Ver Versão Completa : Idéias para um freio de mão eficiente.
vinijost
26/05/2011, 23:05
Boa Noite, venho a vocês pedir uma ajuda para um freio de mão para a minha gaiola.
tenho freio a disco do gol nas 4 rodas e não tenho ideia de como fazer um freio de mao eficiente.
jã pensei em fazer um cabo do pedal até o freio de mao, para quando puxar o freio de mão acionar o pedal..
Mais quem sabe vocês tenham outras idéias..
Abraços,
Vinícius Jost
Henrique Hugendobller
26/05/2011, 23:20
na minha uso as pinças do golf atraz e tem os cabos que vem na alavanca de freio de mao e freia bem.294603
Henrique Hugendobller
26/05/2011, 23:22
o cabo do freio de mao vai no lugar original, só que as pinças foram fixadas de cabeça para baixo para nao engatar o cabo em nada no chao, ai tem que sangrar as pinças ante de colocalas no lugar.
Fontana Baja
26/05/2011, 23:25
Pelo que entendi vc quer fazer um freio hidráulico/mecânico? e se fosse fazer hidráulico somente? com as velhas e boas torneiras?
Se não for essa a idéia por favor me corrija!
vinijost
26/05/2011, 23:28
cara, quero uma idéia.. qualquer maneira..
Henrique.. uso a torre do gol.. será que a pinça do golf serve tipo plug-and-play?
bom seria.. hahaha
Como seria o sistema por torneiras? que tipo de torneiras?
Abraços.
gaiolarodan
27/05/2011, 08:19
na minha uso as pinças do golf atraz e tem os cabos que vem na alavanca de freio de mao e freia bem.294603
sera que existe uma maneira para fazer isso nas pinças do gol, o custo destas pinças do golf é alto,
boa semana
rogério
Denilson Maçaneiro
27/05/2011, 11:37
se não me engano as pinças do tempra tb são duplas (mecânico e hidraulico), e acho que são mais baratas que a do golf.
me corrijam se estiver errado!
caius J. A. D'Avila
27/05/2011, 13:24
Esta foto é aqui do forum e independente so teria que bolar uma maneira de travar a alavanca.294649
gaiolarodan
27/05/2011, 13:36
Esta foto é aqui do forum e independente so teria que bolar uma maneira de travar a alavanca.294649
A ideia é excelente, funciona como bloqueio em caso de atolamento, mas o freio de pé nao existe neste caso ?
Para travar a alavanca é só tentar bolar um sistema de gatilho igual ao freio de mao do carro, é uma ideia nao sei se da certo...
Boa semana
Rogério
caius J. A. D'Avila
27/05/2011, 18:33
É isso mesmo mas funciona o freio junto sim so não sei explicar,vou ver de quem é a viatura e pergunto.
Henrique Hugendobller
27/05/2011, 21:43
cara, quero uma idéia.. qualquer maneira..
Henrique.. uso a torre do gol.. será que a pinça do golf serve tipo plug-and-play?
bom seria.. hahaha
Como seria o sistema por torneiras? que tipo de torneiras?
Abraços.
nao se se é o meso suporte, mas se tem solda tu faz, nao é dificil, pelo que vi o mecanico fazendo na minha, ja me falaram que a do pejeot é melhor que as do golf, parece que as do golf, marea, tipo , sao todas iguais, nos desmanches de POA é em media 200 a 250 reais o par, mais o choro, rsrsrsrsrs
Flávio Cadore
27/05/2011, 22:41
Eu coloquei na minha gaiola o freio seletivo com dois cilindros mestre de Fusca e uma alavanca para os dois e é possível colocar um freio de mão também ( como o gatilho que foi dito acima).
As dimensões eu não tenho no momento.
digobrazil
28/05/2011, 07:54
Pelo que entendi vc quer fazer um freio hidráulico/mecânico? e se fosse fazer hidráulico somente? com as velhas e boas torneiras?
Se não for essa a idéia por favor me corrija!
na verdade o nome correto é registro de esfera.
vc pega o cano do freio que vai para as rodas traseiras e coloca ele no meio deste cano, em lugar de facil acesso.
o funcionamento é o seguinte: o pedal do freio continua freiando as rodas normalmente qd o registro esta aberto. Para funcionar como freio de mão, vc pisa no freio bem firme para travar as rodas e pisando anda no pedal vc fecha o registro fazendo com que o fluido de freio permaneça na pinça sem retornar para o reservatório. para destravar as rodas é só abrir o registro.
Para quem diz que gaiola só precisa de freio traseiro, pode colocar este sitema na frente tb. assim qd vc esta no asfalto tem freio nas 4 rodas e qd vai para a trilha vc fecha o registro dianteiro e fica somente com as rodas traseiras.
Vai uma dica. o freio de mão não precisa ser necessariamente atrás, pois não tem regulamentação pelo codigo de trânsito. o que diz é que todo veiculo precisa ter o freio de mão, sendo assim, se vc fizer este sistema na dianteira dá para usar como freio de mão, isolando com o pedal pressionado ou somente deixar o freio traseiro operando isolando a frente sem pressionar o pedal. Dois amigos meus tem em suas gaiolas, funcionam perfeitamente e nunca deu problema, alem de ser muito simples fazer a um custo pequeno tb.
Fontana Baja
29/05/2011, 11:48
na verdade o nome correto é registro de esfera.
vc pega o cano do freio que vai para as rodas traseiras e coloca ele no meio deste cano, em lugar de facil acesso.
o funcionamento é o seguinte: o pedal do freio continua freiando as rodas normalmente qd o registro esta aberto. Para funcionar como freio de mão, vc pisa no freio bem firme para travar as rodas e pisando anda no pedal vc fecha o registro fazendo com que o fluido de freio permaneça na pinça sem retornar para o reservatório. para destravar as rodas é só abrir o registro.
Para quem diz que gaiola só precisa de freio traseiro, pode colocar este sitema na frente tb. assim qd vc esta no asfalto tem freio nas 4 rodas e qd vai para a trilha vc fecha o registro dianteiro e fica somente com as rodas traseiras.
Vai uma dica. o freio de mão não precisa ser necessariamente atrás, pois não tem regulamentação pelo codigo de trânsito. o que diz é que todo veiculo precisa ter o freio de mão, sendo assim, se vc fizer este sistema na dianteira dá para usar como freio de mão, isolando com o pedal pressionado ou somente deixar o freio traseiro operando isolando a frente sem pressionar o pedal. Dois amigos meus tem em suas gaiolas, funcionam perfeitamente e nunca deu problema, alem de ser muito simples fazer a um custo pequeno tb.
Exatamente isso que eu queria dizer!!!! Eu também tenho este sistema, e funciona muito bem, sem contar que usa a pinça que vc quiser na trazeira.
Denilson Maçaneiro
29/05/2011, 19:14
Mas nao é perigoso usar esse sistema hidraulico como freio de mao (estacionamento)?
Pq a presao dentro do sistema tende a cair, claro que pode levar um certo tempo.
Flávio Cadore
29/05/2011, 20:15
O freio de mão é só para o tempo de abrir a porteira na trilha...hehehehehe
digobrazil
30/05/2011, 08:38
Mas nao é perigoso usar esse sistema hidraulico como freio de mao (estacionamento)?
Pq a presao dentro do sistema tende a cair, claro que pode levar um certo tempo.
com um registro de qualidade e mão de obra bem feito não vai perder pressão.
vinijost
31/05/2011, 15:10
com um registro de qualidade e mão de obra bem feito não vai perder pressão.
Obrigado pelas explicacoes..
Que tipo de registro se usa? alguem tem alguma sugestão? marca?
Abraços.
digobrazil
31/05/2011, 15:38
Obrigado pelas explicacoes..
Que tipo de registro se usa? alguem tem alguma sugestão? marca?
Abraços.
procure em lojas especializadas em conexões hidraulicas e pneumaticas. Com certeza um bom vendedor saber lhe indicar uma boa marca
vinijost
31/05/2011, 15:47
procure em lojas especializadas em conexões hidraulicas e pneumaticas. Com certeza um bom vendedor saber lhe indicar uma boa marca
Alguem sabe dizer quanmtas polegadas eh este registro?
e pelo que vi, nem precisou adaptar os canos de freio.. usou só adaptadores..
abraços.
digobrazil
31/05/2011, 15:53
Isto mesmo vinijost. o ideal seria vc ir até uma loja especializada e levar consigo aquela porca do caninho do freio e se possível já comprar na medida.
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