PDA

Ver Versão Completa : Cubo traseiro: Como remover arruelas cônicas



cristiano
29/05/2011, 21:40
Pessoal

Este sábado quebraram todos os prisioneiros da roda traseira da minha Toyota Bandeirante.

Tudo ocorreu porque o mecânico não apertou devidamente os parafusos do espaçador de roda, mas não aconteceu nada grave e pude rebocar até em casa.

Bom, agora vamos a solução...

Eu acompanhei a instalação do diferencial traseiro flutuante, mas agora quero desmontá-lo e como 1o passo preciso saber como eu faço para retirar as arruelas cônicas do semi-eixo. As minhas poucas tentativas falharam...

No semi-eixo existem duas aberturas com rosca para retirada do mesmo, mas acredito que primeiro tenha que retirar as arruelas cônicas antes.

Alguém tem experiência com isso?

Se alguém tiver aquela imagem explodida (no bom sentido) do diferencial traseiro flutuante para me enviar, eu agradeço.

Eu estou providenciando novas arruelas cônicas, porque já soube que uma vez retirada é melhor colocar novas, e juntas novas.

Os prisioneiros do cubo estão perfeitos e colocados a pouco tempo, então vou aproveitar.

Obrigado

Glauco mendes
29/05/2011, 22:12
Cristiano ñ tem outra maneira,seria somente colocar um parafuso nas aberturas e rosquear que ele sai na boa ai sim vc poderá tirar as arruelas......

cristiano
30/05/2011, 08:30
Glauco,

Eu coloquei um parafuso em cada abertura e fiquei apertando... apertando... mas como não estava saindo com facilidade achei que tivesse mais algum truque e parei. Acho então que o segredo é apertar o parafuso e dar pequenas batidas nas laterais para descolar.

Depois eu tiro as arruelas cônicas com o semi-eixo FORA... acho que esse é o "pulo do gato".

Acho que estava no caminho certo então...
Obrigado

edwint
30/05/2011, 12:06
As arruelas conicas, tem a função de travar o eixo nos prisioneiros, por questao de segurança.

Pega um martelo mais pesado e bate no centro do eixo, dê umas boas marteladas, desta forma elas vao saindo...
:bye:

Guiga Tostes
30/05/2011, 14:19
As arruelas conicas, tem a função de travar o eixo nos prisioneiros, por questao de segurança.

Pega um martelo mais pesado e bate no centro do eixo, dê umas boas marteladas, desta forma elas vao saindo...
:bye:

X2! Esse é o pulo do gato! A primeira vez que desmontei apanhei um pouco mas depois foi tranquilo.

cristiano
30/05/2011, 14:45
Vou fazer isso hoje a noite!

E na montagem do cubo? Algum segredo?

Os retentores sao novos, tem no maximo 3 meses, vou tentar reaproveitar.

edwint
30/05/2011, 17:34
nao tem nao, é só colocar os conicos e apertar normalmente.:concordo:

cristiano
30/05/2011, 18:03
Digo... vou ter que remover o cubo inteiro para trocar os prisioneiros.

Alguma dica na desmontagem/montagem do cubo?

Loras
30/05/2011, 18:08
Cuidado ao introduzir o semi-eixo para não danificar o retentor.

Principalmente se for o lado longo.

Se não conseguir alinhar o semi-eixo com os prisioneiros, levante a roda e alinhe manualmente roda x semi-eixo.

Aguarde o tempo certo da "cura" do silicone para evitar vazamentos.

E posta fotos do job depois!

Boa sorte.

Abs.

Loras
30/05/2011, 18:12
Digo... vou ter que remover o cubo inteiro para trocar os prisioneiros.

Alguma dica na desmontagem/montagem do cubo?

Teoricamente é possível trocar os prisioneiros com o cubo no lugar.

Agora, se decidir desmontar, marque os rolamentos para não inverter na hora de montar.

Vale a pena lavar tudo e colocar graxa nova.

Cuidado com o retentor do cubo...

E cheque com cuidado a folga do rolamento ao montar... excesso ou falta de aperto são prejudiciais.

Vale a pena trocar o anel trava e talvez a arruela dependendo do estado deles.

Abs.

cristiano
30/05/2011, 18:30
Loras, nao tem como sacar os prisioneiros antigo com o cubo no lugar.

Se tem, como faz? Me interessa sem retirar.
Vou desmonar tudo hoje, mas nao devo montar ainda, nao estou com junta, arruela e etc.

A porca do prisioneiro do semieixo eh travante, o ideal eh utilizar duas porcas por prisioneiro? Vou comprar mais trava quimica para parafuso.

Vou tirar algumas fotos!

cristiano
30/05/2011, 23:21
Consegui retirar o cubo traseiro, junto com porca, arruela, rolamento e etc. Acho que não vou me perder na ordem na hora de montar! :)

Agora surgiu um problema, o último rolamento ficou preso na manga de eixo e não consigo retirá-lo, já tentei apoiar uma chave de cada lado, mas sem sucesso. Lembro que o mecânico teve o mesmo problema, então ele retirou danificando o rolamento e acabei comprando um novo no lugar.

Os rolamentos e retentores tem menos de 3 meses, será que eu não posso simplesmente trocar a graxa e colocar o cubo no lugar novamente? Acho que corro o risco da graxa vazar porque o retentor não vai estar devidamente posicionado.

Será que consigo retirar o rolamento e a capa com uma mini retífica?

Por último e mais fácil, preciso de indicação de graxa para montar o conjunto novamente.

Também tenho que comprar gasolina para lavar os rolamentos, cubo e etc.

Não consegui tirar as fotos, estava somente com o celular e as fotos não ficaram boas, mas na montagem prometo que pego minha máquina fotográfica mesmo.

Loras
30/05/2011, 23:45
Os prisioneiros que estão no cubo quebraram, é isso?

Quebraram a que distância da face de montagem do alargador?

Consegue tentar com um alicate de pressão?

Se não tiver jeito, vai precisar soldar um parafuso neles... ou tentar furadeira + extrator.

Nunca tive problema para retirar o rolamento da manga de eixo (rolamento interno, certo?).

Será que sua manga não está com problema? Empenada? Será que não teria contribuído para a quebra?

Analise o rolamento e veja como está marcada a pista.

Analise a manga também e meça seu desgaste. Se puder checar no torno, melhor ainda.

Depois de limpa, coloque o rolamento novo e veja se ele também "engata".

Você pode arriscar montar tudo de novo, reaproveitando rolamento + retentor. Desde que estejam em boas condições.

Limpe o cubo com cuidado e cheque o lábio interno do retentor. Se estiver ok, monte.

Eu acho que não consegue retirar a capa do rolamento com retífica. Pessoalmente, eu nem tentaria.

Precisa da ferramenta correta para não danificar o cubo. E depois, para prensar a nova capa no lugar também.

Já fiz algumas vezes na Defender e na Camper. Está chegando a vez da Toyota também...

Abraço,

Loras
30/05/2011, 23:48
O sistema de duas porcas pode ser usado para sacar o prisioneiro.

Encosta a segunda com aperto e faz o esforço anti-horário na primeira. A segunda (externa) funciona como batente e o prisioneiro gira no sentido anti-horário.

Ao remontar, eu deixaria porca parlock mesmo. Novas.

A Defender tinha um sistema bem interessante para fixar o semi-eixo.

Parafusos. Prisioneiros somente nas porcas de roda.

Será possível substituir os prisioneiros por parafusos na Toyota também? Recomendável?

Abraço,

cristiano
30/05/2011, 23:57
Boa noite Loras!

Os prisioneiros do cubo estão em ordem! Não quebraram! Mas estou providenciar arruelas cônicas novas.

Eu acredito fortemente que a quebra foi ocasionada pelo espaçador não ter sido apertado devidamente. Lembro inclusive disso já ter acontecido com o Elmer uma vez.

Então você acha que posso montar tudo de volta se tudo estiver em ordem? Não consegui tirar o rolamento interno na "sutileza", mais força que isso fico com receio de danificar e aí não ter jeito mais senão tirá-lo na marra. Vou verificar a pista do rolamento, mas não acredito que a manga esteja empenada, acho que é falta de ferramenta apropriada mesmo. :)

Qual a graxa que você utiliza para lubrificar o cubo?

Vou lavar o rolamento que ficou na manga no lugar mesmo e montar tudo novamente então.

Loras
31/05/2011, 00:07
Cristiano,

Quebraram apenas os prisioneiros do alargador, é isso?

Como é fixado seu alargador de roda? São prisioneiros longos nos locais originais do cubo?

Ou são prisioneiros diferentes para fixar alargador / roda?

Precisa desmontar o cubo todo para trocar somente os prisioneiros do alargador? É isso mesmo?

IMHO, tem algo errado com a manga de eixo ou com o rolamento.

Não tenho tanta experiência mecânica, mas nunca vi ele ficar travado.

Eu investigaria melhor...

Uso Graxa BR mesmo... é a melhor disponível por essas bandas. Não tenho as especificações de cabeça.

Posta umas fotos que facilita, se puder.

Abraço,

cristiano
31/05/2011, 00:15
Os prisioneiros que quebraram foram o do CUBO.

Meu alargador é esse vendido pela Garra4x4

Alargador de Roda 5cm - 6F GM - AL007
(http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Alargador+de+Roda+5cm+-+6F+GM&dept_id=1214&pf_id=AL007)

Tive que desmontar o cubo inteiro para trocar os prisioneiros do mesmo, ao menos é assim com o diferencial flutuante.

Elmer_Jeep
31/05/2011, 10:03
Prisioneiros do cubo que prendem a roda certo ? No seu caso estão fixando o espaçador.

Se fosse numa trilha teria como instalar novos prisioneiros de roda bastando retirar o velho e colocar o novo daí a técnica ninja pra fazer a prensagem seria usar a porca pra "puxar" o prisioneiro pro alojamento, mas isso aí só na guerra mesmo pois pode danificar a porca e até mesmo o prisioneiro se não souber fazer.

Ok, mas a bronca agora está no rolamento, será que o cone não fundiu na manga e por isso está preso ? O certo seria retirar mesmo que danificasse o rolamento, dai verifica o diametro da pista na manga, da um polimento caso necessário(serviço de torno) e coloca um rolamento novo. Mas se estiver normal gaiola e roletes talvez nem vale a pena mexer, é remontar mesmo e deixar pra trocar e verificar essa manga quando o rolamento estragar de vez ou na proxima manutenção se apresentar algum desgaste.

Sobre retirar as capas no cubo tem uma cavidade na parte interna atrás da flange de apoio da capa, nessa cavidade da pra ir batendo com um pino ou uma chave de fenda de tamanho adequado, alternadamente e assim a capa vai saindo.

Algo mais ?

cristiano
31/05/2011, 12:05
Pedi que o Elmer desse sua opiniao devida sua experiencia com eixos Toyota! Obrigado

Se eu montar do jeito que esta corro o risco do retentor nao encaixar no cubo corretamente? E ficar vazando a graxa.

Lavo com gasolina no local mesmo entao neh?!

Comprei uma graxa para rolamentos skf. Lambuzo os rolamentos e jogo um pouco dentro do cubo certo? Foi assim que vi o mecanico fazer da ultima vez.


Obrigado!

Elmer_Jeep
31/05/2011, 12:24
O retentor é barato, recomendo trocar.
Pode lavar com gasolina ou thinner. Graxa SKF, TEXACO, SHELL ou TIMKEN.

Não basta lambuzar os rolamentos, tem uma técnica pra inserir graxa dentro da gaiola. Vc coloca um pouco de graxa na palma da mão e com a outra vai batendo o rolamento nessa graxa fazendo com que ela preencha os espaços vazios entre cone/gaiola/roletes.

Fazendo dessa forma não vai ter problema. É desnecessário colocar graxa no interior do cubo, tem muita gente que faz isso mas na minha opinião não influi nem contribui

[]'s

Loras
31/05/2011, 13:24
Boa noite Loras!

Os prisioneiros do cubo estão em ordem! Não quebraram! Mas estou providenciar arruelas cônicas novas.




Os prisioneiros que quebraram foram o do CUBO.



Ué, não entendi.

Enfim... já vi trocarem prisioneiro com o cubo no lugar. Mais de uma vez.

Ainda assim, no seu caso valeu a pena desmontar pois permitiu analisar o problema no rolamento.

Eu resolveria tudo, ainda que isso implicasse em comprar um rolamento novo.

Imagina se quebra durante uma viagem... e você não tem como sacar o rolamento de lá... se estivesse tudo em ordem, seria um reparo que poderia ser realizado sem outros contratempos.

Abraço,

edwint
01/06/2011, 08:06
nao esqueça, ROLAMENTOS veiculares, SÓ DE PRIMEIRA LINHA!

cristiano
04/06/2011, 15:52
Pessoal, o serviço parou porque estou providenciando a instalação dos cubos estriados.

Já tive quebra de prisioneiro no passado, agora que estou abrindo novamente vou aproveitar.

Quando recomeçar o serviço coloco as fotos.

Elmer_Jeep
04/06/2011, 17:02
Blz Cris, lembrando q por aqui nunca tive esse problema usando pneus 33, 35, 37 e 900x16".

Pra chegar a quebrar prisioneiro só se:
A carcaça estiver empenada;
Montar o semi eixo sem os pinos-guia;
Prisioneiro trabalhando folgado ou sem aperto correto nas porcas;

Fora isso nunca vi dar problema.

[]'s

cristiano
04/06/2011, 21:05
Elmer

Eu tive problema de quebra de prisioneiro depois que instalei o bloqueio automático da Ensimec, no final da história acabei retirando. Foi retirar o bloqueio que parou de quebrar o prisioneiro.

Já li alguns falando aqui no fórum, com fundo mais prático do que teórico, que é difícil encontrar esses diferenciais flutuante sem algum leve empeno. Não sei te dizer se o meu está assim, mas a Toyota doadora do diferencial era uma pickup cabine simples com caçamba de madeira, então deve ter trabalhado bastante.

Eu realmente gostaria de instalar pneus 37 All Terrain, mas parece que só encontra os BF Goodrich aro 17, não vejo o aro 15.

cristiano
09/06/2011, 19:50
Pessoal

Hoje peguei os cubos e a ponta de eixo na torneadora com o kit estriado instalado. No final de semana vou tirar algumas fotos e colocar aqui.

PROBLEMA

Vocês lembram que o rolamento (dos dois lados) não sairam com facilidade da manga de eixo? Lembrando que tentei puxar "gentilmente", se é que existe isso, com a auxílio de uma chave de cada lado e não sairam, não forcei para não danificar.

Acontece que o torneiro trocou os cubos na hora de montar o kit, quer dizer, colocou o semi-eixo no outro cubo e vice-versa.

Qual o problema disso? Eu ia instalar tudo de volta sem retirar o rolamento e retentor da manga porque são novos, tem menos de 2 meses, mas se eu fizer isso agora eles estarão com as capas do rolamento trocadas.

Eu lembro de um mecânico falar que não se deve pegar dois rolamentos novos e trocar as capas do rolamento entre eles, mas até quanto isso é prejudicial no meu caso?

Comprar novos rolamentos não é o maior dos problemas, o problema é que estou com o jeep em casa no cavalete e só tenho uma esmerilhadeira grande e uma mini-retífica para o caso de ter que retirar o rolamento a força da manga de eixo.

Ajudas são bem vindas!!

Sergioporto
09/06/2011, 20:29
O Elmer matou a charada !Estojos ou prisioneiros de aço. Guias ,sao duas, tem que estar justas.Folga nos rolamentos nao tem estojos ou guias que aquentem.Coloca estojos c/ trava roscas médio torque,porcas parlock ou duas porcas normais.Sedes dos rolamentos podem estar c/ folga na carcaça.Teria que encher c/ solda e depois tornear,isto c/carcaça fora do lugar.
Sorte p/ resolver problema ,nao é bicho de sete cabeça.
Abs

Loras
13/06/2011, 03:25
Vídeo interessante!

YouTube - ‪Land Cruiser rear hub/axle service, bearings, axle, seals, gasket etc‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=5lmQE3_oiNQ&feature=relmfu)

Abs.

cristiano
13/06/2011, 07:30
Excelente vídeo Loras!!

Uma pena não tenho a ferramenta para verificar a pré carga do rolamento.

Pelo que estava lendo, se estiver apertado demais pode comprometer a vida útil do rolamento, não é isso?

Eu fiz a montagem muito parecida com a do vídeo, excetuando a parte da pista que não troquei, mas agora vou providenciar as ferramentas apropriadas (prensa e extrator de rolamento) para da próxima vez ser bem mais tranquilo.

Loras
13/06/2011, 18:07
Cristiano,

Você precisa de uma mola com escala confiável! Tipo aquelas molas de pesar peixe na feira...

Também é usada para checar a pré-carga dos munhões.

Investimento pequeno ($) que vale a pena!

Abraço,

lgpadilha
14/06/2011, 23:23
Excelente vídeo Loras!!

Uma pena não tenho a ferramenta para verificar a pré carga do rolamento.

Pelo que estava lendo, se estiver apertado demais pode comprometer a vida útil do rolamento, não é isso?

Eu fiz a montagem muito parecida com a do vídeo, excetuando a parte da pista que não troquei, mas agora vou providenciar as ferramentas apropriadas (prensa e extrator de rolamento) para da próxima vez ser bem mais tranquilo.

Gostei do ajudante da manutenção!

AndreyPrevidelli
23/06/2018, 19:34
Ressuscitando o topico.
Eixo flutuante estriado e sem prisioneiros. Pelo que pude ver em minhas pesquisas, a flange estriada do cubo ao inves de parafusos prisioneiros vem sendo muito usadas pelos toyoteiros. Ate quem tem troller esta fazendo esse tipo de usinagem, pois se mostra muito confiavel. So nao entendi o seguinte: se por acaso houver a quebra do semi eixo, para realizar substituicao, sera necessario realizar novamente a usinagem e as estrias na ponta de eixo para casar com as do cubo? Nao seria assim uma simples substituicao da ponta de eixo, se o caso