PDA

Ver Versão Completa : Barra de direção Hilux Quebrou!!!

Jorlex
27/05/2011, 20:45
Amigos, minha barra central de direção quebrou ontem, indo do trabalho para a casa. A minha sorte foi que eu estava devagar no engarrafamento, até que fiz uma uma curva, no aterro, aqui no Rio, qdo a curva terminou, voltei o volante mas o carro foi embora trepando no meio fio e subindo pelo gramado, parecia coisa de bebado.
Fiquei muito assustado, acho que minhas pernas ainda tremem. Todo final de semana pego BR 101 e Via Lagos, já imaginaram?!
Já fui na Toyota e encomendei a barra original (680,00) Agora pergunto: O que pode ter causado isto?! Não tive sinal algum. Pode ser a largura dos pneus? São 255x75 R15. Evito sempre movimentar a direção com o veiculo parado quando manobro.
Se derem uma olhada nas fotos, aparentemente já estava trincado, mas como iria descobrir isto? Raio X ?!

elmestizo
27/05/2011, 22:59
krai... o pitman quebrar, eu já tinha visto... mas a barra, não...

canzilao
27/05/2011, 23:26
Essa sua Hilux não é das que tinha que fazer a troca da barra de direção em um recall que foi realizado a alguns anos atrás??
Tem um topico aqui no forum sobre esse assunto.

herbs
27/05/2011, 23:50
Essa sua Hilux não é das que tinha que fazer a troca da barra de direção em um recall que foi realizado a alguns anos atrás??
Tem um topico aqui no forum sobre esse assunto.

Essa aí não sabia, alguém sabe dizer mais ou menos o nome do tópico?

Inner
28/05/2011, 15:50
Engraçado a minha estava com um empeno considerável do lado oposto ou seja esquerdo de quem olha de fora do carro. Como troquei agora várias peças da suspensão resolvi trocar a barra também o interessante é que embora estivesse empenada não parecia que poderia quebrar como essa. Ainda bem que você estava devagar e a coincidência é que passo pelo Aterro todo dia também de qualquer forma foi só o susto. Um abraço Inner.

guilhermeabreu
28/05/2011, 19:04
Amigos, minha barra central de direção quebrou ontem, indo do trabalho para a casa. A minha sorte foi que eu estava devagar no engarrafamento, até que fiz uma uma curva, no aterro, aqui no Rio, qdo a curva terminou, voltei o volante mas o carro foi embora trepando no meio fio e subindo pelo gramado, parecia coisa de bebado.
Fiquei muito assustado, acho que minhas pernas ainda tremem. Todo final de semana pego BR 101 e Via Lagos, já imaginaram?!
Já fui na Toyota e encomendei a barra original (680,00) Agora pergunto: O que pode ter causado isto?! Não tive sinal algum. Pode ser a largura dos pneus? São 255x75 R15. Evito sempre movimentar a direção com o veiculo parado quando manobro.
Se derem uma olhada nas fotos, aparentemente já estava trincado, mas como iria descobrir isto? Raio X ?!

CARO JORLEX

Que ano que é a sua HILUX ???? A minha é uma SW4 93 , e lí aqui e em jornais de todo Brasil sobre o RECALL desta barra de direção das HILUX de uma certa numeração de chassi , fui na concessionária , fui muito bem atendido , a minha estava no RECALL e trocaram mesmo ela estando com 15 anso de uso , talvez a sua tb esteja neste lote de numeração que teria que fazer o RECALL , não precisa vc procurar aqui no forum não , se vc já fez o serviço , já fez , mas mesmo assim só para tirar sua dúvida , da um pulo na concessionária e pergunta se a sua esta neste lote de chassi , talvez eles podem até te ressarcir da despesa que vc teve , a TOYOTA é muito séria neste aspecto .

O tópico do recall esta logo aqui abaixo .

Jorlex
28/05/2011, 23:31
Incrivel!!! este mesmo tipo de problema, ja matou gente e foi motivo de recall, mas nao no Brasil. Minha pick-up eh 99. Acabei de encontrar o link de recall escondinho no site da Toyota do Brasil, mas para meu carro nao consta nenhum recall.
Se tiverem um tempinho para acessar o site abaixo notarao a quebra exatamente no ponto que a minha partiu:
ToyotaSteeringRecall.com - Investigation of the Toyota Steering Rod Recall on 4Runner, pickup, and T100 trucks (http://www.toyotasteeringrecall.com/investigation.html)

Jorlex
28/05/2011, 23:37
Perdao amigos , o link nao saiu:
ToyotaSteeringRecall.com - Investigation of the Toyota Steering Rod Recall on 4Runner, pickup, and T100 trucks (http://www.toyotasteeringrecall.com/investigation.html)

André-4WD
29/05/2011, 20:18
Jorlex,
Qual é o link do recall para o site da Toyota do Brasil ?
Eu vasculhei o site e nao achei nada. Em outro tópico havia o link mas está dando erro!!
A minha é 95..
abraços
andre

Jorlex
29/05/2011, 20:41
Andre,
Este é o link para pesquisa de Recall da Toyota do Brasil:
Toyota - Employment (http://b2b.sbc.toyota.com.br/chamamento/)

canzilao
29/05/2011, 22:28
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/12771-recall-hilux-sw4-1992-1995-a.html
Esse é o link do recall no site, deve ter mais informações de sites la.

Claudio Maggioni
29/05/2011, 22:37
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/12771-recall-hilux-sw4-1992-1995-a.html
Esse é o link do recall no site, deve ter mais informações de sites la.

A minha quebrou no mesmo lugar, a sorte que foi manobrando dentro da oficina!!!!

André-4WD
30/05/2011, 23:43
Obrigado pela dica,
Fui no site e coloquei o chassis todo, deu como não encontrado.
Aí tirei as primeiras letras JTA33.. e só entrei com as letras a partir do LN... e dei como não entra neste recall.
Depois relendo o tópico, vi que é para as SWs apenas, correto?
Mas então porque o Claudio que tem uma japa 95 e o Jorlex, que tem uma CD 99, tiveram o mesmo problema??
Acho que vou ser prevenido e trocar a barra...

abraços
andre

zelucas
31/05/2011, 11:22
Obrigado pela dica,
Fui no site e coloquei o chassis todo, deu como não encontrado.
Aí tirei as primeiras letras JTA33.. e só entrei com as letras a partir do LN... e dei como não entra neste recall.
Depois relendo o tópico, vi que é para as SWs apenas, correto?
Mas então porque o Claudio que tem uma japa 95 e o Jorlex, que tem uma CD 99, tiveram o mesmo problema??
Acho que vou ser prevenido e trocar a barra...

abraços
andre

Resta comparar para ver se as barras de direção das sw4 e das pick-up com ifs são iguais...

André, se a sua hilux é japonesa eixo rígido pode ficar tranquilo que o sistema não tem nada a ver com esse, se olhar embaixo não vai nem achar essa barra de direção pois a da sua é longitudinal e não transversal.

A do Claudio provavelmente deve ter sido adaptada de uma hilux mais nova pois não é original.

Na minha mesmo usando terminais de f-4000 com a caixa mais nova, consegui empenar, acho que o problema não tem solução :semideia

[]s

Claudio Maggioni
31/05/2011, 11:26
Resta comparar para ver se as barras de direção das sw4 e das pick-up com ifs são iguais...

André, se a sua hilux é japonesa eixo rígido pode ficar tranquilo que o sistema não tem nada a ver com esse, se olhar embaixo não vai nem achar essa barra de direção pois a da sua é longitudinal e não transversal.

A do Claudio provavelmente deve ter sido adaptada de uma hilux mais nova pois não é original.

Na minha mesmo usando terminais de f-4000 com a caixa mais nova, consegui empenar, acho que o problema não tem solução :semideia

[]s

Fala Zé, blz??

Quando vai vir pra Indaiatuba pra gente dar uns roles aki????

Então, a minha barra é exatamente igual a da foto, pois estou usando a caixa da hilux mais nova a 3.0.

Só vou deixar dar uma folga maior no terminal do pitman pra trocar tudo por terminal mais reforçado.

Abraços

André-4WD
31/05/2011, 11:37
Zé lucas,
Pior que olhei e achei que era igual. Olhando as fotos novamente. de fato é diferente!!
Ontem eu fui olhar umas peças de reserva que tenho para a Hilux, muitas delas, vieram com a viatura quando a comprei (inclusive o ex-proprietário guardou os pneus originais, trocados em 2008) e no meio delas estão os dois terminais de direção originais e a barra tb.
Então a peça eu tenho, seria apenas uma questão de substituir e alinhar depois.
abraços
andre

Jorlex
06/06/2011, 01:26
Caro Claudio Maggioni,
Vc mencionou que a sua barra quebrou no mesmo ponto da minha. Me tire uma duvida, por favor, vc utiliza a sua Hilux em condições extremas? Tenho a minha há dois anos e a utilizo com maior carinho, trilha nem pensar. Não sei como foi usada pelos antigos donos... A Toyota deve me entregar a barra nesta segunda, pois houve um atraso devido a um extravio de peças da Inter Japan aqui do Rio e a minha barra estava no meio. Confesso que estou com medo de acontecer de novo. Perdi a confiança. É uma pena meu carro está redondinho. acabei de colocar arranque e bateria novos. Abs. Jorge.

Inner
07/06/2011, 22:35
Caro Jorlex vamos as estatíticas, o que aconteceu com você e mais alguns deve ser considerado, porém estatísticamente falando é a minoria e além do mais pode acontecer com qualquer carro. No meu caso Hilux 98 SR5 essa barra estava empenada e eu não vi, viajei bastante com ela assim. Bahia, SP, Floripa, Minas e Rj e nada aconteceu. Troquei a barra e hoje sinto a direção bem macia já com a outra me parecia mais dura. Verifique o conjunto todo da suspensão, será que não houve nenhuma pancada que talvez você nem se lembre mais. Eu trabalho há muito tempo com prevençao de acidentes e devemos considerar que qualquer acidente por mais impossível que seja acontece, porém temos que pensar sobre dois aspectos básicos que são o possível e o provável essa é a regra ou seja, é possível sim é; entretanto pouco provável fique com a Hilux pode ter certeza é super confiável. Um abraço Inner.

Caro Claudio Maggioni,
Vc mencionou que a sua barra quebrou no mesmo ponto da minha. Me tire uma duvida, por favor, vc utiliza a sua Hilux em condições extremas? Tenho a minha há dois anos e a utilizo com maior carinho, trilha nem pensar. Não sei como foi usada pelos antigos donos... A Toyota deve me entregar a barra nesta segunda, pois houve um atraso devido a um extravio de peças da Inter Japan aqui do Rio e a minha barra estava no meio. Confesso que estou com medo de acontecer de novo. Perdi a confiança. É uma pena meu carro está redondinho. acabei de colocar arranque e bateria novos. Abs. Jorge.

Claudio Maggioni
07/06/2011, 23:10
Caro Claudio Maggioni,

Caro Jorge!

Eu uso ela principalmente em condições extremas!!! Não fique encucado com isso não, foi apenas uma falha pontual, substitua por uma nova e pronto. Se mesmo assim não se sentir confortavel, va em alguma oficina de preparação e reforce tudo com terminais de caminhão...é o que vou fazer logo, logo na minha assim que os terminais apresentarem folgas, mas lembrando, eu uso a minha mais em trilhas, se bem que pra eu ir para as trilhas, como moro no intrerior de SP e os Pés Pretos ficam em SP tenho que andar 150 km, fazer a trilha e voltar 150 km...

abraços

Jorlex
15/07/2011, 10:23
Fala Zé, blz??

Quando vai vir pra Indaiatuba pra gente dar uns roles aki????

Então, a minha barra é exatamente igual a da foto, pois estou usando a caixa da hilux mais nova a 3.0.

Só vou deixar dar uma folga maior no terminal do pitman pra trocar tudo por terminal mais reforçado.

Abraços

Olá Claudio,
Minha barra de direção foi trocada, estou rodando normalmente. Observei que a minha caixa de direção está vazando oleo e tb está com um pouco de folga. Estou na duvida se troco o reparo e regulo a folga ou se, assim como vc fez, trocar toda a caixa por uma de mod mais novo. A sua ficou muito cara? pegou nova ou usada? Abs. Jorge

Claudio Maggioni
15/07/2011, 15:20
Olá Claudio,
Minha barra de direção foi trocada, estou rodando normalmente. Observei que a minha caixa de direção está vazando oleo e tb está com um pouco de folga. Estou na duvida se troco o reparo e regulo a folga ou se, assim como vc fez, trocar toda a caixa por uma de mod mais novo. A sua ficou muito cara? pegou nova ou usada? Abs. Jorge

Se vc não usa ela em condições extremas eu recomendo que vc arrume a sua...abraços