Ver Versão Completa : Terminal de direcao Camper (longo e o curto)
Amigos, vocês poderiam informar de que carro são os terminais de direção da Camper? Preciso trocar os dois curtos do sistema de direção e não tive sucesso na pesquisa.
Agradeço pela ajuda,
Rubens
Os terminais que eu preciso substituir são: o curto que fica do lado do motorista e o longo qye fica no lado do passageiro. Segue fotos dos terminais.
Obrigado,
Rubens
294245294246
paulobarbosa
25/05/2011, 23:14
A tabela que tenho aqui diz que são esses modelos. Mas lembre-se que algumas(várias) campers podem ter sido modificadas. Isso é para as 4x4 originais.
Ponteira direção curta - gm A/C/D10 e d20 dianteiro 79 a 87 -
Ponteira direcao longa- gm d20 dianteiro 79 a 87 - 3128 nakata 9425
Como vc é de sampa, o pessoal do clube da camper tem para vender. www.camper.com.br (http://www.camper.com.br)
PB
Olá Paulo, tudo bem?
Muito obrigado pela ajuda amigo.
Abraços,
Rubens
manda abrir os munhoes e coloca 608d
uma vez so o carro nao volta mais para oficina
manda abrir os munhoes e coloca 608d
uma vez so o carro nao volta mais para oficina
Olá Sultao,
Eu fiz isso somente nos terminais da barra de direção aquela que vai do braço Pitman ate o munhão.
Você fez the munhão a munhão? Se sim, qual foi a barra de direção que você utilizou? Poderia postar algumas fotos?
Abraços,
Rubens
esse "608d" é o número do terminal Nakata (ou alguma outra marca) ou seria o terminal do caminhão MB-608 ? :pensativo:
Leonardo Raffi
04/12/2011, 22:26
?????????????????????????????????????????????????? ????????
abrir munhao
608 d (mercedinho)????
explique-se
abraços
guilhermeabreu
05/12/2011, 13:57
?????????????????????????????????????????????????? ????????
abrir munhao
608 d (mercedinho)????
explique-se
abraços
LEONARDO RAFFI
Abrir o munhão , ele esta querendo dizer que no local que entra a ponteira no munhão , aquele orifício é cônico , e se vc trocar a ponteira original pela ponteira do caminhão 608 ou do trator MASSEY FERGUSSON que foram as que eu coloquei , a grossura do pino cônico da ponteira do caminhão é mais grosso do que o furo que tem no munhão , logo : vc tem que abrir este furo cônico do munhão para que o pino da ponteria do caminhão possa entrar justo alí .
É só ísto e adeus folga de ponteiras a cada 3 meses . No meu já adaptei estas ponteiras parrudas ha 2 anos e nenhuma folga até agora .
guilherme, tem que trocar também as barras ou a rosca do terminal do 608 é a mesma e dá para aproveitar a barra ?
guilhermeabreu
05/12/2011, 18:25
guilherme, tem que trocar também as barras ou a rosca do terminal do 608 é a mesma e dá para aproveitar a barra ?
FPANDUR
Não , esta adaptação é completa , vc tem que fabricar outra barra , pois a rosca da ponteira é de diametro maior tb , fica mais fácil vc comprar uma do caminhão num ferro velho e encurtar , poiisela é mais comprida do que vc precisa e para encurtar tem que fazer a emenda direito , introduzindo um pedaço de cano de espessura grossa por dentro e fazer a solda , se apenas cortar e soldar , a emenda fica fraca ,mas é coisa a toa ,muito simples de fazer .
beleza Guilherme, valeu pela dica. Sobre fazer a emenda, sei como é, meu CJ tive que fazer algo semelhante, colocar um cano de parede grossa dentro e fazer a solda. Uma outra alternativa é mandar fazer uma barra nova, daí fica sem emenda alguma, já tive que fazer uma barra nova para a Camper, do pitman para o munhão. Mas na época nem me ocorreu em pesquisar para ver se poderia utilizar um terminal mais parrudo ... :parede: :|
Leonardo Raffi
12/12/2011, 18:56
beleza.... e minha ponteira da roda esquerda esta com folga de novo...esta a solução então....
valeu obrigado
Leonardo Raffi
12/12/2011, 19:15
guilherme...isto de abrir ...se faz no local ou tem que retirar munhão...???
uma das minhas ja esta pedindo troca de novo........
valeu a dica......
paulobarbosa
04/01/2012, 00:53
revivendo. Também tenho essa curiosidade. È simples e dá para fazer no local. Ou precisa de um torneiro mais especifico e tem que tirar do local ??????
PB
guilhermeabreu
04/01/2012, 13:50
O CERTO
É retirar o munhão e fazer o serviço no torno , tem gente que faz no local , mas dificilmente o cônico ficará bem feito , daí vai mover o pino e arrombar o furo com o tempo .
paulobarbosa
04/01/2012, 21:03
Obrigado pela pronta resposta Dr. Guilherme.
PB
paulobarbosa
24/01/2012, 17:18
Vamos lá. Já comprei os dois terminais. 55,00 cada um. Bem mais parrarrudo do que o original e mais barato.
Trabalho do torneiro para aumentar o cônico. 40,00 por furo.
Barra do 608 usada no ferro velho 80,00. Perfeita.
Agora é só mandar encurta-la.
Parece que é fácil. Vamos ver.....
PB
Paulo, tudo bem?
Apenas para esclarecimento. Você está fazendo somente a barra que interliga o braço pitman com o munhão. Correto?
Eu já fiz esta alteração na Camper e ficou muito bom, porém a barra que interligam os terminais de munhão a munhão (a de traz) eu deixei o original. Não mudei por que eu "acho" que a nova barra do 608 iria pegar no eixo Dana 30.
Abraços,
Rubens
paulobarbosa
24/01/2012, 18:51
Estou fazendo exatamente o contrário. :-=( vamos ver....
PB
Paulo,
Como você está fazendo esta instalação ao contrário do que eu fiz, por favor mantenha informações porque se der certo eu também mudarei esta barra na Camper.
Abraços,
Rubens
paulobarbosa
25/01/2012, 11:28
Rub,
A barra nova vai estar no mesmo lugar da anterior. A diferença de espessura da minha "original" é muito pequena. Acho q minha original já tinha sido reforçada externamente. Ainda não vi proximo do carro, mas não consigo imaginar que dê m¨%$. Torço para que não dê. rs rs
PB
Walter da Camper
25/01/2012, 13:45
Na minha Camper foi feita a barra munhão a munhão e não pegou na bola, que inclusive é Dana 44.
Já ouví falar na possibilidade de furar a cabeça do terminal e instalar bico de graxa para aumentar a durabilidade. Alguém já viu ou fez isso?
Fotos??????
Quero aprender um pouco!
Mais preciso visualizar!
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
25/01/2012, 18:24
Na minha Camper foi feita a barra munhão a munhão e não pegou na bola, que inclusive é Dana 44.
Já ouví falar na possibilidade de furar a cabeça do terminal e instalar bico de graxa para aumentar a durabilidade. Alguém já viu ou fez isso?
WALTER DA CAMPER
HAHAHAHAHAHAHAHA , vc é exagerado em ???????????????? uma ponteira do 608 ou MASSEY FERGUSSON é parruda pra caramba e custa apensa R$55,00 e vc quer fazer ela durar mais ainda ???????? rsrsrsrsrsrsrsrsrs , no caminhão e trator ela já dura pra caramba numa CAMPER/ENGESA vais durar a vida toda sem graxeira mesmo , acho desnecessário , mas se colocar vai durar mais ainda , não sou contra a colocação da graxeira , mas acho desnecessário .
ABRAÇO
paulobarbosa
25/01/2012, 23:49
Concordo com o Guilherme. Cara realmente parece ser muito resistente. Acho que amanha começa a montagem. Pena que não vou estar proximo para fotografar e mostrar. Vou apenas poder fotografar depois de pronto. Acho q já deveria ter feito também a outra barra. Do pitman para o munhão. O problema é sempre tentar ficar o menos tempo possivel sem carro. :-((
PB
Walter da Camper
26/01/2012, 08:18
Pois é... Doctor... Concordo que o esquema de lubrificação extra dos terminais é superdimensionar :oops: mas, como dizem na gíria moderna :parede:: "vamos combinar", qual é o dono de Camper e Engesa que não tem paranóia por superdimensionamento? :twisted::twisted::twisted:
Essa idéia me foi dada por um vizinho que é mecânico das antigas (...tem uma Veraneio e uma Chev Brasil), um dos poucos que ainda não se contaminou com a filosofia de carros e peças descartáveis, por isso eu dou um crédito às coisas que ele diz.
Não dá para postar fotos agora porque a Camper está na CJ-Checkup adaptando justamente a barra que liga o Pitman ao munhão.
Abraços superdimensionados (...ainda pensando em adaptar os bicos de graxa). :???:
guilhermeabreu
27/01/2012, 13:32
Pois é... Doctor... Concordo que o esquema de lubrificação extra dos terminais é superdimensionar :oops: mas, como dizem na gíria moderna :parede:: "vamos combinar", qual é o dono de Camper e Engesa que não tem paranóia por superdimensionamento? :twisted::twisted::twisted:
Essa idéia me foi dada por um vizinho que é mecânico das antigas (...tem uma Veraneio e uma Chev Brasil), um dos poucos que ainda não se contaminou com a filosofia de carros e peças descartáveis, por isso eu dou um crédito às coisas que ele diz.
Não dá para postar fotos agora porque a Camper está na CJ-Checkup adaptando justamente a barra que liga o Pitman ao munhão.
Abraços superdimensionados (...ainda pensando em adaptar os bicos de graxa). :???:
CARO AMIGO WALTER DA CAMPER
HAHAHAHAHAHAHAHAHRSRSRSRSRSRSRSRSRSRKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKK qdo vc fala :"vamos combinar", qual é o dono de Camper e Engesa que não tem paranóia por superdimensionamento?
E : Abraços superdimensionados .
Vc esta corretíssimo , tb sou da mania de durar para sempre , lá no tópico das HILUX falei em colocar mais sensores de temperatura para te proteger sobre superaquecimentos , teve um cara que não concordou comigo , é ísto aí , temos que aceitar/respeitar a opinião dos outros tb .
MAS VC ESTA COBERTO DE RAZÕES , AUMENTAR A SEGURANÇA E DURABILIDADE SEMPRE É BOM , NUNCA É DEMAIS .
FORTE ABRAÇO REFORÇADO , RSRSRSRSRSRSRS
acabei de comprar as ponteiras seguindo a sugestaão aqui postada e me lasquei,nenhuma coube, vou ver qual realmente serve e posto aqui.
acabei de comprar as ponteiras seguindo a sugestão aqui postada e me lasquei,nenhuma coube, vou ver qual realmente serve e posto aqui.
Bom dia,os códigos corretos:
Roda dianteira esquerda: ponteira curta rosca direita Nakata n303
Braço Pitman : ponteira curta rosca direita Nakata n303
Roda dianteira direita: 2 ponteiras longas rosca esquerda Nakata n302
Todas tem a rosca que vai no barramento na medida 11/16, abraços.
WELINGTON TEPASSE
12/09/2017, 06:30
Como tive o Dana 30 quebrado, estou substituindo pelo Dana 44, aí aproveitei e também fiz a substituição das barras e dos terminais de direção pelos do mercedinho 608.
Tive que fazer um trabalho de preenchimento, aumentando a área onde estão os furos do munhão, pois ficou muito no limite, fiquei com medo de quebrar a peça.