Ver Versão Completa : Pajero Full: gasolina ou diesel?
wolfmann
29/05/2011, 01:05
Senhores, tenho um Outlander há quase um ano e pretendo trocar o segundo carro aqui em casa por um Pajero Full. Resta decidir se diesel ou gasolina.
Grande dúvida: vale a pena a economia no combustível se levar em conta a diferença de preço entre as versões a gasolina e diesel? Costumo rodar uma média de 20000 kms/ano e na ponta do lápis as despesas do carro a diesel acabam sendo maiores (seguro e ipva) e a desvalorização em termos absolutos acaba sendo muito parecida na hora da revenda. A manutenção, de acordo com a tabela da Mit tem valores parecidos. A economia no desembolso do combustível acaba sendo praticamente zerada pelas diferenças de seguro e ipva.
Desse jeito, a escolha acaba pelo uso do carro: qual tem melhor uso? Levando em conta um uso praticamente on road (90% do tempo) e mais urbano do que na estrada, qual seria a escolha dos colegas? Eu nunca tive carro a diesel e tenho a preferência pelos motores 6 cilindros por conhecer bem o que é dirigir um carro com esse motor (já passei pelos opalas, bmws, audis e passats), mas aceito que um dirigir um jipe tem muito pouco a ver com dirigir um sedan, embora o meu Outlander (sei que não é um jipe, mas é o mais parecido com um que já tive) seja muito prazeiroso de dirigir.
Pedro Henrique Neves
29/05/2011, 12:03
Dependendo do preço eu iria de V6, o conforto de um carro a gasolina, pra mim, não tem diesel que chegue perto, A NÃO SER as DISCOVERY 4/RAVER ROVER 3.0 TDV6 com 245cv e 62kgmf de torque, parede um carro a gasolina andando!!! Até hoje, eu so comparo esses 2 carros com carro a gasolina, que é um absurdo o silencio, e a potência desse motor.
Se for pra comprar a gasolina, tente ja comprar desvalorizado, pois, principalmente Pajero Full, todos so querem a diesel, um ou outro doido como nós compra a gasolina, se iludindo que compensa pagar mais pra usar a diesel, que é mais barato que a gasolina.(Posso esta falando merda, mas na minha Pajero Sport não tem economia nenhuma :concordo: ) Principalmente se só vais usar na cidade, rodando pouco por ano, certamente iria de gasolina.
:cool:
dojao campeao
30/05/2011, 11:30
Srs., a diferença em R$ entre uma a diesel para uma a gasolina até que não é muita, sendo que despesas necessárias (seguro, IPVA etc) são menores na segunda o que compensa (dependo da quilometragem) o menor custo com combustível da primeira! O que realmente é vantajoso na diesel é a liquidez na hora de passar prá frente! Em contrapartida, nas fulls a versão a gasolina ainda é mais prazerosa de "tocar"!
dojao campeao
Escolhi a diesel pois uso a minha só para viajar por isso levei em considração somente a autonomia.
Att
wolfmann
30/05/2011, 20:28
e qual seria a diferença de autonomia entre as duas versões. Pelo que li o consumo por litro na estrada seria bastante parecido.
Pedro Henrique Neves
30/05/2011, 20:43
Amigo, na hora de COMPRAR, a diferença não é muita, mas na hora de VENDER, você vai sentir a diferença, ninguem vai querer pagar nada pelo fato de ser a gasolina, por isso que falo pra você ja comprar desvalorizada. O consumo dependendo da tocada a diesel fica mais em conta, pelo que vi relatos aqui, chega a fazer 10km/l tranquilo.
Wolfman,
Passei por essa dúvida em 2010. Em novembro comprei um Full Diesel 5p. As peculiaridades do mercado devem ser bem analisadas. O que é vantagem aqui em Salvador, pode não ser vantagem aí no Rio.
A diferença entre os Full 5p é de R$ 20k. Olhe o preço da tabela MIT: Full 5p diesel - R$ 190k, Full 5p gasolina - R$ 170k. Ou seja o Full 5p diesel é apenas 12% mais caro que o Full 5p gasolina.
Aqui em Salvador o litro do diesel custa em torno de R$ 2 e a gasolina R$ 3. Sendo assim, seria necessário rodar em torno de 67 mil km para compensar o custo maior do Full diesel.
Seguro - Meu Full foi segurado pela Chubb por 3 anos e custou R$ 11.400. Se fosse a gasolina, custaria R$ 10.800.
A manutenção diesel não é tão cara assim. A soma das 10 revisões programadas do Full diesel é de R$ 7.359. Já a soma das mesmas 10 revisões do Full gasolina é R$ 7.304.
Consumo e manutenção - No diesel o consumo é menor, além da gasolina custar quase 50% a mais que o diesel. A durabilidade da mecânica diesel é maior. Como meu Full foi repontencializado, aumentou a potência para 272 cv e o torque para 69 kgfm. Ficou mais ágil e desenvolve bem.
Revenda - Full Diesel, além de desvalorizar menos, é mais fácil e rápido de vender que o Full Gasolina. Aqui em Salvador, carro a diesel é bem fácil de vender.
Veja que tanto o Full diesel quanto o Full gasolina tem vantagens e desvantagens. Cabe vc decidir o que é mais interessante dentro dos seu critérios de decisão.
Espero ter ajudado.
Abs,
Uxío
wolfmann
30/05/2011, 21:14
Uxío, levando em conta a minha média de uso, 67000 kms são quase 4 anos rodando, provavelmente estaria trocando por outra Full. Sei que a desvalorização seria menor e o carro a diesel tem mais liquidez.
Esse segundo carro seria um ASX, mas como a minha esposa está tão bem adaptada com o Outlander, desisti do ASX e estou partindo para a Full por ser uma preferência minha. Poderia até mesmo começar com a 3D que teria um desembolso inicial parelho com a Full 5D a gasolina e mais tarde completar a garagem trocanco o Outlander pela Full 5D.
Como disse na postagem de abertura, os custos são bastante parelhos porque a economia no desembolso inicial é diluída pela economia de combustível ao longo do uso e fica realmente pelo prazer de dirigir o carro. Seria mais divertido o carro a diesel ou um carro a gasolina. Essa é a minha dúvida.
Eu já fiz test drive nas duas versões (3D e 5D) a gasolina, mas ainda não consegui um carro a diesel para comparar. Achei os carros bem parelhos, levando em consideração a diferença de tamanho, e acho que qualquer uma das versões atende bem o meu uso (meus filhos mais velhos estão cada vez menos conosco - o mais velho já está até casado - e normalmente sou eu, minha esposa e o caçula de 7 anos).
E aí: diesel ou gasolina?
Pedro Henrique Neves
30/05/2011, 21:16
Perai, é 0KM??
Seria mais divertido o carro a diesel ou um carro a gasolina?
Xiiii, não sei te responder isso. Esse é meu primeiro SUV, primeiro Full e primeiro carro a diesel. Ainda não dirigi o Full a gasolina para poder comparar melhor.
Quer uma sugestão: Mande uma MP para Alefull e descubra a opinião dele. Ele já está no oitavo Full, e já teve todos - 3p, 5p, diesel e gasolina. O atual é um 5p diesel tb repotencializado. Ele pode te ajudar a decidir.
wolfmann
31/05/2011, 06:55
Pedro, a intenção é que seja zero. A escolha pela Full se deve ao melhor pacote em termos de segurança, senão colocaria a Dakar entre as escolhas.
Não penso na Discovery por conta do receio com a adaptação dela ao diesel nacional e não quero me aborrecer em ficar parado na estrada porque senão o objetivo seria uma Disco 4.
e qual seria a diferença de autonomia entre as duas versões. Pelo que li o consumo por litro na estrada seria bastante parecido.
Não é não, se andar a 100, 110 km/h faz quase 12 km/l. Se eu andar a 160 km/h faz 7,5 km/l que é o a gasolina faz normalmente.
Minha melhor marca foi no trecho São Paulo - Vitória (11,7 km/l) onde fui sem reabastecer.
Abs
Pedro Henrique Neves
31/05/2011, 22:53
Já que é zero KM, fica totalmente a seu critério. Pensei que era usada que você pretendia, por isso falei pra comprar desvalorizando. HEHEHEHE
EU, se fosse comprar ZERO KM, compraria a DIESEL, a diferença da gasolina é pouca e o motor com 200cv acredito que não fique muito atraz da gasolina na hora do desempenho. Pensei que tinhas interesse na antiga, com motor de 163cv e etc... Por mais que seja confortável o carro a gasolina, na hora de vender, vai perde MUITO, e toda essa economia que você vai ter com IPVA e SEGURO por exemplo, vai perder toda na hora da revenda. Fora que na hora de comprar, pelo menos aqui em Recife, é dificil encontrar uma a gasolina a pronta entrega. hehehehe
Nesse caso, preferia a Diesel.
Eu se fosse você começaria a ver com outros olhos a Discovery 4, a versão S com o mesmo motor da Discovery 3, o 2.7 TDV6 é o que tem o problema com os diesels daqui, mas até agora eu não vi relatos de pessoas com a Discovery com o motor novo 3.0 TDV6 com 245cv e 62kgmf de torque(esse anda!), acredito que o motor sofreu uma "tropicalização" para o diesel daqui. A diferença de preço é significativa, as versões SE da Discovery com o motor 3.0, se eu não me engano ficam em torno de R$210.000, diferente do R$190.000 da Full.
Não custaria dar uma olhada na Disco 4, mesmo a versão S com motor 2.7, pode ser que resolveram o problema do motor com o diesel daqui.
wolfmann
01/06/2011, 07:44
Não é não, se andar a 100, 110 km/h faz quase 12 km/l. Se eu andar a 160 km/h faz 7,5 km/l que é o a gasolina faz normalmente.
Minha melhor marca foi no trecho São Paulo - Vitória (11,7 km/l) onde fui sem reabastecer.
Abs
essa questão do consumo é muito controversa. Existem vários relatos comentando consumos bastante elevados e "normais". Eu sempre tive a sensação de que o consumo do carro a diesel deveria, em condições de uso normal nas nossas estradas (4x2 e respeitando limites), ter um consumo acima dos 10 km/l como você está relatando. O carro a gasolina chegaria perto do 10 km/l (entre 9 e 9,5 km/l - o meu Outlander é 2.4 e faz 11 km/l na estrada e 7,2 km/l na cidade) e por isso não estava vendo grande diferença entre as autonomias, mas com o seu relato a diferença será na casa do 30%, o que é um diferencial.
wolfmann
01/06/2011, 07:49
Já que é zero KM, fica totalmente a seu critério. Pensei que era usada que você pretendia, por isso falei pra comprar desvalorizando. HEHEHEHE
EU, se fosse comprar ZERO KM, compraria a DIESEL, a diferença da gasolina é pouca e o motor com 200cv acredito que não fique muito atraz da gasolina na hora do desempenho. Pensei que tinhas interesse na antiga, com motor de 163cv e etc... Por mais que seja confortável o carro a gasolina, na hora de vender, vai perde MUITO, e toda essa economia que você vai ter com IPVA e SEGURO por exemplo, vai perder toda na hora da revenda. Fora que na hora de comprar, pelo menos aqui em Recife, é dificil encontrar uma a gasolina a pronta entrega. hehehehe
Nesse caso, preferia a Diesel.
Eu se fosse você começaria a ver com outros olhos a Discovery 4, a versão S com o mesmo motor da Discovery 3, o 2.7 TDV6 é o que tem o problema com os diesels daqui, mas até agora eu não vi relatos de pessoas com a Discovery com o motor novo 3.0 TDV6 com 245cv e 62kgmf de torque(esse anda!), acredito que o motor sofreu uma "tropicalização" para o diesel daqui. A diferença de preço é significativa, as versões SE da Discovery com o motor 3.0, se eu não me engano ficam em torno de R$210.000, diferente do R$190.000 da Full.
Não custaria dar uma olhada na Disco 4, mesmo a versão S com motor 2.7, pode ser que resolveram o problema do motor com o diesel daqui.
Os Disco 4 parecem que ainda sofrem com o diesel mais do que se gostaria e não quero parar em uma viagem porque o filtro entupiu, não fosse essa crítica compraria a versão SE. Vou me aprofundar nas leituras sobre o 3.0 V6 para ver se algo acontece de diferente hoje em dia, até porque já começam a falar em uma versão a diesel para o Freelander (não é do meu interesse, mas mostra que a Land Rover começa a trazer novas opções de motorização).
Agora começa outra dúvida... disco ou full???? hehehehe.
Pedro Henrique Neves
01/06/2011, 08:32
Agora a dúvida são 3, Disco, Full DIESEL ou FULL GASOLINA! hahahaha
Entre a Disco 4 S com o motor 2.7 eu ficaria com a FULL, já se a versão da Disco for SE com o motor 3.0, ai não tinha dúvida, abraçaria a Land. Vale lembrar que na Disco SE 3.0 a suspensão é pneumática, se não andou em uma, faça um teste-drive na SE, você vai ver, parece que esta flutuando. Entra la no sub-forum da Land Rover e pergunta a alguem que tenha o carro pra saber melhor, eu so sou curioso no assunto, ainda não esta no meu patamar opinar com tanta certeza sobre Pajero FULL e Discovery 4 HEHEHEH
Pela fipe os preços dos 3 carros são:
Discovery 4 SE 3.0 TDV6 - R$216.500,00
Pajero Full 5p 3.8 V6 GAS. - R$166.100,00
Pajero Full 5p 3.2D - R$187.283,00
A Land é bem mais cara, e se for comprar a Full a gasolina, pela economia, compraria a Full mesmo, R$50.000 de diferença é muito dinheiro pra mim.
wolfmann
01/06/2011, 16:25
não considero a versão S da Disco 4 pela falta de ítens de conforto que a Full tem. É certo que a Disco 4 em qualquer versão tem projeto mais moderno, mas a modernidade da suspensão pneumática e gerenciamento de sistemas eletrônicos não é imprescindível, principalmente no uso que tenho (90% on road e os 10% off road feitos em trilhas leves).
Dentro dessa filosofia, a gente pode comparar a Full com a versão SE e ver como fica o bolso. Eu concordo que R$ 50k é dinheiro para ninguém negligenciar e por isso mesmo cogito pouco a Disco 4.
Na minha opinião, o que seria melhor custo benefício entre os modelos mais vendidos (SW4, Full, Disco) é a Full por ser um carro mais moderno que a SW4 e com mais ítens de conforto que a versão de entrada da Disco e por isso estou pesquisando entre as versões a gasolina e diesel da Full.
Repara que entre essas duas versões tem cerca de R$20k de diferença que podem ou não influenciar na hora da compra... na hora da venda, com certeza a versão diesel será melhor. O uso do carro vai ou não acabar com essa diferença inicial e por isso acho que realmente o que pesa para mim é qual das duas versões é melhor de usar.
Senhores, esse carro vai ter o uso que vocês convencionaram ser SUV de shopping... não vai encarar trilhas ou expedições. Vai viajar em estrada de asfalto na maior parte do tempo. Autonomia de 500 kms sem parar já é bastante para mim, mesmo porque meu caçula me faz parar em média a cada duas horas.
vou dar meu pitaco apenas com relação ao conforto do motor, se é se pode chamar desta forma. não posso opiniar qual deve ser sua escolha, primeiro por questão de gosto pessoal, segundo por questão de bolso e terceiro porque não tenho nenhum dos 3 carros em questão.
mas, uma coisa é fato, veículos a gasolina são mais suaves e mais gostosos de dirigir do que carros a diesel, por causa do combustível e diferente forma de trabalho do motor.
agora, se você está acostumado com diesel, pense seriamente na Disco 4, os relatos são mais alarde do que fato e, embora a diferença de preço seja razoável, pra quem compra um carro de 200k, compra um de 210k...hehehehe
abs e boa sorte na escolha...certamente são excelentes carros
wolfmann
02/06/2011, 06:50
concordo contigo que em uma "tempestade" de 200k, 10k são pingos... hehehehehe.
essa comparação entre o motor a gasolina e o motor a diesel é a grande dúvida. A última vez que tive um carro à diesel foi na década de 80 durante um período em que estava morando em Portugal (e foi uma experiência boa porque o carro reagia como um carro a gasolina, mas era outro país, outro combustível e outra situação).
Hoje em dia, com os motores atuais parece que o motor a diesel barulhento e de reações lentas já é coisa do passado (pelo menos em termos das melhores marcas). Estou querendo saber dessas experiências.
Hoje em dia, com os motores atuais parece que o motor a diesel barulhento e de reações lentas já é coisa do passado (pelo menos em termos das melhores marcas). Estou querendo saber dessas experiências.
sim, os motores estão muito melhores...menos barulhentos, com reações melhores e mais rápidas, mas, ainda não conseguiram alcançar, na minha opinião, os modelos a gasolina.
um caso específico, a L200 Triton, que estudei comprar antes da TR...o modelo flex roda meio amarrado, por causa do cambio, mas roda mais suavemente que a diesel, embora esta seja mais solta, parece que o cambio é mais elastico na diesel...mas, o rodar do carro a gasolina, a aceleração e a resposta ao acelerador é mais macio, mais suave na gasolina que na triton diesel.
outro diesel que diriji, hilux, o carro é pesado, ainda que tenha respostas rápidas.
todos estes com cambio AT, ok.
o único MT que dirijo é a ranger do meu irmão, NGD 3.0 chipado - 192cv na roda - é um canhão, existe um delay nas baixas, mas é um avião, anda mto...mas, vc sente que é pesado...
se eu tivesse 200k pra investir, iria de Disco, infelizmente a V8 não compensa, mas pensaria...faria teste nas duas e depois, escolheria uma...
abs e boa sorte
Vai de gasolina, são mais confiáveis.
Com o maravilhoso diesel brasileiro, é só uma questão de tempo para você ter problemas.
wolfmann
04/06/2011, 09:10
a qualidade do diesel é um fator que me preocupa porque não quero sair em viagem com a preocupação em saber se vou chegar por conta de um entupimento de filtro ou bico, mas acredito que seja uma possibilidade menor por conta dos meus destinos mais frequentes (moro no Rio e sigo muito para São Paulo para ver a família e faço algumas viagens acompanhando amigos para o interior do Rio e eventualmente Curitiba ou Belo Horizonte).
De toda a forma é uma coisa que sempre considero.
Sei também que os motores a diesel tem um delay de arrancada, mas nada que a gente não se adapte e se não existe mais uma grande diferença em retomadas para fazer ultrapassagens, e tenho lido poucas queixas nesse sentido, acredito que o modo de dirigir seja muito semelhante nas duas versões.
Chipar o motor pode ser um problema inicial.. não quero ficar com um carro "manco" e nem quero a obrigação de preparar um motor zero. Isso é algo que me faria desistir do diesel e encarar o maior consumo. Um carro "manco", mas econômico nunca foi minha escolha.
A economia de combustível é desejada, mas não é fundamental. Penso que mesmo um carro potente pode ser mais econômico se usado dentro dos limites, mas se precisar de motor para sair de uma situação complicada quero que o carro responda. Comprar um carro zero de 200 cv e ainda assim ter de gastar dinheiro para prepará-lo para obter a potência que faz falta é algo que não consigo engolir com facilidade.
Com relação à resposta do motor, acredito que há uma variável que você deveria considerar: um motor de 6 cilindros 4 tempos fornece três ciclos de força por volta. Um de 4 cilindros 4 tempos apenas duas.
Com relação à resposta do motor, acredito que há uma variável que você deveria considerar: um motor de 6 cilindros 4 tempos fornece três ciclos de força por volta. Um de 4 cilindros 4 tempos apenas duas.
Corrigindo o português:
Com relação à resposta do motor, acredito que há uma variável que você deveria considerar: um motor de 6 cilindros 4 tempos fornece três ciclos de força por volta. Um de 4 cilindros 4 tempos apenas dois.
Comprei uma full 2008 diesel a 2 meses aqui em Fortaleza. De dez carros pesquisados, somente um era a gasolina e 30 mil reais mais barato. Balancei pelo preço. Porém, alguns colegas donos de loja e os próprios vendedores me alertaram que dificilmente eu conseguiria vender este carro, muitas ccs e revendas nem aceitariam receber e os poucos que aceitariam, jogariam o preço lá para baixo.
Abs.
wolfmann
10/06/2011, 10:53
o cenário aqui no Rio é diferente. Tem muitas Pajeros 3-D a gasolina. A versão a diesel tem mais aceitação, não há dúvida, mas o mercado do carro a gasolina não é inviável.
Ainda não consegui achar uma revenda que me permitisse fazer test drive com as duas versões (só tenho encontrado a versão a gasolina a disposição) porque os carros a diesel já chegam vendidos.
Tenho tempo e vou vendo as respostas dos veteranos.
Lewis Sw4
10/06/2011, 11:01
" Ainda não consegui achar uma revenda que me permitisse fazer test drive com as duas versões (só tenho encontrado a versão a gasolina a disposição) porque os carros a diesel já chegam vendidos. "
essa e a diferenca entre diesel e gasolina !
wolfmann
10/06/2011, 20:38
que o mercado prefere diesel não se discute. O que estou pesquisando é qual das duas versões dá mais prazer de dirigir. Comprar o carro pensando em vender não é o meu perfil e a diferença que você consegue na hora da revenda, você já teve na hora da compra quando economizou no valor inicial, seguro e ipva.
Meu maior receio é ficar em uma situação complicada durante uma ultrapassagem ou na saída de um cruzamento porque o motor não arrancou como esperava.
Vejo vários relatos de motores chipados tendo uma diferença grande depois da alteração e não gostaria de comprar um carro com a obrigação de modificá-lo para ter um desempenho bom. Ainda mais que costumo ficar com o carro durante alguns anos antes de trocar.
Por isso quero andar nos dois antes e estou levantando a questão para debate.
Pedro Henrique Neves
11/06/2011, 22:34
Pelo visto você esta preferindo torque do que potência, é melhor o diesel pra você, o torque de carro a diesel é muito maior do que a gasolina. Mostrando a diferença em números, é 33.5 kgmf da gasolina, contra 49 kgmf do diesel. No entanto o prazer em dirigir, a 3.8 V6 não tem comparação ao a diesel. :concordo:
Marcelo(Natal-RN)
12/06/2011, 15:31
Se voce nao liga pra desvalorizacao que vai sofrer na hora de vender e tem um bom salario pra bancar,a V6 é muito mais carro sem duvidas!
wolfmann
12/06/2011, 17:27
Marcelo, se você pesquisar nos anúncios dos sites de compra e venda na web vai ver que a desvalorização do carro a gasolina não é o absurdo que se comenta.
Veja só: um carro zero vai custa 150k (gas) ou 170k (die) tabela oficial Mit. Os usados 2010 que encontrei ficam em 128k (gas - desv 14,6%) ou 140k (die - desv 17,6%). Os usados 2009 ficam em 115k (gas - desv 23,3%) e 125k (die - desv 26,5%) e os 2008 ficam em 98k (gas - desv 34,7%) e 108k (die - desv 36,5%).
O percentual de desvalorização da ver são a diesel é sempre maior, o valor absoluto de desvalorização da versão a diesel é sempre maior também e a diferença entre as versões gasolina e diesel que começa em 20k nos carros zero, fica estável na casa dos 10k nos usados.
Se falarmos em liquidez para revender, acredito que os carros a diesel vendem mais rápido, mas a desvalorização das duas versões é semelhante e você empata menos dinheiro na compra de um carro a gasolina e vai desembolsar uma diferença em dinheiro menor para trocar o usado por outro novo (na média menos 10k). Compensa bem o consumo maior se você vai ter um carro que te dê mais prazer na hora de dirigir.
Como já disse antes, minha média de uso não é alta (20000 kms/ano), não pretendo fazer expedições (o máximo de terra que essa carro deve ver na vida são estradas de ligações entre rodovias e cachoeiras ou sítios). Acho que vou ficar na versão a gasolina... já conversei na Mit Rio para ver se conseguem um carro a diesel para comparar, mas a tendência vai ser mesmo o carro a gasolina.
euclidesneto
16/06/2011, 11:00
Vai de gasolina, são mais confiáveis.
Com o maravilhoso diesel brasileiro, é só uma questão de tempo para você ter problemas.
E a mijolina é confiável desde quando?
Acho que o documento em anexo fornece uma boa ideia da origem dos problemas com o diesel brasileiro.
Caros srs
a apjero full v6 3.8 tem bastante força em baixas rpms? vi que o torque aparece em 2700 rpms, então deve ter mais força em baixa do que o sorento v6 3.8 certo? Este motor é duravel?
obrigado
wolfmann
17/06/2011, 10:08
qualidade do combustível é sempre um problema, seja qual for o combustível. Não tenho experiência com carro a diesel, mas trabalho com postos de combustível e não tenho reclamações de clientes sobre a qualidade do diesel. Da gasolina sempre tem um mecânico que atribui o problema do carro ao combustível, mas depois de feita a análise do produto se constata que o mecânico foi preguiçoso para investigar o real problema.
euclidesneto
17/06/2011, 10:10
Pois é, tenho dois carros a diesel e um caminhão. Pode ser que amanhã tenha, mas até hoje, nada.
wolfmann
17/06/2011, 12:25
o que vai acabar decidindo mesmo é o prazer de dirigir e a opinião da cara metade... desde que casei desisti de ter razão... hehehehehehe
Cassio Cardoso
10/11/2011, 00:55
Estou desenterrando esse tópico porque vinha cogitando trocar meu carro e fui experimentar o modelo a gasolina, pois o meu é diesel e estou muito satisfeito. De fato, o funcionamento suave do motor V6 deve ser considerado para quem faz questão de carro silencioso, mas não senti vantagem alguma no desempenho, muito pelo contrário, sinto que sobra torque no diesel e o V6 exige giros altos em subidas e arrancadas. Creio que aqueles que experimentam as duas motorizações, acabe optando pelo diesel.
fcampelog
10/11/2011, 11:00
Estou desenterrando esse tópico porque vinha cogitando trocar meu carro e fui experimentar o modelo a gasolina, pois o meu é diesel e estou muito satisfeito. De fato, o funcionamento suave do motor V6 deve ser considerado para quem faz questão de carro silencioso, mas não senti vantagem alguma no desempenho, muito pelo contrário, sinto que sobra torque no diesel e o V6 exige giros altos em subidas e arrancadas. Creio que aqueles que experimentam as duas motorizações, acabe optando pelo diesel.
Diesel ! Melhor para o bolso e para o meio ambiente.
euclidesneto
10/11/2011, 11:06
Interessante. Sempre fui fã do diesel, mas achei que nesse quesito fosse justamente o contrário. Acho o diesel muito travado em arrancadas.
neilsonhenriques
10/11/2011, 12:14
o que vai acabar decidindo mesmo é o prazer de dirigir e a opinião da cara metade... desde que casei desisti de ter razão... hehehehehehe
wolfmann,
Cara, como eu ri com isso !!! :chorandoderir: :palmas:
Para Ajudar!
Diesel vs. Gasolina (http://acienciadascoisas.blogspot.com.br/2010/03/diesel-vs-gasolina.html)07:16 | Publicada por Dvd.
O diesel é um combustível menos refinado que a gasolina, requer menos trabalho, menos tempo, a produzir, daí o porquê o diesel ser originalmente mais barato que a gasolina, embora hoje em dia esta questão esteja muito mais relacionada com os impostos. Enquanto a gasolina é um líquido mais refinado, mais fino, o diesel é mais como um óleo.
Ambos são motores de combustão interna, mas o motor a diesel difere do motor a gasolina em alguns aspectos:
Num motor a gasolina, a gasolina entra na câmara de combustão já previamente misturado com o ar, necessário à combustão, ou pelos injectores, ou pelo carburador, nos carros mais antigos na Europa, nos Estados Unidos ainda se usam motores a carburador, não se sabe bem porquê, talvez porque, digam o que disserem, a gasolina lá é barata e um carro que gaste 10l/100Km gasta pouco. Uma vez na câmara e após a compressão (a compressão de num motor de combustão, ou taxa de compressão, é o quão o pistão comprime a mistura na câmara antes de combustão) da mistura por parte do cilindro, a mistura é queimada através da faísca da vela. Isto faz com que o pistão seja empurrado devido à pressão resultante dos gases e, consequentemente, o motor roda.
Num motor a diesel, o ar entra separado do diesel na câmara. Primeiro entra o ar que então é comprimido a uma grande taxa de compressão, (normalmente o motor a diesel tem uma taxa de compressão superior ao motor a gasolina, uma das razões para que tem mais cilindrada e a razão pela quão o bloco é mais robusto) ora o ar altamente comprimido aquece e é aqui neste ponto de alta compressão que o diesel é injectado directamente na câmara a alta pressão e ao entrar em contacto com o ar quente, explode (o diesel é um liquido explosivo, enquanto a gasolina é um liquido inflamável).
Na pratica, um motor a diesel é sempre menos rotativo que um a gasolina, e desenvolve mais binário a rotações mais baixas que um a gasolina (o binário é a força de rotação que o motor faz e exprime-se em newtons por metro, ou seja é quantidade força que faz por unidade de distancia. Por exemplo, quando se está a apertar uma porca com uma chave inglesa faz-se exactamente uma força de binário. Já a potência, expressa em cavalos normalmente nos carros, é quantidade de energia concedida pelo motor numa unidade de tempo. Dizer que um motor tem 100cv / 6000rpm quer dizer que durante o tempo que o motor está a rodar a 6000 rotações por minuto, concede 100 cavalos de potência).
No entanto o motor a gasolina, informalmente explicando, consegue manter a força por mais tempo que um motor a diesel, porque o motor a diesel “esgota” mais rapidamente, na prática isto quer dizer que enquanto um motor a gasolina vai sem problemas até as 6000 rotações, um motor a diesel vai até as 4500 só.
Dito isto, as vantagens do motor a diesel são o baixo consumo de combustível, o facto de ser capaz de produzir mais força que um motor a gasolina (daí ser um motor mais apropriado para camiões, por exemplo) e o facto de um motor a diesel ser tido normalmente como sendo mais durável que um motor a gasolina, em parte porque é menos rotativo, ou seja, “mexe-se” menos. No entanto, hoje em dia, este factor tem-se vindo a tornar menos verdade pois com o esforço dos fabricantes para aumentar a performance dos motores a diesel, a inclusão de turbos e o aumento da pressão de entrada do diesel, por exemplo, causa mais stress aos componentes e consequentemente baixa-lhes a durabilidade.
O motor a gasolina é um motor rotativo e quando comparado com o seu equivalente a diesel, ainda é, normalmente, sempre o consegue melhor performance.