PDA

Ver Versão Completa : O que observar na compra ?



valmor
22/05/2005, 00:23
Pretendo ingressar neste mundo adquirindo meu primeiro 4X4 !!!

O que devo observar na compra de meu primeiro veiculo F75 ?

Quais sao as principais caracteristicas que valorizam ou desvalorizam uma F75 ?

Obrigado

antonio escultor
22/05/2005, 15:43
1- $$$$
2- estado de longarinas, transmissão, funilaria (lanternagem) motor.
3- documentação..

agora é um verdadeiro trampo de garimpo achar o carro certo, e como toda garimpagem envolve sorte; aqui em sampa o melhor e pesquisar pelas periferias carros de pessoas humildes que usam o carro para trabalhar mandar uma oferta dependendo do estado geral do mesmo, vc consegue achar carros em bom estado para reforma alguns inclusive bem originais; interior do pais é ótima pedida principalmente minas, goiás e o sul como santa catarina, paraná e rio grande aonde tem muitas se vc tiver amigos ou parentes por esses lugares peça para eles procurarem para vc...
agora preço é loteria, pois as vezes vc acha um carro bom de lata e chassis com motor e tração por 2 mil na mão de um sitiante, um vendedor de rua, um serralheiro etc. ou um fudido que já comeu muito barro em trilha com as longarinas e transmissão ferradas por 6, 7 mil mas com uma bela maquiada e que não compensa, ou as vezes uma maravilhósa toda original parecendo zero por 12, 15, 20 mil....
atenção prefira carros com motor cambio e suspensão originais pois ainda não inventaram muito nelas :) :D :lol:

valmor
22/05/2005, 22:22
quanto a transmissao : o que devo verificar e testar ?
Como conheço uma transmissao em bom estado ou melhor como posso testa-la ?

valmor
22/05/2005, 22:40
Obrigado pelas dicas . São super bem vindas !
Quanto ao motor e transmissão : Qual a melhor forma de testa-las ou verificar se existe algum problema grave ?
E vazamento de oleo ? Até que ponto sao mormais ...se é que sao normais em carros c/ mais de 20- 30 anos....

Abraço a todos...

otaviofilho
23/05/2005, 09:37
Valmor, bom dia.

Realmente é como o Antonio escreveu, mas vou dar um relato do que aconteceu comigo já que amanhã completo 1 semana a bordo da Mafalda, minha Rural 72 4x4.

Eu estava vendendo o Niva há uma semana e por acaso tive curiosidade de ir ao encontro off-road do Ibirapuera(SP) pois lá tem uma barraca que só vende caldos (mocotó, feijão, verde, etc...). Depois de tomar 1 de mocotó e 1 de feijão, demos uma volta pelo local para que meus colegas conhececem o evento quando de repente passei em frente da Mafalda. Ela olhou pra mim e deu uma piscadinha, estava com o capô aberto, o anúncio no parabrisa e seu antigo dono estava à sua frente como um leão de chácara, conversando com outro interessado. Li o anúncio que dizia ter, entre outras coisas, motor e câmbio e direção hidráulica de A20, 4x4 c/ reduzida, roda-livre AVM, e diversos outros ítens... Rodeei o carro e fui embora, pensando em achar o telefone deste cara em algum site de classificados deste tipo de veículo na internet. Procurei e não achei nada, e passei uma semana angustiante até chegar a próxima quinta para tentar a sorte de encontrar o carro novamente no Ibira. Ela (Rural) estava lá, com o anúncio, mas o dono não estava perto. Peguei o telefone e liguei no dia seguinte. Marquei de ver o carro no mesmo dia, fui, gostei do que vi, consegui um choro e disse a ele que dava a resposta no dia seguinte, pois também estava esperando a resposta de um cara interessado no Niva. No dia seguinte fechei o negócio com o Niva(venda), e na sequência com a Rural(compra), indo buscar na semana passada.

O que mais me chamou a atenção, além do preço (alto para alguns), é o fato dela já ter várias e caras melhorias. São mais de R$1.500 entre rodas e pneus, uma grana em motor e câmbio mais instalação que eu nem faço idéia de quanto fique mas imagino estar na casa dos R$5.000, fora os R$4.000 comprovados pelas NFs que o dono anterior gastou nos últimos 12 meses com todo o tipo de manutenção que você pode imaginar, indo desde a troca dos amortecedores até bobina, revisão em carburação, etc, etc.

Pense bem se vc quer investir pouco em um veículo e MUUUUUITO em reformas e adaptações que você jamais irá recuperar em espécie (mas sim em satisfação, que não tem preço...) ou se prefere pegar um mais caro porém que você logo de cara possa fazer algumas viagens, passeios e até trilhas leves para começar...

Conheço diversas pessoas que escolheram a segunda opção, e depois de um tanto de dinheiro gasto, e um tanto de tempo do carro na oficina, ninguém mais da família do cara queria saber do "carro velho"... Lá em casa, pra eu poder vender o Niva, demorei 1 mês até convencer minha família que a Rural seria uma opção melhor em razão do espaço interno... Tá certo que é igual a andar em um caminhão, mas eles estão se acostumando... hehehe...

Abraços,

Zepi
24/05/2005, 02:13
Pense bem se vc quer investir pouco em um veículo e MUUUUUITO em reformas e adaptações que você jamais irá recuperar em espécie (mas sim em satisfação, que não tem preço...

E ai,otávio!Tu tens muita razão,pois eu escolhi pelo caminho mais difícil...é...reforma geral...Cara é uma novela que não tem mais fim(sem contar a sangria de dinheiro,né...)
A vantagem é que fazendo uma geral,vc fica sabendo extamente como está o seu veículo,e não fica nada mascarado,esperando um momento inoportuno para CABUM!!!Mas se pudesse voltar atrás, acho faria como vc!!! :wink: :wink: