PDA

Ver Versão Completa : Uma boa opção?



Mocelin
12/05/2011, 14:34
Gostaria de saber se o niva é uma boa opção para mim. Tenho um peugeot 206 porem recentemente me mudei para uma cidade pequena para fazer faculdade, as ruas são muito esburacadas e o caminho é bem ruim. Meu peugeot já está sofrendo muito por aqui por ser muito baixo, como sempre quis ter um jipe estou pensando em vender ele e pegar um niva.
Eu volto para minha cidade todo fim de semana, portanto rodo cerca de 350-400km por semana, depois da venda do meu carro eu teria cerca de 12-14 mil para investir em outro carro, quero um carro que não pague IPVA pois estou morando sozinho e tendo muitos gastos, o niva seria uma boa opção para mim? Por esse preço eu consigo pegar um niva bom ou um + barato e dar uma equipada nele?

xexelo
13/05/2011, 11:43
Não se iluda, Niva não é um carro e sim um jipe. Há quem diga que é um SUV, mas cada um com sua opinião. Portanto os que temos ai para vender já foram bem usados e alguns abusados em passeios, trilhas leves médias e pesadas. Além disso todos já tem entre 20 (max) e 12 (min) anos de batente.
Um Niva usado para vc sair andando sem gastar nada vai te custar uns R$ 15.000,00. Um Niva que vc vai ter que gastar pra deixar adequado e provavelmente vai te dar alguns gastos iniciais de mecânica deve estar de uns 10 a 13 mil.

Niva, para quem está acostumado a carro de passeio é difícil de se acostumar a princípio. É um jipe sem luxos, sem vidro elétrico, geralmente com direção muito dura e raros tem dir. hidraulica. Faz barulhos que não são comuns em um carro de passeio.
Outra coisa, a velocidade cruzeiro é de 90 a 100 km/h e o gasto de combustível fica em torno de 5 km/l (mal regulado) a 8 km/l (bem regulado e com ignição eletronica) na cidade. Na estrada fica entre 8 km/l (mal regulado) a 12 (muiiito bem reguladinho).

Veja bem, eu adoro o Niva, mas tudo depende do seu uso. Eu uso no dia a dia e ja estou acostumado com as vantagens e desvantagens que ele tem. Eu indico sempre para quem é mais aventureiro e gosta de sujar as mãos de graxa, pq no Niva a gente sempre tem que mexer em alguma coisinha.

Para o uso que vc parece querer dar acho que vc vai ter mais despesas, principalmente com combustível. Melhor seria se vc achasse um Adventure desses por ai, ano 98 acima que deve lhe servir bem, visto que são mais altos e gastam menos que o Nivinha.
Se vc optar por um Niva, procure um que não tenha pneus borrachudos, guincho, antena e PX, seja muito levantado etc. Estes Nivas provavelmente faziam trilhas e podem esconder grandes problemas que vc vai ter que resolver.

Sugiro que vc leia o tópico FAQ Niva que tem muitas dicas sobre o russinho. De uma olhada tbm na página que eu mantenho:
NIVA CLUBE (http://www.nivaclube.com)

Um abraço.

Mocelin
13/05/2011, 13:44
Valeu cara...Muito boa sua resposta, vou procurar me informar mais sobre essas questões que vc falou.

adilson santos da silva
20/06/2011, 20:57
Mas se vc tiver um ,;e como um brinquedo q mesmo quebrado vc não se disfaz.e quer sempre arrumar.

wltreis
22/06/2011, 14:52
Camarada mocelim , o Niva não é propriamente um carro de passeio , mas se comparado a outros jeeps de mesmo preço é com certeza a melhor opção ! E com 15 a 18 mil vc consegue um em ótimo estado e possivelmente até com motor a diesel que é muito economico !