PDA

Ver Versão Completa : Motor 3L atropelou as válvulas

Ezahn
02/06/2011, 14:36
Segunda de manha, com o motor ainda esquentando, já tinha andado 1 km, começou uma batedeira!!!! A SW4 aspirada foi andando até o meca.
Primeira analise: bicos. Tudo ok (infelismente).
Tirado o cabeçote então: O motor por algum motivo atropelou levemente as válvulas. Parece que não danificou nem válvula e nem o pistão, estou aguardando uma analise melhor.
O motivo é que é a dúvida. Pela análise do meca não tem folga nas bielas nem nas válvulas, logo o motivo mais provável é que a correia dentada tenha pulado 1 dente!!!!!
A 3 meses atrás, 1.100 km antes, eu troquei a correia e o esticador. Agora fico achando que quem pisou na bola foi o cara que trocou a correia! Será que seria possível um erro na troca aparecer 1000 km depois?
Ou alguém tem uma outra explicação.

Luca
05/06/2011, 13:27
... motor por algum motivo atropelou levemente as válvulas. Parece que não danificou nem válvula e nem o pistão, ...
Ezahn,
Nunca ouvi falar de atropelar levemente. Ou atropela e estraga de vez, ou anda regularmente. Examine vc mesmo se há marcas na cabeça do pistão e se há empenamento de válvulas. Se precisar de uma retífica de confiança, que só faz cabeçote, aqui em Sampa, procure a Kaef, no Butantã.
Se as peças que vc utilizou forem originais Toyota ou de qualidade equivalente, acho que seu meca esqueceu de apertar (ou apertou mal) a trava do esticador. Ele tem uma mola que o mantém na posição original de trabalho, mas tem que estar travado. Se o meca deixou o parafuso da trava solto ou mal apertado, a base do esticador volta prá trás e ele somente estica a correia através da pressão da mola. Mas isso é insuficiente.
Posso estar enganado, mas meu chute é que isso tenha acontecido quando vc subiu a rotação do motor, acelerando o veículo ou reduzindo de marcha. Se não houve maiores danos, só confirma que Toyota é indestrutível, mesmo.
[]´s

Ezahn
05/06/2011, 19:50
Cara, eu tb nunca ouvi falar. Ocorre que o meca tirou o cabeçote e tem sinal de batida de vávula em todos os pistões, acho que é a de escape (é a menor). Porém, pela analise dele, não danificou o pistão e ele disse que testou as válvulas com gasolina e não tem vazamento. Ele disse que aparentemente não empenou as válvulas. Ele encomendou as juntas e vai montar de novo colocando no ponto.
Por isto que peço opiniões. Seria possível realmente não ter danificado nada???? Alguem já ouviu falar em um caso assim? Alguém indica alguma outra verificação antes de montar?

Quanto as peças, coloquei correia e esticador original toyota. Vou verificar com ele a questão do aperto da trava do esticador, mas acho que seja bem possível que realmente tenha ficado mal apertada (ou sem apertar). Quando o cara trocou a correia ele tomou um baile do alarme e colocou e tirou a correia umas 3 vezes achando que podia estar fora de ponto pois o carro não pegava. Nessa ele pode ter vacilado.
Segue fotos das marcas nos pistões.
Agradeço as colaborações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=296146&d=1307312819

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=296145&d=1307312819

Ezahn
07/06/2011, 22:02
Só para constar o desfecho: O meca montou novamente sem arrumar nada. Só colocou juntas novas, colocou no ponto e funcionou. O carro parece que tá normal!!! Assim espero!!! Não sei como mas ele saiu do ponto sem estragar a correia, bateu os pistões nas válvulas mas não estragou nada!!!:):):)