PDA

Ver Versão Completa : Grand Vitara 3p - pesquisei muito e escolhi - depoimento



Andre Sousa
20/05/2005, 18:36
Olá galera.
Eis um novo integrante do time SUZUKI. :D

Pesquisei por um bom tempo que carro comprar e decidi por um G. Vitara 3p, ano 99, pelo qual paguei R$ 25.000 e mais R$ 6.000 com acessórios, suspensão, proteções, pneus e revisões. Ficou show.

O objetivo era um carro único pra família - ida e volta do trabalho e trilhas leves nos finais de semana.

Percorri muitas salas para colher informações antes de decidir.

Opções que avaliei:
a) Defender 90 (ano 97 por R$ 35.000): carro excelente pra trilhas mas péssimo pro uso diário. Pesaram o custo de manutenção e o seguro, que eram caros e necessários para o caso;

b) Troller (ano 00 gasolina por R$ 30.000): melhor na ergonomia e na estética mas. Pesaram negativamente o consumo, a manutenção e o seguro (proibitivos);

c) Kia Sportage (ano 01 diesel por R$ 35.000): excelente no conforto. Seguro, manutenção e consumo bem razoáveis, mas deixaria a desejar nas trilhas.

A decisão foi um Grand Vitara 3p ano 99 :wink:
Dados do carro:
Carro impecável comprado por R$ 25.000 com 90.000 Km
Revisões que fiz: freio, embreagem, troca de filtros, correia, fluidos, etc. = R$ 1.200,00
Proteções colocadas: peito de aço, caixa, transmissão e diferencial traseiro R$ 1.000
Snorkel = R$ 700
Calços suspensão + amortecedores traseiros = R$ 1.000
Pneus BF 135/75/15 (pra não comprometer muito o consumo) = R$ 2.000

Resultado: Tô feliz da vida. O carro ficou show. É super confortável, faz a média de 11 Km p/ litro, velocidade de até 130 sem esguelar. Tá com um bom vão livre e bons pneus, que garantem a brincadeira nas trilhas.

Antes que alguém venha em defesa dos demais carros, esclareço que apenas estou fazendo um depoimento de como escolhi a viatura. Primeiro porque andei em muitas salas perguntando e perguntando (enchendo o saco) e me sinto na obrigação de dar um retorno e agradecer a muita gente que se dispôs a dar esclarecimentos . Depois porque percebo que a dúvida de que carro comprar é muito comum e essas informações podem ser úteis a outro iniciante.

Obrigado a todos. Valeu.

mir000
23/05/2005, 11:15
Parabens pela nova viatura!!! :lol:
Em relação aos pneus, a medida é 235, não???
E os para-choques, pensa em mudar? Aqui em BH ja vi alguns com para-choques de tubulares...

[]s

marcelovds
23/05/2005, 12:39
Parabéns pela aquisição e pela felicidade.

Coloque aí umas fotos pra gente ver.

[]´s

nepomuk
23/05/2005, 16:33
Parabéns! Já é um "Viciado" ... hehehe.

Ainda mais por ter pago R$25k num Gvitara 99!! :shock: em bom estado ainda. É um achado.

Vai maneiro nas adapatações. Começe a fazer os passeios/trilhas e veja o que se torna necessário. Pois pneus muito grandes e suspensão muito "levantada" comprometem estabilidade e durabilidade do "Powertrain".

Abraços (cadê as fotos do automotor?).

Andre Sousa
23/05/2005, 18:03
A primeira trilha tá marcada pra próxima semana. Búzios x Cabo Frio (RJ)

Publicarei as fotos.

Por enquanto apenas uma no estacionamento, limpinho :P .

Aê mir000, os pneus são 235x75x15.

Abraços

Andre Sousa
23/05/2005, 18:11
mir000

Não pretendo trocar os parachoques, apenas encomendar um quebra-mato com protetor de faróis, lançar uns faróis de milha e fechar a reforma, por enquanto. Acho que pesa muito um parachoque inteiro de aço.

Pensei no modelo da Newtrack.

mir000
24/05/2005, 09:49
Blz... Foi só sugestão mesmo... hehe :lol:
Quanto à fotos, ficou muito bala, bem alto...
Que snorkel massa, hein??? Gostei do modelo!

[]s :lol:

AlemãoRS
24/05/2005, 11:50
ficou muito legal!!
Quanto aos parachoques, o ruim de deixar os originais é se quebrar eles na trilha...são bem caros...

Maurício Vitara
24/05/2005, 12:30
Párabens pela compra, foi uma excelente escolha....bem vindo as zukis!!!!! :mrgreen:

Augusto_Bnu
24/05/2005, 17:21
parabens pelo sizuki...... tb gostei do snorkel

Andre Sousa
31/05/2005, 12:52
Fotos

Andre Sousa
31/05/2005, 13:26
fotos

Andre Sousa
31/05/2005, 13:29
fotos

Andre Sousa
31/05/2005, 13:31
fotos

Andre Sousa
06/06/2005, 19:06
Já rolou uma trilha

Cabo Frio (dunas) e Búzios (encostas)

Coloquei um quebra-mato.

Valeu. É só.

Andre Sousa
06/06/2005, 19:09
foto

sabaO
06/06/2005, 20:18
Andre Sousa, mto bom esse topico ainda mais pra mim q estou procurando um 4x4 e digo q estou dentre todos esses dai mais 2 o rocsta a diesel e o samuka :p
entao esse topico e mtooooooooooooo valido brigadisso mto legal mesmo por um topico assim :)
se nao for pedir mto posso pedir uma foto interna da viatura?
saca aqueles que da pra ver painel e tudo mais?

Abraço.

Andre Sousa
07/06/2005, 13:18
Sua foto.

Meu carro tem câmbio manual e bancos de tecido, mais bonitos na minha opinião.

Mas você encontra muito banco de couro e câmbio automático caso queira.

diogoandre
26/01/2006, 11:17
André, pode me dar a dica de onde encontrou esse snorkel para seu GV?

abraços

Diogo André

Andre Sousa
26/01/2006, 19:58
É da OGZ irmão.

Mas muuuuuiiiiiito cuidado quando for mandar instalar. Procura gente que entenda do assunto. Pra instalar é desprezado todo o sistema original de proteção de captação de ar, que fica embutido no pára-lama e já é feito pra evitar a aspiração de água. Assim, um snorkel mal instalado (mal vedado) é muito pior que o sistema original.

thiagobh
27/01/2006, 01:59
É da OGZ irmão.

Mas muuuuuiiiiiito cuidado quando for mandar instalar. Procura gente que entenda do assunto. Pra instalar é desprezado todo o sistema original de proteção de captação de ar, que fica embutido no pára-lama e já é feito pra evitar a aspiração de água. Assim, um snorkel mal instalado (mal vedado) é muito pior que o sistema original.


andré,

tenho parachoquues tubulares do gran vitara 3p para te vender... protecoes e farois de milha... ainda tem calço de carroceria de 2 polegadas... abaixo link com as fotos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15073&postdays=0&postorder=asc&&start=0
se gostar e animar adquirir me procura... carceroni00@hotmail.com - email MSN abraços
thiago.http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15073&postdays=0&postorder=asc&&start=0

diogoandre
27/01/2006, 10:01
Parabéns André, sua viatura tá show !

to começando a arrumar a minha agora, mas ainda não fiz nada. Devo dar uma levantada de leve e colocar um snorkel, pneus novos vou deixar para mais tarde...

aonde vc instalou o seu? Foi aqui no RJ mesmo?


abraço

Andre Sousa
27/01/2006, 12:43
Aí diogoandre

Sem erro:

MAU CAMINHO 4X4 (Ramiro)
Praia do Jequiá, 31 - Ribeira - Ilha do Governador
3368-7752 ou 9243-9899

Especializado em 4x4. Sabe tudo de Suzuki. Toda a manutenção do meu Grand Vitara e as modificações foram feitas lá. Garanto a qualidade

Andre Sousa
27/01/2006, 12:53
pô meu camarada thiago,

a viatura já tá montada. obrigado.

Luiz Albérico Falcão
27/01/2006, 22:55
Olá André
sua performance vitariana foi bastante original e esclarecedora
atualmente tenho uma Ranger 2000 e já fiz algumas trilhas entre Recife(PE) até Jaguarão (RS) e voltando pelo Pantanal Aquidauana (MS).
Foram 10.000km nas estradas brasileiras
teve estrada de barro que com 4x4 minha boneca ainda andava de lado
o barro vermelho até hoje ainda reveste o assoalho externo, não lavo para matar as saudades só no olhar.

E agora estou interessado em adquirir um vitara
é porque temos aqui em Recife um sitio que nos finais de semana serve de descanso, mas no inverno é fatal, estrada de canavial e morro
uma aventura só e minha companheira está precisando ficar mais independente, um carro só pra familia está apertado.

estou procurando uma ferramenta aproximadamente do final dos anos 90, inicio 2000, vai depender da contra oferta e da disponibilidade do vendedor em não considerar os custos afetivos quase impagáveis.

só tenho duvidas quanto ao cambio ser automático, se a manutenção é mais cara.

bem um abraço a todos vcs
e estarei novamente no final do ano repetindo minha façanha
luiz alberico

Andre Sousa
30/01/2006, 11:34
Tenho muitos amigos com Vitaras automáticos nas trilhas. Vantagens e desvantagens. Mas sem dúvida a questão da manutenção não é o problema. Na verdade acho que a viatura automática é a melhor opção.

Sei que o consumo aumenta um pouquinho, ganha-se em conforto.

Manutenção (grosso modo) simplesmente não dá. Tenho mais relatos de problemas com câmbio manual.

Sobre a opção pelo Vitara, vai sem medo, mas procure um mecânico especializado em 4x4 pra manutenção. Não entra numa de levar o carro em qualquer mecânico. Existe um grupo de fornecedores de peças e importadores independentes que essa galera conhece muito bem.

Abraços e parabéns pela aventura.

André

Falcao
06/02/2006, 15:38
Acabei de me registrar no site e achei muito interessante vc compartilhar com o pessoal sua experiência até porquê tenho vontade de adquirir um Suzuki tb. Aproveito para pedir opnião do pessoal: Estou de olho num Vitara 94 1.6 8v original, único dono, nunca fez trilhas a não ser na fazenda do dono (o carro é de conhecido), porém está com 230.000 Km. O carro é bem cuidado e costuma ser revisado em oficina de ex-funcionário da Suzuki. Não falamos em $$$ ainda, mas supondo pagar um valor justo, é arriscado devido a alta km? Supondo comprar num valor abaixo, é razoável pensar em adaptar motor AP ou outro?

Valeu.

Falcão.

mir000
07/02/2006, 09:34
Se for bem cuidado MESMO... Acho que roda fácil mais de 300.000!!!

[s]

Falcao
07/02/2006, 11:54
Valeu Rafel,

Estou estudando o assunto e ter opinião de quem já está na estrada há mais tempo é sempre bom.

[s].

Falcão.

Falcao
07/02/2006, 11:56
Desculpe: Rafael e não Rafel.

mir000
07/02/2006, 12:41
É isso aí!!!

Leve a um bom mecânico antes de comprar, pra verificar tudo direitinho!!!

E boa sorte na compra!!! :concordo:

[s] viTARADOS :twisted:

EduNabs
12/04/2006, 20:09
Fala André Sousa!

seu GV tá lindo véi, parabéns!
Onde comprou o quebra-mato?

Se possível, gostaria de trocar idéias com vc. Estou querendo comprar um GV e queria algumas dicas e palpites.
Meu email é ens1002@gmail.com


abs

Andre Sousa
20/04/2006, 12:48
Te mandei e-mail.

Obrigado.

Bandinho
30/04/2006, 13:34
Tenho uma S 10, Sertões,TDI, Cab. Simples 4x4 que, inclusive to vendendo aqui no forum. Pretendo comprar outro 4x4 para usar no dia a dia e, andar em qualquer estrada. To pensando num Suzuki. Gostei de suas informações. Porém, por aqui (moro em Friburgo), falam que os Suzuki tem manutensão muito cara e dificuldade de peças, é verdade? Qual o motor da sua viatura 1.6, 2.0, 8 ou 16 V. Qualquer esclarecimento maior será bem vindo.
Abraços. Bandinho.

Andre Sousa
02/05/2006, 12:24
Meu carro é 1.6

Mas na hora de comprar dê preferência ao 2.0, isso se puder encontrar um em boas condições. A diferença de potência é significativa, embora aumente em uns 10 a 15% o consumo.

Sobre a mecânica do Suzuki não preciso falar nada. Uma boa manutenção preventiva garante á vida do bruto por uns 300.000 km fácil. O meu tá com 120 e não tem nada.

Mas aconselho mecânico que trabalhe com jipe, de preferência que conheça Suzuki.

Tem um tópico sobre o assunto.

Pra peças não tem problema não. É uma espera de 2 a 3 dias e o que v. quiser consegue:
http://www.japanautoparts.com.br/
http://www.suzucar.com.br/
http://www.rc4x4.com.br/

Dá uma conferida nesse site:
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/

Abraços

André-4WD
02/05/2006, 13:10
Interessante teu depoimento...
ultimamemente, tenho dedicado algum tempo pesquisando uma forma de diminuir a frota de casa e com qualidade. Substituindo a Rural e Uno por um veiculo que da para ser utilizado na cidade e nas trilhas.
Ja olhei os Grand Vitaras (encontro mais os modelos de 5 portas, mas o 3 é o que namoro) e sempre ouço falar que o problemas sao os parachoques originais que vao para o espaço nas trilhas. ja tinha diexado de olhar mas vou voltar a ver... e to formulando ja um tipo: GV, 3p, motor 2.0, se tiver snorkel melhor ainda.
Pelo que vejo, 25mil foi achado mesmo :palmas: :palmas:
Por aqui giram na faixa dos 35mil.

Andre Sousa
02/05/2006, 18:56
Meu caro "rato"

A questão dos parachoques é complexa. Acho que deveria mudar por uns de aço pra garantir a integridade dos mesmos mas não é fácil assim. Primeiro a questão estética - não achei nada que me agradasse. Parachoque pro G. Vitara não pode ser quadradão. Os tubulares são orríveis.

Depois a qustão funcional - parachoque de aço pesa pra caramba e não são compatíveis com o quebra-mato que tenho.

Por fim o preço pesa.

Por isso decidí que não vou trocar e ver se duram - e olha que estão inteiros até agora. Na frente já dei algumas raspadas mas não chegou a quebrar. O pior é na traseira - a parte de suporte da placa diminui o ângulo de saída e arrasta.

CONCLUSÃO. Ainda não sentí vontade de trocar. O reparo no parachoque é barato não me preocupo com isso. Como está tá bom.

Bandinho
03/05/2006, 19:32
Olá "Ratoruter"
É exatamente o meu pensamento. A minha picape é Cab. simples e, quando tenho que sair com a família, tem que ser no Gol, da esposa.
O que me desagrada muito. Agora André o 2.0 parece que só na versão 16 V correto? E o 1.6 16 V o que vc acha?
O preço do seu carro, realmente foi um achado, na Rion tem um 1999 GV 3P 1.6 16V, pedem $30500,00. Vou inteirar-me mais no assunto.
Abraços.

André-4WD
03/05/2006, 19:52
Bandinho:
Olha, os que eu tenho olhado que são 2.0 16V.. uns cambios automaticos,outros mecanico. Andei olhando um GV 3p 2.0 16v 2001 por 36500,00 cambio automatico, air bag duplo, banco de couro.. tabela fipe consta perto dos 36000,00. É uma tentacao.. mas por outro lado, é muito carro p/ ralar em trilha...
sds,
Andre

roger_2
08/05/2006, 01:15
realmente é uma tentação... ontem fui dar uma volta e levei a patroa para conhecer este aqui (http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=2651541&tipo=U&carro=SUZUKI%20GRAND%20VITARA%201.6%2016V)... como achei muito caro (~5k acima da tabela fipe) e ainda não levantei toda essa grana... fui mais para mostrar pra ela mesmo... :parede:

queria tirar a má impressão (dela) de que todo 4x4 não é confiável e que se for imporatado então é bomba na certa ($$$)... ela ficou meio ressabiada no começo... achou ruin não ter 4 portas... perguntou sobre achar peças... espaço para bagagem... durabilidade... etc etc etc...

mas não é que no final ela gostou dele... voltou elogiando e quando falei de fazer umas viagens off-road com ele ela ficou bem animada... eu então nem se fala... achei a viatura bem robusta e confortável... :concordo:

vai ser difícil pegar outra viatura... :pensativo: só se a grana não der mesmo... :putz:

AlemãoRS
08/05/2006, 09:43
Ta bonita a viatura mesmo, soh que ta um pouco caro!
O melhor eh conseguir pagar a vista, negociar um desconto, nem se pra isso tem que esperar um pouco mais.
Eh o que eu faria pelo menos.
Boa sorte na busca!

roger_2
10/05/2006, 01:09
vai ser difícil pegar outra viatura... só se a grana não der mesmo...
concordo com você AlemãoRS... só esclarecendo quando disse outra viatura me referi a outros modelos (samurai e vitara)... valeu pela força!