Ver Versão Completa : Range XLT 4x4 4.0 V6 12v gnv 2000 - R$25k Vale a pena? Quais os principais problemas?
Pessoal, estou procurando minha primeira 4x4/picape. Por um tempo procurei um utilitário esportivo de baixíssimo custo porém desisti e comecei a procurar uma picape pesada.
Meus requisitos:
-4x4 (gosto de trilha, apesar de fazer trilha mais a pé. A charanga serviria só para chegar nos locais)
-Mínimo de custo de manutenção
-Cabine dupla
-Econômica na estrada já que viajo frequentemente
-Custar menos que R$30.000
Procurei entre hilux's S10's e Rangers e achei que esta última, na versão 4x4, 4.0 v6 seria uma boa opção (com adaptação para gás, para não ter que gastar um mundo nos deslocamentos mais longos).
Depois da historinha, as perguntas:
1.Acham que este modelo se encaixa nos meus 'requisitos'?
2.O que devo verificar quando for comprar?
3.Dá muita manutenção? Quais os problemas conhecidos desse modelo que dão mais prejú?
4.O que devo evitar?
Obs: Sou novo na comunidade, gostaria de dar os parabéns, achei vários posts com nível muito bom e informações úteis de pessoas com experiência mesmo. Exatamente o que preciso neste momento de 'iniciação no 4x4' :p
SAPO-BOMBA
19/05/2011, 18:34
Eu não pegaria...
Por que não pegaria? Abri o tópico justamente para saber se há algum mico esperañdo nessa picape. Se não a Ranger, qual modelo vc sugeriria? Abs
Texas Ranger
19/05/2011, 20:06
Cuidado para nao pegar um carro de 30 mil achando que o custo de manutencao e de um carro de 30 mil...a ranger v6 e otima se estiver com a manutencao em dia, senao, prepara o bolso. Eu sou um feliz proprietario de uma ranger v6 2001, depois de pegar o kit gas e jogar no lixo. Cuidado com cabecote trincado nessas v6 a gas. Se voce souber importar as pecas como muitos aqui no forum fazem, o custo de manutencao e razoavel, mas nao adianta comparar com palio ou gol :)
RGamaJr_4x4
19/05/2011, 20:33
Você não mencionou se tem que ser CD, CE ou se pode ser CS. Acredito que você precise de espaço interno para guardar suas coisas enquanto estiver numa trilha a pé, por exemplo.
Ops, vdd, é CD que quero, valeu o toque!
Texas Ranger, como eu queria uma picape economica eu pensava em utilizar o kit gas. O GNV detona o motor? Não entendi a relação do cabeçote trincado com o gnv, é vazamento e perda de potência?
O dono diz que fez o motor há pouco tempo (o que me deixou meio cabrero pq acho estranho o cara gastar uma grana fazendo o motor para passar o carro pra frente...) então não deveria ter problemas no cabeçote certo?
Ele tb diz q trocou os amortecedores dianteiros entre outras coisas.... por isso tudo achei que seria uma compra interessante (apesar de que ainda quero levar o carro num bom mecanico pra ver, se tiverem dicas de mecanico experiente na ranger em sp me passem por favor).
Abri o tópico para tdr noção do tamanho da encrenca, rs, Abs!
SAPO-BOMBA
20/05/2011, 10:09
Acho que com 25k na mão, vc consegue pegar uma boa pickup diesel cabine dupla, seja Ranger, L200, Mazda ou até mesmo Hilux antiga 2.8. Basta procurar e se encontrar, negociar bastante o preço.
25k numa Ranger gasolina acho um desperdício de grana...
Acho que com 25k na mão, vc consegue pegar uma boa pickup diesel cabine dupla, seja Ranger, L200, Mazda ou até mesmo Hilux antiga 2.8. Basta procurar e se encontrar, negociar bastante o preço.
25k numa Ranger gasolina acho um desperdício de grana...
Hum, a maioria das pessoas com quem conversei falaram que o motor a diesel dá muito mais manutenção (e mais cara) que o motor a gasolina... meu intuito é comprar a caranga que dê menos manutenção porque não tenho tanta manha como algumas pessoas aqui do fórum para identificar problemas antes deles ocorrerem ou para importar peças baratim.
Sei que o motor a diesel tem relação potência/km rodado*custo bem melhor que gasolina, alcool e gnv porém me preocupo com a questão de manutenção. Eu estava com vontade de pegar uma Hilux 2.8 4x4 CD diesel 95 pra frente até me falarem dos custos altos de peças e da manutenção do motor diesel cara, essas informações procedem?
Valeu o toque, abs
Moisés S.M
20/05/2011, 10:42
Desperdício de grana é pegar uma galloper...
Guarita:
A Ranger v6 xlt cd 4x4 é uma excelente compra,é um 4x4 forte,robusto,aguente muito bem o tranco,porem tenta achar uma que esteja com as revisões em dia,fuja de uma que ja tenha sido feito o motor,até pq o cara que detona esse v6 não cuida dele,isso é motor pra vida toda,só trocar o óleo em dia.Gnv: Tenta achar uma sem o kit, e depois se achar necessidade instala um vc mesmo,pq tem muitos kits por ai que são muito mal instalados. A maior causa de cabeçotes trincados, é pq o dono esquece que é uma caranga a gasolina e acaba só usando o gnv...
Mas por esse valor,tu tambem acha uma ranger a diesel,mas vou te dizer,depois de 4 ranger,tanto diesel quanto a gasolina,esse v6 é show de bola!!nem se compara a certos 4x4 que pesam uma tonelada e meia e tem 85cv.abraço!
SAPO-BOMBA
20/05/2011, 10:59
Meu Deus, sempre tem que vir um recalcado choramingar pra defender seu "filho"... Triste isso.
SAPO-BOMBA
20/05/2011, 11:02
Hum, a maioria das pessoas com quem conversei falaram que o motor a diesel dá muito mais manutenção (e mais cara) que o motor a gasolina...
Duvido que a manutenção de uma Ranger diesel seja mais cara que uma Ranger gasolina. A começar que o motor V6 usa velas, cabos de velas, bobina de ignição, injeção e sensores pra lá e pra cá. Fora que se der problema por aquecimento, são DOIS cabeçotes pra serem retificados ou trocados, e não são nada baratos.
A Ranger 2.5 Diesel, junto com L200 e Hilux 2.8/3.0 antiga são motores de baixo custo de manutenção, tem as peças mais baratas do mercado.
Moisés S.M
20/05/2011, 11:25
Meu Deus, sempre tem que vir um recalcado choramingar pra defender seu "filho"... Triste isso.
Não precisa agredir...
SAPO-BOMBA
20/05/2011, 12:01
Então debata com argumentos e não criticando a viatura dos outros pra poder engrandecer o carro que vc gosta...
RGamaJr_4x4
20/05/2011, 12:48
Picapes CD diesel por até R$ 25K??? Essas vão dar oficina. Já uma CS....
Ninguém vende uma inteiraça com manutenção em dia por esse valor. Portanto, cuidado com ofertas muito atraentes, pode ser alguém querendo se desfazer de uma bomba.
Não se preocupe só com possíveis despesas com motor, muitas vezes embreagem, T-case, câmbio, diferencial, itens suspensão, etc. podem dar despesas muito maiores.
roberto.cardoso@ig.com.br
20/05/2011, 14:19
Amigo Guarita,
Sou mais um feliz proprietário de uma Ranger V6 4x4. A minha é 1998. Confesso que tenho ela porque gosto do motor V6, se fosse pra pensar em economia, compraria um carro 1.0 pé de boi só pra trocar óleo e filtros.
O que eu posso te dizer do carro é que se conservado é um excelente carro, eu comprei a minha em agosto de 2008 com 150.000 KM, já viajei para inúmeros lugares, inclusive numa unica viagem rodei mais de 13.000KM sem nenhum problema (Fiz toda a Patagonia com ela).
Eu terminei tem pouco tempo a manutenção planejada desde a compra dela e confesso que os custos já passaram a casa dos R$ 7.000,00 (utilizando peças originais FORD nacionais e importadas, esse carro tem alergia de peças paralelas). Nunca fiz nada de motor, o motor desse carro está com 217.000 KM sem necessidade nenhuma de retífica. Não queima óleo e não tem barulhos.
Utilizo ela no GNV durante os dias da semana, sempre ligando e desligando o veículo na gasolina. Durante os finais de semana sempre uso gasolina para o motor lembrar um pouco do combustível original. Nunca tive problemas de aquecimento, cabeçote e outros mitos que pregam do GNV. Lógico, sempre fico atento na manutenção preventiva do carro.
Lembro de algum post aqui no fórum mesmo citando diversas Ranger's e Explorer's nos EUA com cabeçotes trincados e pelo que sei lá não tem GNV. Parece que esse problema é meio crítico desse motor, vai depender da manutenção e de como o cidadão anda com o veículo.
Te confesso que não vendo a minha por menos de R$ 30.000,00, se o cara esta vendendo por R$ 25.000,00 ou ele está com pressa de se livrar da bomba ou está muito necessitado de grana.
Preste atenção em alguns itens na compra, principalmente no funcionamento do 4x4, na suspensão e no motor.
Bom meu relato é esse, se você conseguir encontrar uma em boas condições compre e seja feliz com um carro de 163CV (com legítimo um V6 americano).
Abraços,
Moisés S.M
20/05/2011, 14:47
A minha tá com 155 mil km,e 4 anos comigo,posso te dizer que abri o capo só pra trocar as velas,filtros,óleo,correia poly v(esse mod.usa corrente)limpeza de bico e é isso.Mas já gastei muita grana,troquei a pris da caixa de cambio,embreagem,amortecedores,cilindro de freio,setor de direção hidráulica,bomba de direção hidráulica,que por sinal faz barulho e é normal,tem muito picareta por ai que fala que tem que trocar por causa do zumbido que ela faz,normal!!tem que cuidar se ela não tá mandando muito óleo pro setor,ai fod...td!!foi o meu caso,fora isso é só alegria,e se não for a ranger a tua compra,lembre-se que qualquer carro usado da manutenção,e que a dos 4x4 são sempre as mais caras.
Deivid/silveira
21/05/2011, 00:10
As Antigas não tem que provar nada!... o tempo as fizeram provar que são boas.
As novas Picapes que tem que provar que prestarão no futuro próximo.
Não adianta se é Galloper , hilux 2.8, ranger v6, ranger 2.5 etc O que interessa é a procedência!!:angel::angel:
SAPO-BOMBA
21/05/2011, 00:27
O que interessa é a procedência
X2... Resumiu o tópico numa única frase.
Antonio Pozar Neto
22/05/2011, 12:44
Bom dia a todos,
Bom...tenho uma Ranger V6 02/02 que nunca me deu problemas.
Foi muito difil acha-la, levou 3 anos para isso. Depois de muito tentar na minha cidade (Piracicaba-SP), me deram uma dica excelente...procurar a picape em São Paulo-SP, pois normalmente (eu disse normalmente) utilizam esse tipo de veiculo de final de semana (imagina o INFERNO que seria utiliza-la naquela cidade de semana, estacioná-la, etc, etc - nao estou falando mal da cidade, pelo contrario, adoro dirigir por lá).
Portanto, no começo do ano passo comprei ela com 60.000 Km, impecaveis e com o kit GNV.
Nao tive nenhum problema com o gás, viajo toda semana Ribeirão Preto - Piracicaba (200 para ir e 200 para voltar) com o combustivel. Mas, como ja falado nesse topico, antes de para-la (1 km antes +-) eu coloco na gasolina, e quando a ligo ando +- a mesma distancia para colocar no gás novamente.
Outra coisa, sempre coloco oleo sintetico 5W30 (que pede no manual), pois um amigo meu tem uma 1998 e colocou oleo mineral nela e vasou todo, nao indicou no painel e fundiu na pista (R$7.500 para arrumar). Outra coisa que ele nao fazia era sempre deixar ela na gasolina quando parava. (uma dica importante: o oleo mais barato que eu encotrei é o da propria consecionaria FORD, Motorcraft 5W30).
Outra coisa, a partir de 2001 as Rangeres sairam de fabrica com o motor Repow de 210cv (ante os 163cvs do modelo anterior), voce nao sente tanto o aumento da potencia, mas sente no consumo, pois esse novo motor tem comando no cabeçote e nao mais no bloco.
Minha ranger, no gás, faz uma media de 10km/m³ de gás, e aqui o m³ esta R$1,50 (em SP R$1,10), portanto muito economica.
dedehwalen
24/05/2011, 13:26
Bom desde pequeno tive um sonho: ter uma ranger!
Neste ano consegui realiza-lo, paguei nela 25 mil, cs c/ gnv 4x4 caçamba 7 pés.
A minha preparei para trilhas, e estou usando pneus 35". Motor ela tem toda vida, ficou um pouco longa, mais tem motor de sobra. Recentemente abri o motor dela para fizer limpeza e arranquei o gnv pois não gosto. o antigo dono tinha retificado o cabecote da mesma, so unico problema ela estava com barulhos de tuchos que é coisa fácil de ser feita. e outro detalhe ela estava com o carter bem sujo. então verifique bem a procedencia do seu futuro eiculo, leve no mecanico.
Olha gosto é que nem c*, cada um tem o seu! sempre tera gente falando bem do seu veiculos e outros falando mal. Breve relato: tinha um amigo que tinha um ranger cs 2.5 diesel com pneus 33", quando ele ia sobir um morro de um hotel aqui da cidade, tinha que ligar a reduzida que não tinha força para subir! (lembrando que isso é um relato de um amigo que tinha esta pickup)
Ranger é ranger (Raça Forte), e pra quem sabe ou ja teve, motor igual a v6 ou acima não tem prazer igual de se dirigir!Abs
Humberto Domingos
22/08/2011, 22:14
Caro Sapo-bomba, comprei uma galloper 98 é show, mas está com o velocímetro maluco e o conta-giro parado, poderia me dizer o porquê, já que és dono de uma fera?
Humberto Domingos
22/08/2011, 22:19
Prezados amigos, se alguém souber o porquê, ou como concertar o velocímetro e o conta-giros eu agradeço. Veleu.
Moisés S.M
22/08/2011, 22:29
Tive o mesmo problema na minha ex ex ex ex Galloper,parece ser um problema cronico dela,mas me lembro que foi resolvido em um dia numa oficina especializada em velocímetros aki de Porto Alegre...Nada sério!
Humberto Domingos
23/08/2011, 09:00
valeu moises, vou verificar junto a uma oficina de velocímetros. Bom dia amigão.
maurosergio
23/08/2011, 10:46
Concordo com o amigo. Um motor a diesel é projetado para rodar muito e é relativamente muito mais simples diante de tanto componente de um motor a gasolina.
Ja estou na segunda a diesel, primeiro uma Frontier SE e agora uma Hilux SRV e não pretendo mudar. Da muito pouca manutenção. Ando mais de 100Km diários o curto muito Off-Road e é o carro ideal, sem contar na hora de parar no posto. rs
Mas seja qual for sua escolha, esquece qualquer uma que ja fez motor. Quem faz motor para vender, sempre faz a famosa "meia-sola" se fosse para ele mesmo não venderia depois do investimento, e se chegou afazermotor é pq o cara era relaxado mesmo. Qualquer motor bem cuidado é motor para toda a vida.
Se o carro ja tiver GNV também não é uma boa ideia. pq para cmpensar a instação o cara deve rodar bastante e é muito comun alterarem o Km rodado.
Espero ter ajudado.
Boa sorte na sua aquisição.
Acho que vou levar pedradas dos picapeiros então vou explicar primeiro, rs.
Minha idéia inicial quando abri este tópico uns meses atrás era ver a viabilidade de usar a picape como meu carro principal, vendendo meu atual 206 feline e adquirindo uma picape quase no elas por elas mais alguma grana para revisar.
Esbarrei num problema grande quando vi seguro (não ia rodar meu único carro sem seguro), peças, etc... era muito para mim. Parti para o plano 'B' que era pegar um 4x4 MUITO barato e ficar de segundo carro mesmo. Acabei pegando um Niva velhaço do Rogério Bacelar (conhecido mecânico especializado no carro e na produção de peças de adaptação do Niva para o motor AP) todo acabado mas com um motor AP1.6 gasolina 2007 por R$5.000,00.
A grande coisa do carro é que a documentação já estava com combustível Diesel. Tratei de botar o carro para reformar completamente, funilaria (com vários remendos), pintura (verde militar - em andamento), comprei bancos de Fox e aidna vou ajeitar a tapeçaria e elétrica. Na parte de mecânica pedi várias alterações e revisões (cardan, diferenciais, troca do sistema de freio). Adquiri um motor diesel 1.6 AP por R$3000,00 com procedência. Bom, devo finalizar o jipe nos próximos meses totalizando uns R$15.000 de gastos incluindo o preço do jipe e do motor diesel.
Acho que fiz um negócio bom, já que estou curtindo também o processo de ir vendo a reforma do jipe e ir customizando do jeito que quero. Também acho que vai ficar um carro bom já que será bem econômico (o pessoal faz 14km/l com esse motor no Niva, e no preço do Diesel, isso fica ainda mais barato) e poderei rodar bastante - o que é o meu objetivo hoje, mais do que fazer trilha, viajar bastante pela América do Sul.
Daqui um tempo vendo ele e compro uma charanga mais 'fuderosa', hehe, mas, com 26 anos e me bancando completamente acho que é o que posso fazer por enquanto...
Carlos Monaco
23/08/2011, 13:36
Pessoal, estou procurando minha primeira 4x4/picape. Por um tempo procurei um utilitário esportivo de baixíssimo custo porém desisti e comecei a procurar uma picape pesada.
Meus requisitos:
-4x4 (gosto de trilha, apesar de fazer trilha mais a pé. A charanga serviria só para chegar nos locais)
-Mínimo de custo de manutenção
-Cabine dupla
-Econômica na estrada já que viajo frequentemente
-Custar menos que R$30.000
Procurei entre hilux's S10's e Rangers e achei que esta última, na versão 4x4, 4.0 v6 seria uma boa opção (com adaptação para gás, para não ter que gastar um mundo nos deslocamentos mais longos).
Depois da historinha, as perguntas:
1.Acham que este modelo se encaixa nos meus 'requisitos'?
2.O que devo verificar quando for comprar?
3.Dá muita manutenção? Quais os problemas conhecidos desse modelo que dão mais prejú?
4.O que devo evitar?
Obs: Sou novo na comunidade, gostaria de dar os parabéns, achei vários posts com nível muito bom e informações úteis de pessoas com experiência mesmo. Exatamente o que preciso neste momento de 'iniciação no 4x4' :p
Como não consegui mandar uma MP , dá uma olhada na minha S10está comigo à 5 anos, não é 4x4, mas está com uns pneus MUD que ajudam bem, e é cabine estendida, gastei em manutenção mais de R$9.000,00 em manutenção nos últimos 2 anos, inclusive embreagem (trocada em março) e bandeja e pivo, trocado semana passada, dá uma olhada na minha assinatura
Hj gasto R$30,00 de GNV e rodo 260km na estrada, cidade não sei te falar pois só uso para viajar.
Abraço.
Carlos Monaco
23/08/2011, 13:39
foi mal não vi que vc já tinha comprado um carro...:parede::parede:
Jorge Sales
18/10/2011, 11:12
Olá Pessoal, sou novo aqui no forum e entrei só porque tenho informações sobre as Rangers americanas, ou seja os Cd,s com todas as informações para manutenção e consultas diversas.
Aos caros amigos que estiverem interessados façam contato que posso disponibilizar sem nenhum onus, apenas para fazermos o melhor pelos nossos brinquedinhos.
Abraços a todos.
christian hackbarth
28/10/2011, 12:18
eu quero esses manuais tecnicos. como faço pra ter?
Guima-MS
24/05/2015, 15:51
Pessoal , atualmente tenho uma dodge dakota 3.9L V6 1998 Cambio manual , com 160mkm , aos 15300 infelizmente tive que trocar o motor completo (teve GNV e kit flex no passado , ficou por volta de R$ 12.000,00 pra retificar , acabei comprando outro seminovo e ficou 10:euforico:) , mais estou achando o desempenho da minha um V6 um pouco fraco .
Apareceu uma Dakota 5.2 R\T 2001 , com 155mkm , Kit GNV:oops: , revisadinha (Modulo Novo , Cambio Revisado , Suspensao Dianteira Revisada , Alternador Novo , Bateria Nova , Cabos e velas novas , Revisao e limpeza TBI) , por um preço interessante , mais estou com o pe atras por causa do GNV .
Segundo o proprietario , ela baixa 0,5L a cada 4mkm , estou querendo saber o que teria de ser trocado para nao baixar mais oleo (Minha V6 nao baixa 1 Gota de oleo , e olha que coloco os 177cv para trabalhar no max algumas vezes ) , e tambem se e facil retirar esse kit GNV e deixar original .
Obrigado .
Meu amigo parafraseando outro companheiro de fórum, gás pra mim é no fogão. Vc viu no que deu a sua caminhonete por causa das bagaceiras adaptadas e vais gastar novamente nessa conversa de baixando óleo. O preço em conta pode te custar muito mais caro do que adquirir uma em melhores condições, pois na verdade ele está te dizendo que o motor "queima" 1/2 lt. de óleo a cada 4 mil rodados, simplificando, ela consome 1.250 ML antes de cada troca de óleo. Tá escrito, vc vai novamente fazer um motor em outra dakota. E talvez não fique ao seu gosto, como essa que possuíste, prepare o bolso, pelo modelo o conserto terá um custo bem superior ao que gastou na primeira. Conselho? se quer outra caminhonete jamais seria contra. Mas evite essa aí.