Ver Versão Completa : Motor AP é bom?
weillerronfini
31/05/2011, 17:51
Gostaria de saber se um motor AP 1.6 Diesel é bom ou se dá muito problema? E quais jipes posso colocar ele? Estava pesquisando em um Carajás da Gurgel pelo veículo ser leve.
Aguardo respostas.
Abração!!!
Oi colega, meu pai teve uma saveirinho com este motor, isso no fim dos anos 80, me lembro que ele ia de SP à Juquiá, região de Registro sem problemas, não é nenhum rojão, mas num carajár, não vai faltar torque. Porém, a manutenção é o mesmo dos diesel modernos, mais salgada que o gasolina.
weillerronfini
01/06/2011, 11:56
Oi colega, meu pai teve uma saveirinho com este motor, isso no fim dos anos 80, me lembro que ele ia de SP à Juquiá, região de Registro sem problemas, não é nenhum rojão, mas num carajár, não vai faltar torque. Porém, a manutenção é o mesmo dos diesel modernos, mais salgada que o gasolina.
Mas será que vale a pena pois a distância do meu trabalho-casa é de uns 35Km e eu faço este trajeto de ônibus todo dia. Só que eu também tenho clientes que me pedem serviços gráficos e as minhas costas já estão doendo muito de levar estes impressos para bem longe. E como eu gosto de viajar sempre quando dá, então eu pensei em comprar um jipe a Diesel, que fosse à Diesel, pela economia e pela robustez e pelo torque dele. Então pesquisei e nenhum jipe se encaixava à mim (alguns faltam estabilidade ou são muito caros e o meu orçamento não dá). Então pensei em comprar um motor novo AP Diesel 1.6, que faz 18Km/l (Não sei se é verdade), e colocar ele num jipe leve como o Carajás da Gurgel, sendo ele de fibra, tenho 4x4 e estabilidade? Bom, mas o meu fundamento principal é a economia e o custo de manutenção dele, falando nisso quanto é mais ou menos, em média, a manutenção dos motores Diesel em geral e à de um AP?
weillerronfini
02/06/2011, 20:39
Ninguém se habilita?
Seu tópico me interessou e eu queria lhe perguntar o seguinte: É possivel comprar um motor AP díesel novo? em média qual seria o preço. agora quanto ao que você perguntou acho que vale a pena sim e como sugestão embora eu não seja um expert será que no JPX não caberia, digo pois já ouvi dizer que existem muitos com motor AP. Só não saberia dizer se a díesel gasolina ou alcool. Um abraço Inner
Mas será que vale a pena pois a distância do meu trabalho-casa é de uns 35Km e eu faço este trajeto de ônibus todo dia. Só que eu também tenho clientes que me pedem serviços gráficos e as minhas costas já estão doendo muito de levar estes impressos para bem longe. E como eu gosto de viajar sempre quando dá, então eu pensei em comprar um jipe a Diesel, que fosse à Diesel, pela economia e pela robustez e pelo torque dele. Então pesquisei e nenhum jipe se encaixava à mim (alguns faltam estabilidade ou são muito caros e o meu orçamento não dá). Então pensei em comprar um motor novo AP Diesel 1.6, que faz 18Km/l (Não sei se é verdade), e colocar ele num jipe leve como o Carajás da Gurgel, sendo ele de fibra, tenho 4x4 e estabilidade? Bom, mas o meu fundamento principal é a economia e o custo de manutenção dele, falando nisso quanto é mais ou menos, em média, a manutenção dos motores Diesel em geral e à de um AP?
maxdelta
04/06/2011, 11:49
Não há gurgel carajás 4x4, pelo menos não fora fabricado, se tem foi adaptação! Quanto ao AP diesel já existe muito tópico falando dele! Na capital carioca encontra-se muitos pra se vender! Olhe o quanto fala de AP diesel neste forum, clique aqui (http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=site%3A4x4brasil.com.br+ap+diesel&oq=site%3A4x4brasil.com.br+ap+diesel&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=3024l5032l0l9l9l0l8l0l0l148l148l0.1)
Vcs tb tem a opção do motor ap 1.9 diesel, mas é caro! Agora se for pra trocar o motor xud do jpx, por ap 1.6 diesel é melhor ficar com o XUD!
Abração!
Renatolopes4x4
04/06/2011, 14:40
talvaz voce teria tambem problemas quanto à legalização do carajás. pois para colocar um motor diesel ele tem que ser 4x4.
maxdelta
04/06/2011, 18:25
Existem poucos modelos de carajás q são a diesel, o motor ap 1.6 da kombi diesel! Vinham com este motor ou motor ap 1.8 a gasolina!
Mas 4x4 só há adaptação!
guilhermeabreu
05/06/2011, 20:11
O motor AP a gasolina da VW acho o melhor motor produzido no Brasil , mas este 1,6 a díesel que saiu nas KOMBIS e nos CARAJÁS é o maior mico .
Ele realmente faz 18 a 20 km/l numa saveiro , mas não pode passar de 80 km/h senão vai pro saco rapidinho , acima desta velocidade consome óleo do motor igual ao óleo díesel .
O CARAJÁS é muito pesado apesar de ser de fibra , antigamente havia este conceito de que fibra era leve , um carro de fibra é mais pesado do que de aço . No CARAJÁS este motor 1,6 a díesel faz 13km/l .
Existe o motor AP 1.9 que é colocado no GOLF exportação que é muito bom ,,mas o preço gira em torno de R$14.000,00 na caixa completo , este vale a pena .
hercilio.neto
05/06/2011, 21:19
Ô amigo,
Se for só pra ir pro serviço e levar os impressos, acho que voce devia comprar um fiat mile.
Mas se quiser incluir um pouco de diversão nesta sua empreitada, compra um 4x4. Tem tantas opções... Sério mesmo. Eu faria isto.
Aliás, o meu carro do dia-a-dia é um Toyota Bandeirante 64 de lona. Já trabalhei em outra cidade (Itatiba), distante de minha casa 30 km, e viajava todos os dias numa boa.
Assino embaixo, quando eu tinha 18 anos tive a infeliz idéia de por uma joça dessas em um CJ-5. Depois de trocentas retíficas vendí o Jeep.
FUJA dos Kombi Diesel e semilares como motor da exportage antiga e XUD7 ou XUD 9.
Um abraço!
weillerronfini
07/06/2011, 19:08
O motor AP a gasolina da VW acho o melhor motor produzido no Brasil , mas este 1,6 a díesel que saiu nas KOMBIS e nos CARAJÁS é o maior mico .
Ele realmente faz 18 a 20 km/l numa saveiro , mas não pode passar de 80 km/h senão vai pro saco rapidinho , acima desta velocidade consome óleo do motor igual ao óleo díesel .
O CARAJÁS é muito pesado apesar de ser de fibra , antigamente havia este conceito de que fibra era leve , um carro de fibra é mais pesado do que de aço . No CARAJÁS este motor 1,6 a díesel faz 13km/l .
Existe o motor AP 1.9 que é colocado no GOLF exportação que é muito bom ,,mas o preço gira em torno de R$14.000,00 na caixa completo , este vale a pena .
Poxa mas eu estava vendo nas especificações técnicas do Gurgel Carajás que ele pesa somente 1.200Kg e, eu acho que com este peso, o motor não faça 13Km/l somente pois tem muitos ônibus e vans aí que ultrapassam este limite de peso e fazem uma boa quilometragem.
weillerronfini
07/06/2011, 19:16
Ô amigo,
Se for só pra ir pro serviço e levar os impressos, acho que voce devia comprar um fiat mile.
Mas se quiser incluir um pouco de diversão nesta sua empreitada, compra um 4x4. Tem tantas opções... Sério mesmo. Eu faria isto.
Aliás, o meu carro do dia-a-dia é um Toyota Bandeirante 64 de lona. Já trabalhei em outra cidade (Itatiba), distante de minha casa 30 km, e viajava todos os dias numa boa.
Qual jipe você me indicaria para isso? Que não seja caro. Pode ter até cabine simples pois não tenho família mas tem que ser a Diesel e com o 4x4.
hercilio.neto
08/06/2011, 00:47
Posso garantir que o Toyota Bandeirante é realmente excelente. Só que uma band com uma configuração boa, não sai barato - mais de 30k. A minha tem configuração antiga, precisa acostumar.
Mas considere também a possibilidade de um 4x4 a gasolina. Minha sugestão é o Suzuki Samurai. Ótimo custo benefício. Bom na cidade, bom na estrada e bom na trilha. E é relativamente economico.
JUNINHO_BITTENCOURT
08/06/2011, 12:36
O 1.6 diesel ja encomoda numa Kombi mais que porco solto (ja tivemos, tanto a Kombi quanto os Porcos kk) imagina num jipe, se for para a trilha então.
Mas lembranças da Kombi Diesel da familia superaquecendo a toda hora.
AP Gasolina = Motor show, leve, compacto, forte, barata manutenão e preparação. Tenho um CJ3B com um 1.8 Alcool com preparação aspirada, e andei mais de 10 anos de Jeep AP. No CJ5 que hoje tem Opala 6cc turbo 4.1, ja tive AP também, troquei pelo fato de o jipe ter crescido muito e o AP n daria conta de tirar do lugar. Enfim, entre fervidas e trancadas, ja tive 5 motores APs nos 4x4, um 1.6 bielão e todos outros 1.8 (Alcool e Gasolina).
Uma configuração muito comum por aqui = Jipe + eixos rural 8x43 + AP turbo ou aspirado + pneus bons 31,(33 no max.) + caixa chevette (mto melhor que as do Willys). Bom, barato, levinho e da para se esbaldar de brincar.
AP 1.9 Diesel: Motor show, meu mecanico pois num Feroza turbo e intercooler, economico e bom de rodar.
Mas não coloque esse da Kombi por nada desse mundo.
Apenas uma opnião. Abraço.
maxdelta
08/06/2011, 16:40
O 1.6 diesel ja encomoda numa Kombi mais que porco solto (ja tivemos, tanto a Kombi quanto os Porcos kk) imagina num jipe, se for para a trilha então.
Vc me fez lembrar uma kombi diesel q meu pai comprou quando eu era criança! Quando tinha de voltar pra casa, tinhamos q trocar de carro ou deixar a kombi no pé do morro pois ela não subia nem por decreto, e quando conseguia, fervia!
Quanto ao autor do tópico, compre um 4x4, um jipe, uma band, um gurgel, mas se está pensando em economia, compre um br800! Ou qualquer veículo 1.0 atual, fiat uno encara qualquer estradinha de terra, é só ir com carinho!
Eu tenho uma ford courier com bauzinho, q eu percorro semanalmente 250 a 300 km de estradas de terra! Não tem como jipe me alcançar, só se for lama profunda!
Pra ir a faculdade serve qualquer veículo, pra visitar a zona rural tb! Pra trilha, já não serve qualquer coisa, além do q quem faz trilha não está preocupado com economia!
Te recomendo um samurai, economico, fácil de estacionar em qualquer centro urbano, mas é duro pra kct, mas pra quem estava pensando em comprar um veículo de trilha não é tão duro!
weillerronfini
09/06/2011, 19:31
AP Gasolina = Motor show, leve, compacto, forte, barata manutenão e preparação. Tenho um CJ3B com um 1.8 Alcool com preparação aspirada, e andei mais de 10 anos de Jeep AP. No CJ5 que hoje tem Opala 6cc turbo 4.1, ja tive AP também, troquei pelo fato de o jipe ter crescido muito e o AP n daria conta de tirar do lugar. Enfim, entre fervidas e trancadas, ja tive 5 motores APs nos 4x4, um 1.6 bielão e todos outros 1.8 (Alcool e Gasolina).
Uma configuração muito comum por aqui = Jipe + eixos rural 8x43 + AP turbo ou aspirado + pneus bons 31,(33 no max.) + caixa chevette (mto melhor que as do Willys). Bom, barato, levinho e da para se esbaldar de brincar.
AP 1.9 Diesel: Motor show, meu mecanico pois num Feroza turbo e intercooler, economico e bom de rodar.
Mas não coloque esse da Kombi por nada desse mundo.
Apenas uma opnião. Abraço.
Foi até bom você ter falado no Feroza pois eu não o conhecia. Ele é bom? Ele dá muito defeito? Colocando este motor AP nele, será que dá para viajar com ele?
JUNINHO_BITTENCOURT
10/06/2011, 07:17
296854
Foi até bom você ter falado no Feroza pois eu não o conhecia. Ele é bom? Ele dá muito defeito? Colocando este motor AP nele, será que dá para viajar com ele?
Ja tive um e adoraja o jipinho, estava com bodylift 3'' e pneus 33''. O motor original com manutenção em dia vai longe, não é um canhão mas da para rodar.
Sobre a adaptação do AP 1.9, tudo vai de como sera feito, bem adaptado rodará como um carro original, ai vai de voce ou seu mecanico. Se quer conforto, nao gastar muito e poder dar uma brincadinha, vá de Vitara.
Abraço.
weillerronfini
14/06/2011, 16:16
296854
Ja tive um e adoraja o jipinho, estava com bodylift 3'' e pneus 33''. O motor original com manutenção em dia vai longe, não é um canhão mas da para rodar.
Sobre a adaptação do AP 1.9, tudo vai de como sera feito, bem adaptado rodará como um carro original, ai vai de voce ou seu mecanico. Se quer conforto, nao gastar muito e poder dar uma brincadinha, vá de Vitara.
Abraço.
E por que você se desfez dele? Algum problema de Mecânica ou outra coisa?
JUNINHO_BITTENCOURT
14/06/2011, 16:32
E por que você se desfez dele? Algum problema de Mecânica ou outra coisa?
Estava com 3 jipes na epoca e sem um automóvel comum, então tive que sacrifica-lo na época p comprar um auto. Pq os Willys n vendo por nada.
Abraço.
JUNINHO_BITTENCOURT
14/06/2011, 16:32
O jipe continua rodando aqui pela região, esta um file, parecia zero km.