alem do motor.

Fiz umas conta aqui, se passar para relação 1.003 em 5 marcha vai estar a Km 155, acho muito, a 1 marcha vai ficar fraca.

Se for a relação da Disco em 5 vai estar perto dos Km 125, acho a ideal!

Att.

petcho
09/09/2014, 18:20
qual a medida dos pneus que você ta usando?? eu to com a relação da disco 2 (1.211) e com pneus 285/75, colocando aqui na calculadora da ashcroft da 2508RPM a 120KM/H, gostei dela mais longa apesar de não ter andado muito ainda, quero pegar estrada pra ver como ficou

meu motor foi retificado pra 2.8

abraço, Pedro

CassyFLU
09/09/2014, 22:21
qual a medida dos pneus que você ta usando?? eu to com a relação da disco 2 (1.211) e com pneus 285/75, colocando aqui na calculadora da ashcroft da 2508RPM a 120KM/H, gostei dela mais longa apesar de não ter andado muito ainda, quero pegar estrada pra ver como ficou

meu motor foi retificado pra 2.8

abraço, Pedro

Pedro,

Passa o contato onde você fez a retífica para o 2.8 e quanto tempo $$$ gastou?

Obrigado pela atenção.

petcho
09/09/2014, 23:58
Cassy, quem desmontou e montou o motor fui eu mesmo, levei o bloco para retificar em uma retifica em Unaí por indicação de um amigo e tb pq eles aceitaram meu virabrequim e bielas originais como pagamento para a retifica do bloco e revisão do cabeçote

as peças eu comprei na autorizada MWM chamada pick up car(subindo a EPNB um pouco depois de uma concessionaria de caminhões da volks se nao me engano)
de peças deu +-3900,00 reais e foi esse o preço da retifica
mas tb transformei minha BI para a do 2.8 +-1200,00 reais
troquei os bicos e coloquei a turbina TGV não me lembro os preços dos dois agora mas posso procurar, tenho tudo anotado

mas essa retifica em unai tem experiência com essa trasformaçao para 2.8, já fizeram em varias MB sprinters, vou procurar o numero deles e te passo

Abraço, Pedro

LFB
10/09/2014, 00:33
Oi Luciano,
A retífica foi feita para acomodar os anéis e pistões do 3.0, salvo isso, todo o restante das alterações conhecidas para o 2.8. Em paralelo, a troca por bicos injetores de maior vazão, redimensionamento da BI, troca da turbina por uma maior para acompanhar o aumento volumétrico do motor e no intuito de manter a temperatura dentro das especificações do fabricante, confecção de um intercooler de maior vazão, que pega toda a frente do carro além da instalação de um radiador para o óleo do motor em separado.

Oi Eduardo,
Quando recebi a noticia de que teria que fazer o motor, foi uma cacetada. Não tinha essa intenção. O meu era tratado a pão de ló e ainda não tinha sequer rodado 100.000km... Hoje, a diferença é estúpida. Não ter que ficar reduzindo a marcha o tempo todo é muito mais confortável, além de quando precisar, sei que terá motor sobrando. Há males que vem para bem!!!
O torque está muito elevado. Será que de fato a 1ª vai ficar fraca? Como faço tal conta? Com a relação da disco, você disse que em 5ª a velocidade deve ser de 125km/h, que já está ótimo, mas a quantos giros?

Oi Pedro,
Meus pneus atualmente são os 265/75, mas devo trocá-los em breve e a intenção é substituir pelo 285/75, embora no próprio site da Ashcroft tenha um link para outro site, onde há uma calculadora e no mesmo a recomendação é de uma diferença máxima de até 2,5% no diâmetro do pneu original de projeto para o desejado, e a mudança para o 285/75 represente, 3,73%, conforme segue:
Current tyre size
Tyre width:13514515516517518519520521522523524525526527 5285295305315325335345355
Tyre profile:303540455055606570758085
Wheel size:1011121314151617181920212223
Overall diameter: 804mm
New tyre size
Tyre width:13514515516517518519520521522523524525526527 5285295305315325335345355
Tyre profile:303540455055606570758085
Wheel size:1011121314151617181920212223
Overall diameter: 834mm
Difference in diameter: 3.73%Actual diameter change: 30mm
We recommend a MAXIMUM of +/- 2.5% difference

Não tinha conseguido usar a calculadora do site. Acho que tinha posto os dados do pneu errado. Agora consegui, mas estou achando que o giro para 100km/h está abaixo do que estimo ser... 2.537 somente?!?
Na calculadora há uma recomendação próxima a que o Mauricio da Rasch fez. Ele recomendou como ideal, 120km/h a 2800 rpm em quinta marcha e no site a Ashcroft, são 70mph a 2700 rpm também em quinta marcha.
Acho que estou errando em algo na calculadora do site. Me corrijam por favor:
Gearbox: R380 5speed;
Variant: 56A – Def 300TDi (não vi diferença se usar a opção 58A);
Transfer Box: LT230;
Variant: 22D – 1.410 – Def TD/TDi
Dif ratio: 3.54;
Tire Diameter: 80.3 cm

High Table

Speed/Gear

First

Second

Third

Fourth

Fifth

10 KPH

1217

703

460

330

254

20 KPH

2433

1405

921

659

507

30 KPH

3650

2108

1381

989

761

40 KPH

4866

2810

1841

1318

1015

50 KPH

6083

3513

2302

1648

1269

60 KPH

7300

4215

2762

1977

1522

70 KPH

8516

4918

3222

2307

1776

80 KPH

9733

5620

3683

2636

2030

90 KPH

10949

6323

4143

2966

2284

100 KPH

12166

7025

4603

3295

2537

110 KPH

13383

7728

5064

3625

2791

120 KPH

14599

8431

5524

3954

3045

130 KPH

15816

9133

5984

4284

3299

140 KPH

17032

9836

6445

4613

3552

150 KPH

18249

10538

6905

4943

3806

160 KPH

19466

11241

7365

5272

4060

petcho
10/09/2014, 08:26
LFB, ta tudo certo, a defender original a 100km/h fica em torno de 2500RPM mesmo, com a relação da disco 1 (1.222) e com 265/75 você vai ficar com 2202RPM a 100KM/H e 2642RPM a 120KM/H

Abraço, Pedro

LFB
10/09/2014, 19:44
Obrigado Pedro!

Abraços,

Leandro

CassyFLU
15/09/2014, 23:12
Obrigado Pedro.

petcho
16/09/2014, 09:08
Leandro, foi feito alguma alteração no escape ou deixou o original mesmo??

Abraço

LFB
18/09/2014, 00:11
Oi Pedro,

Boa parte do escapamento foi mantido original. Somente a parte final, onde há uma redução de diâmetro, que foi trocado.

Abraços, Leandro

LFB
20/09/2014, 20:08
477992477993Pedro,

Fui no carro hoje montar a bomba de vácuo e aproveitei para tirar foto da parte trocada do escapamento, ilustrando melhor a resposta anterior.

Abraços, Leandro477990

JUNOT4X4
20/04/2015, 23:15
Boa noite amigos, estou adaptando um motor power stroker 2.8 da ranger no meu defender 110 e estou tendo algumas duvidas, se alguém que ja tenha adaptado puder me ajudar agradeço demais. Um grande abraço a todos.

d_a_n_51
06/03/2016, 12:10
Esse 3.0 que vcs falam é o 3.0 NGD da Ranger/Troller?

MarcoAdeAvila
12/03/2022, 23:25
abraco

Boas, Juan!!! Espero que tudo bem!!!
Quais os benefícios de utilizar uma TGV 3.0, no Powerstroke 2.8? E qual seria a marca desta turbina.
E se puder comentar do motor 3.0, sem eletrônica na 110, se teve que mudar a embreagem, etc...
Obrigado pelo seu tempo.
Grato, Marco A de Avila.

trombadinha_defender
22/10/2022, 19:45
Ola.
Alguem que fez a mudança ou adpatação pode falar comigo?
Eu fico muito na duvida sobre o motor 2.8 na Defender.

Tem um diagrama pelo qual me oriento, mas pelo que vejo o pessoal naoé muito fial.
Diagramas do 2.8 TGV (2.8L HS) - Encontre pecas Land Rover na LR Workshop (https://www.lrworkshop.com/pt/diagrams/land-rover-defender-engine/2.8-tgv-hs-mwm-international)

Por exemplo o cabeçote do filtro de oleo com radiador de oleo. Se usa o do padrão Ranger ou o da DEfender mesmo?
Como é o 2.8 que sai original de fabrica na DEfender?

LuizPR
24/10/2022, 08:56
Ola.
Alguem que fez a mudança ou adpatação pode falar comigo?
Eu fico muito na duvida sobre o motor 2.8 na Defender.

Tem um diagrama pelo qual me oriento, mas pelo que vejo o pessoal naoé muito fial.
Diagramas do 2.8 TGV (2.8L HS) - Encontre pecas Land Rover na LR Workshop (https://www.lrworkshop.com/pt/diagrams/land-rover-defender-engine/2.8-tgv-hs-mwm-international)

Por exemplo o cabeçote do filtro de oleo com radiador de oleo. Se usa o do padrão Ranger ou o da DEfender mesmo?
Como é o 2.8 que sai original de fabrica na DEfender?

Bom dia. Tive que montar há 6 anos um 2.8 PS no meu 110. O motor original foi destruído devido à quebra de uma biela. Comprei o motor montado na Leão Diesel e quem fez o serviço foi o Xiru, na Moraz. Converse com ele (41 98460 3141) ou com o Cezinha (41 99603 8982), na Road Motors.

Foram necessárias algumas alterações no motor. Coloquei a tgv da Ranger, e para isto troquei o coletor. Também é preciso uma bucha para adaptar o eixo piloto. Mas eles sabem de tudo isto.

Já rodei 115.000 km com o novo motor, incluindo aí duas viagens de mais de 10.000 km cada, sem nenhum problema nele ou em outros componentes do veículo.

Até onde sei não saía de fábrica Defender com motor 2.8.