PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com diferencial Dana.

dsaviett
23/05/2005, 15:44
Pessoal,

Estou com uma dúvida e gostaria de opniões. Tenho uma Engesa 87 que modifiquei o motor para alcool 4 cil. O carro não chegava aos 90Km/h, até que meu pinhão traseiro quebrou os dentes. Sei que meu pneu não é muito grande (Firestone 236/75/16) mas acho que mesmo assim deveria chegar a pelomenos 100Km/h.

Pergunto: Como minha relação é do FI 39X8 ( 4,88 ) tenho como só trocar a coroa e o pinhão dos dois diferencias?

Tenho que pagar o preço que a rota 4x4 pede? Pois não achei em outro lugar...

Posso usar uma outra relação mais longa já que meu cambio é um Clark 240f e tenho uma reduzida de willis adaptada nele?

Quem puder me ajudar estarei muito grato. Gostaria também de saber onde posso comprar essas relações por um preço melhor (desmanche)???

Valeu

billj
23/05/2005, 15:56
O eixo dianteiro é o original Dana 30?? Se for, pode usar as relações do Chevette / Opala que vierem com este eixo. Na traseira, qualquer relação da linha Jeep funciona.......

Tenho na garagem uma relação Dana 30, acho que é 3,73. Se quiser, posso contar os dentes para ter certeza. 250 mangos leva...........

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
23/05/2005, 17:17
Essa proposta do Bill é boa, pois você acha algo com qualidade a preço justo :lol:

Tendo essa na mão, você pode procurar a traseira que case perfeitamente com ela. Depois eu mando uma msg um arquivo html que eu pego em casa com todas as relações Dana e os códigos e uso das ditas partes internas.

Ah, sim! Depois compre uns pneuzinhos maiores. Gaste um pouco quando tiver, você não irá se arrepender :twisted: Mas compre rodas aro 15, pois no Brasil é mais fácil e mais barato de achar pneus nesse aro. :(

Eduardo Velo
23/05/2005, 19:07
Estou com uma dúvida e gostaria de opniões. Tenho uma Engesa 87 que modifiquei o motor para alcool 4 cil. O carro não chegava aos 90Km/h, até que meu pinhão traseiro quebrou os dentes. Sei que meu pneu não é muito grande (Firestone 236/75/16) mas acho que mesmo assim deveria chegar a pelomenos 100Km/h.
Posso usar uma outra relação mais longa já que meu cambio é um Clark 240f e tenho uma reduzida de willis adaptada nele?
Quem puder me ajudar estarei muito grato. Gostaria também de saber onde posso comprar essas relações por um preço melhor (desmanche)???

Cara , esses pneus que vc estava usando equivalem a 30"x 9,5" não era para estar forçando o diferencial , como ocorreu a quebra do pinhão ??
Comigo estourou o rolam. e o pinhão criou folga , mas estava usando os BF 33" x 12,5" forçando tudo que tinha direito numa relação 3,07

O melhor caminho é o desmanche , esse preço do Bill vc não vai achar melhor , pega essa que é mais longa que a que vc tem e vai atras da tras. , tenho interessado nessa diant. que vc vai tirar , já fica pau a pau a troca ...

Quem via fazer o trampo nos diferenciais ???

[]s...

ddr54
23/05/2005, 22:10
Aproveitando o assunto e contado com a ajuda de sempre dos nossos amigos engesenheiros , gostaria de pedir orieentação de todos na solução deste problema :

1 - Levei meu engesa 87 fase I para alinhar .
Antes de ir , liguei e perguntei se eles alinhavam .
Resposta : sim .
Atravessei a cidade e quando cheguei lá , o cara fez aquela cara .
Este carro é muito antigo e não consta no programa .

Dai , ele disse , o que posso fazer é levantar a situação e você compara com os dados do manual .

Situação encontrada :

Caster : LE +2graus e 39 min LD +5graus e 12 min
Camber : LE +0graus e 35 min LD +1graus e 17 min
Convergencia : LE +0graus e 06 min LD +0graus e 05 min

Do manual :

Caster : +5graus +- 30 min
Camber : +1graus e 30 min +- 30 min
Convergencia : 2 a 4 mm

Pergunta : qual a extensão do problema e como corrigir ?

Danilo

Eduardo Velo
23/05/2005, 22:46
Caster é imexivel ( lembra alguém ?? rsrsrs ) a não ser pelo desgaste dos rolam. de munhão ...
Convergencia é de 2 a 4 mm mesmo , fiz alinham. numa maq. que marcava em mm , tinha feito no barbante e estava com 3 mm , nem mexeu , só alinhou a direção ...

Parece que está tudo Ok , só verificaria os rolam. sup. do munhão L.E. pq acusou fechamento em cima ...

[]s...

dsaviett
24/05/2005, 11:13
O eixo dianteiro é o original Dana 30?? Se for, pode usar as relações do Chevette / Opala que vierem com este eixo. Na traseira, qualquer relação da linha Jeep funciona.......

Tenho na garagem uma relação Dana 30, acho que é 3,73. Se quiser, posso contar os dentes para ter certeza. 250 mangos leva...........

Abraços,

Bill, para dificultar um pouco mais minha vida estou sem um lado da minha roda livre e a $$$$ está muito curta. Estou vendo o que vou fazer. Tenho que comprar um tanque que o meu já era e estou com esse problema no diferencial traseiro. Não sei se compro a RL e fecho meu diferencial traseiro e rodo até guardar uma $$$ para trocar a relação dos dois diferencias ou arrumo só o traseiro e desencano da RL, já que o tanque não tem com... vou ter que trocar.

Mas manda uma mp com seu fone que já fica na manga quando rolar a troca.

Sabes onde posso achar a relação do D44?

Valeu

dsaviett
24/05/2005, 11:23
Eduardo,
"Cara , esses pneus que vc estava usando equivalem a 30"x 9,5" não era para estar forçando o diferencial , como ocorreu a quebra do pinhão ?? "

Comprei meu carro faz uns 10 meses e só andei uns 300Km com ele. Como peguei ele com o motor fundido e já retifiquei como manda o figurino estou agora tentando andar um pouco antes de abrir diferencias e cambio, mas me FFFFF.... :evil: , respondendo sua pergunta o carro estava na rua normal e parado no farol quando sai escutei um barulho acompanhado de um solavanco. Como o motor continuava ligado e o cambio parecia engatado logo vi que era o diferncial. Pensei BLZ !!! Vou ligar o 4 x 4 e andar com a frente... Ai lembre que estava sem a RL :evil: :evil: :evil: . Reboquei ate em casa e lá abri o diferencial traseiro e vi o pinhão banguela... :shock: Agora não sei o que vou fazer da vida :?:
Aceito sugestões???

Valeu.

Eduardo Velo
24/05/2005, 11:49
Pelo q vc ta falando ja tava bichado ...
Sugestões -
Arruma só o dif. tras. e mantém tudo como está , troca tudo , rolam. coroa/pinhão , sat./plan. .. eu acho que esse carro tava rodando com pneuzão e colocou pneus menores só pra vender ...

ou troca os 2 por relação mais longa ...

[]s...

dsaviett
24/05/2005, 12:51
Eduardo,

A relação do opala 6cc é Dana 30 (43x13)? Essa serve na frente do Engesa?

[]'s

billj
24/05/2005, 13:06
Qualquer relação do D30 serve. O cuidado é de ter a mesma relação na traseira também.......

Abraços,

Eduardo Velo
24/05/2005, 21:58
Entra nesse site
http://www.dana.com.br
clica -
- Catálogo Eletrônico -
- Escolha a linha de produtos Dana -
- Eixos diferenciais Spicer
- Escolha montadora - todas
- Escolha veiculo - todos
- Escolha componente - Coroa Pinhão
Dentre a lista escolhe o que te convém e manda bala -
Atenção no num. de estrias para sat./plan. = 30 estrias - esse cjto é mais fácil pq é quase universal ...

[]s e boa sorte

Eduardo Velo
24/05/2005, 22:12
Muitas Engesas rodam com esses cjtos de coroa/pinhão

Pampa 01/85 12/95 1.6 Gasolina 4x4 T DANA 30 OT 3,54(46 x 13)
Belina II 01/85 12/87 1.6 Gasolina 4x4 T DANA 30 OT 3,54(46 x 13
Opala 01/71 12/93 4 cil Gasolina 4x2 T DANA 30 OT 3,54(46 x 13)

F 1000 01/79 12/90 Gas / Diesel T DANA 44 OT 3,54(46 x 13)

[]s...

Pedro
24/05/2005, 22:22
Com o motor 4 cilindros a alcool, relação da ultima marcha 1,00:1, pneus originais na medida 750x16 e relação do diferencial original=4,88:1, a velocidade final é de 118km/h, segundo testes da época....
Antes de alterar as relações, verifique o carburador, a entrada de ar deste, ponto, cabos, velas...combustível.
Se eu não fiz as contas erradas, :oops: , sua viatura com os pneus citados, deveria chegar a uns 113km/h.
[]'s

Eriksom Teixeira Lima
24/05/2005, 23:53
Segue o anexo conforme prometido. (troquem o sufixo do arquivo para htm, pois eu tive de colocar h já que o fórum não permite anexos htm)

Apesar de em tese os produtos do mesmo tamanho serem intercambiáveis (p.ex., Danas 46 entre si) há pequenas diferenças de altura nas coroas que sem um bom mecânico você ficará na mão em dois tempos. :cry:

Duas merrecas: eu faria um esforço e compraria a relação do Bill, pois é a mais dificil de achar. :wink:

]s sem comissão e sem conhecer o Bill (aviso antes que linguarudos ...) :evil:

Eriksom

dsaviett
25/05/2005, 12:09
Galera,

Acho que já descobri o que está acontecendo...???
O velocimetro não está aferido. Como foi usado um cambio diferente do original acho que isso deve interferir na velocidade medida. Meu cambio é um Clark 240F 4 marchas e tenho uma reduzida do Willis.

[]'s

Eduardo Velo
25/05/2005, 12:46
Esse casamento não é bom , red. Willys com Clarck ...
Qdo usar reduzida , evite usar a 1º

[]...

Marcelo Binotti
25/05/2005, 14:11
Pessoal,

Sou leigo no assunto, não entendo qual a diferença entre os eixos Dana 30 e Dana 44 nem as relações existentes, quais são as diferenças e qual seria a melhor delas ? Estou vendo um Engesa F1 e me disseram que esta com relação 46/13 nos diferenciais. Isso é bom ?
Quem puder me ajudar a esclarecer essas dúvidas eu agradeceria.
Abraços,

Eduardo Velo
25/05/2005, 14:45
Fala Marcelo , os numeros são referentes ao tamanho da bola do diferencial ..
30 diat. e 44 tras. no Engesa ...
Essa rel. é a 3,54 , muito boa ...

[]s..

lostensos
26/05/2005, 19:58
aproveitando a pergunta,
quero passar minha Camper pra 4x4, mas
é necessario eu deixar a relaçaõ dianteira,
identica a traseira? se sim pq? se não, pq tb?

rs :)

o eixo dianteiro é um dana 30 com 39 x 8 ....
o traseiro é dana 44, nao sei a relação..

grato

Pedro
26/05/2005, 22:58
Sim, é necessário...
Se as relações dos diferenciais forem diferentes, as rodas dianteiras e traseiras girarão em velocidades diferentes.....como isto não é possível de acontecer com as rodas no chão, alguma peça do conjunto da transmissão vai para o espaço.
No Engesa há uma pequena diferença de relação...4,89 e (acho) 4,88 entre o traseiro e dianteiro, mas não há problemas desde que se faça uso do 4x4 apenas em pisos que não ofereçam muito atrito (nunca em asfalto e estradas de terra batida e seca), pois a diferença acaba se compensando com o "deslisamento" do pneu no solo.
Já que vai colocar 4x4, aproveita e troque o eixo dianteiro por um Dana 44, que é mais parrudo e resistente.