Ver Versão Completa : Receita Troller com 37"
Bem, seguindo pedidos e para esclarecer alguns aspectos, estou abrindo esse tópico para discutirmos sobre o uso de pneus 37" no Troller.
Aqui uso Pneus maxxi trepadores 37x12,5x17 em rodas 17x9 com -12mm de offset, mais -38mm de espaçador (não gosto disso, mas pelo offset da roda, tive que usá-lo)
Para caber no meu Troller 2011, estou usando um Bodylift de 1".
Suspensão original, exceto por um calço de 3cm nas rodas da frente, para compensarem o peso do conjunto PC/guincho. Susp traseira sem calços e sem lift.
Busquei um centro de gravidade baixo, assim mantendo a viatura mais estável. O uso do BL foi apenas para abrir espaço para os 37. O BL ajuda um pouco no CG, uma vez que não é todo o carro que é levantado, apenas a carroceria de fibra. Com 1" foram necessárias poucas mudanças.
No paralamas traseiro, tive que raspar um pouco da fibra, mas coisa insignificante, já que o pneu estava pegando um pouco quando em X.
O conjunto ficou muito bom, com boa estabilidade e dirigibilidade. Uso no dia-a-dia sem problemas.
Meu carro tabém tem relaçoes 4.88, que acredito ser fundamental para que o carro volte a ter um comportamento decente na estrada.
Com o 37 e relaçao 4.88, o velocímetro marca igual ao GPS, portanto, com precisão.
Uso cerca de 26lbs em cada pneus e tenho feito uma média de 9,5km/l andando na cidade. (tenho unichip) Já fiz mais de 10km/l algumas vezes.
Camilo JR
01/06/2011, 08:43
Parabens. Teu T4 deve estar um monstro.. ehhehe
[]´s colocando medo em scania.
Claudio 90
01/06/2011, 09:42
Envia fotos.
Duda, e o semi-eixo, trocou?
Abs.
Thunder_ot
01/06/2011, 11:18
Opa, estava esperando este tópico.
Meu 2002 também esta com trepador 37x 12,5, relações 4,88, rodas 17x9 offset -25 e espaçador 32mm (tambem não gosto do pneu pra fora mas fazer o q...) e suspensão ironman.
No meu caso a fibra esta pegando na parte anterior do paralama dianteiro e na quina da caixa de areia inferior (aquela caixa onde tem duas tampinhas).
Estou planejando o BL mas nos modelos abaixo de 2010 a fibra na dianteira avança sob o parachoque dianteiro e como ainda estou usando um parachoque da todo terreno que fica com a base sobre a fibra, provavelmente terei que cortar essa parte para fazer o BL.
Duda, onde vc comprou o BL, teve que alongar a mangueira do tanque e respiro?
Acho que a configuração do AKPG é melhor pelo fato dos pneus trabalharem dentro da caixa e não pegar muito no paralama, o problema é que a roda dele só ele tem (uiii):).
Vamos acertando as coisas....
Mas a verdade é que o bichão ficou muito agressivo.
Valeu
Thunder_ot
01/06/2011, 11:32
Fotos do Chokito
JapaTroller
01/06/2011, 11:38
Bom topico!!! Vo acompanhar!!!
trollerkite
01/06/2011, 11:59
Thunder , seu paralama eh pintado ou envelopado ? qual foi o custo? vlw
M-Beltrame
01/06/2011, 12:10
Na trilha desse final de semana tinha 2 trollers com um kit de suspenção feita pela propria troller(segundo os donos).
Eles falaram q o kit era feito por molas e amortecedores maiores e em um dos trollers a bieleta da barra estabilizadora era maior.
Pelo olhometro a mola é bem maior um dos jipes tinha 35 e concerteza cabia um 37.
T+
Thunder_ot
01/06/2011, 13:06
Thunder , seu paralama eh pintado ou envelopado ? qual foi o custo? vlw
Trollerkite, meus paralamas e parachoques são pintados, detalhe: são duas demãos de batepedra e depois a pintura preta e verniz brilhante.
Valeu
thunder,
o que vem nessa suspenção da ironman ?
molas e amortecedores ? sabe dizer quanto maior são?
abraço
Duda, e o semi-eixo, trocou?
Abs.
Semi eixo traseiro ensimec.
Na dianteira estou com as rodas livres Warn, homocinéticas Trailgear Dirty30 aqui em casa, aguardando um semi de 30-30 estrias para poder usar com a Dirty30.
O topico com mais detalhes do meu carro está AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/89592-troller-de-dia-dia-o-branco-37-xtras.html)
http://img809.imageshack.us/img809/7636/troller15262957.jpg
Bernardo Hoelz
01/06/2011, 22:28
Na dianteira estou com as rodas livres Warn, homocinéticas Trailgear Dirty30 aqui em casa, aguardando um semi de 30-30 estrias para poder usar com a Dirty30.
O topico com mais detalhes do meu carro está AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/89592-troller-de-dia-dia-o-branco-37-xtras.html)
Essa foto tinha que ser seu avatar cara. hehehehe!
Abrs,
Thunder_ot
01/06/2011, 23:40
Duda, vc poderia me detalhar o Bodylift... calços de tecnyl? Formato dos calços (visto que os coxins originais são convexos nas duas faces)? Extensões de mangueiras, flexíveis?
Vermeio esse kit ironman é composto por molas e amortecedores 2"maiores. Vermeio, como vai a adaptação das barras de direção?
Valeu.
Bodylift Troller 09-11: (Explicação para 1" OU MENOR)
calços de tecnyl tubulares e parafusos. O kit pode ser comprado pronto se preferir.
Adaptações:
-Reposicionar os suportes de radiador (apenas dobrá-los para baixo)
-Reposicionar mangueira de tanque (apenas afrouxar o parafuso e alongar um pouco a mangueira) ou faça um prolongador, cortando a mangueira e usando um tubo.
O mais complicado, que não tem nada de complicado, é o ajuste do cambio.
1-Voce precisa virar a coifa de borracha ao contrário, fazendo o "cone" em de borracha, ficar para baixo tipo "V".
2-Depois precisa desbastar um pouco da beirada do anel que prende a coifa com uma ferramenta tipo dremmel.
3-Teste.
4-Se der certo td bem, senão, vai precisar desgastar um pouco da parte de espuma do console, onde a alavanca de marcha irá encostar.
Depois é:
Verificar um cabinho de aço que fica em volta do diferencial traseiro
Verificar os mangotes do A/C
Verificar os mangotes de freio.
Essa foi a solução que encontrei e funcionou. Um amigo "entortou" um pouco a alavanca dele e deu certo.
Aqui no RJ tenho 5 amigos de Troller com BL
Em 30min você coloca os calços com a ajuda de um amigo. Eu desmontei o BL do Azul sozinho na rua em 40 min.
Novamente, essa explicação é para BL de 1" ou menos.
Não esqueça de após 1 semana de uso, verificar o aperto dos calços.
ALEXKALIL
02/06/2011, 18:14
O MEU troller ( ANO 2000 - GASOLINA) estar na oficina e vou resumir o que estar para ser feito nele.
1 - troca dos semi-eixos dianteiro e traseiro pelos da enfer ( aço cromo 4140)
2 - troca da relacao c&p para 43/8
3 - par de anel trava semi-eixo traseiro da enfer
4 - jogo de esparçadpores
5 - calço de mola de 2"
6 - kit de calço de carroceria (a ser definido as polegadas)
7 - mudança das barras de direçao para o modelo do marcel ( descrito no topico instabilidade do t4) com uso dos terminais de direçao reforcado do troller mara Della Rosa e terminal de direçao reforçado, com olhal, do willys tambem da Della Rosa.
8 - bloqueio dianteiro eaton 100%
9 - revisao geral (buchas, batentes, retentores, rolamentos, freio, embreagem, ie, pivôs, oleos, filtros e etc...)
10 - o conjunto estar com amortecedores originais
11 - sistema de freio original: Dianteiro disco / traseiro tambor
12 - rodas de ferro
11 - pneus trepador ou creepy ?????
13 - troca dos parachoque por modelos mais off road ( da tecnotrilha)
14 - o guincho e o bloqueador traseiro vai ter que esperar $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
15 - apesar do preço salgado (capota atlantida), ainda vou colocar a capota conversivel, quem sabe aparece outra marca mais em conta ate lá.
Ai vem a duvida colocar pneus 35 ou 37. No caso de optar por 37:
Qual a opiniao de todos do conjunto montado.
Alguma outra modificaçao.
Favor emitir opiniao e conselhos.
Os que usam pneus 37, o que acham
grato
Perguntar entre 35 e 37 num tópico de 37 é dificil...
Eu tive 35 na roda 15 e agora 37 na 17. Gosto mais do setup de agora.
Se voce faz trilha, o pneu maior ajuda bastante.
Agora, de 35 para 37, voce irá gastar mais $$ ( BL ou suspensão, coroa e pinhao se tornam obrigatórios, o carro fica mais lento, uso de chips ajudam bastante, semi-eixos devem ser reforçados, conjunto de direção, caixa e bomba, sofrem mais etc.)
Hoje me preocupo em sempre manobrar com o carro em movimento, diminuindo o esforço da bomba/caixa.
Eu não usaria rodas 15, pois prejudicam um pouco a dirigibilidade no dia-a-dia. O carro fica um pouco mais "bobo". Por isso optei por 17"
Também não usaria pneus tipo creepy ou mudzila, pois são muito pesados, difíceis de balancear e dirigibilidade ruim. Não são pneus radiais.
Uma pena a Maxxis não ter um Bighorn nesta medida. O Trepador é um pneu ok, mas preferia os Bighorn.
No mercado brasileiro existe a venda 3 pneus 37" aro 17": Goodyear Wrangler, Maxxis Trepadores e o BF Mud, sendo o Maxxis o mais barato.
Creio que sejam somente estes, infelizmente.
ALEXKALIL
02/06/2011, 23:55
Ola dudarj
é que o topico do 35 nao deu muito ibope.
A relacao de c&p 43/8 fica boa para os 37?
As outras alteraçoes citadas vao ser feitas usando 35 ou 37, pois mesmo os 35 acho que forçam o troller.
Como é seu troller hoje com os 37? Na rua? Na estrada? é desconfortavel dirigir na cidade?
Obrigado
Thunder_ot
03/06/2011, 00:37
Valeu Duda, vou me agendar pra fazer esse selviço. :)
Ola dudarj
é que o topico do 35 nao deu muito ibope.
A relacao de c&p 43/8 fica boa para os 37?
As outras alteraçoes citadas vao ser feitas usando 35 ou 37, pois mesmo os 35 acho que forçam o troller.
Como é seu troller hoje com os 37? Na rua? Na estrada? é desconfortavel dirigir na cidade?
Obrigado
A relação 4.88 é a ideal, mantendo a originalidade. Painel marca perfeito etc. 5.13 é recomendado se gosta do carro um pouco mais reduzido, principalmente quando usa a 5a marcha.
Com tudo que fiz no carro, o 37 nem parece que está lá. Acho que grande parte disso é o aro 17, que diminui a banda e não deixa tão carro bobo. Fica a mesma altura de banda que um 35 no aro 15, o unichip e aos FOX.
Hoje está gostoso de dirigir.
Na estrada tem uma estabilidade boa, já passei susto andando rápido em serra. Perdi a traseira e consegui acertar a trajetória sem muito esforço. Não é um carro de corrida, mas tá excepcional p/ carro de trilha com 37.
Volto a frisar que quase não tenho lift, isso contribui também para uma melhor dirigibilidade.
Valeu Duda, vou me agendar pra fazer esse selviço. :)
Ontem coloquei em outro Troller. Menos de 30 min dentro da propria troller com pneumática, elevador e 3 pessoas. Acho que já fiz uns 5 Trollers hehehe.
Elevador e pneumática não são necessários, mas ajudam BASTANTE!
Thunder_ot
03/06/2011, 22:43
Duda, se possível posta umas fotos de um dos calços preu tirar umas dúvidas. Fotografe também o suporte do radiador se possível.
Abrigado.
Bernardo Hoelz
06/06/2011, 12:36
No programa Mundo 4x4 de ontem (05/06) mostra um Troller 2011 com pneus 37''.
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=187721&channel=99
Tá bonito.
Infelizmente esse programa não é muito técnico.
Sem C/P reduzidos? Deve ter ficado MUITO longo. Com certeza não engata a 5a nunca.
Será que está com reforço dos semi-eixos? Se não tiver, qq trilhazinha vai quebrar. Ainda mais com esses pneus Trepadores Competition, que não são radiais e pesados a beça.
Outra coisa é que em uma trilha com erosões, esse amortecedor muito duro só atrapalha. Ainda em erosões, me parece que o pneu vai pegar na carroceria quando em X. Basta ver que chega beeeem perto quando ele está dando os cavalinhos de pau.
A não ser que ele tenha baixado os batentes que ficam na mola, limitando o curso para cima.
De resto, é bom de ver mais um Troller com 37 por ai!
PS: alguém conhece esse kit novo de semi-eixos traseiro da Ensimec?
Vinícius Mourão
06/06/2011, 17:59
Fala duda, faz um filme ai vc tambem e mostre as diferenças, pois realmente pneu 37 sem c/p reduzidos, sem semieixos mais resistentes e chipado, e acelerar e quebrar!!!
JapaTroller
06/06/2011, 22:22
Tá bonito.
Infelizmente esse programa não é muito técnico.
Sem C/P reduzidos? Deve ter ficado MUITO longo. Com certeza não engata a 5a nunca.
Será que está com reforço dos semi-eixos? Se não tiver, qq trilhazinha vai quebrar. Ainda mais com esses pneus Trepadores Competition, que não são radiais e pesados a beça.
Outra coisa é que em uma trilha com erosões, esse amortecedor muito duro só atrapalha. Ainda em erosões, me parece que o pneu vai pegar na carroceria quando em X. Basta ver que chega beeeem perto quando ele está dando os cavalinhos de pau.
A não ser que ele tenha baixado os batentes que ficam na mola, limitando o curso para cima.
De resto, é bom de ver mais um Troller com 37 por ai!
PS: alguém conhece esse kit novo de semi-eixos traseiro da Ensimec?
Naum sei se o modelo novo é o mesmo que uso no meu troller, mas uma coisa eu falo, os meus saum muito bons!!! Ja foram 3 jogos de coroa e pinhao , e ja degolei umas 2 vezes os parafusosm que segura o semi eixo, e nunca deu um problema nos semi eixos!!!
Thunder_ot
07/06/2011, 00:12
Poutz.... e agora, será que espero os semi eixos originais zicarem ou coloco um reforçado?:semideia
jaque mardita!!!!:freaking:
JapaTroller
07/06/2011, 08:56
Poutz.... e agora, será que espero os semi eixos originais zicarem ou coloco um reforçado?:semideia
jaque mardita!!!!:freaking:
Thunder, faz uma cotaçao de preço com o nei da ensimec, se nao me engano, nao era nada muito caro!! Eu nao esperei quebrar nao, troquei antes, os originais estaum guardados!!!
Thunder, faz uma cotaçao de preço com o nei da ensimec, se nao me engano, nao era nada muito caro!! Eu nao esperei quebrar nao, troquei antes, os originais estaum guardados!!!
Concordo, não esperaria quebrar. Compra primeiro os traseiros.
No meu caso, quebrei 1 quando ainda usava 35".
Fala duda, faz um filme ai vc tambem e mostre as diferenças, pois realmente pneu 37 sem c/p reduzidos, sem semieixos mais resistentes e chipado, e acelerar e quebrar!!!
Assim que tiver uma oportunidade eu faço. Mas mas não dá para mostrar redução, semis e nem meu unichip...
Thunder_ot
07/06/2011, 21:37
Aiaiai... vamos la orçar o trem intão...
Aiaiai... vamos la orçar o trem intão...
Thunder, coloca o preco ai...ou me manda por MP. Eu quero trocar os meu semi-eixos....ir preparando a vtr pros 37''.
Abs
Thunder_ot
08/06/2011, 22:09
Beleuza Thirod, vou dar uma olhada ver se acho um preço melhor que o da garra 4x4: 1.108,00 com 6% no boleto. Vou dar uma olhada nos vendedores do forum...
Sabadão vou instalar o BL, os calços já estão no torno... quero só ver o trampo que vai dar cortar a fibra da frente do carro.
Valeu.
Paguei 1.000 nos meus. Comprei no Spina4x4. paolo@spina4x4.com.br
Se der, coloca aqui a melhor cotação. Assim ajuda quem está procurando.
Thunder_ot
11/06/2011, 21:35
Bom moçada, o BL está feito e a minha opinião é: mucho fácil!
No caso do meu 2002 o que teve de ser feito:
- levantar e colocar calços de tecnyl de 2,5cm.
- parafusos 2 cm maiores que os originais.
- calço de aço para levantar a base do guincho e parachoque dianteiro em 2cm e parafusos maiores.
- trocar a mangueira em L do tanque por uma maior.
- e só!
A alavanca de câmbio não pegou em nada. A direção não mudou nada. O suporte do radiador do modelo 2002 não é parafusado no radiador, o que prende é uma peça de borracha presa num trilho logo, subiu livremente.
Acabou o efeito velotrol:euforico:
Grande abraço.
ps: vou ligar na ensimec para ver o preço que eles podem me fazer pelos semi e ver se dá prum colega pegá-los na fenajipe.
Bom moçada, o BL está feito e a minha opinião é: mucho fácil!
No caso do meu 2002 o que teve de ser feito:
- levantar e colocar calços de tecnyl de 2,5cm.
- parafusos 2 cm maiores que os originais.
- calço de aço para levantar a base do guincho e parachoque dianteiro em 2cm e parafusos maiores.
- trocar a mangueira em L do tanque por uma maior.
- e só!
A alavanca de câmbio não pegou em nada. A direção não mudou nada. O suporte do radiador do modelo 2002 não é parafusado no radiador, o que prende é uma peça de borracha presa num trilho logo, subiu livremente.
Acabou o efeito velotrol:euforico:
Grande abraço.
ps: vou ligar na ensimec para ver o preço que eles podem me fazer pelos semi e ver se dá prum colega pegá-los na fenajipe.
Parabéns! É bem facil mesmo. Basta ter o mínimo de noção.
O radiador do 2009-2011 também funciona assim, a borracha corre por uma canaleta. Eu apenas inclinei a minha para baixo, para que o radiador continuasse no "trilho"
Não mexi no parachoque, pois pode enfraquecer o conjunto, pricipalemnte se tem guincho. Eu uso os pc offroad, então acho que não aparenta tanto.
Assim que tiver umas fotos, coloca aqui p/ gente ver como ficou!
Dai Duda, blz?
cara, agora que eu vi q tu havia me perguntado isso...
ficou beleza. o pivo do pitman que pega de leve na barra de direção que vai de munhão a munhão mas ainda acho que vale a pena.
nunca mais me encomodei com pivos e a dirigibilidade melhorou bastante...
cara, aonde vc comprou teus pneus e rodas? to pensando nessa configuração de voces pra ir a trilhas mais longes. o 35 recapado é complicado na estrada....
abração!!!
ps: ninguem ai foi na trilha da fenajeep??
Duda, vc poderia me detalhar o Bodylift... calços de tecnyl? Formato dos calços (visto que os coxins originais são convexos nas duas faces)? Extensões de mangueiras, flexíveis?
Vermeio esse kit ironman é composto por molas e amortecedores 2"maiores. Vermeio, como vai a adaptação das barras de direção?
Valeu.
Thunder_ot
29/06/2011, 22:35
Bom, seguem umas fotos bem podrinhas do meu BL.
JORGE DELMANTO
07/07/2011, 21:10
Com essa comfiguracao de c/p reduzida, pneus 37, qual a velocidade final em estradas?
Ab
Jorge
pedro bonadio
07/07/2011, 21:19
Aproximadamente à original, tem gente que põe 180km/h no original, mas ai você tem que ver que estará com CG mais alto, mudanças no comportamento da direção, estabilidade alterada, etc... Acho que uns 140km/h vai de boa!!
Jorge,
Se eu responder aqui à sua pergunta, vou apanhar... Mas diria que eu ando com 37 na mesma velocidade que andava com os originais, se é que me fiz entender... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abraço e aguardando novidades!!!
JORGE DELMANTO
08/07/2011, 12:16
AKPG;
Entao, pelo que entendi, com essa configuração de c/p reduzida, pneus 37, o roller nao passa de 80km/h?
Pelo menos era assim que falavam que vc dirigia!
Vamos marcar este fds, se estiver em SP, de fazer um test drive...
Abç
Jorge
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jorge, tu é uma piada!!!
Realmente em segunda marcha, meu Troller não passa de 80km/h.... kkkkkkkkkkkk
Este fds estou na roça. Vamos ver se marcamos algo durante a semana.
Abraço,
AKPG;
Entao, pelo que entendi, com essa configuração de c/p reduzida, pneus 37, o roller nao passa de 80km/h?
Pelo menos era assim que falavam que vc dirigia!
Vamos marcar este fds, se estiver em SP, de fazer um test drive...
Abç
Jorge
Com essa comfiguracao de c/p reduzida, pneus 37, qual a velocidade final em estradas?
Ab
Jorge
Cruzeiro a 120km/h.
Max que fui foi 160km/h. ACHO PERIGOSO. carro não é estável para altas velocidades nem na configuração original.
samukanvas
14/07/2011, 20:22
Mais informações para o tópico.
Para troller com 37, geralmente se faz o seguinte (utilizando informaçao do tópico):
- body lift de 1 a 1,5" com mudança na alavanca de cambio (pequeno corte e costura) que livra a alavanca, pequeno ajuste em uma mangueira do ar na parede corta fogo e suportes laterais do radiador reposicionados.
- rodas com offset negativos ou espaçadores. Depende do modelo de carro, pois cada carro é um caso. Utiliza-se algo próximo de -50 de offset (apenas como referência).
-calços podem ser utilizados se não quiser fazer modificações na carroceria como pequenos cortes internos sem afetar a parte estética externa.
- coroa e pinhão mais reduzidos como 4,88 ou 5,38 são os mais pedidos.
- pneu grande não quebra eixo tão fácil quando utilizado de forma consciente. Não se preocupe em gastar nos eixos se seu foco for apenas trilhas mais leves.
- aro 15 ou 17 tem o mesmo desempenho em estabildade acertando a calibragem para seu uso. Se quer um carro macio e estável, mude a estabilizadora. Fizemos isso com sucesso no aro 15 e o carro ficou um kart. Para trilhas não é a melhor modificação. Aros 17 são mais problemáticos em trilhas que aros 15.
- amortecedores mais resistentes ao movimento ou "duros" fazem a carroceria sofrer menos inclinação lateral o que dá a impressão de tornar o carro mais estável. Se quer um carro mais na mão, pense neles. Ficam piores para trilhas.
- calços pequenos ficam legais. Tipo 1" são aceitáveis. Após isso a troca dos amortecedores é essencial. Para trilhas deve-se trocar amortecedores de fábrica.
- amortecedores de direção são interessantes para pneus maiores. A estabilidade em alta velocidade melhora. Principalmente na absorção das pancadas em curva. Ele te ajuda a segurar o volante.
- modificações na panhard foram feitas com sucesso. Ao contrário do que vemos no fórum quando mexem em direção, a mudança na panhard trouxe mais resultados em dirigibilidade. Afinal quem conhece o tipo de suspensão que o troller usa sabe que ela se apóia em duas direções. A troca da barra de direção é ótima para maior resistência, pois a original é meio fraca para trilhas mais pesadas.
- modificações nos links tb trouxeram mais dirigibilidade e desempenho na trilha. Podem ser feitas de forma a ganhar nos dois lados, pois a original deixou um espaço grande para isso ( não digo eapaço físico e sim possibilidades de ganhos).
Abs :concordo:
Thunder_ot
29/07/2011, 22:53
Valeu Rodrigão. Em relação ao amortecedor de direção, o da F250 é parrudo e praticamente p&p, segue em anexo uma fotinha comparando o original com o da F250. Garanto que esse aguenta o pezinho e a vibração dos 37".
Abraços:violao:
Valeu Rodrigão. Em relação ao amortecedor de direção, o da F250 é parrudo e praticamente p&p, segue em anexo uma fotinha comparando o original com o da F250. Garanto que esse aguenta o pezinho e a vibração dos 37".
Thunder, as vezes um amortecedor mais parrudo pode mascarar outros problemas no conjunto de direção.
Na prática, não senti nenhuma necessidade da troca do amortecedor de direção. Não tive comportamento que me desse qualquer sensação de instabilidade ou problema. Gostaria de saber dos outros que usam 37" e amortecedores originais (em bom estado claro).
Usava 37 com 17" e não fiz balanceamento. Não tive vibraçoes ou coisa parecida. Talvez por usar rodas de liga, ao invés das de ferro com o centro soldado. Recomendo.
Um 35 no aro 15 tem a mesma altura de borda de pneu que um 37 com 17. Só vejo vantagens em usar esta 2a opção pois nao irá precisar de mais borracha do que isso. Como o Troller já não é uma maravilha no asfalto, usando uma borda ainda mais alta piora.
O uso de amortecedores maiores é de grande valia. O que irá segurar a suspensão será a estabilizadora. Depois disso, ou o amortecedor dá fim de curso, ou vc romperá as linhas de freio/suspiro.
Para usar o 37" com BL de 1" terá que cortar um pouco do paralamas. Quando a suspensão está sendo forçada em erosoes tipo "X" ai é que pega.
Outra questão que não foi colocada aqui é a parte de direção. A bomba e cx de direção não vão aguentar muito tempo rodando com os 37. Se for carro de dia-a-dia, se prepare pois mais cedo ou mais tarde, vai p/ saco.
Cuidado com os prisioneiros do semi-eixo.
Agora, se está montando um carro só de trilhas, coloca logo um creepy 38. (com $$$ e paciencia tbm)
Resumindo: se tem pé pesado, o Troller não combina com 37.
Thunder_ot
30/07/2011, 23:07
Duda, eu estava com o amortecedor de direção estourado e, apesar do carro estar alinhado, balanceado e com os pivos ok, ao andar no nosso famoso asfalto folheado brasileiro passava muita vibração pro volante (no asfalto liso estava uma beleza). Troquei o amortecedor e ficou perfeito.
Peguei o 2008 (pneus 35) do meu pai e tirei o amortecedor de direção e a sensação ao dirigir foi a mesma do meu com amortecedor estourado(que alias tinha rodado menos de 10.000km).
Acredito que o da F250 deva durar mais por ser mais robusto... vamos ver.
Abraços.
samukanvas
31/07/2011, 00:22
Achei legal essa modificação. Vc aumenta pneus, alavanca e força mais o conjunto de direção, porque não ajudar com um amortecedor maior? Faz muito sentido. Por isso que sentiu diferença quando trocou. Porque faz a maior diferença.
Segurar um pouco os problemas de direção no amortecedor pode ser uma boa opção tb.
Abs
samukanvas
31/07/2011, 00:42
Apenas para acrescentar ao tópico algumas informações legais.
Amortecedor de direção é parte integrante da suspensão. Se o seu carro vem com ele é porque precisa. Antes de chutarmos qualquer coisa, precisamos entender que pra toda peça colocada no carro, há um motivo. Se vc tem algo dimensionado para pneu 30, obviamente não será dimensionada para 38...
O balanceamento pode ser ocultado pela calibragem do pneu. Se vc usa pressão baixa sentirá menos os efeitos do desbalanceamento. Não tem absolutamente nada a ver com a roda ser de ferro ou liga.
A diferença entre um 37 aro 17 ou 37 aro 15 é muito pequena e facilmente controlada na calibragem. Duas libras a mais e não sente nenhuma diferença... Fora que quanto menor a borda, maior a pressão nas trilhas. Com pressão baixa a tendência do pneu perfil fino de morder a borda é muito maior...
Bomba de direção e caixa é muito relativo. Como todo troller: é de caso pra caso. Temos troller na oficina original com direção dura, vazando e dando dor de cabeça com 3000km. E ao mesmo tempo temos alguns com 37 e 38 com direcão macia e sem nunca ter trocado nada já beirando 30.000km de uso.
Prisioneiros do semi eixo, os melhores são os originais. Se comprou aquela bengala nova, reforçada e com prisioneiros novos, fique com os antigos. Pode ser que tenha problemas ou não. Como disse, é de carro pra carro. Se vc tem um bom meca, ele saberá deixar seu eixo sempre ajustado para isso não acontecer.
Chip... Aqui na oficina tem um cliente com um troller com pneu grande que vive viajando e não tem dor de cabeça. Tudo original e chip de 270cv. Anda forte, vara quebramolas e o carrinho tá firme.... Já se vão muitos km de uso.... Se mantiverem o carro revisado e ajustado, funcionará tudo bem.
Abs e boas trilhas
Thunder_ot
31/07/2011, 01:34
Rodrigo, já te disse "eu te amo" hoje? Hauhahauhauha
Cara, viadagens a parte, seus posts ja me ajudaram um bocado e continuam ajudando.
Em relação ao fator calibragem x balanceamento, já tinha notado isso com os pneus 35.
Abraços.
Galera, eu li o forum inteiro hoje. So queria saber como alguem consegue dar mais que 120 com o carro com os 37. WEu não arrisco passar de 120 nem matando (ta certo que o meu tem body lift de 3 polegadas) por dois motivos: estabilidade e, principalmete FREIO !!!!! Eu suo o Creepy Crawler que e bem pesado. O rodrigo disse muitas coisas importantes BD menor é melhor, amortecedor de direção é uma benção, modificar a suspensão, quer ser panhard e/ou braços melhora muito, roda tem que ter um offset no minimo de 25 negativo, etc....
Abraços,
Daniel
samukanvas
01/08/2011, 20:39
Hahahahahahahaha, thunder, isso está na moda. Olha que eu paixono... Hahahahahaha
Abs
----------------------
Grande daniel!! Excelente ponto!
Sabe que eu tb acho isso incrível! Com tantos exemplos na tv de pessoas acidentadas com esportivos muito mais estáveis e seguros que um troller original (aí em sampa teve casos de porsche, range rover, bmw e merças...) e o pessoal batendo rodas na rua. Por mais que seja um papo informal, pode acabar contribuindo com o aumento dr velocidade nas ruas. Acho que não ficaria legal ver um amigo nosso de jipe acidentado...
Jipe não é pra correr... É pra curtir.
Cara, poucos sabem, mas eu já fui piloto profissional. Sou campeão sulamericano de F3, corri na europa alguns anos entre desde f-renault a protótipos gt de 750cv e f3000 (virou gp2), quebrei recordes, ganhei troféu pra encher uma sala. Ganhava pra dirigir carro dos outros... De pista a rally. E acho a maior roubada correr na rua. Mesmo sabendo, mesmo tendo tido uma experiência única, correr na rua é uma irresponsabilidade imensa. Se vc é bom de braço vá para um autódromo e tente andar forte lá.
Abração!!
jaime_sandim
24/09/2012, 09:30
Buenas estou ressuscitando o tópico
então minha ideia era colocar uns sapatos 35'' no troller
só estava esperando um jogo de rodas aro 17 que encomendei
mas enquanto espero apareceu uns pneus na promoção e fui obrigado a comprar :dance:
porem ele é 37x13.5 aro 17
agora preciso de algumas sugestões e palpites
oque fazer pra colocar ele no troller?
oque voces acham do kit da atitude 4x4?
fiquei interessado dependo do valor
371823371824371825371826
abraços
Paulo_CW
27/09/2012, 08:52
Buenas estou ressuscitando o tópico
então minha ideia era colocar uns sapatos 35'' no troller
só estava esperando um jogo de rodas aro 17 que encomendei
mas enquanto espero apareceu uns pneus na promoção e fui obrigado a comprar :dance:
porem ele é 37x13.5 aro 17
agora preciso de algumas sugestões e palpites
oque fazer pra colocar ele no troller?
oque voces acham do kit da atitude 4x4?
fiquei interessado dependo do valor
abraços
Não sei se vc já viu este kit da Atitude.... mas é show... muito bem bolado e bem feito que conferem um bom trabalho de suspensão... o problema é o valor de $9000,00.... aí não tem jeito de rolar né....
jaime_sandim
27/09/2012, 12:12
então Paulo
gostei demais da suspensão preparada pela atitude.
solicitei um orçamento mas quando vi o valor me assustei ,completo passava de 12k.
até pode valer a pena mas infelizmente não tenho essa grana pra gastar ,quem sabe um dia :pensativo:
agora estou pensando em molas ironman com 2'' e algum amortecedor que ainda não me decide, e se precisar um body lift de 1''
abraços
então Paulo
gostei demais da suspensão preparada pela atitude.
solicitei um orçamento mas quando vi o valor me assustei ,completo passava de 12k.
até pode valer a pena mas infelizmente não tenho essa grana pra gastar ,quem sabe um dia :pensativo:
agora estou pensando em molas ironman com 2'' e algum amortecedor que ainda não me decide, e se precisar um body lift de 1''
Se não usar o BL, terá que aumentar os batentes da suspensão.
Eu usava 37" com BL de 1" e calço de 3cm na dianteira. Amortecedores fox com 10" de curso e tira a bieleta. Cortei um pouquinho do paralamas traseiro pois tava raspando. Imperceptível.
Um kit muito alto não ajuda, pelo contrário, aumenta o centro de gravidade do carro.
Um BL de 1" ajuda MUITO, sem comprometer a segurança quando o chassis está torcendo.
Acho que gastei uns 4mil de amortecedores, 200 reais de BL e uns 100 dos calços dianteiros. A suspensão abria MUITO.
E se prepara para acabar com os rolamentos, buchas da direção, bomba de direção entre outros percalços.
abraços
Paulo_CW
28/09/2012, 19:34
E se prepara para acabar com os rolamentos, buchas da direção, bomba de direção entre outros percalços.
abraços
Tbm se prepara para não parar.... quando tiver de usar o freio.....kkkkkk
Caraca.... quando cotei o kit na Fenajeep por $9000,00 já achei demais.... e subiu
Gostaria de saber detalhadamente quais os passos devo seguir p/ poder colocar pneu 37?? Inicialmente pretendo fazer passeios e trilhas leves com ele.
Sou novo no mundo 4x4 e estou no aguardo do meu troller 2013(espero que chegue até o final do mes)
qualquer ideia construtiva sera muito brm vindo.
valeu!
No seu caso que vai fazer alguma trilhas mais "molhadas", os 37 vão ajudar a tracionar por cima dos encharcados, pois vc poderá usar uma libragem muito baixa tipo umas 8 libras, e assim terá mais área de contato com o solo. O vão livre também aumenta consideravelmente. Mas pra vc usar esses pneus com segurança e bom desempenho são necessários vários upgrades no carro, tipo eixos reforçados, rodas mais largas, amortecedores de qualidade, trabalho na suspensão, aumento da potencia do motor, redução da relação do diferencial e por ai vai.... Resumindo é uma grana absurda! Pensa direitinho, as vezes uns 33 já te atendem....
[]´s
jaime_sandim
03/10/2012, 10:01
Se não usar o BL, terá que aumentar os batentes da suspensão.
Eu usava 37" com BL de 1" e calço de 3cm na dianteira. Amortecedores fox com 10" de curso e tira a bieleta. Cortei um pouquinho do paralamas traseiro pois tava raspando. Imperceptível.
Um kit muito alto não ajuda, pelo contrário, aumenta o centro de gravidade do carro.
Um BL de 1" ajuda MUITO, sem comprometer a segurança quando o chassis está torcendo.
Acho que gastei uns 4mil de amortecedores, 200 reais de BL e uns 100 dos calços dianteiros. A suspensão abria MUITO.
abraços
Duda
estou querendo colocar molas com 2'' ou 2.5'' maiores e amortecedores aumentados na mesma medida.
sera que mesmo assim vou ter que fazer um BL ?
voce tirou as bieletas do seu? não sentiu alguma perca de estabilidade ou curvas e tal?
minha direção já esta uma desgraça com os pneu original ,ta vazando e pesada essa semana vou levar pra reparar e quem sabe tentar reforçar ela de alguma forma pra aguenta os sapatos maiores.
abracos
Jaime,
uso em torno de 4 polegadas de lift (entre calços de carroceria e calço de mola) com mola traseira do 2008 e ainda pega nos paralamas... tem que aumentar o batente mesmo.
no meu caso só 2,5 nas molas nao solucionaria meu problema. uso 37 recapados vj910 com roda 8+bead lock
depois de instalar bota fotos ai...
abraços
Jaime,
uso em torno de 4 polegadas de lift (entre calços de carroceria e calço de mola) com mola traseira do 2008 e ainda pega nos paralamas... tem que aumentar o batente mesmo.
no meu caso só 2,5 nas molas nao solucionaria meu problema. uso 37 recapados vj910 com roda 8+bead lock
abraços
Vermeio
Seria possível vc postar fotos dos BL que vc colocou e se tiver as medidas tbm?
Teve que modificar algo a mais? (coluna de direção......)
abraços
spike, nao tenho fotos aqui, mas nao tem misterio.
compra o cilindro de nylon do diametro que voce precisa (meça pelo diametro do calço original) e depois mande cortar da altura que voce quer e fazer o furo no meio (meça o tamanho do furo pelo diametro do parafuso original).
o de 1 polegada fiz em casa mesmo, com um macaco hidraulico tu levanta a carroceira e vai colocando o calço um a um. é barbada e nao tem que alterar nada.
quando coloquei o outro tive que mexer em mais coisas: coluna de direção, bocal do tanque, manopla do cambio (só entortei um pouco), mangueira do servo freio, suporte de radiador, cortar a fibra que fica abaixo do guincho. que eu me lembre é isso...
para nao ficar tao distante a fibra do estribo, depois eu levantei ele tambem.
boa sorte. abraço
O problema dessas suspensoes 9 (Calco Nylon + Amortecedores maior) é que o carro fica quadrado na trilha. O carro fica sem curso pra copiar o terreno. Qualquer ondulacaozinha o pneu ja sai do chao.
Como fica o caster, bumpsteer etc. nessa historia?
Mas quem ta ligando pra isso né?
A maioria só quer colocar diesel no tanque e acelerar na trilha com um carro alto pneuzudo.
Duda
estou querendo colocar molas com 2'' ou 2.5'' maiores e amortecedores aumentados na mesma medida.
sera que mesmo assim vou ter que fazer um BL ?
voce tirou as bieletas do seu? não sentiu alguma perca de estabilidade ou curvas e tal?
minha direção já esta uma desgraça com os pneu original ,ta vazando e pesada essa semana vou levar pra reparar e quem sabe tentar reforçar ela de alguma forma pra aguenta os sapatos maiores.
abracos
Para não usar o BL vc tem que aumentar os batentes da suspensão.
Voce pode colocar um lift de 6 polegadas, mas se não mexer nos batentes, vai continuar pegando (ou as molas vao fechar).
Voce aumentando os batentes, perde um pouco de curso para cima, por isso gosto de usar o BL de 1".
Fora que um lift de 3"-4"vc ainda altera a geometria da direção, tendo que trabalhar a panhard, acertar o eixo que ficara descentralizado, acertar a panhard traseira, amortecedores maiores etc... acho que é muita faxina para algo que pode ficar MUITO bom, mexendo muito POUCO.
Eu andava com as bieletas conetadas. Para trilhas vc tira um lado e ganha mais curso.
Receita simples: Pneu 37 em roda 17x9 com offset de pelo menos -20mm, Calço de 3cm, BL de 1", amortecedores 16"fechado com 26"aberto e nas trilhas tira um lado da estabilizadora. Vai se assustar com a melhora nas trilhas sem perder a dirigibilidade no asfalto.
Um lift grande traz muita dor de cabeça, posso afirmar de 1a mão, pois estou tomando uma surra para ajustar a direçao do meu Wrangler. O carro levantado da maneira correta, não pode passar qualquer sensaçao de instabilidade.
O problema dessas suspensoes 9 (Calco Nylon + Amortecedores maior) é que o carro fica quadrado na trilha. O carro fica sem curso pra copiar o terreno. Qualquer ondulacaozinha o pneu ja sai do chao.
Como fica o caster, bumpsteer etc. nessa historia?
Mas quem ta ligando pra isso né?
A maioria só quer colocar diesel no tanque e acelerar na trilha com um carro alto pneuzudo.
O pessoal não tá nem ai p/ isso...o negócio é SUPER MEGA LIFT e pneuzao!....bumpsteer?!?!? É marca de suspensão??? hehehehe
Jaime,
abraços
É isso!! Bodylift ajuda muito a colocação de pneus grandes. Fora que o centro de gravidade nao é tao alterado, ja que o conjunto mecanico não sobe.
Jaime, só não inventa de botar um BL de 3 ou 4"!!
Belo brinquedo, rsrs
Qual a marca desse suporte de guincho? Ele acompanha o suporte dos farois tb?
jaime_sandim
13/10/2012, 16:40
Ola
pessoal uma pergunta quem já fez lembra quantos pontos de apoio tem a carroceria do troller? o meu é 2010(não sei se tem diferença)
foi seguir o conselho do Duda e fazer o lift mas ainda na duvida entre 1'' ou 1 1/2'' oque acham?
fui na tornearia pra ver sobre BL e o rapaz me perguntou
ele vai fazer os calços em tecnil (acho q assim que escreve)
alguem tem foto ou imagem do calco pro BL? pra levar pro cara fazer
abraços
Jaime