Ver Versão Completa : Falta de potência
lucasfellini
29/05/2011, 16:54
Bom galera so novo no forum, mas tenho meu fuscão a algum tempo jah. é o seguinte eu tenho um motor todo feito (impecável), mechido (cabeçote rebaixado, comando 284, ignição eletronica...) blz mas esse motor não está rendendo o quer era pra render. (está andando a mesma coisa q um original0 creio que seja por causa do carburador (solex 30) então pensei em por o solex 40
Gostaria de algumas opiniões.
Outra coisa tenho o filtro do ar aproximadamente 1metro longe do carbura, gostaria de saber se faz diferença.
Outra q tenho um escapamento 4x2 bem largo e gostaria de saber se posso perder compressão e potencia do motor por causa deles.
desde já agradeço
VLW
autodemolidora
29/05/2011, 17:21
Boa tarde, coloca uma turbina e seja feliz...
Aspirado, vc faz um monte de preparo e não sente a diferença, sem fala no consumo absurdo...
Coloca uma turbininha, 10% a mais de gicle e tem 100% a mais de potencia, com troco de investimento.
So da opinião q ate carrinho de mão devia ser turbo.
Abraço.
lucasfellini
29/05/2011, 17:42
Mas como eu uso ela muito em barro, e eu ja tinha comprado o motor mechido so preciso da um respiro a mais nele. E o turbo num motor boxer ta 2200 com instalação.
fc racing
29/05/2011, 18:03
Mas espera ae...
Vc não tinha dito que este motor era MEXIDO??????
lucasfellini
29/05/2011, 18:10
Sim ele é mexido, mas está com um carburador original do fusca solex 30, e o filtro do ar está muito longe. Outra coisa é o escapamento. Esse motor estava em fusca (o motor foi todo feito pra da pau em carro novo :) mas quando no fusca anterior estava com dulpa solex 30 (se n me engano) a alcool. agora que puz na minha gaiola, com carburação simples solex 30... ele caiu muito de rendimento gostaria de saber se um solex 40 ajudaria bastante no meu caso... vlw pela ajuda
autodemolidora
29/05/2011, 18:45
Boa noite.
Quando me referi a turbina, pensei em compra uma T2 q se acha por 500 pilas usadinha, e quanto ao resto, mete a mao na massa...
O coletor e o resto se faz, no caso nao se gasta nem 1000.
Ou pega algum kit usado no ML...
lucasfellini
29/05/2011, 18:50
Mto obrigada pela ideia vou pensar bem nela... mas no momento nao tenho o dinheiro para o turbo ja que estamos falando em turbo, quando iria durar um motor com o turbo (sendo q uso ele sempre a com pé no fundo entre 5 e 6 mil giros)... e se alguem já fez a adaptação do solex 40 (q esta em conta para mim) favor dar mais algumas opiniões... Vlw
Diogo_Czuika
29/05/2011, 18:57
Se colocar uma turbina,fica bom, mas já pode ir pensando em mudar o sistema de seu cambio,pq não vai guenta, se simples já quebra facil imagine com uma turbiina.
Você ta la acelerendo e tals, e ja se empolga e dai você vai ter motor pra acelera e dai só escuta um " Teck" kkkkkk.
lucasfellini
29/05/2011, 19:00
ASHduahudahudahu já imagino o "tek" q vai da por isso tbm tinha optado por aspro e n turbo pelo fato de n me estressa de quebra mto na trilha... ninguem nunca usou o solex 40?... e quanto a distancia do filtro do ar influi mto?... vlw to rindo aki do "teck"
Flávio Cadore
29/05/2011, 20:09
A distância do filtro não é o problema, desde que o duto não seja pequeno demais e também o filtro. Para o motor, quanto mais ar filtrado melhor. Não entendo de carburadores de Fusca mas um maior é sempre bom.
lucasfellini
29/05/2011, 20:11
Ta mas eu posso ta perdendo compressão e potência no escapamento não é?
Flávio Cadore
29/05/2011, 20:22
No escapamento sim, se ele for muito aberto perde sim...o motor precisa de uma certa contra-pressão...
Eu passei por este problema e resolví fazendo uma válvula para o escape...procure no you tube por " gaiola motor central e.x.u.p."
lucasfellini
29/05/2011, 20:31
Muito obrigado pela dica vlw msm... mas alguem ai tem algo contra ou a favor do solex 40?...
lucasfellini
29/05/2011, 20:34
Ah será q o coletor n vai da conta de manda toda a mistura pros pistão?...
FUKETEIRO
29/05/2011, 20:48
Ah será q o coletor n vai da conta de manda toda a mistura pros pistão?...
Olá, coloca dupla solex e regula o motor, se foi feito pra usar alcool, não vai prestar com solex só, ainda mais usando gasolina, deve estar com o ponto atrasado pra não bater pino, por isso não ta rendendo...hehe, Abraço
lucasfellini
29/05/2011, 20:53
é tipo antes ele tava com dupla alcool mas eu não queria por com dupla pela manutenção e o ponto está correto... vlw abraço
autodemolidora
29/05/2011, 23:16
Boa noite.
A principio ai deve ter coisa errada, se seu motor é a alcool, pela taxa não deveria dar partida usando gasolina, deveria dar pré detonação.
Esse bura ai com certesa vai ser melhor, mas não pense que vai ser notorio, a melhora é imperseptivel.
Oque me refiro é que vc gasta 200, 300, 500 num aspirado e não nota melhora, pq aumenta 10% não vai resolve teu problema, 5 ou 6 hp não muda nada.
Ja 100% num turbo eh barbadinha de faze, quanto a durabilidade, se não falta alimentação não quebra.
Começa medindo a taxa do teu motor, pra dai defini qual a melhor preparação.
lucasfellini
31/05/2011, 16:58
Ele esta com taxado pra ser usado tanto alcool quanto gasolina. Tipo anteriormente tava no alcool trabalhando bem, agora trabalhando com gasolina tbm trabalhando bem... vlw
gaiolarodan
31/05/2011, 17:08
Olá, coloca dupla solex e regula o motor, se foi feito pra usar alcool, não vai prestar com solex só, ainda mais usando gasolina, deve estar com o ponto atrasado pra não bater pino, por isso não ta rendendo...hehe, Abraço
Concordo com voce, dupla carburação fica show de bola, o detalhe é sempre prestar atenção nas varetinhas para ter folga, ja tive 03 brasilias com carburação dupla, funcionava igual a um reloginho ! gaiola é igual a mobilete, somente o dono concerta ! kkkkkkkkk
boa semana
Rogério
lucasfellini
31/05/2011, 17:18
Eu sei... mas o problema de optar pela dupla (pelo que me falaram) é que da muita manutenção inclusive em trilhas... e não é fácil regular...
O motor está no ponto... Eu vou testar o solex 40 dps eu posto aqui para avisar como ficou... se não render o esperado, vou por a dupla a alcool msm vlw galera... Otra alguém ai tem um motor boxer turbo????? não quebra????.... tipo ponta de eixo, caixa , coroa pinhão e etc.. vlw galera
tira tudo e ponha um ap, nunca mais... bati cabeça com o meu a ar por quase 3 anos, só gastei dinheiro a toa, mema merda. to com ap a 4, só limpeza de carbura até agora e sem fala que gasto 20% menos de combustivel!!!!!!!
FUKETEIRO
31/05/2011, 23:38
Concordo com voce, dupla carburação fica show de bola, o detalhe é sempre prestar atenção nas varetinhas para ter folga, ja tive 03 brasilias com carburação dupla, funcionava igual a um reloginho ! gaiola é igual a mobilete, somente o dono concerta ! kkkkkkkkk
boa semana
Rogério
</title> <style type="text/css"> </style> <link href="estilo.css" rel="stylesheet" type="text/css" /> <script language="javascript" src="js/checaformBusca.js"></script> <script language="javascript" src="js/checaformInfo.js"></script> <body> <table w (http://www.rodanacessorios.com.br)
Olá, é isso mesmo....hehe, nunca tive problemas no motor a ar, é dupla carburação a gasolina, vou colocar um injetado agora...hehe
Abraço
Diogo_Czuika
31/05/2011, 23:44
Eu posso ta sendo Ignorante de minha parte,mas eu acho que motor a Ar não presta pra Trilha.
Começei minha gaiola com um motor a Ar, guento 5 trilhas...não tem a força de um AP e ainda enche de barro em cima das camisa e começa a esquenta demais,e já éra,Claro que da pra preparar um a Ar bem do Tipo,mas o qnto vc vai gasta pra isso...
Nada contra quem gosta/ou tem motor a Ar.
Henrique Hugendobller
01/06/2011, 00:17
ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap ap .........
Patrick Pg 4x2
01/06/2011, 12:03
Boa tarde pessoal,... Lucas, tenho um boxer turbo a algum tempo, claro que existem incomodos com o turbo mas a sua gaiola tem que ser como uma extensão do corpo, depois que vc domina e conhece bem a maquina, as chances de quebra são menores, e quanto ao acerto do motor, cada um é diferente do outro, as vezes o que o vizinho fez na dele deu certo, mas na sua talvez seja diferente, é meio complicado dizer o que da certo , se funciona ou não a distancia mas faz o que o pessoal tah falando, é tentando que acertamos as gaiolas, acertar de primeira é dificil pq hoje ta bom mas a gente sempre quer mais potencia (rsrsrsrsrsrs)
um abraço a todos e boas trilhas295472295474295473
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png
Patrick Pg 4x2
01/06/2011, 12:12
Em tempo e diga-se de passagem que um AP é sempre bem vindo, ja estou querendo colocar um no meu, mas enquanto não tah pronto rodamos com esse boxer mesmo que ta me dando só alegria até agora....
abraço a todos
295477295478295479
Diogo_Czuika
01/06/2011, 12:23
Pra ter uma idéia,aqui na minha cidade tem 6 Gaiola andando, Todas com motor AP menos a do meu pai que é com motor de Monza,o Samuzeiro aqui do furum tbm é daqui e esta fazendo a gaiola dele já com motor AP...
Na cidade vizinha Mafra, se não me engano tem 8 gaiola e tbm todas com motor AP...
Ai já da pra ver que por aquii ninguem gosta de motor a AR...:pipoca: kkkkkk
FUKETEIRO
01/06/2011, 13:29
Eu posso ta sendo Ignorante de minha parte,mas eu acho que motor a Ar não presta pra Trilha.
Começei minha gaiola com um motor a Ar, guento 5 trilhas...não tem a força de um AP e ainda enche de barro em cima das camisa e começa a esquenta demais,e já éra,Claro que da pra preparar um a Ar bem do Tipo,mas o qnto vc vai gasta pra isso...
Nada contra quem gosta/ou tem motor a Ar.
Olá, concordo com o Amigo, mas depende muito das trilhas, conheço bem o motor AP, é muito resistente sem dúvida, onde eu ando não tem necessidade de colocar AP, e no meu motor tomei todos os cuidados necessários, inclusive tem uma tela na entrada da ventoinha, que pelas fotos que vi aqui ninguém usa...rsrs, vou colocar umas fotos depois...hehe, Abraço
lucasfellini
01/06/2011, 19:34
VLW pelas dicas galera vou esperar sobrar um $$ e por o ap... vlw
Diogo_Czuika
01/06/2011, 23:12
Olá, concordo com o Amigo, mas depende muito das trilhas, conheço bem o motor AP, é muito resistente sem dúvida, onde eu ando não tem necessidade de colocar AP, e no meu motor tomei todos os cuidados necessários, inclusive tem uma tela na entrada da ventoinha, que pelas fotos que vi aqui ninguém usa...rsrs, vou colocar umas fotos depois...hehe, Abraço
Psé,tem esses fatores tbm.
Aqui na nossa região a maioria das trilhas são Pesadas... :cool:
Temos um trajeto aqui chamado de Linha Polonia,da +ou- 1Km, mas é o Biiixo.
As vzs levamos a tarde pra fazer esse pedacinho,mas mesmo assim passamos melhor que os Jeeps,
Onde eles passaram tudo no guincho pq encavalava, eu passei empurando uma outra Gaiola...
Até hj eles não acreditam kkkkkkkkkkk...:chorandoderir:
FUKETEIRO
02/06/2011, 08:14
Psé,tem esses fatores tbm.
Aqui na nossa região a maioria das trilhas são Pesadas... :cool:
Temos um trajeto aqui chamado de Linha Polonia,da +ou- 1Km, mas é o Biiixo.
As vzs levamos a tarde pra fazer esse pedacinho,mas mesmo assim passamos melhor que os Jeeps,
Onde eles passaram tudo no guincho pq encavalava, eu passei empurando uma outra Gaiola...
Até hj eles não acreditam kkkkkkkkkkk...:chorandoderir:
Olá, eu acredito...hehe, já andei junto com os jipeiros daqui, eu tinha que ficar esperando eles....kkkkk
lucasfellini
02/06/2011, 17:58
Melhor coisa de ter uma gaiola... dependendo o lugar deixar os jipes e rurais no chinelo :D ashduahduahdua vlw galera
autodemolidora
03/06/2011, 23:38
Boa noite.
A minha situação é bem diferente da maioria, aq na minha cidade tem praticamente só a minha gaiola, e muito Jeep, isso q tem 200 mil habitantes, to com certa resistencia em entra no meio desses Jeeps, to usando motor de Golf 2.0 Turbo e ainda assim acho q o bixo vai se feio, aq os Jeeps são muito preparados então as trilhas são muito fortes.
Ainda to em testes, mas ja quebrei 3 tulipas, 2 diferenciais, 1 bloqueado com porcas e otro soldado 100% e 1 coroa e pinhão.
Agora montei otra caixa q acho q vai guenta, mas não abro mão do Turbo.
digobrazil
04/06/2011, 20:56
Boa noite.
A minha situação é bem diferente da maioria, aq na minha cidade tem praticamente só a minha gaiola, e muito Jeep, isso q tem 200 mil habitantes, to com certa resistencia em entra no meio desses Jeeps, to usando motor de Golf 2.0 Turbo e ainda assim acho q o bixo vai se feio, aq os Jeeps são muito preparados então as trilhas são muito fortes.
Ainda to em testes, mas ja quebrei 3 tulipas, 2 diferenciais, 1 bloqueado com porcas e otro soldado 100% e 1 coroa e pinhão.
alem de ter um motor muito forte que é o 2.0 do golf e não abre mão do turbo. a unica solução é maneirar o pezinho no acelerador, pois vai continuar quebrando tudo mesmo. infelizmente o cambio não aguenta toda esta potencia por mais que vc mexa.
Glenio Ferraz
05/06/2011, 12:55
Boa noite.
Ola, foz uma doação do teu tenis e compra um chinelo havaiana que aguenta
bajeiro do sul
05/06/2011, 21:51
Boa noite.
Amigo
acho que teu problema, conforme alguns ja disseram aqui, é o excesso de potencia. uma gaiola com motor ap 1.6 ja fica o bixo, imagina com 2.0 e turbo, acho meio exagerado e muito propicio a quebras de diferencial caixa e afins (que ja esta acontecendo). outra coisa que acho exagerado é o turbo, quando a coisa ta cabeluda tu vai querer que o turbo ajude , e por isto vai levantar o giro para o turbo empurrar, com as rodas travadas, motor forte, turbo, e alta rotação, o resultado é conhecido, nao tem caixa que resista. mas se vc não quer abrir mão disto tudo, vai ter de aliviar o pé, boa sorte
bajeiro do sul
05/06/2011, 21:52
Ola, foz uma doação do teu tenis e compra um chinelo havaiana que aguenta
ola
esta analogia do tenis com a havaianas foi otima, disse muito com poucas palavras
abraços
Cezar candelaria
06/06/2011, 09:16
Boa tarde pessoal,... Lucas, tenho um boxer turbo a algum tempo, claro que existem incomodos com o turbo mas a sua gaiola tem que ser como uma extensão do corpo, depois que vc domina e conhece bem a maquina, as chances de quebra são menores, e quanto ao acerto do motor, cada um é diferente do outro, as vezes o que o vizinho fez na dele deu certo, mas na sua talvez seja diferente, é meio complicado dizer o que da certo , se funciona ou não a distancia mas faz o que o pessoal tah falando, é tentando que acertamos as gaiolas, acertar de primeira é dificil pq hoje ta bom mas a gente sempre quer mais potencia (rsrsrsrsrsrs)
um abraço a todos e boas trilhas295472295474295473
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png
Patrick..e essa brasa trás de ti...vai bem tambem..tem umas fotos dela...não é pesada...
leobnaval
06/06/2011, 19:36
Amigo
acho que teu problema, conforme alguns ja disseram aqui, é o excesso de potencia. uma gaiola com motor ap 1.6 ja fica o bixo, imagina com 2.0 e turbo, acho meio exagerado e muito propicio a quebras de diferencial caixa e afins (que ja esta acontecendo). outra coisa que acho exagerado é o turbo, quando a coisa ta cabeluda tu vai querer que o turbo ajude , e por isto vai levantar o giro para o turbo empurrar, com as rodas travadas, motor forte, turbo, e alta rotação, o resultado é conhecido, nao tem caixa que resista. mas se vc não quer abrir mão disto tudo, vai ter de aliviar o pé, boa sorte
É aquele negócio antes ir e voltar de motor aspirado, que começar, quebrar e ser rebocado com toda aquela potência sem poder usar...
[]s
mali9ski
07/06/2011, 10:37
Eu acho impossível manerar o pé não tem como, depois de umas latinhas piorou:cool:
Eu vejo o contagiros batendo no 8000 a temperatura a 120 o hora e foda-se, concertar depois agente concerta, mas passar aonde ninguém passou ou passar com as 4 rodas no ar é MARA e eu ja tive a sorte de fazer isto umas par de vezes
E compreendo o amigo que não que diminuir a potencia que acelerar um troço que vai já é bão, mas um ap 2.0 injetado ja vai que uma beleza ainda mais em uma gaiola bem leve com a dele
o problema é fazer parar de quebrar, eu acho que a solução é só uma caixa da kombi mexicana ou forjar tudo :torcendo:
bajeiro do sul
07/06/2011, 22:31
É aquele negócio antes ir e voltar de motor aspirado, que começar, quebrar e ser rebocado com toda aquela potência sem poder usar...
[]s
nada mais gostoso do que chegar em casa após uma trilha ainda andando, nem que seja aos pedaços mas andando.
nem sempre na trilha o melhor conjunto tem melhor resultado. ja tive experiencias de lugares aonde fuquinhas meia bomba faziam sucesso e eu com um fusca teoricamente mais preparado tinha dificuldades. tive de modificar a pecinha dai as coisas começaram a ficar boas, tudo é questão de conjunto , o veiculo e a pecinha.....
leobnaval
07/06/2011, 22:51
Digamos que os 2 não trabalham um sem o outro, é praticamente uma extensão do corpo hehehe
[]s
Patrick Pg 4x2
08/06/2011, 11:54
Patrick..e essa brasa trás de ti...vai bem tambem..tem umas fotos dela...não é pesada...
Olá Cezar, a Braza é do Xuxa, agora tah mais leve pq foi encurtada em 35 cm, muito boa.... ve lah no youtube o canal do cara, procura por xuxa racing, acho que vai gostar. ele é aqui de Pg tbm.
um abraço
Cezar candelaria
08/06/2011, 20:39
AAchei mesmo que era dele...já falei com ele por MSN..mas tu sabes, a viatura do cara sempre é boa, nunca a pessoa diz os defeitos..ele me disse que ia bem, mas a minha duvida sempre foi se fica pesada ou não... alias , que pneu ele usa, e caixa ?
Patrick Pg 4x2
09/06/2011, 11:18
AAchei mesmo que era dele...já falei com ele por MSN..mas tu sabes, a viatura do cara sempre é boa, nunca a pessoa diz os defeitos..ele me disse que ia bem, mas a minha duvida sempre foi se fica pesada ou não... alias , que pneu ele usa, e caixa ?
Olá Cezar, jah que o assunto é falta de potencia mesmo, a brasa do Xuxa tem motor 1600 injetado da Kombosa mesmo, pelo menos qdo ele tah na trilha nunca deu problema, agora o peso nao sei te dizer mas cho que é mas pesada que meu fusca e tbm mais pesada que as gaiolas daqui ( sem duvida rsrsrsr)qto a caixa, é da brasa mesmo e tbm nunca soube que quebrou, pelo menos ele nunca me falou, e os pneus que usamos aqui são recapados a gosto do cliente em uma empresa proxima de Ponta Grossa,,, a mais bacana que vc vai lah e escolhe como quer o desenho do pneu, na brasa sao os 5 iguais (tem estepe tbm... xique neh). jah os meus sao diferentes, uso 15 atras e 14 na frente...
Obs... pra resolver a falta de potencia e falhas em altas e baixas o negocio foi injetar mesmo..
um abraço a todos.
lucasfellini
25/07/2011, 09:08
GALERA finalmente consegui adaptar o solex 40, muuuito obrigado a todos q ajudaram aki no post, ficou PERFEITO, com o solex 40 está arrancando muito mais que auto comum ai, está andando muito msm.... o consumo?? kk esse se deixa de lado neh mas deve ta fazend0 4 ou 5 no max kk galera vlw agora sim o motor está rendendo seus 100hp q necessitava, ´tive que fazer algumas adaptções principalmente na entrada dele e do filtro, tive que por um filtro de caminhão porque o que estava em cima não dava conta e a manguei era sugada na boca do carbura apagando a 6000 giros, fico o capeta esse motor agora só tenho q cuida da mecânica pra n quebra tudo, flwss
autodemolidora
25/07/2011, 22:26
Boa noite.
Voltei Sabado de minha primeira trilha organizada, e posso afirma sem medo de erra, a sobra de motor faz a diferença, não fiquei empenhado em nem um obstaculo, e não precisei usa mais de meio pé, devido ao torque abundante de baixa do motor 2.0, nas subidas mais ingremes, onde muito poucos conseguiram passar sem auxilio, subi tudo muito de boa e dando umas bombadinha só pra curti o espirro da turbina...
To absurdamente feliz com o resultado...
lucasfellini
26/07/2011, 10:45
Aew galera agora to com o probleminha de válvula flutuante que molas eu ponho?? vlws
Pedrão B.
26/07/2011, 22:45
Aew galera agora to com o probleminha de válvula flutuante que molas eu ponho?? vlws
Opala!
Mas dependendo da qualidade do comando o mesmo pode se desgastar prematuramente...é melhor colocar um corte de giro!
[]'s
leobnaval
27/07/2011, 18:20
Loja que vende molas especiais:
Ancona - High Performance - Para veculos de alto desempenho. (http://www.ancona.com.br/loja/Molas-V%C3%A1lvula-c-43.html)
Catálogo de molas de válvulas:
http://www.wapmetal.com.br/download/catalogo/CATALOGO.pdf
Mas tem uma coisa se vocÊ andar com seu motor acima da rotação que ele foi projetado para aguentar, seu motor não vai durar muito não, ainda mais um motor refrigerado a ar...
Pode até trocar as molas, calçar, etc... mais daqui a pouco seu motor vai quebrar.
[]s
lucasfellini
27/07/2011, 18:55
Muito obrigado aew galera já vo por as molas... quanto a quebrar, ele n fica mto temmpo acima do giro não sómente em alguns pontos de subidas, pretendo preservalo ao max para não passar de 5000 giros
lucasfellini
31/07/2011, 17:27
kkkk retiro o que disse em tentar não passar dos 5000rpm, pois sábado passado agora 30/07 com o pé no fundo deu 6000rpm ou mais só consegui da uma olhadinha, mas foi por um curto período de tempo e para subir aonde as 2 bandeirantes não subiram, vou te que por o limitador sim pois o motor ta dando mais que 6000rpm mais que eu imaginava, primeira vez que botei o pé na "lata", e galera alguma dica para melhor refrigeração do motor a ar, pois quando esquenta muito perde muita força ? =X
leobnaval
31/07/2011, 20:40
Bomba de óleo com vazão maior, radiador de óleo externo e ventuinha elétrica nele...
Olá
melhorar a refrigeração do óleo é importante, sim, para que a lubricidade não seja (muito) diminuida. O óleo original é especificado para um motor original em uso moderado. Para utilização hardcore (frequente), um óleo que "não afine" (tanto) com temperatura maior poderá ser uma necessidade.
PORÉM, esfriar o óleo não é suficiente. Lembre-se de que é um motor refrigarado com ar, o que inclui o vento que passaria pelo motor com o carro em movimento! Se você estiver fazendo o motor entregar potência com o carro parado ou em velocidade muito baixa, poderá ser necessário implementar medidas extraordinárias, como ventilação forçada adicional, ainda mais se aquelas chapas que conduzem o ar soprado pela ventoinha tiverem sido arrancadas!
Mesmo com refrigeração especial do óleo do motor e dos cilindros, as peças tem seus limites e não resistirão à forças (muito) superiores às do projeto. Quando o virabrequim gira (muito) mais rápido do que o devido, as partes móveis são submetidas à força centrífuga maior, a lubrificação poderá ficar prejudicada, aumenta a vibração ou a tendência a vibrar no conjunto móvel (o balanceamento do conjunto provavelmente não contemplou o uso em rotações maiores do que o previsto)...
O fato de o motor conseguir atingir rotações maiores e não quebrar naquela mesma hora não é sinônimo de que a condição é segura!
Sugiro consultar um engenheiro mecânico para definir limites e especificar mudanças. Isso saírá mais barato (e resultará confiável) do que se sujeitar à quebras, quem sabe mais frequentes do que seria tolerado.
Outra possibilidade é optar pelo uso de uma outro motor, naturalmente mais potente. De qualquer forma, mais potência no motor exige que o resto possa suportar com segurança: trransmissão, embreagem, eixos etc.
Abraço!
leobnaval
31/07/2011, 21:33
Eu sou totalmente contra o uso do motor boxer em rotações muito superiores ao projeto, principalmente por ser refrigerado a ar.
Se fosse um motor inteiro preparado e pensado para potência e rotação, seria outra conversa, mas pelo visto nosso amigo simplesmente conseguiu aumentar a rotação do boxer, mais não o preparou devidamente para isso, por isso a conversa muda totalmente.
Sérgio nesse caso o óleo não precisa ser tão viscoso pelo fato da temperatura, com radiador de óleo e um sistema bem dimensionado, consegue-se controlar a temperatura do óleo e ajudar na refrigeração do motor, mas o importante nesse caso seria a qualidade do óleo em se manter nas partes sem romper o filme de óleo o que poderia fundir as peças móveis ou até mesmo saturar o óleo devido a alta temperatura o que acabaria por perder as caracteristicas lubrificantes prejudicando o funcionamento do motor. Mas a viscosidade nesse caso são outros quinhentos, tanto é que em motores de altissima performance o óleo chega a ser 0w 30, ou seja uma viscosidade extremamente baixa, afinal quanto mais viscoso o óleo mais potência precisa-se para movimentá-lo. Óleos mais viscosos são apropriados para climas quentes e motores que tinha seu projeto antigos, com folgas muito maiores que as encontradas nos projetos de hoje, que é o caso do motor boxer, o recomendado para ele se não me engano é o 25W 50 que é bem viscoso, mas eu prefiro não optar na viscosidade recomendada nesse caso, afinal quem estaria preparando o motor saberia recomandar algo...
[]s
Kuhlmann
31/07/2011, 22:12
Amigo gaste dinheiro com um preparador de motor boxxer e deixe de escutar os ''sabe tudo'' de fórum , simples assim ...
Boa sorte também adoro motor boxxer já tive muitos deles preparados e sempre ouvi ladainha de quem tem vontade mas
não tem atitude e audácia de botar pra ferver o motor ,posta um vídeo pra gente ver o ronco da criança !
Ate breve