PDA

Ver Versão Completa : Ignição eletrônica no OHC 2300 - Dúvidas na escolha



Walnei Boteon
22/05/2005, 23:07
Pessoal,

Depois de alguns problemas com platinado (arghh!!!) resolvi colocar ignição eletrônica no jeep (CJ-5, motor OHC). Como o kit é um pouco caro, vou comprar um distribuidor e módulo do VW AP e fazer a adaptação. Já pesquisei bastante sobre o assunto e restou uma dúvida que mesmo o vendedor não conseguiu responder.

Existe o distribuidor que tem internamente uma bobina chamada de bobina de relutância magnética, que tem 2 fios, e um mais moderno, sem a bobina, que tem 3 fios. Pelo preço, prefiro o de 2 fios.

Para ter um maior rendimento, gostaria de colocar, em conjunto, a bobina do Santana MI, que, como já disseram aqui, é mais potente que as demais. Só que a bobina do Santana MI é usada com o distribuidor mais moderno, de 3 fios, como mostra a foto em anexo.

Será que se eu usar a bobina do Santana MI com o distribuidor de 2 fios o sistema vai funcionar com um bom rendimento?

Observando a foto, e seguindo o cabo do distribuidor, deduzi qua a bobina é aquela coisinha pequena que está fixada no suporte da bateria. É isso mesmo?

[]'s cheio de dúvidas...

p.peleje
30/05/2005, 09:49
fala Walnei,

Joinha? Nesse final de semana vi um OHC com ignição de AP...tudo do AP...do Geração 3.

[]s

Peleje

Walnei Boteon
30/05/2005, 21:42
Fala Pelege, beleza?

Realmente acho que o sistema deve ser todo de um mesmo tipo de motor. Sistemas "Frankenstein" só adoto se já tiver sido bem testado, por isso quis saber das experiências dos colegas.

Achei em uma loja de peças recondicionadas um distribuidor original do maveco por R$ 110,00 (não precisei gastar com torneiro :D ). Comprei também um módulo recondicionado e uma bobina para ignição eletrônica (tipo KW) nova da Bosch.

Montei o sistema e funcionou tudo até a saída da bobina. Não tenho faísca nas velas e acho que é devido à "qualidade" da tampa do distribuidor (marca Olimpic, com contatos de alumínio :evil: :evil: ).

Vou comprar uma tampa e rotor da Bosch e ver se a faísca chega nas velas. Depois testar muito... mas muito mesmo... para ver se o problema no motor do Branca está resolvido...

[]' ancioso pra ver a faísca no lugar certo... :roll:

tio
30/05/2005, 23:19
Fala aí Walnei

Teste a saida da bobina , aproximando o cabo sai da bobina e chega até a tampa de qqer ponto negativo do motor.....mande alguem dar a partida e veja se tem faisca......se não tiver , o problema não está na tampa.
tem um outro jeito tb......mande alguem dar partida e assopre na ponta do cabo :twisted: ......se vc tomar um p. choque e cair duro , é pq tem corrente :lol: :lol:

[]s chocados

Walnei Boteon
31/05/2005, 18:48
Fala Tio, beleza?

Testei a bobina como você falou, só que não precisei de ninguém para dar a partida. Aprendi com você a dar a partida direto no motor de arranque :lol:.

Tem faísca na saída da bobina, então acho que é a tampa do distribuidor mesmo. Ou o rotor... na dúvida comprei os 2 novos da Bosch e vou montar sábado.

Quanto a assoprar não precisou :twisted: ... tomei um put@ choque e perdí o rumo de casa :oops: :oops: ... na hora eu não sabia se era da chave de fenda no motor de arranque ou do cabo da bobina que eu tava segurando :roll: :roll: ... depois até tomei uma cerveja pra perder o medo do motor :lol: :lol: ...

[]s chocados realmente :oops:

Hélio
02/06/2005, 08:06
Ae Walnei ! blz! :D

Achei interessante este sistema que vc esta montando no CJ. Eu tenho no meu o motor OHC e gostaria de montar uma ignição eletronica tbm.

Pelo que entendi vc ligou o modulo da ignição eletrônico no distribuidor do OHC ? Tem algum tipo de adaptação que deve ser feita ?

[]'s enchendo o saco :oops: :oops:

Petya
02/06/2005, 08:32
Walnei :

Como vc sabe , a "trozomba" do meu motor deu sinais claros (6 quebras na trilha :shock: ) que pede urgentemente uma Ignição ; mas o cascalho anda curtíssimo , então , sem querer abusar , depois que vc puser o "Branca" na linha , mande um passo a passo do que vc fez e uma relação de custos ...
Quem sabe se eu pagar umas rodadas de cerva , vc me ajuda nesta empreita 8)
Valew !!!!

Alcione
02/06/2005, 10:54
Oi Pessoal !

Sou novato por aqui !!! Tenho um sistema semelhante ao do nosso amigo, mas com alguns detalhes; utilizei a carcaça da base do meu distribuidor e apenas troquei as partes internas por de um VW, ficou muiiiiito bom :D ! utilizo no meu CJ5-77 já a meio ano sem nenhum problema, com mais um detalhe, pedi ao torneiro que levantasse a distribuição em 26cm, tenho menos problemas (quase nenhum) com os incovenientes de umidade.

Abraços

Hélio
02/06/2005, 13:23
Oi Pessoal !

Sou novato por aqui !!! Tenho um sistema semelhante ao do nosso amigo, mas com alguns detalhes; utilizei a carcaça da base do meu distribuidor e apenas troquei as partes internas por de um VW, ficou muiiiiito bom :D ! utilizo no meu CJ5-77 já a meio ano sem nenhum problema, com mais um detalhe, pedi ao torneiro que levantasse a distribuição em 26cm, tenho menos problemas (quase nenhum) com os incovenientes de umidade.

Abraços

Ae Alcione! :D

Se vc puder manda mais detalhes desta adaptação. De qual distribuidor vc tirou os internos (de qual veículo) :?: Estes serviram certinho no distribuidor do OHC :?:


[]'s perturbando 8)

Walnei Boteon
03/06/2005, 21:16
Helio, o que eu fiz foi comprar outro distribuidor, original do maverick já com ignição eletrônica, que um cara recondiciona, trocando a bobina de relutância e sei lá mais o quê... :shock: (tem garantia de 3 meses :wink: ). Ele é o original do motor OHC, não precisa modificar nada. O módulo que o cara me vendeu, segundo ele :roll: , também é o original do OHC. Eu tava estudando alguma forma de adaptação, como a que o Alcione fez, mas como eu achei o distribuidor original, optei por comprar ele.

Alcione, seja bem vindo ao fórum. Se você souber de outras melhorias no nosso velho OHC, manda aí. E se tiver alguma dúvida, é só perguntar... certamente aquí no fórum alguém vai saber responder :lol: :lol: .

Petya, amanhã vou terminar de montar o sistema e ver no que vai dar. Depois vou postar o resultado... espero que dê tudo certo, aí eu posto o passo a passo e indico a loja onde comprei o distribuidor :wink: . Até agora gastei +/- $ 320 contos, com o distribuidor, módulo, chicotes, bobina, tampa e rotor novos Bosch.

[]'s anciosos para ouvir o VVVRRRRRUUUUUUUMMMMM !!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Walnei Boteon
03/06/2005, 21:17
Mensagem repetida :oops: :oops:

Walnei Boteon
06/06/2005, 21:41
Pessoal,

Sábado terminei de montar o sistema e, como eu imaginava...



:mrgreen: :mrgreen: FUNCIONOU :mrgreen: :mrgreen: ...


Só não terminei de fazer os ajustes do ponto porque o rolamento do alternador fud#%. Estava fazendo muito barulho e esquentou tanto que achei que ia derreter tudo :evil: :evil: . Até abri o alternador para verificar, mas desisti e resolvi trocar por outro mais moderno. Depois farei os ajustes e testes da ignição...

Cheguei a uma conclusão: tampa de distribuidor e rotor só da Bosch... Marca vagabunda só me fez perder tempo, dinheiro e paciência :evil: :evil: .

[]'s esperando que não quebre mais nada e sem comissão :roll: :roll:

p.peleje
07/06/2005, 10:00
Pessoal,

Sábado terminei de montar o sistema e, como eu imaginava...



:mrgreen: :mrgreen: FUNCIONOU :mrgreen: :mrgreen: ...


Só não terminei de fazer os ajustes do ponto porque o rolamento do alternador fud#%. Estava fazendo muito barulho e esquentou tanto que achei que ia derreter tudo :evil: :evil: . Até abri o alternador para verificar, mas desisti e resolvi trocar por outro mais moderno. Depois farei os ajustes e testes da ignição...

Cheguei a uma conclusão: tampa de distribuidor e rotor só da Bosch... Marca vagabunda só me fez perder tempo, dinheiro e paciência :evil: :evil: .

[]'s esperando que não quebre mais nada e sem comissão :roll: :roll:


Show Walnei,

Agora já está ficando mais fácil ser seu Zeca!!! :lol:

[]s

Peleje

Walnei Boteon
08/06/2005, 21:28
E aí Peleje, beleza?

Tô fazendo estas adaptações e você sabe porque :lol: . Vou fazer também uma revisão geral e também tem algumas melhorias prestes a acontecer, como por exemplo uns 3k :twisted:. Aí vamos pro Pinheirinho ver no que dá :mrgreen: .

[]'s matando o escorpião que tinha no bolso :twisted: .

p.peleje
09/06/2005, 10:03
E aí Peleje, beleza?

Tô fazendo estas adaptações e você sabe porque :lol: . Vou fazer também uma revisão geral e também tem algumas melhorias prestes a acontecer, como por exemplo uns 3k :twisted:. Aí vamos pro Pinheirinho ver no que dá :mrgreen: .

[]'s matando o escorpião que tinha no bolso :twisted: .

Show Walney,

É isso ai, se colocar 3k vc vai gostar, na minha viatura ajudaram muito.
[]s e boa sorte

Peleje

Walnei Boteon
13/06/2005, 22:52
Pessoal,

Serviço concluído :lol: ... O resultado não poderia ser melhor... parece que troquei de jeep. Platinado pra mim já é peça de museu :twisted: :twisted: . O jeep ficou mais esperto, mais silencioso (graças a troca do alternador que tava com os rolamentos fudi#%@) e com uma partida super rápida... mal dá pra ouvir o barulho do motor de arranque e o motor já pegou... só meia voltinha e ... VRRUUUMMM :D :D. Detalhe: quando tá frio ou quente, não importa...

Comecei com a instalação da ignição eletrônica, mas acabei trocando a bateria, o alternador e revisei o motor de arranque. Queria ter certeza que tudo ficaria ok.

Como já disse, instalei o distribuidor original do maverick, comprado recondicionado na auto-peças Área Verde em SBC (fone: 4109-0512), onde comprei também o módulo e os chicotes. Não precisou qualquer serviço de torneiro, foi tirar um e por o outro.

Investimento (não vou chamar de custos porque acho que foi um puta investimento):

Distribuidor: L$ 110
Módulo: L$ 50
Chicotes: L$ 40
Bobina (Bosch vermelha): L$ 86
Tampa do distrubuidor (Bosch): L$ 18
Rotor (Bosch): L$ 17
Bateria (Durex - 75A): L$ 190
Alternador (Tempra - 90A): L$ 120
Correia (Ford CHT 1.0): L$ 11
Total: L$ 642

Para a instalação da ignição, usei o esquema apresentado no link abaixo:

http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv21_04.asp (vale a pena ler as outras páginas também).

Não tem segredo... Depois acertei o ponto, mesmo sem lâmpada. Foi na paciência e com muitos testes 8) . Os manuais que o Leopoldo colocou no tópico de Download foram muito úteis. Aconselho a leitura.

Para colocar o alternador também foi fácil. Coloquei a polia do antigo, que coube certinho no novo alternador. Só foi preciso diminuir um pouco a chaveta no esmeril para caber no encaixe do eixo do novo alternador... baba 8) . Utilizei o mesmo suporte e esticador, com uns pequenos ajustes com arruelas no suporte e um corte no esticador. Não ficou gambiarra... ficou muito bom mesmo :D .

Agora é só alegria :lol: :lol: :lol: ... O grande teste vai ser sábado na I Etapa da Gincana... Equipe AZUL, não vai ter prá ninguém :twisted: .

[]'s satisfeito com os resultados, ainda mais porque o serviço foi feito por mim :D ...

Eugenio Risovas Pirata
26/09/2007, 14:15
Pessoal,

Serviço concluído :lol: ... O resultado não poderia ser melhor... parece que troquei de jeep. Platinado pra mim já é peça de museu :twisted: :twisted: . O jeep ficou mais esperto, mais silencioso (graças a troca do alternador que tava com os rolamentos fudi#%@) e com uma partida super rápida... mal dá pra ouvir o barulho do motor de arranque e o motor já pegou... só meia voltinha e ... VRRUUUMMM :D :D. Detalhe: quando tá frio ou quente, não importa...

Comecei com a instalação da ignição eletrônica, mas acabei trocando a bateria, o alternador e revisei o motor de arranque. Queria ter certeza que tudo ficaria ok.

Como já disse, instalei o distribuidor original do maverick, comprado recondicionado na auto-peças Área Verde em SBC (fone: 4109-0512), onde comprei também o módulo e os chicotes. Não precisou qualquer serviço de torneiro, foi tirar um e por o outro.

Investimento (não vou chamar de custos porque acho que foi um puta investimento):

Distribuidor: L$ 110
Módulo: L$ 50
Chicotes: L$ 40
Bobina (Bosch vermelha): L$ 86
Tampa do distrubuidor (Bosch): L$ 18
Rotor (Bosch): L$ 17
Bateria (Durex - 75A): L$ 190
Alternador (Tempra - 90A): L$ 120
Correia (Ford CHT 1.0): L$ 11
Total: L$ 642

Para a instalação da ignição, usei o esquema apresentado no link abaixo:

http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv21_04.asp (vale a pena ler as outras páginas também).

Não tem segredo... Depois acertei o ponto, mesmo sem lâmpada. Foi na paciência e com muitos testes 8) . Os manuais que o Leopoldo colocou no tópico de Download foram muito úteis. Aconselho a leitura.

Para colocar o alternador também foi fácil. Coloquei a polia do antigo, que coube certinho no novo alternador. Só foi preciso diminuir um pouco a chaveta no esmeril para caber no encaixe do eixo do novo alternador... baba 8) . Utilizei o mesmo suporte e esticador, com uns pequenos ajustes com arruelas no suporte e um corte no esticador. Não ficou gambiarra... ficou muito bom mesmo :D .

Agora é só alegria :lol: :lol: :lol: ... O grande teste vai ser sábado na I Etapa da Gincana... Equipe AZUL, não vai ter prá ninguém :twisted: .

[]'s satisfeito com os resultados, ainda mais porque o serviço foi feito por mim :D ...




Walnei Boteon, boa tarde...

Estava eu aqui pesquisando sobre Ignição eletrônica e achei seu tópico...

Como anda o funcionamento da sua adaptação?

Mais alguma diga ? Sabe como é, o tópico é antigo....

[ ]