PDA

Ver Versão Completa : duvidas sobre adaptação de caixa de transferencia de toyota bandeirante em engesa

geandre2004
21/05/2011, 21:29
tenho um engesa com cambio original, coloquei caaixa de transferencia de toyota bandeirante e esta acontecendo de rolar a carcaça da caixa de toyota no meio, em 6 meses ja foram duas carcaças, sendo que só fiz umas 10 trilhas nesse periodo.

gostaria de fotos e dicas dessa adaptação, desde ja agradeço;

guilhermeabreu
21/05/2011, 21:43
tenho um engesa com cambio original, coloquei caaixa de transferencia de toyota bandeirante e esta acontecendo de rolar a carcaça da caixa de toyota no meio, em 6 meses ja foram duas carcaças, sendo que só fiz umas 10 trilhas nesse periodo.

AMIGO GEANDRE

Qual a flange de adaptação que vc colocou , foi da ENFER ? ou outra , no meu esta com a da ENFER , e só agora que apresentou um vazamento de óleo da T-CASE da BAND .

Quem tem as fotos é o ROGER NUNES que fez a adaptação , tem um tópico aqui com estas fotos e acho que no FROTA 4x4 tb . Qdo vc fala ROLAR vc esta querendo dizer rachar , partir ao meio ????

ABRAÇO

geandre2004
22/05/2011, 09:50
Kit da enfer.
rolou ficou em dois pedaços, que ela ficou presa pelas transmissões somente, tirou uma transmissão a caixa caiu no chão, detalhe não quebrou nenhuma engrenagem na caixa, só a carcaça

guilhermeabreu
22/05/2011, 12:31
Kit da enfer.
rolou ficou em dois pedaços, que ela ficou presa pelas transmissões somente, tirou uma transmissão a caixa caiu no chão, detalhe não quebrou nenhuma engrenagem na caixa, só a carcaça

GEANDRE

Vc colocou uma travessa na traseira do conjunto CAIXA/T-CASE e colocou um calço na T-CASE da BAND ? Ou só ficou com os calços do motor .

MaGao
22/05/2011, 19:45
Gui,

vamos concentrar aqui as infos =)

então.. quando vc vai fritar um ovo.. vc bate com algo no ovo e ele se parte.. foi IDENTICO!!

pelas fotos.. está identico a instalação da sua e do Kim no brancão.. agora a tcase é da toy 4m.

não fizemos nada D+ com o carro.. o antigo jeep samurai que tinhamos levou muito mais esforço que ele.. e nunca aconteceu nada.. =/

Abraços,

MaGao
22/05/2011, 20:05
Antes de quebrar..

YouTube - ‪trilha 21-05-2011.MPG‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=QcbHV9Q_aXE)

depois passou em mais uns 02 atoleiros.. e paft..

geandre2004
22/05/2011, 20:38
guilherme, calcos do motor e a travessa no final da caixa de toyota, não tem calços laterais na caixa de toyota, é necessario?

guilhermeabreu
23/05/2011, 00:28
guilherme, calcos do motor e a travessa no final da caixa de toyota, não tem calços laterais na caixa de toyota, é necessario?

GEANDRE

Da uma olhada no tópico CAMBIO 240V + T-CASE da BAND que tem fotos do único calço na traseira da T-CASE , foi utilizado a mesma travessa original do ENGESA que fixava a T-CASE ENGESA e agora a T-CASE da BAND só modificando a posição da mesma , no seu foi feito desta mesma forma ?????

geandre2004
23/05/2011, 09:47
Obrigado vou olhar lá

RogérioNunes
23/05/2011, 19:16
Olá geandre!
Quebrar carcaça assim não é normal e mesmo sem ver a adaptação que fizeram aí posso adiantar que pode ter alguma coisa empenada gerando tensão na carcaça e provocando a quebra.
Esse kit da ENFER é uma bosta, pelo menos o que montei aqui viram cheio de defeitos e com um acabamento péssimo. Faço melhor aqui no meu "quintal".
Não monte outra carcaça sem antes determinar o motivo da quebra pois corre um grande risco de quebrar novamente.
Pegue o flange e leve num torneiro para conferir o paralelismo das faces. Tem grande chance de ser aí o problema.

abraço

RogérioNunes
23/05/2011, 19:18

Não é necessário e nem tem,originalmente, onde colocar calço na tcase da band. Qdo o conjunto cambio/tração é original band, os calços são presos no cambio e não na tração.

MaGao
24/05/2011, 10:03
Roger,

então.. mais sem o calço em baixo da carcaça vai quebrar sempre.. imagino pois devido aos pneus.. ela faz muita força pra rodar.. e os eixos da tcase são apoiados na carcaça.. então vuala..

acho que se por o calço em baixo para segurar justamente o fundo da tcase não irá quebrar..

vamos ver..

Abraços,

geandre2004
24/05/2011, 11:18
Obrigado a todos pelas dicas, vou colocar o calço no fundo da t-case e ver como vai se comportar

RogérioNunes
24/05/2011, 18:16
Se tiver alguma parte empenada, vai quebrar novamente, não será um calço a mais que resolverá.
Tem como tirar umas fotos da carcaça quebrada?

Paulo Cesar
24/05/2011, 19:00
Geandre,
Se a T-case da band não tem calço, é porque foi projetada assim, acredito que colocar um calço onde não existe pode comprometer mais ainda a sua resitencia, pois ela vai passer a ser apoiada em um local onde não deveria ser.
Abs.

geandre2004
24/05/2011, 19:12
fiquei hj a tarde toda no mecanico e ele montando a caixa e rodei toda pra um lado pro outro e não pesa em nenhim lugar, acionada 4x4,4x4 , 4x2 reduzida e 4x4 reduzida

RogérioNunes
24/05/2011, 19:49
então.. mais sem o calço em baixo da carcaça vai quebrar sempre.

Pq então ela não quebra na band que originalmente não tem calço sob a caixa de tração?
Pq ela não quebra no engesa do Guilherme Abreu, do CArlos Siqueira e de tantos outros que usam a essa configuração a anos?
Pq ela não quebra na configuração original onde não tem calço sob a t case?
Tem coisa errada nessa montagem pode ter certeza.

[]´s

RogérioNunes
24/05/2011, 19:54
Geandre, espero que dê certo dessa vez.
Mas se não achou a causa do problema e só trocou as peças, a possibilidade de acontecer de novo é grande.
Quebrar carcaça dessa forma,se não houve pancada, é típico de empeno em alguma das partes.
Vamos aguardar...

abraço

geandre2004
24/05/2011, 22:52
obrigado a todos vamos aguardar, unica coisa estranha foi uma cruzeta q sai pra o cadão dianterio q tava travada em um sentido, será isso?

MaGao
26/05/2011, 12:11
Roger,

então.. a tcase ela é nova.. como nova..
quando instalamos a tcase na primeira vez.. o ajudante do mecanico deixou cair um parafuso dentro da carcaça e não disse nada.. ai saimos pra testar.. vuala! partiu a tcase e fodeu todas as engrenagens de dentro.. o que o meca fez.. comprou tudo novo.. engrenagens e carcaça todas NOVAS!
colocamos nela.. blz ficou bom.. andamos sem problema dai fomos fazer uma trilha a 300km daqui .. chegando la o rolamento do pião quebrou travando o diff traseiro e moendo c&p e o resto dentro.. foi tão grande a travada que a luva que vai na caixa de marcha rolou a solda..

dai blz. voltamos pra casa de guincho e trocamos o diff traseiro e a luva.. e fomos fazer essa trilha.. foi quando aconteceu..

de duas uma.. ou ja tava trincada a carcaça devido ao problema da trilha anterior..
ou não está aguentando mesmo.. pois quando montamos conseguimos rodar a tcase com o dedo.. sem folgas sem roncados.. nadica de nada..

é onde achamos estranho entendeu?

quero achar o problema mais a olho nú não enchergamos empeno NENHUM...

quanto a na band não ter calço em baixo.. não é por conta dos pneus não? ou até mesmo porque o calço do motor dagente é mole fazendo torcer mais que o devido a tcase ? ou sei la.. heheh tamo meio perdido..

Abraços,

RogérioNunes
27/05/2011, 19:09
Roger,

então.. a tcase ela é nova.. como nova..
quando instalamos a tcase na primeira vez.. o ajudante do mecanico deixou cair um parafuso dentro da carcaça e não disse nada.. ai saimos pra testar.. vuala! partiu a tcase e fodeu todas as engrenagens de dentro.. o que o meca fez.. comprou tudo novo.. engrenagens e carcaça todas NOVAS!
colocamos nela.. blz ficou bom.. andamos sem problema dai fomos fazer uma trilha a 300km daqui .. chegando la o rolamento do pião quebrou travando o diff traseiro e moendo c&p e o resto dentro.. foi tão grande a travada que a luva que vai na caixa de marcha rolou a solda..

dai blz. voltamos pra casa de guincho e trocamos o diff traseiro e a luva.. e fomos fazer essa trilha.. foi quando aconteceu..

de duas uma.. ou ja tava trincada a carcaça devido ao problema da trilha anterior..
ou não está aguentando mesmo.. pois quando montamos conseguimos rodar a tcase com o dedo.. sem folgas sem roncados.. nadica de nada..

é onde achamos estranho entendeu?

quero achar o problema mais a olho nú não enchergamos empeno NENHUM...

quanto a na band não ter calço em baixo.. não é por conta dos pneus não? ou até mesmo porque o calço do motor dagente é mole fazendo torcer mais que o devido a tcase ? ou sei la.. heheh tamo meio perdido..

Abraços,

Ah bão, agora to entendendo o histórico da parada!
De fato, com um tranco desses é bem provável que tenha trincado a carcaça mesmo.
Estava olhando as fotos agora e percebí que na carcaça partida tem uma parte onde aparece nitidamente uma parte quebrada recentemente e uma grande área mais escurecida. Por foto fica difícil afirmar mas parece que já estava trincada mesmo e observei, tb, que não se vê nenhum vestígio de óleo nas engrenagens nem na carcaça.
Diante do desses fatos, retiro a sugestão de ter alguma coisa empenada.
Esse tal de "ajudante" é foda mesmo, já tive um caso semalhante porém, foi na minha F75. Cidadão que trabalhava pra mim deixou um contra pino cair dentro da caixa e ficou quieto e qdo andei uns 20km deu um tranco e lá se foi a caixa.
Sobre o calço extra na parte de baixo da caixa eu acho desnecessário. O conjunto motor/cambio deve ter certa mobilidade para amortecer e com 3 calços é suficiente para segurar o conjunto. Pra vc ter idéia, alguns caminhões e pick-ups são calçados no motor em 4 pontos e o cambio fica sem apoio.
Pense que se fizer mais um apoio, terá outra travessa e outro calço que ficarão bem abaixo do chassí...

abraço

geandre2004
27/05/2011, 21:34
O mecanico montou hj e amanhã, vou buscar e testar, vamos ver se ficou boa e não quebrar mais.

guilhermeabreu
28/05/2011, 00:42
Com este histórico , reforço a minha tese anterior de ter um comprometimento anterior e esta trilha foi a gota d'água .

Vamos torcer para nada aconteça mais e acho que ísto ocorrerá .

geandre2004
28/05/2011, 20:01
Depois de analizar a caixa detalhadamente e apenas achar uma bucha pressa no eixo, em vez de estar pressa na engrenagem, na montagem no flange detectou que no aperto final a caixa prendia, desmontamos novamente e colocamos uma ruela e pronto ficou sem travar, rodei e fiz uns testes na praia e parece está boa, tbm diminuiu o barulho dela rodando com o carro em movimento, obrigado a todos.

guilhermeabreu
29/05/2011, 14:36
Depois de analizar a caixa detalhadamente e apenas achar uma bucha pressa no eixo, em vez de estar pressa na engrenagem, na montagem no flange detectou que no aperto final a caixa prendia, desmontamos novamente e colocamos uma ruela e pronto ficou sem travar, rodei e fiz uns testes na praia e parece está boa, tbm diminuiu o barulho dela rodando com o carro em movimento, obrigado a todos.

GEANDRE

Na minha qdo o ROGERIO instalou tb ficou prendendo e travando a caixa de marcha , ele viu que tinha um parafuso de fixação da flange que transpassava demais para dentro da caixa de marcha , ELE CORTOU ESTE PARAFUSO , FICANDO ESTE MAIS CURTO DO QUE OS OUTROS e outra , a ENGRENAGEM QUE VEIO PARA SUBSTITUÍR A ORIGINAL COM A EXTRIA COMPATÍVEL TB FICOU DESALINHADA DA OUTRA ENGRENAGEM , E O ROGERIO MAIS UMA VEZ SANOU ESTE PROBLEMA COM UMA ARRUELA PARA QUE ESTAS ENGRENAGENS FICASSEM ALINHADAS UMA COM A OUTRA E NÃO TIVE PROBLEMA ALGUM DE QUEBRA .

Nada como um serviço feito por um profissional que conhece BEM o que esta fazendo .

Como no seu já esta funcionando e vc só citou agora que vc viu que a caixa de marcha ficou travado qdo deu o aperto máximo , me lembrei deste detalhe do parafuso que deve ter sido o seu problema das quebras , mas se agora no seu esta rodando livre , não deve ter problema mais , MAS FICA ATENTO A ESTE TAL PARAFUSO QUE FICOU LONGO PRA DENTRO DA CAIXA DE MARCHA .

geandre2004
29/05/2011, 17:31
Obrigado guilherme