Ver Versão Completa : Nivão quase fervendo - parte II
quimico2
23/05/2005, 08:08
Camaradas :
Muito obrigado a todos que deram suas opiniões.
Bom, ao longo do final de semana, drenei todo o sistema, lavei ( de novo ) tudo e coloquei aditivo Radcool da Bardal, na proporção 60 % + 40 % de água.
Troquei o oleo e o filtro - não consegui observar presença de água no oleo.
Também testei a válvula termostática e a mesma esta funcionando perfeitamente, abrindo por volta de 95 graus .
Sái com a vtr para dar umas voltas e a diferença foi gritante ,,, o ponteiro manteve-se abaixo de 90 ... Forcei a máquina em uma subida forte e o máximo que aconteceu foi o ponteiro passar uns 3 mm do 90, baixando rapidamente.
Acredito que o problema está resolvido, mas agora ficou uma dúvida :
" Será que quando ferveu não danificou a junta do cabeçote" ??
Por que se preocupar com temperatura, se agora de manhã está -2 graus ??
Eduardo Velo
23/05/2005, 08:20
KCT -2 º , vou levar umas cervas prai , heheh ...
Esse motor aguenta aquecimento , pode ficar sussa , se fosse a porcaria de um AP teria empenado cabeçote sim ...
Pode ser que a termostatica encantou fechada por algum motivo , ou por ter ficado muito tempo sem atuar ou alguma sujeira na borda da aba ...
[]s ... e boas trilhas na neve por aí , kkkk
Fernando Figueiredo
23/05/2005, 10:42
Aconselho também uma revisão na tampa do radiador. Meu Niva ferveu por causa da tampa. Era uma genérica, provavelmente de Fiat 147, e não aguentava a pressão do sistema do Niva. Coloquei uma original Lada (30,00) e nunca mais ferveu.
chegade4x2
27/05/2005, 19:05
Amigo , estou aprendendo sobre niva , pois tenho pouca esperiencia , mas com certeza se tivesse empenado vc saberia. Eu ja empenei um de motor ap 1.8
Albertosiano
06/07/2005, 13:26
Colega eu tive um uma dificuldade parecida.
No meu caso era o óleo que ia para o reservatório de água.
Foi feito serviço completo
Radiador, bonba de água, retifica....etc.
Apenas a tampa não achei a original foi feito uma saida com um calço e outra tampa .
A brincadeira ficou cara, mas não desanima
Alberto
Chimbica - niva 91
Campinas - SP
Afajoses
28/10/2009, 10:48
Preferi não abri outro topico !
Vamos lá !
Meu Niva ta fervendo :parede: Andandando normalmene ele fica nos 90 mas quando ponho reduzida e forço um pouco mais o motor a vaca vai pro bejo!! já mandei limpar o radiador e verifiquei o oleo, a ventuinha esta OK mas ele já veio pra mim sem a termostática, a bomda d'agua parece estar normal ( mas essa eu ainda não tenho certeza ! )
O que mais eu posso verificar ? a colocação de outra ventuinha pode ser uma solução ?
Preferi não abri outro topico !
Vamos lá !
Meu Niva ta fervendo :parede: Andandando normalmene ele fica nos 90 mas quando ponho reduzida e forço um pouco mais o motor a vaca vai pro bejo!! já mandei limpar o radiador e verifiquei o oleo, a ventuinha esta OK mas ele já veio pra mim sem a termostática, a bomda d'agua parece estar normal ( mas essa eu ainda não tenho certeza ! )
O que mais eu posso verificar ? a colocação de outra ventuinha pode ser uma solução ?
Originalmente, o Niva vem com uma coifa metálica, que serve para canalizar o ar "chupado" pela ventoinha através do radiador. Muitos antigos proprietários retiraram esta coifa, mas ela faz falta, verifique se o seu Niva tem ou não a coifa.
Você colocou o aditivo de radiadores na água? Na proporção correta? Este líquido é muito importante, sem ele a água ferve mais depressa.
Outro fator a ser verificado é o ponto de ignição, se estiver atrasado, causa sobreaquecimento.
A ventoinha é a original? Já vi Nivas com ventoinha adaptada, ventoinha esta que tinha menos pás do que a original, causando superaquecimento.
Embora não seja fator determinante de superaquecimento, é importante que a válvula termostática seja reinstalada, o motor trabalha mais próximo da temperatura correta.
Afajoses
28/10/2009, 13:10
OI Gil,
Ele esta sim com a coifa e é a original, ainda não coloquei o aditivo, ( pretendo colocar ) mas não acredito que ira resolver, talvez melhorar... :pensativo:
Estou usando o niva em trilhas e pequenas viagens, por isso pensei emuma ventuinha adicional, vale a pena ? ou talvez trocar o radiador ?
Gustavo Niva
28/10/2009, 13:12
Preferi não abri outro topico !
Vamos lá !
Meu Niva ta fervendo :parede: Andandando normalmene ele fica nos 90 mas quando ponho reduzida e forço um pouco mais o motor a vaca vai pro bejo!! já mandei limpar o radiador e verifiquei o oleo, a ventuinha esta OK mas ele já veio pra mim sem a termostática, a bomda d'agua parece estar normal ( mas essa eu ainda não tenho certeza ! )
O que mais eu posso verificar ? a colocação de outra ventuinha pode ser uma solução ?Estranho... geralmente quando tá sem a termostática, roda abaixo dos 90oC...
Outra ventuinha pode ajudar, mas se o resto do sistema estiver ok, não precisa. O mesmo vale pra coifa, rodo a 4 anos sem e só fervi 1x (subida longa de 1a reduzida sob um calor de 50oC)
Vale a pena reinstalar a termostática...
[]s
Afajoses
28/10/2009, 13:40
Já estou providenciando a valvula (senão conseguir a original vou ver se ponho a do corcel )
Mas o que esta me preocupando é esse aquecimento, as vezes que aconteceram foram realmente forçando o motor ( calor, subida e reduzida ) pois o Niva esta sendo usada principalmente para trilhas ( pelo menos eu pretendo isso ) ou seja sempre forçando muito.
Flugêncio
28/10/2009, 14:01
Já estou providenciando a valvula (senão conseguir a original vou ver se ponho a do corcel )
Mas o que esta me preocupando é esse aquecimento, as vezes que aconteceram foram realmente forçando o motor ( calor, subida e reduzida ) pois o Niva esta sendo usada principalmente para trilhas ( pelo menos eu pretendo isso ) ou seja sempre forçando muito.
André,
Veja a tampa do radiador, ponto de ignição, mistura ar/combustível, e recoloque a valvúla.
Afajoses
28/10/2009, 14:31
A Tampa é o riginal, o Ponto tenho quase certeza que esta ok ( foi verificado pelo mecanico) mas o carburador to achando ele meio balelado ( tava com a parte de cima solta e os parafusos sem rosca, já mandei fazer as roscas mas acho que talvez não tenha ficado 100% to pensando em troca-lo )
A Tampa é o riginal, o Ponto tenho quase certeza que esta ok ( foi verificado pelo mecanico) mas o carburador to achando ele meio balelado ( tava com a parte de cima solta e os parafusos sem rosca, já mandei fazer as roscas mas acho que talvez não tenha ficado 100% to pensando em troca-lo )
Se a tampa é verdadeiramente original (pode não ser, verifique, já vi algumas tampas "originais" que, além de vagabundas, não tinham as medidas corretas, deixando passar água), já passou da hora de trocá-la! Afinal de contas, ela tem cerca de 18 anos de uso! :???:
Afajoses
28/10/2009, 14:56
Quando mandei limpar o radiador vi que era orginal ( agora se era original mesmo eu não sei dizer. :putz:)
Bem, vou procurar uma nova, não imaginei que essas tampas tivessem validade...:lol:
Se a válvula foi retirada completamente então a água do circuito "pequeno" está misturando com a água do "circuito grande" e isso está aumentando a temperatura.
Válvula termostática abrindo com 95 graus? Não era para ser com 74ºC e a ventoinha (quando elétrica) armando com 95ºC? Ok, não lembro mais direito, faz tempo que meu motor é outro...
Edintruder
28/10/2009, 17:08
No motor lada, se retirar o miolo da válvula termostática, tem que fechar a mangueira de retorno direto pro bloco. porém o melhor ainda é colocar uma válvula termostática do motor CHT que vai por dentro da mangueira.
Quando mandei limpar o radiador vi que era orginal ( agora se era original mesmo eu não sei dizer. :putz:)
Bem, vou procurar uma nova, não imaginei que essas tampas tivessem validade...:lol:
Validade não tem, mas você há de convir que 18 anos de uso, para uma peça dessas, é um bocado! É provável que a mola esteja fatigada e a borracha de vedação ressecada ou inelástica.
Afajoses
29/10/2009, 14:58
Bem, deixei ele hoje com o mecanico e falei com ele o que foi mencionado aqui,vamos ver o que da...
Obrigado a todos pelas dicas :palmas:
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