PDA

Ver Versão Completa : Sistema de freio no Troller



Américo
26/09/2003, 08:26
Bom dias, amigos.

Não possuo troller e sim um CJ-5, e estou querendo mudar o seu sistema original de freios, então pergunto: Qual o sistema utilizado no Troller, tanto hidrovácuo quanto pedaleiras é de algum carro conhecido, daria pra adaptar esse sistema no CJ-5, ou seria inviável devido a seu custo?

Muito obrigado a todos que poderem responder.
Pedro Américo

Luis Assis
26/09/2003, 11:08
Bom dias, amigos.

Não possuo troller e sim um CJ-5, e estou querendo mudar o seu sistema original de freios, então pergunto: Qual o sistema utilizado no Troller, tanto hidrovácuo quanto pedaleiras é de algum carro conhecido, daria pra adaptar esse sistema no CJ-5, ou seria inviável devido a seu custo?

Muito obrigado a todos que poderem responder.
Pedro Américo

Existem no mercado um sistema desenvolvido por várias empresas, inclusive pela Super Disk Break, de freio a disco para CJ-5. Voce pode coloca-lo tanto na dianteira quanto na Traseira. facilmente voce cosnegue adaptar uma pedaleira suspensa e um Servo-Freio ( Hidrovácuo ). Acho que nao tem segredo, e nem vai precisar de muita adaptação....
Veja, por exemplo, o Kit que esta a venda no site do Donatti....
http://www.jet.com.br/donatti4x4/prod_det.asp?IdProduto=347441
Custa 399.00 Latinhas o kit completo para a dianteiro...
[]'s
Gustavo

Eduardo Velo
26/09/2003, 12:23
Lassis , será que esse kit dá pra por na traseira da Engesa , é 6 furos igual , será que aguenta ???
O que conheço do Portuga para F75 é 5 furos ...
Talvez tenha que pegar tubos maiores , mas isso qqer casa de freio faz na hora , né ??

Frederico Mendes
12/10/2012, 09:51
Bom dia 4x4 Brasil!
Para nao abrir outro tópico, utilizei este de 2003, mas mudando completamente o assunto.
Minha viatura, ontem deu problema em um conduíte de freio.
Resultado, mesmo completando o oleo do reservatório, fiquei 100% sem freio, funcionando apenas o freio de mao (que é uma porcaria).
É assim mesmo? nao teria que apenas ficar mais duro o pedal?
Abraços a todos
Frederico Mendes
Vitória - ES

Sandrãobh
12/10/2012, 10:42
Bom dia 4x4 Brasil!
Para nao abrir outro tópico, utilizei este de 2003, mas mudando completamente o assunto.
Minha viatura, ontem deu problema em um conduíte de freio.
Resultado, mesmo completando o oleo do reservatório, fiquei 100% sem freio, funcionando apenas o freio de mao (que é uma porcaria).
É assim mesmo? nao teria que apenas ficar mais duro o pedal?
Abraços a todos
Frederico Mendes
Vitória - ES

Não sei qual foi o problema do conduíte do seu jipe, mas aconteceu comigo de furar o da roda dianteira direita e o óleo espirrava por ali, não coloquei óleo pois não tinha e o freio acabou pois não tinha pressão para acionar os pistões das outras rodas, mas depois de trocado, o meca não observou e quando se esterçava para a direita o conduíte dobrava e o freio ficava uma M..., tomei um baita susto em uma rotatória...sorte que estava na esquina da oficina....

Frederico Mendes
12/10/2012, 10:46
Não sei qual foi o problema do conduíte do seu jipe, mas aconteceu comigo de furar o da roda dianteira direita e o óleo espirrava por ali, não coloquei óleo pois não tinha e o freio acabou pois não tinha pressão para acionar os pistões das outras rodas, mas depois de trocado, o meca não observou e quando se esterçava para a direita o conduíte dobrava e o freio ficava uma M..., tomei um baita susto em uma rotatória...sorte que estava na esquina da oficina....

Sandrão, o conserto, ja está a caminho, a minha grande dúvida é, se realmente o freio tem que acabar 100% quando se dá problema em um conduite, penso que teria que ficar mais pesado apenas.

Sandrãobh
12/10/2012, 11:34
Acredito que a sensação do mais pesado é somente quando há falha do hidrovácuo e ou cilindro-mestre, quando há vazamento no sistema e vç pisa no freio o óleo escapa por ali, deixando de acionar os pistões que pressionam as pastilhas contra os discos.... já que é um sistema fechado, de grande pressão, aonde se tem uma brecha para fuga do óleo, é para lá que ele vai.....talvez tenha relação com o tamanho do furo/vazão do óleo, sei lá.....só os engenheiros podem dizer, o que eu acho é que deveria haver um sistema de válvulas de contenção por roda, no caso de se estourar um conduíte, aquela roda ficaria isolada mas vç teria freio nas outras tres.... talvez até exista e eu não saiba...

Frederico Mendes
12/10/2012, 11:39
Acredito que a sensação do mais pesado é somente quando há falha do hidrovácuo e ou cilindro-mestre, quando há vazamento no sistema e vç pisa no freio o óleo escapa por ali, deixando de acionar os pistões que pressionam as pastilhas contra os discos.... já que é um sistema fechado, de grande pressão, aonde se tem uma brecha para fuga do óleo, é para lá que ele vai.....talvez tenha relação com o tamanho do furo/vazão do óleo, sei lá.....só os engenheiros podem dizer, o que eu acho é que deveria haver um sistema de válvulas de contenção por roda, no caso de se estourar um conduíte, aquela roda ficaria isolada mas vç teria freio nas outras tres.... talvez até exista e eu não saiba...

Penso exatamente igual voce, sandrão.
Vou acompanhar o concerto da viatura, e aprender como isolar parte do sistema para o caso destas emergencias.
Olha que sempre carrego comigo oleo de freio extra, mas apenas completar nao resolve o problema, nem como paleativo.

Renato Fraga
12/10/2012, 11:58
Amigos, se ocorre vazamento do fluido de freio, o sistema todo perde efeito. Resumindo, o pedal bate no assoalho e o carro fica sem freio.

Alguns veículos possuem o que se chama de sistema de freios cruzado, é como se existisse duas linhas independentes, ligando alternadamente, uma roda dianteira e uma roda traseira, de lados opostos. Diante disso, se ocorre vazamento do fluido em algum ponto, existe a possibilidade do freio ser mantido em ao menos 2 rodas.

Outros veículos, possuem reservatórios separados para o que seria o freio dianteiro e o freio traseiro, mas dentro do cilindro mestre, ocorre comunicação, portanto, diante de vazamentos, o freio é mantido, mas por pouco tempo, até que o fluído do reservatório seja consumido pelo sistema com vazamento.

No Jeep, e em grande maioria dos veículos mais simples e antigos, o circuito do freio é simples, portanto, qualquer vazamento, impede que ocorra a pressurização necessária para o freio ser acionado.

Pedal duro e pesado, apenas ocorre quando o servo freio perde efeito, mas o freio continua operando, apenas precisando de uma força maior para ser acionado.

Abraços a todos

Frederico Mendes
12/10/2012, 12:51
Renato, a minha indignação, é pensar no risco de perder 100% do freio por causa de um vazamento, tendo como opção o freio motor e o freio de mão...
Imagina, na descida de uma Serra das Pesadas....
Aff...

Renato Fraga
12/10/2012, 13:31
Pois é, os sistemas antigos eram assim !!!

E ainda existem muitos carros com essa possibilidade de falha.

Usar tubulações em cobre, aumentam o risco de falhas. São mais suscetíveis a rupturas e suportam menor pressão.

Atualmente, só se admite tubulações em aço.

Mas ainda pode ocorrer a pane total dos freios caso algum tubo ou flexível se rompa.

Por isso, o cuidado com o sistema de freios é fundamental.

Abração