Ver Versão Completa : Abastecimento pajero tr4 LONG RANGE (problema)
Olá camaradas!!
Minha tr4 é long range (capacidade 86L vide manual e adesivo na portinhola do tanque) e ando até o marcador de combustível encostar no fim (cheguei a andar 60km após a luz da reserva acender) mas na hora de completar mesmo enchendo ate o talo entra 65L...
na revisão Mit foi conferido que o segundo tanque esta com comunicação normal...
o que pode ser??
a bóia?
Ajuda please!!!
obrigado
joao
Estranho. No manual diz quantos litros é a reserva? O problema pode estar aí.
Nos carros normais que tem tanque de 50L a reserva é cerca de 12L para você ter idéia. Daí na hora de abastecer só abastece 35-40 e por aí.
Estranho. No manual diz quantos litros é a reserva? O problema pode estar aí.
Nos carros normais que tem tanque de 50L a reserva é cerca de 12L para você ter idéia. Daí na hora de abastecer só abastece 35-40 e por aí.
Pois é Kotz o manual da o valor total, assim como pa portinhola 86L
mas 20 L de reserva é muito!!
na ultima abastecida (65 L) o marcador ja estava estacionado em baixo igual quando o carro esta desligado...
pensei em andar ate acabar mas o carro é automatico....
valeu por enquanto!!
owl cade os donos de tr4?
e das long range?
abs
Meu amigo:
Pode ser que você esteja com problemas na transferência de combustível do tanque auxiliar para o tanque principal.
Não tenho certeza, mas me parece que o TR4 Long Range possui uma única bomba de combustível instalada no tanque principal (o de 56 litros).
Neste tipo de configuração, a transferência é feita com a utilização de uma bomba do tipo “Jet”, que fica constantemente retornando combustível através de um Venturi. A baixa pressão criada pelo Venturi suga o combustível do tanque auxiliar.
Se por qualquer razão houver uma queda na vazão da bomba, haverá também uma redução na pressão diferencial (equação de Bernoulli) o que irá impedir a transferência total do combustível do tanque auxiliar para o tanque principal.
Talvez esta seja a explicação para o problema que você está observando. Obviamente, estou supondo que não existam problemas de entupimento de canalizações ou filtros.
Acho que você deveria retirar a bomba e verificar se a vazão está dentro dos valores especificados.
Obrigado Neto!
na concessionária falaram que a tranfer estava normal.... vou num lugar que so mexe com tanques verificar!
abs
Prezado Amigo:
No link abaixo, pagina 5 voce poderá encontrar um diagrama que ilustra o funcionamento de uma "jet pump" no processo de transferir combustível:
http://www.autoshop101.com/forms/h42.pdf
opa valeu Neto!
alguém mais palpita?
abs
A minha impressão é que a boia está no primeiro tanque, e o canister está no segundo, provavelmente mais baixo, então quando o marcador marca reserva, ainda tem mais o combustivel do segundo tanque, sei lá, palpitando....
rica_cj5_6cc
25/05/2011, 14:13
e ae Jpuerro
na minha 2008 AT Flex tive problema com o marcador de combustível que marcava somente cheio, mas a luz indicadora de reserva acendia normalmente, o que me informaram ser 2 sensores distintos, possivelmente acredito que a opinião do Neto1 está correto
abraços
Rica
valeu Rica acho que neto tem razão a mit falou que estava com transfer normal, mas acho que nem olharam.....
abs
Acabei de comprar uma 2006 e quando a luz da reserva acendeu cheguei a rodar uns 22 km e quando fui ao posto só pegou 63,98 litros. Será que a reserva é 20 litros mesmo? Vou acabar fazendo o teste de rodar até acabar depois que a luz acender caso não tenha essa confirmação.
Acabei de comprar uma 2006 e quando a luz da reserva acendeu cheguei a rodar uns 22 km e quando fui ao posto só pegou 63,98 litros. Será que a reserva é 20 litros mesmo? Vou acabar fazendo o teste de rodar até acabar depois que a luz acender caso não tenha essa confirmação.
Fala Gil!
cara ja rodei 70km com a luz acessa!
numa oficina de tanques o cara me disse tambem para pegar uma galao e rodar ate acabar!
ainda nao tive coragem he he!
me informe!!
abs
joao
Kappa GB
22/08/2011, 19:07
Eu acho que não tem os 86l, deve ser igual das tr4 atuais, 72l, eu rodo bastante depois que fica piscando a luz e entra cerca de 68l.
[]'s
Paulo
Será que tem problema eu rodar até acabar?
Será que tem problema eu rodar até acabar?
se for automatica o mecanico disse pra nao forçar... esgasgou para e coloca combustivel..
Eu acho que não tem os 86l, deve ser igual das tr4 atuais, 72l, eu rodo bastante depois que fica piscando a luz e entra cerca de 68l.
[]'s
Paulo
Paulo tem um adesivo dentro da portinhola do tanque: 86l depois tiro uma foto e posto...
Sem Loção
25/08/2011, 23:02
Paulo tem um adesivo dentro da portinhola do tanque: 86l depois tiro uma foto e posto...
inclusive está escrito "veículo com tanque acessório" ou algo parecido... "capacidade 86 litros"
Senhores:
Vamos com calma. Há ponto que acredito precisa ser levado em conta. O combustível do TR4 Long Range fica distribuído em 2 reservatórios, o principal (56 l) e o auxiliar (33 l). O reservatório principal é dividido em 2 câmaras, uma principal onde está a bomba, e uma secundaria cuja combustível é sugado para a principal pela bomba através de um venturi. O combustível do tanque auxiliar é transferido para o principal por uma bomba de transferência.
Assim, temos combustível em 3 locais diferentes. Como não é possível e nem sequer desejável utilizar o combustível até a ultima gota devido a questões de sujeira depositada no fundo do tanque, temos que a capacidade utilizável é inferior aos 86 litros. Também existe o fato que a bomba de combustível não pode operar a seco, sob pena de superaquecer e queimar.
Assim, creio que uma primeira verificação seria determinar se a bomba de transferência está funcionando corretamente.
Há um teste que pode ser feito: encher o tanque e rodar normalmente. Quando o indicador estiver abaixo de 3/4 dentro de algum tempo o indicador deverá voltará a indicar tanque cheio. Isto é resultado da operação da bomba de transferência enviando combustível para o tanque principal.
Outro ponto é que há uma manha para encher completamente o tanque da Long Range: o combustível tem que ser bombeado o mais lentamente possível e depois que o bico desliga automaticamente ainda cabem uns 8 litros.
Abraços
Neto
edueletrotec
02/11/2011, 21:17
ola galera sou novo aqui no forum, mas tenho informacoes boas para quem tem tr4 long range . o pessoal reclama muito que nao consegue reabastecer o tanque totalmente, pois bem o que acontece e que o tanque suplementar nao esta totalmente vazio,pois ha uma falha de funcionamento no rele de comando da bomba eletrica de transferencia.ela deveria transferir o combustivel para o tanque principal entre os 3/4 e quando chegasse a 1/4 todo combustivel ja deveria ter sido transferido. mais informacoes meu e-mail e edueletrotec@r7.com
Será que está enchendo completamente? Quando vc completa o tanque o mostrador sobre totalmente? Tive um problema uma vez com uma Ranger depois da troca da bomab de combustível. O cara não abertou direito a braçadeira do respeiro do tanque e por causa isso não conseguia encher o tanque totalmente, pq cuspia pra fora no finalzinho...igual aos Niva. Só por palpite, dá um aolha no respeiro se está ok.
Gustavo D
07/12/2011, 02:26
Galera,
Não tem nada de errado em entrar menos de 70 litros no tanque. A reserva do tanque da minha Pajero GLS-B 2.8 que tem 92 litros é de 20 litros. Ela entra na reserva após consumir 73 litros de diesel. Ou seja, em torno de 20% do tanque é para reserva. Acredito que o padrão seja esse para todos veículos (20% do tanque para reserva).
Abraços
oia rodei ate acabar a gasolina.... ao abastecer entrou somente 70l!
algum colega acima esta certo... problema tem!!
abs
eversondeassis
25/02/2012, 15:19
Então são 70 litros incluindo a reserva!!! Pois o jpuerro foi até a vtr parar...
Então são 70 litros incluindo a reserva!!! Pois o jpuerro foi até a vtr parar...
pois é!! cadê meus 16 litros caramba?? he he!
eversondeassis
27/02/2012, 21:40
pois é!! cadê meus 16 litros caramba?? he he!
E aí jpuerro
Ontem fui no posto e olhei embaixo da minha long range e observei que no tanque auxiliar TAMBÉM possui um chicote elétrico saindo de cima mas não tive muito acesso pois tem que tirar para poder ver (diferente do tanque principal que acesamos por baixo do banco...
Então se possui um chicote elétrico (e mais uma mangueira mais fina de saída) suponho que tenha no mínimos mais uma bomba elétrica.
Estou querendo ver se consigo desconectar este terminal e encher a vtr de gasolina até o talo e então observar o funcionamento do carro (quantos litros, ponteiro e autonomia) e rodar até o final para depois eu encher o tanque novamente (se eu conseguir, pois o acesso é difícil sem tirar o tanque).Estou desconfiado que o tanque principal, que é bipartido não esteja completando os seus "dois lados" adequadamente... Quer ver e cabem 53 litros somente nele. Se couber então o negócio é o tanque auxilia mesmo.
Depois eu posto...
Valeu
E aí jpuerro
Ontem fui no posto e olhei embaixo da minha long range e observei que no tanque auxiliar TAMBÉM possui um chicote elétrico saindo de cima mas não tive muito acesso pois tem que tirar para poder ver (diferente do tanque principal que acesamos por baixo do banco...
Então se possui um chicote elétrico (e mais uma mangueira mais fina de saída) suponho que tenha no mínimos mais uma bomba elétrica.
Estou querendo ver se consigo desconectar este terminal e encher a vtr de gasolina até o talo e então observar o funcionamento do carro (quantos litros, ponteiro e autonomia) e rodar até o final para depois eu encher o tanque novamente (se eu conseguir, pois o acesso é difícil sem tirar o tanque).Estou desconfiado que o tanque principal, que é bipartido não esteja completando os seus "dois lados" adequadamente... Quer ver e cabem 53 litros somente nele. Se couber então o negócio é o tanque auxilia mesmo.
Depois eu posto...
Valeu
opa Everson aguardamos entao... esta semana a branquinha vai para revisao dos 60 mil e vou cobrar algo sobre este funcionamento... depois falo tbem!!
abs e boa sorte aí!!
Silvio-rn
02/03/2012, 02:54
a minha tr4 eh long range e vem assim na tampa de combustivel VEICULO EQUIPADO COM TANQUE SUPLEMENTA CAPACIDADE 91L. e sempre que a reserva acende ando um pouco e ja abasteço e sempre que abasteço o maximo que deu foi 75L
fausto bianchi
17/05/2012, 21:13
a minha marca 91 litros na portinhola!
edueletrotec
25/05/2012, 22:52
pode examinar o tanque suplementar que esta com combustivel parado la
oia rodei ate acabar a gasolina.... ao abastecer entrou somente 70l!
algum colega acima esta certo... problema tem!!
abs
edueletrotec
25/05/2012, 22:56
e isso ai silvio pode ver que o tanque principal esvazia e o suplementar fica com combustivel, parado la dentro porque o rele de comando da bomba suplementar nao esta funcionando
a minha tr4 eh long range e vem assim na tampa de combustivel VEICULO EQUIPADO COM TANQUE SUPLEMENTA CAPACIDADE 91L. e sempre que a reserva acende ando um pouco e ja abasteço e sempre que abasteço o maximo que deu foi 75L
edueletrotec
25/05/2012, 23:05
oi eversom tenho uma tr4 2006 e te falo o que acontece. no tanque suplementar tem sim uma bomba eletrica e uma boia essa bomba descarrega no tanque principal so que o rele que comanda essa engenhoca falha eo combustivel nao e transferido para o tanque principal
opa Everson aguardamos entao... esta semana a branquinha vai para revisao dos 60 mil e vou cobrar algo sobre este funcionamento... depois falo tbem!!
abs e boa sorte aí!!
Qualquer viatura pode parar antes de consumir todo o combustível do tanque. Depende da inclinação do terreno, qualidade do combustível, sujeira no tanque, entre outras coisas. Agora, se o tanque deveria ter 90 litros e o veículo para com 70 litros, realmente, tem coisa errada aí.
TOYOTA1964
22/01/2013, 15:45
e4u tenho uma tr4 normal,,, o maximo que abasteci foram 416km e couberam 47 litros com a luz de reserva acessa..achei uma autonomia muito pequena.... gostaria de instalar este tanque supleméntar... isto é póssivel? sabem o custo?
lscalango
28/07/2015, 17:15
e4u tenho uma tr4 normal,,, o maximo que abasteci foram 416km e couberam 47 litros com a luz de reserva acessa..achei uma autonomia muito pequena.... gostaria de instalar este tanque supleméntar... isto é póssivel? sabem o custo?
Amigos, possuo um Tr4 Longrange 2005 e nunca consegui uma autonomia maior que 400 km. Apesar de na portinhola do tanque mostrar capacidade de 91 litros, meus abastacimento nunca passou de 52. Mesmo pedindo para colocar na velocidade da bomba mais baixa, nunca passa de 52 litros. Alguem chegou a trocar a(s) bomba(s) de combustivel para ver se resolveu? Estou a um ano arrumando a minha... ja foi suspensao completa, correias, pneus, oleos, dentre outras coisas... agora so me falta isso. Se alguem tiver alguma dica de oficina em brasilia que verifique isso me avise.
Abracos
diogo ludovico
29/07/2015, 21:14
A long range tem 2 tanques independentes, um de 56 e outro de 36, O bocal e o mesmo mas a transferencial de combustível e por uma bomba eletrica.
Ja verificou se não foi isolado o tanque menor? pois e comum dar problema na bomba de transferência de combustível.
Detalhe que o marcador de combustível so marca o tanque principal, ou seja com os 91 de capacidade total, enquanto não se esgotar o tanque auxiliar o marcador não vai descer.
lscalango
26/08/2015, 16:13
A long range tem 2 tanques independentes, um de 56 e outro de 36, O bocal e o mesmo mas a transferencial de combustível e por uma bomba elétrica.
Ja verificou se não foi isolado o tanque menor? pois e comum dar problema na bomba de transferência de combustível.
Detalhe que o marcador de combustível so marca o tanque principal, ou seja com os 91 de capacidade total, enquanto não se esgotar o tanque auxiliar o marcador não vai descer.
Boa tarde Diogo, obrigado pela dica. Não havia ainda verificado se o tanque estaria funcionando ou não. Existe alguma forma de verificar isso rapidamente ou somente um mecânico poderia ver se o tanque foi isolado? Abraços
danielcontar
31/03/2016, 21:30
A minha TR4 2006 aut long range está parada hoje para verificar esse problema também (só abastecia até 63 L). O mecânico verificou que há bomba no tanque auxiliar e que não está funcionando, quase 20 L de gasolina parados no tanque auxiliar. Uma nova sai 190 reais, mas vai verificar toda parte elétrica para descobrir o que ocasionou a queima da mesma (o que não é normal). Troquei filtro de gasolina também (dentro do tanque), comprei na internet e não é o mesmo!! (torcer para a devolução dar certo).