Ver Versão Completa : Motor 4BT ou MWM X10 ? ajuda
Simão Pedro _ Rural 72
12/05/2011, 14:57
Boa tarde pessoal,
To comprando uma F1000 88 mwm 229 maçarico. Preciso fazer o motor dela e turbinar, fiz as contas então optei por colocar um X10 ou 4BT cummins.
o X10 eu ja conheço, agora a duvida é sobre o 4BT. Não sei nada sobre manutenção, consumo e durabilidade destes motor. Alguem pode me ajudar nesta empreitada ?
Pessoal sou novo por aqui, ja postei 1 ou 2 vezes só. Se fiz alguma coisa de errado aqui em relação as regras do forum, peço que me corrijam.
desde ja agradeço.
XAVIER S4T
12/05/2011, 18:28
O motor 4BT cummins pelo menos na versão que conheci era estacionário, 3.9 se não me engano, mas é uma verdadeira usina de força, usado também em caminhões e ônibus... Tem certeza de que precisa de tanta força, o diferencial e cardã podem não aguentar. O bicho é bruto demais, e vc terá que trocar o câmbio também
opala66joao@hotmail.com
12/05/2011, 19:10
MWM 229TD,MWM X-10 ou MWM SPRINT(6 cilindros) ... Apesar de que o leque de preparação que dá no 229,deixa ele bem cheião e parrudo e o gasto não é tão assim em relação de consumo de diesel,já o X-10 até hoje nunca vi um que falou que é economico,nem por isso deixa de ser bom é ótimo motor mas pelo tanto que gasta se fosse pra eu escolher,colocava logo um seis cilindros! Tá achando peças barata já,vale a pena e uma mexidinha a cavalaria sobre pra caraio!.
pedro bonadio
12/05/2011, 19:13
Cummins 4BT, simplismente um monstro, muito confiável, robusto e cheio de torque e potência. Além de um barulho maravilhoso!!
Opa, minha quase contribuição!
Bem, se tem o 229, para colocar o X10, é fácil, só não sei se o cambio que tem aguentaria.
Agora um cummins 3.9 4BT, olhe meu engesinha, vá no álbum de fotos na minha assinatura!!!
Abraços!
Kim.
o cumins acho exagero o ideal seria instalar junto um cambio de f250 :cool::cool::cool:
tenho 3 serie 10 turbinados e 1 aspirado todos estacionario gastam bem mas a manutençao é muuiiiito barata esse aspiraso fiz ele ano passado com mais de 6.000 horas ia longe ainda mas resolvi fazer, nao gastei nem R$5.000,00 so peça original e todas muito facil de achar...
vieira912
12/05/2011, 22:26
Mais se você tem uma F-1000 com Um Baita MWM 229-4, para que comprar outro motor se a retifica dele é a mais em conta pois as camisas são removiveis????
minha simples opinião é você ficar com o MWM 229-4 e turbiná-lo pois o Cummins 4BT tem praticamente a mesma Potencia e 2 kilos de torque a menos do que o MWM 229-4.
agora um X10 ai sim tem o Dobro de potencia e torque, um comparativo logo a Baixo.
MWM D229-4 Aspirado 90Cv e 28kgf de Torque
Cummins 4BT Turbo 105Cv e 26Kgf de Torque
MWM X10 Turbo 150cv e 50Kgf de Torque
Até mais.
Edintruder
12/05/2011, 22:29
É X-10 na jabiraca!!! Qualquer um deles é ótimo, veja qual sai melhor negócio. O importante é que com qualquer um desses motores terás que alongar a relação de diferencial para aproveitar melhor a faixa de giro deles sem aumentar muito o consumo.
SERGIO AUGUSTO
13/05/2011, 07:55
Fala Simão:
Veja, em termos de qualidade, desempenho, consumo, projeto, o 4BT, atualmente é um pouco melhor que o X-10, no quesito economia por exemplo, ele é muito bom( obiviamente que está ligado á boa eficiencia do motor). Extremamente robusto, excelente torque, muito durável, hoje em dia, é muito fácil encontrar peças, manutenção relativamente barata, enfim, um "super motor". Faeli de alguns ítens do 4BT, a nível de informação para voce. Agora, na minha opinião, para colocar na sua femil, eu iria de X-10, apesar de achar que se pesquisar bem, um retífica no capricho, mais turbina e acessórios no bom e velho 229, não fique mais caro que a compra, instalação, documentação,etc, de outro motor. Mas se decidir mesmop por trocar, o ideal no seu caso seria o X-10, pois " mantem" a originalidade da linha F-1000, além de ser também um excelente motor, o que mais ele perderia, em termos gerais, pro 4BT, é na economia(consumo).
Abraço.
Sérgio
Simão Pedro _ Rural 72
13/05/2011, 09:18
bom pessoal,
é o seguinte, sei que o motor ta precisando de uma retifica ja, mas é STD.
pensei em retificar, turbinar e intercular mas achei um motor 4BT retificado com garantia de 6 meses e o cara pediu 5.000,00 de volta no meu. to com medo de fazer o meu motor e nao ter o desempenho esperado. meu projeto é colocar o 4BT + cambio original 4M + diferencial 15/39 (ainda nao sei responder qual relação ta na F1000 pq ainda nao peguei ela ).
Não seí se esse projeto seria o melhor, levando em consideração que nunca carrego peso, vai ser um carro pra usar todo dia, passeio/trabalho/viagens etc etc. oque vcs me falam?em relação ao 4BT só fiquei com medo em relação a manutenção.
RoadRunner
13/05/2011, 12:17
Olá Simão,
Nao faça a troca, qualquer motor fundido com um cacho de bananas + oleo 140 funciona por 6 meses alem do mais que vc realmente acha que um cummins vale apenas isso? (um 229+5 contos? )
Faça um orçamento das peças deste motor:
Virabrequim
Bloco
Cabeçote motor
Turbina
Eixo Comando
Cabeçote bba injetora
Itens simples, que mesmo se condenados na retificadora, dependendo do caso ainda roda mais um pouco (tipo uns seis meses...). Faz a conta depois me fala se ainda acredita neste preço.
Outra coisa, qualquer motor que vc for colocar na F1000 é obrigado a trocar de cambio e reforçar, sem falar nos reforços no chassis e troca de suspensão dianteira. O Cambio 4m da f1000 ja trabalha no limite, ele se da bem com o 229 pq o torque mesmo so vem dpos dos 1500, no x10 ou 4bt o cambio simplesmente explodiria (força de expressão)
A receita certa é esta:
1a opçcao:
Retifique seu motor, revise bomba e bicos injetores e turbine ele. O Desempenho ja vai melhorar pra kct...quando sobrar uns $$ coloque intercooler, rad de óleo e troca a relacao do diferencial e outros upgrades em cima do 229...perfumaria nesta etapa.
Vai fica bom pra karamba e nao gasta uns 10 k totais
2o Trocar motor+cambio (X10, sprint, 4bt >+ cambio ZF)
reforçar o chassis e instalar a susp da F1000 de 93 em diante
Vai ficar o bicho de bao, mas a brincadeira vai começar nos 20 contos pra cima
3o, nao tem, qualquer coisa fora disto é estragar a camioneta e queimar o suado $$ a toa.
zeterças
13/05/2011, 21:01
Boa noite Simao ! nao troca nao,compra os kits do D-229 que e muito barato,tenho uma Femil 95 D-229 ta com 1915845km vai zerar pela segunda vez ,ja troquei os kits duas vezes e o virabrequim continua std,a manutençao deste motor e facil e barata ,alem de ser muito confiavel,a minha ta turbinada rodo uma media de 11000km mes ,o consumo na casa de 9 km/l,e vc mantem a originalidade da Femil !! ABRS !!
vieira912
13/05/2011, 22:24
Com toda Certeza se você retificar e turbinar o 229-4 com kit de LDA na Bomba injetora ele vai ficar BRUTO Demais, um colega nosso turbinou a Dele 1987 motor original e instalou LDA na Bomba Injetora, Resultado Final: 142Cv a 1800 RPM e 45,kg de Torque quase um X10, e falando em termos de Originalidade a F-1000 nunca saiu com outro motor que fosse ford Diesel ou MWM, já imaginou se você for vender ela um dia?? e o outro dono encontrar um Cummins????:parede:alem da dor de cabeça de trocar os motores no documento, até mais:concordo:
Simão Pedro _ Rural 72
16/05/2011, 09:18
é meus amigos,
realmente fui pensar com mais calma e rever todos os posts e acabei me convencendo que nao compensa fazer a troca do motor mesmo nao. Alem de fugir da originalidade posso pegar um cummins que o cara deu uma "meia sola" nele e terei que retificar tb. Alguns amigos ja me passaram receitas de preparação de MWM 229 por mp ou por email. Se alguem mais tem alguma sugestão sobre tamanho de turbina, intercooler, bicos etc se puderem postar, desde ja agradeço
umarizal
19/04/2012, 13:36
Sei lá... entre 229TD, X10 e 4BT... eu ficaria com o X10 que é um motorzaço quanto à força em baixa rotação.
Se quiser baixa manutenção, é 4BT na cabeça.
Se quiser economia absurda de combustível, é 229TD... lembrando que a manutenção também é extremamente baixa e muito barata, com toda a vantagem de usar bomba injetora em linha, muito, mas muito mais durável que as bombas rotativas dos demais modelos citados.
Sobre o Sprint, não aconselho por ele ser HSD (alta rotação)... tenho uma F-250 XLT ano 2000 4x2 e digo que é um ótimo motor, porém, para andar no asfalto. Ele é econômico e de baixa manutenção. O que ocorre, é que pelo menos na F-250, seus 180HP só se mostram presentes com 1.500~1.800 RPM ou mais... abaixo disso, é muito fraco. Para o barro, tenho certeza absoluta que te decepcionará.
Ah, na F-250 ele costuma dar problema na bomba injetora, com o uso mesmo, ela deixa de puxar óleo do tanque com uns 100 mil Km... dando entrada de ar e morrendo. Na F-250, diferente da Silverado, a Ford optou por não usar bomba de transferência (alimentadora), então, qualquer desgaste já faz deixar de puxar óleo. Solução: Comprar na MWM ou GM a bomba de transferência da Silverado e colocar pra funcionar, o bloco é o mesmo e funciona perfeito, aqui resolveu. Bombistas queriam R$ 8.000 pra fazer a bomba e eu gastei R$ 150,00 e arrumei.
Para o barro, na minha opinião, quanto maior o torque em baixa rotação, melhor.