Ver Versão Completa : Limpeza do respiro do cárter.
gustavoullmann
01/06/2011, 21:03
Prezados,
Hoje realizei a limpeza do respiro do cárter, servicinho beeeem simples...
De tão simples que é, estou me perguntando se não fiz o mesmo pela metate achando que estava fazendo o serviço completo.
Pesquisei info em tópicos anteriores, bem como nos manuais (lembro de ter visto algo sobre esse serviço em um manual uma vez, mas não consegui achar de novo).
Então venho pedir ajuda aos senhores!
Tudo o que fiz foi o seguinte:
Soltei as 2 braçadeiras das mangueiras do respiro bem como o parafuso que o prende ao bloco, retirando o mesmo;
Limpei a borra de óleo que havia do lado de fora do respiro com desengripante e pincel;
Remontei tudo.
Queria saber se é só isso mesmo ou se é preciso limpar o respiro por dentro de alguma forma, seja desmontando ou jogando desengripante lá dentro...
Gustavo.
gustavoullmann
04/06/2011, 19:57
De teimoso que eu sou, segui procurando sobre a limpeza do respiro do óleo do cárter, pois eu tinha certeza que já havia visto um bom material sobre o serviço.
Achei o material, que segue no link: Cyclone breather - Land Rover Zone (http://www.landyzone.co.uk/lz/f41/cyclone-breather-76543.html)
Como eu suspeitava a limpeza também deve ser feita por dentro e para fazer isso o procedimento é bem simples:
1- Pegue um pouco de óleo de motor novo e aqueça;
2- Coloque o óleo morno dentro do respiro e sacuda, usando os dedos para fechar os furos do respiro;
3- Repita o procedimento até o óleo sair limpo.
Gustavo.
gustavoullmann
21/11/2011, 21:00
Opa!
Agora fiz o serviço completo, pois limpei internamente o respiro!
Bom, ao invés de usar óleo aquecido como no link acima, optei por um desengraxante normal por ser mais fácil de lidar.
Seguem as fotos:
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Foto 1 - Tudo montado;
Foto 2 - Soltar as duas abraçadeiras e o parafuso 8mm que prende o respiro no bloco e é só retirar o mesmo;
Foto 3 - Respiro fora! Revise o o'ring que vai junto ao bloco (o meu, em marrom, foi trocado na última vez que eu limpei o respiro - R$ 4);
Foto 4 - Feche dois furos com os dedos e jogue o desengraxante no outro furo. Sacuda, deixe escorrer e repita com os outros furos até sair desengripante limpo.
Seguem mais fotos no próximo post!
gustavoullmann
21/11/2011, 21:11
Continuando...
321629321630321632
Foto 1 - Aproveitei para dar uma geral nas abraçadeiras e no parafuso: desengraxante + escovinha de aço + WD40 = tudo novo!!!
Foto 2 - Tudo limpo e seco, pronto para remontar;
Foto 3 - Para remontar é só fazer o inverso. Facinho!
Agora é só monitorar por alguns dias quanto a eventuais vazamentos de óleo pelas mangueiras.
Gustavo.
Gustavo,
não esqueça de trocar o o-ring que faz a vedação junto a tampa de válvulas, prevenindo assim a meleca ao redor desta junção. Pode ser um qualquer, desde que vede bem. Se der, escolha um em Viton. Ele fica alojado na parte plástica que penetra a tampa de alumínio.
Limpei uma única vez este respiro em meu 90tinha e confesso que nunca notei nenhuma diferença. Em motores mais rodados, pode ser importante, porém naqueles que não tem muita passagem de compressão pelos anéis para o cárter e sempre tem o óleo regularmente trocado, a única coisa que vai encontrar no ciclone vai ser um pouco de óleo idêntico ao do cárter.
Abraços, obrigado e parabéns por compartilhar os "How To"
Valeu Gustavo !!
Estou sempre acompanhando seus posts, pois ajudam sempre as manutenções em casa.
Às vezes, dicas simples incentivam a galera a colocar a mão na graxa e tomar gosto pela coisa.
Imagina se aqui tivéssemos mais e mais posts com exemplos básicos para fazer em casa? ... Chegamos lá!!!
Valeu!
Opa!
Agora fiz o serviço completo, pois limpei internamente o respiro!
Bom, ao invés de usar óleo aquecido como no link acima, optei por um desengraxante normal por ser mais fácil de lidar.
Seguem as fotos:
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Foto 1 - Tudo montado;
Foto 2 - Soltar as duas abraçadeiras e o parafuso 8mm que prende o respiro no bloco e é só retirar o mesmo;
Foto 3 - Respiro fora! Revise o o'ring que vai junto ao bloco (o meu, em marrom, foi trocado na última vez que eu limpei o respiro - R$ 4);
Foto 4 - Feche dois furos com os dedos e jogue o desengraxante no outro furo. Sacuda, deixe escorrer e repita com os outros furos até sair desengripante limpo.
Seguem mais fotos no próximo post!
Gustavo , quando tiver um tempinho aproveita e confere o estado do tubo de água que passa sobre o motor .. a ferrugem costuma pegar de dentro para fora .
Quem não tem problemas com baixa temperatura , pode facilmente desativar o sistema de ar quente .. Basta cortar o caminho da água que passa o tempo todo no radiador de refrigeração . Pode aproveitar e trocar o tubo enferrujado por um de cobre ou alumínio .
Se alguém precisar posso tirar fotos da adaptação ..
Abs
Zé Marrara
opa já estou seguindo este tópico...rs...uma beleza topicos com fotos explicativas rs
gustavoullmann
22/11/2011, 19:16
Clemente,
Também não reparei em nenhuma diferença no motor e acho que nem deveria (hehehe), afinal só saiu desengripante sujo (nada de borra grossa ou coisas do tipo). Apenas fiz o serviço por ele constar na planilha de revisão do defender e por eu não saber em que estado estava o respiro internamente. Só vou refazer o job daqui uns bons k km ou se ficar melado de óleo externamente!
Hailton,
É bem isso mesmo! Como dito pelo Loras num outro tópico é preciso começar pelas coisas mais simples para depois ir ganhando experiência e coragem para fazer coisas mais complexas. Eu ainda não tenho coragem de baixar a caixa e a transferência para consertar os vazamentos (pretendo fazer isso na mecânica em breve) ou mesmo trocar a embreagem. Também não sei sangrar freios ou embreagem... Mexer nos cubos eu também tenho receio... Um dia eu aprendo!
E como eu já disse anteriormente, é sempre bom compartilhar os DIY aqui, pois se eu fizer burrada vai ter gente para me avisar!!! Então é mais uma forma de garantir que está tudo certo... :D
Zé Marra,
Vou colocar a verificação interna do tubo de água quente na minha lista de "por fazer", mas acho que só vou conseguir ver isso na próxima "drenada de fluido de arrefecimento". Pretendo drenar o fluido para verificar internamente as mangueiras, trocar os bujões cônicos por paralelos, trocar a termostática, verificar a correia dentada e trocar o fluido por um long-life. A limpeza do sistema foi feita a menos de 10.000km, mas o fluido que colocaram não é long-life. (Se alguém tiver sugestões de verificações para aproveitar o sistema drenado, eu agradeço!!!).
Quanto as fotos, se não tiver nenhum outro tópico sobre a troca desse cano, crie um e publique as fotos! Por que esperar alguém pedir? Eu é que não espero... hehehe
Uirá,
É como dizem: "uma imagem vale por mil palavras" hehehehe
Abraços a todos!!!
Boa , desculpe o "off topic"
Abs
Gustavo ...
Veja a dica do Clemente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/80008-diy-faca-voce-mesmo-2.html
Gustavo , quando tiver um tempinho aproveita e confere o estado do tubo de água que passa sobre o motor .. a ferrugem costuma pegar de dentro para fora .
Quem não tem problemas com baixa temperatura , pode facilmente desativar o sistema de ar quente .. Basta cortar o caminho da água que passa o tempo todo no radiador de refrigeração . Pode aproveitar e trocar o tubo enferrujado por um de cobre ou alumínio .
Se alguém precisar posso tirar fotos da adaptação ..
Abs
Zé Marrara
Manda as fotos da adaptação aí... tudo mastigadinho hein! hehehe.
Um abraço.
gustavoullmann
26/02/2012, 22:01
Gustavo ...
Veja a dica do Clemente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/80008-diy-faca-voce-mesmo-2.html
Hailtão, meu rei! Como vais?!
Já tinha visto essa última do clemente! Já salvei o post na lista das coisas pra fazer no land!
Mas obrigado pela dica!!! Em breve eu complemento aquele post da viagem de Ushuaia e coloco algumas fotos!
Grande abraço!!!
Hailtão, meu rei! Como vais?!
Já tinha visto essa última do clemente! Já salvei o post na lista das coisas pra fazer no land!
Mas obrigado pela dica!!! Em breve eu complemento aquele post da viagem de Ushuaia e coloco algumas fotos!
Grande abraço!!!
Tudo certo pelas bandas de cá Gustavo!!
DIY cortando na alta... estou tirando umas fotos de coisas simples a se fazer no interior do brinquedo!!
*Estamos curiosos com a viagem a Ushuaia ... Kd as fotos!??!?
Abraço!
Gustavo e amigos,
alguém tem alguma dica de como faço para soltar o parafuso de 8mm que prende o respiro no bloco? Tentei algumas vezes mas mesmo com uma chave estrela na medida exata dele, e tirando o excesso de óleo que está "besuntando" o parafuso, nada dele soltar. E fiquei com medo de forçar e espanar a cabeça dele, deixando ela "redonda", daí é que não sairá nunca mais...fiquei frustrado pois meu DIY durou 5 minutos...rsrs...E agora José??? Como desparafusar o bendito sem espanar?
Tks e abs
Opa!
Agora fiz o serviço completo, pois limpei internamente o respiro!
Bom, ao invés de usar óleo aquecido como no link acima, optei por um desengraxante normal por ser mais fácil de lidar.
Seguem as fotos:
321617321620321622321624
Foto 1 - Tudo montado;
Foto 2 - Soltar as duas abraçadeiras e o parafuso 8mm que prende o respiro no bloco e é só retirar o mesmo;
Foto 3 - Respiro fora! Revise o o'ring que vai junto ao bloco (o meu, em marrom, foi trocado na última vez que eu limpei o respiro - R$ 4);
Foto 4 - Feche dois furos com os dedos e jogue o desengraxante no outro furo. Sacuda, deixe escorrer e repita com os outros furos até sair desengripante limpo.
Seguem mais fotos no próximo post!
gustavoullmann
07/03/2012, 18:41
Uirá,
Embora já tenha bastante óleo na região do parafuso, experimente jogar umas boas doses de WD40 e rodar um pouco com o Land pra trepidar bastante... hehehe... Depois disso eu tentaria usar um braço de alavanca na chave (sempre uso o cano de aço do meu macaco garrafinha), pois assim você consegue aplicar a força de uma maneira mais suave!
Espero que funcione!
Grande abraço!!!
Valeu Gustavo, ainda não deu tempo de tentar novamente mas uma hora vai! rsrs
Conversei com um mecanico e ele disse que devo usar chave sextavada na medida exata e não estrela, que estava escorregando por causa de ser estrela...vai ver foi isso rs.
Abraço.
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