PDA

Ver Versão Completa : Transmissao



wallace.andrade
20/05/2011, 01:11
Boa noite galera?
Atualmente estudo Engenharia Mecanica, e estou em um projeto do mini baja.
Estou querendo saber se alguem sabe qual relaçao uso na transmissao?
Qual o numero de dentes de pinhao e numeros de dentes da coroa é melhor?

mali9ski
20/05/2011, 11:18
Boa noite galera?
Atualmente estudo Engenharia Mecanica, e estou em um projeto do mini baja.
Estou querendo saber se alguem sabe qual relaçao uso na transmissao?
Qual o numero de dentes de pinhao e numeros de dentes da coroa é melhor?

Amigo desculpe se estou sendo estupido, mas você não é estudante de engenharia não sabe calcular uma relação e a circunferencia do pneu e aplicar conforme sua necessidade :twisted:

wallace.andrade
20/05/2011, 12:04
O camarada mali9ski, saber calcular sei! na verdade nao fui claro em minha pergunta! gostaria de saber qual o normal que usam em projeto mini baja?

Flávio Cadore
20/05/2011, 12:33
O camarada mali9ski, saber calcular sei! na verdade nao fui claro em minha pergunta! gostaria de saber qual o normal que usam em projeto mini baja?

Na verdade aqui freqüêntam poucas pessoas que usam estes motores de mini baja...

genhero
20/05/2011, 20:16
olá amigo,
a transmissão que é mais comum usar é a de moto mas pra dimensionar uma transmissão deve se levar em contas diversos fatores que vc já deve ter estudado, desde tamanho de pneu até potencia do motor. A sacada em mini baja é usar cambio de moto pra que o motorzinho ganhe mais folego.

Costella
21/05/2011, 00:35
Boa noite galera?
Atualmente estudo Engenharia Mecanica, e estou em um projeto do mini baja.
Estou querendo saber se alguem sabe qual relaçao uso na transmissao?
Qual o numero de dentes de pinhao e numeros de dentes da coroa é melhor?



Cara que motor vc pretende usar e q caixa

wallace.andrade
21/05/2011, 01:31
Costella, vou usar o motor Briggs e Stratton 10 hp,305 cc , estipulado pela normas do SAE.
vou usar na saida uma CVT.

BrunoHolz
21/05/2011, 22:40
wallace, só uma pergunta que sempre quis fazer. Na facul, quando tem esse trabalho de construir o baja, vcs tem que usar recur$os próprio$$ ou a faculdade libera alguma verbinha pra compra de peças e etc..

Abs.

leobnaval
22/05/2011, 09:33
wallace, só uma pergunta que sempre quis fazer. Na facul, quando tem esse trabalho de construir o baja, vcs tem que usar recur$os próprio$$ ou a faculdade libera alguma verbinha pra compra de peças e etc..

Abs.
Bruno, como tambem fasso parte desse projeto na minha facul, posso responder essa sua pegunta...
A faculdade libera uma parte da verba, outra parte (ou a maior) vêm geralmente de patrocinadores.

Amigo quanto a relação que você quer usar no baja realmente terá que calcular, pois você deve ter uma meta de velocidade final e de torque que você quer na roda, certo?
Então para te ajudar a ter uma idéia de quanto você gostaria de ter de velocidade final, abre os resuldados da última competição no site da SAE e vê quanto os bajas estão dando de vel. máx. esse será um valor aprox. para seu projeto (ou não isso fica a seu critério).
Então de posse dos dados do motor (rotação, potência e torque nas faixas de rotações) e dos dados do CVT (relação de marcha possivel, etc.) você consegue calcular a relação da redução que irá usar.

Abraços, Leo

wallace.andrade
23/05/2011, 00:06
podcre! vlw! leo!