Ver Versão Completa : Dúvida sobre escapamento original do Samurai 95
Ash & Eek
31/05/2011, 11:43
Olá pessoal,
Depois de muito pesquisar aqui e na Internet, não consegui achar nenhuma foto ou esquema esclarecedor que sirva como referência para refazer o escapamento do meu Samurai da forma mais próxima do original, respeitando as curvas, dimensão dos abafadores, etc. Já comprei com um escapamento totalmente modificado (sem abafador nenhum= super barulhento) e com um cano praticamente reto a partir do catalisador.
Já sei que há vários substitutos para as partes do escapamento nacionais, mas para poder ficar por dentro antes de levar nas lojas, precisava ter uma idéia do que é o original, até para poder discutir qual a melhor opção disponível.
Também gostaria de saber de quem trocou o catalisador aí nas cidades que tem a inspeção veicular, por qual modelo trocou, pois fiquei sabendo que cada catalisador tem um dimensionamento específico.
Valeu...
Ash
JEFFCATUNDA
31/05/2011, 13:09
Olá pessoal,
Depois de muito pesquisar aqui e na Internet, não consegui achar nenhuma foto ou esquema esclarecedor que sirva como referência para refazer o escapamento do meu Samurai da forma mais próxima do original, respeitando as curvas, dimensão dos abafadores, etc. Já comprei com um escapamento totalmente modificado (sem abafador nenhum= super barulhento) e com um cano praticamente reto a partir do catalisador.
Já sei que há vários substitutos para as partes do escapamento nacionais, mas para poder ficar por dentro antes de levar nas lojas, precisava ter uma idéia do que é o original, até para poder discutir qual a melhor opção disponível.
Também gostaria de saber de quem trocou o catalisador aí nas cidades que tem a inspeção veicular, por qual modelo trocou, pois fiquei sabendo que cada catalisador tem um dimensionamento específico.
Valeu...
Ash
Cara. eu tenho um samurai 95 que peguei com o escapamento original e posso te dizer que é uma obra de arte.
Tem um catalizador e dois abafodores, bem como proteções contra impacto em toda a sua extensão...
Retirei porque troquei o coletor original por um da Truck Racing, e deixei com cano reto e um pequeno abafador no final, tipo série box.
Ficou silencioso até uma determinada rotação e absurdamente barulhento acima dela...
Acho que o original ainda está no meu mecanico, desse eu só fiz uma solda em um pequeno buraco proximo do ultimo abafador...
andre097
31/05/2011, 13:18
coloca um cano dimencionado.alem dele fazer uma zuadinha ele da mais potencia para o carrro
Ash & Eek
31/05/2011, 21:14
Cara. eu tenho um samurai 95 que peguei com o escapamento original e posso te dizer que é uma obra de arte.
Tem um catalizador e dois abafodores, bem como proteções contra impacto em toda a sua extensão...
Retirei porque troquei o coletor original por um da Truck Racing, e deixei com cano reto e um pequeno abafador no final, tipo série box.
Ficou silencioso até uma determinada rotação e absurdamente barulhento acima dela...
Acho que o original ainda está no meu mecanico, desse eu só fiz uma solda em um pequeno buraco proximo do ultimo abafador... Olá Jeff, obrigado pela participação. Eu queria saber como era essa obra de arte para conseguir manter as proporções próximas das originais e assim conservar desempenho, ruído e o consumo porque acho que já me seriam ideais. Do jeito que está, já é consenso geral que ele tá mais barulhento, mais beberrão e com menor desempenho por não estar dimensionado de acordo com o motor. Mas por aqui tá dificil de saber como era principalmente o tamanho desses abafadores.
coloca um cano dimencionado.alem dele fazer uma zuadinha ele da mais potencia para o carrro
Olá André, tô querendo ser simples e prático. Tô pensando em chegar e pedir pra fazer igual ao original (que não sei como era) ou pedir pra instalar um nacional bem parecido e pronto. Mais que isso tô medo de me enrolar junto com quem for fazer.
Henrique (Eek)
JEFFCATUNDA
31/05/2011, 23:58
É isso, simplesmente deixar a descarga mais livre ~pode não surtir bons resultados, tem que ver algumas coisa. Tem que saber se quer ganhar a alta ou na baixa, que tipo de obstaculos deseja vencer , etc....
O dimensionamento do COLETOR é que é bem mais importante.
O coletor original favorece o consumo em detrimento a um melhor desempenho...
Cara. eu vou ver se tiro umas fotos do meu, mas já te adianto que ele no original tem curvas para cima que o deixa mais proximo ao piso e depois curva para baixo para a saida. então é saida do coletor, flexivel,, catalizador, curva para o meio do carro, curva subindo , bojo, reta, curva descendo bojo e ponta.... Quase isso.
Ash & Eek
01/06/2011, 22:20
Olá Jeff, é essa a prioridade mesmo: Consumo. Ele vai ser meu unico carro e eu vou andar pelo menos 50km diários com ele.
Eu peguei essa descrição que você me deu e fui analisar como estava no meu, e cheguei a conclusão que ele não estava tão alterado. Seguindo sua sequencia, até o catalisador ele tá original e depois existem as curvas como descrito. Porém nenhum dos 2 bojos e ainda resta uma dúvida quanto a ponta.
Hoje fomos a 3 lojas de escapamentos para discutir o assunto. Parece que o mais adequado que consegui é colocar silencioso do kadett (ou escort, nao lembro bem porque eu tava ocupado dentro do jipe acelerando) e abafador do passat ou gol perto da ponta que ajudaria principalmente a diminuir o retrocesso. Não me recomendaram o da towner como descrito aqui no fórum sobretudo por ela ser 0.8 (40cv) nas antigas e 1.0 (48cv)nas novas. E de corsa então nem pensar... Mas nao temos um veredicto quanto a ponta, ela é pra trás, pra baixo ou meio pro lado?
Se ainda puder tirar uma foto do seu eu gostaria de conferir e guardá-la de exemplo, afinal nem nos catálogos existem o desenho do samurai. Tinha swift, vitara e nada de samurai. Isso na loja que tinha catalogo com suzukis...
Obrigado pela ajuda
Henrique
Julianogx
02/06/2011, 08:02
Alguem sabe uma forma de mudar o escapamento para ganhar uma força em baixa rotação?
abraços
Ash & Eek
03/06/2011, 15:44
Julianogx
Alguem sabe uma forma de mudar o escapamento para ganhar uma força em baixa rotação?
abraços Cara eu ainda não entendi a forma que o silencioso influencia na compressão e consequentemente na força do carro, mas acho que o Jeff pode nos dar uma idéia.
Jeff, aproveitando sua boa vontade e aproveitando que seu samurai é do mesmo ano do meu, vê se você pode me ajudar nesse tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/91366-duvida-sobre-series-do-samurai-sj70v.html
JEFFCATUNDA
03/06/2011, 21:00
Julianogx
Cara eu ainda não entendi a forma que o silencioso influencia na compressão e consequentemente na força do carro, mas acho que o Jeff pode nos dar uma idéia.
Jeff, aproveitando sua boa vontade e aproveitando que seu samurai é do mesmo ano do meu, vê se você pode me ajudar nesse tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/91366-duvida-sobre-series-do-samurai-sj70v.html
Ash.
Cara, eu vou olhar o tal selo e te digo... Depois vejo também a foto do escape.... Na tua pesquisa, você tem que por, isso é, procurar por JIMNY 1995, pois ele sempre foi fabricado com esse nome no Japão, veja se acha a ficha técnica dele em paginasde fora ou mesmo japonesas....
Julianogx
08/06/2011, 09:24
Alguem sabe me dizer, se fizer um escape direto ganha um pouco de força em baixa?
Aguardo ajuda de quem tem escapera direto! abraços.
Denis4x4
21/12/2011, 19:33
Ash, beleza?! Estou com um samuka 94 que está muito barulhento também.... estava apenas com um abafator e o resto direto desde o coletor!!!! aí até agora coloquei apenas um abafador genérico lá que é meio largo... não tem silencioso e nem catalisador... então preciso saber se progrediu no assunto e se conseguiu um "ronco" aceitável para o carro! Muito obrigado, Abraço, Denis.
Ash & Eek
25/12/2011, 08:07
Ash, beleza?! Estou com um samuka 94 que está muito barulhento também.... estava apenas com um abafator e o resto direto desde o coletor!!!! aí até agora coloquei apenas um abafador genérico lá que é meio largo... não tem silencioso e nem catalisador... então preciso saber se progrediu no assunto e se conseguiu um "ronco" aceitável para o carro! Muito obrigado, Abraço, Denis.
Olá Denis
No final ele ficou assim: Coletor, Catalizador, Silencioso do Escort e no final tem um abafador daqueles "balinha" de chevette ou passat.
Pra deixar assim eu tentei respeitar a taxa de compressão porque se ele ficar direto ele fica levemente mais fraco, bebe mais e faz mais barulho. Portanto essa combinação mantêm as taxas de poluição mais controlada por causa do catalizador, mantêm o barulho e taxa de compressão adequadas com o silencioso e completa o serviço com o "balinha" que anula apenas determinada frequência..
Agora precisa observar uma coisa que eu só aprendi depois de ter que reapertar o silencioso 2 vezes: nas flanges não podem ir direto o parafuso. Como o carro torce muito eles vão se soltando. O certo é colocar uma mola com o parafuso passando por dentro na hora de apertar como é no projeto original.
Eu já pedi, mas parece que ninguem pôde me dar mais detalhes sobre o escapamento original, então tirei como base o que o Jeff falou de ter um silencioso e o balinha no final e não coloquei silencioso de towner como muitos dizem por ter um motor muito pequeno e assim poderia "esganar" o motor.
Eek
JEFFCATUNDA
25/12/2011, 11:47
Para resolver o problema da torção e da vibração do motor, entre o final do coletor e o inicio do escapamento ele tem uma junta flexivel...
Não estou bem certo, mas parece que dá para usar a do monza, ou qualquer outra que se adapte ao final do coletor, pois do outro lado, no cano do escape, você pode moldar da forma que quiser...
Fiz esse serviço quando recuperei o escapamento do meu samurai logo que comprei, ele ainda era o original e so recuperei porque achei ele muito bonito com todas aquelas proteções, pareciam blindagens...heheheh
Mas depois tive a oportunidade de adquirir um coletor dimensionado da Truck Racing, e coloquei no samuka.... Esse já foge totalmente do original que é um coletor curto que prima pelo consumo e potencia em baixa rotação...
O da trock é bem longo, termina quase que abaixo do meu banco e pode ser usado até livre sem mais complementos por ser um 4x1...
Mesmo assim, puxei um cano o mais reto possivel até a traseira e coloquei um "série box", para atenuar o ronco e não interferir no dimensionamento da 4x1...
o resultado foi que consegui que ele ficasse com o ruido dentro do aceitavel em baixa rotação e não alterou em alta, quando fica realmente muito alto, mas mesmo assim com um ronco forte...
O projeto desse coletor aumenta o ganho em alta, o que preciso para subir dunas pois ando sempre com a rotação no linite máximo nessa hora...
Voltando ao assunto, vocês tem que colocar o flexivel, o original quebra fácil e é caro, na verdade ele queima uma junta e passa a vazar, o que aumenta o barulho e o cheiro de fumaça dentro da viatura... Se não me engano, a troca é or flexiveis da GM...
Olá Denis
No final ele ficou assim: Coletor, Catalizador, Silencioso do Escort e no final tem um abafador daqueles "balinha" de chevette ou passat.
Pra deixar assim eu tentei respeitar a taxa de compressão porque se ele ficar direto ele fica levemente mais fraco, bebe mais e faz mais barulho. Portanto essa combinação mantêm as taxas de poluição mais controlada por causa do catalizador, mantêm o barulho e taxa de compressão adequadas com o silencioso e completa o serviço com o "balinha" que anula apenas determinada frequência..
Agora precisa observar uma coisa que eu só aprendi depois de ter que reapertar o silencioso 2 vezes: nas flanges não podem ir direto o parafuso. Como o carro torce muito eles vão se soltando. O certo é colocar uma mola com o parafuso passando por dentro na hora de apertar como é no projeto original.
Eu já pedi, mas parece que ninguem pôde me dar mais detalhes sobre o escapamento original, então tirei como base o que o Jeff falou de ter um silencioso e o balinha no final e não coloquei silencioso de towner como muitos dizem por ter um motor muito pequeno e assim poderia "esganar" o motor.
Eek
Denis4x4
25/12/2011, 13:39
Jeff, obrigado pela resposta! Esse flexível é o que acha que é o do Monza!? Vou passar no cara que mexe com escapamentos pra mim e ver se ele tem um para testarmos, já que o meu tá direto!! rsrsrs
Vou tentar acompanhar o projeto do Eek e ver como fica o resultado! No meu coloquei soh um abafador "almofada" mas nem sei de que carro é e está muito barulhento..... Acabei de pegar o carro e nem fiz nenhuma trilha, então vou procurar deixá-lo o melhor para este fim, ou seja, preciso colocar flexíveis e parafusos com molas pois vou torcer bem o carro!
Depois posto fotos e pareceres para todos acompanharem!
Abraços e obrigado!!
Denis.
Para resolver o problema da torção e da vibração do motor, entre o final do coletor e o inicio do escapamento ele tem uma junta flexivel...
Não estou bem certo, mas parece que dá para usar a do monza, ou qualquer outra que se adapte ao final do coletor, pois do outro lado, no cano do escape, você pode moldar da forma que quiser...
Fiz esse serviço quando recuperei o escapamento do meu samurai logo que comprei, ele ainda era o original e so recuperei porque achei ele muito bonito com todas aquelas proteções, pareciam blindagens...heheheh
Mas depois tive a oportunidade de adquirir um coletor dimensionado da Truck Racing, e coloquei no samuka.... Esse já foge totalmente do original que é um coletor curto que prima pelo consumo e potencia em baixa rotação...
O da trock é bem longo, termina quase que abaixo do meu banco e pode ser usado até livre sem mais complementos por ser um 4x1...
Mesmo assim, puxei um cano o mais reto possivel até a traseira e coloquei um "série box", para atenuar o ronco e não interferir no dimensionamento da 4x1...
o resultado foi que consegui que ele ficasse com o ruido dentro do aceitavel em baixa rotação e não alterou em alta, quando fica realmente muito alto, mas mesmo assim com um ronco forte...
O projeto desse coletor aumenta o ganho em alta, o que preciso para subir dunas pois ando sempre com a rotação no linite máximo nessa hora...
Voltando ao assunto, vocês tem que colocar o flexivel, o original quebra fácil e é caro, na verdade ele queima uma junta e passa a vazar, o que aumenta o barulho e o cheiro de fumaça dentro da viatura... Se não me engano, a troca é or flexiveis da GM...
Richard12345
13/01/2018, 00:32
Olá pessoal,
Preciso trazer o assunto de volta pq acabei de adquirir um samuka 97, mru primeiro 4x4 e to refazendo ele todo pra deixar no jeito, já tava inteiro e bem conservado.
Acontece que o escapamento todo da trazeira até embaixo do banco ta todo enferrujado e preciso trocar, olhando aqui na conversa de vcs, parece que é bem dificil achar o original. Tentei procurar e não consegui, acabei pousando aqui hehe.
Vou tirar foto do meu pq não entendo nada dessa parte do carro. Se puderem me ajudar eu agradeço muito, não tenho ideia se é original e como a conversa é de anos atrás se conaeguirem me passar o que fizeram no de vcs eu agradeço.
Só tenho esse carro é pra uso diário e de vez em quando fazer umas trilhas leves ou travessias de cidades pela praia. Portanto o consumo baixo é essencial pro meu dia a dia!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.