PDA

Ver Versão Completa : Tracker oscilando na dianteira



zavarize
18/05/2011, 21:25
Pessoal
alguem ja teve este problema abaixo ?:parede:
Minha Tracker esta c/ 87.000km e recentemente troquei os 4 pneus originais Dueller por Goodyear Wrangler na mesma medida e fiz na mesma troca alinhamento;balanceamento e cambagem. Após uns 1.000km rodados começei a notar que a direção ficou instavel e as vezes parece oscilar p/ ambos os lados como se fosse um velho fusca c/ folga na direção,seja em retas ou em curvas em qualquer velocidade. na reta parece que vou ocupar a faixa ao lado e esta oscilação é p/ ambos os lados.
Levei de volta p/ conferir tudo novamente e estava tudo certo sei que a direção hidraulica corrige estas oscilações mais acentuadas mas esta muito estranho.

Os 4 amortecedores foram trocados por originais Monroe aos 76.000km e mesmo c/ os pneus originais nunca notei nada.
alguem já observou isto ?

R1C4rdo
18/05/2011, 23:26
Pessoal
alguem ja teve este problema abaixo ?:parede:
Minha Tracker esta c/ 87.000km e recentemente troquei os 4 pneus originais Dueller por Goodyear Wrangler na mesma medida e fiz na mesma troca alinhamento;balanceamento e cambagem. Após uns 1.000km rodados começei a notar que a direção ficou instavel e as vezes parece oscilar p/ ambos os lados como se fosse um velho fusca c/ folga na direção,seja em retas ou em curvas em qualquer velocidade. na reta parece que vou ocupar a faixa ao lado e esta oscilação é p/ ambos os lados.
Levei de volta p/ conferir tudo novamente e estava tudo certo sei que a direção hidraulica corrige estas oscilações mais acentuadas mas esta muito estranho.

Os 4 amortecedores foram trocados por originais Monroe aos 76.000km e mesmo c/ os pneus originais nunca notei nada.
alguem já observou isto ?

Me parece que existe uma forma de regular a folga na caixa de direção (se for esse o problema).
Infelizmente não sei te dizer onde fica essa regulagem, pois levo a viatura no mecânico aqui de SP que faz estes ajustes. Me parece que existem oficinas especializadas em Suzuki`s no RJ tbm. Dá uma pesquisada em outros tópicos de Suzuki que você pode encontrar.
Caso identifique o que aconteceu, posta ai pra gente. É sempre bom compartilhar estes tipos de informações.
Abraço!

LFC
19/05/2011, 14:37
Pessoal
alguem ja teve este problema abaixo ?:parede:
Minha Tracker esta c/ 87.000km e recentemente troquei os 4 pneus originais Dueller por Goodyear Wrangler na mesma medida e fiz na mesma troca alinhamento;balanceamento e cambagem. Após uns 1.000km rodados começei a notar que a direção ficou instavel e as vezes parece oscilar p/ ambos os lados como se fosse um velho fusca c/ folga na direção,seja em retas ou em curvas em qualquer velocidade. na reta parece que vou ocupar a faixa ao lado e esta oscilação é p/ ambos os lados.
Levei de volta p/ conferir tudo novamente e estava tudo certo sei que a direção hidraulica corrige estas oscilações mais acentuadas mas esta muito estranho.

Os 4 amortecedores foram trocados por originais Monroe aos 76.000km e mesmo c/ os pneus originais nunca notei nada.
alguem já observou isto ?

Nunca li um relato assim, mas sugiro que vc verifique, com a brevidade possível (i) se a cambagem não está muito positiva, (ii) pivôs e buchas das balanças, (iii) batentes dos amortecedores (levante o carro e force as rodas na tranversal), e, pode ser bobagem isso, mas (iv) se as porcas das rodas estão ok (nessas lojas de alinhamento, costuma-se usar aquela pistola pneumática para rosquear e isso costuma espanar os prisioneiros).
Abs,
LFC

lacombe
19/05/2011, 15:12
Amigo, o meu GV acontece o mesmo problema.. tem hr´s que puxa para a direita e hr´s que ele puxa para a esquerda.. Cheguei a levar em um famoso local aqui em SP ( Patini ) e viram que estava tudo ok.. Informaram que talvez fosse a caixa de direção e que só a conscecionária resolveria o problema.. concluindo.. barato não vai sair para trocar.. se alguem souber de alguem que resolva aqui em SP esse problema, eu agradeço.. pois tem hr´s que a direção puxa muito e de uma hora pra outra começa a puxar no lado ir
verso..

lacombe
19/05/2011, 15:12
Amigo, o meu GV acontece o mesmo problema.. tem hr´s que puxa para a direita e hr´s que ele puxa para a esquerda.. Cheguei a levar em um famoso local aqui em SP ( Patini ) e viram que estava tudo ok.. Informaram que talvez fosse a caixa de direção e que só a conscecionária resolveria o problema.. concluindo.. barato não vai sair para trocar.. se alguem souber de alguem que resolva aqui em SP esse problema, eu agradeço.. pois tem hr´s que a direção puxa muito e de uma hora pra outra começa a puxar no lado inverso..

Giovanni Morano
19/05/2011, 15:43
A minha é muito parecida, melhorou muito quando troquei os discos de freio... mas ainda noto uma truculencia bem leve de uma lado a outro!
quando reformei minha caixa de direção, ficou quase perfeito...mas com 2 meses voltou tudo de novo!

nanito
19/05/2011, 15:58
Amigo, o meu GV acontece o mesmo problema.. tem hr´s que puxa para a direita e hr´s que ele puxa para a esquerda.. Cheguei a levar em um famoso local aqui em SP ( Patini ) e viram que estava tudo ok.. Informaram que talvez fosse a caixa de direção e que só a conscecionária resolveria o problema.. concluindo.. barato não vai sair para trocar.. se alguem souber de alguem que resolva aqui em SP esse problema, eu agradeço.. pois tem hr´s que a direção puxa muito e de uma hora pra outra começa a puxar no lado inverso..

Puxar pro lado e pro outro pode ser folga nas barras de direção, se resolve trocando as barras ou recondicionado-as. A cambagem em 0.30º negativo pode ser um paliativo (ajuda a manter a viatura em linha reta). Caso o sintoma seja falta de retorno da direção ou folga excessiva, é problema na caixa da direção hidráulica. Verifica se tem vazamentos na caixa da direção.

Abraços!

rafaelfernandez
19/05/2011, 23:02
Pessoal
alguem ja teve este problema abaixo ?:parede:
Minha Tracker esta c/ 87.000km e recentemente troquei os 4 pneus originais Dueller por Goodyear Wrangler na mesma medida e fiz na mesma troca alinhamento;balanceamento e cambagem. Após uns 1.000km rodados começei a notar que a direção ficou instavel e as vezes parece oscilar p/ ambos os lados como se fosse um velho fusca c/ folga na direção,seja em retas ou em curvas em qualquer velocidade. na reta parece que vou ocupar a faixa ao lado e esta oscilação é p/ ambos os lados.
Levei de volta p/ conferir tudo novamente e estava tudo certo sei que a direção hidraulica corrige estas oscilações mais acentuadas mas esta muito estranho.

Os 4 amortecedores foram trocados por originais Monroe aos 76.000km e mesmo c/ os pneus originais nunca notei nada.
alguem já observou isto ?

Eu checaria esse alinhamento antes de mais nada. Tem muita empresa picareta no mercado, que em vez de alinhar, desalinha.
Leve em outro lugar, preferencialmente com referencias.

[]´s
Rafael

zavarize
20/05/2011, 19:06
Já chequei o alinhamento em 2 locais diferentes de boa qualidade num intervalo de 1 dia de um pro outro e os valores se mantiveram sem alteração e dentro da especificação de fabrica.
vou tentar ainda 2 etapas,que são rechecar amanhã os amortecedores dianteiros na loja onde comprei que tem o shock tester,rodar e avaliar e na semana que vem vou inverter os pneus dianteiros c/ os traseiros, pois eles foram instalados c/ uma diferença de uns 1.000km de um pro outro, e possivelmente são de lotes diferentes de produção ,assim tiro a duvida de ser dos pneus. ( já tive uma Explorer 95 e fiz aquele recall dos pneus e fiquei desconfiado de ser esta estoria novamente,embora na época fossem pneus Firestone )

juniorpavan
10/09/2011, 04:46
Alguém conseguiu resolver este problema? Minha Tracker 2008 também esta com mesmo problema, fiz alinhamento, balanceamento e ninguem acha o que é...

rafaelgx
02/12/2011, 13:54
Já notei o mesmo problema na direção. Quando passava por ondulações na pista sentia a direção puxar para um dos lados.
Meus pneus dianteiros gastaram mais na parte interna, quando fiz a troca foi observado na máquina que a cambagem estava negativa. A casa de pneus informou que não era possível fazer a cambagem porque não possuia o equipamento de acordo com a furação da roda da Tracker. Então passei em outra loja e aconteceu a mesma coisa.
Fui indicado para fazer o serviço na Monobloco, uma reparadora de alinhamentos de chassi, eixo etc. Eles cobram mais caro mas fazem um trabalho mais tecnico e possuem o gabarito do veiculo. Tive que fazer o serviço, afinal estava perdendo rapidamente os pneus dianteiros.
Depois de feita a cambagem notei que houve melhora da direção e não sinto mais o carro puxando.

Alguem já teve essa dificuldade de fazer a cambagem? Quanto se paga na cambagem normalmente? (um carro de passeio custa 40 reais por roda)

lacombe
06/12/2011, 08:38
Eu fiz na minha um tempo atrás e ficou do mesmo jeito.. horas puxa pra direta e outras vezes puxa para esquerda.. o pneu está gastando normal, mas aqui em SP tem uma loja muito boa em cambagem e balanceamento de pneus chamada Patini ( no final da AV. Santo Amaro ). Agora como eles chegaram a ver e não viram nada de errado na calibragem da direção, informaram que poderia ser problemas na caixa da direção hidráulica... conclusão.. desisti de consertar.. pq com certeza a brincadeira irá ficar cara.. com isso.. continuo a procurar uma solução mais em conta.. ehehe

Elisson
06/12/2011, 15:46
Pessoal, verifiquem a pressão dos pneus!!!! Meu GV 4 pts com 26/28 libras fica certinho na pista com pneus 235/70 R16 mas fica duro pra kct e pulando demais. Então só estou andando com 24/25 lbs em todos os pisos agora, fica macio e gostoso de dirigir só que nas imperfeições da pista fica oscilando. Com relação a consumo nem esquento, pois já testei e com 30, 28 ou até 24 lbs o consumo é o mesmo.

lacombe
06/12/2011, 16:02
Sobre a pressão o meu tá reguladinho e continua puxando pra esquerda e outras vezes pra direita.. ehe..

Agora sobre a pressão, eu sempre rodei com 30, mas não percebi o consumo.. bem que com eles um pouco mais muchos deve perder um pouco de performance.. mas vou deixar um pouco mais vazios e verificar o consumo.. vamos ver se vai ser o mesmo..

Valew!


Antonio

Chuva
06/12/2011, 22:01
talvez não seja a mesma coisa por serem carros completamente diferentes, mas já tive esse problema num Astra. E como foi falado lá em cima, faltava fluido/oleo no sistema da direção hidrálica.. um problema simples que apenas um mechanico achou na época.. vai ver que pode ser isso essas puxadas repentinas..

Renato Roney
19/02/2014, 22:39
Tenhouma 2009 que esta com o mesmo problema, com 80mil km e ainda nao consegui achar o real defeito, vou levar na JF direçao em Vila Velha pra ver se da jeito.

fabioguine
16/01/2015, 12:46
Olá pessoal! Alguém conseguiu resolver isso? A minha é 2009, mesmo problema relatado! Foi trocada toda suspensão dianteira e nada. Se alguém conseguiu sanar, posta ai. Abraços,
Ps. Só não trocou a caixa de direção.

Arildo MT
16/01/2015, 15:12
olá, além de problemas na suspenção, este sintoma pode estar surgindo devindo a ''lift'', ou qualquer coisa que possa afetar o sistema de direção ou geometria, um problema que ocorre até com certa frequência em carros com suspenção traseira que utiliza molas ''espiral'' helicoidal e barras anti-torção do eixo (link, 4 link, for link) é quando as buchas dos ''braços'' traseiros estão com algum desgaste, mesmo pequeno este desgaste permite o eixo traseiro as vezes oscilar \ / ou / \ou / / ou \ \ e altera bastante o comportamento, estabilidade e direção do carro, pelo comportamento do carro parece que o problema é na dianteira, mas pode ser suspenção traseira, um exemplo é a tr4 que quando esta com problema nas buchas traseiras o carro fica instável, perigoso, parece que em certas velocidades o carro ganha vida própria, se alguém resolver o problema, favor voltar aqui e postar o resultado e solução adotada.

fabioguine
02/04/2015, 08:20
Estou convivendo com este defeito a mais de um ano, confesso que parei de investigar. Será que ninguém achou a solução e está igual a mim, convivendo com isso?

fkl77.nt
30/04/2015, 09:31
Estou convivendo com este defeito a mais de um ano, confesso que parei de investigar. Será que ninguém achou a solução e está igual a mim, convivendo com isso?

Amigos,

Logo que comprei a minha notei esse problema, porém , levei a Natalpneus (Pirelli) e lá eles tem uma máquina que testa os componentes da suspensão. Sobe, desçe, balança pra os lados e etc e foi diagnosticado que: Amortecedores dianteiros (4%/ 35%) traseiros (60%/45%), sendo assim desgaste mais acentuados nos dianteiros, porém não de forma mais ou menos uniforme. Mandei colocar os 4 zero. Troquei as buchas da estabilizadora. Fui dar uma volta e achei o carro parecendo um sedan. Achei meio estranho e meti o carro na buraqueira com força e mesmo assim, o carro não abanou pra lado nenhum, ficou firme. Conclusão: Pode ser os amortecedores, porém como falado anteriormente, já trocaram e o problema parmanece. No meu caso resolveu. Veja se as molas estão boas. Se o amortecedor for novo com molas muito desgastadas, não vai pular muito mas abanar pra os lados vai. Andei numa TR4 de um amigo com apenas 28000km e zerada de mecanica. Ela abana um pouco também passando por lugares irregulares. Agora em piso bom abanando, ai tem coisa mesmo. Eu verificaria as Molas.

fabioguine
16/05/2015, 16:38
Vou levar pra fazer estes testes dos amortecedores, se resolver o meu caso, posto aqui, pra ajudar a turma! Obrigado.

Alex Salles
18/05/2015, 08:21
Estou com o mesmo problema e detectaram folga no braço articulador da direção e no pivô. Troquei o braço articulador e não resolveu (na hora da troca não foi detectada folga no pivô). Vou voltar ao mecânico para testar os pivôs de novo.

Pelo que percebi, ninguém tem ainda um diagnóstico preciso desse problema.

Alex Salles
18/05/2015, 13:38
Estou com o mesmo problema e detectaram folga no braço articulador da direção e no pivô. Troquei o braço articulador e não resolveu (na hora da troca não foi detectada folga no pivô). Vou voltar ao mecânico para testar os pivôs de novo.

Pelo que percebi, ninguém tem ainda um diagnóstico preciso desse problema.

Reavaliei os pivôs mas eles aparentam estar bons. Ainda não descobri o problema.

Alex Salles
01/06/2015, 14:12
Recebi uma nova informação de que pode ser problema na cruzeta (trizeta). Sugestão foi de trocar por uma de Tipo. Estou providenciando.

Fabriciofaf
15/06/2015, 01:13
Acredito que a folga nas axiais podem comer os pneus por dentro e puxar a direção para o lado...Sua folga é de fácil verificação, sua localização é na saída da caixa de direção e é ligada aos terminais de direção...

Att,
Fabrício.


Recebi uma nova informação de que pode ser problema na cruzeta (trizeta). Sugestão foi de trocar por uma de Tipo. Estou providenciando.

Ruschel
11/08/2015, 14:48
Olá pessoal, sou novo no forum. Comprei uma Tracker 2008 há 2 meses para brincar finais de semana e ela veio com este probleminha de ficar instavel quando pega ondulações. Já levei para revisão 3 vezes, troquei buchas da barra estabilizadora, 4 buchas na traseira. Na geometria está tudo ok. Podem me ajudar pois me apaixonei pelo carro mas esse detalhe está me deixandpo chateado.

Fabriciofaf
30/11/2015, 10:21
Bom dia...

Troquei os pneus dianteiros e resolvi o problema. Quando comprei o veículo os pneus dianteiro estavam mais gastos internamente. Façam geometria a cada 10.000 km, para tentar evitar tal desgaste.

leosupertramp
11/06/2016, 19:20
Pessoal, tem uma semana que comprei o meu tk e infelizmente estou com esse problema. Já levei pra alinhar e balancear, mas continua a mesma coisa. Verifiquei a pressão dos pneus e está como a recomendação, 26 libras. É um problema muito estranho, passa por qualquer oscilação na pista e o carro puxa a direção. A minha puxa mais para a esquerda. Isso pode ser até meio perigoso em estrada, com velocidade de 100 km/h. Bom, alguém conseguiu resolver o problema? Pelo visto, ninguém sabe ao certo como resolver. O ruim é ter que fica tentativa e erro, e haja tempo e grana com mecânico! Enfim, curti pra caramba a caranga, mas esse problema desanima um pouco, ainda mais que meu principal objetivo com ele são pequenas expedições. Se alguém souber alguma novidade, posta aí. Abraço a todos!

leosupertramp
08/09/2016, 18:03
Pessoal, passando só pra dar um feedback. Consegui resolver o meu problema de direção oscilando para ambos os lados na Tracker quando passava em desníveis ou buracos na pista. E o problema, era mais simples do que imaginava: pneus! O dono anterior do meu carro andava nele com lift e com pneus maiores, como o portão da minha garagem é muito baixo, negociei com ele de tirar o lift e colocar os pneus na medida original e era justamente aí que está o problema. Como os pneus deviam estar parados há um bom tempo e não armazenados da maneira correta, eles estavam ressecados, tanto é que o jogo que estava na traseira ainda eram os originais Bridgestone Dueller e estavam com pequenas fissuras. Comprei então um par dos Michelin Latitude Cross e coloquei na traseira. Acontece que, mesmo o jogo dos Scorpion STR que estavam na dianteira aparentando estar em bom estado, foi só fazer a substituição pelo par de Michelin novos para o problema desaparecer. Agora é juntar uma grana pra comprar outro par dos Latitude Cross para fazer a substituição.
Depois de quase 4 meses com o carro, consegui resolver esse problema, que estava me incomodando demais, e agora é só alegria com a caranga.

Valeu!

Arildo MT
10/09/2016, 12:20
Legal, bom que deu retorno, e o problema era o mesmo do outro colega, nunca tive tal problema, mas fica aqui o registro.

GPONTESFM
05/12/2020, 00:58
Percebia essa oscilação bem discreta na minha Tracker. Fiz rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento e o problema piorou muito. Ficou praticamente incontrolável o carro de tanto que puxava de um lado para o outro. Comecei a caçar o problema e depois de trocar os amortecedores dianteiros, 2 pneus e refazer todo o alinhamento, a direção melhorou bastante mas não ficou boa ainda, na verdade, ainda está um pouco pior do que estava antes de fazer o alinhamento. A loja de alinhamento e o mecânico que faz a manutenção do meu carro estão suspeitando de folga na caixa, mas não quero fazer antes de ter certeza de que realmente o problema é na caixa de direção. Alguém mais ainda está com este problema? No meu caso, não são os pneus.

fmmfortal
26/01/2021, 11:21
conseguiu resolver?
comprei uma 2008 e estou com mesmo problema, os pneus são novos, também não deve ser esse o motivo.




Percebia essa oscilação bem discreta na minha Tracker. Fiz rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento e o problema piorou muito. Ficou praticamente incontrolável o carro de tanto que puxava de um lado para o outro. Comecei a caçar o problema e depois de trocar os amortecedores dianteiros, 2 pneus e refazer todo o alinhamento, a direção melhorou bastante mas não ficou boa ainda, na verdade, ainda está um pouco pior do que estava antes de fazer o alinhamento. A loja de alinhamento e o mecânico que faz a manutenção do meu carro estão suspeitando de folga na caixa, mas não quero fazer antes de ter certeza de que realmente o problema é na caixa de direção. Alguém mais ainda está com este problema? No meu caso, não são os pneus.