PDA

Ver Versão Completa : Motor BF 161 Já era ?

gpolachini
16/05/2011, 23:21
Pessoal,

Fui fazer uma trilha com meu jeep e por um descuido meu passei por uma alagado onde entrou um pouco de agua no motor,(coisa pouca mesmo) no momento não notei, andei cerca de uns 5 minutos e parei o carro, após ligar o carro novamente começou um barulho muito forte como se tivesse uma coisa solta dentro do motor, uma amigo meu disse que era barulho de valvula. Tiramos a tampa de valvula e estava tudo normal, para não fu&%%$ mais o motor, resolvi colocar o mesmo em um guincho e trazer embora. Minha pergunta agora é: Com certeza deu calço hidraulico, certo ? O que pode ter quebrado, existe algum jeito de abrir o motor para ver o que está acontecendo ? Se eu abrir o motor será preciso de retifica ou não necessáriamente ? Quanto em média fica para retificar um bf 161 ?

Obrigado.

edgar
17/05/2011, 07:30
bom dia !
para dar calço hidraulico teria que ter entrado agua pelo carburador. Foi isto que aconteceu ? Ou entrou agua pela ventilação do carter ou vareta do oleo ?
Va por partes para tentar escapar do Jaques !
tira o oleo do motor
abre o carter por baixo (da para fazer em casa mesmo)
da uma olhada o que esta "sobrando", solto, pedaços, etc...
tira as velas e gira o motor na mão, sem as velas é bem mais leve de girar.
olha as velas...tem vela preta ? molhada de agua ? enferrujada ? faltando pedaço ?

pronto ! ja da para ter uma ideia do estrago, dai posta os resultados.

Fabiano Willys CJ5 1959
17/05/2011, 12:41
ALL !!

Se vc não teve calço pela entrada d'agua pelo carburador, algo pode ter entrado pelo respiro do motor.
Além do que o Edgar comentou, verifique a coloração do óleo e se estiver tipo uma espuma esbranquiçada, houve boa mistura de agua com óleo e neste caso o ruido pode ter ocorrido no motor por ineficiencia de lubrificação. Será necessário fazer algum tipo de retifica neste caso.

Quando se tem calço hidraulico, existe falha no motor, instabilidade ou ela ainda pode arrebentar o bloco caso seja aspirada muita água.
Vc notou qual o comportamento do motor após a passagem na poça ?
Aconselho a vc verificar o estado das bielas, pois se o calço foi pequeno, muito provavel que houve o empenanto delas.
(custo da retifica, se foi completo com peças novas, vai sair mais de R$3000,00).
Abraço e boa sorte,

gpolachini
17/05/2011, 22:05
Amigos,

A agua entrou mesmo pelo carburador, tirando o grande barulho que ele estava fazendo, não notei perca de força ou instabilidade no mesmo. Esse final de semana vou fazer o que disseram e vou retirar o carter para ver qual é o estrago.
Caso tenha enpenado a biela, é apenas comprar outra e trocar ou precisa fazer mais alguma coisa ?

Obrigado.

Robertux
17/05/2011, 22:18
O bloco do meu BF trincou e comprei outro motor, um OHC. Tenho praticamente o BF inteirinho desmontado. Caso precise das bielas entre em contato via MP. Se precisar de outras peças também.

Fabiano Willys CJ5 1959
19/05/2011, 22:24
Gpolachini,

vc pode comprar biela separada sim.
Só que terá que levar na retifica, pra fazer ferro de biela, e adequar o peso/balancemento da que vc comprou para que fico como as demais.

T+