Ver Versão Completa : freio a disco traseiro X valvula equalizadora (band)
caio fonseca
12/05/2011, 14:54
iae galera...
desde que eu instalei o freio a disco traseiro na band ela da uma arrastada nas duas rodas traseiras antes de arrastar as dianteiras.
e isso é um perigo é a mesma coisa de puxar o freio de mão pra dar um "cavalo de pau", direto na estrada de terra que vai pra minha casa quando eu freio forte ela da uma arrastada e sai de lado :oops:
ontem mesmo que foi a pior de todas, tava voltando pra casa tranquilo a 80 pela fernão dias e o transito parou do nada mas foi do nada mesmo precisei freiar com tudo e ela arrastou a traseira e eu liberei o freio pra traseira corrigir e joguei pra cima do cone pra não dar no meio de um palio:???::?
foi um puta susto:freaking:
então agora eu queria saber qual valvula equalizadora colocar no lugar da original? ou colocar mais uma??
até mais
Amamedes
12/05/2011, 16:36
uhahuahua, a minha tambem faz isso, mas eu aprendi a andar com ela assim mesmo...
Quando freia ela arrasta a trazeira e joga a bunda pra direita...
Se resolver alguma coisa posta ai pra gente aprender.
Abraço
caio fonseca
13/05/2011, 09:58
a minha tbm peguei +ou- a manha, mas o problema é quando precisa freiar de uma hora pra outra do nada ai sim é fod:evil:...
será que é só eu e vc que temos esse problema??
até mais
Glauco mendes
13/05/2011, 10:27
E ai Caio na minha ,na minha foi a mesma coisa, no meu caso instalei a valvula do Kadet instalada no cilindro mestre ..............
Abs...
caio fonseca
13/05/2011, 10:56
mas vc tirou a original???
até mais
guilhermeabreu
13/05/2011, 12:09
AÊ PESSOAL !!!!!!!!!! A LUZ NO FIM DO TÚNEL
Tenho um ENGESA com freio a disco da BAND nas 4 rodas , o ENGESA é muito semelhante a BAND no peso , e tenho o relato lá no tópico dos ENGESAS , mas vou dar de bandeja aqui pra vcs , assim que coloquei o freio da BAND nas 4 rodas ficou assim tb , arrastando a traseira primeiro , a VÁLVULA EQUALIZADORA do ENGESA é a mesma da BAND , e mantive ela no local , ouví falar da VÁLVULA EQUALIZADORA SUMMIT Americana , comprei por R$200,00 , retirei a original e coloquei a SUMMIT e não resolveu .
Daí só de curiosidade , voltei com a original no local original e COLOQUEI A SUMMIT LOGO A SEGUIR , e melhorou bem , mas continuou arrastando as traseiras primeiro qdo freava mais forte , com ísto concluí que se colocar mais VÁLVULAS EQUALIZADOREAS EM SÉRIE IRIA MELHORAR MAIS AINDA .
Aí para não ficar com um ninho de VÁLVULAS EQUALIZADORAS lá em cima na saída do cilindro mestre , comprei uma VÁLVULA PROPORCIONADORA DA F-100 e instalei lá em baixo antes da divisão do caninho que vai para as rodas traseiras e MELHOROU MAIS AINDA , comísto já estava dando para usar sem o perigo de antes , MAS QDO PRECISAVA FREAR COM MUITA INTENSIDADE , AINDA ARRASTAVA A TRASEIRA .
E daí ha um mes atras qdo fiz uma revisão para viajar , COLOQUEI MAIS UMA VÁLVULA EQUALIZADORA EM SÉRIE LÁ EM CIMA NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE .
AGORA QDO TENHO QUE FREAR COM TUDO , PISANDO COM TODA A MINHA FORÇA , " ARRASTAMA AS 4 RODAS JUNTAS E SE NÃO TIVER COM CINTO DE SEGURANÇA BATE A CABEÇA NO VIDRO , E A TRAJETÓRIA DO JIPE É RETA , NÃO MUDA DE DIREÇÃO .
CONCLUSÃO :
No meu ENGESA estou com 3 VÁLVULAS EQUALIZADORAS na saída do cilindro mestre ( 2 originais da BAND=ENGESA=TROLLER da marca ATE de 3/15 e uma SUMMIT que não tem nescessidade , poderia ser as 3 da BAND que custa em torno de R$46,00 cada ) e mais uma da F-100 ( que poderia ser a da KOMBI tb ) lá em baixo no diferencial colocada antes da bifurcação do caninho que vem de cima para se dividir em um caninho para cada roda .
Espero ter ajudado , com ísto vc vai ficar mais seguro com vc e sua família .
Tem fotos desta instalação lá no FROTA 4X4 com o título de :
ENGESA F-I 87 : Enfim o quase " CORAÇÃO VALENTE "
sergioband83
13/05/2011, 12:49
Pessoal,
Se o disco for Varga na traseira, precisa de válvula equlizadora, muitos tem colocado a do Kadett e resolvido
Eu tenho o Varga na dianteira e o Superbrake na traseira, sem válvula. Devido ao SB ser menor não necessita de valvula e freio muito bem sem arrasto lateral. é PnP.
abs,
Sergio
Band Zen
guilhermeabreu
14/05/2011, 14:43
A CITAÇÃO E EXEMPLO QUE EU DEI FOI DO MEU ENGESA com freio a disco da BAND nas 4 rodas , ou seja , os discos e pinças VARGA são os originais dianteiros da BAND , SÓ NESTE CASO QUE NESCESSITA DE COLOCAR VÁRIAS VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE PARA RESOLVER O PROBLEMA DE ARRASTAREM AS 2 RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO .
Cito que antes de colocar este conjunto , HAVIA COLOCADO DISCOS E PINÇAS VARGA da BAND NA DIANTEIRA E AS PINÇAS DO KADETT NA TRASEIRA COM UM DISCO SÓLIDO COMPATÍVEL COM A PINÇA DO KADETT , FICOU MUITO BOM MAS AS PASTILHAS GASTAVAM EM UMA TRILHA QUE FIZESSE E SE NÃO FIZESSE TRILHA ALGUMA AS PASTILHAS DURAVAM APENAS 3000 KM, por ísto optei em colocar os discos ventilados e pinças originais VARGA da BAND na traseira tb , DAÍ TIVE QUE COLOCAR 3 VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE E MAIS UMA VÁLVULA PROPORCIONADORA LÁ EMBAIXO NO DIFERENCIAL ANTES DA DIVISÃO DO CANINHO QUE VAI UM PARA CADA RODA , e agora qdo freio muito forte arrastam as 4 rodas juntas .
Finalizando : NÃO IMPORTANDO QUAL FREIO QUE SUA BAND TEM , SE ESTA ARRASTANDO AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , SUGIRO EM COLOCAR VÁLVULAS EQUALIZADORAS DA BAND ( marca ATE 3/15 é a especificação desta válvula equalizadora , tem aplicação tb na PARATÍ 2.0 e GOL 2.0 ) em série , SE COLOCAR UMA E CONTINUAR A ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , COLOCA MAIS OUTRA , CASO CONTINUE A ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , COLOCA MAIS OUTRA , ATÉ QUE QDO FREAR BRUSCAMENTE AS 4 RODAS ARRASTAREM POR IGUAL , ASSIM EU FIZ NO MEU ENGESA e estou muito satifeito com o resultado .
valeriano
14/05/2011, 18:11
uhahuahua, a minha tambem faz isso, mas eu aprendi a andar com ela assim mesmo...
Quando freia ela arrasta a trazeira e joga a bunda pra direita...
Se resolver alguma coisa posta ai pra gente aprender.
Abraço
A minha é a mesma coisa. Sai pra direita.
Por isso eu sempre que posso só uso o freio motor.
Só meto o pé no freio se for 100% necessário.
Amadeus_band
14/05/2011, 18:50
Se eu não me engano, utilizando a valvula equalizadora do Monza fica bom, foi o que o Elmestizo (LM) colocou.
Agora não ví nenhuma vantagem em ter freio a disco nas 4 rodas e só usar o freio a motor...:???:
caio fonseca
16/05/2011, 11:20
guilherme valeu pela dica, mas eu prefiro uma mais fexada que a original da band...
vou testar essa do kadet...
alguem sabe como o LM fez na dele??tirou a original, ou colocou em serie???
até mais
guilhermeabreu
16/05/2011, 12:18
guilherme valeu pela dica, mas eu prefiro uma mais fexada que a original da band...
vou testar essa do kadet...
alguem sabe como o LM fez na dele??tirou a original, ou colocou em serie???
até mais
CARO CAIO FONSECA
Qdo vc diz :
" guilherme valeu pela dica, mas eu prefiro uma mais fexada que a original da band... "
Vc esta querendo dizer em colocar outra VÁLVULA EQUALIZADORA que fecha mais a passagem do óleo ???? Se for sim , vc não encontra no mercado outra VÁLVULA que fecha mais do que esta , os números das VÁLVULAS EQUALIZADORAS já foi assunto muito discutido aqui , os nºs que tem nela engana muita gente , eu pensava que uma VE ( VÁLVULA EQUALIZADORA ) que tem o nº 45 fecharia mais do que uma de nº 15 , mas é o contrário , qto menor o nº que ela tem mais poder de bloquear a passagem do óleo ela tem .
Já sofrí muito com ísto e hoje tiro de letra , as dicas que dei foi depois de ter gasto muita grana até chegar onde cheguei , caso vc faça diferente disto , vc vai chegar a conclusão que cheguei gastando grana a toa .
Repito novamente , caso use as pinças traseiras do KADETT na BAND , o freio irá funcionar perfeito só com a VÁLVULA EQUALIZADORA original da BAND , mas VAI GASTAR PASTILHAS MUITO RÁPIDO A CADA 3.000 KM , SÓ ESTE DEFEITO , MAS A FRENAGENS SERÃO PERFEITAS , ARRASTANDO AS 4 RODAS JUNTAS , já FIZ ÍSTO EM MEU ENGESA e retirei por este motivo .
No ENGESA eu soldei o suporte da pinça do KADETT no tubo do diferencial , se caso vc for fazer ísto , use uma chapa de no mínimo 7mm , pois o 1º suporte que foi feito no meu com chapa de 4mm , EMPENOU A CHAPA DO SUPORTE .
ABRAÇO
valeriano
16/05/2011, 13:37
Se eu não me engano, utilizando a valvula equalizadora do Monza fica bom, foi o que o Elmestizo (LM) colocou.
Agora não ví nenhuma vantagem em ter freio a disco nas 4 rodas e só usar o freio a motor...:???:
Além da durabilidade do conjunto de freio ser maior, aumenta a durabilidade do pneu também.
caio fonseca
16/05/2011, 14:38
valeriano o freio motor que vc fala é reduzindo as marchas ou tipo caminhão (borboleta no escape)pergunto pq tenho vontade de instalar na minha freio motor igual de caminhão...
até mais
valeriano
16/05/2011, 16:49
valeriano o freio motor que vc fala é reduzindo as marchas ou tipo caminhão (borboleta no escape)pergunto pq tenho vontade de instalar na minha freio motor igual de caminhão...
até mais
Reduzindo as marchas.
Geralmente deixo o giro cair até 1200-1300rpm e reduzo a marcha.
elmestizo
16/05/2011, 21:25
Ops..
Se o freio puxa é pq tem merda.. no freio ou no chassi que tá torto.
Uma coisa interessante é que existem dois tipos de burrinhos de freio para band.. uma mais potente que o outro.. pouca gente sabe.. ai instala um de um lado e outra do outro...ai puxa mesmo!!!
Instalei a valvula do monza em série.. melhorou muuuuiiitooo.. comigo não travava, mas com a patroa pilotando, volta e meia travava...
IHMO, vale a pena importar as regulaveis:
Search Results for brake valve - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/search/?keyword=brake%20valve&dds=1)
Meus 0,02cents..
Abrasss
LM
Sergioporto
16/05/2011, 22:45
A CITAÇÃO E EXEMPLO QUE EU DEI FOI DO MEU ENGESA com freio a disco da BAND nas 4 rodas , ou seja , os discos e pinças VARGA são os originais dianteiros da BAND , SÓ NESTE CASO QUE NESCESSITA DE COLOCAR VÁRIAS VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE PARA RESOLVER O PROBLEMA DE ARRASTAREM AS 2 RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO .
Cito que antes de colocar este conjunto , HAVIA COLOCADO DISCOS E PINÇAS VARGA da BAND NA DIANTEIRA E AS PINÇAS DO KADETT NA TRASEIRA COM UM DISCO SÓLIDO COMPATÍVEL COM A PINÇA DO KADETT , FICOU MUITO BOM MAS AS PASTILHAS GASTAVAM EM UMA TRILHA QUE FIZESSE E SE NÃO FIZESSE TRILHA ALGUMA AS PASTILHAS DURAVAM APENAS 3000 KM, por ísto optei em colocar os discos ventilados e pinças originais VARGA da BAND na traseira tb , DAÍ TIVE QUE COLOCAR 3 VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE E MAIS UMA VÁLVULA PROPORCIONADORA LÁ EMBAIXO NO DIFERENCIAL ANTES DA DIVISÃO DO CANINHO QUE VAI UM PARA CADA RODA , e agora qdo freio muito forte arrastam as 4 rodas juntas .
Finalizando : NÃO IMPORTANDO QUAL FREIO QUE SUA BAND TEM , SE ESTA ARRASTANDO AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , SUGIRO EM COLOCAR VÁLVULAS EQUALIZADORAS DA BAND ( marca ATE 3/15 é a especificação desta válvula equalizadora , tem aplicação tb na PARATÍ 2.0 e GOL 2.0 ) em série , SE COLOCAR UMA E CONTINUAR A ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , COLOCA MAIS OUTRA , CASO CONTINUE A ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , COLOCA MAIS OUTRA , ATÉ QUE QDO FREAR BRUSCAMENTE AS 4 RODAS ARRASTAREM POR IGUAL , ASSIM EU FIZ NO MEU ENGESA e estou muito satifeito com o resultado .
Guilherme ,tive mesmo situaçao ,fiz como tu explicaste acima e minha toy tá beleza de freio ,arrasta as quatro,agora é p/Valeriano !Se tens na traseira da toy 'a tambor muda porque é um pé no saco ,pois sao duas regulagens em cada roda ,vive encravando regulagens 'a cada trilha ,pega muito barro !Se nao fizer as regulagens identicas nas duas rodas vai ser aquela atravessada de lado sempre ,minha toy original era tambor na frente ,nunca sabia prá que lado a danada ia se atirar ,coloquei vargas nas quatro.De inicio coloquei na dianteira c/pinças da kombi ,freio duro pior que com lona, agora só alegria. Próxima etapa ,freios 'a ar ,é fichinha.
Abs
valeriano
17/05/2011, 00:38
Guilherme ,tive mesmo situaçao ,fiz como tu explicaste acima e minha toy tá beleza de freio ,arrasta as quatro,agora é p/Valeriano !Se tens na traseira da toy 'a tambor muda porque é um pé no saco ,pois sao duas regulagens em cada roda ,vive encravando regulagens 'a cada trilha ,pega muito barro !Se nao fizer as regulagens identicas nas duas rodas vai ser aquela atravessada de lado sempre ,minha toy original era tambor na frente ,nunca sabia prá que lado a danada ia se atirar ,coloquei vargas nas quatro.De inicio coloquei na dianteira c/pinças da kombi ,freio duro pior que com lona, agora só alegria. Próxima etapa ,freios 'a ar ,é fichinha.
Abs
Minha Band tem freio a disco varga nas 4 rodas.
caio fonseca
18/05/2011, 09:33
LM no meu caso não é que puxa, a traseira sai de lado como em um "cavalo de pau"...
essa da summit que vc fala qual modelo que serve??
até mais
elmestizo
18/05/2011, 17:55
qquer uma com regulagem.. .depois adapta os conectores.. moleza!!
guilhermeabreu
21/05/2011, 00:14
FICO IMPRESSIONADO COMO QUE OS AMIGOS DAQUI GOSTAM DE FICAREM SOFRENDO E JOGANDO DINHEIRO FORA , da até para entender que são muitas pessoas que dão opiniões a respeito da mesma coisa ( ex : freio a disco nas 4 rodas ) , MAS ACREDITO QUE OS AMIGOS DAQUI NÃO LEEM O QUE INTERESSA e quer ou gosta de gastar dinheiro a toa , esta será a úlima vez que procuro esclarecer e tentar ajudar a alguem .
EU JÁ EXPLIQUEI MAIS DE 500X O QUE FIZ PARA RESOLVER EM DEFINITIVO O FREIO A DISCO NAS 4 RODAS USADO NAS BANDS COM DISCO VENTILADO E PINÇAS VARGA DA BAND , MAS VCS INSISTEM EM QUEREREM FAZER DA FORMA QUE DEU ERRADO .
NO MEU CASO HOJE ESTA FUNCIONANDO 100% COMO O SERGIOPORTO RELATOU LOGO ACIMA QUE FEZ O QUE EU RECOMENDEI NO DELE E ESTA TB FUNCIONANDO BELEZA , TEM O JOÃO R. DE IBOTIRAMA - BA QUE TB FEZ E FICOU SHOW , EU MESMO QUE COMPREI AQUI EM CAMPOS-RJ AS VÁLVULAS EQUALIZADORAS PARA ELE AO CUSTO DE R$46,00 CADA , A SUMMIT HA 4 ANSO FOI R$200,00 .
NOS MEUS RELATOS ANTERIORES , " FALEI INSISTENTEMENTE QUE COMPREI A VÁLVULA EQUALIZADORA COM REGULAGEM DA MARCA SUMMIT AMERICANA " E NÃO RESOLVEU O PROBLEMA , " JOGUEI R$200,00 FORA NA ÉPOCA , FAÇO ESTE RELATO PARA QUE VCS NÃO JOGUEM DINHEIRO FORA , MAS ACHO QUE VCS GOSTAM DE JOGAR DINHEIRO FORA , " AGORA EU JOGO A TOALHA AO CHÃO , DESISTO DE DAR DICAS .
Me desculpe este meu desbafo , mas não aguentei ficar calado , não é para ofender ninguem , mas parece que a experiencia que a gente tem e passa para vcs O QUE DEU CERTO para que vcs não percam tempo e dinheiro e relato O QUE DEU ERRADO para que vcs não façam e vcs insistem em quererem fazer da forma que deu errado , NÃO CONSIGO ENTENDER ÍSTO .
ME DESCULPEM MAIS UMA VEZ , FUIIII!!!!!!!!!!!!!!!! Falei demais .
guilhermeabreu
21/05/2011, 00:24
CAIO FONSECA
Ísto ocorre pq o freio traseiro freia mais do que o dianteiro e arrasta ass rodas traseiras primeiro e com ísto a traseira ora sai para um lado e ora sai para outro .
E qdo vc pergunta :
" essa da summit que vc fala qual modelo que serve?? " NÃO AGUENTO MAIS FALAR DA MESMA COISA , favor ler minha resposta acima .
Me desculpe .
ABRAÇO
elmestizo
22/05/2011, 09:16
Guilherme,
Calma meu camarada...
Já tive 6 band´s... nao sei pq, mas esse assunto de valvula é esquisito e controverso. Já usamos a mesma receita de valvula do monza em 3 ou 4 band´s que utilizavam o mesmo pneu 265x75x16 e os resultados foram diferentes. Em algumas funcionavam shooow de bola, em outras não.
Nas que q não deram certo com a valvula do monza, utilizamos uma regulavel, do ebay mesmo, e funfou shooow de bola!!!
Abrass
É por ai... Cada Band é uma experiência única. As dicas são trilhas e não trilhos.
Abs
guilhermeabreu
22/05/2011, 13:01
Guilherme,
Calma meu camarada...
Já tive 6 band´s... nao sei pq, mas esse assunto de valvula é esquisito e controverso. Já usamos a mesma receita de valvula do monza em 3 ou 4 band´s que utilizavam o mesmo pneu 265x75x16 e os resultados foram diferentes. Em algumas funcionavam shooow de bola, em outras não.
Nas que q não deram certo com a valvula do monza, utilizamos uma regulavel, do ebay mesmo, e funfou shooow de bola!!!
Abrass
CARO ELMESTIZO
Como falei anteriormente , pedí desculpas várias vezes e peço novamente , não foi para agredir ninguem , é que sofrí muito com esta desgraça , e a MINHA EXPERIENCIA foi de que :
" SE ESTIVER ARRASTANDO AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , A SOLUÇÃO É ÍR COLOCANDO VÁRIAS VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE NÃO IMPORTANDO SE É DO MONZA , KADETT , BAND , TROLLER , F-1000 , SUMMIT REGULÁVEL , QUALQIER UMA DELAS SE COLOCADAS EM SÉRIE , O RESULTADO É QUE VAI SE SOMANDO O PODER DE BLOQUEAR O ÓLEO E EM UMA HORA , IRÁ FAZER ARRASTAREM AS 4 RODAS JUNTAS " .
Acho que com este meu relato final deve ter ficado mais claro , sei que BAND é um caso a parte , mas não é muito diferente de outros jipes , mas hoje estou mais calmo , e FALEI QUE NUNCA MAIS IRIA DAR MAIS DICAS , mas se vcs todos me conhecem realmente como sou , mesmo sendo no virtual , devem saber que sou apaixonado por 4x4 e adoro ajudar os amigos daqui , NUNCA , MAS NUNCA MESMO DEIXARIA DE AJUDAR A ALGUEM SOBRE ALGUMA DÚVIDA QUE TIVER E QUE EU SAIBA DA SOLUÇÃO .
Aquilo foi mais um desabafo e aproveitar para botar a cabeça de vcs para pensar mais um pouco E NÃO GASTAREM DINHEIRO SEM NESCESSIDADE OU GASTAREM DINHEIRO ANTES DE PESQUIZAR DE SOLUÇÕES JÁ CONSAGRADAS FEITAS POR ALGUM DE NÓS AQUI E FAZER EXPERIMENTOS QUE OUTROS JÁ FIZERAM E QUE DEU ERRADO com ísto vcs irão gastar dinheiro desnecessáriamente .
ABRAÇÃO A TODOS E ME DESCULPE CASO EU POSSA TER OFENDIDO ALGUM DE VCS , POIS ESTA NÃO FOI A MINHA INTENÇÃO
elmestizo
22/05/2011, 15:56
Dr.
Esse é o espírito... mas vc já viu pessoa mais teimosa que jipeiro?
guilhermeabreu
22/05/2011, 23:15
Dr.
Esse é o espírito... mas vc já viu pessoa mais teimosa que jipeiro?
ELMESTIZO
Hahahahahahahaha , já sim a pessoa mais teimosa do mundo sou EU rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs , sou jipeiro ha 10 anos e antes de ser jipeiro eu já era teimoso , MAS AGORA DEPOIS DE SER JIPEIRO MINHA FAMÍLIA NEM SE ATREVE A DISCUTIR COMIGO , falam que piorei , ACHO ENTÃO QUE FOI O JIPE , pq se não fosse teimoso , já teria largado desse negócio , o CASO DA DIREÇÃO QUE NÃO VOLTAVA DEPOIS QUE FAZIA CURVA ENTÃO ??????????? Quase que joguei a toalha , quase botei fogo nele , mas JIPEIRO É ASSIM MESMO TEIMOSIM TEIMOSIM .
ABRAÇÃO
caio fonseca
23/05/2011, 10:09
sim eu li sua dica, mas eu não queria meter 450 vavulas equalizadoras achei que uma regulavel já dava conta pq vc não disse que a sua valvula summit era regulavel....
ahh e se colocar uma bem mais fexada que a da band e a do kadett??
pq esse numeros que vem nelas são a quantidade de fluido que elas liberam....
até mais
guilhermeabreu
23/05/2011, 18:39
sim eu li sua dica, mas eu não queria meter 450 vavulas equalizadoras achei que uma regulavel já dava conta pq vc não disse que a sua valvula summit era regulavel....
ahh e se colocar uma bem mais fexada que a da band e a do kadett??
pq esse numeros que vem nelas são a quantidade de fluido que elas liberam....
até mais
CARO CAIO
Acho que vc esta falando comigo , Posso não ter dito , mas tem as fotos das válvulas que eu coloquei e tem a foto da SUMMIT lá tb . E relatei que esta SUMMIT com regulagem não deu conta sozinha .
Não existe mais fechada do que a da BAND , é por este motivo que sugerí em colocar mais de uma em série , no meu hoje tem 3 lá em cima e uma lá em baixo , não precisa de colocar 450 válvulas em série , acho que APENAS EU ESTOU COM 4 EM SÉRIE , os outros estão com apenas 2 uma em cima e outra em baixo , como falei sendo até repetitivo demais a quantidade de válvulas em série é de acordo com cada jipe , NO MEU PRECISEI DE 4 , outros colocaram SÓ 2 , pode ser que no seu precise de 3 , e assim por diante , mas com certeza não irá precisar de colocar 450 seguidas e outra , não precisa de comprar a SUMMIT , pq SÓ COM ELA NÃO RESOLVEU E O CUSTO DELA DEVE ESTAR EM MAIS DE R$200,00 e as nacionais da BAND apenas R$46,00 cada , com ísto : só com a grana da SUMMIT da para vc comprar até 4 das nacionais da BAND e resolver o problema seu , não estou afirmando que no seu caso precise de 4 , a dica é coloca uma , se não resolver coloca 2 , se não resolver coloca 3 que no meu caso foram 4 e resolveu em definitivo .
Não me leve a mal , só estou tentando ajudar na solução do problema , pois resolví no meu caso e NÃO CORRO MAIS O RISCO DE ATRAVESSAR O JIPE EM UMA FREADA MAIS BRUSCA COLOCANDO EU , MINHA FAMÍLA E A FAMÍLIA DOS OUTROS EM RISCO , valeu cada centavo que gastei nas 4 válvulas equalizadoras que eu coloquei .
ABRAÇO
caio fonseca
24/05/2011, 12:55
vou fazer isso hj e depois posto os resultados...
até mais
astickel
21/03/2012, 18:05
Guilherme, que marca é essa sua valvula proporcionadora? E qual a função dela?
Estou com o mesmo problema desde que instalei o disco vargas na traseira. Instalei com a valvula original da Band + uma valvula de 15bar da Stop freios, mas a traseira ainda está arrastando forte, ando sempre com o carro leve e meu pneu é 31, então preciso diminuir mais a pressão dos freios traseiros, está um perigo!!
Abs
hercilio.neto
21/03/2012, 21:53
Quando comprei o meu primeiro jipe Bandeirante o freio era de lona. Gastei uma puta grana para revisar o freio, mas era pouco eficiente.
Daí instalei freios a disco no eixo dianteiro e meses depois o servo freio. Ficou ótimo.
A minha Band atual já veio com freios a disco nas rodas dianteiras, que na minha opinião funciona muito bem.
Nunca dirigi uma com freios a disco nas 4 rodas.
Tem muita diferença no desempenho do freio?
Li relatos de companheiros que colocaram na traseira o freio a disco do kadet para aproveitar a instalação do freio de mão. Mas pelo que o Dr. Guilherme falou, as pastilhas aguentam muito pouco.
Outra coisa que vi, é que na instalação do freio a disco traseiro é necessário incluir o alargador, colocando os pneus ainda mais para fora da lataria.
Léo_Babiski
21/03/2012, 22:19
No meu jpx com eixos band e freios disco varga nas 4 uso 3 válvulas (uma no cilindro e mais uma em cada pinça traseira) e continua um perigo. Se pisar com vontade o jipe faz 180 graus.. a última esperança é essa válvula proporcionadora da f100, mas nas lojas onde fui ninguém sabe o que é.
Caro Léo!
Caso queira, por aqui tem.
Melhorou muito o freio de meu engesa, antes cada esquina era um trupé danado, todos à volta olhavam...
https://lh3.googleusercontent.com/-4Jcw5sqIbtM/TWbrbNIM9bI/AAAAAAAAH9Y/UikWUBZj7vM/s800/24022011506.jpg
Hercílio, o freio a disco na traseira é interessante quando se faz bastante trilha e pega muita lama.... pois o disco é bem mais fácil de lavar e não "desregula" igual ao freio tambor/lona. Então é uma facilidade para manutenção.
Em termos de performance de frenagem a melhora não é tão grande... os originais dianteiros já fazem um belo serviço...
Léo_Babiski
22/03/2012, 08:34
Kim, valeu pela ajuda! Vou imprimir essa foto, caso não encontre vou precisar dos seus préstimos. Abs.
estyvybeykr
22/03/2012, 10:05
Na minha band coloquei os discos no eixo trazeiro juntamente com a valvula da VW saveiro, tambem retirei da valvula de pressão a esfera com a mola. Dessa forma dimínui a pressão existente na tubulação da linha para a trazeira da vtr.
Como é uma Band longa e tenho apos o banco trazeiro mais 02 bancos(peso extra) nunca arrastou numa frenagem normal, apenas se afundar muito o pé, mas ae fica com os cornos no parabriza heheheheheheh.
sergioband83
22/03/2012, 10:17
Instalei o seguinte:
dianteiro - Varga original
traseiro - Superbrake + pinca kombi
Assim ficou bem equilibrado e nao precisou de valvula. J'a uso a uns 7 anos
astickel
22/03/2012, 10:27
Pessoal, não estou entendo uma coisa, a valvula proporcionadora funciona com variação de peso sobre o eixo traseiro, é essa que estão usando no eixo traseiro?! Ou é apenas uma válvula que diminui a pressão o tempo inteiro, sem variação?!
Abs
Sergioporto
22/03/2012, 13:06
No meu jpx com eixos band e freios disco varga nas 4 uso 3 válvulas (uma no cilindro e mais uma em cada pinça traseira) e continua um perigo. Se pisar com vontade o jipe faz 180 graus.. a última esperança é essa válvula proporcionadora da f100, mas nas lojas onde fui ninguém sabe o que é.
Leo,tira as válvulas das pinças e coloca elas antes da bifurcaçao que vai para as rodas perto do eixo traseiro,vai melhorar muito!Vao ser tres válvulas num circuito só,é o que eu uso.
Abs
Kim, valeu pela ajuda! Vou imprimir essa foto, caso não encontre vou precisar dos seus préstimos. Abs.
Léo, quando procurar, peça da seguinte forma:
Válvula proporcionadora da Landau/F100/F1000 até 83.
Use a foto para montar, pois para não errar, fotografei de uma F1000.
Abraços.
Kim.
Carlo Pecca
12/04/2012, 07:03
Dando continuidade ao assunto " FREIO DA BAND"
Preciso de AJUDA!
Coloquei freio a disco VARGAS na dianteira de minha "band" e estou com o seguinte problema:
Só freia firma, a roda do lado direito. A da esquerda freia muito levemente. E o pior as duas de trás que são originais (tambor), também estão freiando muito levemente.
O que fazer?
PS: a tubulação esta original eu só tirei os tambores e coloquei os discos.
Carlo Pecca
12/04/2012, 07:19
Xí, esqueci de dizer:
O cursor do petal de freio só firma quase no final de curso. Já bombei nas quatro rodas para ver se tinha ar na tubulação, mas nada foi encontrado, será que tenho que colocar válvula equalizadora? Caso AFI, aonde e como realizar?
mecamaniaco
12/04/2012, 08:47
Você tomou cuidado em manter o nível de fluído no reservatório enquanto fazia a sangria? Sangrou bem todas as rodas? Sua band usa o modelo novo ou o antigo de freio (2 ou 1 saída)?
estyvybeykr
12/04/2012, 08:49
Carlo por ventura vc não teria montado as pinças invertidas, com o parafuso sangrador para baixo?
Dá uma verificada depois diz ae pra gente.
Estevão
Sergioporto
12/04/2012, 09:46
Xí, esqueci de dizer:
O cursor do petal de freio só firma quase no final de curso. Já bombei nas quatro rodas para ver se tinha ar na tubulação, mas nada foi encontrado, será que tenho que colocar válvula equalizadora? Caso AFI, aonde e como realizar?
Nao precisa colocar valvula equalizadora,ela sómente é usada quando coloca freio à disco na traseira.Cilindro tem que ser duplo e outra,tem que colocar pequena válvula de retençao na saida p/ rodas dianteiras.Normalmente a Band já tem .
Está sabendo sangrar o sistema????
Carlo Pecca
12/04/2012, 18:16
BLZ pessoal e obrigado pelo pronto atendimento, vamos as fotos:
340979340980340981
Roda direita a pinça esta atras da roda e protetor a frente.
ESTEVÃO - parafuso sangrador p/baixo;
MECAMANIACO - tambor com duas válvulas, sangria realizada com reservatória cheio até o topo sem tampa.Bombeamento, pedal travado, abria-se a válvula e depois a fechava. Correto ou errado?
Carlo Pecca
12/04/2012, 18:19
Mais fotos:
340982340983340984340985
Roda LE e tambor rodas LD e LE.
Caro Carlos Pecca!
As pinças estão invertidas.
Da direita na esquerda, e da esquerda na direita.
O sangrador obrigatoriamente tem que ficar na parte superior, para o ar sair.
Abraços.
Kim.
estyvybeykr
12/04/2012, 20:39
BLZ pessoal e obrigado pelo pronto atendimento, vamos as fotos:
340979340980340981
Roda direita a pinça esta atras da roda e protetor a frente.
ESTEVÃO - parafuso sangrador p/baixo;
MECAMANIACO - tambor com duas válvulas, sangria realizada com reservatória cheio até o topo sem tampa.Bombeamento, pedal travado, abria-se a válvula e depois a fechava. Correto ou errado?
Carlo exatamente como falei, as pinças estão invertidas. É só troca-las de lado e sangrar novamente que dará freio.
E tome cuidado na hora de freiar, pois corre o risco de bater a cabeça no parabrizas KKKKKKKKKKK.
Estevão
Carlo Pecca
13/04/2012, 07:45
Bom dia Pessoal
Já vou trocar os lados das pinças, depois conto como ficou.
Abs.
Carlo Pecca
14/04/2012, 15:32
OK, ficou "na marca". Devo um Chopps pró cês.
Agora a surra é deixar o pedal um pouco mais baixo, pois eu mechi tanto antes que agora tenho que regular as coisas. Fica para 2F pois hoje já to no bagaço.
MUITO OBRIGADO a todos
Abs
João Eduardo
14/04/2012, 22:32
Caro Carlos Pecca!
As pinças estão invertidas.
Da direita na esquerda, e da esquerda na direita.
O sangrador obrigatoriamente tem que ficar na parte superior, para o ar sair.
Abraços.
Kim.
rsrsrsrsrsrsrsrsrs!
Sô cêis tâo pensando que este tópico cairá em desuso, tão muito enganado.
Amanhã mais um toyomexânico começa sua nova empreitada: Instalar freio a disco na traseira da Bandida.
Comprei o Kit completo, original da Bandeirante (se é que ainda vendem original).
Putz! Nunca ví tanta peça junta. Parece um quebra cabeça, e dos "grandes".
Não sei por onde eu começo.
Acho que vou tomar uma pinga da roça antes de iniciar a montagem, para animar.
Amanhã mesmo posto minhas duvidas.rsrsrsrsr!
Abs!
rsrsrsrsrsrsrsrsrs!
Sô cêis tâo pensando que este tópico cairá em desuso, tão muito enganado.
Amanhã mais um toyomexânico começa sua nova empreitada: Instalar freio a disco na traseira da Bandida.
Comprei o Kit completo, original da Bandeirante (se é que ainda vendem original).
Putz! Nunca ví tanta peça junta. Parece um quebra cabeça, e dos "grandes".
Não sei por onde eu começo.
Acho que vou tomar uma pinga da roça antes de iniciar a montagem, para animar.
Amanhã mesmo posto minhas duvidas.rsrsrsrsr!
Abs!
O começo é fácil!!!!
Estenda umas folhas de jornal em uma mesa, e separe os lados (D e E), com seus parafusos, porcas e arruelas, assim, facilita muito a montagem.
Sempre faço assim, quando vou começar uma montagem, depois de lavar e inspecionar as peças (quando usadas), coloco em uma mesa, e separo todos os parafusos, por seção, como, parafusos e porcas de suporte de pinça na manga, parafusos de suporte da pinça na pinça, e assim por diante, aí, o serviço flui.
E se precisar de algo, é só chamar!
Abraços.
Kim.
hercilio.neto
14/04/2012, 22:44
Carlo,
Voce tem servo freio?
Carlo Pecca
15/04/2012, 12:07
Hercílio
Tenho sim e o freio tá num belisco só!
Amanhã volto a faina de abaixar um pouco o pedal. Pois agora o mesmo tá em cima, bota em cima disso.
Vc tem alguma sugestão, pode falar homi!
Sergioporto
15/04/2012, 13:51
pode ser a haste que vai do pedal ao hidrovacuo muitíssimo enforcada ou mesmo a haste que tem entre cilindro e hidrovacuo tambem enforcada.
estyvybeykr
15/04/2012, 18:46
Mas já esta dando pra colar o rosto no parabriza? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Carlo Pecca
16/04/2012, 08:29
Cara! Tem que freiar bem de vagarinho. Hoje a patroa me arrumou serviço de escolta: vou levar a sogra para prova de vida lá no Comando do Leste. A velhinha é pensionista de "coroné" e todo ano tem que ir no mês de aniversário para provar que esta viva.É mole?
Depois conto a faina de regular a tar haste do hidro.
abs
Vai levar a véia de Band hahahaha
hercilio.neto
16/04/2012, 19:55
Se o marido era "coroné", então a sogra gosta de jipe.
Só tem que providenciar uma escadinha para subir e descer da Band... rererê
Cadü Smith
16/04/2012, 21:42
Reduzindo as marchas.
Geralmente deixo o giro cair até 1200-1300rpm e reduzo a marcha.
Não esqueça que sem acionar pelo menos um pouco o pedal, a luz de freio não funciona, podendo causar um grave acidente na estrada com neblina por exemplo. Se for um carrinho de passeio, sorte sua, se for um truckão bruto, bom . . .
[]
João Eduardo
17/04/2012, 05:13
O começo é fácil!!!!
Estenda umas folhas de jornal em uma mesa, e separe os lados (D e E), com seus parafusos, porcas e arruelas, assim, facilita muito a montagem.
Sempre faço assim, quando vou começar uma montagem, depois de lavar e inspecionar as peças (quando usadas), coloco em uma mesa, e separo todos os parafusos, por seção, como, parafusos e porcas de suporte de pinça na manga, parafusos de suporte da pinça na pinça, e assim por diante, aí, o serviço flui.
E se precisar de algo, é só chamar!
Abraços.
Kim.
Bem, por enquanto tudo bem.
Não foi difícil montar o freio do lado direito. A do lado esquerdo, o suporte da pinça veio errado. Amanhã eu o troco lá na loja.
Minhas dúvidas:
1º) Tive que corrigir o assentamento da pinça no disco, colocando 1 arruela lisa entre eles, onde entram os dois parafusos de fixação. É que, depois de montar e girar o disco, ainda sem a roda, a pinça pegava levemente no disco, tipo um pequeno empeno. Com a arruela, o disco girou com a precisão de um relógio. Tem como regular a pinça no disco de outra forma?
2º) O eixo é flutuante. Fiquei na dúvida, ao montar os rolamentos do cubo, quanto à pré carga(aperto da porca do rolamento). Amarrei um lado de uma balança (de pesar peixe) no prisioneiro da roda e do outro lado a puxei até que o cubo girasse. A balança marcou entre 3 e 4 Kg, é esta a pré carga correta?
Bem, até sábado termino a montagem e posto o resultado.
Abs e muito obrigado.
Sergioporto
17/04/2012, 09:50
Bem, por enquanto tudo bem.
Não foi difícil montar o freio do lado direito. A do lado esquerdo, o suporte da pinça veio errado. Amanhã eu o troco lá na loja.
Minhas dúvidas:
1º) Tive que corrigir o assentamento da pinça no disco, colocando 1 arruela lisa entre eles, onde entram os dois parafusos de fixação. É que, depois de montar e girar o disco, ainda sem a roda, a pinça pegava levemente no disco, tipo um pequeno empeno. Com a arruela, o disco girou com a precisão de um relógio. Tem como regular a pinça no disco de outra forma?
2º) O eixo é flutuante. Fiquei na dúvida, ao montar os rolamentos do cubo, quanto à pré carga(aperto da porca do rolamento). Amarrei um lado de uma balança (de pesar peixe) no prisioneiro da roda e do outro lado a puxei até que o cubo girasse. A balança marcou entre 3 e 4 Kg, é esta a pré carga correta?
Bem, até sábado termino a montagem e posto o resultado.
Abs e muito obrigado.
Prendeu o disco com pelo menos uma porca de roda p/ poder alinhar?Regulagem de rolamento tem que apertar bem c/ porca de ajuste para rolamentos ficarem pesados depois retornar a porca um pouco dando pequenas pancadas no cubo tanto num sentido como no outro.Prestar atençao pois retentor interno faz pesar muito o giro do cubo!!!
Quanto à regulagem de pinças é o unico esquema que conheço é o que tu fizeste.
Agora, vou te falar viu!È um mao de vaca!!!!Eu e Douglas nos prontificamos à ajudar,coloquei dependencias na minha firma à disposiçao,o cara quer fazer tudo sózinho,nao quer gastar um tostao queimando uma carninha e umas geladas!! Nao come melancia prá nao colocar os caroços fora. Tá danado.
Abs
estyvybeykr
17/04/2012, 10:49
Prendeu o disco com pelo menos uma porca de roda p/ poder alinhar?Regulagem de rolamento tem que apertar bem c/ porca de ajuste para rolamentos ficarem pesados depois retornar a porca um pouco dando pequenas pancadas no cubo tanto num sentido como no outro.Prestar atençao pois retentor interno faz pesar muito o giro do cubo!!!
Agora, vou te falar viu!È um mao de vaca!!!!Eu e Douglas nos prontificamos à ajudar,coloquei dependencias na minha firma à disposiçao,o cara quer fazer tudo sózinho,nao quer gastar um tostao queimando uma carninha e umas geladas!! Nao come melancia prá nao colocar os caroços fora. Tá danado.
Abs
Que é isso, o amigo João é daqueles que não abre a mão nem pra dar um tchau?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKk
Sergioporto
17/04/2012, 10:58
Rapaiz,acho que nao lava nem a mao prá nao gastar sabonete.Deve tá poupando dindim para ir pro Jalapao.
Tá certo querer aprender à consertar a própria viatura mas convidar os amigos para verificar andamento de serviços,neca!!Ai a gente já aproveita e fica pro almoço né?Caiu a ficha agora!!!!!!Eu quero mudar a relaçao de diferencial da toy e ele nao quer deixar eu ver!!!! Entendi.
Carlo Pecca
17/04/2012, 19:52
Se o marido era "coroné", então a sogra gosta de jipe.
Só tem que providenciar uma escadinha para subir e descer da Band... rererê
Cara! A véia quis ir de metro mesmo. Acreditas que fiquei toda a parte da manhã, lá no exército esperando a burrocracia dos caras.
Ainda não consegui chegar na Band para baixar o pedal. Se der certo só na 5ºF poderei mexer na regulagem.
abs
João Eduardo
17/04/2012, 23:26
Abs
rsrsrsrsrsrsr!
Ô cambada, vocês ficam aí com conversa fiada, e eu aqui ralando pacas.
O trem é feio, acabei de montar o cubo e a pinça na roda esquerda. Amanhã vou testar o giro para ver se está agarrando. É que o "inteligente" aqui abaixou a roda direita e a esquerda não gira.
Ô Gaúcho, dei tanta marretada no cubo da roda que acho que ela ficou quadrada. O retentor realmente prende o cubo, mas acho que tudo deu certo. Conferi a pré carga com a balança e ficou nos 4,3Kg.
Hoje fui comprar 3 válvula reguladora da pressão, originais da Bandeirante, para colocar no freio traseiro, conforme o pessoal aqui está recomendando.
Nos dos lugares que procurei ( Internacional Peças e Toyobel) eles informaram que não vendem este produto há mais de 5 anos.
Uai! Onde é que vocês estão achando esta válvula?
Então, acho que até sábado dá para testar como ficou o freio traseiro e a nova relação 12x35. Depois posto aqui como ficou.
Ah! Gaúcho e Douglas, lembro-lhes que só fiz a troca da relação no eixo traseiro, o dianteiro vou deixar para vocês, enquanto isso eu fico por conta do churrasco.
Abs para todos pessoal!
João Eduardo
17/04/2012, 23:35
Já ia me esquecendo de enviar as fotos que minha filha tirou de mim neste sábado, no momento em que eu levava o eixo flutuante para ser instalado na Bandida.
Ainda bem que ela não ficou muito nítida. Mas dá para ver que amarrei uma corda nas extremidades e levantei-o, de 4, até o feixe de mola da Bandida.
Putz! que peso. Tive a impressão que estava pesando uns 100Kg.
Sergioporto
18/04/2012, 08:39
Ô roia,tu nao pode te queixar que fez força,tu é esnobe ,nao aceita ajuda!!!Válvulas tu vais conseguir na Continental Freios na AV. Nsa de Fátima,3201-1581.Saindo da Pedro 2º ,segundo quarteira.È válvula equalizadora de pressao c/ 15 BAR.
Nao entendi uma coisa????Baixou uma roda no chao e a outra nao gira????Teu carro nao é bloqueado prá isto acontecer!!!!!Quanto à montagem do eixo dianteiro,tu monta,eu e Douglas te damos assesoria ,eu comando a churrasqueira e os gole ok?
Sergioporto
18/04/2012, 08:41
EHEHEHEH,legitimo burro de carga,tu é doido!!!!
Óia a coluna... Esse é o espírito do toyoteiro, não desiste nunca. Deixar na oficina para fazer é coisa de landeiro hehehe.
Abs
Carlo Pecca
19/04/2012, 08:36
JE
Parabéns pelo esforço. Ontem Há noite consegui baixar o pedal de freio da Band. Agora tá um delicia só, freia numa boa sem ter que quebrar o chifre no parabrisa e nem colocar o joelho no queixo, he he he.
abs.
Sergioporto
19/04/2012, 16:47
rsrsrsrsrsrsr!
Ô cambada, vocês ficam aí com conversa fiada, e eu aqui ralando pacas.
O trem é feio, acabei de montar o cubo e a pinça na roda esquerda. Amanhã vou testar o giro para ver se está agarrando. É que o "inteligente" aqui abaixou a roda direita e a esquerda não gira.
Ô Gaúcho, dei tanta marretada no cubo da roda que acho que ela ficou quadrada. O retentor realmente prende o cubo, mas acho que tudo deu certo. Conferi a pré carga com a balança e ficou nos 4,3Kg.
Hoje fui comprar 3 válvula reguladora da pressão, originais da Bandeirante, para colocar no freio traseiro, conforme o pessoal aqui está recomendando.
Nos dos lugares que procurei ( Internacional Peças e Toyobel) eles informaram que não vendem este produto há mais de 5 anos.
Uai! Onde é que vocês estão achando esta válvula?
Então, acho que até sábado dá para testar como ficou o freio traseiro e a nova relação 12x35. Depois posto aqui como ficou.
Ah! Gaúcho e Douglas, lembro-lhes que só fiz a troca da relação no eixo traseiro, o dianteiro vou deixar para vocês, enquanto isso eu fico por conta do churrasco.
Abs para todos pessoal!
Nao aguentei!!vou colocar aqui.Acho que o bom mineirim nao desengrenou a marcha,porisso a roda nao gira hehehehehe
Ô Joao lê este tópico desde o começo,tem várias dicas prá substituir válvulas originais da Band.PÔ os cara pedirem cem conto numa válvula ,tá doido!!!Só em ultimo caso fala que é peça para band.
Temos que fazer uma tabela de equivalencia tambem p/ as toy.
João Eduardo
19/04/2012, 22:58
Nao aguentei!!vou colocar aqui.Acho que o bom mineirim nao desengrenou a marcha,porisso a roda nao gira hehehehehe
Ô Joao lê este tópico desde o começo,tem várias dicas prá substituir válvulas originais da Band.PÔ os cara pedirem cem conto numa válvula ,tá doido!!!Só em ultimo caso fala que é peça para band.
Temos que fazer uma tabela de equivalencia tambem p/ as toy.
Era o freio de mão.
É que é mais fácil pegar o macaco Hi Lift, levantar um lado do carro, colocar o cavalete, levantar o outro lado, também colocar o outro cavalete, do que soltar o freio de mão. rsrsrsrsrsrsr!
Bem, a vávula equalizadora da ATE custa no distribuidor +- R$ 30,00. Consegui em uma loja por R$ 42,00. Especificação dela é ETA 5707, 15/3 BAR, da parati motor 2.0 16V. Como estava ainda em dívida, encomendei somente uma e amanhã eu a pego. Se der certo compro as outras duas.
Abs!
João Eduardo
19/04/2012, 23:00
Era o freio de mão.
É que é mais fácil pegar o macaco Hi Lift, levantar um lado do carro, colocar o cavalete, levantar o outro lado, também colocar o outro cavalete, do que soltar o freio de mão. rsrsrsrsrsrsr!
Bem, a vávula equalizadora da ATE custa no distribuidor +- R$ 30,00. Consegui em uma loja por R$ 42,00. Especificação dela é ETA 5707, 15/3 BAR, da parati motor 2.0 16V. Como estava ainda em dívida, encomendei somente uma e amanhã eu a pego. Se der certo compro as outras duas.
Abs!
Digo: ATE 5707
Sergioporto
20/04/2012, 12:43
Era o freio de mão.
Abs!
Toyoteiro novo é drurys heeheheheeh
Depois me diz onde comprou,vou colocar mais uma,já tenho 3.Com os 33 no seco nao é problema mas no molhado nao pode faclitar!Semana passado tirei os 33 e coloquei os BF At aro 16 que tenho mas que diferença,voltei os 33.Mais estabilidade ,anda mais .Vou vender meus barriga de cobra ,meia vida.Já que vai fazer viagem longa,com peso no interior e no bagageiro poe as molas do Gol quadrado na traseira,nao precisa modificar nada,vai ter mais estabilidade e nao baixar muito a traseira quando carregada.Pensa nisso!Teus pneus sao recapados? Se for talvez nao aguentem um tirao longo!!Vou detonar meus Bighorne no asfalto mas é uma baita segurança!!!
Abs
João Eduardo
20/04/2012, 13:24
Depois me diz onde comprou,vou colocar mais uma,já tenho 3.Com os 33 no seco nao é problema mas no molhado nao pode faclitar!Semana passado tirei os 33 e coloquei os BF At aro 16 que tenho mas que diferença,voltei os 33.Mais estabilidade ,anda mais .Vou vender meus barriga de cobra ,meia vida.Já que vai fazer viagem longa,com peso no interior e no bagageiro poe as molas do Gol quadrado na traseira,nao precisa modificar nada,vai ter mais estabilidade e nao baixar muito a traseira quando carregada.Pensa nisso!Teus pneus sao recapados? Se for talvez nao aguentem um tirao longo!!Vou detonar meus Bighorne no asfalto mas é uma baita segurança!!!
Abs
Olá Gaúcho,
O Pneu da Bandida é SAVERO M/T 31X10.5X15, meia vida.
O telefone da Autopeças é 3354 9000, com Cleidimar. Ele não tem em estoque. Ele pede na filial da empresa, aqui em BH: ..:: Real Moto Peças ::.. (http://www.realmotopecas.com.br/autopecas/contato.asp)
Amanhã vou tirar a Bandida do estaleiro, faz 2 meses que não ando nela. Te ligo amanhã para encontrarmos e tormar uma cerva..
Abs
João Eduardo
20/04/2012, 13:31
....Já que vai fazer viagem longa,com peso no interior e no bagageiro poe as molas do Gol quadrado na traseira,nao precisa modificar nada,vai ter mais estabilidade e nao baixar muito a traseira quando carregada.....!!!
Abs
Pô, bem lembrado.
Vou primeiro trocar a relação dianteira( 1 mês) e depois coloco as molas.
Abs
João Eduardo
21/04/2012, 19:10
Pessoal, hoje dei a primeira volta com os novos freios na traseiro.
Aprovado, ficou muito bom. Apesar do freio anterior (lona) estivesse muito bom, percebi um ganho com relação à segurança.
O pedal ainda está um pouco baixo, segundo o amigo Gaúcho, após a pastilha assentar ele vai ficar mais sensível.
Gaúcho, aquele barulho fino, como se a pinça estivesse pegando, acabou. Parece que depois daquela freada forte, o conjunto assentou de vez.
Ah! Ao comprar a válvula( ATE 5707, 15/3 BAR), eu disse que era para a Parati 2.0 motor 16V. Ao receber o produto, verifiquei que na embalagem estava indicando os Veículos que a utilizam, o primeiro nome era Toyota Bandeirante ....93.
Abs!
Sergioporto
22/04/2012, 13:02
vai melhorar sim.freio por enquanto esta meio chocho!Com pneu estreito talvez vá que ter colocar mais uma válvula.mas carregada pode ser que nao precise.Amanha vão passar preço das molas.Acho que semana que vem tem feriado,se for to indo pra Itambe.
pessoal existe alguma sequencia para instalaçao destas valvulas.?
o que ja coloquei e a sequencia:
valula do monza,sei la que ano e modelo era a que tinha na casa de peça,>---->valvula do gol 2.0--->valvula da parati modelo 5707 conf.indicação no post anterior.
a do monza e do gol coloquei quase na sequencia uma da outra,inclui um cano de freio de uns 20cm entre elas,estao depois do reservatorio de oleo,proximos do cilindro mestre,e a da parati foi colocada naquele -T- que fica em cima do eixo traseiro.
mas:
ta esquentando as rodas traseiras,parece que to andando com o freio de mao puxado,
melhor incluir mais uma valvula ou existe falha na montagem/sequencia.??
Edson Ferian
30/01/2013, 23:41
pessoal existe alguma sequencia para instalaçao destas valvulas.?
o que ja coloquei e a sequencia:
valula do monza,sei la que ano e modelo era a que tinha na casa de peça,>---->valvula do gol 2.0--->valvula da parati modelo 5707 conf.indicação no post anterior.
a do monza e do gol coloquei quase na sequencia uma da outra,inclui um cano de freio de uns 20cm entre elas,estao depois do reservatorio de oleo,proximos do cilindro mestre,e a da parati foi colocada naquele -T- que fica em cima do eixo traseiro.
mas:
ta esquentando as rodas traseiras,parece que to andando com o freio de mao puxado,
melhor incluir mais uma valvula ou existe falha na montagem/sequencia.??
Você "ajustou" a válvula de retorno que fica no cilindro-mestre? Esta válvula restringe o retorno do óleo para o cilindro. Ela é necessária para o sistema a tambor, mas não no freio a disco. Na minha, o freio prendia a roda até que o efeito da valvula foi anulado. Dai ficou bom. Uso três redutores um na sequencia do outro. Uso pneus 33, e no seco a roda não trava. Quando o chão está molhado tenho que ter cuidado, pois se exagerar na pisada no pedal trava na certa.
O que tenho observado é que as pastilhas do freio traseiro estão desgastando muito mais rápido que as dianteiras. Para ter uma idéia, estou na 2a troca das pastilhas traseiras e as dianteiras estão com meia-vida.
Alguém já passou por isso?
Fe_jipeiro
31/01/2013, 09:29
Edsão ...
Na minha, o desgaste não é por igual, mas não chega a ser tão grande a diferença da dianteira para traseira ...
Será que a pressão da frente está reduzida ou entupida?!
Abs
titanium
31/01/2013, 10:17
Já vi relatos de alguém que montou a tubulação traseira, no furo do cilindro mestre que era da dianteira e vice versa.
E ao que parece, o cilindro mestre específico para freio a disco, já reduz a pressão enviada para o circuito traseiro.
Será que não é isso? rsrsrs
Amadeus_band
31/01/2013, 13:39
Edson, o freio traseiro está com o guarda pó (aquela "lata" que cobre o disco no lado interno da roda)?
Sem o guarda pó o barro e demais sujeiras ficam entre o disco e a pastilha e aumentam consideravelmente o desgaste!
Abraço.
Douglas Arco
04/10/2015, 08:50
Bom dia pessoal, sou novo no fórum e novato no 4x4. Eu adiquiri uma relíquia de família, uma band 1965. Ela está muito boa, porém gostaria de melhorar o sistema de freio. Eu encontrei uma opção de um kit de freio a disco com pinças varga, disco ventilado e suporte. Eu gostaria de saber se da certo na minha, pois ainda não desmonte o freio a tambor. Agradeço desde já.
Sergio c
04/10/2015, 10:24
Bem vindo Douglas, acredito que o freio dê certo na sua band, mas alguém que entende mais vai te dar umas dicas.
Carlo Pecca
04/10/2015, 10:43
Douglas Arco,
coloque fotos do kit que comprou bem como dos freios da sua Band (panela externa e se abrir internamente tambèm). Fica mais facil de dar pitaco.
Vai ter que botar hidrovácuo. Senão vai ficar duro p kct
LEONELO FORTINI
05/10/2015, 23:56
Bom dia pessoal, sou novo no fórum e novato no 4x4. Eu adiquiri uma relíquia de família, uma band 1965. Ela está muito boa, porém gostaria de melhorar o sistema de freio. Eu encontrei uma opção de um kit de freio a disco com pinças varga, disco ventilado e suporte. Eu gostaria de saber se da certo na minha, pois ainda não desmonte o freio a tambor. Agradeço desde já.
Douglas, freio a disco é uma melhoria considerável e é óbio com relação a segurança. Porém vc caso queira colocar freio a disco na traseira, ponha a viatura na mão de quem entende, caso contrário, as rodas traseiras irão arrastar na frenagem. Vai aprarecer muitas receitas, como: colocar uma valvula equalizadora, duas, três e até quatro para acertar a pressão. A minha é uma Band 1999 com freio a disco nas dianteiras e não tive SACO em aventurar por disco nas rodas traseiras. Não faço trilhas. Más vai lá e boa sorte.
Douglas Arco
26/10/2015, 19:30
Valeu pessoal. Já instalei os freios na dianteira. Agora o problema são as rodas que estão atritando nas pinças. Mas estou resolvendo.
Sergio c
26/10/2015, 22:56
Valeu pessoal. Já instalei os freios na dianteira. Agora o problema são as rodas que estão atritando nas pinças. Mas estou resolvendo.
Uma esmerilhada de leve no "lombo" das pinças já deve resolver hehehe