Conectar

Ver Versão Completa : PROBLEMAS NA TRAÇÃO "POSITIVA"

Vinicius Hauagge
24/05/2005, 11:06
Pessoal, meu jeep tem tração positiva (ou progressiva) no diferencial traseiro, aquela que consiste em uma serie de discos, tipo embreagem de moto, que bloqueiam parcialmente uma roda quando a outra patina... Se nao me engano, esse equipamento foi retirado de uma f100 ou f1000.
Esse final de semana sai fazer uma trilha e notei que o dispositivo parou de funcionar?
O que será que pode ser? O óleo que perdeu as caracteristicas que fazem o semi-bloqueio funcionar ou algo de mais serio?
Obrigado pelas dicas,
Vinicius!

dero
24/05/2005, 11:27
Vinicius,

Como vc chegou a conclusão q parou de funcionar?

Pq o sistema trabalha com uma determinada carga pra poder "parar" a roda q está livre e as vezes é necessário algumas voltas pra fazer com q esta carga chegue ao valor de bloqueio.

Mas se realmente ele nao funciona o ideal é abrir logo o diferencial pq provavelmente ele está rodando com particulas sólidas misturadas no óleo (os discos podem somente se desgastar ou quebrar).

Esse bloqueio é ótimo recurso para caminhonetes 4x2 pois o custo benefício compensa, mas para veículos 4x4 de uso contínuo em off não seria viável devido ao alto desgaste neste tipo de uso (para o qual ele nao foi feito).

valeu

Vinicius Hauagge
24/05/2005, 11:39
Bem, parou de funcionar pq somente uma roda patinava... Quando funcionava, enquanto uma roda dava umas quatro voltas, a outra dava uma, aproximadamente...
Esse equipamento esta instalado no meu jeep há mais ou menos 4 anos e nunca deu problema, sempre funcionou corretamente... E eu sempre fiz manutencao preventiva...
Caso exista desgaste dos discos, tem alguma forma de recuperar o sistema? Colocar mais um disco entre eles? Ou é necessario a troca de todos os discos...
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

leopoldo
24/05/2005, 13:52
VIXE :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

:lol: :lol: :lol: tem gente viajando aqui :lol: :lol: :lol:

Esse dispositivo, é um desbloqueio progressivo. Não é um bloqueio progressivo não pô !

As rodas estão sempre virando juntas........+/- bloqueadas.......sempre !

Quando vai-se fazer uma curva, os semi-eixos lutam para virar um em relação ao outro até que vencem a carga das molas e o atrito entre os discos.

Ele é muito bom enquanto o jeep não para.

Mas na lama, quando o jeep para de rodar, o bloqueio não funciona mais 100% e qualquer pisada a mais no acelerador..........parece um diferencial comum.

Acelerações vagarosas e pisadas no freio ajudam um pouco a recuperação da tração.

Para eu, não há problema aparente com o seu LSD.

Agora respondendo às outras perguntas:

.....Caso exista desgaste dos discos, tem alguma forma de recuperar o sistema....

sim. troca do reparo.

....Colocar mais um disco entre eles....

teóricamente é possível, mas só na montagem dá pra ver se cabe!

.....é necessario a troca de todos os discos....

1- se for reparo novo, sim
2- não sei se a albarus ainda fornece o kit de reparo.
3- no desespero dá para fazer 1/2 sola.

Vinicius Hauagge
24/05/2005, 14:42
Bem, Mestre Leopoldo, desculpa pela "viajada"... :D :D :D
Poderia explicar melhor o que seria essa "meia sola"?
Obrigado,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
24/05/2005, 14:46
Aproveitando seus conhecimentos, Leopoldo, vc disse na sua mensagem anterior que acha que nao existe problema do sistema...
Qual seria uma maneira pratica de fazer isso, sem abrir o diferencial?
Levantar a traseira do jeep e girar uma das rodas? se estiver ok, a outra deveria rodar tambem, ne?
Grato novamente,
Vinicius!

Sergio Rocha
24/05/2005, 14:47
A Enfer vende.

http://www.metalurgicaenfer.com.br/

[]'

ramiro_eli
24/05/2005, 15:18
Tem que trocar o "reparo" do bloqueio.
O reparo são os discos e as molas.
Na r. Piratininga a Auto peças Mendez faz este tipo de serviço.

leopoldo
24/05/2005, 16:22
......Levantar a traseira do jeep e girar uma das rodas? se estiver ok, a outra deveria rodar tambem, ne?.......

SIM, e acrescento: rodam (ambas) para frente ou para trás.

TESTE 1:
O chão da minha garagem é de ladrilho.
eu mando ver água com sabão nos pneus e no chão.
encosto o parachoque na parede, ligo o jeep, engato 1º, solto a embreagem, desço do jeep e fico olhando as rodas patinando.
Se encostar a mão na lateral e empurrar... o jeep sai de lado. :lol:

Mas isso é coisa de demente!

TESTE 2:
Na mesma garagem , tem um desnível.
em dias de chuva, quando tento entrar sem embalar, os pneus patinam e o jeep corre de lado. Ouve-se nitidamente os 2 pneus patinando.

TESTE 3:
Dá para fazer isso em postos de gasolina onde normalmento o chão é de cimento " queimado", lisinho, lisinho.
Em dias de chuva, saia acelerando forte. O jeep corre de lado.

TESTE 4:
Com uma roda traseira no macaco jacaré, tente vagarozamente sair com o jeep em 1º. Você vai levar o macaco para passear.

TESTE 5:
Com as 2 roda traseiras no macaco, ligue o jeep, engate 1º reduzida, solte a embreagem, desça do jeep, veja se consegue segurar qualquer um dos lados.

Atenção:
se tiver roda livre manual - não ligue as mesmas
se for roda livre automática, tem que levantar as 4 rodas nos cavaletes

bem lembrado, pessoal

Sergio Rocha
24/05/2005, 18:49
Meu Deus, o único teste q pode ser feito por pessoas normais é o TESTE 5. :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

andretomasi
24/05/2005, 19:12
Sérgio, nem o 5, porque um jipe se original não engata a reduzida em 4x2 a não ser que o maluco tenha retirado a trava, ou seja, se fizer o teste vai descer do macaco com a tração dianteira :mrgreen:

andretomasi
24/05/2005, 19:15
Lógico que não falei em roda-livre :mrgreen:

Sergio Rocha
24/05/2005, 19:21
Lógico que não falei em roda-livre :mrgreen:

Levou 3 min pra consertar.Tá rápido hein ? :lol: :lol: :lol: :lol:

[]'

dero
24/05/2005, 19:33
VIXE :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
:lol: :lol: :lol: tem gente viajando aqui :lol: :lol: :lol:
Esse dispositivo, é um desbloqueio progressivo. Não é um bloqueio progressivo não pô !

Vixe :shock: agora deu um nó na cabeça. :shock: :shock: :!:

Sempre conheci o positraction como sistema de deslizamento limitado (LSD-Limited Slip Diferential) e portanto fazendo a funçao de bloqueio.

veja os sistemas:
http://www.drivetrain.com/auburnposi.jpeg

http://www.raceindustry.com/ART/products/27429_EatonPosi.jpg

http://www.jawsgear.net/store/catalog/images/Auburn%20Gear%20Posi%2002.jpg

Ou será mais um daqueles casos de semântica usada erradamente mas popularmente aceita pelo uso?:

"o raio caiu" - o raio nao pode cair pq o sentido da carga elétrica é da terra para a núvem.

"apagar a luz" - a luz nao pode ser apagada e sim desligada, pq nao usamos mais luz a querosene.

"elo de ligação" - sem comentários
:D

Qto mais pesquiso mais entendo o posi como funçao de bloqueio:
"No Brasil são encontrados três tipos de bloqueio de diferencial: O diferencial autoblocante (tração positiva, positraction ou de F-100/F-1000, modelo Twin-Drive) como é conhecido, são diferenciais convencionais com freios. Estes freios brecam a fuga de força que está escapando por uma roda, transmitindo-a para outra."
from:http://www.jeepclubehorizontina.com.br/dicas1.htm

"(...)When one wheel starts to slip, these differentials transfer the torque to the wheel that is not slipping(...)It also uses a series of four clutch discs"
from:http://www.innerauto.com/Automotive_Definitions/Positraction_Differentials/

Dá uma luz pra nós :idea: :roll:

valeu

samukanvas
24/05/2005, 19:59
......Levantar a traseira do jeep e girar uma das rodas? se estiver ok, a outra deveria rodar tambem, ne?.......

SIM, e acrescento: rodam (ambas) para frente ou para trás.

TESTE 1:
O chão da minha garagem é de ladrilho.
eu mando ver água com sabão nos pneus e no chão.
encosto o parachoque na parede, ligo o jeep, engato 1º, solto a embreagem, desço do jeep e fico olhando as rodas patinando.
Se encostar a mão na lateral e empurrar... o jeep sai de lado. :lol:

Mas isso é coisa de demente!

TESTE 2:
Na mesma garagem , tem um desnível.
em dias de chuva, quando tento entrar sem embalar, os pneus patinam e o jeep corre de lado. Ouve-se nitidamente os 2 pneus patinando.

TESTE 3:
Dá para fazer isso em postos de gasolina onde normalmento o chão é de cimento " queimado", lisinho, lisinho.
Em dias de chuva, saia acelerando forte. O jeep corre de lado.

TESTE 4:
Com uma roda traseira no macaco jacaré, tente vagarozamente sair com o jeep em 1º. Você vai levar o macaco para passear.

TESTE 5:
Com as 2 roda traseiras no macaco, ligue o jeep, engate 1º reduzida, solte a embreagem, desça do jeep, veja se consegue segurar qualquer um dos lados.

Atenção:
se tiver roda livre manual - não ligue as mesmas
se for roda livre automática, tem que levantar as 4 rodas nos cavaletes

bem lembrado, pessoal

Mestre leopoldo,

Este seria o manual prático "se mate sem sair de casa"? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

dero
24/05/2005, 20:06
Tá parecendo os Simpsons versão Sao Jose dos Campos :lol: :lol: :lol:

Mas que foi hilário foi

leopoldo
24/05/2005, 21:44
......agora deu um nó na cabeça.....

Eu já fiz todos estes testes, só o do posto de gasolina é que me deu um P*&@ susto :lol: Não estava esperando a rodada que deu !

DERO, entenda como funciona:

Cada planetária possui um entalhado usinado em seu corpo cilíndrico.

Em cada entalhado, vai um jogo de discos de frição, intercalado por um jogo de discos que não está engatado ao entalhado, mas à carcaça do diferencial.

Os discos ficam entre as costas da planetária e o fundo da carcaça do diferencial.

Um jogo de molas mantém pressionadas os discos de frição de ambas as planetária, embora elas esteja soltas. No sistema positraction da chevrolet (braseixos) ou a tração positiva da ford (albarus), do EATON e o americano Auburn as molas não tocam as planetárias, só as molas.
No sistema ford traction-lok, a mola em S pressiona diretamente as planetárias contra os discos e à carcaça. Tem um positraction americano que tem a mola em S também.

Pois bem, como as molas friccionam as costas das planetárias contra a carcaça, os semi-eixos rodam sempre na mesma direção ........ é como se tivessem sido soldados às satélites.

Assim, as molas pressionam os discos e não deixam o diferencial DIFERENCIAR ....... certo?

Estamos bloqueados.

Mas precisamos fazer curva........

então precisamos diferenciar.........

numa curva, o torque de um semi-eixo contra o outro é tão grande que vence a força de atrito dos discos que estão semdo pressionados pelas molas e então, um gira em relação ao outro.

Pois bem, diferenciamos.

então é assim: em linha reta, estamos sempre bloqueados, mas nas curvas, diferenciamos vagarozamente.

É por isso que a mais certa denominação desse sistema é desbloqueio progressivo.

Sobre essas duas descrições do funcionamento:

Estes freios brecam a fuga de força que está escapando por uma roda, transmitindo-a para outra."
from:http://www.jeepclubehorizontina.com.br/dicas1.htm

"(...)When one wheel starts to slip, these differentials transfer the torque to the wheel that is not slipping(...)It also uses a series of four clutch discs"
from:http://www.innerauto.com/Automotive_Definitions/Positraction_Differentials/

estão ERRADAS se for a descrição do LSD que nos usamos.

Vinicius Hauagge
25/05/2005, 09:43
Bem, obrigado Leopoldo...
Já tenho diversão para o feriado!
Se até segunda feira nao postar os resultados, é que algo deve ter dado errado... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

leopoldo
25/05/2005, 10:16
Vinícius,

Não se esqueça que esse dispositivo só funciona com a durabilidade projetada com o óleo TEXACO 3450, desenvolvido para esse tipo e modelo ( de discos de frição).

Se você usar outro como o óleo mineral hipoide comum, degrada a vida dos disquinhos "rápidamente", embora o mesmo fique mais "bravo" na trilha.

Vinicius Hauagge
25/05/2005, 10:22
A última vez que troquei o óleo do diferencial trazeiro, adquiri o mesmo na concessionária ford da minha cidade.
Ele é vendido a "granel" e é mais caro que o 90 normal, mas nao sei a marca do mesmo.
Mas mesmo assim, vou fazer a troca do óleo, pois esse ja deve estar com aproximadamente 01 ano de vida.
Abraço,
Vinicius!