Conectar

Ver Versão Completa : Alguem instalou camera de ré na Pajero TR 4?

João Marcos deodato
19/05/2011, 07:04
Ola,pessoal sou novo aqui.Possuo um TR4 2011 e gostaria de saber onde instalar camera de ré?Grato

laurenceij
19/05/2011, 11:47
Olá João!

Eu tive a mesma dúvida... Até pensei em comprar uma daquelas capas rígidas do estepe e colocar a camera ali. Acabei instalando só o sensor de estacionamento convencional no parachoque.

Abraço!

patto
19/05/2011, 11:55
Olá João!

Eu tive a mesma dúvida... Até pensei em comprar uma daquelas capas rígidas do estepe e colocar a camera ali. Acabei instalando só o sensor de estacionamento convencional no parachoque.

Abraço!

e vc instalou 4 sensores? como vc fez? teria como postar uma foto de como ficaram os sensores??

obrigado...minha duvida é pq eu instalei, mas o cara da loja disse que não só não dava alinhamento, como poderia dar interferência instalar 4 sensores, ai, o cara colocou 3 apenas

abs

rbata
19/05/2011, 15:09
A minha TR4 quando comprei (ela tinha 600 e poucos km rodados).... veio com câmera de ré instalada naquela tomada elétrica dos engates de bola sabe? Ficava camuflada ali na tampinha cromada. Mas eu retirei.... e coloquei a parte elétrica original na tomada elétrica pois eu reboco uma carretinha as vezes.... nunca usei a câmera mas achei interessante a solução....

rbata
19/05/2011, 15:11
Assim ó:

293176

laurenceij
19/05/2011, 15:43
A minha TR4 quando comprei (ela tinha 600 e poucos km rodados).... veio com câmera de ré instalada naquela tomada elétrica dos engates de bola sabe? Ficava camuflada ali na tampinha cromada. Mas eu retirei.... e coloquei a parte elétrica original na tomada elétrica pois eu reboco uma carretinha as vezes.... nunca usei a câmera mas achei interessante a solução....

A solução é interessante e fica bem disfarçada, mas não existe uma lei que todos os engates devem ter a parte elétrica funcional? Já ouvi isso várias vezes.

Patto, instalei 3 sensores também... tive um polo com 4 sensores e acho que não dá pra colocar 4 na TR4 porque os dos cantos ficam beeem nos cantos mesmo... apontados um pouco para fora (quase 45 graus) e a luz de ré fica bem nessa posição. Infelizmente com apenas 3 você ainda corre o risco de ter pontos cegos em quinas de colunas por exemplo...

Abraços!

GPA-Airborne
21/05/2011, 18:53
Patto, depois dã uma olhada no meu carro... pq eu tenho 4 sensores, e eles funcionam muito bem!

AACL
02/06/2011, 17:33
Outro dia vi uma Pajero Sport com a camera instalada junto da placa. Tá à venda no slação de usados da Carninal b\rra Funda. Não tenho fotos.

Leco1974
05/06/2011, 19:56
Nas TR sem capa no estepe, poderia colocar num dos furos de roda do próprio estepe. Ficaria disfarçado e bem protegido de batidas e pode passar a fiação pela própria tampa traseira....parece prático.

Alex Souza
23/01/2012, 22:49
Eu tirei a fechadura, cabe perfeito! quem usa a fechadura ai?? rsss

carlos.asj
23/01/2012, 23:01
Pessoal, eu já tive sensores e acabei trocando pela câmera de ré. Amanhã bato foto dela para mostrar onde está posicionada.
O sensor eu retirei pois estava dando problema (apitava do nada) e tinha sido instalado na concessionária, dai de tanto brigar eles tiraram e eu pedi a instalação da câmera.

Antes eles instalavam na placa, mas agora estão colocando no meio do breaklight. Achei uma posição ótima e dá uma visibilidade boa da traseira do carro. Amanhã posto as fotos.

[]'s

diogomari
23/01/2012, 23:12
Eu tenho os sensores (04) e a câmera que instalei abaixo do engate, assim ela fica escondida.

carlos.asj
24/01/2012, 08:47
Aqui vai as fotos. Estão escuras pois bati no estacionamento do trabalho.

329473 329474

E aqui é a visão de dentro do carro:
329475

Milton Sakamoto
08/02/2012, 17:22

329473 329474

329475

Ficou muito bom, parabens!!!!!
Essa camera por acaso é essa aqui do anuncio do mercado livre?
Micro Câmera De Ré Colorida C/visão Noturna E Alta Resolução - R$ 79,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222047162-micro-cmera-de-re-colorida-cviso-noturna-e-alta-resoluco-_JM)
Tem ajuste de altura essa camera ou teve que colocar um calço para angular a camerana posição certa?
Abraço

carlos.asj
12/02/2012, 14:38
Ficou muito bom, parabens!!!!!
Essa camera por acaso é essa aqui do anuncio do mercado livre?
Micro Câmera De Ré Colorida C/visão Noturna E Alta Resolução - R$ 79,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222047162-micro-cmera-de-re-colorida-cviso-noturna-e-alta-resoluco-_JM)
Tem ajuste de altura essa camera ou teve que colocar um calço para angular a camerana posição certa?
Abraço
Olá Milton, a câmera é essa mesma.
Pelo o que eu vi, não tem ajuste de posição. Tem que colocar algum calço se quiser.
A minha dá para ver na tela que não mostra o meu parachoque, queria até ajustar isso para poder ver melhor, mas desencanei.

Absss

Marcos Cruz
25/06/2012, 16:17

329473 329474

329475

Boa tarde,
Na minha TR4, o break-light fica dentro do veiculo. Tem alguma dica de instalação para este modelo?????
E qual o modelo e fabricante da sua central multimídia????? Quero comprar uma.

Grato pela atenção,

Marcos Cruz

fabim86
22/02/2013, 10:57
Ola pessoal, mais alguem colocou camera de ré na sua tr4 que possa postar foto de como ficou?
Fui numa loja o cara queria colocar embaixo da onde abre a porta, ou seja o estepe iria ocultar a visao do lado esquerdo, depois ele queria colocar embaixo do parachoque o.O, eu falei que no primeiro alagamento de cidade q eu passar ela vai embora...

zecabemfica
23/02/2013, 17:39
Fabim,
a minha veio com DVD e câmera de ré já instalados. A câmera fica exatamente onde você falou, na maçaneta da porta traseira, na iluminação da placa. Ficou muito bom, embora a imagem não seja centralizada (pois a câmera fica posicionada mais à esquerda). No entanto esse fato não atrapalha em nada..
vou ver se tiro umas fotos prá mostrar...

abraço

uvantuil
05/11/2013, 22:15
Fabim,
a minha veio com DVD e câmera de ré já instalados. A câmera fica exatamente onde você falou, na maçaneta da porta traseira, na iluminação da placa. Ficou muito bom, embora a imagem não seja centralizada (pois a câmera fica posicionada mais à esquerda). No entanto esse fato não atrapalha em nada..
vou ver se tiro umas fotos prá mostrar...

abraço
Tirou as fotos???

Caíto
06/11/2013, 09:57
Instalei em cima da placa, de cabeça pra baixo, fixada ao lado das luzes da placa.

Fernando_Cesar
06/11/2013, 10:14
Instalei em cima da placa, de cabeça pra baixo, fixada ao lado das luzes da placa.

Eu instalei assim tb, ficou bom, se der posto fotos hj a noite. Qualquer instalador vai colocar ela na placa, é o local mais fácil.

abraço

Caio Quitete
28/11/2013, 14:31
Fala pessoal!!

Instalei hoje a câmera de ré comprada AQUI (http://www.connectparts.com.br/Mini-Camera-Re-Estacionamento-Automotiva-Colorida-Tartaruga-53628/p) por R$ 45,99 (mais frete) e vim compartilhar como ficou.

Levei pra um cara que mexe com som e eletrônica de carros e me cobrou 50 reais pra instalar, mas ficou perfeito.

Instalando:
441191

Ela tem uma visão bem ampla, pegando um panorâmico do ambiente, no caso a minha garagem, até o para-choque do carro.
441192

Da pra notar perfeitamente quando vai bater. Pouco acima do STOP é o ponto onde deve parar.
441193

Local de instalação. O instalador estava meio receoso de instalar ai, mas após eu confirmar que já vi ela instalada ai, ele aceitou. Ficou perfeita, bem discreta.
441194

Detalhe do local de instalação.
441195

É isso ai galera. Pesquisando a gente não gasta muito e tem um material de qualidade, aqui na minha cidade em uma grande loja que o uvantuil e o Marcelo-HPE devem conhecer, o cara me cobrou 220 reais em uma outra câmera que seria instalada no para-choque (onde não curto), mais 50 reais de mão de obra. Gastei menos da metade disso e coloquei onde queria.

Abraços!

uvantuil
28/11/2013, 15:18
Fala pessoal!!

Instalei hoje a câmera de ré comprada AQUI (http://www.connectparts.com.br/Mini-Camera-Re-Estacionamento-Automotiva-Colorida-Tartaruga-53628/p) por R$ 45,99 (mais frete) e vim compartilhar como ficou.

Levei pra um cara que mexe com som e eletrônica de carros e me cobrou 50 reais pra instalar, mas ficou perfeito.

Instalando:
441191

Ela tem uma visão bem ampla, pegando um panorâmico do ambiente, no caso a minha garagem, até o para-choque do carro.
441192

Da pra notar perfeitamente quando vai bater. Pouco acima do STOP é o ponto onde deve parar.
441193

Local de instalação. O instalador estava meio receoso de instalar ai, mas após eu confirmar que já vi ela instalada ai, ele aceitou. Ficou perfeita, bem discreta.
441194

441195

É isso ai galera. Pesquisando a gente não gasta muito e tem um material de qualidade, aqui na minha cidade em uma grande loja que o uvantuil e o Marcelo-HPE devem conhecer, o cara me cobrou 220 reais em uma outra câmera que seria instalada no para-choque (onde não curto), mais 50 reais de mão de obra. Gastei menos da metade disso e coloquei onde queria.

Abraços!

Rapaz conhecer por nome ... eu to dificilmente entrando em loja em campos... muito dificil ser bem atendido, nego me olha torto pq entrei de bermuda e camiseta, de calça jeans e camisa do uniforme ou de campanha motivacional da empresa, ou entao fica me empurrando coisa... servico ... e também parei de procurar enfeitar o carro, basicamente quando preciso de serviço para revisao do carro.. mecanico mazinho - trocar o pneus foi um em sao fidelis - dois comprados na net (della via em promocao entrega na loja fisica frete gratis) - montei na abc hiper - alinhamento balanceamento cambagem fiz com eles, trocar pastilha de freio fiz na felipe uebe na TROCAR serviços fui bem recomendado para isso la. som eu levei o aparelho (wallmart philips - dvd 1din) e a loja que vendeu o carro (SUPER GM) instalou para mim comprando os auto com eles, nisso pedi aquele aplique para maçaneta nao ficar na cor preta ae pus um cromado na maçaneta. elas nao vinham mais pintadas.
arranquei as calotas pq tavam vibrando e arranhando as rodas arrancando a tinta...
agora é juntar uma grana... quitar o stuart e entregar ele e por uma tr4 ou outro 4x4 que caiba no bolso financiado na garagem

Caio Quitete
28/11/2013, 15:29
Pois é, agora também to fora dessa de entrar em loja em Campos. Só o necessário mesmo.

Rapaz, a catoio tava com uma tr4 2009 mt bonita. Fui la segunda e a vi, parecia estar inteirona.

uvantuil, você conhece algum mecânico de Mitsubishi bom na região? É mais por prevenção, se algum dia acontecer alguma coisa, tenho que ter uma carta na manga pra não ficar na mão da vemasa.

Abss!!

uvantuil
28/11/2013, 15:36
Pois é, agora também to fora dessa de entrar em loja em Campos. Só o necessário mesmo.

Rapaz, a catoio tava com uma tr4 2009 mt bonita. Fui la segunda e a vi, parecia estar inteirona.

uvantuil, você conhece algum mecânico de Mitsubishi bom na região? É mais por prevenção, se algum dia acontecer alguma coisa, tenho que ter uma carta na manga pra não ficar na mão da vemasa.

Abss!!
Mecanico conversa com marcelo ele tem mit desde a outdoor... eu por hora so o corsa tirado na super zero (hoje brazao).

a essa da cartoio era escura??? se for a que vi antes tinha tampa da mala empenada, cheiro de mofo dentro, estofamento parecendo ter visto agua com força, era uma cor escura e era a geração anterior.

o preço tava parecido com os preço que vejo na tr4 2010 mecanica faixa de 44 mil ...
mas por hora aguardando decisao sobre o contrato que atuo pois troca de empresa... saindo o processo ae posso definir se mantenho a vida 4x2 ou pulo para 4x4.

Caio Quitete
28/11/2013, 15:53
Uvantuil, é sim! Uma azul escura, vi rápido por fora. O problema das agências que elas dão tanto brilho e deixam o carro tão limpo que um fusca 1970 parece carro 0km. rs Vou procurar ver com o Marcelo depois.

Abss!

BernardoCWB
12/12/2013, 22:41
Caro Caíto

Mas amigo não é muito para esquerda? Fica centralizada a imagem ou é só para ter uma noção? Vc teria o modelo que vc comprou? Pode postar fotos. Grato.

Saverio
04/02/2014, 13:41
Vou tentar fazer a instalação da câmera de ré abaixo do brake light por dentro do veículo, pois como faço trilhas de moto e sempre se corre o risco de "perder" a moto na estrada de noite (esticador que estoura, trava de suspensão que quebra, etc), necessito ficar sempre de olho na carreta. Pretendo instalar um GPS com câmera e, tão logo tenha o $$$ necessário (o DPVAT e o IPVA me mataram neste começo de ano) faço a instalação desta forma pois minha TR4 possui spoiler. Depois posto mais informações sobre como ficou e se funcionou a contento.

Alexandre Carreira
04/02/2014, 20:48
Salve, salve!

Sabe onde instalei???

No parachoque da 2008, e acredito que nas demais também seja assim, tem aquele recuo onde tem o engate para reboque...

Apontei um pouco pra esquerda e ficou show.

Fica bem próximo da ré e a instalação foi muito fácil.

Em caso de dúvidas, só falar!!!

pedroafalcao
07/02/2014, 19:44
Parabéns, Caio, gostei muito da solução que você encontrou. Minha TR4 é idêntica a sua, até a cor. Estou pretendendo fazer igual, mas me esclarece uma coisa, como foi fixada essa câmera? Adesivo, fura a lataria, como é? Agradeço muito se puder responder. Abraço.

Fala pessoal!!

Instalando:
441191

441192

441193

441194

441195

Abraços!

pedroafalcao
09/02/2014, 11:47
Mostrei as fotos das cameras instaladas pelo Caio e Carlos ao instalador, ele disse que, pela proximidade com a brake light, acredita que, sobretudo a noite, a luz vermelha do stop irá ofuscar a camera, tornado péssima a visibilidade e que isso já tinha acontecido com carros de outros modelos. Isso acontece com voces? Preciso saber, antes de mandar furar o aerofólio, para fixar a câmera.

Caio Quitete
11/02/2014, 09:10
Mostrei as fotos das cameras instaladas pelo Caio e Carlos ao instalador, ele disse que, pela proximidade com a brake light, acredita que, sobretudo a noite, a luz vermelha do stop irá ofuscar a camera, tornado péssima a visibilidade e que isso já tinha acontecido com carros de outros modelos. Isso acontece com voces? Preciso saber, antes de mandar furar o aerofólio, para fixar a câmera.

Fala amigo pedroafalcao,

A câmera foi instalada fazendo um furinho no aerofólio, a própria câmera vem com uma broca do tamanho certo dela, só encaixar e pronto. Antes de furar faça a marcação certinho, depois só meter broca!!!

A fiação você passa pelo teto, puxa pela luz de assistência da mala e vai jogando para o lado, até a lanterna, para ligar na luz de ré, depois só jogar os fios pra frente, o instalador conhece...

A luz do break light não atrapalha em nada, até porque você não dá ré e freia ao mesmo tempo. Mesmo apertando o freio fica bem nítida, pois a luz de ré é forte então fica legal!!

O encaixe do cabo da câmera no Player é no amarelo (onde tem escrito rear camera) e em um encaixe... no manual da clarion do site americano tem. Qualquer dúvida só falar.

Abraçoss!!

AirtonLieuthier
12/02/2014, 18:35
Salve, salve!

Sabe onde instalei???

No parachoque da 2008, e acredito que nas demais também seja assim, tem aquele recuo onde tem o engate para reboque...

Apontei um pouco pra esquerda e ficou show.

Fica bem próximo da ré e a instalação foi muito fácil.

Em caso de dúvidas, só falar!!!

Olá, Alexandre, boa noite.
O lugar que vc fala é aquele pequeno espaço no para choque, no lado esquerdo, na direção de onde está a placa do carro?
Peguei uma 06/07 e creio que o para choque seja idêntico.
Abraços

pedroafalcao
12/02/2014, 22:12
Muito obrigado, Caio, ajudou muito. Tirou minha dúvida, vou mandar instalar. Abraço.

rufyno
16/06/2014, 17:35
boa tarde galera...peguei uma pajero sport 2008 há cerca de 15 dias, coloquei um DVD pionner 2din, to querendo colocar uma camera de ré, alguem da uma dica de qual parte da sport ela fica melhor? e qual o modelo se adequa mais?

Rotiaki
25/07/2014, 23:18
Fala pessoal! Hoje instalei a camera de ré na viatura. Dá uma olhada aí galera.

Rotiaki
26/07/2014, 00:20
A foto ficou de cabeça pra baixo!

lucianolsc
23/08/2014, 22:51
Boa noite Carlos, me tira uma dúvida: A câmera entra em funcionamento no DVD (liga e passa a mostrar a imagem) automaticamente quando engato a Ré ou tenho que ligar o DVD e selecionar a opção de Saída de Vídeo toda vez que for dá Ré? Tem algum truque? Comprei uma TR4 2015 e ela veio com essa mesma central multimídia do seu carro (Clareon). Na concessionária eles estavam pedindo uma fábula para instalar a câmera de ré e achei melhor pesquisar mais um pouco... Venho pesquisando essa camera a alguns dias mas fiquei com essa duvida. Obrigado, Abraço a todos.

lucianolsc
27/08/2014, 11:19
Fala pessoal!!

Instalando:
441191

441192

441193

441194

441195

Abraços!

Boa noite Caio, me tira uma dúvida: A câmera entra em funcionamento no DVD (liga e passa a mostrar a imagem) automaticamente quando engato a Ré ou tenho que ligar o DVD e selecionar a opção de Saída de Vídeo toda vez que for dá Ré? Tem algum truque? Comprei uma TR4 2015 e ela veio com essa mesma central multimídia do seu carro (Clareon). Na concessionária eles estavam pedindo uma fábula para instalar a câmera de ré e achei melhor pesquisar mais um pouco... Venho pesquisando essa camera a alguns dias mas fiquei com essa duvida. Obrigado, Abraço a todos.

adriano84
24/08/2018, 16:02
Boa noite Caio, me tira uma dúvida: A câmera entra em funcionamento no DVD (liga e passa a mostrar a imagem) automaticamente quando engato a Ré ou tenho que ligar o DVD e selecionar a opção de Saída de Vídeo toda vez que for dá Ré? Tem algum truque? Comprei uma TR4 2015 e ela veio com essa mesma central multimídia do seu carro (Clareon). Na concessionária eles estavam pedindo uma fábula para instalar a câmera de ré e achei melhor pesquisar mais um pouco... Venho pesquisando essa camera a alguns dias mas fiquei com essa duvida. Obrigado, Abraço a todos.

Boa Tarde,

Tenho uma TR4 2006 e instalei uma câmera de re em um GPS, comprei tudo junto por R$216 no Mercado Livre. Coloquei ela la embaixo do parachoque por ser mais fácil de passar a fiação. No GPS eu coloquei também um computador de bordo bem completo e quando engato a ré ele já mostra a imagem da ré. Logo vou postar fotos e vídeo. Achei a solução com um ótimo custo-beneficio. Coloquei o GPS no lugar do relógio original da TR4, ficou excelente.

mbm4x4
24/08/2018, 18:48
Boa Tarde,

Tenho uma TR4 2006 e instalei uma câmera de re em um GPS, comprei tudo junto por R$216 no Mercado Livre. Coloquei ela la embaixo do parachoque por ser mais fácil de passar a fiação. No GPS eu coloquei também um computador de bordo bem completo e quando engato a ré ele já mostra a imagem da ré. Logo vou postar fotos e vídeo. Achei a solução com um ótimo custo-beneficio. Coloquei o GPS no lugar do relógio original da TR4, ficou excelente.

Legal amigo!
Coloca uma foto pra galera ver como ficou.
[]S
Mateus

adriano84
25/08/2018, 08:05
Legal amigo!
Coloca uma foto pra galera ver como ficou.
[]S
Mateus

Segue vídeo:

Alem de GPS, tem câmera de ré, Bluetooth e funciona como computador de bordo completo. Falta só dar um acabamento melhor e passar a elétrica por dentro.

Esqueci de falar, mas ele mostra a hora também :-D

GPS no Lugar do Relógio da TR4 - Mostrando o funcionamento da Câmera de Ré - YouTube (https://youtu.be/KbVxQgnERk0)

jccaleffi_tr4
06/01/2022, 08:51
Ótima ideia de instalar no spoiler, pelo menos fica no centro do carro. Vou instalar uma com ajuste de ângulo, assim é possível ver se o estepe atrapalha menos. Mini Camera Re/frontal Ajustavel Hd Visao Noturna Automotiva | MercadoLivre (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1653074856-mini-cmera-refrontal-ajustavel-hd-viso-noturna-automotiva-_JM#backend=item_decorator&backend_type=function&client=bookmarks-polycard)

Ao instalar é preciso muita atenção para a broca da serra copo não atravessar a parede superior do spoiler.

Olá Milton, a câmera é essa mesma.
Pelo o que eu vi, não tem ajuste de posição. Tem que colocar algum calço se quiser.
A minha dá para ver na tela que não mostra o meu parachoque, queria até ajustar isso para poder ver melhor, mas desencanei.

Absss