PDA

Ver Versão Completa : Que radiador usar?



fabiano.adami
23/05/2005, 22:02
Grande moçada da LAMA, aqui estou eu de volta. Preciso de uma opinião este final de semana encontrei um tal de "toco" no meio de uma poça d'agua pelo titulo já dar pra imaginar oque aconteceu :cry: , uma barra de direção toda torta :evil: e um radiador furado :evil: , mas o velhor DUREPOX ajudou e barra ... bem nada que umas boas pancadas não resolva. Agora preciso arrumar o radiador que detonou legal, minha dúvida :wink: compro outro :?: mando reformar :?: meu motor é um BF-161 qual radiador poderia estar utilizando nele? Depente compro um num desmanche.... Estou postando a foto da Viatura depois da brincadeira....

Abraços.

Elmer_Jeep
23/05/2005, 23:41
boa noite, não precisava nem de setinha pra gente ver aquele estrago, hehehe.

Olha só, se teu radiador tiver muito velho já procura um novo ou um menos usado, mas tem q ser de jeep 6 cilindros mesmo.

Caso o seu ainda dê pra quebrar o galho(o toco) :lol: leva numa oficina de radiadores e manda colocar um fundo novo.

[]'s

Fábio Alexandre
24/05/2005, 14:02
Grande moçada da LAMA, aqui estou eu de volta. Preciso de uma opinião este final de semana encontrei um tal de "toco" no meio de uma poça d'agua pelo titulo já dar pra imaginar oque aconteceu :cry: , uma barra de direção toda torta :evil: e um radiador furado :evil: , mas o velhor DUREPOX ajudou e barra ... bem nada que umas boas pancadas não resolva. Agora preciso arrumar o radiador que detonou legal, minha dúvida :wink: compro outro :?: mando reformar :?: meu motor é um BF-161 qual radiador poderia estar utilizando nele? Depente compro um num desmanche.... Estou postando a foto da Viatura depois da brincadeira....

Abraços.

Procura o ACR aqui no forum e fala que foi eu que te indiquei comprei uma radiador zero do BF (4 colmeias) e paguei 250,00 num recondicionado o mais em conta que achei foi 320,00 e procurei pra caracas. Qualquer coisa me mande uma MP e eu passo o telefone dele.

Marcelo
24/05/2005, 14:10
Fabiano,

Se não me engano, li uma vez aqui no Fórum que alguém usou o radiador da Caravan. :roll: :roll:
Faz uma pesquisa aqui no fórum que você deve encontrar algo. :wink:

[s] pesquisados,

mariel
28/12/2009, 21:03
blz pessoal...

Então estava olhando um site aqui de venda de peças.. e tinha um cara oferecendo radiador de chevete para usar no jipe com motor AP, será que fica melhor que o original?

Alguém usa essa configuração?

abraços

Jacimar
29/12/2009, 07:48
blz pessoal...

Então estava olhando um site aqui de venda de peças.. e tinha um cara oferecendo radiador de chevete para usar no jipe com motor AP, será que fica melhor que o original?

Alguém usa essa configuração?

abraços

Bom dia prezado ! aqui no fórum alguém uma vez falou que preferia radiadores mais finos e com menor volume de água, porque os com grande volume faz o motor demorar para aquecer e depois de quente demora para esfriar, eu prefiro radiadores com maior volume de água, acho que refrigera melhor e geralmente são mais robustos, eu ficaria com o original, mas se um dia tiver que instalar um moderno no meu Jeep, vou tentar não fechar a frente do Jeep completamente, como nos Gol e Passat antigos, tenho a impressão que melhoraria a temperatura no cofre do motor e aumentaria a vida útil do alternador, bomba hidráulica etc . . . :concordo:

Pablo.pinto2007
30/12/2009, 00:15
Amigo, hoje utilizo um motor AP com o radiador original do CJ-3A, funciona muito bem, inclusive quando ando o jeep não esquenta, mas se pegar um engarrafamento ou é claro ficar forçando bastante em 1ª, ou seja, andando devagar, o jeep esquenta, ligando assim o eletroventilador. Recentemente o meu motor bateu pois havia uma pequena rachadura no radiador e vazou toda a água e eu não vi (o irresponsável aqui está sem indicação de temp.), assim hoje, continuo com ele, fiz um remendo provisório com durepox e sanou o vazamento. Já comprei o sistema original do motor, ou seja, o radiador que fica bacana no cJ é o radiador da pampa, pois tem as saídas para o mesmo lado, conforme o jeep, e comprei também um vaso expansor e todos os acessórios para instalação. Ainda não instalei, mas se comparar as vantagens do novo para o velho:
O velho: - volume bem maior de água, no meu aproximadamente 5 litros;
- o motor não esquenta tão facilmente;
- economia, pois não gastei com o sistema novo;
O novo: - sistema original do motor;
- Sistema novo pressurizado (o meu sistema antigo é sem pressão, pois se colocar pressão estoura o radiador - coisa de carro velho);
- Sistema mais confiável, pois as peças são todas novas;
- Volume dágua calculado conforme necessidade, ou seja o motor trabalhará conforme projeto.

Acho que não me arrependerei...
O valor do radiador da pampa comprado essa semana: R$ 180,00, pra desconto à vista, mais acessórios como vaso expansor, valvulas termostática, eletroválvula... fechou em 240,00 mais mangotes, abraçadeiras e afins na hora de instalar, estou projetando mais uns 100,00.....
O gasto irá compensar com o tempo quando precisar trocar alguma peça, pois se for comparar a peça mais cara do conjunto é o radiador e se compararm com o original, perde é feio em preço, pois não se acha um radiador usado, recondiconado por menos de 300,00... pode procurar... a não ser que seja uma mamada....

Jacimar
30/12/2009, 07:05
. . .
Acho que não me arrependerei...
O valor do radiador da pampa comprado essa semana: R$ 180,00, pra desconto à vista, mais acessórios como vaso expansor, valvulas termostática, eletroválvula... fechou em 240,00 mais mangotes, abraçadeiras e afins na hora de instalar, estou projetando mais uns 100,00.....
O gasto irá compensar com o tempo quando precisar trocar alguma peça, pois se for comparar a peça mais cara do conjunto é o radiador e se compararm com o original, perde é feio em preço, pois não se acha um radiador usado, recondiconado por menos de 300,00... pode procurar... a não ser que seja uma mamada....

Bom dia ! o amigo tem razão com relação ao custo também, recentemente troquei só a colméia do BF, paguei R$400,00 :shock: não troquei ele todo porque o mais barato que achei seria R$900,00 :shock::shock: talvez, se tivesse pensado melhor, poderia ter colocado um radiador moderno com ventilador elétrico e tirar o ventilador original - aquele da bomba d'agua - que segundo descobri em um livro 'gasta' 2% da potência do motor e é um perigo, um amigo teve o radiador e o capô destruídos por uma parte da hélice que soltou ( era uma F4000 ) imagine se você está olhando alguma coisa no motor e a hélice sai voando . . . :putz:

Flaibam
30/12/2009, 11:41
Em Campinas (SP) paguei R$ 800,00 pra refazer meu radiador. O projeto começou com a retirada do sistema original. mecânico, e instalei o elétrico. Do radiador antigo, só se aproveitoo a caixa para a montagem da nova colméia. Mandei lacrar e coloquei um reservatório de expansão, com ventuinda do Ômega. Mandei instalar uma chave que desliga a ventuinha durante a travessia de rios e terrenos lamaçentos, para evitar quebar. É preciso ficar atento pra não esquecer desligado. Mas funciona tudo muito bem e o motor tem sua vida útil ampliada, uma vez que vai trabalhar sempre na temperatura ideal. Com a ventuinha mecânica, ele trabalhava superaquecido.

luisbressan
03/03/2010, 14:55
Ueba, estou reformando meu CJ5/55, próximo passo comprar uma carroceria, mas apareceu um probleminha, ele está montado no chassi, motor ligando, porém o radiador está furado e vaza, como eh muito antigo e meu motor é do opala 4cc, estive pensando em adaptar um novo de Opala, alguém sabe se as medidas são as mesmas ? Se há como soldar o suporte das laterias que vão presa na grade dianteira?

Jacimar
03/03/2010, 16:45
Ueba, estou reformando meu CJ5/55, próximo passo comprar uma carroceria, mas apareceu um probleminha, ele está montado no chassi, motor ligando, porém o radiador está furado e vaza, como eh muito antigo e meu motor é do opala 4cc, estive pensando em adaptar um novo de Opala, alguém sabe se as medidas são as mesmas ? Se há como soldar o suporte das laterias que vão presa na grade dianteira?


Boa tarde prezado ! andei olhando o radiador do Opala 4 cilindros pensando em adaptar no meu CJ64, mas achei ele muito pequeno, quero colocar um menor mas nem tanto ! :parede: existem bons tópicos sobre isso aqui no fórum, talvez encontre alguma sugestão que resolva seu problema, um abraço !

Em tempo : Esse aí é o do Opala 4 cilindros. Desculpe ! não prestei atenção que seu motor é o do Opala, o meu motor é o BF161, no seu caso deve atender bem, só que as dimensões são diferentes . . . boa sorte !

luisbressan
03/03/2010, 16:52
Olá Jacimar, então o original do opala é pequeno mesmo as medidas do meu pelo menos eh 55 alt X 42 larg X 8 comp (cm), estou precisando de um cara bom pra reformar o meu....

Jacimar
03/03/2010, 17:01
Olá Jacimar, então o original do opala é pequeno mesmo as medidas do meu pelo menos eh 55 alt X 42 larg X 8 comp (cm), estou precisando de um cara bom pra reformar o meu....


Olá ! não lembrava as medidas do original . . . reformei o meu a pouco tempo, como ele é de cobre, só a colméia e M.O. ficou em R$400,00, o radiador novo custaria R$900,00 ! esse do Opala custa pouco mais de R$200,00 só que é de alumínio e plástico, você pode mandar fazer um suporte para adaptar no lugar do original e deve ficar muito bom . . . aproveite e coloque um ventilador elétrico . . . ( Mercado Livre #132646055 ) boa sorte !

André Luiz Rossetim
03/03/2010, 19:14
No meu eu tentei fazer isso que vc quer: trocar o radiador de opala antigo pelo moderno, mas...qdo coloquei o moderno no lugar desisti, pois ele é um pouco menor, necessitando algum trabalho para vedar o ar e fixa-lo à carroceria, enquanto o modelo antigo cabe como uma luva no CJ5.

O problema é: a troca da comeia deste radiador de opala 4cc antigo é mto cara- cerca de R$ 300,00.; em comparação ao radiador novo (moderno) que custa cerca de R$ 200,00.

No meu caso levei numa casa especializada e mandei isolar uma ou duas fileiras que não tinham conserto, e tampei mais alguns furos, gastando R$ 50,00, garanti mais alguns anos de vida pro radiador.

Boa sorte

luisbressan
04/03/2010, 05:54
No meu eu tentei fazer isso que vc quer: trocar o radiador de opala antigo pelo moderno, mas...qdo coloquei o moderno no lugar desisti, pois ele é um pouco menor, necessitando algum trabalho para vedar o ar e fixa-lo à carroceria, enquanto o modelo antigo cabe como uma luva no CJ5.

O problema é: a troca da comeia deste radiador de opala 4cc antigo é mto cara- cerca de R$ 300,00.; em comparação ao radiador novo (moderno) que custa cerca de R$ 200,00.

No meu caso levei numa casa especializada e mandei isolar uma ou duas fileiras que não tinham conserto, e tampei mais alguns furos, gastando R$ 50,00, garanti mais alguns anos de vida pro radiador.

Boa sorte


Fala aí Andre,

No caso eu não estou querendo trocar o meu radiador, estou sendo forçado mas olhe só, o meu é um Willys 55 com radiador americano, custa 400 pilas para recondicionalo, o meu motor é de opala 4cc, minha dúvida tá ai, será que só o meu radiador serve lá, o problema que vejo é a fixação dele na grade, que tem as abas, será que nenhum modelo do opala serve? Você cita o mais antigo, será que é tipo o mesmo????

Jacimar
04/03/2010, 07:57
Fala aí Andre,

No caso eu não estou querendo trocar o meu radiador, estou sendo forçado mas olhe só, o meu é um Willys 55 com radiador americano, custa 400 pilas para recondicionalo, o meu motor é de opala 4cc, minha dúvida tá ai, será que só o meu radiador serve lá, o problema que vejo é a fixação dele na grade, que tem as abas, será que nenhum modelo do opala serve? Você cita o mais antigo, será que é tipo o mesmo????

Bom dia prezado ! não acho que você encontrará um que sirva perfeitamente, terá que fazer algum tipo de suporte e tal, bem, todos estão preocupados com a vedação em volta do radiador para garantir que o ar vai passar somente pelo radiador, eu quero justamente o contrário ! :parede: quero liberar um pouco a frente do Jeep de forma a ventilar o cofre do motor, acredito que com isso vou melhorar a tempetatura dentro da cabine, aumentar a vida útil do alternador, bomba hidráulica e outros . . . são abordagens diferentes para o mesmo problema :shock: seu motor é de Opala 4 cilindros, um radiador de Opala de 4 cilindros vai atender perfeitamente . . . se passar um pouco de ar por fora não terá problema, desde que você utilize um ventilador elétrico acoplado ao radiador, com o ventilador mecânico - sem chance - mas para maior simplicidade é melhor você reformar o seu, ou trocar por um novo ! um abraço !

Marcelo Cunha
04/03/2010, 09:18
Troque a colméia por uma nova com maior nº de fileiras, junto com ventuinha elétrica, uma boa casa de radiadores fará para você. Não icomodará mais.

Leco1974
04/03/2010, 11:14
Bom dia Luis. Meu CJ 57 tem motor Opala 4cc e o radiador dele é da Rural, o qual dizem que é maior que os outros (não sei se é verdade). O meu dissoldou bem em cima e vai ser consertado (ressoldado) e adaptado um eletroventilador, o que dá um pouco mais de potência e refrigera melhor o motor. Outro detalhe, que no caso do meu eu vi que tava ruim: a hélice da frente do motor, que deveria ventilar o radiador estava muito longe deste por causa da mangueira do radiador, tivemos que usar um adaptador pra trazer a hélice mais pra frente e trocá-la para uma um pouco maior e deslocar a mangueira do radiador. Fazendo tudo isto deve ficar bom. Boa sorte.




Ueba, estou reformando meu CJ5/55, próximo passo comprar uma carroceria, mas apareceu um probleminha, ele está montado no chassi, motor ligando, porém o radiador está furado e vaza, como eh muito antigo e meu motor é do opala 4cc, estive pensando em adaptar um novo de Opala, alguém sabe se as medidas são as mesmas ? Se há como soldar o suporte das laterias que vão presa na grade dianteira?

Leco1974
04/03/2010, 11:25
Já pensastes em colocar duas entradas de ar no capô, estilo as de caminhão, em forma de V, visto o jeep de frente. Pq daí o ar entra pela grade frontal do jeep e sai por estas "entradas de ar do capô" . Soube de um jeep que tinha inclusive o vedação com uma espécie de manta laminada no cofre do motor e uma borracha de vedação no assoalho do jeep. Disse-me o dono que não esquenta nada! Acho que o isolamento do cofre e do assoalho vou fazer ( o mesmo que fez pra ele), mas a estética destas entradas de ar no capô é que tô em dúvida, pq não sei se vai ficar legal. O visual pode ficar estilo tuning, daí fode o jeep!

Jacimar
04/03/2010, 11:40
Já pensastes em colocar duas entradas de ar no capô, estilo as de caminhão, em forma de V, visto o jeep de frente. Pq daí o ar entra pela grade frontal do jeep e sai por estas "entradas de ar do capô" . Soube de um jeep que tinha inclusive o vedação com uma espécie de manta laminada no cofre do motor e uma borracha de vedação no assoalho do jeep. Disse-me o dono que não esquenta nada! Acho que o isolamento do cofre e do assoalho vou fazer ( o mesmo que fez pra ele), mas a estética destas entradas de ar no capô é que tô em dúvida, pq não sei se vai ficar legal. O visual pode ficar estilo tuning, daí fode o jeep!


Bom dia prezado ! obrigado pela sugestão, pensei em fazer algo parecido não no Jeep, mas na minha Bonanza, na época pesquisei aqui no fórum e descobri que existem dois tipos : scoop, aquela entrada que fica mais alta que o capô do veículo e é muito utilizada em caminhonetes para refrigerar o intercooler, e a entrada tipo naca, muito utilizada em aviões e foi utilizada no Kadet GSI, ela fica em baixo relevo no capô, o Leopoldo aqui do fórum até disponibilizou muita literatura a respeito, desanimei um pouco porque a naca é difícil de achar ou construir, e o scoop apesar de achar no mercado livre e tal, fica muito agressivo, já sou um corôa e acho que não ia ficar legal andar em um carro de "boy". Parti então para essa opção de fazer o ar pela grade mesmo, o projeto está em andamento, quando tiver novidades relato para o pessoal . . . obrigado pela atenção e um abraço !

André Luiz Rossetim
04/03/2010, 13:00
Fala aí Andre,

No caso eu não estou querendo trocar o meu radiador, estou sendo forçado mas olhe só, o meu é um Willys 55 com radiador americano, custa 400 pilas para recondicionalo, o meu motor é de opala 4cc, minha dúvida tá ai, será que só o meu radiador serve lá, o problema que vejo é a fixação dele na grade, que tem as abas, será que nenhum modelo do opala serve? Você cita o mais antigo, será que é tipo o mesmo????

Cara, o meu radiador é identico a este da foto, e tenho certeza que ele é do opala 4cc antigo, procura um destes usado mesmo, da uma geral e pronto (um novo não sai menos de 300 pilas), vc vai precisar adaptar quase nd. O local de entrada das mangueiras é o mesmo, e aele cabe certinho entre as abas.etc.

Vc pode (e deve) colocar uma ventuinha eletrica entre a grade e o radiador. Se a sua lataria for de um Jeep q originalmente tinha 4cc, fica muito mais facil, pq há mais espaço disponivel, no meu eu coloquei uma do opala 6cc, mas tive que fazer alguns cortes no suporte.

Leco1974
04/03/2010, 13:28
Eu não sabia que se chamava naca aquela mais baixa. O meu mecânico só mexe em jeep e outras "raridades" e ele me disse que o que colocam é o mesmo dos caminhões Mercedes. Ele me mostrou num Shelby Cobra e disse que era um modelo parecido com aquele, mas fiquei com receio de fazer M colocando-o. Ele vai instalar numa Rural um modelo idêntico a este da Mercedes, assim que instalar eu bato foto e posto aqui, pq tb fiquei em dúvida se não fica uma coisa nada a ver com o perfil do CJ e depois de rasgado o capô não adianta achar feio. Hehehe daí ferrou!. Abs

Julinot
04/03/2010, 13:41
recentemente mandei fazer uma colméia nova para o radiador do meu cj-5 6 cilindros original e gostei muito do resultado.

pense nessa possibilidade... mandar fazer uma colméia nova antes de qualquer adaptação.

abraços.

.
Ueba, estou reformando meu CJ5/55, próximo passo comprar uma carroceria, mas apareceu um probleminha, ele está montado no chassi, motor ligando, porém o radiador está furado e vaza, como eh muito antigo e meu motor é do opala 4cc, estive pensando em adaptar um novo de Opala, alguém sabe se as medidas são as mesmas ? Se há como soldar o suporte das laterias que vão presa na grade dianteira?

Jacimar
04/03/2010, 14:18
Cara, o meu radiador é identico a este da foto, e tenho certeza que ele é do opala 4cc antigo, procura um destes usado mesmo . . .


Olá André, essas abas de fixação . . . :pensativo: tem cara de radiador de Jeep, o do Opala é bem menor . . . esse do anexo é a versão em alumínio e plástico do original . . . um abraço !

Jacimar
04/03/2010, 14:25
Eu não sabia que se chamava naca aquela mais baixa. O meu mecânico só mexe em jeep e outras "raridades" e ele me disse que o que colocam é o mesmo dos caminhões Mercedes. Ele me mostrou num Shelby Cobra e disse que era um modelo parecido com aquele, mas fiquei com receio de fazer M colocando-o. Ele vai instalar numa Rural um modelo idêntico a este da Mercedes, assim que instalar eu bato foto e posto aqui, pq tb fiquei em dúvida se não fica uma coisa nada a ver com o perfil do CJ e depois de rasgado o capô não adianta achar feio. Hehehe daí ferrou!. Abs

Olá Leco ! qual Mercedes tem a naca ? a do Kadet GSI não consegui encontrar, de caminhão deve ser mais fácil . . . um abraço !

Leco1974
04/03/2010, 16:54
Eu não achei no ML esta de Mercedez e nem sai qual modelo seria, pq não entendo nada de modelos de caminhão. Achei o produto #133436826 no ML. É um caminhão Volvo, pelas fotos acho que tem o que vc procura, pelo menos dá para saber o Volvo modelo NL 10 340 tem isto. Abs e boa procura.

cadu
25/04/2010, 19:37
Amigos, boa noite!

Estou como uma duvida tremenda, :idea::idea::idea: ja quase finalizando a reforma do Jeep, estou com a seguinte questão: :parede::parede::parede:

Comprei um motor de Opala 4cc alcool para substituir o velho BF, e agora colocar um radiador de opala ou mandar dar uma geral no velho radiador do Jeep e usá-lo.

Qual seria o melhor para o motor:?::?:
Qual que não me causaria aborrecimento:?::?:

Jacimar
25/04/2010, 21:56
Amigos, boa noite!

Estou como uma duvida tremenda, :idea::idea::idea: ja quase finalizando a reforma do Jeep, estou com a seguinte questão: :parede::parede::parede:

Comprei um motor de Opala 4cc alcool para substituir o velho BF, e agora colocar um radiador de opala ou mandar dar uma geral no velho radiador do Jeep e usá-lo.

Qual seria o melhor para o motor:?::?:
Qual que não me causaria aborrecimento:?::?:

Boa noite prezado ! aqui no forum existem muitos topicos com boas ideias sobre isso . . . mas eu acho que seu radiador original estiver bom, vale a pena mante-lo, mas veja que soh a colmeia do radiador original ( cobre ) custa cerca de R$400,00 e por cerca de R$200,00 voce compra um radiador de Opala novo ( aluminio ). . . tem que avaliar bem, boa sorte !

Ronaldo B.
25/04/2010, 21:59
Cadu,

Eu usei o radiador original do BF com motor do opala a alcool 4 cil. por uns 2 anos e não tive problema. A unica coisa que eu fiz foi instalar o cebolão da temperatura na base do radiador.

[]´s

cadu
25/04/2010, 22:04
[QUOTE=Ronaldo B.;1147799]Cadu,

Eu usei o radiador original do BF com motor do opala a alcool 4 cil. por uns 2 anos e não tive problema. A unica coisa que eu fiz foi instalar o cebolão da temperatura na base do radiador.


Valeu Ronaldo,

Estou pensando em manter o original depois de uma boa revisão é claro... até mesmo porque ele é bem maior e com isso acho de deve proporcionar uma maior refrigeração ao motor.

Você mantece a hélice original do BF ou colocou uma ventoinha eletrica?

Obrigado!

Mauricio Rotta
26/04/2010, 08:37
Eu uso o radiador original do Jeep no motor falcon 6cil sem problemas nenhum, uma única vez houve um sintoma de superaquecimento, mas também eu forcei demais em uma subida muito feia, mas foi só manter meia aceleração logo em seguida q a temp voltou ao normal.

GVGRJ
26/04/2010, 09:07
Bom Dia cadu!! também estou com motor de opala a álccol e radiador original a cerca de 2 anos e não tive problemas. Mandei dar uma geral no radiador, e também instalei uma cebolinha.
Boa sorte!
Glauco Silva..

rodrigo.hoffman
26/04/2010, 09:11
Eu acho que se o radiador estiver em boas condições, não tem motivos para querer trocar.. Eu só adaptaria uma ventoinha eletrica no lugar da original :concordo:

Eu tive que substituir o meu por motivos obvios e acabei adaptando um de Celta.. Apesar da litragem ser menor e ser de aluminio, ta se comportando bem ate agora

[ ]´s

cadu
26/04/2010, 10:30
Pessoal obrigado pelas opniões... esta encerrado vou colocar o original mesmo!!! Vou levar em uma casa de radiadores e vou pedir para dar uma geral trocar as colmeias que estiverem ruim... Salvo me engano acho que vou ter que mudar também a entrada e saida do radiador? Se estiver errado podem falar!

Se alguém tiver alguma foto aí para ilustrar....

Valeu

Pablo.pinto2007
27/04/2010, 05:40
Pessoal obrigado pelas opniões... esta encerrado vou colocar o original mesmo!!! Vou levar em uma casa de radiadores e vou pedir para dar uma geral trocar as colmeias que estiverem ruim... Salvo me engano acho que vou ter que mudar também a entrada e saida do radiador? Se estiver errado podem falar!

Se alguém tiver alguma foto aí para ilustrar....

Valeu

É isso mesmo, tem que mandar refazer a boca para pegar os mangotes do opala... e aproveita e manda fazer rosca (geralmente eles soldam uma porga gigante, no diâmetro da cebolinha), para a cebolinha...
Eu mantive o meu original quando troquei de motor, uso AP, hoje ele já está fazendo hora extra... inclusive foi o danado quem fez bater o motor no final do ano passado... então... é sempre bom ficar de olho, pois qualquer furinho... pode ir tudo por água a baixo, literalmente!
Já comprei todas as peças novas, radiador da pampa e reservatório de expansão.... pronto pra instalar!

Abraços!

cadu
28/04/2010, 15:53
Galera, levei hoje o radiador para dar uma revisão geral... me cobraram 110 latinhas, vai ficar pronto sexta, vou tirar umas fotos depois de pronto e colocar aqui no tópico só para ilustrar!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

vavarusso
20/03/2012, 17:04
Como agua é vida, e nao achei um tópico que abordasse especificamente esse assunto, e estou num dilema quanto ao uso do radiador que devo usar no meu jeep cj5 (TRUPY ZUPPY) com motor GM 151, já que comprei este motor com o radiador que estava nele. Muitos companheiro acham que ele nao dá conta. Mas como nao se ele foi projetado para o GM 151?? O modelo é este da foto, com eletro-ventilador,só nao é em aluminio. Por favor colabore...
Vavá Russo
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVvz7AXohBkffRLGxUZFHbo5UZMtfOI i4L8LeUyuT3JZjevXtQ

junior braga
20/03/2012, 17:17
vavarusso boa tarde,

se não me falhe a memoria esse radiador ai da foto é do GM OPALA 6 CIL CA

no GM 151 vc vai usar a helice na bomba? ou vai retirar e instalar a ventuinha??

porque não colocar o radiador original do 4 cil???

[ ],

victor dircksem
20/03/2012, 17:19
ou o original jeep que ai a furação e tamanho sao campativeis com o jeep

KitiU.
20/03/2012, 17:29
Esse ai da foto não original do GM 151 não... é exatamente igual ao meu... da Bonanza... que tinha o GM 250 ( 6 cilindros )...

Sendo assim... esse ai da foto sim da conta e sobra... ainda mais se for em aluminio e com ventoinha elétrica bem forte...

vavarusso
20/03/2012, 18:41
Esse foto peguei aqui na net, me parece igual com exerção do aluminio. Junior queria apenas com ventilador eletrico e esse estava no opala do qual comprei o motor gm151. Vitor a furação do original sim mas, a entradas dos mangotes, é facil mexer na furação de fixação do que dos mangotes. Nao achas? Tirei umas fotos dele mas, noa estou conseguindo postar depois da mudança. Todos estao tendo essa dificuldade de postar fotos?

victor dircksem
20/03/2012, 20:05
ahh sim mas é que a maioria dos jeeps que vejo sao com o original hehe
foi so uma sugestao
as fotos , aonde se edita as fontes para escrever tem uma fotinho com 4 pontos passa o mause em cima e aparece insert image ai clica e celeciona a foto do seu computador
abraços

vavarusso
20/03/2012, 21:20
ahh sim mas é que a maioria dos jeeps que vejo sao com o original hehe
foi so uma sugestao
as fotos , aonde se edita as fontes para escrever tem uma fotinho com 4 pontos passa o mause em cima e aparece insert image ai clica e celeciona a foto do seu computador
abraços
valeu!! conseguir!! Ai estar a foto do dito cujo
337090

vavarusso
20/03/2012, 21:41
337091337092337093
Mais fotos

M-Beltrame
20/03/2012, 21:47
Eu usava o original do motor e não deu conta, coloquei o do 6cil do jeep com ventoinha mecânica e ai ficou bom.



T+

georgevalle
21/03/2012, 08:07
Vavaruso no jeep uso o original com ventuinha eletrica da conta do recado numa boa, mas ja que (e por ai vai uma grana ja que ta mexendo faz .......)esta reformando geral a viatura instala esse que veio com o motor ele é o radiador do opala 6 caneco se não me engano dos 86 em diante os dos 4 cilindros são menores esse é o mesmo que uso na rural 4.1 injetado que é uma verdaira chaleira e ele aguenta na boa então põe esse mesmo que não vai "esquentar" a cabeça.

vavarusso
21/03/2012, 13:41
Vavaruso no jeep uso o original com ventuinha eletrica da conta do recado numa boa, mas ja que (e por ai vai uma grana ja que ta mexendo faz .......)esta reformando geral a viatura instala esse que veio com o motor ele é o radiador do opala 6 caneco se não me engano dos 86 em diante os dos 4 cilindros são menores esse é o mesmo que uso na rural 4.1 injetado que é uma verdaira chaleira e ele aguenta na boa então põe esse mesmo que não vai "esquentar" a cabeça.

Valeu Georgevlle! Eu acho que vai da conta sim, até pq u uso do jeep será só ir até a fazenda (50Km), sair final de semana com a família pra almoçar e tomar uma geladinha. Trilhas aqui nao se faz, pelo menos ainda. Nao vou maltratar o bichinho. E se ele for do de 6 canecos melhor ainda. Sábado medirei a capacidade do mesmo.... outra coisa, quero colocar esse ventilador no centro> Será que fica melhor? Ou aí tá bom???
Obrigado!!

Denis Takashi
21/03/2012, 21:06
vavarusso,

Se existir a possibilidade de usar o radiador original do Jeep acredito que seja melhor, uso um destes no GM 250 com o mesmo eletro ventilador das fotos e dá conta numa boa.

O radiador do opala, mesmo sendo do 6 cil como o seu, ainda comporta menos agua do que o do Jeep, se não me engano coisa de 1.5 l a menos .

Sobre as saidas dos bocais é só ir em alguma oficina de radiadores ( normalmente postos de gasolina de estrada possuem alguem especializado) que eles invertem o lado da saida facilmente.

()´s

georgevalle
22/03/2012, 08:07
vavarusso tambem sou da opnião de quanto menos mexer melhor, se no opala a ventuinha está no lado frio do radiador deve ter uma razão, mesmo que seja devido a espaço com relação à bomba d'agua (que me parece ser o mais logico vendo no opala pois se fosse no centro não daria certo) mas a ventuinha ja está instalada e com todos os pontos de fixação tudo certinho a não ser que na adaptação no jeep isso atrapalhe deixaria como está.

GBarros
22/03/2012, 10:14
Eu particulamente tenho o radiador do opala 4cc no meu jeep e literalmente ele não resfria o motor como deveria. Acho ele pequeno para o motor, fazendo-o esquentar muito rapido, não resfria direito e a ventoinha eletrica dispara toda hora tentando melhorar a temperatura. Resultado disso: uma bateria que durou pouco tempo e um alternador estragado.

vavarusso
22/03/2012, 13:20
Eu particulamente tenho o radiador do opala 4cc no meu jeep e literalmente ele não resfria o motor como deveria. Acho ele pequeno para o motor, fazendo-o esquentar muito rapido, não resfria direito e a ventoinha eletrica dispara toda hora tentando melhorar a temperatura. Resultado disso: uma bateria que durou pouco tempo e um alternador estragado.
Olá GrandeBarros! Qual o seu motor? Me atrapalhei ontem na aferição da capacidade,mas pega mais de 5l de agua.. Vou aferir no final de semana.

vavarusso
22/03/2012, 13:21
vavarusso tambem sou da opnião de quanto menos mexer melhor, se no opala a ventuinha está no lado frio do radiador deve ter uma razão, mesmo que seja devido a espaço com relação à bomba d'agua (que me parece ser o mais logico vendo no opala pois se fosse no centro não daria certo) mas a ventuinha ja está instalada e com todos os pontos de fixação tudo certinho a não ser que na adaptação no jeep isso atrapalhe deixaria como está.
Concordando com vc. Nao vou mudar.

vavarusso
22/03/2012, 13:28
vavarusso,

Se existir a possibilidade de usar o radiador original do Jeep acredito que seja melhor, uso um destes no GM 250 com o mesmo eletro ventilador das fotos e dá conta numa boa.

O radiador do opala, mesmo sendo do 6 cil como o seu, ainda comporta menos agua do que o do Jeep, se não me engano coisa de 1.5 l a menos .

Sobre as saidas dos bocais é só ir em alguma oficina de radiadores ( normalmente postos de gasolina de estrada possuem alguem especializado) que eles invertem o lado da saida facilmente.

()´s
Valeu grande Denis. Mas vc usa um desses no gm de 6 e dá conta? Entao pra mim vai ser Polo Norte. hahhahahahaha

4X4GARAGE
22/03/2012, 13:30
e helice é de lado pq a polia do motor do opala fica lambendo o radiador,e vou falar de novo!!!!!se radiador pequeno fosse bom caminhao tinha um de chevette!!!!

vavarusso
22/03/2012, 15:06
e helice é de lado pq a polia do motor do opala fica lambendo o radiador,e vou falar de novo!!!!!se radiador pequeno fosse bom caminhao tinha um de chevette!!!!
Grande Edison, sei que voce estar certo, e sei que só quer me ajudar, masi é que esteticamente ficou muito bom o do opala 6cc, e acho que para o que eu quero o jeep vai ficar bom. Me diga uma coisa: muita água tb nao atrapalha? Pois o motor vai trabalhar abaixo da temperatura ideal? Nao vai aumentar o consumo?
Valeu!!
Se eu tivesse um buggy iria comprar uma das suspa que vc fabrica, sao muito boas...

GBarros
23/03/2012, 10:06
Olá GrandeBarros! Qual o seu motor? Me atrapalhei ontem na aferição da capacidade,mas pega mais de 5l de agua.. Vou aferir no final de semana.

Vavarusso, meu motor é um opala 4cc, esquenta pra caramba, já coloquei varias ventoinhas, mas não adianta mesmo. Em relação a colocar um radiador de maior capacidade de agua, acho que não tem problema, pois só aumentará a quantidade de agua para a troca de calor. Acredito que a temperatura se manterá mais estável, pois o motor terá mais agua pra ter que esquentar e, se o radiador for bem refrigerado, ele manterá a temperatura mais estável. è um teste bom de se fazer. Temperatura é igual a sal na comida, se houver demais, não fica bom. Eu tinha um radiador do jeep neste motor, mas ele corroeu que não ficava viavel mandar arrumar, e acabei comprando esse de aluminio do opala 4cc. Me arrependi totalmente. Testa aí com o 6cc e fala pra nós aqui depois ok!

JeanCP
17/05/2012, 12:48
Pessoal,
Estou trocando o motor da minha viatura, um bf161 pelo gm151, preciso modificar o radiador original ou comprar um novo.... meu mecânico quer que compro o do opala 4cc, diz que se eu modificar o original vou gastar de mais... o que vocês me dizem????

M-Beltrame
17/05/2012, 13:46
Porque vai precisar modificar o original???
Se estiver bom deixa ele mesmo, para esse motor ele é ótimo.



T+

hurry-gurits
17/05/2012, 13:54
Pessoal,
Estou trocando o motor da minha viatura, um bf161 pelo gm151, preciso modificar o radiador original ou comprar um novo.... meu mecânico quer que compro o do opala 4cc, diz que se eu modificar o original vou gastar de mais... o que vocês me dizem????
Tenho o gm 151 na tranqueira já uns 6 anos quase, na minha opinião compre um do opala 6cc que fica bom, use válvula termostática, coloquei um botão para ligar caso a termostática de problema, o meu ficava ligando e desligando a ventuinha elétrica até que levei numa empresa que só mexe com radiadores descobri que tinha varias linhas do radiador seladas por causa de vazamento, troquei a colmeia inteira, ficou show de bola... ou algum outro radiador de volume igual ou maior os do 6cc, abração

Jacimar
17/05/2012, 14:59
Porque vai precisar modificar o original???
Se estiver bom deixa ele mesmo, para esse motor ele é ótimo.



T+


X2 :curtir:

georgevalle
17/05/2012, 19:09
Jean não precisa trocar, tenho no jeep motor opala 4 alcool com valvula termostática e ventuinha e a cebolinha para ligar a ventuinha coloquei na mangueira pois não quis mexer no radiador que é o original do jeep, coloquei a saida de agua do motor do opala a saida se não me engano do caminhão ou dos primeiros opalas (primeiros mesmo) a saida é para cima não precisei nem mudar a entrada de agua do radiador.

JeanCP
21/05/2012, 13:44
Alguem tem alguma foto do radiador original do cj5 6cc, adaptado para motor de opala 4cc??? Se tiverem, peço para que coloquem uma foto, pois aqui só tem cabeça dura para mexer com isso, se eu não explicar direito com foto e tudo, vai ficar errado!!!

M-Beltrame
21/05/2012, 16:30
O meu é assim mas ele esta no meca e não tenho fotos...
Mas não tem no q errar, é só colocar ele na posição original e ligar as mangueiras...
O único porem é se a hélice for mecânica e o motor estiver muito fora do lugar não vai ventilar direito mas se for elétrica é mais fácil ainda.



T+

JeanCP
28/05/2012, 12:34
Obrigado pela dica, mas ainda assim, quando o seu sair do mec, se você pudesse me mandar umas fotos, ficaria muito agradecido.

O meu é assim mas ele esta no meca e não tenho fotos...
Mas não tem no q errar, é só colocar ele na posição original e ligar as mangueiras...
O único porem é se a hélice for mecânica e o motor estiver muito fora do lugar não vai ventilar direito mas se for elétrica é mais fácil ainda.



T+

JeanCP
31/05/2012, 12:41
OK,resolvido o problema do radiador, ficou show!!!

M-Beltrame
31/05/2012, 13:45
OK,resolvido o problema do radiador, ficou show!!!

Que bom!!!
Eu não esqueci da foto não é q o jeep não ficou pronto...



T+

vavarusso
04/06/2012, 13:22
337090Estou colocando este do opala 6 cil no gm 151, porém vou retirar o eletroventilador para diminuir o recuo total do conjunto. Vou tentar colocá-lo entre a grade eo radiador, se nao der vou deixar sem ele. Sim vou deixar uma distancia de uns 3 cm da paleta ao radiador. Quem sabe a distancia original????
Vavá Russo

Leco1974
16/06/2012, 19:49
O meu era o da Rural com eletroventilador etc etc. Resolvi simplificar a coisa com o da Linha Toyota Corolla anterior a 2008, de um veículo AT. Explico o pq disso: o radiador cabe que nem uma luva entre os páralamas, tem eletroventilador embutido, vaso expansor embutido e refrigerador para o óleo da caixa do AT, o que usei para resfriar o líquido da DH. Em tempo, fixado o radiador no chassi e não nos páralamas ou grade. Acabamento perfeito, funcionalidade mais ainda. Na elétrica, pus um relé só pro radiador e uma luz micro no painel que indica o acionamento do eletroventilador. Paguei menos no conjunto novo do que gastei anteriormente para ressoldar o meu radiador velho e comprar um eletroventilador xing-ling.

Lucas_ForaDeEstrada
15/03/2013, 20:14
Boa Noite pessoal ,

Sou "novo" ainda no fórum e venho postando algumas alterações e pedindo mutias dicas para meu jipe...estéticamente está "quase" tudo resolvido ... agora vamos à parte mecânica!!

Atualmente o radiador que está em meu jipe é de Uno/Palio , mas está todo furado e não me passa nenhuma segurança!!Vou trocar quanto antes para ficar mais descansado ao acelerar!!

Vamos lá ... atualmente meu motor é um AP 1.8 à alcool com 3E turbinado com uma Turbina APL 240 1kg de pressão.

Mass!! ... Final deste ano pretendo botar de volta o motor que está cadastrado no documento ... as configurações são as seguintes ... AP 1.8 álcool , carburador 3E , pistões de monza e bem taxado ... (motor muito forte , mas MUITOOOO esquentador!!)... trabalha sempre quase à 100 C° !!!

Agora a pergunta ...

QUAL RADIADOR USAR QUE VÁ SERVIR PARA QUALQUER DOS MOTORES QUE EU QUEIRA USAR?????

Grande Abraço!!

Pablo.pinto2007
16/03/2013, 02:02
Eu uso o da pampa... que é bem eficiente... e é do motor AP, então está bem dimensionado para ele... agora como vc vai esticar a baladeira... o do santana se eu não me engano é maior...

Ou então o da pick up (F-75 ou rural) dizem que é bem grande... esses pra motor 6 cil...

Boa sorte!

Pablo

Lucas_ForaDeEstrada
16/03/2013, 10:35
Eu uso o da pampa... que é bem eficiente... e é do motor AP, então está bem dimensionado para ele... agora como vc vai esticar a baladeira... o do santana se eu não me engano é maior...

Ou então o da pick up (F-75 ou rural) dizem que é bem grande... esses pra motor 6 cil...

Boa sorte!

Pablo

Então Pable , era mais ou menos com voce que queria falar ... rsrsrs :mrgreen:

Tem algum sistema semelhante ao de Pampa?? Gostaria que fosse um radiador com ventoinha forte e reservatório...

Já ouviu falar no do Monza antigo??

ABraço

Pablo.pinto2007
16/03/2013, 23:48
Então Pable , era mais ou menos com voce que queria falar ... rsrsrs :mrgreen:

Tem algum sistema semelhante ao de Pampa?? Gostaria que fosse um radiador com ventoinha forte e reservatório...

Já ouviu falar no do Monza antigo??

ABraço

Olá! Não nunca ouvi falar do sistema do monza não... eu optei pelo da pampa pelo tamanho e espessura, fica bem fino e é fácil e barato, a ventolinha eu já tinha o motor aí só comprei o defletor em sucata, outra coisa que pode estar vendo é retirando a válvula termostática (muitos aqui vão me condenar por isso), e ter um controle preciso da temperatura no painel, nada de eletrônico, eu uso e confio no sistema mecânico a mercúrio mesmo... e também pode-se colocar uma cebolinha que fica no radiador de temperatura menor, assim o eletroventilador entrará mais cedo e seu motor preventivamente trabalhará mais frio (na temperatura boa)... o lance é esse... é dosar essas coisas... a meu ver o radiador não é a única peça que vai influenciar, tem que ver esse jogo de cebolinhas (existem em várias temperaturas) e também da válvula termostática que eu não a uso e meu motor só trabalha frio... nunca chega aos 90, dizem que isso é até ruim para o motor, mas eu prefiro assim, e na estrada só o vento batendo no radiador já dá conta de esfriar, o eletroventilador nem entra, ele trabalha muito em engarrafamento...
É isso qualquer dúvida!!!

PAblo

Lucas_ForaDeEstrada
17/03/2013, 20:23
Pois então Pablo , vou analisar esta hipótese , mas sabe como é motor vai andar sempre "no pau" e facilita esquentar ... uso o jipe para voltinhas na cidade (10 km no máx) e trilhas pesadas ... ou seja , preciso de um sistema de arrefecimento eficiente!! :mrgreen:

Vou procurar o da pampa aqui na minha cidade ... gostei bastante da idéia ... mas acredito que vou ter dificuldade em achar!

Abraço

calhiandro
17/03/2013, 20:45
Tem um primo que corre de jeepcross com um jeep 51 igual ao seu, motor AP mexidíssmo, o radiador do jeep dele é de santana e ficou perfeito, caso não encontre o de pampa pode ir de radiador de santana que é perfeito.

Lucas_ForaDeEstrada
17/03/2013, 21:00
Tem um primo que corre de jeepcross com um jeep 51 igual ao seu, motor AP mexidíssmo, o radiador do jeep dele é de santana e ficou perfeito, caso não encontre o de pampa pode ir de radiador de santana que é perfeito.


Obrigado calhiandro !! Sabe se ele usa uma ventoinha ou duas?? Estou pensando também no sistema do Santana com DUAS ventoinhas (umas com acionamento automatico e outra por um botao manual)

sikart
17/03/2013, 21:15
Boa noite,
Tenho um cj3 51, acabei de trocar de motor, esotu com um ap 2.0 a gasolina com caixa de chevette 4m, o radiador foi instalado do NOVO UNO, olha, vou dizer, foi um achado, pois o radiador cabe na medida, porem como refor~co foi feito a fixacao na grade dianteira, ja sai varias vezes, nunca esquentou. Abra~cos

Lucas_ForaDeEstrada
17/03/2013, 22:22
Boa noite,
Tenho um cj3 51, acabei de trocar de motor, esotu com um ap 2.0 a gasolina com caixa de chevette 4m, o radiador foi instalado do NOVO UNO, olha, vou dizer, foi um achado, pois o radiador cabe na medida, porem como refor~co foi feito a fixacao na grade dianteira, ja sai varias vezes, nunca esquentou. Abra~cos

Ola sikart ,

então o que está em meu jipe é de uno com reservatório acoplado... mas quebra com muita facilidade por ser em plastico estou com varios vazamentos... vou ver se consigo algum mais reforçado se não vou acabar botando outro de uno com AC.

Pablo.pinto2007
17/03/2013, 23:50
Bem eu penso o seguinte... o motor AP, apesar do seu estar preparado, não tem fama de esquentar, ele só esquenta se não tiver água no sistema, então a pampa possui um radiador mais horizontal que vertical, como os gols que saíram também com motor AP, porém eles são mais verticais, o que inviabiliza sua instalação, o do santana me parece que é também horizontal, só que ele é maior... o que pra mim não interessaria, pra você deve ser uma vantagem pelo volume arrefecido ser maior... e faz aquela jogada que já falei, retira a termostática, e coloca uma cebolinha no radiador de menor temperatura, se não me engano a minha é de 76ºC, ou seja, quando a água do lado quente do radiador estiver a essa temperatura seu eletroventilador entrará em funcionamento... essa de ventulinha dupla eu só colocaria realmente se fosse necessário... faria um teste com uma só (eu acho que dá conta), mas caso não fosse satisfatório aí sim colocaria uma dupla... e o fato de ter um botão manual para acionar é interessante, eu tenho no meu, principalmente paraesfriar o motor antes de entrar em águas profundas, para não danificar o eletroventilador, já tive fusível queimado na trilha e passei aperreios por isso, motor começou a esquentar e o eletroventilador não entrou, fiz uma ligação direta, depois dessa eu instalei um botão (é bem verdade que ele não funcionou por muito tempo, mas foi útil) e não precisa ter um segundo ventilador pra isso, basta ligar paralelo...

Essas peças são fáceis de achar em qualquer loja de autopeças (os radiadores tanto da pampa quanto do santana), eu optei pelo da pampa pelo preço e tamanho e claro, atenderia minha necessidade. E o vaso expansor eu coloquei o do gol quadrado mesmo, mas tem-se a opção do gol geração 4 pra frente que é redondo (é mais difícil de fazer o suporte) e se quiser ir mais longe compra o da kombi refrigerado a água (kombi 1.4 flex) que ele tem um sensor de nível, muito interessante pra vc que tem um motor caro debaixo do capô e vai usufruí-lo como tal e não pode desleixar com a água... é caro, mas é util.

Forte abraço!!!

calhiandro
18/03/2013, 09:17
Obrigado calhiandro !! Sabe se ele usa uma ventoinha ou duas?? Estou pensando também no sistema do Santana com DUAS ventoinhas (umas com acionamento automatico e outra por um botao manual)

Olha é somente uma ventoinha mesmo o carro dele é injetado com injeção programável geforce então pode-se programar tudo inclusive a hora de ligar e desligar a ventoinha, como falaram ai acima a vantagem desse radiador(santana) é que ele é maior e na posição horizontal. Quando instalar a ventoinha você instala uma chave de três contatos(ventoinha ligada direto, desligada direto, ligada automaticamente pelo cebolão).

Grande abraço

Grande abraço e boa sorte

Lucas_ForaDeEstrada
18/03/2013, 09:33
Bem eu penso o seguinte... o motor AP, apesar do seu estar preparado, não tem fama de esquentar, ele só esquenta se não tiver água no sistema, então a pampa possui um radiador mais horizontal que vertical, como os gols que saíram também com motor AP, porém eles são mais verticais, o que inviabiliza sua instalação, o do santana me parece que é também horizontal, só que ele é maior... o que pra mim não interessaria, pra você deve ser uma vantagem pelo volume arrefecido ser maior... e faz aquela jogada que já falei, retira a termostática, e coloca uma cebolinha no radiador de menor temperatura, se não me engano a minha é de 76ºC, ou seja, quando a água do lado quente do radiador estiver a essa temperatura seu eletroventilador entrará em funcionamento... essa de ventulinha dupla eu só colocaria realmente se fosse necessário... faria um teste com uma só (eu acho que dá conta), mas caso não fosse satisfatório aí sim colocaria uma dupla... e o fato de ter um botão manual para acionar é interessante, eu tenho no meu, principalmente paraesfriar o motor antes de entrar em águas profundas, para não danificar o eletroventilador, já tive fusível queimado na trilha e passei aperreios por isso, motor começou a esquentar e o eletroventilador não entrou, fiz uma ligação direta, depois dessa eu instalei um botão (é bem verdade que ele não funcionou por muito tempo, mas foi útil) e não precisa ter um segundo ventilador pra isso, basta ligar paralelo...

Essas peças são fáceis de achar em qualquer loja de autopeças (os radiadores tanto da pampa quanto do santana), eu optei pelo da pampa pelo preço e tamanho e claro, atenderia minha necessidade. E o vaso expansor eu coloquei o do gol quadrado mesmo, mas tem-se a opção do gol geração 4 pra frente que é redondo (é mais difícil de fazer o suporte) e se quiser ir mais longe compra o da kombi refrigerado a água (kombi 1.4 flex) que ele tem um sensor de nível, muito interessante pra vc que tem um motor caro debaixo do capô e vai usufruí-lo como tal e não pode desleixar com a água... é caro, mas é util.

Forte abraço!!!

Grande Pablo ,

Então ... esta semana sairei atrás de radiadores nos desmanches aqui da região e casas de radiador também.Quanto a vávula termostática certamente também irei tirar , até porque caso ela resolva não funcionar estarei com um grande problema (meu carro do dia-a-dia ferveu semana passada por causa dela) . Quanto ao acionamento manual eu acredito ser indispensável por experiencias anteriores parecida com a que tu vivenciou.O cebolão vou procurar algum que liguei antes como tu me indicou , prevenir é a melhor coisa ... se trabalhar mais frio e quiser esquentar dá tempo de ver... mas se trabalha sempre nos 90° , pra chegar nos 100° e ferver é rapidinho , ainda mais quando a adrenalina está na veia , e o pé no acelerador fala mais alto.

Valeu as dicas!!

Forte abraço!!

Leonardo Truccolo
23/03/2013, 21:04
Coloca o radiador do jipe mesmo que da conta com folga. O do Monza tb é uma boa opção, já vi vários jipes com motor ap e radiador de Monza.

Abá

Pablo.pinto2007
24/03/2013, 08:25
Coloca o radiador do jipe mesmo que da conta com folga. O do Monza tb é uma boa opção, já vi vários jipes com motor ap e radiador de Monza.

Abá

Então... exsitem alguns radiadores que dão certo... eu só citei e utilizo o da Pampa e também indico o do santana por serem "originais" do motor, ou seja, são projetados para o motor... eu usei por algum tempo o original, mas como meu radiador era "podre" eu não colocava pressão no sistema, ou seja a mola da tampa do radiador era retirada... assim a troca de calor dava conta, mas um belo dia o radiador furou, era um furo pequeno não dava para VER, e secou a água e queimou a junta do cabeçote... mandei pra retífica e acabei fazendo o motor todo (pois tinham algumas pendências da antiga retífica)... vc pode utilizar o original, com um problema eles são de cobre, por bem são maiores, possuem uma capacidade bem maior em volume de água, pode-se selar também e colocar um vaso expansor, sem problemas, também instalar o cebolão para o eletroventilador... ficará muito bom, mas eu vejo nisso tudo uma grande desvantagem.... o preço do radiador original... um usado já vai ser do preço de um novo de alumínio, sem contar que o original tem-se que mandar selar (se quiser) e mandar instalar a rosca para o cebolão... enfim... critério é critério, mas que dá conta também dá!!!

Abraços!

Pablo

Lucas_ForaDeEstrada
26/03/2013, 18:35
Então pessoal , o preço conta muito ... tem que ter um bom custo beneficio !! Vou colocar um de fiat de novo , igual ao que estava (custa miseros 90 reais!!) vamos ver como vai ficar e assim que tiver o resultado posto aqui!

Abraços

juleymar73
26/03/2013, 18:58
Então pessoal , o preço conta muito ... tem que ter um bom custo beneficio !! Vou colocar um de fiat de novo , igual ao que estava (custa miseros 90 reais!!) vamos ver como vai ficar e assim que tiver o resultado posto aqui!

Abraços

Ola amigos , um radiador de fiat custa so isso, meu BF ta com o radiador vazando , sera que da pra adaptar um desses no meu BF ??

Pablo.pinto2007
26/03/2013, 20:06
Ola amigos , um radiador de fiat custa so isso, meu BF ta com o radiador vazando , sera que da pra adaptar um desses no meu BF ??

Juleymar, a minha opinião uma vez foi vencida, pois disse que os radiadores de alumínio são melhores trocadores de calor dos que de cobre... fui pego pelo bico... mas de certa forma, não podemos comparar radiadores antigos (originais das nossas viaturas) com os mordernos multicolméias, fininhas, exatamente devido à tecnologia inclusive da água que utilizamos... apesar de que um motor oxidado poderá trazer problemas para um radiador, então minha sugestão, é ver a capacidade do radiador do fiat... se ele tiver entre 3 e 4 litros eu acho que dá conta sim, e vc pode ajudar com um eletroventilador na frente, caso ele ameace aquecer, que eu acho difícil... porém se eu fosse vc (aí vem o velho jaque)... arrancava logo esse trambolho de ventulinha e colocava o eletroventilador com defletor original (assim a eficiencia do ventilador é bem maior)... aliviava o velho BF e ficaria bem bacana... vc tem que ver também é a posição das mangueiras, para não ficar algo poluído visualmente, passando mangueira de um lado para outro... a faixa de preço dos radiadores modernos é essa aí... o da pampa me custou 180, o dobro eu sei, mas quanto custa um original? 900? 700?

É isso... sugiro o amigo dar uma voltinha numa loja... pedir uns radiadores... levar até o jeep, ver a posição das mangueiras a altura do radiador... enfim... assim fica mais fácil de escolher... e um vendedor pode até lhe auxiliar vendo o jeep, o espaço que tem no jeep...

Abraços

Pablo

juleymar73
27/03/2013, 09:51
então Pablo , eu ja estava pensando na ipotese de usar o eletroventilador , essa foi uma boa dica ,
obriagado.

Lucas_ForaDeEstrada
27/03/2013, 12:28
Olha Juleymar , o do fiat fui atras pra saber dizem que é muito bom ... pelo menos para o AP ... 6 cilindros nao saberia dizer! Mas dá uma olhada porque vale lembrar que a quantidade de água que circula no motor é a mesma ... o que manda é a capacidade de resfriar a água para refrigerar o motor.Dá uma olhada no de monza antigo ... todos falam que é excelente!

Abraço

alfreis
27/03/2013, 13:33
All,

Quem quiser dar uma olhada nos modelos, procure por Radiadores Visconde na net que eles disponibilizam um site com os desenhos dos radiadores com medidas e posição das mangueiras.

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Frontier e CJ3

Pablo.pinto2007
28/03/2013, 00:45
All,

Quem quiser dar uma olhada nos modelos, procure por Radiadores Visconde na net que eles disponibilizam um site com os desenhos dos radiadores com medidas e posição das mangueiras.

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Frontier e CJ3

Olha o merchã... mas o meu é visconde também!!!

Abraços!

PAblo

alfreis
30/03/2013, 00:38
All,

Faltou o "sem comissão" na minha mensagem! Rs

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Frontier e CJ3

antonio umino
30/03/2013, 23:14
Amigos.......Já que falaram da Radiadores Visconde.....
Se o seu radiador original de cobre, estiver muito furado riscado pela hélice.. Aproveita as caixas e manda trocar a colmeia da marca Visconde. Mandei recuperar o meu radiador da Rural e ficou como novo...

Geralmente as oficinas de radiadores tem a colmeia para a troca aproveitando as caixas...

até mais.

4X4GARAGE
31/03/2013, 11:29
rodei com ap turbo por muitos anos e resolvi problemas de temperatura somente com o radiador original de cobre com 5 comeias,nao precisou nem selar ele pois cabiam uns 8 a 10 litros de agua so no radiador,e olha que sempre fizemos trilhas pesadas e viagens medias(500KM),mas acho q a configuração aluminio selado vai dar um ótimo resultado,fiz ele convencional pra nao gerar pressao na rede comprometendo as mangueiras pois no mato nao tem loja de auto pecas hahhahahah dai ja viu hahahhaha
[]s a todos

Mário RED JEEP
31/03/2013, 16:26
Sempre é melhor o original do motor, pois foi projetado para ele.

Decio Arruda
03/04/2013, 00:18
Tenho no meu Jeep motor AP 2.0 injetado e adaptei o radiador do gol quadrado e ficou muito bom.

Lucas_ForaDeEstrada
03/04/2013, 09:26
Tenho no meu Jeep motor AP 2.0 injetado e adaptei o radiador do gol quadrado e ficou muito bom.

Eai Decio , não tinha visto ainda esta adaptação ... mas ficou ótima no seu jeep , muito bem acabado. Mais uma alternativa , e o custo benefício se torna muito bom também.

Grande abraço

Pablo.pinto2007
04/04/2013, 10:29
Tenho no meu Jeep motor AP 2.0 injetado e adaptei o radiador do gol quadrado e ficou muito bom.

É exatamente isso que falei... os radiadores do gol (quadrado ou bola - que são o mesmo) ele é mais vertical... por isso a grade frontal ficou sobrando no radiador e o radiador ficou sobrando em baixo, já o radiador da pampa fica na medida certa e não fica sobrando em baixo. É porque desmontei o meu senão iria postar a foto para apreciação do que estou falando!!!

Abraços!

PAblo

Dic3
04/04/2013, 12:48
Ficou excelente Decio!

No fake coloquei o original do opala 4cil mesmo. Mas nao vou usar a ventoinha do motor, vou colocar eletrica (inclusive ja comprei devo receber amanha). So preciso fazer o tubo pro cebolao pois meu radiador nao tem isso.

drsandri
10/02/2014, 10:00
Olá Pessoal!
Estourei meu radiador na trilha, n tem como recuperar e onde eu moro n tem colméia p isso...qual radiador posso usar no local, de preferência moderno q é mais fácil de achar aqui?

Abraço!

drsandri
10/02/2014, 11:40
Ninguém c idéia p me socorrer?

4X4GARAGE
10/02/2014, 13:28
o do troller diesel da

linsmar
10/02/2014, 13:41
Amigo também tem o do pálio weekende bate certinho nas medidas.

drsandri
10/02/2014, 15:14
Amigo também tem o do pálio weekende bate certinho nas medidas.

Ok Linsmar, mas terei q colocar reservatório e td mais...certo?

linsmar
10/02/2014, 15:51
Ok Linsmar, mas terei q colocar reservatório e td mais...certo?

Isso mesmo comprei o meu mas ainda não foi possivel instalar.

drsandri
10/02/2014, 15:56
Falei c um meca de radiador e ele me disse q o do weekend n vai dar conta pq é muito fino...q q vc acha?

linsmar
10/02/2014, 16:07
tenho um amigo que usa esse radiador em motor a diesel 1.9
e dá conta tranquilo
Mas tem que ser todo completo inclusive com o defletor
e a cebolinha tem que ser uma compativel com o bf161 que acho que uma de 75°
adaptado na mangueira.

gustavo seixas
10/02/2014, 17:05
o cabeçote do mtr diesel 1.9 é de alumínio ou ferro fundido?
o mtr bf 161 é todo de ferro fundido, inclusive o cabeçote, ,o que o faz aquecer bem mais que os outros, será que o do palio vai dar conta?
o meu é um OHC,(cabeçote de ferro fundido) o radiador original são 3 canaletas de água, mandei fazer outro com 4 canaletas, uso eletro-ventilador, não sei de que é, mas só sei que o bichinho quando liga parece um segundo mtr, mesmo assim a temperatura só trabalha alta e o interruptor é de 75°.
tá certo que o meu é 4cc e o em questão é 6cc, mas acho que se no meu que é menor tá assim se colocar um radiador menor no 6cc deve faltar refrigeração, ou não??????

linsmar
10/02/2014, 17:33
o cabeçote do mtr diesel 1.9 é de alumínio ou ferro fundido?
o mtr bf 161 é todo de ferro fundido, inclusive o cabeçote, ,o que o faz aquecer bem mais que os outros, será que o do palio vai dar conta?
o meu é um OHC,(cabeçote de ferro fundido) o radiador original são 3 canaletas de água, mandei fazer outro com 4 canaletas, uso eletro-ventilador, não sei de que é, mas só sei que o bichinho quando liga parece um segundo mtr, mesmo assim a temperatura só trabalha alta e o interruptor é de 75°.
tá certo que o meu é 4cc e o em questão é 6cc, mas acho que se no meu que é menor tá assim se colocar um radiador menor no 6cc deve faltar refrigeração, ou não??????


O cabeçote é de aluminio Gustavo
Mas temos que levar em consideracao que o radiador é moderno,é de aluminio,possui 48 canaletas,tem vaso axpansor,não tem entrada de ar, em fim só posso realmente ter certeza quando instalar.

Pablo.pinto2007
10/02/2014, 20:07
Bem... minha sugestão é radiador da pampa!!! moderno barato e fácil de achar!!! a troca termica (ou eficiência) do radiador depende de muitas variáveis realmente... e se eu fosse o amigo modernizava com força logo, tirava esse trambolho de ventulinha e colocava logo elétrica, tirava a termostática e deixava logo direto, radiador da pampa (ou outro moderno de alumínio), vaso espansor, com defletor e ventulinha elétrica... cebolinha de 75°C a 82°C quero ver esquentar!!!! só se for uma zebra... agora se a ventulinha não parar (não desligar) significa que realmente o radiador não deu conta... mas acho pouco provável... mas tome cuidado com a pilha... motor de ferro fundido, radiador de alumínio...

Atente também para a pressão que o seu sistema irá enfrentar... por exemplo... a tampa do seu radiador (atualmente) funcionava? ou seja vedava mesmo e seu sistema ficava pressurizado? se sim então vá sem medo de colocar o sistema moderno e selado... caso não, procura uma tampa de baixa pressão pra colocar no seu "novo" sistema (moderno)... porque senão vai estourar janela de inspeção por tudo quanto é lado (aproveita e troca logo), principalmente se sua água era de ferrugem!!!

Pablo

drsandri
11/02/2014, 00:35
O difícil é meca p fz o serviço...querem fz do jeito deles e exploram nas lata$, meu CJ é o único da cidade, to sofrendo pacas, mas algumas coisas faço em casa mesmo...amanha um especialista em radiador avaliará p ver se troca a colméia. Vamos ver q q dá?!? Depois dou notícias!!!!

antonio umino
11/02/2014, 12:36
Se tem especialista em Radiador. este deve entender..
é vendido sòmente a colmeia do radiador.....................
Na troca usa as tampas superior e a inferior e as laterais,
Se vc tem o radiador com a colmeia detonada e especialista faz a troca e fica novo de novo...
Faz uma pesquisa que vc vai encontrar. acho que Visconde...tem de 4 e 5 canaletas....
abçs

drsandri
11/02/2014, 13:43
Ele me disse q o radiador do chevette serve, q q vcs acham? A colméia dele é de A:36xL:42xE:4cm c ventoinha elétrica

Willian Del Piero Rocha
11/02/2014, 19:16
Sei não hem ,o motor BF é grande ,6 cil para refrigerar ,já tem um histórico de não refrigerar bem o último cilindro é todo de ferro fundido ,etc ,capacidade de 10,4 litro de água .Colocar um radiador de um carro que tem um motor menor e mais moderno ,que troca o calor melhor ,sei não ,eu não arriscaria .colocar da wekend ,vai ter que colocar todo o sistema lacrado ,ventoinha elétrica(bem vinda ,quero colocar no meu apenas como auxiliar ) ,como o Pablo já falou ,vai trabalhar o sistema com uma pressão bem mais elevada e pode estourar algum selo mecânico .Acho mais fácil tentar consertar o seu ,ou tentar achar um de opala ,ou C10 ,nem sei se cabe ,mas pelo menos os motores são antigos e de tamanho próximos. Abs.

linsmar
11/02/2014, 21:35
Galera esses motores mais modernos trabalham bem quentes entre 80° e 90° geram uma pressão enorme em todo o sistema
E nada acontece.
O bf trabalha com 75° não é um motor de alta rotaçao, e um sistema do weekend que tem praticamente a mesma extesao
em comprimento e altura não suporta ?

O meu está em mãos quando instalar deixo meu poster por aqui.

Abraço.:safari-rig:...

drsandri
11/02/2014, 21:44
Bom, mandei o radiador para uma cidade próxima, 30km, tem um kra q adapta colmeias de caminhão, foi p fz orçamento...vamos ver q q rola...amanhã dou notícias!!!
Abraço!

drsandri
12/02/2014, 17:01
Olá Galera da Lama!

O meça da cidade vizinha disse q amanhã fica pronta a adaptação de uma colméia c uma fileira a mais de tubos...acho q vai dar certo e o preço ficou justo.
Agora tenho q adaptar uma hélice. Achei a da F4000, de plástico e 4 pás. Q q vcs acham? Terei q mexer nos furos e ela é um pouco maior!

kasemodel
12/02/2014, 17:15
Olá Galera da Lama!

O meça da cidade vizinha disse q amanhã fica pronta a adaptação de uma colméia c uma fileira a mais de tubos...acho q vai dar certo e o preço ficou justo.
Agora tenho q adaptar uma hélice. Achei a da F4000, de plástico e 4 pás. Q q vcs acham? Terei q mexer nos furos e ela é um pouco maior!

drsandi, eu uso a helice de 5 pás do motor do opala. Foi só alargar um pouco os furos e pronto, tá la funcionando!

O que vc precisa verificar é a furação da helice, para encaixar!

Espero ter ajudado!



Abraço,
Kasemodel

drsandri
13/02/2014, 01:02
Pois é Kasemodel!! Aqui n acha nada!!!!!! Mas o Eletrecista falou p por a do caminhão vw, o fuscão, são 6 pás e basta refurar...vamos ver, valeu pela dica!!

gustavo seixas
13/02/2014, 12:42
o q vc ta fazendo é justamente o q fiz no meu, o cara pôs a colméia do caminhão 608. o meu tinha 3 canaletas e a ele colocou tem 4 , e outra coisa, não aconselho tirar a válvula termostática.

Pablo.pinto2007
13/02/2014, 14:34
TEm gente que é fan de termostática... eu sei que é interessante para o bom funcionamento do motor, e coisa e tal... mas aqui na nossa terrinha, os motores trabalham quente sempre... independente de clima (que pode intereferir na temperatura do motor)... e esses nossos motores no meu entender quanto menos quentes trabalharem melhor... pois num pau ( acelerar mais para tanspor um obstáculo) ele pode aquecer além da conta e como nossos sistemas de refrigeração já tem algumas adaptações, pode haver um delay nessa refrigeração e acabar por danificar o motor por uma simples válvula... por exemplo... fomos a uma trilha noturna e o jeep do cara aqueceu... o ponteiro aqueceu de um jeito que chegou perto dos 120 ºC... é demais para um motor AP... quando abrimos o capô o mangote de saída de água estava quentíssimo e o de entrada frio... ou seja a termostática não atuou ou colou ou realmente por algum motivo não abriu adequadamente... tivemos que esperar o motor esfriar (pois a água estava fria)... agora eu pergunto se não tivesse termostática, teríamos tido esse problema? acho que não!!!

Então minha humilde opinião... tem um motor moderno, chato... deixa a termo... mas se seu jeep é pancadão... arranca esse troço pois é mais um bagulho pra dar defeito na trilha!!! e outra, termostáticas também tem temperaturas de trabalho... o que tem que combinar com a cebolinha (caso seja elétrica a ventulinha)!!!

Pablo

Willian Del Piero Rocha
13/02/2014, 15:22
meu jeep também está sem a termostática ,assim como mais 3 BF que conheço um OHC e um AP ,o do meu primo está com a termo porque é um AP 2.0 com injeção dos últimos Santana que saíram(ele comprou de uma sucata baixada por PT) ,e sem a termo o carro funciona de forma irregular. Aqui no ES quando faz frio é 20 °c (fora a região de montanha) ,não é o CE mas é bem quente ,então não vejo o porque andar com uma coisa que poderá travar e me ferrar o motor ,em locais que faz frio mesmo tipo 10 graus ou menos ,até vai porque faz o motor atingir a temperatura ideal mais rápido. E como disse o Pablo ,motores mais modernos ,devido aos múltiplos sensores ,e aconselhável não retirar.

Jacimar
14/02/2014, 02:44
Bom dia prezados ! também tirei a termostática porque estava travada, não senti falta, não pretendo colocar de novo no BF . . . abraço !

Em tempo : meu radiador é original.

drsandri
14/02/2014, 20:21
Boa noite galera!!!

Chegou o radiador c a colméia trocada. Como era usada, veio c alguns amassados, mas n vaza!!!! Pelo preço valeu a pena...agora, n acho nenhuma hélice q dê na espessura p n bater no radiador. Alguém tem sugestão? Posso desamassar provisoriamente a de ferro e usar?
Abraço p todos!!!!

antonio umino
14/02/2014, 22:12
Vc pode até desamassar e usar....se não estiver com trinca...


Mas cuidado com hélice . pois esta pode quebrar uma das pás e fazer um estrago danado...

Abraços.

Willian Del Piero Rocha
14/02/2014, 22:20
Compre uma hélice nova pela internet(em torno de 100 reais) e depois com calma vé essas de plástico ...

gustavo seixas
15/02/2014, 12:51
o aconselhado a fazer quando se quer retirar a válvula e retirar apenas parte dela, retira-se apenas a parte móvel dela deixando o resto,
dessa maneira é como se ela estivesse sempre aberta, restringindo um pouco a passagem da água e não deixando livre totalmente
qualquer motor não é usado 100% em condições extremas, nesse caso ele trabalhará bem em todas as condições

drsandri
18/02/2014, 00:24
Olá pessoal!!! Coloquei hélice da f4000, 4 pás de plástico provisoriamente, mas deu tanto vento q não ligou mais a ventoinha elétrica auxiliar...acho q vou deixar assim. Valeu pelas dicas!!!'

maciel_diego
24/03/2014, 19:58
Galera, estou montando meu jeep, estou sem radiador... aproveitando o tópico, qual radiador podemos adaptar? uma vez que encontrar o do jeep está difícil e novo no mercado da internet, está um absurdo... o meu motor é um AP 2.0 carburado... me ajudem, de hoje para amanhã tenho que comprar esse radiador com a hélice elétrica... grande abrao

Thiago Rodeghel
24/03/2014, 20:57
Galera, estou montando meu jeep, estou sem radiador... aproveitando o tópico, qual radiador podemos adaptar? uma vez que encontrar o do jeep está difícil e novo no mercado da internet, está um absurdo... o meu motor é um AP 2.0 carburado... me ajudem, de hoje para amanhã tenho que comprar esse radiador com a hélice elétrica... grande abrao

Usa o radiador original do Jeep mesmo, se quiser pra melhorar ele, manda em uma casa de radiadores, e manda ele fazer com colméias de caminhão 709 ou 1111...

Não dá problema, e coloque sempre aditivo na água... mantendo, não vai ter mais problema com vazamento, valvulas termostáticas ou selos do bloco, nem formar aquela ferrugem no radiador.

[s]

Pablo.pinto2007
25/03/2014, 12:22
Galera, estou montando meu jeep, estou sem radiador... aproveitando o tópico, qual radiador podemos adaptar? uma vez que encontrar o do jeep está difícil e novo no mercado da internet, está um absurdo... o meu motor é um AP 2.0 carburado... me ajudem, de hoje para amanhã tenho que comprar esse radiador com a hélice elétrica... grande abrao

Rapaz use o radiador do santana mesmo ou então o radiador da pampa (que é menor, mas faz bem o seu papel)!!!

Pablo

Robertux
25/03/2014, 12:56
Veja aqui:

https://www.rolo4x4.com.br/acessorios/2/39/radiadores.html (https://www.rolo4x4.com.br/acessorios/2/39/radiadores.html)

Os radiadores de carros modernos, de alumínio, não ficam bons no Jeep. principalmente se você for usá-lo em trilhas e atravessar alagados ou atoleiros com muita lama porque os vãos entre as aletas são muito estreitos e entopem com a lama, fazendo o motor ferver. As aletas do Jeep são mais espaçadas e entopem menos, refrigerando melhor o motor no off-road pesado.

maciel_diego
05/05/2014, 20:54
Olá Pablo,

Comprei o do santana, que é a mesma medida do da pampa, pelo que pude perceber, só muda os suportes.

Agora, gostaria de tirar umas dúvidas, esse radiador originalmente foi desenhado para ser utilizado na forma horizontal com as mangueiras (mangotes) para serem encaixados na lateral, agora minha pergunta... eu posso adaptá-lo, girando em 90°, colocando as mangueiras para cima?

Grande abraço.

maciel_diego
05/05/2014, 20:58
Pablo amigo,

Olhei sua postagem nesse outro link.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/31414-so-para-quem-tem-willys-com-ap-1-8-2-0-a-24.html#post1938743

Perfeito... sanou minha dúvida, foi colocado de forma horizontal mesmo... abraço..

Wagner Koljack
31/01/2021, 14:43
Olá pessoal, gostaria de saber se alguém já viu um jeep cj5 com motor original mas com radiador e ventoinha elétrica do Gol ?

AWinter
02/02/2021, 10:25
Tenho o do escort. Em aluminio.. dá conta do recado mesmo em trilha com muito barro.

Tulio garcia
20/04/2021, 08:01
Tenho no meu Jeep motor AP 2.0 injetado e adaptei o radiador do gol quadrado e ficou muito bom.
Bom dia Décio muito bacana sua adaptação , poderia me tirar uma dúvida , como você fez para virar a parte inferior do radiador para trás ? Você mesmo virou ou levou em alguém que trabalhe com radiador ?

Ruimar89
24/03/2023, 11:12
Olá pessoal, gostaria de saber se alguém já viu um jeep cj5 com motor original mas com radiador e ventoinha elétrica do Gol ?


Eu comprei o radiador do Fiat TIPO, marca valeo por R$ 290.00, adaptacao super tranquila, com ventuinha do gol(usar com ar)