Ver Versão Completa : Vitara: Variação em marcha lenta
Olá pessoal,
Há algum tempo meu vitara está variando bastante a marcha lenta.
Ele varia do normal (entre 800 e 1000 RPM) e várias vezes fica bem abaixo, entre 200 e 500 chegando a acender o check engine de vez em quando.
Já fiz o teste e deu código 12 (tudo OK).
O que pode ser isso??? Devo me preocupar???
[]s
Primeiro de tudo cheque:
- Procedência do combustível;
- Bicos injetores;
- Pressão da bomba;
Em ultimo caso verifique a regulagem da marcha lenta direto no sistema da TBI
nepomuk,
Blz???
Valeu... Ontem mesmo levei no mecanico pra trocar meu coxim e comentei com ele... Ele regulou a marcha lenta mesmo e aparentemente melhorou. Mas ele falou pra ficar de olho que pode ser algo mais...
[]s torcendo pra ser apenas isso!!! :P
motor do vitara é danado p/ entupir as magueiras de vacuo da TBI, e dependendo de qual mangueira for o sintoma é bem semelhante... basta desentupir e volta ao normal..
T+
-Sensor de posição da borboleta
-Atuador da marcha lenta (**)
se vc conhecer alguem q tenha um carro igual ao seu vc pode trocar uma dessas peças por vez e vê se resolve. digo isso pq o preço desas peças é relativamente alto pra serem trocadas sem q se tenha certeza do defeito, provavelmente é o atuador devido a variaçao da macha lenta, se fosse outra coisa a marcha lenta ficaria alta demais, ou o carro apagando, ou gastando muito.
valeu
motor do vitara é danado p/ entupir as magueiras de vacuo da TBI, e dependendo de qual mangueira for o sintoma é bem semelhante... basta desentupir e volta ao normal..
Fala Fabiano, blz???
Quando isso acontece, a aceleração fica por volta dos 2500RPM. Pra limpar é só desconectar a mangueira e limpar com disintupidor de fogão... :lol:
Valeu Dero, parece que não vai ser preciso trocar nada... Ainda bem!!! 8)
Parece que foi só regulagem (acho que na tal TBI), pois o mecânico não demorou nem 1 minuto pra mecher e até que melhorou... Agora ele está constante entre 800 e 1000rpm!!! Vou observar... Se der alguma outra coisa eu posto aqui!!! :wink:
Obrigado a todos
[s]
mir000
Ele deve ter limpado os 2 sensores/atuadores q falei pq ficam justamente na tbi, eles deviam estar com alguma sujeira, principalmente o atuador q trabalha com uma mola muito sensivel, outro detalhe importante é q as peças da TBI nao aceitam regulagem, sao micro ajustadas as únicas manutençoes sao limpeza e troca.
É bom ficar entao atendo a qualidade do ar q esta sendo admitido no motor, ele deve estar contaminado ou pelo filtro saturado q foi soprado de fora pra dentro (nao pode) ou q pode ter sido furado por alguma micro pedra, veja as mangueiras de acesso do ar após o filtro pq se estiverem sujas de pó é pq o filtro ja deu o tinha q dar, essa mangueira é sempre uma referência pra boa ou má qualidade do filtro usado ou se ja esta na hora da troca mesmo.
É sempre bom lembrar q o pó admitido é prejudicial ao óleo do motor(contaminação), aos anéis (raspadores) e ao catalizador.
Se a regiao for de muita poeira talvez seja o caso de se pensar em usar filtro húmido (óleo) ao inves do seco, sem contar q o primeiro é lavável e de validade indeterminada (teoricamente).
valeu
dero,
Vou verificar essa do filtro hoje. Meu filtro é o do pálio, com adaptação na borracha de vedação, vou checar tanto a borracha quanto a mangueira, mas parece que melhorou mesmo depois da "fuçada" do mecânico... :lol:
[s]
mir000,
Q bom q já está ok :D
Como é adaptação umas das poucas coisas a se considerar é a capacidade de fluxo do filtro (carros de mesma cilindrada) e tipo do uso dos veículos (off/ on road).
No caso de adaptação de filtros de veículos on em veículos off road o ideal seria um filtro com capacidade superior, para evitar q ele de batente antes da hora :twisted: , dever-se evitar tb soprar filtro com ar comprimido (altera os poros do filtro), se quiser fazer com o ar a distância (sem tanta pressão) faça-o de dentro p/ fora do filtro.
valeu
Como o filtro do palio é bem flexivel, dou apenas uma batidinha neles quando pego muita poeira.
Mesmo assim, como é adaptação, devo ficar sempre de olho na fixação da borracha de vedação, pois por ali é provável uma pequena passagem de poeira...
[]s
Haaa sim,
Agora q eu entendi, vc adaptou só o elemento do filtro e nao a cx toda né?
Nesse caso, vc pode fazer na borracha do filtro um "enchimento" com aquele vedante preto q é usado pra fechar juntas de motor, q qdo seca fica com a mesma consistência do silicone da vedação vermelha do filtro.
valeu
Eu fiz a vedação com bastante silicone, mas vou retirar toda a caixa pra ter uma visão melhor, se está sobrando espaço nas beiradas ou não... Se tiver sobrando, tento dar uma complementada com silicone pra preencher os mesmo... :wink:
[s]
ricardo sabóia
01/06/2005, 16:07
Amigo,não sei se vou ajudar mas meu jimny a uns dois meses, ficava com a marcha lenta irregular principalmente quando frio. Um amigo me indicou o aditivo maxtop (laranjinha) da Bardhal, então por duas vezes seguidas enchi o tanque e coloquei o aditivo :!: Resultado; depois disso ele nunca ficou com a lenta irregular. Já está com mais de um mês e até agora ele está beleza :) Pode ter sido uma pequena sujeira que o aditivo dissolveu :) Não estou dizendo que seria o seu caso, mas não custa nada tentar :!: Aliás nada é de graça :( O aditivo aqui em Fortaleza custa em média de 8 a 10 pratas :!:
Abraços, Ricardo - Jimny 2001.
Aditivos para limpeza de bicos=querosene (R$ 4,50 o litro)
Vc pode usar a diluição de 1L para cada 20/40L de gasolina e usar eventualmente (isso pq tanto os aditivos "oficiais" qto o querosene causam carbonização se usados constantemente).
valeu
Esses aditivos são bons pra serem usados de vez em quando... Acredito ser melhor (ter mais efeito) que gasolina aditivada... (minha humilde opinião :roll: )
Já tinha pensado nisso, só não tive tempo de correr atras do aditivo. :P
[s]
mir000,
Pois é tanto os aditivos qto a gasolina aditivada tem sua funçao específica.
A gasolina aditivada tem compostos aditivos de cadeia leve q funcionam como "solventes" das borras e nao provocam carbonização acima da normalmente produzida pelo combustível, isso considerando q o combustível é novo, fator importantíssimo, pois somente novo o combustível mantém suas características originais, após um tempo de armazenamento já perde (por evaporação) esses compostos mais leves, o q altera o rendimento, a cor, a aditivação, etc..
Os aditivos solventes vendidos nos vidrinhos de 200ml normalmente são compostos de cadeia mais pesada, com maior poder detergente, e tb com maior índice de carbonização, por isso so dever ser usados eventualmente, nunca constantemente.
Claro q essas opinioes são leigas, por interpretação de textos técnicos aos quais tive acesso, alguma coisa pode ter sido explicada a grosso modo mas é isso aí. hehe
valeu
As veses o minha viatura fica um pouquinho acelerada (1500 a 1800 rpm) até aquecer depois fica tudo OK. Alguém sabe o que é isso? seria normal? 8)
Isso é um mangueirinha que entope frequentemente. Não sei te explicar certo onde fica, mas é muito fácil de limpar. Use disintopidor de fogão (ou algo parecido, como pedaço de arame fino e resistente) e oleo Car 80. Quando entupir mais, vai ficar acelerado até uns 2300 rpm.
Se alguém souber explicar o local certo, vc mesmo poderá fazer!!!
[s]
Isso é um mangueirinha que entope frequentemente. Não sei te explicar certo onde fica, mas é muito fácil de limpar.
WANTED LIVE OR DEAD :evil:
Procura-se a mangueirinha acusada por mir000 como sendo a culpada do crime de variação de marcha-lenta no meu motor para levar uma agulhada e uma Schiringada... 8)
abri o capô e acho que deve ter mais de 20 Bichanas destas... :?
O arame e o spray eu já tenho... só falta saber onde usar... :roll:
Alguem aí tem uma pista para que uma inocente não seja penalizada? :mrgreen:
Augusto_Bnu
06/06/2005, 09:36
Poi eh... o meu quando esta frio desce a rotacao..... depois quando esquenta tudo normal...... alguem sabe oq esta acontecendo, sera q eh regulagem no TBI????
Valeu....
Martalgf
15/10/2008, 18:49
OLá a todos... desculpe renascer este tòpico.. pois tava lendo opniões de todos.. e o meu problema é rotação baixa d+ ele fica em 100 no máximo 200 rpm no caso é um automático Sidekick 92...
DEvo acelerar ele?
ajustei em 500 rpm... mais ele cisma em descer... ai fica no limite....
- Troquei a pouco 1 bico pois queimou
- troquei 4 velas
o que devo fazer? limpar atuador? no caso vi todo mundo falando em rotação alta....
Fico grata nas dicas
beijos:grin:
Regulou pelo parafuso da entrada de ar?
augustolobo
26/02/2019, 19:20
nepomuk,
Blz???
Valeu... Ontem mesmo levei no mecanico pra trocar meu coxim e comentei com ele... Ele regulou a marcha lenta mesmo e aparentemente melhorou. Mas ele falou pra ficar de olho que pode ser algo mais...
[]s torcendo pra ser apenas isso!!! :P
amigao ..meu vitara com mesmo problema ..vc poderia manda a foto..do regulador do marcha lenta?
Carlos Augusto Reis
02/06/2020, 12:24
Bom dia, ontem fiz uma limpeza do TBI que estava sujo e depois disso ao ligar o carro ou ao acelarar, a rotação vai para 2000 rpm e demora muito para voltar ao normal! Já verifiquei alguma possivel entrada de ar mas não foi encontrada. Alguem pode me ajudar?
TCHEIGOR
02/06/2020, 14:49
Bom dia, ontem fiz uma limpeza do TBI que estava sujo e depois disso ao ligar o carro ou ao acelarar, a rotação vai para 2000 rpm e demora muito para voltar ao normal! Já verifiquei alguma possivel entrada de ar mas não foi encontrada. Alguem pode me ajudar?
quando tive vitara aconteceu o mesmo problema, quando mexi o sensor TPS saiu da posição e começou esse mesmo sintoma, além de outro que era uma leve falhada ao passar por um ponto específico do acelerador. Dá uma conferida se o TPS não saiu um pouco da posição.