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Ver Versão Completa : olhem a cagada que fiz, quebrei um parafuso no cabeçote. ajuda por favor.



fabaumm
22/05/2011, 12:40
tudo bom pessoal.

Aconteceu um causo em minha ranger v6 , que realmente só um cavalo como eu conseguiria fazer.

Seguinte quebrei um parafuso dentro do cabeçote, aonde segura a valvula termostatica.

ja tentei fazer uma fenda para tirar sem chance, pensei em soldar outro parafuso antes de ter que tirar motor ou abrir cabeçote.

Pergunta:

1 - Retiro o cabeçote para fazer o serviço? neste caso teria que comprar as juntas de tampa de valvula e a junta do cabeçote em aluminio em 'V' ?

O motor esta em perfeito estado e original, quais os contras de abrir o cabeçote?
vale a pena abrir e ver como esta?

2 - Tive a sugestão de tirar o motor inteiro, fazer o serviço na retifica ( uma nova rosca) com o motor fora.

O que acham que vale mais a pena?

FOto da cagada, ta pior agora pois ta tudo "estourado" o parafuso tentando fazer uma fenda.

http://imageshack.us/photo/my-images/825/dsc04446k.jpg/ (http://www.orkut.com.br/Interstitial?u=http://imageshack.us/photo/my-images/825/dsc04446k.jpg/&t=ANeT-xdPxNGJC2Th2DgP0aLE5dlB97RNKRVF6BHPOhTLLepkcou6qJp V89btnA5JBcIcq4CgFTjFWubyjMexdr4Egu0z4qwcLwAAAAAAA AAA)

Abraço e obrigado pela ajuda.

Kim
22/05/2011, 12:54
A coisa ai não está complicada.

De posse de uma solda eletrica ou mig (não esquecendo de retirar os cabos de bateria, e aterrar no bloco do motor, não aterre na camionete, pois a energia passará pelos cabos dela), solde uma chapa, da seguinte forma.

Coloque uma arroela, pode ser colada, essa servira de proteção para que o eletrodo não vaze para o bloco.

Pegue uma chapa de uns 2mm de espessa, por uns 1,5cm de largura, no comprimento que lhe convier.

Coloque num tanto que a ponta da chapa, pegue um pouco mais da metade do parafuso quebrado.

Solde, se for solda eletrica, use eletrodo de niquel-cromo.

Assim que soldar, jogue água, para haver o choque térmico.

Com um alicate, comece a forçar, um pouco em cada sentido, mais sem muita força.

Não coloque porca para soldar. pois não pega muito bem.

Esse serviço aprendi com um torneiro.

Durante o processo de retirada, vá jogando água, um fiozinho, pois a água é o melhor desingripante que existe.
Vai retirando a sujeira da rosca.

Att.

Kim.

fabaumm
22/05/2011, 13:36
Kim,

Obrigado! vou ter que pagar para alguem fazer, não sei soldar e nem quero tentar.

O problema que pela foto parece que tem como apoiar um alicate e tal.. mas como "estorei o parafuso" esta diferente não sei se vai dar para fazer isso

Olha as fotos de como esta a cagada agora.

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting (http://imageshack.us/photo/my-images/862/dsc04459n.jpg/)

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting (http://imageshack.us/photo/my-images/198/dsc04460za.jpg/)

abraços

juliano muller
22/05/2011, 16:05
Furadeira e rosca nova, sem duvida! Compra uma boa broca para aço, um macho(uuiiiii!), e teu problema tá resolvido!
Jogo de junta SUPERIOR pro V6 não tem por menos de $650 no paralelo! Na Ford custa $1.280!!!

Boa sorte!

Henrique B
22/05/2011, 16:24
Vc pode tambem procurar alguem que tenha um extrator de parafuso quebrado, ou talvez, achar alguem que faça um.
Ele funciona como um parafuso de rosca soberba inversa, ai vc vai fazer um furo no centro do parafuso que quebrou (furo mais fino que o parafuso), e vai inserir o extrator no furo que vc fez, pode ser tambem um parafuso de rosca inversa, ai ele vai entrar fazendo rosca dentro do parafuso quebrado, quando o buraco acabar, ele vai começar a remover o parafuso que quebrou no cabeçote.

PS.: Procure fazer isso com algum torneiro profissional da area, se não vc f*** seu cabeçote.
LINK do extrator : Conjunto Extrator de Parafusos Quebrados - IRWIN - R$ 74.90 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180878854-conjunto-extrator-de-parafusos-quebrados-irwin-_JM)

Fernando Massad
22/05/2011, 16:25
Furadeira e rosca nova, sem duvida! Compra uma boa broca para aço, um macho(uuiiiii!), e teu problema tá resolvido!
Jogo de junta SUPERIOR pro V6 não tem por menos de $650 no paralelo! Na Ford custa $1.280!!!

Boa sorte!

Nesse caso o macho (aiiiiiii) tem que ser de rosca esquerda!!!!:concordo:

Edintruder
22/05/2011, 17:33
O melhor é soldar ou usar um extrator de parafuso como o Henrique B comentou. Ele é um parafuso cônico de rosca esquerda. Fura no meio do parafuso quebrado e coloca esse parafuso esquerdo cônico nesse furo, que quando travar ele vai sacar o resto do parafuso que ficou no buraco.
Esse tipo de coisa é simples de resolver.

vieira912
22/05/2011, 18:48
A Primeira é o extrator de parafusos tambem conhecido como rosca esquerda, ao mesmo tempo que ele fura ele acaba extraindo o parafuso mais ai tem que utilizar uma furadeira que tenha como inverter o sentido de rotação ou seja rotação esquerda anti horario se não não funciona.

a segunda dica é chamar um torneiro mecanico, eles são acostumados a retirar parafusos quebrados eles usam uma solda eletrica mais um eletrodo diferente dos comuns se não me engano se chama cromo o eletrodo e quando se funde com o parafuso fica muito resistente, já fiz diversos serviços de retiradas de parafusos quebrados em torneiro mecanico e nunca me deixou na mão, pode procurar um bom que ele irá fazer o serviço para você.

a terceira dica é tampar aquele buraco com uma borracha para que não entre sujeiras ou limalhas dentro do sistema de arrefecimento.

a quarta dica é fique tranquilo aquele parafuso não quebrou por sua causa, e sim por ferrugem pois a água que passa por ali penetra na junta e vai para os parafusos mesmo, nossa diversas vezes acabei quebrando parafusos quando desmontei cabeçotes ou valvulas termostaticas e em todas as vezes os parafusos estavam corroidos, procure um torneiro mecanico e fique tranquilo até mais.:concordo:

BRAVOECONOVEMBER
22/05/2011, 21:04
Nesse caso o macho (aiiiiiii) tem que ser de rosca esquerda!!!!:concordo:
Sem dúvida, eu tentaria antes de mais nada um "macho canhoto" (uuuuiiiii!) mais fino pra extrair o toco de parafuso. Dá pra fazer em casa com paciência e cuidado. Já tive dessas com um voyage 1.6 CHT que eu tinha. Fica frio, tem jeito. Pode fazer o furo mais fino no meio do parafuso, pode escariar um pouco a entrada para limpar o remanchado do parafuso com uma broca bem maior, e daí usar o extrator.
E não dá bola pra essa de água pra desengripar. Usa WD40, ainda não inventaram nada melhor. Nem água...
Embora álcool em liga de alumínio para usinagem funcione que é uma beleza...

fabaumm
23/05/2011, 09:00
ok Amigos obrigado pela dica.

Vou então em um torneiro e leva-lo la em casa para ver a situação.

depois posto aqui se deu certo ou não.

ABraço e obrigado mais uma vez!

XAVIER S4T
24/05/2011, 20:23
Extrator de parafusos... concordo com os amigos, é a melhor solução...:euforico:

Kim
24/05/2011, 20:37
Hoje retirei o parafuso do suporte do alternador de um motor de GM que está em um Willys 51.

Mig e uma chapinha!

Abraços.

Kim.

fabaumm
25/05/2011, 09:19
Kim,

auhauhauhauh ainda bem que vc conhece da coisa.

eu resolvi meu caso chamando um cara que fica rodando em oficina em oficina realizando exatamente estes trampos.

E vou dizer para vocês, é mais comum do que eu pensava esses problemas, o telefone do cara não parava de tocar.

Fez novos 3 novos embuchamentos. ficou show.

Abraço e obrigado a todos.