Conectar

Ver Versão Completa : 1kzt - Vela aquecedora

elmestizo
22/05/2011, 22:13
Ops...

Comprei recentemente uma SW4 com o motor 1kzt... nesses dias frios a safada só pegava na segunda tentativa...

Ontem pela manha, tive uma idéia.. virei a chave até a vela aquecedora desligar 4x e só depois dei partida...

Pegou prima... ontem fiz o mesmo teste e idem!!!

Moral da história... a vela aquecedora já era!!!

Alguém sabe o código e custo médio? Achei a vela no ML por 15 a 25 reais, porém sem marca declarada.

Na Australia custa cerca de 80USD as 4.

Alguém tem o código das velas ou trocou recentemente?

Abrass

herbs
22/05/2011, 22:51
Em qualquer loja de auto peças você acha essas velas paralelas. Eu troquei recentemente as minhas e coloquei Bosch, custam quase 10x mais caro, porém, o tempo de duração não se compara com essas xing-lings que vc terá que trocar todo ano.

Abs

Leonardo Dic
24/05/2011, 10:53
LM tive uma experiencia muito ruim com velas xing ling na Hilux. Da uma olhada no meu relato.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/28094-velas-aquecedoras-hilux-cuidado.html

elmestizo
24/05/2011, 18:23
Ops..

Xing-ling eu to fora... só quero o código das bosch para poder procurar.. kkkkkk alguém tem?

Loras
24/05/2011, 18:48
Checa o circuito elétrico antes.

Pode não ser somente as velas.

Abs.

thiagorussi
23/04/2014, 11:51
Em qualquer loja de auto peças você acha essas velas paralelas. Eu troquei recentemente as minhas e coloquei Bosch, custam quase 10x mais caro, porém, o tempo de duração não se compara com essas xing-lings que vc terá que trocar todo ano.

Abs

Olá! POde me indicar onde comprou as velas Bosch para motor 1kzt?

rfdex
23/04/2014, 16:04
Amigão, saia fora de vela xing-ling. A minha experiência com elas terminou com o cabeçote da viatura sendo retirado... Costumo comprar na rockauto.com, porém na pressa comprei velas DELPHI no mercado livre, paguei 160 no jogo e estou gostando. São ótimas. Mas o ideal é Bosch, NGK, Denso, etc. Abraço!

josesiri
24/04/2014, 10:44
Olá! POde me indicar onde comprou as velas Bosch para motor 1kzt?

Procura o site Mr.Centelha, fica no sul e é especializado em velas e cabos, lá vc encontra todas marcas, inclusive as Denso iridium que acredito serem as mais indicadas, eles despacham e parcelam no cartão em 3x

Tadi
27/04/2014, 15:09
O site Mr centelha, pelo que eu vi trabalha somente com velas de centelhamento e nao de aquecimento. Até agora a que mais chega proximo da original é a delphi. Confira sempre: a ponta da vela deve ser bem fina, igual a original, senao ela nao aquece o combustivel.

rfdex
27/04/2014, 18:57
É como disse, uso a Delphi desde julho do ano passado. E está 100%! Comprada no Mercado Livre, a 160 reais o jogo. Abraços

gabriel theodoro de souza
27/04/2014, 20:03
códigos de vela aquecedora de alguns fabricantes:

Quality replacement for:
Beru: 688, 894, 968MJ, GV001, GV688, GV894, GV968.
Bosch: 0.250.202.006, 0.250.202.053, 0.250.202.054, 0.250.202.073, 0.250.202.096.
Champion: CH103, CH132, CH154.
Lucas: HDS284, HDS234, HDS235, HDS262, HDS264.
NGK: Y-118R, Y-118T, Y-118T1, Y-715R.
HKT: PT103, PT106, PT140, PT144, PT147, PT151, PT155.
Nippon Denso: 067100-1210, 067100-1270, 067100-1370, 067100-1500, 067100-1630, 067100-1710, 067100-1840, 067100-1910.
ajudem-me a conferir, mas foram estes que encontrei.

Mantiqueira
27/04/2014, 20:10
Pessoal,
A minha japa começou com o típico sintoma de vela, dificuldade pra pegar pela manhã. Esse final de semana, coincidentemente que o clima esfriou, piorou. Mesmo com o motor quente, após andar na estrada por exemplo e parar para abastecer, ligando após abastecimento não pega de primeira. Ainda assim pode ser vela?

Clandio
27/04/2014, 20:42
Me parece mais com ar na linha de combustível

Mantiqueira
27/04/2014, 21:55
Me parece mais com ar na linha de combustível
Pois é,
Na Sexta a noite, fiz troca de óleo, e como de costume troco todos os filtros. Foi trocado o filtro de combustível.

Clandio
27/04/2014, 22:49
Dá uma revisada nas conexões, aperto do filtro e bombeia pra tirar o ar do sistema. Pode não ter sido retirado todo o ar do circuito.

Mantiqueira
28/04/2014, 00:23
Dá uma revisada nas conexões, aperto do filtro e bombeia pra tirar o ar do sistema. Pode não ter sido retirado todo o ar do circuito.
Valeu Clandio.:concordo:

Mantiqueira
28/04/2014, 20:09
Sabe o que era Clandio?
O filtro de combustível que estava praticamente solto. Simplesmente, porque não era o compatível. É fod@ né?

Clandio
28/04/2014, 20:38
Facilita fica na estrada em hora/local ruins de conseguir ajuda. Pelo menos é de fácil solução.

Já trocou o filtro? Resolveu?

Sobre filtros, vou falar do filtro de ar. Eu sempre trocava por filtros comerciais comuns, mann, fran, wega (acho que é assim que escreve). Esses dias fui trocar o filtro e resolvi pegar original na ccs. Rapaz, foi só colocar o filtro original e o carro andar mais solto, sobe mais rápido a rotação. Não é porque o outro tava sujo. O carro nunca andou assim desde que comprei.

Mantiqueira
29/04/2014, 14:27
Facilita fica na estrada em hora/local ruins de conseguir ajuda. Pelo menos é de fácil solução.

Já trocou o filtro? Resolveu?

Sobre filtros, vou falar do filtro de ar. Eu sempre trocava por filtros comerciais comuns, mann, fran, wega (acho que é assim que escreve). Esses dias fui trocar o filtro e resolvi pegar original na ccs. Rapaz, foi só colocar o filtro original e o carro andar mais solto, sobe mais rápido a rotação. Não é porque o outro tava sujo. O carro nunca andou assim desde que comprei.
Ótima dica, vou esperimentar.
Problema resolvido, troquei o filtro e duas velas aquecedoras. Agora vou encomendar um jogo de velas de marca confiável.
Muito obrigado.:concordo:

rfdex
29/04/2014, 17:57
Ótima dica, vou esperimentar.
Problema resolvido, troquei o filtro e duas velas aquecedoras. Agora vou encomendar um jogo de velas de marca confiável.
Muito obrigado.:concordo:

Se está usando vela de 20-30 reais, digo logo: retire-as imediatamente antes que o problema vire um monstro. Falo por experiência própria...

Mantiqueira
29/04/2014, 19:00
Se está usando vela de 20-30 reais, digo logo: retire-as imediatamente antes que o problema vire um monstro. Falo por experiência própria...
Obrigado rfdex,
Na verdade não uso peças vagabas no meu carro, essas velas são ruins, mas são de ponta fina. Ou seja, elas não agarram no cabeçote, S ó as coloquei até encontrar as boas, pq sei q essas não duram nada.

gabriel theodoro de souza
29/04/2014, 20:04
Parabens Clandio. Neste blog só tem cobra criada.

Clandio
29/04/2014, 20:29
Obrigado Gabriel. Mas eu não tô com essa bola toda. Depois de ler e acompanhar o fórum aqui a gente vai aprendendo muito. As vezes acerta um pitaco.

Tem muita gente aqui com um baita conhecimento sobre nossas VTRs.

Não deixa de acompanhar o fórum. Como dizem por aqui, "isso aqui vicia".

Abraços.

rfdex
29/04/2014, 20:56
Obrigado rfdex,
Na verdade não uso peças vagabas no meu carro, essas velas são ruins, mas são de ponta fina. Ou seja, elas não agarram no cabeçote, S ó as coloquei até encontrar as boas, pq sei q essas não duram nada.

O problema não é "agarrar"! O problema, principalmente a fina (que era a que usei) derrete ou solta pedaços devido à pressão e o calor. Para ter idéia, três das quatros velas apresentaram problemas: a primeira teve seu "recheio" interior "cuspido" para fora, ficando só a carcacinha externa presa ao cabeçote, dai tive de retirá-la normalmente. A segunda despedaçou-se para dentro do cabeçote. A terceira emperrou para sair, quando retirei-a, sua resistência caiu solta entre os meus pés... Não sou neurótico e até achei que isso era exagero dos colegas de fórum, mas aconteceu comigo e está cheio de relato igual. Saudações

Mantiqueira
29/04/2014, 21:25
O problema não é "agarrar"! O problema, principalmente a fina (que era a que usei) derrete ou solta pedaços devido à pressão e o calor. Para ter idéia, três das quatros velas apresentaram problemas: a primeira teve seu "recheio" interior "cuspido" para fora, ficando só a carcacinha externa presa ao cabeçote, dai tive de retirá-la normalmente. A segunda despedaçou-se para dentro do cabeçote. A terceira emperrou para sair, quando retirei-a, sua resistência caiu solta entre os meus pés... Não sou neurótico e até achei que isso era exagero dos colegas de fórum, mas aconteceu comigo e está cheio de relato igual. Saudações
Putz,
Vou ter q me apressar então.
Alguem sabe a referência da Delphi?

Mantiqueira
29/04/2014, 21:32
Encontrei no Pacheco Polizel, amanhã mesmo vou comprar.
Agradeço imensamente ao Clandio e ao rfdex.:concordo:

rfdex
29/04/2014, 22:31
Exatamente amigo, comprei a da Pacheco Polizel, via Mercado Livre. Estou usando-as desde julho do ano passado. Aqui está o link: Vela Aquecedora Do Motor Hilux 2.8/3.0 Asp - Delphi (jg) - R$ 160,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547382372-vela-aquecedora-do-motor-hilux-2830-asp-delphi-jg-_JM) . Abraços

Mantiqueira
29/04/2014, 22:51
Exatamente amigo, comprei a da Pacheco Polizel, via Mercado Livre. Estou usando-as desde julho do ano passado. Aqui está o link: Vela Aquecedora Do Motor Hilux 2.8/3.0 Asp - Delphi (jg) - R$ 160,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547382372-vela-aquecedora-do-motor-hilux-2830-asp-delphi-jg-_JM) . Abraços
Valeu amigo!

Mantiqueira
07/05/2014, 14:03
Acabei de deixar a Japa pra trocar as 4 velas Delphi. Ufa, estou aliviado!

rfdex
07/05/2014, 16:25
Legal!!!!!

TCHEIGOR
18/02/2016, 23:48

RFDEX, qual o dano que causou esse pedaço de vela que caiu na câmara?
Pergunto porque to com o carro na oficina pra tirar as velas, pois temos suspeita de que uma se quebrou e tem um pedaço solto batendo na cabeça do pistão. Começou um barulho bem estranho e suspeitamos disso, além de que está demorando mais a pegar quando fria e sempre pegou só de encostar.
Já to me preparando pra facada...

rfdex
19/02/2016, 00:19
Estragou nada quando abrimos, mas o mecanico trocou os aneis que estavam gastos. Ficou supimpa. Abraco

TCHEIGOR
19/02/2016, 01:57
Estragou nada quando abrimos, mas o mecanico trocou os aneis que estavam gastos. Ficou supimpa. Abraco

Valeu, já me aliviou um pouco!
Mas sei que vai ter uma conta pra pagar, pois abrindo o cabeçote já preciso um jogo de parafusos novo, também vou trocar as velas (já rodaram 50mil km) e a junta que eu não sei se dá pra usar a mesma...mais mão de obra...
Enfim, ainda bem que estou trabalhando nesta madrugada, pois não ia conseguir dormir mesmo kkkk
amanhã depois do meio dia vou lá ver o que aconteceu.
Abraço!

TCHEIGOR
19/02/2016, 20:12
Só atualizando
quebrou mesmo a vela do primeiro cilindro, um pedaço grande
se tivesse sido cuspida por uma válvula podia ter trancado e aí a M seria maior, rodei uns 500km em estrada com ela nesse estado.
agora é junta nova, ver se precisa trocar retentores...facear...só de mão de obra vai milão fácil...
mas por um filho fazemos tudo não é? heeheh
abraço e vou mantendo atualizado o tópico, sexta que vem deve estar na mão a viatura.

sandro_ventania
19/02/2016, 23:59
Que bom, dos males o menor!
Aproveita a labuta e já que está com motor aberto, faz algumas coisas preventivamente. Faz igual Rfdex, troca os anéis, isso deve dar uma sobrevida ao motor.

TCHEIGOR
20/02/2016, 01:38
Que bom, dos males o menor!
Aproveita a labuta e já que está com motor aberto, faz algumas coisas preventivamente. Faz igual Rfdex, troca os anéis, isso deve dar uma sobrevida ao motor.

Exato Sandro, tem o jaque também... já que tá aberto, troca o que precisar!
Porque a mão de obra pesa, imagina precisar abrir de novo por causa de um retentor de válvula ou anel.
Detalhe que esqueci de comentar, o motor tem 55mil km depois de feito, e foram colocadas velas novas na ocasião.
Depois dessa vou adotar o costume de trocar as velas a cada 40 mil km, pra evitar gastos desse tipo. (e uma semana a pé)

rfdex
20/02/2016, 09:06
Nosda. Aqui em 2013 custou 280 a mão de obra do mecânico. Ah lembrei, troquei retentores e valvulas tambem. Sei que entre mãos de obras e pecas, gastei uns 800 conto.

TCHEIGOR
20/02/2016, 11:25
Nosda. Aqui em 2013 custou 280 a mão de obra do mecânico. Ah lembrei, troquei retentores e valvulas tambem. Sei que entre mãos de obras e pecas, gastei uns 800 conto.

Pois é, eu achei que nunca teria, mas já to com certa saudade de 2013...
incomPTentes

LeandroVaranda
20/02/2016, 19:09
A L200 que eu tinha "comia" pelo menos uma dessas a cada 2 ou 3 meses.

sandro_ventania
20/02/2016, 21:05
Exato Sandro, tem o jaque também... já que tá aberto, troca o que precisar!
Porque a mão de obra pesa, imagina precisar abrir de novo por causa de um retentor de válvula ou anel.
Detalhe que esqueci de comentar, o motor tem 55mil km depois de feito, e foram colocadas velas novas na ocasião.
Depois dessa vou adotar o costume de trocar as velas a cada 40 mil km, pra evitar gastos desse tipo. (e uma semana a pé)

Putz!...55 mil km!!! Você então não tem nada pra fazer aí!! Só tirar o pedaço de vela e fechar de novo!
Quando troquei as velas aqui, todas elas só tinha o toco, o resto foi não sei pra onde!!
Estou usando Delphi...deve ter uns 15 mil km.

TCHEIGOR
21/02/2016, 16:42
Putz!...55 mil km!!! Você então não tem nada pra fazer aí!! Só tirar o pedaço de vela e fechar de novo!
Quando troquei as velas aqui, todas elas só tinha o toco, o resto foi não sei pra onde!!
Estou usando Delphi...deve ter uns 15 mil km.

Pois é, quisera eu que o pedaço da minha tivesse sido cuspido ou derretido, mas foi um pedaço grande e fazia um barulho feio dentro do motor. E se por acaso fosse cuspido e trancasse numa válvula aí sim eu iria gastar...
Vacilei em não conferir as velas(originais) aos 40mil km (se não me engano o manual manda verificar as velas nessa quilometragem).

mbsouza
21/02/2016, 23:03
Pois é, quisera eu que o pedaço da minha tivesse sido cuspido ou derretido, mas foi um pedaço grande e fazia um barulho feio dentro do motor. E se por acaso fosse cuspido e trancasse numa válvula aí sim eu iria gastar...
Vacilei em não conferir as velas(originais) aos 40mil km (se não me engano o manual manda verificar as velas nessa quilometragem).

Depois de dois anos de SW4, algumas coisas simples eu aprendi a fazer, dentre as quais conferir as velas aquecedoras. A minha Sw4 saía um fumaceira de dar vergonha nos 10 s após ligar o motor frio. Aí fui conferir as velas, utilizei este método: https://www.youtube.com/watch?v=t8UbQWdPab8, não deu outra, tinha uma vela queimada, troquei e ficou 100%.

TCHEIGOR
15/03/2016, 22:14
e ai gurizada
já estou com o carro e rodei uns 1500km depois de pronto.
fora a retirada da vela quebrada, tive que trocar as molas das válvulas, que não tinham sido mexidas na última retífica e não estavam dando pressão suficiente para vedação. troquei os retentores das válvulas tbem, mais junta do cabeçote e da tampa de válvulas, um elemento de bico injetor, os canos de alimentação dos bicos que apresentavam corrosão interna (apesar de externamente estarem ok). as velas aquecedoras originais (R$ 140 cada!!!!) pois nenhuma das paralelas que tinha botado a 50 mil km atrás estavam funcionando. As vezes o barato sai caro...
Até agora tudo ok, o óleo que baixava um pouco nem se mexeu nesses 1500km, o consumo melhorou na estrada 1/2 km por litro (foi pra 10,5km/l) e o rendimento do motor está redondo.
Fora isso tive que trocar a polia do virabrequim que estava com folga no encaixe do eixo, e se foram mais R$ 280.
O cabeçote tbem passou por retífica para um perfeito assentamento (R$ 600).
Enfim, a previsão de R$ 2000 iniciais foi pra quase 4 milhas.
E talves tudo isso poderia ter sido evitado se eu tivesse usado velas originais quando retifiquei a parte de baixo a 50 mil km atrás.
vivendo e aprendendo...