PDA

Ver Versão Completa : Duvida sobre upgrade na mecanica do vitara



mairo
01/06/2011, 08:24
Amigos, coloquei meu vitara pra venda, com a intenção de comprar um willys mais barato e um carro pro dia a dia, mas se não rolar (ta bem dificil) estou com um projeto de dar um UP na viatura trocando toda mecânica, principalmente pq não me acerto com o cambio auto!

Projeto inicial: Motor AP, caixa de chevette, reduzida e eixos de willys com molas helicoidais.

Quanto ao motor: teria que ser um 1.6 carburado (bloco pelo menos) por causa da potência, na internet diz 80cv, mesma do vitara, ai paga-se apenas 87,00 no detran (alteração de caracteristica) se passar 1cv tem que passar por inmetro, etc, etc (encarece). O bloco do 1.6 e do 1.8 são identicos, ai eu trocaria virabrequim, pistões e giclagem do carburador para ficar 1.8 (mesmo que eu compre um ou outro motor, vou abrir pra revisar antes de instalar, dai da no mesmo). Dei uma olhada nos passat's alguns com 76cv outros com 78cv! Qual modelo de carro com motor AP tem nos docs potencia de 80cv

Quanto a caixa: sem comentários, receita mais que testada

Quanto a reduzida: esse esta sendo o problema, pensei na do willys, pois ja tem flange pronta, fica perfeita na caixa, mas a instalação no vitara seria complicada por causa daquelas duas enormes alavancas (4x4 e reduzida)
Alguém sabe alguma alternativa para a instalação desta redução no vitara? ou ja adaptou a reduzida do vitara na caixa do chevas? ou outra reduzida para adaptar com bom custo x beneficio e que de certo com eixos de willys???

Quanto aos eixos: não vejo grandes dificuldade na adaptação!

Aguardo o retorno e ajuda dos colegas, grato.

nanito
01/06/2011, 09:50
Mas qual é o teu problema com o câmbio auto?

Pensei que tu só fazias trilha leve com o teu Vitara!

Abraço!!

mairo
01/06/2011, 10:12
Me convenceram do cambio auto, por suas qualidades, que todo mundo sabe, só não me adaptei, gosto do cambio mecanico, acho o andar mais esportivo e tbm acho o cambio 3 marchas meio longo, além dos diferencias do vitara auto serem mais longos também, o que enfraquece a viatura com pneus 235/75, além de ficar meio gastão pro dia a dia e viagens! Trilhas não fiz ainda, de vez em quando faço umas brincadeiras de fim de semana, mas pretendo fazer!
Comprei o vitara para uso misto, dia-a-dia, viagens e umas trilhazinhas e/ou passeios de vez em quando, no meu caso em particular, não ta me servindo nem pra uma coisa nem para outra!
Também quero ter um ganho legal na altura, colocar uns pneus grandes, o que as homo e balanças não me permitem! Quero ficar com uma mecânica nacional, forte, confiável e de manutenção fácil e barata!
Vi uns vitaras ai com pneu 33" bem alto, me apaixonei, não que u va colocar estes pneus, mas uns 31" ou 32" sei la!

AlemãoRS
01/06/2011, 11:01
Tem que lembrar que todo esse investimento que fizer, troca de motor, cambio, eixos, dificilmente vai recuperar em uma venda futura.
Primeiro tu tem que decidir quanto quer gastar e que tipo de viatura tu pretende ter. Voltada para trilhas?dia-a-dia?
Porque pelo menos os que eu conheço que trocaram eixos de vitara foi para uso exclusivo em trilhas.

Não entendi pq teu vitara não está servindo para o teu uso pretendido?

Andrei Hasse
01/06/2011, 12:59
Amigos, coloquei meu vitara pra venda, com a intenção de comprar um willys mais barato e um carro pro dia a dia, mas se não rolar (ta bem dificil) estou com um projeto de dar um UP na viatura trocando toda mecânica, principalmente pq não me acerto com o cambio auto!

Projeto inicial: Motor AP, caixa de chevette, reduzida e eixos de willys com molas helicoidais.

Quanto ao motor: teria que ser um 1.6 carburado (bloco pelo menos) por causa da potência, na internet diz 80cv, mesma do vitara, ai paga-se apenas 87,00 no detran (alteração de caracteristica) se passar 1cv tem que passar por inmetro, etc, etc (encarece). O bloco do 1.6 e do 1.8 são identicos, ai eu trocaria virabrequim, pistões e giclagem do carburador para ficar 1.8 (mesmo que eu compre um ou outro motor, vou abrir pra revisar antes de instalar, dai da no mesmo). Dei uma olhada nos passat's alguns com 76cv outros com 78cv! Qual modelo de carro com motor AP tem nos docs potencia de 80cv

Quanto a caixa: sem comentários, receita mais que testada

Quanto a reduzida: esse esta sendo o problema, pensei na do willys, pois ja tem flange pronta, fica perfeita na caixa, mas a instalação no vitara seria complicada por causa daquelas duas enormes alavancas (4x4 e reduzida)
Alguém sabe alguma alternativa para a instalação desta redução no vitara? ou ja adaptou a reduzida do vitara na caixa do chevas? ou outra reduzida para adaptar com bom custo x beneficio e que de certo com eixos de willys???

Quanto aos eixos: não vejo grandes dificuldade na adaptação!

Aguardo o retorno e ajuda dos colegas, grato.


Na Regulamentação do detran, diz que a potencia não deve ultrapassar 10% a cima e 10% a baixo. Levando em conta o numero d CV do documento do seu carro, e no numero de CV da baixa do carro da onde esta vindo o motor.
Obedecendo essa tolerancia não nescessita de imetro.

Se vc olhar as baixas antes de comprar o motor, vai ver que tem diferença de VCs. tem 1.8 com baixa cavalaria, e 1.6 com alta, isso era um erro na época, cadastros errados. Ja tive uma saveiro 1.8 AP com apenas 86 vc no documento. ou pegar um AP de um carro carburado os os CVs são menos que um injetado. sendo o mesmo motor.

Da uma vasculhada primeiro.

Abrss

nanito
01/06/2011, 14:29
Me convenceram do cambio auto, por suas qualidades, que todo mundo sabe, só não me adaptei, gosto do cambio mecanico, acho o andar mais esportivo e tbm acho o cambio 3 marchas meio longo, além dos diferencias do vitara auto serem mais longos também, o que enfraquece a viatura com pneus 235/75, além de ficar meio gastão pro dia a dia e viagens! Trilhas não fiz ainda, de vez em quando faço umas brincadeiras de fim de semana, mas pretendo fazer!
Comprei o vitara para uso misto, dia-a-dia, viagens e umas trilhazinhas e/ou passeios de vez em quando, no meu caso em particular, não ta me servindo nem pra uma coisa nem para outra!
Também quero ter um ganho legal na altura, colocar uns pneus grandes, o que as homo e balanças não me permitem! Quero ficar com uma mecânica nacional, forte, confiável e de manutenção fácil e barata!
Vi uns vitaras ai com pneu 33" bem alto, me apaixonei, não que u va colocar estes pneus, mas uns 31" ou 32" sei la!

Cara, acredito que o mais viável seja trocar por um willys. Quanto mais gambiarra no Vitara, maior a desvalorização. A não ser que queira casar com a viatura.

Te aconselho a fazer uma trilha com o Vitara, tu vais te surpreender com o desempenho do câmbio. É 4x4 reduzida + L, passa em qualquer lugar.

Abraço!

JAIME
01/06/2011, 15:01
Concordo plenamente. O meu é um GV automatico 3 portas 2001 com 4 marchas. É um cambio excelente. Acabei de sair do segundo Toyota Bandeirantes. Como JEEP não se compara, o vitara parece carro de moça junto ao Bandeirante. Por outro lado é um carro que serva também para o dia a dia e viajens muito bem. O cambio auto é excelente.