Ver Versão Completa : Turbina simplesmente Explodiu.......
vieira912
24/05/2011, 13:29
Sei que não tem muito haver com o topico pois se trata da turbina de uma F-4000 4x4 2009 com apenas 65.000km rodados motor Standard todo "ORIGINAL" e um motorista Pé Leve um Senhor de 57 Anos que parece minha mãe no volante, e mesmo assim a BORG WARNER turbina original dos motores Cummins explodiu chegando aqui na oficina para uma simples troca de oleo. sei que não tem muito haver mais já ouvi varios relatos de motores MWM sprint que equiparam S10 - Frontier - Xterra - Troller - Marruá, com esta turbina Borg Warner 3K ou KKK tambem explodiram ou travou o eixo, por isto decidi colocar aqui no tópico este relato e a foto da mesma confiram ai até mais.:concordo:
294135 294136
RGamaJr_4x4
24/05/2011, 13:53
Será que algum pequeno objeto, como um pedrisco, que entrou por um filtro de ar rasgado ou alguma abertura na tubulação da admissão associado à lubrificação deficiente poderia causar isso?
Pela foto parece problema de má lubrificação no eixo... talvez causada por erro de projeto.
opala66joao@hotmail.com
24/05/2011, 15:15
vixi mariaaaaaaa... As 4mil antiga,com fuça de f-1000 e motor mwm nunca vi acontecer isso.
opala66joao@hotmail.com
24/05/2011, 15:16
MWM 229TD e X-10 só pra deixar claro.
Fe_jipeiro
24/05/2011, 16:40
Caramba ... fez um belo estrago na turbina ...
Realmente, deve ter sido algo q travou a mesma, utilizo essa turbina na minha Band desde Nov/2009, rodando com 2kg de pressão limitado na BI e não tem nenhuma folga ... Rodei mais de 50k com ela ...
Abs...
vieira912
24/05/2011, 18:04
filtro original de papel tudo OK a unica coisa que encontrei foi a porca e a ponta do eixo que quebrou, e pior que este motor Cummins EuromecIII roda com pouca pressão Maximo 1,2Bar de pressão com o pé na bomba, sem contar que o mesmo está com 65.000Km originais e só troca de oleo e abastecimento, a bomba xequei e está lacrada, realmente conversei com o gerente da oficina Ford-Truck e o mesmo constatou que já teve alguns problemas com está turbina, até mais.:concordo:
Fe_jipeiro
24/05/2011, 18:32
Vieira,
Muito estranho msm ... Mande essa turbina para análise na BW ... Geralmente, qdo é problema de fadiga de material ou erro de fabricação, eles repõem. Com relação a pressão de trabalho, o original é 1,5kg nesse motor, e tb é o que vem regulado na turbina ...
Será que não foi falta de lubrificação? que fez esquentar demais o eixo e partir o mesmo? ou a porca soltou ? enfim, precisa de análise técnica ai ...
Abs...
BRAVOECONOVEMBER
24/05/2011, 21:08
Pode ser a soltura da porca que causou a quebra do rotor, pode ser a quebra do rotor que causou a soltura da porca, só examinando mesmo com cuidado. Em máquinas maiores desse tipo já vi acontecer, mas a divisao ao meio de um rotor assim normalmente está associada a falha de material. Pra se abrir ao meio desse jeito...
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