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Ver Versão Completa : Cnh f250



lucio biscaia
14/05/2011, 19:17
O site da Ford cita que a F250 tem PBT maior que 3580kg. Entretanto a minha, em sua placa da porta cita 3500kg, portanto, aceitaria CNH cat. B?

Tio Eddie
14/05/2011, 19:40
Até onde sei, F250, Ram e afins, CNH cat C.

Tenho um cliente que saiu da F250 para uma toy SW4 por causa do PBT, categoria da CNH e especialmente limite de velocidade nas rodovias (3 multas por excesso de velocidade - andando como picape e enquadrado como caminhão)

my 2 cents

lucio biscaia
14/05/2011, 19:55
Pois é,
mas li em algum lugar que as velhas tinham PBT 3500. Alguém já ouviu falar?

dalmolin
14/05/2011, 19:58
Pois é,
mas li em algum lugar que as velhas tinham PBT 3500. Alguém já ouviu falar?as cabine simples mwm 4.2 , e as V6 sao categoria B o resto eh tudo caminhao.

o pbt da mwm eh 3480 kg :torcendo:

Leonel Lousa
14/05/2011, 22:37
F-250 ano 1999 a 2005 modelo 2006 cabine simples é caminhonete, ano 2006 pra frente e desde a primeira cabine dupla acho que ano 2003 é caminhao.

Walter L. L. Casitta
15/05/2011, 09:24
Só a CS 4x2 é B. O resto só com C...

Miranda
15/05/2011, 21:46
CS 4x2 motor cummins eletronico é C tbm, e aquelas poucas CS com caçamba comprida que saíram em 99 tbm são C!

lucio biscaia
16/05/2011, 09:48
O povo da "B", costuma ter problemas com as "autoridades"?

Tio Eddie
16/05/2011, 13:14
Se o veículo pede CNH C e vc tem apenas B e a policia parar é problema na certa. Tem gente que arrisca e alega que o pbt é menor que 3500kg, etc, etc....mas será que vale o risco e a incomodação?

Walter L. L. Casitta
16/05/2011, 13:36
A polícia federal nem liga, mas as estaduais...

MaiconBS
10/08/2012, 12:12
Olá a todos!
Sou novo aqui no fórum, então estou com um pouco de vergonha! hehe


Bom pessoal, utilizei a ferramenta de pesquisa aqui do fórum para ver se já
havia algum post relacionado a minha dúvida, porém não achei nada
(ou eu não soube utilizar a ferramenta, desculpem)
Então decidi fazer um tópico para perguntar...






Bom, venho dizer que estou quase comprando uma F - 250 muiiito linda
2002, 4.2 6cc MWM com apenas 100.000 km, único dono! Sou DOENTE por F - 250...


MÃÃÃÃÃNS tenho uma dúvida, e creio que já é bem massante...


Qual seria o peso bruto total de uma Ford F-250, ano 2002 cabine simples (2 portas) 4.2 6cc MWM?
E se é verdade ou mentira que precisa de CNH categoria C para dirigi-la?




Já procurei muito na NET sobre isso, mais as respostam ficam muito vagas,
Uns dizem que sim outros que não... Tem muita gente que responde sem nem saber ao certo etc.


Já vi muita gente dizendo que só precisa da CNH categoria C, as F -250s 2 portas mais novas,
por possuírem uma "caçamba" maior que as antigas, ou por serem 4x4, que acaba influenciando
no peso da viatura etc...





Então pessoal, oque vocês me dizem? :(


Se já houver algum tópico relacionado a isso, por favor postem o link
para que esse possa ser então fechado.




Desde já agradeço!

reslima
10/08/2012, 12:22
O que eu sei, apenas por comentários também é que essa que você perguntou não precisa de carteira C para dirigir, já as mais novas, 4 cilindros cummins precisa pois no documento sai como "caminhão". Vou me informar com um amigo que trabalha no detran. Abraço

RGamaJr_4x4
10/08/2012, 12:34
Maicon,

É isso mesmo. F-250 cabine simples 4x2 não precisa de carteira "C".
Já a cabine dupla (4x2 ou 4x4) ou cabine simples (4x4) já exige "C".
Daqui a pouco aparece alguém aqui e te informa direitinho o PBT e a legislação para confirmar.

MaiconBS
10/08/2012, 12:44
Vou ficar na espera da confirmação então

Valeu rapazes!

miguelcps
10/08/2012, 12:58
Olha o docto, se estiver caminhão precisa C, caminhonete B

Marcelo Corradi
10/08/2012, 13:05
é oq o Rogerio disse:

Cabine Simples 4x2 - B
Cabine Simples 4x4 - C
Cabine Dupla 4x2 / 4x4 - C

Se o peso do veículo + carga máxima transportada (e não rebocada), for maior que 3500kg, então precisa de carteira C.

MaiconBS
10/08/2012, 13:11
Certo então,

Mais eu não lembro aonde que eu li, que a F 250 beira os 3500kg de peso bruto total
somando mais com a capacidade de carga acaba passando os 3500kg... Vixe :???:

Marcelo Corradi
10/08/2012, 13:58
Não Maicon, o peso bruto total já é somado o peso da picape mais a carga.

uma F250 CS igual a que vc está olhando, deve pesar uns 2100/2200kg. e deve carregar mais 1000kg. então fica abaixo dos 3500kg.

reslima
10/08/2012, 14:00
Amigos, acho que não é tão simples assim e vou dar um exemplo, um amigo tem uma F250 2010 cabine simples 4x2 e precisa de carteira C para dirigir pois no doc saiu como caminhão. Ainda não falei com o meu amigo do detran, assim que o fizer, posto de novo. Abraços



é oq o Rogerio disse:

Cabine Simples 4x2 - B
Cabine Simples 4x4 - C
Cabine Dupla 4x2 / 4x4 - C

Se o peso do veículo + carga máxima transportada (e não rebocada), for maior que 3500kg, então precisa de carteira C.

gmilani
10/08/2012, 14:15
Além da carteira (que depende de como sai no doc, se sair caminhao....é caminhao!!) nao deixe de atentar para a velocidade max de trafego!!!! se for caminhao..... é 80 ou 90 por hora no maximo!!!
Foi exatamente isto que me fez desitir de comprar uma CS 4x4!!! eita brazil!!!! compara uma camionete com um truck, que leva 15 ton de carga!!!!

Marcelo Corradi
10/08/2012, 14:31
a lei é simples assim msm, menos de 3500kg é B, mais de 3500kg é C.
isso considerando só carga, pq se tiver mais de 8 passageiros aí precisa de D.

oq pode acontecer é na hora de se licenciar o veiculo, que o detran por ser um orgão muito eficiente, acaba errando na classificação.

cataclism2
10/08/2012, 14:34
Exato. Não importa quanta carga tu vai botar na camionete, se vai rebocar trailer ou não; a única coisa que importa, nesses casos, é o que está no documento. A vantagem da categoria 'C' (para quem tem habilitação para isso) é que, devido àquele antigo estímulo do governo federal aos caminhoneiros, o IPVA é três vezes menor. Lembro quando eu tinha uma Silverado HD, anos trás, o imposto era bem baratinho.

No entanto, é bastante raro que esse detalhe seja verificado nas fiscalizações mas, por garantia, se for possível, é melhor ter a habilitação (ou encaminhar a 'D', direto).

A título de experiência, guiei a minha Silverado por mais de ano apenas com categoria 'B', até que estranhei quando veio o IPVA tão baratinho e fui me informar no DETRAN; só então atentei para o "Caminhão" :oops: . Tentei, por várias vezes, ir nas vistorias do DETRAN e solicitar alteração de categoria do veículo, seja através de redução de potência ou até remção do ar-condicionado, que era a diferença básica entre a Silverado 'B' e a 'C', mas nunca ninguém por lá soube me encaminhar ou me elucidar o procedimento.

Realmente, é um dos detalhes meio estúpidos da legislação brasileira... tu pode, por exemplo, pegar uma gigantona F-250 categora 'B' e engatar um trailer com barco gigante atrás e sair por aí; no entanto, pela diferença de 50 ou 100Kg, uma F-250 mais "completa" já te exige categoria 'C'.

Voltando às Silverado, era a mesma coisa: a minha "HD" COM ar-condicionado, era categoria 'C'; já aquela HD SEM ar-condicionado, pela pouca diferença no PBT, era 'B'.

Enfim, PQP, viu.... :(

cataclism2
10/08/2012, 14:37
(...)

oq pode acontecer é na hora de se licenciar o veiculo, que o detran por ser um orgão muito eficiente, acaba errando na classificação.

...cada vez mais comum...

:computador:

miguelcps
10/08/2012, 17:06
Além da carteira (que depende de como sai no doc, se sair caminhao....é caminhao!!) nao deixe de atentar para a velocidade max de trafego!!!! se for caminhao..... é 80 ou 90 por hora no maximo!!! Foi exatamente isto que me fez desitir de comprar uma CS 4x4!!! eita brazil!!!! compara uma camionete com um truck, que leva 15 ton de carga!!!! Sobre este assunto saiu na CarAnDriver de junho/12 uma reportagem que eu tbem fiquei surpreso, vou tentar colocar a reportagem, Dodge Ram 2500 Laramie é picape ou caminhão? Publicado em 27-06-12 às 08h45 por Car and Driver COMENTE! 27 A picape deve obedecer as leis de caminhão como circulação pela direita, fiscalização de peso e limite de 90 km/h? Dodge Ram 2500 Laramie Publicado na edição nº 54 (jun/2012) Thiago Nugnezi, engenheiro mecânico e nosso leitor, levantou uma polêmica. A Chrysler lançou a RAM 2500, uma picape grande, ao preço de R$ 149.900 – valor para disputar mercado com picapes médias. Só que os interessados na grandalhona terão de ter habilitação com categoria C para guiá-la. As perguntas de Thiago foram: além da carteira C, a RAM também precisa parar em fiscalizações de veículos de carga e em balanças rodoviárias? Dodge Ram 2500 laramie Peso bruto total 4.354 kg Peso em ordem de marcha 3.279 kg Motor 6 cilindros em linha, 310 cv, 84,6 mkgf turbodiesel E ainda: é permitido circular com a brutamontes na faixa da esquerda? Respostas: na ordem, não e sim. A única restrição é mesmo a CNH com categoria C, pois o peso bruto total da RAM fica entre as 3,5 e 6 toneladas – conforme lei determinada pelo Contran, em 2008. A RAM 2500 é classificada como “Caminhão - Especial”, o que a livra do limite de velocidade mais baixo em estradas, da proibição de rodar pela faixa da esquerda nas rodovias – e no centro expandido paulistano – e ainda das fiscalizações de carga e peso. É uma picape que quer ser caminhão. Ou o contrário. Picapes Segue o link: Dodge Ram 2500 Laramie picape ou caminho? Carros Especial (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/especial/dodge-ram-2500-laramie-e-picape-ou-caminhao/2504)

rfdex
11/08/2012, 21:56
A legislação vigente é clara. Até 3500kg de PBT (Peso Bruto Total) é exigida a carteira B. Acima desse peso (não sou físico mas entendo que a denominação correta seja massa) é exigida a categoria C. Peso Bruto Total é o somatório do peso do veículo com a capacidade total de carga do mesmo. Essa questão da classificação da Silverado HD se deve à intenção do fabricante em facilitar o financiamento, seguro e imposto do veículo. Os encargos tributários são menores quando se trata de caminhão, assim como o seguro. Outra observação: ainda que a camionete não esteja acima de 3500kg e classificada como caminhão, a sua velocidade em rodovias não é a mesma dos veículos de passeio. O Código de Trânsito é claro. Camionete não é camioneta. Camionete é veículo que transporta pessoas e cargas em compartimentos distintos. Camioneta é veículo que transporta pessoa e carga no mesmo compartimento.

Raphael
F-1000 97 cab dupla mwm
Brasilia-DF

gmilani
12/08/2012, 01:13
Eu ainda tenho dúvidas sobre a necessidade de respeitar a velocidade mais baixa.. de caminhão!!!

NAO há duvidas qto a carteira necessaria ser, no minimo a C, isto é ponto pacífico!!

se alguem tiver acesso a alguma informação ou documento OFICIAL, de algum órgão (DETRAN, DENATRAM, sei lá), por favor nos ajude, pois eu ainda tenho tesão para comprar um 250 4x4 CS... MASSSSS nao quero andar a 80!!!

MaiconBS
12/08/2012, 11:14
Eu ainda tenho dúvidas sobre a necessidade de respeitar a velocidade mais baixa.. de caminhão!!!

NAO há duvidas qto a carteira necessaria ser, no minimo a C, isto é ponto pacífico!!

se alguem tiver acesso a alguma informação ou documento OFICIAL, de algum órgão (DETRAN, DENATRAM, sei lá), por favor nos ajude, pois eu ainda tenho tesão para comprar um 250 4x4 CS... MASSSSS nao quero andar a 80!!!




exatamente! :(

miguelcps
12/08/2012, 11:18
Outra materia sobre o assunto: Paulo Saldaña - O Estado de S.Paulo O engenheiro Wagner Bolognesi, de 49 anos, foi multado 37 vezes por trafegar com caminhão no centro expandido de São Paulo. Tem uma dívida acumulada de R$ 5 mil e 148 pontos na carteira. Mas Bolognesi não tem caminhão - é dono de uma caminhonete Ford F-250, cabine dupla. O problema é que, por uma série de indefinições, o veículo tem documentos de carro de carga, com tráfego vetado no centro. Proprietários de pelo menos dois modelos de caminhonetes - F-250 e Dodge Ram cabine dupla - enfrentam o problema. Só nos últimos cinco anos, cerca de 10 mil carros desses modelos foram comercializados no Brasil, cerca de 2% deles na Grande São Paulo. Além das restrições na capital paulista, caminhões exigem carteira de habilitação de categoria C e têm limite de velocidade menor em estradas. Os carros têm modelo e função de utilitário, mas por causa do peso bruto superior a 3,5 toneladas, recebem a classificação de caminhão. A regra que restringe a circulação de veículos de carga em São Paulo é de 2008, mas foi a partir de 2009 que a situação ficou mais complicada por causa dos radares com Leitura Automática de Placas (LAP). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os agentes são orientados a não autuar esse tipo de veículo. O carro de Bolognesi é uma caminhonete, ou picape, tanto para o seguro quanto nos pedágios. "Quando comprei, em 2007, despachantes disseram que eu precisaria de habilitação para caminhão, mas que não teria problemas com multas." O engenheiro mora em Guarulhos, na Região Metropolitana, e trabalha no Campo Belo, zona sul da capital. Entre a casa e o escritório, passa por seis radares. Por isso, Bolognesi agora deixa o carro de R$ 87 mil na garagem. E entrou na Justiça para tentar alterar a tipificação do carro, com base na Resolução 291 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2008. Também luta para anular as multas. Alteração. A classificação do tipo do veículo é determinada pelo fabricante no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mas no texto da Resolução 291, que estabelece as regras para concessão de marca/modelo/versão, os veículos já registrados deveriam ter seus cadastros adequados a uma nova classificação - publicada com o texto - quando fosse feito o licenciamento anual. E quem emite o documento é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Segundo o advogado especialista em Trânsito Rosan Coimbra, o Detran não tem respeitado a determinação. "Como houve alteração das tipificações com a resolução, o Detran deveria mudar quando renovasse o documento." O carro deveria ter categoria "caminhão - especial". Em março do ano passado, o Contran aprovou uma resolução que alterou a categoria das caminhonetes para "veículos leves". Mas o tema é cercado de imprecisões. O Denatran informou que é possível a alteração, mas não para mudar a classificação. Segundo o órgão, veículos saídos de fábrica com cabine dupla já são classificados como "especial" - o que não ocorre nesses dois casos. O Detran informou que não há previsão para esse tipo de transformação ou empresa credenciada para efetivá-la. A Ford e a Chrysler, que fabrica a Dodge Ram, se limitaram a dizer que os veículos são classificados como caminhões pelo peso e a necessidade de carteira de habilitação C é informada.

miguelcps
12/08/2012, 11:42
Pelo que entendi tem que conseguir ou ter no docto "Caminhao-especial" para se beneficiar desta resolução

Desculpa o texto, não estou conseguindo inserir da maneira correta, segue o link

Radares multam caminhonetes como caminhão - saopaulo - versaoimpressa - Estadão (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,radares-multam-caminhonetes-como-caminhao,685088,0.htm)

pilotothiago
12/08/2012, 14:23
Vamos la... F-250 CS ate 2005/2006 Carteira B
F-250 CD Carteira C
F-250 CS 2006 ate 2011 4x2 ou 4x4 Carteira C

Pessoal quanto a limites de velocidades ando direto na via anhanguera quando vou a sao paulo, e la velocidade de caminhao é 90 e veiculo pequeno 110, sempre ando de 100 a 110 km/h e nunca recebi uma multa sequer, na minha cidade Anapolis -GO tem um trevo do distrito agro industrial, que é proibido ser feito por caminhao, e fica um veiculo da PRF direto no trevo, faço o trevo e nunca recebi uma multa, se ocorrer uma multa sei que nao adianta recorer, mas vai o bom censo do policial...

Guto F-1000
12/08/2012, 17:06
Vamos la... F-250 CS ate 2005/2006 Carteira B
F-250 CD Carteira C
F-250 CS 2006 ate 2011 4x2 ou 4x4 Carteira C

Pessoal quanto a limites de velocidades ando direto na via anhanguera quando vou a sao paulo, e la velocidade de caminhao é 90 e veiculo pequeno 110, sempre ando de 100 a 110 km/h e nunca recebi uma multa sequer, na minha cidade Anapolis -GO tem um trevo do distrito agro industrial, que é proibido ser feito por caminhao, e fica um veiculo da PRF direto no trevo, faço o trevo e nunca recebi uma multa, se ocorrer uma multa sei que nao adianta recorer, mas vai o bom censo do policial...
Os Radares nas rodovias são programados para tirar foto acima 110km/h( caso da anhanguera) não importando o tipo veiculo, não existe um sistema que pré avalie o tipo de carro para tirar a foto( 90 km /h Caminhão e 110km/h Carro). Portanto se vc passar a 120km/h multa virá como velocidade máxima de 90km/h. Meu véio é diretor do Jari aki da minha cidade e conhece bem como funciona.
F250 com carteira B só as CS com MWM, o resto é tudo C.

Edintruder
12/08/2012, 17:14
Esse texto do car and driver é meio furado, pois eles colocaram categoria C de 3500 a 6000kg. Essa limitação de 6000 é no reboque! Quando leio matérias que contém erros básicos, imagino que o resto das informações é mais achismos do que fatos.

MaiconBS
12/08/2012, 20:44
ae pessoal!

Realmente, no documento da F-250 que vou comprar esta como camionete!
Falei com o chefe do Detran aqui da região ele falo que pra F -250 CS MWM cabine simples, com o modelo até 2005 pode ser dirigida com carteira B!!!! :torcendo:

Mauricio Rotta
13/08/2012, 16:32
A vantagem de também ter uma camionete com peso superior a 3.500 kg é de não precisar da chata cadeirinha pra crianças. Pra mim é vantagem, uso a cadeirinha se eu quiser...
E digo mais, fazer uma carteirinha AE nunca é perdido...

rfdex
13/08/2012, 18:00
Boa tarde pessoal. Em matéria de trânsito, tudo gira em torno do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503). E as resoluções do CONTRAN ou DENATRAN devem (ou deveriam) complementá-lo. De início vou deixar aqui uma regrinha básica quando o assunto é trânsito. A hierarquia prática é 1º AGENTE DE TRÂNSITO, 2º SINALIZAÇÃO, 3º CÓDIGO DE TRÂNSITO E DEMAIS NORMAS ABSTRATAS. Significa dizer que, na ausência de agente de trânsito ou sinalização no local, a regra é aplicar e valer o que está no CTB. A sinalização prevalece sobre o código e o agente prevalece sobre ambos. Não significa dizer que o agente manda mais do que a lei. Não! Por exemplo: acidente na via + semáforo vermelho + trânsito parado = caos. Solução: agente de trânsito comparece ao local e começa a organizar o trânsito, até mesmo ordenando que veículos passem com a luz vermelha do semáforo acesa; ou subam na guia; etc. Entenderam a sistemática? Espero que sim! Continuando, o artigo 61 do CTB diz que: "A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito". O parágrafo único deste artigo diz que "nas rodovias, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de: 110 (cento e dez) quilômetros por hora para automóveis, camionetas e motocicletas; noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus; oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos.". No post anterior eu havia colocado a diferença de CAMIONETA e CAMINHONETE. Logo, camioneta não é caminhonete e por isto CAMINHONETE se enquadra em "DEMAIS VEÍCULOS", tendo que rodar a 80km/h. Já as que são classificadas como CAMINHÕES, rodam a 90km/h. Agora, quanto ao fato de um policial rodoviário deixar de agir, às vezes é até por fazer "vista grossa", mas se for seguir tecnicamente a lei, a conduta será diferente. Tenho que sair, qualquer dúvida a gente continua a discussão. Abraços

Raphael
F-1000 97 cab dupla mwm
Brasilia-DF

gmilani
13/08/2012, 21:22
Boa tarde pessoal. Em matéria de trânsito, tudo gira em torno do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503). E as resoluções do CONTRAN ou DENATRAN devem (ou deveriam) complementá-lo. De início vou deixar aqui uma regrinha básica quando o assunto é trânsito. A hierarquia prática é 1º AGENTE DE TRÂNSITO, 2º SINALIZAÇÃO, 3º CÓDIGO DE TRÂNSITO E DEMAIS NORMAS ABSTRATAS. Significa dizer que, na ausência de agente de trânsito ou sinalização no local, a regra é aplicar e valer o que está no CTB. A sinalização prevalece sobre o código e o agente prevalece sobre ambos. Não significa dizer que o agente manda mais do que a lei. Não! Por exemplo: acidente na via + semáforo vermelho + trânsito parado = caos. Solução: agente de trânsito comparece ao local e começa a organizar o trânsito, até mesmo ordenando que veículos passem com a luz vermelha do semáforo acesa; ou subam na guia; etc. Entenderam a sistemática? Espero que sim! Continuando, o artigo 61 do CTB diz que: "A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito". O parágrafo único deste artigo diz que "nas rodovias, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de: 110 (cento e dez) quilômetros por hora para automóveis, camionetas e motocicletas; noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus; oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos.". No post anterior eu havia colocado a diferença de CAMIONETA e CAMINHONETE. Logo, camioneta não é caminhonete e por isto CAMINHONETE se enquadra em "DEMAIS VEÍCULOS", tendo que rodar a 80km/h. Já as que são classificadas como CAMINHÕES, rodam a 90km/h. Agora, quanto ao fato de um policial rodoviário deixar de agir, às vezes é até por fazer "vista grossa", mas se for seguir tecnicamente a lei, a conduta será diferente. Tenho que sair, qualquer dúvida a gente continua a discussão. Abraços

Raphael
F-1000 97 cab dupla mwm
Brasilia-DF


OK, MASSSS, acontece que as novas sinalizações, falam apenas de veículos leves e veículos pesados, esta burrice de separar camionete de camnhonetas (e muda o que?????), foi solucionada, mas fica a duvida se veiculo leve (ok 3500kg??) enquada as f250 4x4, as RAM.. pq comprar uma RAM com 330cv e andar a 80??
COMPARAR uma f250 4x4 com um truck de 23 ton de PBT???
só por curiosidade MEU PAI tem uma sprinter, acho que ano 2000... BOM, de vez em quando vem uma multinha por ex de velocidade, e sabe pq???? PQ ESTA ESCRITO CAMINHAO no doc!!!! HAAA, e lele tem restrição de circulaçao em sao paulo tbm!!!
as mais novas esta escrito van, ai pode!!!! nao é um absurdo nossa lei??? muda-se um nominho e ok, o mesmo veículo pode, só pq tem um nominho diferente???, mas é a mesma coisa!!!
uma f1000 4x4 com o peso maximo de carga, nao ultrapassa 3500kg??
quem lembra das f2000??? esta garanto que passa, e , se nao me engano, era camionete tbm!!!

....... ainda com dúvidas, pois nada de concreto apareceu... só achismos... como o meu!!!

Guto F-1000
13/08/2012, 21:44
F1000 x-10 4x4 peso bruto total 3.450kg( 2.350 +1100) , faltou só 50kg pra carteira C. F250 CS MWM mesma coisa.

rfdex
14/08/2012, 00:33
Pois é pessoal, infelizmente é a lei. Todos sabemos que determinadas normas em nosso país são abusivas, absurdas. E se a sociedade não está satisfeita, que proteste - adequadamente - pela alteração. E enquanto isso, devemos obedecer. Olhando por este lado é difícil aceitar, mas a verdade é que nós, brasileiros, sempre queremos um jeitinho mais fácil. Traduzindo, todos queremos os bônus, mas ninguém quer arcar com os ônus. Realmente é desarrazoado cobrar tal velocidade em "caminhonetes" classificadas como caminhões, mas pagar imposto, financiamento e seguro barato por ser caminhão ninguém reclama! Infelizmente estes fatos devem ser avaliados quando comprarmos um veículo. Se tem restrição a trânsito; se exige determinada carteira para conduzir; se imposto é mais caro; se seguro é mais barato; se a manutenção é difícil e cara; etc. Abraços!

Raphael
F-1000 97 cab dupla mwm
Brasilia-DF

Alemao94
17/08/2012, 00:36
cara, até onde eu sabia, precisa passa de 6.000 kg pra ser carteira C,
isso com Peso da camionete + carca maxima + rebocavel.
Dodge Ram e F250 grandalhonas parecisa com Ram, essas sim precisam carteira C.
Vai estar escrito nos docs se precisa habilitação C ou B.
mas posso estar enganado sobre o peso.
Foi o que me informaram quando meu pai queria comprar uma Dodge Ram.
Que precisava C porque passava dos 6000kg carregada.

Junior-L200Power
17/08/2012, 01:26
cara, até onde eu sabia, precisa passa de 6.000 kg pra ser carteira C,
isso com Peso da camionete + carca maxima + rebocavel.
Dodge Ram e F250 grandalhonas parecisa com Ram, essas sim precisam carteira C.
Vai estar escrito nos docs se precisa habilitação C ou B.
mas posso estar enganado sobre o peso.
Foi o que me informaram quando meu pai queria comprar uma Dodge Ram.
Que precisava C porque passava dos 6000kg carregada.

São 3500kg e não 6000kg amigo!! 6000kg é o limite da carteira C...!!
Qndo o peso da pick up + o peso que ela carrega ou seja Peso Bruto Total PBT supera os 3.500kg, daí é necessário carteira C...que é o caso de algumas pick ups como Dodge Ram, F-250 2006 adiante, Silverado HD 1999 e 2000, GMC HD 3500...!!!

"Habilitação C - Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 Kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria -B"

pilotothiago
17/08/2012, 10:18
São 3500kg e não 6000kg amigo!! 6000kg é o limite da carteira C...!!
Qndo o peso da pick up + o peso que ela carrega ou seja Peso Bruto Total PBT supera os 3.500kg, daí é necessário carteira C...que é o caso de algumas pick ups como Dodge Ram, F-250 2006 adiante, Silverado HD 1999 e 2000, GMC HD 3500...!!!

"Habilitação C - Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 Kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria -B"


Amigo nao sei se eu entendi mal, ou se foi o que foi dito, a diferença da CNH "C" da "D" é so o transporte de passageiros, e nao o peso, tem Kombi com 9 lugares que para o condutor poder dirigir a mesma, é obrigatorio o mesmo possuir Habilitaçao "D"...
Tanto é que temos um motorista registrado aqui, que dirige um MB 2425 trucado, e a habilitaçao dele é "C"...

Junior-L200Power
17/08/2012, 10:29
Amigo nao sei se eu entendi mal, ou se foi o que foi dito, a diferença da CNH "C" da "D" é so o transporte de passageiros, e nao o peso, tem Kombi com 9 lugares que para o condutor poder dirigir a mesma, é obrigatorio o mesmo possuir Habilitaçao "D"...
Tanto é que temos um motorista registrado aqui, que dirige um MB 2425 trucado, e a habilitaçao dele é "C"...

Pois é amigo, isso é uma confusão só viu!!
Acima de 8 passageiros precisa carteira D...e carros com Peso Bruto Total acima de 6000kg precisam de carta D também!!
Esse cara dirigindo o MB2425 tá errado...porque o PBT desse Mercedes excede 6 toneladas tranquilamente acredito que seja 24 tonelas o PBT dele, não é isso?!!
Então teria que ser categoria D...entendeu?!
Cada critério exige uma habilitação, não é apenas subindo gradualmente conforme peso não!!

Exemplo rápido é um cidadão que dirige um caminhão toco carregado, porém não pode dirigir uma Van só porque ela transporta 12 passageiros ou mais!!

Marcelo Corradi
17/08/2012, 10:46
Carteira C não tem limite de peso!!! só de passageiros!
O que não pode exceder 6000kg é o conjunto trator + reboque. Tá claro isso na lei. Se o conjunto exceder 6000kg, precisa de carteira E. Mas se não tiver reboque, apenas o veículo, a carteira C pode dirigir qualquer peso desde que não exceda 8 passageiros.

cataclism2
17/08/2012, 13:52
Exato, Corradi.
É por isso que, na maioria das vezes, quando o pessoal vai encaminhar as aulas e exames para fazer a "C", se houver estrutura o CFC costuma sugerir a "D", pois permiti dirigir veículos da "C" e TAMBÉM os que ultrapassem oito passageiros, coisa que a "C" não permite. As exigências são, basicamente, as mesmas.

Abaixo, o link para a página do Detran-RS com as especificações de cada categoria. O importante, NESTE TÓPICO, é a ressalva: por favor, olhem BEM a documentação de suas caminhonetes. Se constar 'C/caminhão', um policial/fiscal que atentar para este detalhe terá todo direito de recolher o veículo se tu estiver dirigindo-o com habilitação "B", e não há qualquer amparo legal para defesa. Só tira o veículo da blitze ou do depósito de remoção ("guincho") quando for alguém habilitado para isso.

Como um outro colega mencionou neste tópico, é sempre bom se o cara puder ter um abilitação "A-E"; a merd* é que não se adiciona uma categoria por menos de mil Reais, hoje em dia. >:-(

CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO:
=> Site do DETRAN RS (http://www.detran.rs.gov.br/index.php?action=portal&subm=1&cod=27)

pilotothiago
17/08/2012, 21:05
Pois é amigo, isso é uma confusão só viu!!
Acima de 8 passageiros precisa carteira D...e carros com Peso Bruto Total acima de 6000kg precisam de carta D também!!
Esse cara dirigindo o MB2425 tá errado...porque o PBT desse Mercedes excede 6 toneladas tranquilamente acredito que seja 24 tonelas o PBT dele, não é isso?!!
Então teria que ser categoria D...entendeu?!
Cada critério exige uma habilitação, não é apenas subindo gradualmente conforme peso não!!

Exemplo rápido é um cidadão que dirige um caminhão toco carregado, porém não pode dirigir uma Van só porque ela transporta 12 passageiros ou mais!!


Junior você esta errado, carteira "C" dirige qualquer Caminhao, Toco, Truck, 4º eixo, exceto Treminhão,Cavalo + Carreta, Cavalo + Bitrem, que o reboque exceda 6 toneladas, Kombi de passageiros (12 Passageiros) até vazia... Trabalho nesta área já tem algum tempo, e isso que estou te falando é baseado no novo código de transito brasileiro...

Só citando um exemplo, já fiz muito guarda malandro engolir seco, principalmente no pará e maranhão, onde as vezes o motorista liga para conversar com o guarda $$$ e ele quer autuar erroneamente...

Edintruder
18/08/2012, 18:32
Carteira C não tem limite de peso!!! só de passageiros!
O que não pode exceder 6000kg é o conjunto trator + reboque. Tá claro isso na lei. Se o conjunto exceder 6000kg, precisa de carteira E. Mas se não tiver reboque, apenas o veículo, a carteira C pode dirigir qualquer peso desde que não exceda 8 passageiros.

X2! para carteira C não tem limite de peso. O limite ´´e o reboque de no máximo 6tons "no reboque". Acima de 6 tons tem que ser categoria E. A categoria D é exatamente a mesma C, porém mais de 8 passageiros.

avenger
19/08/2012, 11:31
Quanto ao achismo/não achismo, trata-se da definição 2.8 da resolução 290 do CONTRAN, que pode ser conferido em:
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_290.pdf >3.5T configura caminhão.

Distingue unicamente pelo PBT, também definido na mesma resolução.
Eu tentei ler a resolução 291 que teoricamente seria uma "saída" pra esse dilema (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_290.pdf)), mas é bem confusa pro meu nível! hahahaha

dito isso... bem. descarto meu sonho de ter uma f-250. :cry:

bom, faz sentido no fim das contas, a f250 é uma carro *pppp* grande né, pessoal...

avenger
19/08/2012, 11:43
Ah! Finalmente achei algo que posso dizer que é definitivo. Código de Trânsito Brasileiro, capítulo XIV art. 143. Confiram aí: DENATRAN - Departamento Nacional de Trnsito (http://www.denatran.gov.br/ctb.htm) (pode buscar ali por "Categoria C" que chega no artigo.. Ou "Art. 143" :)

p.s.: esse recaptcha pra postar é um verdadeiro saquinho!!!

Artilheiro
19/08/2012, 19:17
Pessoar... meu sonho tb é uma 250... mas ainda está um pouco distante .. primeiro tenho que mudar pro interior.. kkk
Sempre quis comprar... mas outro dia na feira do automovel do anhembi tinha um menino vendendo uma CS 4x4... ele disse assim
" Era meu sonho... agora virou meu pesadelo "... depois de 2 rangers .. foi pra 250.. e estava vendendo pra voltar pra ranger...
Disse o que eu imaginava.. em São Paulo é impossível... estacionamento nenhum aceita... entra em poucos shoppings... carta de caminhão... velocidade de caminhão.. e ainda pega o rodízio de caminhão aqui... não pode andar na 23.. e num monte de lugar...
Ai fiquei na dúvida... a RAM não é caminhão ??? pq vejo direto na 23... mas nunca vi 250 mesmo ...
Mtaaa vontade.. pqp.. ptzzzz
Valewww

gmilani
20/08/2012, 15:57
Pessoar... meu sonho tb é uma 250... mas ainda está um pouco distante .. primeiro tenho que mudar pro interior.. kkk
Sempre quis comprar... mas outro dia na feira do automovel do anhembi tinha um menino vendendo uma CS 4x4... ele disse assim
" Era meu sonho... agora virou meu pesadelo "... depois de 2 rangers .. foi pra 250.. e estava vendendo pra voltar pra ranger...
Disse o que eu imaginava.. em São Paulo é impossível... estacionamento nenhum aceita... entra em poucos shoppings... carta de caminhão... velocidade de caminhão.. e ainda pega o rodízio de caminhão aqui... não pode andar na 23.. e num monte de lugar...
Ai fiquei na dúvida... a RAM não é caminhão ??? pq vejo direto na 23... mas nunca vi 250 mesmo ...
Mtaaa vontade.. pqp.. ptzzzz
Valewww

vc tem o contato dele??? MESMO sabendo das restriçoes.... eu ainda tenho vontade de encarar uma!!! (e tenho uma ranger 2010)

vc viu a 250?? tava filé??

Sim, a ram é mesma coisa da 250.... caminhao!!!... e é um caminhao maior e mais forte ainda!!! 330cv!!!(original)

pilotothiago
21/08/2012, 09:29
F250 é para quem pode ter mesmo... Detalhe nao estou falando financeiramente, nao me levem a mal...
Quem pode ter estacionamento no trabalho, de preferencia para caminhao...
Quem pode ter carteira C...
Os radares daqui nao funcionam diferente para carro / caminhao é tudo a mesma coisa...
Interior como aqui, nao existe rodizio de carros...
Ate na capital daqui posso andar em qualquer rua que me de na cabeça, sem ser incomodado....
Quem ao invez de uma garagem em casa, tem um mini galpao...
Quem frequenta lugares como eu, casa agropecuaria ( Estacionamento cabe umas 30 )...
So quem anda em uma sabe o que estou falando, ando na minha satisfeitissimo, e nao deixo de andar nela para andar na hilux 12/12 que temos aqui...

Sidnei Pizi
21/09/2013, 11:23
Bom dia pessoal, sou novo no Forum e acabo de comprar uma F250 CD 4x4 2009, e tenho duvidas a velocidade do radar nas estradas, pois só há indicação sobre veiculos leves e pesados, então em qual categoria me enquadro?
Alem disso no documento do veiculo existe uma variação que diz (tipo ) caminhão e (especie ) especial, alguem sabe me dizer se este especial é que posso andar na velocidade da categoria leve ou geralmente 110 km/h.

BrunoDallanora2013
22/09/2013, 02:34
corrigindo a f250 4x2 4 cil cummins eletronico tambem precisa de carteira C ! isto tudo por causa de 80kg a mais que a outra ! foi o que me explicou o Guarda Rodoviário !

cicero quaresma de sa net
15/01/2014, 15:49
...cada vez mais comum...

:computador: pessoal desculpa ta entrando assim, na conversa de vcs, é q ta com 1 ano q eu adquiri uma f250 xlt CD 2009, porem antes de adquirila corri atras de informaçoes sobre o valor do ipva desses carros e fui informado q custa uns 900 reais, mas, qdo fui puxar ontem o bendito ipva 2014, tive a supresa no valor só o ipva ta custando 2300reais, cai para trais, sera q o detran aqui no maranhao jogou a proposito como camionete no sistema, pq no ipva ta como caminhao? o q eu faço? agradeço deesde ja a ajuda! abrc

BrunoDallanora2013
16/01/2014, 23:20
Meu Pai tem f250 4cil a categoria C o especial não sei o que quer dizer , mas a vantagem da categoria C é que paga somente 1% de ipva enquanto a catagoria B paga 3%
eu pago quase mais em uma f1000 97 do que ipva da f250 2010 ! agora tirei a carteira D eposso andar tranquilo essa da velocidade é bobagem tem caminhão que anda a 110 kmh como tu vai andar só a 80 em uma f250 4 cil ? eu não consigo é pé no fundo sempre !

e passa o radar depois pode apertar de novo !
se tem carteira C ou superior qual a desvantagem ? eu ainda não achei ?

se fosse cobrar igual caminhão teria que obrigar tacógrafo horário na direção passar em balança ...

rfdex
17/01/2014, 13:05
Meu Pai tem f250 4cil a categoria C o especial não sei o que quer dizer , mas a vantagem da categoria C é que paga somente 1% de ipva enquanto a catagoria B paga 3%
eu pago quase mais em uma f1000 97 do que ipva da f250 2010 ! agora tirei a carteira D eposso andar tranquilo essa da velocidade é bobagem tem caminhão que anda a 110 kmh como tu vai andar só a 80 em uma f250 4 cil ? eu não consigo é pé no fundo sempre !

e passa o radar depois pode apertar de novo !
se tem carteira C ou superior qual a desvantagem ? eu ainda não achei ?

se fosse cobrar igual caminhão teria que obrigar tacógrafo horário na direção passar em balança ...

Não se trata de bobagem, se trata do cumprimento do Código de Trânsito amigo. O limite de velocidade para caminhões é diferente. Outra coisa, em algumas cidades há restrição de tráfego destes veículos. Mesmo a gente sabendo que na prática é do mesmo tamanho que uma 250, vale o que está escrito. Talvez tenha alguma resolução do CONTRAN excetuando estes caminhões, caso contrário há necessidade de instalar cronotacógrafo, passar em balança, etc, etc. Saudações

BrunoDallanora2013
18/01/2014, 12:17
sim claro que é lei é lei tem que cumprir ! so digo que por aqui não tem restrição para andar em horarios lugares etal , não sei nas grandes cidades tipo São Paulo capital !

Mas seria bobagem do código de transito cobrar isto de um camioneta ! teriam que avaliar melhor e refazer algumas coisas especificas para o tipo de veiculo .

mas e no documento sabe dizer o que quer dizer especial ?

miguelcps
18/01/2014, 18:02
sim claro que é lei é lei tem que cumprir ! so digo que por aqui não tem restrição para andar em horarios lugares etal , não sei nas grandes cidades tipo São Paulo capital !

Mas seria bobagem do código de transito cobrar isto de um camioneta ! teriam que avaliar melhor e refazer algumas coisas especificas para o tipo de veiculo .

mas e no documento sabe dizer o que quer dizer especial ?

Pelo que li e esta escrito nesta reportagem o "Especial" livra ela do limite de velocidade restrição de circulação e balanças, esta reportagem é de 2012

Dodge Ram 2500 Laramie é picape ou caminhão? Carros Especial (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/especial/dodge-ram-2500-laramie-e-picape-ou-caminhao/2504)

rfdex
18/01/2014, 23:43
sim claro que é lei é lei tem que cumprir ! so digo que por aqui não tem restrição para andar em horarios lugares etal , não sei nas grandes cidades tipo São Paulo capital !

Mas seria bobagem do código de transito cobrar isto de um camioneta ! teriam que avaliar melhor e refazer algumas coisas especificas para o tipo de veiculo .

mas e no documento sabe dizer o que quer dizer especial ?

Bruno, o CTB é tão detalhado que camioneta, como você parece ter se referido à camionete, é um veículo distinto. Camioneta ≠ camionete!. Quis apenas ilustrar que as vezes uma letra muda tudo. Abraço

BrunoDallanora2013
19/01/2014, 00:23
Bruno, o CTB é tão detalhado que camioneta, como você parece ter se referido à camionete, é um veículo distinto. Camioneta ≠ camionete!. Quis apenas ilustrar que as vezes uma letra muda tudo. Abraço

sim é verdade , e muitas vezes se fala camioneta ou camionete para ambos veículos sem saber !

Dourado RAM
05/04/2016, 16:41
Boa Tarde a todos !!!
Revivendo o tópico... Tomei 03 Multas agora em 2016 na DUTRA entre SP x RJ considerando o limite de minha RAM CD como caminhão, uma estava a 85, outra 94 e outra 98/H.
Não achei nada concreto por enquanto p/ anexar à minha defesa ligando o fato da classificação caminhão "especial" isentar do limite de veículos pesados, alguém pode ajudar ?

Obrigado

rfdex
05/04/2016, 21:31
Na hora de pagar imposto mais barato, é bom ser caminhão! Massss para circular é difícil, pois há diversas restrições, entre elas o limite de velocidade.

Edintruder
06/04/2016, 09:31
As únicas isenções de caminhão leve é não passar por balanças e pagar pedágio de passeio. Até para rodar no centro urbano é proibido em locais proibidos para caminhões. F250 4x4 ou CD é a mesma coisa.

Lucio Gaviolli
06/04/2016, 13:09
Muito embora tenha uma 250 (caminhão no doc), e sabendo das restrições, na prática sempre fica pior.
Uma vez indo a Campos do Jordao tomei multa (horário de trafego), uma vez indo para parati (descendo pela tamoios) tive que ir a 60km/h. no primeiro fds que a peguei tomei 3 multas em guarulhos (Dutra) . . . até acostumar leva tempo. só vale a pena um carro desse porte se . . . for para realizar um sonho, a região que residi não ter a legislação tão pesada. . . mais tirando isso adoro o carro . . . quando consigo ir com ele onde quero!!

Pessoal exagerei um pouco mais é +/- isso!!

abraços,

sallespickup
06/04/2016, 21:07
infelismente com radar inteligente, bateu no sistema caminhão, não tem recurso que resolva

helder andrade
22/05/2016, 18:37
Procede a informaçao q foi modificado a categoria da F 250 4x4 para caminhão especial?
Com isso ela poderia rodar em velocidade normal...

Marcelo Corradi
22/05/2016, 22:46
No documento da minha consta caminhão especial. Mas não sei onde tem escrito quais os benefícios de ser "especial".
Mas tá no documento...

Marcelo Corradi
02/01/2017, 16:17
Ressuscitando o tópico pessoal.
Levei um multa numa rodovia aqui em BH com a minha F250. Passei a 101km/h no radar e ele considerou o limite de velocidade como caminhão (80km/h). O interessante é que pego essa rodovia toda semana e sempre ando a 100km/h. Nenhum outro radar nunca me multou, apenas esse agora.

Estou entrando com um recurso da multa, pq a 250 é classificada como caminhão ESPECIAL. O problema é que não achei nenhum documento oficial falando as diferenças de um veículo especial. Preciso de algum documento para embasar meu recurso. Alguém sabe onde encontro essa informação?

insanosh
30/07/2017, 14:41
Boa a tarde a todos. Sou novo no fórum e tenho algumas duvidas em relação a f-250.
Pretendo adquire uma mais pra frente e possuo apenas CNH categoria B, andei lendo e apenas gostaria de ter certeza que se eu pegar uma f-250 do ano 99 a 2006 nao terei problema com a questão da cnh ser b? e sobre viajar com ela eu teria que andar a 80 ou 110 km? sobre as pesagem eu teria que parar nos postos? Pois vou sempre, e passo pelos estados MT, SP,MS e PR.
Obrigado!

Francisco Casal
30/07/2017, 15:36
Até aonde sei, as 4x2 cs são categoria b e as 4x4 ou cd precisam da c. Questão de velocidade, é a mesma pros caminhões, por ser considerada caminhão no documento ela terá restrições em algumas cidades tmb. Ao precisar parar em balanças eu acredito que não tenha necessidade.

insanosh
30/07/2017, 15:44
Então amigo pretendo pegar justamente essa f250 CS 4x2 mwm, porem alguns dizem que precisa de categoria C, outros dizem que não. Essas restrições na cidade eh somente em algumas então?

Sergio c
30/07/2017, 20:20
A CNH categoria C é exigida para PBT acima de 3500 kilos, tem que somar o peso do veículos e a capacidade de carga, e passar de 3.500kg é exigida a categoria C.

Francisco Casal
31/07/2017, 09:23
Insanosh, a regra da lei é isso que o amigo Sergio c falou, as 4x2 mwm 6c não tem restrição nenhuma pra carteira B. Inclusive a 4c cummins de 07 acima sendo 4x2 e cs pode dirigir com a carteira B tmb

insanosh
31/07/2017, 11:26
Bom mtu obrigado a todos!
Entao vou pegar uma, sempre quis uma f250 e pode ser que pegue ate o final do ano hehe
vlw galera!

Marcelo Corradi
07/08/2017, 19:03
Insanosh, a regra da lei é isso que o amigo Sergio c falou, as 4x2 mwm 6c não tem restrição nenhuma pra carteira B. Inclusive a 4c cummins de 07 acima sendo 4x2 e cs pode dirigir com a carteira B tmb

As Cummins todas são caminhão, 4x2 ou 4x4. Inclusive as primeiras 99, com o Cummins mecânico.

Savitu
21/03/2018, 11:14
Acabei de comprar uma CS 4x2 ano 2010 e veio CA/Caminhão no documento... Gostaria de saber se alguém já conseguiu alterar o documento e como fez? obrigado

Sergio c
21/03/2018, 12:38
Dá uma lida nessa portaria do DENATRAN que tem as explicações da categoria especial. Portaria DENATRAN Nº 65 DE 24/03/2016 - Federal - LegisWeb (https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=317929)
Acabei de comprar uma CS 4x2 ano 2010 e veio CA/Caminhão no documento... Gostaria de saber se alguém já conseguiu alterar o documento e como fez? obrigado

Sergio c
21/03/2018, 12:41
E tem mais essa matéria interessante.

Access Denied (http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,radares-multam-caminhonetes-como-caminhao-imp-,685088)

Aparece assim no link por causa da identificação pelo jornal Estadão de S Paulo. Se não der, é só procurar (radares multam camionetes como caminhões em SP)

Savitu
21/03/2018, 13:38
Dá uma lida nessa portaria do DENATRAN que tem as explicações da categoria especial. Portaria DENATRAN Nº 65 DE 24/03/2016 - Federal - LegisWeb (https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=317929)

Dei uma olhada, porém, não diz qual a diferença dos veículos inseridos na categoria especial para o normal.... Sabe se procede que o enquadrado como especial não precisa rodar na faixa da esquerda, pode rodar na mesma velocidade que os automóveis etc.? obrigado

Savitu
21/03/2018, 13:39
E tem mais essa matéria interessante.

Access Denied (http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,radares-multam-caminhonetes-como-caminhao-imp-,685088)

Aparece assim no link por causa da identificação pelo jornal Estadão de S Paulo. Se não der, é só procurar (radares multam camionetes como caminhões em SP)

Muito boa, porém a materia é bem antiga e não fala se é possível realizar a modificação... "O Detran informou que não há previsão para esse tipo de transformação ou empresa credenciada para efetivá-la." :-?

RICARDO GALISA
29/03/2018, 12:36
Boa tarde galera que curte a série F da Ford. Sei que o espaço aqui é sobre a F250. Mas queria lembrar q a F 1000 estendida diesel 93/98 tem PBT de 3.542 kg se não me engano. Sendo assim algum incauto que queira fazer uma aquisição dessa natureza tem que ver a o tamanho da vaga da garagem e a habilitação no mínimo C. Digo isso porque tenho uma 93/94 e estou providenciando a carta D. Mas já comprei sabendo do PBT. Espero ter ajudado.

jose antonio barbieri
29/07/2018, 12:38
Tenho uma F-250 4x2 super duty cabine dupla, 6 cilindros. Para essa versão é necessário possuir habilitação categoria "C", pois o peso combinado, tara mais carga, ultrapassa 4200 kg. Por conta disso ela é classificada como caminhão no documento DUTI.
Para as cabines simples, não necessário a CNH categoria "C", pois elas são camionetes.

ABS
14/08/2018, 08:17
Ola pessoal,
Tenho uma duvida sobre a 250 cabine simples cumins 4x2.
No doc vem escrito caminhão.Mas pago IPVA de carro especial ,, ou seja ,nao pago o valor reduzido para caminhão.
Então precisa ou não da categoria C pra cima ,para dirigir ela ??

Sergio c
14/08/2018, 09:51
Qual o peso dela e a capacidade de carga?
Ola pessoal,
Tenho uma duvida sobre a 250 cabine simples cumins 4x2.
No doc vem escrito caminhão.Mas pago IPVA de carro especial ,, ou seja ,nao pago o valor reduzido para caminhão.
Então precisa ou não da categoria C pra cima ,para dirigir ela ??

ABS
14/08/2018, 12:54
CARGA ÚTIL


1.056 kg



PESO BRUTO TOTAL


3.580 kg


CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO


5.500 kg

Sergio c
14/08/2018, 13:16
ABS, pior que é obrigatório a CNH categoria "C" ou superior, pois o PBT passou 80kg do limite, que é de 3500kg, para conduzir com categoria "B".


CARGA ÚTIL


1.056 kg



PESO BRUTO TOTAL


3.580 kg


CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO


5.500 kg

gaucho forte
17/10/2018, 22:59
F 250 a força bruta da Ford manos e manas. Estou preces a comprar uma de duas que estou vendo, cabine simples 4X2 6cc motor diesel MWM/ 4X2 cabine dupla motor diesel 6cc MWM.

Eu possuo a CNH A-E, então quanto isso estou bem baseado no tocante a
categoria “C” exigida.

Mas como eu tenho 3 filhos, penso a
melhor opção, sem dúvida o modelo
cabine dupla.

Eu sempre quis a F 250 com a cabine
simples, mas tenho três filhos, certa a
briga caso opte p/ cabine simples.

Atenciosamente,

<gauchoforte>

AGro Al Campo

Sergio c
18/10/2018, 09:17
Compre a cabine dupla, apesar de maior em tamanho mas não irá se arrepender.
F 250 a força bruta da Ford manos e manas. Estou preces a comprar uma de duas que estou vendo, cabine simples 4X2 6cc motor diesel MWM/ 4X2 cabine dupla motor diesel 6cc MWM.

Eu possuo a CNH A-E, então quanto isso estou bem baseado no tocante a
categoria “C” exigida.

Mas como eu tenho 3 filhos, penso a
melhor opção, sem dúvida o modelo
cabine dupla.

Eu sempre quis a F 250 com a cabine
simples, mas tenho três filhos, certa a
briga caso opte p/ cabine simples.

Atenciosamente,

<gauchoforte>

AGro Al Campo