PDA

Ver Versão Completa : ZJ 98 Bancos pararam de funcionar... help !!!!



Rustão
29/05/2011, 13:29
Ontem do nada meus bancos não funcionaram mais.
Ja fiz uma busca no manual para ver a relação de fusiveis.
E constatei que é um fusivel maxi-laranja de 40 amp, que fica na cx dentro do cofre do motor.
Mas o desenho do manual não bate em tudo com o da cx de fus. mas enfim....
Conferi todos e estão bons, fui pra cx de dentro no pé do passageiro, e tb tudo OK
Se alguem puder me ajudar com algum palpite ou algum relato do mesmo historico eu agradeço

Abraço a todos

AlexPalma
29/05/2011, 13:38
Tentou usar um limpa-contato nas caixas de fusíveis?

Rustão
29/05/2011, 13:40
vou tentar,
mais tb constatei no manual que esse fusivel do banco serve pra um monte de coisa, e o resto ta ok...

AlexPalma
29/05/2011, 13:59
Se o fusível correspondente estiver ok, o problema pode ser na fiação. Neste caso só em um bom Auto-Elétrico.

Boa sorte.

Rustão
29/05/2011, 17:01
vou verificar os fios tb , mais com o carro parado não aposto nos fios

AlexPalma
29/05/2011, 18:03
Sim, entendo...

As vezes pode ser um problema no aterramento ou no chicote... :putz:

Espero que consiga achar...

Abraço.

andretomasi
29/05/2011, 18:15
Rustão, parou de funcionar os dois bancos ao mesmo tempo? Alguns são ligados em série, a corrente do banco do passageiro vem do banco do motorista, então se queimar o fusível ou romper a fiação que vai pros bancos, os dois param de funcionar juntos. Podia testar com um multímetro se tem corrente chegando nos bancos.

[ ]'s

Rustão
29/05/2011, 19:02
pararam os 2 juntos, vou fazer essas verificações.
Pior que meu banco (motorista) parou la embaixo e o acesso ta um pouco dificil...
Vou ver o que consigo fazer e vou postando aki...
obrigado Alex e André pela ajuda

DR CHRYSLER
30/05/2011, 18:57
ola amigo existe um conector no qual vai ate o chicote
dos motores
junto com uma ponta de prova
tenta ver se esta chegando alimentação nesse fio
derrepente um dos motor em curto por uma engrenagem emperrada
pode bloquear a linha de alimentação
ou desligue motor por motor e veja se volta ao normal

SANDRO DR CHRYSLER

Rustão
31/05/2011, 09:29
ai galera eu agradeço novamente pela atenção de todos.
Só vou conseguir fazer esses testes nesse fim de semana.
assim que tiver uma parcial posto aqui o resultado

obrigado
abraço a todos

Rustão
08/06/2011, 13:17
ai pessoal,
como postei, os bancos pararam de funcionar, depois disso o carro ficou parado 4 dias e arreiou a bat.(nova)
dei uma carga lenta e os bancos começaram a funcionar novamente, mais no mesmo dia pararam de novo.
deixei a bateria desl. e hj liguei novamente para levar o carro em um auto-eletrico, e os bancos novamente começaram a funcionar.
Chegando la ele começou as medições. bateria, alternador, enfim... nada... mais ele me falou depois que não tem muita experiencia com esses carros...(senti que ele tava com resseio de mexer). tirei o carro de la.
ah! e os bancos pararam novamente...
Gostaria de saber se alguem pode me ajudar indicando um auto-eletrico de confiança e que esteja acostumado com esse tipo de carro pq não quero Gambi na minha ZJ.

Rustão
10/06/2011, 08:21
oi pessoal
Um auto-eletrico com pratica de mexer nesses carros...please...
meu carro continua com os bancos sem funcionar e a bat descarregando...
Sou de São Paulo-Capital.
Se alguém puder me ajudar...
Valeu um abraço

AlexPalma
10/06/2011, 18:44
Rustão:

Se a região da Penha na Zona Leste não ficar muito longe... :mrgreen:

Auto Elétrico Nory: Rua Issac Tabacow nº 01 (travessa da Rua Itinguçu) - Fone: 2798-4282

O Nory mexe com carros importados e consertou na minha ZJ um problema de fiação que impedia de acender uma luz da porta e a do porta-malas. :concordo:

Ah, preço justo... :palmas:

Abraço.

Rustão
11/06/2011, 11:47
ai galera, é o seguinte...
Levei meu carro num auto eletrico aki em perdizes mais perto de casa(valeu AlexPalma pela indicação do auto ai na ZL)
como o banco para e volta a funcionar e a bateria descarrega olhei no manual e fomos direto no fusivel maxlaranja de 40 amp dessa linha dos bancos e batata, ta com um curto muito grande coisa de 17. alguma coisa marcando na amp do multimetro tirando o fusivel fica tudo normal.
Ele falou que a gente precisa saber onde ta o modulo que comanda essa linha...
Onde fica esse tal modulo ? ou alguem tem uma outra opnião?
ele tb falou pra eu não andar com o carro ou tirar esse fusivel pra isolar essa linha em curto
Com essas informações gostaria de algumas opniões e ajuda do pessoal do forum.

obrigado

cascavel
11/06/2011, 13:19
minha vovó também descarrega a bateria se ficar muito tempo parada. alguém sabe se existe algum curto circuito meio "padrão" desses carros? com a chave desligada ela aciona os comandos dos bancos. será essa a fuga de corrente?

AlexPalma
11/06/2011, 20:31
Rustão:

Não entendo paçoca de elétrica/eletrônica, mas como esse fusível também controla outras coisas como o próprio manual diz:

"15) Botão do redutor de luz do farol (ultrapassagem), Tomada elétrica, Memória (aquecimento-ventilação-A/C, Central de Informação, Rádio), Luzes de cortesia, Relê da luz de cortesia, Bancos, Relê da antena elétrica, Pisca eletrônico, Ignição desligada" - Fusível 40Amp Maxi Laranja.

Será que não está fugindo corrente por outro lugar, como por exemplo, as luzes de cortesia? :pensativo:

Relação dos módulos:


ITEM - P.NUMBER - QTY - DESCRIPTION
Modules--Electroni
1 - 56042447 - 1 - MODULE, Message Center, With Vehicle Information Center


2 - 56007350 - 1 - MODULE, Graphic Display, Without Vehicle Information Center


3 - 56042409AE- 1 - MODULE, Body Controller


4 - 56042462AB- 1 - SWITCH, Door ModuleRight


5 - 55314704AD- 1 - AIR BAG, Passenger


6 - 56042177AB- 1 - MODULE, Compass Temperature


7 - 56004262 - 1 - MODULE, Daytime Running Lamp


8 - 56027931 - 1 - MODULE, Anti-lock Brakes, Adaptive Brakes (ABS)


9 - 5GJ01JX8AA- 1 - AIR BAG, Driver

10- 04856623 - 1 - COVER, Air Bag Module


11- 56042463AC- 1 - SWITCH, Door Module


12- 56042056AB- 1 - MODULE, Seat Memory


13- 56042055AB- 2 - MODULE, Heated Seat Control


14- 56007706AB- 1 - MODULE, Air Bag Control,Electronic Control [AECM] With Bracket


15- 56042017 - 1 - MODULE, Lamp Outage


16- TRANSMITTER, Keyless Entry
56008761 - 1 - Driver 1
56008762 - 1 - Driver 2


Espero que ajude.



Boa sorte! :-P

Rustão
11/06/2011, 22:31
Ae Alex, obrigado de novo pela força...
realmente pode ser que seja outra coisa sim que esta em curto, mais como os bancos pararam primeiro, eles me deram uma dica do fusivel que poderia ser e realmente era ele mesmo.
não achei que tivesse tantos modulos assim.
se alguem puder me dar alguma dica por onde começar, pq tb não sei nada de eletrica...

um abraço e obrigado

AlexPalma
11/06/2011, 23:56
Talvez o número 12 (Module, Seat Memory) que controla a memória dos assentos. :pensativo:

Verifique a ligação entre o banco do motorista e a carroceria. O módulo deve ficar por ali...

Se não me engano o banco do passageiro é ligado em série com o do motorista.

Abraço.

andretomasi
12/06/2011, 02:01
Eu apostaria em algum curto nos contatos dos interruptores dos bancos, ou no próprio motor, ele pode ter "colado" por causa da amperagem alta que circula ali. Meu conselho seria inspecionar a parte elétrica dentro dos bancos, os próprios conectores que ficam embaixo do carpete podem ter dado curto com a carroceria em algum ponto.

[ ]'s

Rustão
12/06/2011, 11:28
obrigado amigos pelas dicas,
Ja dei uma olhada e o acesso é muito dificil precisa tirar o banco para um teste de acordo.
Minha esposa acabou de me falr que tirou um guarda-chuva com o cabo todo estourado debaixo do banco outro dia.
Provavelmente ele entrou la e qd abaixou o banco deve ter forçado alguma coisa é possivel?
bom vou fazer as medições e vou postando aki.
obrigado a todos pela ajuda

abraço

andretomasi
12/06/2011, 16:38
É possível, os fios do conector não tem proteção, pode ter descascado um deles ou esmagado contra alguma parte do banco.

Quanto ao módulo da memória, mesmo em curto ele não tem autonomia pra dar um curto com essa amperagem; mais provável as chaves ou o próprio motor dentro do banco mesmo.

Tenta soltar o banco inteiro com o trilho pra dar uma olhada embaixo. Como já conferiste um monte de coisa e aparentemente o restante da elétrica do carro está ok, tudo aponta pros bancos, não tem como fugir disso, saca eles fora e dá uma inspecionada ali dentro.

[ ]'s

Guilherme ZJ
29/04/2012, 21:38
Pessoal, eu tô com um problema parecido na minha ZJ. Nos acionamentos elétricos do banco do motorista, quando se aciona pra ele ir pra frente ou pra trás, ele só vai ou volta um pouquinho o lado direito do banco e trava aí.
Minha dúvida: Tem dois motores, um pra cada trilho de cada banco ou é só um motor que regula a distância do volante e um trilho tá travado mesmo ?

andretomasi
30/04/2012, 12:13
O manual diz que tem um motor horizontal e um vertical, deve ter travado um trilho mesmo.

344075

[ ]'s

Elver
30/04/2012, 12:33
Cara, se vc ainda estiver com problemas elétricos no seu carro e, pelo que eu li no tópico, você mora em Perdizes, tem um cara que é fera nisso, inclusive ele tem uma Cherokee e eu costumava levar meu jipe nele para arrumar problemas elétricos.

Ele fica na Rua Toneleiro, altura do 380 +/-, em frente a escola que tem lá. Da uma passada lá com seu carro e pede para o Márcio verificar, fala que foi indicação do Elver.

Maércio Lucarine
01/12/2013, 15:41
Olá, faz tempo que entro aqui no site e vejo que todos aqui conhecem muito com relação a cherokee, me cadastrei hj no site e navegando percebi que vc eh da zona oeste assim como eu. Tenho uma Cherokee limited ha 2 anos a tenho alguns problemas com ela onde nunca fui atras, agora deu na cabeça e quero arrumar todos os defeitos que ela tem, como você mora perto resolvi enviar este post para ver se vc pode me ajudar, será que poderiamos marcar para conversar a respeito? te aguardo abs

Helberv8
01/12/2013, 23:00
Certa vez meus bancos da ZJ parou de funcionar tbm......existem 3 relezinhos de lata na caixa de fusíveis no pé do carona....precisa retirar o acabamento todo p/ se ter acesso a eles.....não me recordo bem, mas um deles é responsável pelo funcionamento dos bancos.....o meu cheguei a queimar a ponta do dedo de tão quente q tava.......resumindo: estava em curto, troquei ele e os bancos funcionam bem até hj!!!

Guilherme ZJ
02/12/2013, 00:31
Certa vez meus bancos da ZJ parou de funcionar tbm......existem 3 relezinhos de lata na caixa de fusíveis no pé do carona....precisa retirar o acabamento todo p/ se ter acesso a eles.....não me recordo bem, mas um deles é responsável pelo funcionamento dos bancos.....o meu cheguei a queimar a ponta do dedo de tão quente q tava.......resumindo: estava em curto, troquei ele e os bancos funcionam bem até hj!!!

Boa noite companheiro,
Seria pedir demais se pedisse pra tentar lembrar qual dos três relés é o dos bancos?
Como faço pra testá-los?
Na minha viatura não funciona o comando de banco pra frente e pra traz, só esse.
O resto dos comandos, funciona tudo.

Valeu aí companheiro.

Helberv8
02/12/2013, 12:05
Guilherme.....não me lembro ao certo qual dos 3 é o fuzível do motor dos bancos, mas tenho 101% de certeza que é um deles.... o que me lembro "muuito" bem que eu queimei a ponta dos dedos quando fui retirá-lo....estava em curto, quando virava a chave em ponto de partida, ele já ficava começando a esquentar....foi trocar ele que meus bancos funcionaram perfeitamente!!!!

Mas no seu caso, tá me parecendo que é problema no motor do banco msm, pois a regulagem das costas funciona né?? e o banco do carona funciona tbm???

É simples de testar: retire a tampa da caixa de fusíveis no pé do carona, juntamente com o acabamento da caixa de ar e tals.....ai vc vai ver os 3 relezinhos de lata......vire a chave no ponto de partida e coloque o dedo com cuidado em um deles pra ver qual está esquentando......o que tiver quente é o defeituoso responsável pelos bancos......mas c tiver tudo normal, o banco do carona tiver funcionando e o banco do motorista não, é problema no motor, pois esse rele é responsável pelos 2 bancos.....se nenhum dos bancos funciona, é certeza que o problema é o rele......

Guilherme ZJ
02/12/2013, 19:29
Guilherme.....não me lembro ao certo qual dos 3 é o fuzível do motor dos bancos, mas tenho 101% de certeza que é um deles.... o que me lembro "muuito" bem que eu queimei a ponta dos dedos quando fui retirá-lo....estava em curto, quando virava a chave em ponto de partida, ele já ficava começando a esquentar....foi trocar ele que meus bancos funcionaram perfeitamente!!!!

Mas no seu caso, tá me parecendo que é problema no motor do banco msm, pois a regulagem das costas funciona né?? e o banco do carona funciona tbm???

É simples de testar: retire a tampa da caixa de fusíveis no pé do carona, juntamente com o acabamento da caixa de ar e tals.....ai vc vai ver os 3 relezinhos de lata......vire a chave no ponto de partida e coloque o dedo com cuidado em um deles pra ver qual está esquentando......o que tiver quente é o defeituoso responsável pelos bancos......mas c tiver tudo normal, o banco do carona tiver funcionando e o banco do motorista não, é problema no motor, pois esse rele é responsável pelos 2 bancos.....se nenhum dos bancos funciona, é certeza que o problema é o rele......

Valeu então, já é meio caminho pra eu resolver meu problema porque a regulagem dos dois bancos não funcionam e é essa mesma regulagem, pra frente e pra traz, enquanto que todas as outras funcionam normalmente.
Qualquer hora dessas eu arranco as proteções plásticas ali perto dos fusíveis e já sei por onde começar.

Valeu Helberv8

tonatto
20/05/2017, 18:30
Aí pessoal,talvez aqui possam me ajudar, o ajuste lombar do passgeiro não volta,ficou bem para a frente, se vc coloca o ouvido próximo do banco e aciona para ajustar a lombar para frente,escuta o toc toc, para trás, nem sinal de querer voltar, outra coisa os aquecimentos não funcionam ,sabem me dar algumas dicas ?Valeww